quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Missão cumprida

É tanto o entusiasmo que esta fase de qualificação tem gerado em mim, que só por volta das 17h é que me apercebi que o jogo com a Dinamarca era hoje. Esta distração não tem a ver com desinteresse pela seleção em si, mas sobretudo pelo facto de o alargamento da fase final para 24 participantes decretado pela UEFA ter acabado por transformar a qualificação num mero formalismo a cumprir pelas seleções habituais.

Mero formalismo ou não, a verdade é que foi a primeira vez, desde a qualificação para o Mundial 2006, que vencemos o nosso grupo de qualificação, enquanto que existem outras seleções de topo que não costumam facilitar nestas fases que estão neste momento de calculadora em punho, como a Holanda e a Alemanha.

Mérito portanto para Fernando Santos, que pegou num grupo de jogadores desfeito em cacos, recuperou proscritos, devolveu uma boa dose de bom-senso às convocatórias e escolhas no onze, e começou a ganhar de imediato. Nem tudo foi perfeito, o futebol praticado nunca foi convincente, continua a ser imperiosa a renovação de um grupo de trabalho de idade média muito avançada a bem da qualificação para o Mundial 2018, mas ninguém lhe pode tirar a carreira 100% vitoriosa que a seleção teve sob o seu comando.

23 comentários :

  1. Estava eu preste a me servir de um qualquer post anterior para falar da selecção e não é que, mal abri o "Artista do Dia", estava aqui este post do MdC. Dizer que vi o jogo seria uma alarvidade ja que, desta vez, o livestreaming estava horrivel! Fosse na Rojadirecta, na TVacores ou na TVdez! Vi um resumo incompleto no Grande Area que acabou de acabar! Digo incompleto ja que, no pouco que vi em livestreaming, pareceu-me ter visto pelo menos um lance de penalty contra Portugal (o do Cédric e o do Bruno Alves). Não me parece que Portugal com estes elementos possa brilhar na Franca mas espero me esteja a enganar! Também não sei se o Platini ainda sera o Presidente da UEFA aquando desse Europeu! Lembro-me do Mundial na França (final Franca-Brasil) (1998 ?) e lembro-me que tudo foi cozinhado para uma vitoria gaulesa! Como sera para o ano que vem não sei pois não posso acreditar que Platini continue a assumir esse cargo! O caso do Platini e o do Blatter deveriam servir para que os amantes de futebol se apercebessem do mundo a que aderiram! Eu aderi em conhecimento de causa (tradução livre do "en connaissance de cause"). Não tenho elementos que me permitam justificar o facto de termos a UEFA, a FIFA e o TAS sediados na Suiça mas que tal me provoca confusão la isso posso confessar! Acredito dificilmente que entre essas três (3) instituições não hajam almoços ou jantares juntos! Como nem todos são suiços e, quanto a mim e pelo que conheço, a Suiça é um desses paises onde dara pouco gozo viver seria impossivel que eles não se encontrassem para discutir nem que fosse a final do Hoquei em Montreux!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aboim, não deixa de ser irónico ver o Platini, que já estava a preparar-se para tomar o lugar ao Blatter, acabar por ser punido por igual...

      Nós achamos que a política é um ninho de víboras, mas parecem todos aprendizes ao lado das figuras do dirigismo de futebol internacional.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. O Livro do Andrew Jennings "Fifa Mafia" já denunciava isto tudo

      Eliminar
    3. "...mas parecem todos aprendizes ao lado das figuras do dirigismo de futebol internacional."

      e NACIONAL

      Eliminar
  2. Ja depois de publicado reli o texto e sei que cometi mais que muitos erros gramaticais e de sintaxe pelos quais peço desculpa. Acredito que, com um cheirinho de boa vontade, esse texto possa ser compreendido por muita gente! Se o não for," tant pis", como dizem os franceses e alguns suiços!

    ResponderEliminar
  3. De facto o interesse pela selecção tem os dias contados e assim irá continuar! Desde Scolari que a relação dos portugueses com a selecção tem sido intermitente, mas aí a culpa também é dos seleccionadores pois Carlos Queiroz e Paulo Bento não primam pela simpatia... O único a salvar é mesmo o FS que com a eficácia grega consegue os resultados, esperemos que essa eficácia grega sirva para um bom europeu... Apesar do FS não ter sido o "grego " em 2014, não podemos esquecer que este tipo de futebol já teve sucesso... Mas como sou saudosista, estou sempre à espera do mesmo sentimento e emoção de 2004 com bandeiras nas janelas, volta Scolari...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil acontecer, Rui... esse entusiasmo também aconteceu porque tínhamos imensos jogadores de grande valor. Aquilo que a seleção de hoje vale está a milhas das equipas de 2000 / 2004 / 2006...

