segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pérolas a porcos


No domingo de manhã, a propósito desta promo que a TVI24 fez para promover o programa Prolongamento, escrevi o seguinte no Twitter:



Sinceramente, estava longe de imaginar que a TVI me desse razão tão rapidamente. É que nem foi preciso esperar pela emissão do programa propriamente dito. O circo começou já ontem com uma entrevista de Judite de Sousa a Pedro Guerra em pleno Jornal das 8. A entrevista andou à volta da vida e "carreira" do próprio Pedro Guerra, e no final contou com a participação de José de Pina como convidado surpresa para uma espécie de preview daquilo que passará a acontecer todas as segundas-feiras.

Não está aqui em causa a capacidade de José de Pina para defender o Sporting - poucos serão capazes de o fazer com tanta inteligência, humor e frontalidade (e teve já ontem duas entradas a pés juntos bem à sua maneira) -, mas estou convencido que a sua transformação em nemesis de Guerra é estar a dar (figurativamente e... bem, quase literalmente) pérolas a porcos. Na minha opinião é um erro haver sportinguistas a aceitar participar no mesmo programa com Pedro Guerra. Por dois motivos: 

  • Toda a gente sabe que a TVI é um canal que é capaz de tudo, desde que isso garanta audiências. Pedro Guerra dá audiências pelo confronto que promove. Sem confronto, Pedro Guerra não dá audiências. Sem confronto, seria uma questão de tempo até Pedro Guerra ser posto a andar.
  • É um desperdício de tempo alguém tentar debater com um pau-mandado de Vieira, conhecido por abafar qualquer tentativa de debate grunhindo mais alto (mais uma vez, figurativamente e quase literalmente) e fazendo uso de uma argumentação rasteira e desonesta que (efetivamente) desconcerta qualquer pessoa com um mínimo de princípios e dignidade.

Note-se que esta minha aversão à figura de Pedro Guerra nada tem a ver com a qualidade das suas intervenções. Guerra tem zero de credibilidade. Mente e manipula o que for preciso se achar que isso beneficia a imagem de Vieira e do Benfica. O meu problema com Guerra tem a ver com o facto de ser um exemplo vivo do poder do Benfica em colocar quem quer na Comunicação Social, enquanto certas pessoas ligadas ao Sporting vão sendo vetadas (Carlos Dolbeth) ou afastadas (Eduardo Barroso). Sim, Eduardo Barroso saiu por iniciativa própria, mas apenas porque a TVI nem pestanejou - perante a evidente incompatibilidade entre intervenientes - perante a decisão de afastar Guerra ou deixar sair alguém que colaborava com a estação há muitos anos.

José de Pina pode achar que está a defender o Sporting ao aceitar fazer parte do painel, mas na realidade apenas estará a dar o troco de que Guerra precisa para dar audiências à TVI. Perante a cretinice e a má-formação não há inteligência e humor que valham. Bem sei que se Pina não aceitasse o convite, a TVI acabaria por conseguir encontrar alguém que não se importasse de fazer um frete que seguramente não será nada mal pago, mas aí cada um saberá de si.

Independentemente do sentido da minha opinião, fico a desejar sinceramente que José de Pina prove que estou errado.

24 comentários :

  1. Também era bom que os SCPguistas não dessem audiência a esse nojo de televisão.

    O prolongamento é um programa de opinião mas não deixa de ter um formato jornalístico.

    É triste... daqui a pouco estão a promover um bigbrother futebolístico. O guerra e mais três ou quatro fechados numa casa 24 por 24... Epá, grande ideia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tentaram, mas depois da Morsa, não cabia mais ninguém na casa...

      Eliminar
  2. MdC o que escreves faz todo o sentido, no entanto parece-me de todo impossível nós Sportinguistas não seguimos uma politica de alinhamento cego para com o CD do clube, logo tal bloqueio por parte dos Sportinguistas muito provavelmente poderia permitir que alguém com uma azia tremenda a BdC se chega-se à frente .. José Pina não é um alinhado da direção como seria Dolberth mas sempre soube criticar o CD e defender o SCP de forma equilibrada.

