quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Justificação de incompetente ou desculpa de cúmplice?

Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, emitiu ontem um comunicado de oito pontos onde afirmou que apenas teve conhecimento das ofertas do Kit Cortesia do Benfica aos árbitros quando Bruno de Carvalho o revelou publicamente na TVI24.

Num desses pontos, fez questão de desmentir explicitamente a capa do jornal O Jogo do dia 8 de outubro, onde foi acusado de saber da existência das prendas. Essa capa baseou-se nas declarações dadas ao jornal por Pedro Henriques, que confirmou o conteúdo do Kit Cortesia, indicou que o Benfica iniciou esta prática na Eusébio Cup da época anterior, e afirmou que tanto José Fontelas Gomes (presidente da APAF) como Vítor Pereira tinham conhecimento das ofertas.

Doze dias depois, tivemos finalmente direito a uma reação de do presidente do Conselho de Arbitragem. E a defesa usada é... a ignorância. Vítor Pereira não sabia das prendas. Nenhum dos restantes quatro membros da secção profissional do CA com quem Vítor Pereira falou sabia das prendas. Ou seja, ninguém sabia das prendas. Quer dizer, ninguém sabia das prendas a não ser as dezenas de equipas de arbitragem que ao longo do último ano apitaram partidas na Luz ou no Seixal e que hierarquicamente respondem a Vítor Pereira e aos restantes vogais do Conselho de Arbitragem.

Não há grande forma de Vítor Pereira se sair bem desta história. Ao negar o conhecimento das prendas coloca-se numa de duas situações: ou está a dizer a verdade e foi o último a saber, o que diz muito da sua capacidade enquanto líder; ou está a mentir, tendo tomado conhecimento da situação em tempo útil mas optando por não agir - ou por ter desvalorizado a gravidade da situação, ou por ter contribuído conscientemente para encobrir a existência do Kit Cortesia. 

A ignorância é invocada muitas vezes como justificação dos incompetentes quando cometem um erro, ou como defesa dos cúmplices quando são apanhados. Resta saber em qual destas duas categorias se encaixa Vítor Pereira. Quer num caso quer noutro, já não tem condições para continuar no cargo.

27 comentários :

  1. Não tem condições para continuar no cargo nem nunca teve mas nós sabemos bem quem é que o quer lá manter, basta ouvir os elogios que recebe semanalmente às 2as à noite no Prolongamento (via Jabba The Hutt) e no Dia Seguinte (via Cabeçudo).

    ResponderEliminar
  2. Duas notas:
    - a rapidez com que a alguma imprensa afirmou que Vitor Pereira estava a desmentir Bruno de carvalho (mais tarde a notícia foi alterada, mas em alguns casos mantiveram o link, ex: http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/10/20/vitor-pereira-desmente-bruno-de-carvalho)
    - quem afirmou que Vitor Pereira sabia foi o ex-arbitro Pedro Henriques, que também foi o primeiro a dizer que Xistra seria o árbitro para domingo. As suas fontes no conselho de arbitragem são boas, às vezes. Ou sempre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LG, o Sapo Desporto não é imprensa... é... é... sei lá o que aquilo é. Outro dia fizeram um "artigo" em que três "notáveis" benfiquistas (Capristano, Gaspar Ramos e Jaime Antunes) avaliavam Bruno de Carvalho. Não surpreendentemente, o título era: "De mesquinho a egocêntrico: Notáveis do Benfica 'arrasam' Bruno de Carvalho"

      Eliminar
    2. Não querendo defender seja quem for, essa do Carlos Xistra foi um "exercício de exclusão de partes" que o Pedro Henriques fez num programa na TVI24. Ele costuma fazer isso. Maior parte das vezes, acerta. O que foi o caso, desta vez.

      Eliminar
  3. Mais importante do que sabermos se sabe, era sabermos o que pensa sobre isso....e o que pensa fazer . Se calhar, NADA. Em Portugal o crime compensa !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez que o Sporting já reportou ao Conselho de Disciplina o que se passou, a única coisa que se espera de Vítor Pereira é que se demita.

      Eliminar
  4. Não querendo mentir mas ia jurar que alguém ligado ao carnide, o malheiro talvez, referiu que não havia problema nenhum e que as caixas já se dão há anos. Em vez de um ano, como refere o Henriques.
    Tenho ideia de ter lido algures que são oferecidas "praí" há 7 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ser uma prenda diferente, provavelmente sem o voucher - que é o centro desta questão. De qualquer forma não faria mal nenhum averiguar-se o que davam antes.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Aparentemente eram as tais jarras de cristal, que o UD Leiria denunciou e foram consideradas cortesia.

      Eliminar
    4. Se colocassem essa questão ao Marco Ferreira, não tenho dúvidas que obteriam a resposta na hora.
      Alô Presidente, ligue aí ao Marco que ele terá todo o prazer em entalar o Vitinho Pereira!

      Eliminar
    5. Ah, pois, as jarras... :) E sim, Marco Ferreira poderia dar preciosos inputs a todo este caso.

      Eliminar
  5. O Cardeal Vítor Neto Cerejeira Pereira da CA como vive isolado do Mundo.. não sabia de nada.

    E como ele é muito sério, honesto, santo, puro e casto.. e acredita na bondade do ser humano, também não vê mal nenhum em que o clube que o mantém no tacho ofereça jantares a delegados e a observadores, que são afinal os que mais usufruem dos vouchers, dos cheques-prenda!!

    OK.. mas vamos até admitir que ele nãos sabia de nada.

    AGORA que ele já sabe. Que tal perguntarem-lhe se ele acha bem, se é legal, se é correcto, se é permitido, se é aceitável?!

    E se não sabia, então de que está à espera para dar o lugar a outros?!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto. Podia ter feito um juízo de valor qualquer. Continua a sacudir toda a questão para os outros.

      Eliminar
  6. Vítor Pereira a seguir a velha máxima do Xistra: "Eu não vi!"

    ResponderEliminar
  7. Não sei o que este tipo faz mas parece-me que nada (ou tudo). Não sabia que o Marco Ferreira era o ultimo classificado, não sabia que o carnide oferecia vouchers e, fora aquilo que ainda não se descobriu mas que uma certeza podemos ter; vitor pereira tambem não sabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mto bem, mto bem.. apoiado, apoiado!!

      Tá boa :-)

      Nunca sabe de nada.. deve ser sempre o último a saber.

      Eliminar
    2. Ora aí está um bom resumo do que têm sido os últimos meses de Vítor Pereira. :)

      Eliminar
  8. Sem duvida um incompetente
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site de celebridades e playmates com sessões fotográficas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ok, escusavas era de spammar com essa cena das putas´

      http://imgur.com/fsHN5dG

      Eliminar
  9. E bonito de se ver este especime a sacudir a agua do capote! Adoraria saber o que pensa Marco Ferreira disto tudo! Aposto que tera muito para contar! Mas isso nao interessa a nossa pseudo comunicacao social! O que sei e que eles andam todos as aranhas a tentar justificar as "cortesias".

    ResponderEliminar
  10. Desde que o palhaço começou com os binóculos foi sempre a ser entrapados que que nojo de presimente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TODA A RAZÃO! Quem não amava o Godinho, grande líder que trouxe paz e prosperidade (quase falência) ao Sporting (e o sétimo o lugar), que trouxe ídolos eternos (Bojinov e Joãozinho)... para não falar de outras (tantas) proezas que conseguimos com o sábio...
      #VoltaGodinho #BettencourtTambém
      PS: Por incrível que pareça, estou a ser irónico

      Eliminar