domingo, 11 de outubro de 2015

Fernando Santos a superar-se a Fernando Santos

Fernando Santos bem se esforçou por perder o jogo, mas nem a combinação entre rotatividade, falta de qualidade exibicional e substituições queimadas consegue superar a já lendária vaca leiteira do outro Fernando Santos. Fernando Santos fez os possíveis para garantir a derrota ao trocar de centrais ao intervalo e ao colocar Éder na segunda parte, mas depois o outro Fernando Santos lembrou-se de colocar João Moutinho em campo, que como não poderia deixar de ser acabou por ser o marcador de um golo que em 99,97% das ocasiões não concretizaria. 

Estou totalmente convicto que Fernando Santos ganharia qualquer partida contra seleções de 2ª linha europeia (ou seleções de topo em amigáveis), mesmo que o primeiro Fernando Santos colocasse 11 Éderzitos em campo. O pior será quando os jogos forem a doer contra seleções de topo, porque aí será preciso que Fernando Santos invoque uma sorte do tipo ganhar-o-euromilhões para compensar tudo aquilo que o primeiro Fernando Santos não está a conseguir dar, e que para já as vitórias vão disfarçando.

Parabéns aos dois Fernando Santos pela campanha imaculada, o que atendendo ao passado recente não é nada que se possa desprezar. Mas daqui para a frente ambos terão desafios bem mais complicados, o que significa que pelo menos um deles vai ter que melhorar muito a qualidade do seu trabalho.

P.S.: não vi os últimos quinze minutos do jogo, mas ouvi-os no carro. Ouvi o relato na TSF. Quando Patrício e Fonte se lesionam, já perto dos 90 minutos, Paulo Cintrão e João Rosado revelavam preocupação pelas limitações físicas evidentes de Rui Patrício. Lembrei-me nessa altura de mudar para a Antena 1. E, não estranhamente - porque na realidade foi à espera disso que mudei de estação -, o ambiente era de grande risota e satisfação com a situação. Quem eram os comentadores que conseguiam encontrar na lesão do GR português assunto para tanto divertimento? Paulo "o nosso Enzo" Sérgio e José Nunes, como não poderia deixar de ser. A coisa conseguiu piorar quando Paulo Sérgio, provavelmente o comentador desportivo com menor QI de toda a Comunicação Social, sugeriu que Portugal fizesse uma substituição para colocar um GR suplente retirando um jogador de campo (?!). Não só Portugal já tinha feito as três substituições, como se por acaso ainda tivessemos mais alguma substituição por fazer, talvez fosse mais sensato tirar o GR lesionado. Falamos do mesmo Paulo Sérgio que comentou na RTP o Portugal - Gana para o Mundial,  tendo estado 15 minutos a dar uma informação errada sobre o número de golos que Portugal precisava de marcar para passar à fase seguinte. E andamos nós a pagar a gente desta...

21 comentários :

  1. Ahaha este Fernando Santos é tão cagão! Mas continua a ser melhor que o Paulo Bento no que toca às convocatórias, já não vão sempre os mesmos, ao menos isso. Em relação à exibição, com aquela rotatividade de jogadores sem nunca terem jogado em equipa fazia prever uma exibição mais fraca. E foi o que aconteceu.
    Mestre, não desespere que temos selecção para ir longe.
    Patrício
    Vierinha
    Pepe
    R. Carvalho
    Coentrão
    William
    João Mário
    Moutinho
    Bernardo
    Ronaldo
    Nani

    É um onze de luxo na minha opinião, só suplantado pela Alemanha, França, Bélgica, Espanha e Inglaterra. Mas como se sabe, nem sempre os melhores ganham.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, concordo que conseguimos juntar um onze de qualidade, mas resta saber se chegarão todos saudáveis à fase final ou completamente de rastos depois de uma longa época...

      Eliminar
  2. Essa da substituição foi verdadeiramente genial, tb estar a ouvir e a tentar perceber que raio de contas lhe iriam pela cabeça, tirar um jogador de campo p sair o Rui Patrício e entrar o GR suplente com as 3 substituições já feitas, de génio mesmo :D mais p frente acho que ainda confundiu a Arménia com a Roménia, mas como já não estava a prestar atenção n sei se a Roménia terá vindo à baila por outro motivo que não a qualificado da Arménia.