    Vamos ver se o Pina conseguir manter a calma (eu não conseguia), caso conseguia e faça imperar a ironia vai ser um fartote de risota com o Pedro Berra a espumar-se como fez com BdC ... eu até sugeria ao Pina que leva-se lenços caso o Berra se começa-se a babar eu oferecia um logo de pronto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dolbeth não é um alinhado da direção. Se achas isso é porque não o conheces minimamente.

      Eliminar
    2. Chirola acredito que tal possa acontecer acima de tudo conheço o como um defensor sem limites do SCP sem papas na língua.

      Eliminar
    3. Isso é, sem dúvida, mas não é nem nunca foi subserviente com ninguém.

      Eliminar
  3. Pois eu sinceramente não vejo outra solução senão levar tudo para a comédia, deixando a personagem em questão em evidência.
    Melhor rir, que chorar!
    :-)
    E acho que com Serrão e José Pina, aquilo vai ter os ingredientes para que seja realmente uma comédia.

    ResponderEliminar
  4. Também sou da opinião que ninguém do Sporting devia ir a esse programa enquanto lá estiver o Pedro Guerra.
    E não me parece que o Pina tenha argumentação e postura capaz de enfrentar o Guerra, que é um profissional da propaganda barata... isto porque o humor, ironia e sarcasmo do Pina vão passar ao lado de muita gente!!

    ResponderEliminar
  5. "Sim, Eduardo Barroso saiu por iniciativa própria, mas apenas porque a TVI nem pestanejou - perante a evidente incompatibilidade entre intervenientes - perante a decisão de afastar Guerra ou deixar sair alguém que colaborava com a estação há muitos anos."

    E x a c t a m e n t e.. deixaram cair o Dr Eduardo Barroso.. e nem pestanejaram.

    Porque o LFV, o J E Moniz e toda a corja vermelhusca mandam, decidem, dominam neste País
    de bananas e sacanas.

    Mas, como ainda ontem tive ocasião de dizer, este Programa vai cair de podre, de maduro seja com o Pina ou sem o Pina... o Guerra é tão escroque que onde estiver, implude tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que a SIC - Dia Seguinte tem mais audiências e a TVI tudo tenta, tudo faz para os tentar destronar.. mas sem hipóteses.

      As pessoas já se cansaram, estão fartas, saturadas de Big Brothers, Quintas e Prolongamentos com Bobos de Corte Encornada!!!

      Eliminar
  6. MdC, compreendo a sua aversão àquele "bicho cacarejante", comungo delas. Contudo, parece-me que acaba por colocar o bicho num patamar (se calhar no subsolo) de quase inatingível. Ora, como bem provou BdC, com calma, boa preparação de temas e inteligência (alguma, que nem é preciso muita), é possível reduzir o "bicho cacarejante" às caganitas que vai largando em tudo quanto é sítio.
    Muitas vezes tendo perguntado a mim mesmo se toda aquela agitação´e verborreia (ou diarreia?), não terá a ver com a frequência com que passa pela benfica-gate18...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo Lion... Apesar de muito bem preparado, BdC conseguiu dizer tudo o que queria e seguir o seu "plano" de narrativa porque era convidado. Foi-lhe dada prioridade nos comentários e o Guerra tinha de se calar. Debatendo de "igual para igual" ou se manda uns berros à Serrão/Dolbeth, ou então não se consegue argumentar minimamente com aquela bola de berlim...

      Eliminar
  7. Estou completamente de acordo com o Mestre. Se deixássemos o Jabba The Hutt a falar sózinho as audiências daquele programa, que diga-se, nunca foi bom mesmo antes dele lá estar, iriam caír para a sarjeta que merece.

