domingo, 25 de outubro de 2015

#DiaDeSporting: O jogo dos jogos


Não sei se esta boca de Rui Vitória foi uma tentativa falhada de mind game ou apenas uma observação deselegante em relação ao Sporting, mas a visão que eu (que assumo que não percebo nada disto, mas ainda assim tenho uma opinião) tenho do atual estado das duas equipas é praticamente o oposto daquilo que o treinador benfiquista disse.

Vejo o Benfica como uma equipa muito perigosa sobretudo graças aos três foras-de-série que tem no plantel - Jonas, Gaitán e Júlio César, dos quais os dois últimos estão num momento de forma sublime. Mas enquanto coletivo, não há muita coisa no Benfica que me assuste. Se o Sporting conseguir arranjar forma de anular Jonas e limitar os estragos de Gaitán (tenho esperanças que a meio da segunda parte se ressinta do esforço do jogo da Turquia e que vá desaparecendo gradualmente da partida), ficará muito próximo de trazer um resultado positivo da Luz. Para além das individualidades que referi, diria que o perigo do Benfica surgirá sobretudo a partir do aproveitamento de jogadas de contra-ataque e das bolas paradas ofensivas, aspetos do jogo em que são muito fortes.

Do lado do Sporting, não vejo uma dependência tão grande das individualidades para resolver jogos. Claro que ajuda imenso ter de volta esse monstro que é William Carvalho (que será o nosso único verdadeiro fora-de-série), mas os estragos que o Sporting costuma causar não só não dependem de nenhum jogador em particular - as trocas de jogadores têm sido frequentes sem que o rendimento da equipa oscile significativamente -, como também surgem diversas vezes a partir de erros que os nossos jogadores forçam o adversário a cometer.

E é precisamente nesse ponto que vejo as nossas maiores possibilidades para vencer logo: o Benfica não me parece uma equipa suficientemente organizada para controlar o Sporting, nem me parece uma equipa suficientemente consistente para ser imune a cometer daqueles erros que já nos valeram tantos golos e pontos nesta temporada.

Há um outro fator fundamental: as repercussões deste resultado poderão ditar muito do que será a época das duas equipas, pela positiva ou pela negativa. Nesse sentido o Sporting até tem um pouco menos de pressão em cima: uma eventual derrota deixar-nos-á a apenas três pontos do líder - caso o Porto ganhe o seu jogo -, o que não será nenhuma tragédia. Seguramente que o vencedor sairá com um enorme boost de moral, por tudo aquilo que tem sido o relacionamento entre as duas equipas desde que Jesus trocou de equipa. Mas uma derrota do Benfica em casa contra o seu antigo treinador, com a garantia de que fica pelo menos a 5 pontos do Sporting, é coisa para abalar os seus alicerces.

Parece-me que Jorge Jesus irá apostar na experiência, para um maior controlo emocional perante um ambiente que será extremamente hostil, e lançará Gelson, Matheus ou Mané (2 destes, talvez) a meio da segunda parte para aproveitar os espaços que entretanto começarão a surgir em virtude do desgaste natural de um jogo de intensidade máxima e - desejo meu - do cansaço adicional que muitos jogadores do Benfica poderão começar a sentir na sequência da exigente deslocação à Turquia.


Estou confiante. Diria que se se disputassem 10 jogos entre este Sporting e este Benfica, o Sporting ganharia 5 e dividiria os restantes 5 num número indeterminado de empates e vitórias para o Benfica. Mas como só haverá um jogo, 90 minutos em que tudo pode acontecer, será sempre um jogo de tripla.

Este é o jogo dos jogos. Fica o meu desejo de paz nas bancadas, espetáculo no relvado e ausência de casos de arbitragem. Que ganhe o melhor, e que o melhor seja o Sporting!

34 comentários :

  1. Bom dia.
    Jogo dos jogos para vocês... Para nós é apenas mais um para ganhar.
    Essa declaração mostra apenas que o rv de bola não percebe nada. Compara uma equipa sem jogadores e jogadores sem equipa... Mas ao contrário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, está vivo. Vou ligar à polícia para cancelarem as buscas.

      Eliminar
    2. Voltou o lampião que não vale 1 euro...

      Eliminar
    3. Estas de volta! Fico feliz!
      E o jogo do ano para nos apenas?! Sim pq tu o dizes e se o dizes e verdade!
      Rui Vitoria nao percebe nada de bola mas certamente percebe mais que tu...

      Eliminar
    4. Se passaram uma semana a aquecer acusações no microondas a culpa não é minha!