    Dos F. Santos, é notável, 7 vitórias consecutivas a jogar assim, impressionante. Ou esgota a vaca de vez ou começa a ser talento que já é vaca a mais, que seja a segunda ;)

    ResponderEliminar
  3. Isto de fazer relatos após almoço bem regado ...

    ResponderEliminar
  4. 7 vitórias consecutivas, mais 2 vitorias em particulares contra a Itália e Argentina.
    E sempre a jogar da mesma maneira! :-)
    Mas o meio campo por exemplo existem muitas opções.
    Tem Tiago, W.Carvalho e Danilo para a posição 6.
    Depois André André, Moutinho, Veloso, João Mário e posição 8.
    Para a posição 10, joga Bernardo e Danny.
    Lá na frente é que parece que vai ter que ser apenas com Nani e Ronaldo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meio-campo tem de facto muitas soluções. Lá na frente é que as coisas estão pior - como de costume, aliás, é a nossa sina... :)

      Eliminar
    2. Não é curioso que quando a selecção está mais incompreensivelmente alto no ranking é quando não está a jogar bóia?

      Eliminar
  5. Fernando Santos conseguiu 7 vitórias seguidas + 2 borregos (Itália e Argentina) com ÉDER como avançado... a bola quando vai para o gajo é o mesmo que bater num sobreiro...

    Eusébio, Jordão, Manuel Fernandes, Fernando Gomes, Pauleta, and so on...

    lidem...

    (•_•) ( •_•)>⌐■-■ (⌐■_■)

    ResponderEliminar
  6. o gajo de certeza que não bebeu água ao almoço xD

    ResponderEliminar
  7. Desculpem o off topic mas perdi o Play-off hoje da sic notícias, alguém aqui gravou e quer partilhar ou existe alguma plataforma para poder ver ?

    ResponderEliminar
  8. Fernando santos não me convence, quanto à sua independência, no que se refere aos poderes mais ou menos "ocultos" que dominam nas seleções portuguesas.

    ResponderEliminar
  9. Já referi noutra rede que a definição de serviço público das RTP's e Antena's, etc, é inversamente proporcional às pessoas que dão a cara pelos mesmos.
    Dinheiro mal-gasto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O probelma da RTP e da Antena 1 é o mesmo de todos os outros Meios de Comunicação de Massas sediados em Lixoboa.. estão infestados de murmelhos, de encornados. Ditos cujos que são lá postos e plantados pelo tal Depto de Intoxicação da Nationale Propaganda. Perguntem ao Carlinhos Encornado de Paredes e ao Gayvota Alexandre Afonso, sem esquecer essas múmias do Paulo Sérgio e Zé Nunes.. e os novos pardalitos, Nuno Matos e Gonçalo Ventura, e até o ex-portista renegado Hugo Giberto!!

      Farto-me de avisar, o Só Lixoboa e Batota clube das papoilas e gayvotas tem tudo endrominado!!!

      Eliminar
  10. toda a gente pressente o desastre... uma meia duzia ainda acredita que a vaca leiteira vai continuar.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia mdc, o seu trabalho é fantástico a desmistificar as aldrabices e meias verdades que a CS nos vai brindando semana após semana, pergunto eu no caso da RTP e Antena 1, da pa fazer um post expondo umas meias verdades e as muitas mentiras que esses tipos usam para sujar o nosso Sporting ao provedor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Octávio, não costumo ouvir a Antena 1. Ontem calhou porque tive que sair de casa nos últimos 15 minutos e tive um pressentimento naquele momento em que o jogo estava parado em como haveria comentário do bom...

      Eliminar
  12. Sem ter nada de melhor a ver assisti ao GOLO RTP com o Paulo Sérgio! Foi uma espécie de procissão de velas a Fernando Santos e pouco mais que não se tivesse parecido com a crucificação de Paulo Bento! Estou muito religioso hoje!

    Não sei se se deu conta mas ha uns dias atras, e falando sobre o Leoninamente, interroguei-me e interroguei-o sobre um dos posts do tal Alamo que eu nunca tinha lido! Não respondeu felizmente e eu apaguei o meu comentario (de caca) assim como a pergunta! Confundi a verdade leonina (a verdadeira) com a outra (a tal ponto net) e dai a minha confusão! Obrigado de não ter perdido tempo comigo! Também lhe peço de perder menos tempo com um tal MPP, Viper etc. Esse individuo, se é que o é, so pode ser pago para chatear a malta! A mim so me faz cansar o dedo de fazer tanto scroll!

    ResponderEliminar