    ResponderEliminar
  8. Uma coisa é certa, se 95% dos próprios benfiquistas não o suportam, como é que ele foi lá posto, plantado na TVI e é também Director na BTV ao mesmo tempo?!

    PORQUE ele sabe muitos segredos cabeludos sobre LFV e... sobre o Paulinho das Feiras !!!




    ResponderEliminar
  9. O que nunca iria acontecer, era a ausência de um "representante" do Sporting deste programa. Portanto tal é um cenário que não se colocaria.

    A curiosidade estaria na escolha da TVI, que ao colocar um porta voz oficioso do Benfica e com o perfil de Guerra, poderia perfeitamente dar livre passagem de forma definitiva a um formato televisivo de propaganda vermelha e de ataque ao Sporting, se o escolhido fosse um desalinhado com a actual direcção do clube e "notáveis" deste perfil, são muitos

    Pina dá garantias de contraditório ao papagaio vermelho, desde que se informe melhor relativamente a algumas matérias que p que tem feito. Não são precisos estudos aprofundados dos temas, que Guerra é só barulho, falácias e mentiras.

    ResponderEliminar
  10. O Pina é um tipo inteligente, mas tem vários contras:
    1. não é do mundo do futebol, tem pouco conhecimento para além do que vem nos jornais
    2. não é um "profissional" da coisa ( a não ser que o Sporting o possa ajudar a prepara-se para estes debates),
    3. A sua voz e presença física não são intimidantes (sim, neste tipo de debates isso é muito importante)
    4. Tem escrúpulos, o que o deixa em desvantagem

    Do que vi até agora, só o Dolbeth o conseguiu por no sitio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordava antes e agora, depois de ver o primeiro programa, ainda mais. De facto, o registo do Dolbeth é o mais indicado para enfrentar aquela aventesma. Se o Pina quiser fazer frente ao PG tem de estudar, tem de se documentar e reflectir sobre a abordagem que teve hoje e que, claramente não resultou. A inteligência e o humor fino, nestes programas, é desperdício. O próprio Serrão parece estar com um pé na reforma.

      SL

      Eliminar
  11. "I learned long ago, never to wrestle with a pig. You get dirty, and besides, the pig likes it."

    Não se optando por deixar o porco a grunhir sozinho, o Pina parece uma boa opção.

    ResponderEliminar
  12. Compreendo este ponto de vista, mas na prática, acabaríamos apenas com uma máquina de propaganda benfiquista sem direito a contraditório de alguém do Sporting. Às vezes temos que escolher o mal menor.

    ResponderEliminar
  13. Para mim, enquanto sportinguista, o unico programa decente e a meu ver o melhor é o Dia seguinte, que ali todos os 3 são pessoas civicas, e é um programa de outra categoria que essas merdas que a TVI anda a tentar fazer... Já agora, algum vídeo dessa tal preview de ontem que deu na tvi ? não tive oportunidade de ver..

    ResponderEliminar
  14. E ontem o tempo extra.... Rui santos vs o simoes... ahahahah top

    ResponderEliminar
  15. Tens toda a razão neste post, mas o problema é mesmo este:

    "Bem sei que se Pina não aceitasse o convite, a TVI acabaria por conseguir encontrar alguém que não se importasse de fazer um frete que seguramente não será nada mal pago, mas aí cada um saberá de si"

    Se não fosse o Pina, seria um jornalista qualquer ou até um cidadão que falasse no Sporting. Por isso seria impossível não ter alguém no programa

    ResponderEliminar
  16. A partir do momento em que TVI tem no seu cadastro programas como: Big Brother (acho que foi na tvi); Secret Story(ies), que vai mais em mais edições do que o número a que os concorrentes conseguem contar; Secret Story- desafio final, porque esterco televisivo sem sequela não é esterco televisivo; e mais recentemente a quinta, acho que são capazes de tudo para audiências

    ResponderEliminar