      Eliminar
  4. Bom dia.
    Um twitt a festejar uma falta sobre um jogador do clube? Ao que o baixo nível chegou.
    Os outros jogadores é que devem ficar felizes a pensar... Quando for a minha vez é isto que me espera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Nuno, e o tweet a mencionar o golo do Teo foi na realidade a celebração pelo Perú ter sofrido...

      Eliminar
    2. Está na hora do Biscoito. Bobby Tareco busca, busca....

      Eliminar
    3. Podia ser pior, podiam apelidar a entrada de folclore ou algo do género...

      Eliminar
    4. Martins, quem é conjunto de bois designados para o derbi e que vão encher o "bandulho" no museu da cerveja?
      Por mim pode ir o Capela e o "observador" dele, os gajos já devem ter um guarda fatos só para camisolas do "Rei do tremoço".

      Eliminar
    5. E ainda defendem aquilo! Ok... já estão por tudo... já é a fase do desespero total! Um abraço bicampeão!

      Eliminar
    6. Mdc... exclusivo para si... Sim, tem tudo a haver colocar um golo de um jogador do clube com uma falta para cartão amarelo! Não pare um pouco para refletir... a espiral de mentiras está o a arrastar para defender o indefensável.

      Eliminar
    7. A forma como este nuno escreve parece um gaiato adolescente (12-13 anos) será?

      Eliminar
    8. A falta do Teo foi mentira? Não viu nenhum amarelo? O jogo Colômbia-Perú é uma invenção? Sinceramente não estou a ver qual a mentira em questão, mas enfim, um mentiroso vê mentiras em todo o lado.

      Já agora, podes dar um link ou indicar as leis ou regulações relativas a "ofertas/prendas/cortesias/jantaradas" para os delegados da liga e observadores dos árbitros?
      Nos árbitros já vimos que se enterraram, agora "prendas" para delegados e observadores é um novo mundo...

      Eliminar
    9. A K7 tá a ficar com a fita amarrotada.

      Eliminar
    10. Sar aprenda a ler... onde está escrito que a falta ou o amarelo foram mentira? A espiral de mentiras do vosso presidente leva a que vocês entrem numa espiral de ter de defender tudo... até um twitt a celebrar uma falta sobre um jogador do clube!

      Bel bel...k7? só se for a vossa... já têm a desculpa pronta para o caso de perderem para o Glorioso treinado pelo rv! Pelo menos já está arranjada com antecedência.

      António Gomes... ataques pessoais? Chama-me gordo e diz que ocupo 10 lugares... Nivel. Ponto!

      Eliminar
  5. Selecção é...futebol morno, resultado quente . O que espero é que o Ronaldo nunca se lesione, mesmo sem marcar lá vai fazendo uns sprints e mandando uns remates para animar o publico presente no Estádio eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QT, o Ronaldo já foi dispensado da viagem à Sérvia... :)

      Eliminar
  6. Sem dúvida que a UEFA faz as coisas de modo a poder ter as grandes Selecções na fase final.. e claro que ao passarem para 24, só ficam de fora mesmo, sei lá, as Ilhas Feroe, Luxemburgo, Liechenstein, San Marino... ou seja, não há grande mérito em Portugal estar apurado num grupo em que até beneficiou de terem tirado pontos à Servia!!!

    Ontem, por acaso até sabia que a Selecção jogava. E reparei que os tais jornaletas e editores alfacinhas dos pasquins de Lixoboa colocavam todos o seu querido Veloso a titular... e afinal em jogou foi o portista Danilo. também reparei que os tais jornaletas e editores murmelhos elevavam já o Gaitan á categoria de novo Messi... e afinal ficou no banco!!!

    Panacas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem gralhas:

      Ontem, por acaso até sabia que a Selecção jogava. E reparei que os tais jornaletas e editores alfacinhas dos pasquins de Lixoboa colocavam todos o seu querido Veloso a titular... e afinal quem jogou, foi o portista Danilo.

      Também reparei que os tais jornaletas e editores murmelhos elevavam já o Gaitan à categoria de Novo Messi... e afinal o Gaitan ficou no banco!!!

      Mas é assim com papas e bolos, com venda da banha da cobra que se enganam os tolos e se vende papel !!!

      Eliminar