      Eliminar
  2. Isto hoje trata-se de muito mais que um jogo. Tem a haver com o orgulho, com o calar das provocações baratas dirigidas ao Glorioso por alguém que se auto-intitula de Kim Jong-un português, com o fechar a matraca a blogueiros esverdeados profissionais, com o calar a imprensa e comentadores que destilam ódio ao Benfica. Por isso o Benfica não pode ficar por uma simples vitória. Tem que ganhar e humilhar e para isso o único resultado aceite terá de ser entre os 4-0 dos iniciados e os 9-0 do hóquei. Sei de fonte segura que não posso revelar por isso só ponho as iniciais, que podem ter muitas leituras (PG), que o prémio de jogo irá ser 5 vezes superior ao normal e que haverá folga extra. Espero que seja o suficiente para remeter de novo o leão ao ser lugar habitual, atrás das grades do Zoovalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, havendo folga extra em caso de vitória do Benfica, estamos arrumados. Nem vale a pena aparecermos. :(

      Eliminar
    2. O pior que nos pode acontecer é ganhar , ainda ficamos demasiado entusiasmados.

      Batista mode on

      Eliminar
    3. Como se uma eventual vitória do Benfica branqueasse todos estes problemas de corrupção/influências ou nos fizesse esquecer a baixeza com que tem lidado com esta questão. Amanhã continuaremos a falar nos kits, nos telefonemas de Vítor Pereira e outras coisas ridículas que seriam engraças se não fossem tão imbecis.

      Eliminar
    4. São tão inocentemete engraçados.

      Um benfiquista vem-se aqui orgulhar do que sabe internamente... que haverá prémios de jogos e folgas extra em caso de vitória contra o Sporting. Depois chamam-nos pequenos a nós.

      Gosto da ideia que estão a querer passar de que para eles "é só mais um jogo".

      Não é "mais um jogo" para nenhum dos lados. É um jogo decisivo na moral e dinâmica dos adeptos, sem dúvida nenhuma. Agora que há uma equipa que vai à frente da outra, há.

      Até logo, Rudolfo e Nuno. Já falamos

      Eliminar
    5. Rudolfo, agora diz lá isso sem a banana dentro do rabinho.

      Eliminar
    6. "com o calar a imprensa e comentadores que destilam ódio ao Benfica"


      ahahahahaha

      Digam-me lá se o lampião não é maior comédia à face da terra...comédia pura a 1€

      Tens de comprar mais, já compraste o Moniz e mais uns quantos comentadores e editores, tens de comprar mais, mas atenção, olha que alguns são capaz de não se vender nem colocar um lampião mandar naquilo. Dou uma sugestão, fazer vários clones do Manuel "cara de intestino" Delgado e espalhar por essa imprensa fora, isso é que era.

      Tadinhos dos "eritos", é o mundo todo contra eles. Tás bem informado sobre a "estrutra", o vitó ligou ontem ou não?

      Eliminar
  3. Eles nem dormem :).

    Então o VP já ligou ao Xistra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem ter sido telefonemas tridiários esta semana...

      Eliminar
  4. Eh eh eh, estes carnidenses já usam a outra tática pintodacosteana!!!
    O contra todos, sozinhos contra tudo e todos. Infelizmente só não podem tornar isto um guerra norte sul...

    Ai ai rena

    Engraçado, até pensava que esta rena era do nalguedo azul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cruz, credo canhoto, do prostituismo e corruptismo azul é que nunca. Principalmente para um Glorioso Benfiquista que mora no Porto. Aliás eu era daqueles que, se o Glorioso não conseguisse ser campeão, preferia mil vezes um título para o verdete do que para os tripeiros. Depois chegou o bdc...........

      Eliminar
    2. .... depois chegou o BdC .... e enterrou-te-o todo lá dentro ... e ficaste assim .... aziado ....

      Eliminar
  5. Na verdade todos os comentários a dizer que o GLORIOSO só ganha com a ajuda dos árbitros, vêm por outro lado pôr em causa a contratação do judas, ou seja, vão pagar uma fortuna a um gajo que sem a corrupção não ganha nada. São mesmo uns génios! Isso sim é ser diferente, parabéns! Quanto mais ladram mais se enterram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O carnide sem o jesus ficava atrás do Braga... aliás era a vossa luta antes do jota jota.
      Foda-se, até com o triste do Paulo Bento ficamos quatro anos à vossa frente com a Merda do losângulo...

      O jesus foi o vosso JVP, prud'homme, O vosso Sabrosa. Mas como tinha um plantel melhor do que no tempo desses três salvadores mais o colinho deu para três campeonatos.

      E esta é que é a verdade.

      Jesus é bom mas sem colinho tinha ganho talvez um campeonato

      Eliminar
    2. Qual foi a parte que não percebes-te mentecapto? Eu acho que fui bastante claro, estão a desvalorizar o maior activo do recreativo do lumiar, se não percebes isto, esqueçe és mais um caso perdido!

      Eliminar
    3. Ia responder à medida da tua ma educação mas, estou bem disposto.

      O maior\ principal activo do SCP são os seus adeptos*, segundo a sua formação ** e em terceiro, neste momento, é o seu presidente. A nível do futebol, logo a seguir vem o jesus, que vale, garantidamente, 3-4 grandes jogadores.

      Ora isso em nada invalida o que escrevi antes.
      Vocês sem jesus nem do terceiro lugar tinham passado, tal e qual como na fase pré jesus. Com. Vindo do jesus é com o colinho afinado é simples:
      Jesus deu para lutar pelo primeiro lugar
      Colinho. Deu para ser campeão

      Não vejo onde está a desvalorização.

      Aproveito para agradecer o Brinde jesus, tal e qual o JVP. E engraçado, não precisamos de roubar ninguém, vocês dispensam-nos!!!


      * activos que não rasgam cartões ou queimam bandeiras do seu próprio clube, que apesar de épocas longe do seu real estatuto, que após 18 anos sem campeonatos e agora 14 anos continuam a ir ao estádio e a encher estádios por esse Portugal fora.
      ** formação sem a qual nem seleção nacional tínhamos, formação donde saíram duas bolas de ouro (só conto uma por jogador).
      *** neste momento é o MVP do SCP.
      O crónico voltou, acabou o discurso do coitadinho, a subserviência. O clube está equilibrado ou a caminho disso. E, por muito que CS queira passar o contrário, os adeptos estão com o seu presidente.
      quanto ao jesus, temos muitas esperanças nele. Esperamos que em 6 anos de SCP ganhe 4 títulos campeão nacional e um título europeu.

      Eliminar
    4. killthebeast , é urgente reveres a tua ortografia. Querias escrever "percebeste" e escreveste "percebes-te" ... tente perceber a diferença ... mas deixa estar que a gente percebe-te. Quanto ao mentecapto acho que sim, que afinal percebes-te a ti próprio. Finalizemos com a cedilha preciosa no "esqueçe" ... Foste clarinho como água: és realmente um caso perdido!

      Eliminar
    5. Isto aqui é só lampiões Aziados! Vir para blogs do Sporting escrever comentários, só mostra a vossa INFERIORIDADE.

      Eliminar
    6. Obrigado pela aula de português, conana, é bom saber que pelo menos percebes de alguma coisa! Em relação ao resto dos acólitos invertebrados quero apenas recordar que a última vez que ganhas-te um campeonato ainda se pagava em escudos. No fim é que se fazem as contas e pelo andar da "carruagem" as vossas é que foram mal feitas. Continuo a dizer levaram com um barrete chamado judas, já que este indivíduo só ganhou graças à corrupção! Vão-se todos QATAR!

      Eliminar
    7. Obrigado pela aula de português, conana, é bom saber que pelo menos percebes de alguma coisa! Em relação ao resto dos acólitos invertebrados quero apenas recordar que a última vez que ganhas-te um campeonato ainda se pagava em escudos. No fim é que se fazem as contas e pelo andar da "carruagem" as vossas é que foram mal feitas. Continuo a dizer levaram com um barrete chamado judas, já que este indivíduo só ganhou graças à corrupção! Vão-se todos QATAR!

      Eliminar
    8. Killthebrain, escreve-se (que não é o mesmo que escrevesse) 'ganhaste'.

      Mas não desesperes:

      http://www.anqep.gov.pt/default.aspx

      Eliminar
    9. Isto aqui é só lampiões Aziados! Vir para blogs do Sporting escrever comentários, só mostra a vossa INFERIORIDADE.

      Eliminar
  6. Obviamente, o jogo é mais importante para nós.
    Muito mais.

    Vejamos, pela divisão de títulos, este ano é, claramente, para a nádega azul.
    Por Pinto anda tão caladito, da jeito que os clubes do Sul se degladiem.
    O vieira só quer garantir o segundo lugar.

    Pod dar-se ao luxo de ficar a 5-6 pontos do SCP. Lá para a frente, quando o porco estiver com uma distância confortável, o amigo vitó arranja maneira do carnide garantir o segundo lugar .
    Entretanto, as "calimerices" dos SCP, as declarações de ex árbitros, as caixas, jantares, as tochas, as tarjas... tudo estará esquecido.
    Os SCPGUISTAS tristes , desanimados já sem voz para refilar do colinho que vai levar o carnide ao segundo lugar....

    Obviamente, este jogo , muito mais importante para o SCP.
    Depois das últimas revelações, se não ganhamos ao carnide, não passamos de incendiários que não ganham nada.... as vitórias limpam a vergonha dos lampiões, já todos sabemos. Uma derrota hoje e os pontinhos de vergonha q começam a aparecer vão ser mais notórios. Uma vitória "limpa" tudo..
    Uma derrota do carnide, pode subir a contestação ao Vieira (no fundo impulsionada pela tal vergonha que eles não admitem sentir)..

    Bem, afinal, já não sei...
    para quem é mais importante ganhar hoje: SCP
    Para quem é pior perder hoje: vieira

    ResponderEliminar
  7. Essa boca do rui vitória soa-me a uns amigos do manchester city que diziam que não conheciam o sporting a uns tempos...
    Também demonstra burrice dele, fica-lhe muito mal dizer uma coisa detas..

    ResponderEliminar
  8. DonkBeast slburro-te,

    Tinha a esperança depois do primeiro erro pedires alguém próximo correcção ortográfica dos teus lampejos escritos,.. E agora com a desvalorização do #€1 em queda acentuada na bolsa aconselhava..-te arranjares um lampião nas redondezas o que não é difícil...

    Um abraço-..te

    ResponderEliminar