quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Pirotecnia e folclore

Há menos de oito meses, depois de uma tarja no pavilhão da Luz que se regozijava pela morte de Rui Mendes na tristemente célebre final do Jamor e perante o que se passou no final do Sporting - Benfica...


... o Benfica reagiu desta forma através de João Gabriel, que acabaria por motivar o corte de relações entre os dois clubes:


Ontem, novo episódio a envolver adeptos do Benfica e pirotecnia, e de novo a terminar com feridos - neste caso uma criança espanhola. Desta vez o presidente benfiquista pediu desculpas pelo incidente.

Como é evidente, nenhum dirigente de um clube alguma vez conseguirá controlar o que todos os adeptos fazem dentro de um recinto desportivo. Mas existem formas e formas de reagir perante episódios destes. Desvalorizar o sucedido e provocar quem foi alvo desses ataques não é definitivamente a forma mais responsável de o fazer. Não fazer qualquer esforço para legalizar as claques também é outra atitude que leva a crer que qualquer pedido de desculpas que exista não seja sincero - apenas uma forma de tentar atenuar uma eventual penalização para o clube. Já se sabe que Vieira não é homem para grandes arrependimentos, segundo o que um tribunal uma vez apontou.

No espaço de oito meses tivemos estes dois casos provocados por adeptos do Benfica, mas a verdade é que qualquer dia o mesmo poderá acontecer com o Sporting. Ainda há poucos dias no Bessa adeptos sportinguistas atiraram tochas para o relvado. Em Alvalade é raro o dia de jogo em que não rebentem petardos, acionem dispositivos de fumo ou se acendam tochas na bancada. Felizmente até agora ainda não houve nenhum azar, mas deve ser só uma questão de tempo até nos estarmos a lamentar por um incidente parecido ao que aconteceu ontem em Madrid.

43 comentários :

  1. Às 2as, 4as e 6as é cobardia. Às 3as, 5as e sábados é folclore. Aos domingos logo se vê.

    Mas enfim...é apenas a diferença entre ser o maior da aldeia e um Zé-ninguém da cidade grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As 2as 4as e 6as é o mosquito, as 3as 5as e sábados é o sobrinho. Ao domingo, dia de missa do bdc é dia das mentiras.

      E sabemos bem quem é o zé ninguém e quem é o clube grande. Sabemos bem quem é campeão, está na champions, tem patrocínio, enche estádios... E quem não tem nada disso mas em contrapartida manda jogadores para Angola.

      Eliminar
    2. O típico Nuno Martins que desconversa sempre sobre o tópico com outras coisas para ver se cola.

      Eliminar
    3. O Martins é o gajo que não "desconversa"... mas gostei desta "enche estádios... ", lembrei-me do post do Mestre de há duas semanas, a vitória de ontem fez com que o Martins viesse com grande sentido de humor logo pela manhã.

      Martins, paga o que deves, ordenado do Jesus e as despesas médicas do puto que ficou ferido, diz lá ao teu Querido Líder que não pode ser só "beca beca"...

      Eliminar
    4. Podes tentar mudar o assunto à vontade! Nada no publicado no Football Licks (e não me enganei a escrever) é ilegal. Portanto, podes meter a viola no saco. E é preciso uma lata muito grande para um adepto do clube de Vieira andar a reparar em supostas mentiras de outros!

      Estava à espera de conhecer mais negócios legais do meu clube, mas nem mesmo os tipos do Football Licks estavam a contar com uma vitória ontem e já tinham preparado algo para desviar atenções. Como ganharam até devem ter ficado sem saber o que fazer! Fico com pena!

      Quem enche estádios como contra o Astana? Ou que num jogo em Aveiro a um domingo só consegue meter mais 2000 adeptos do que outro clube que lá jogou uma semana antes...no final de um dia de trabalho?

      O patrocínio do Sporting vai acabar por aparecer. Se calhar estás à espera da mesma coisa que o Sporting...por motivos diferentes!

      Eliminar
    5. Em vez de te preocupares com os pseudo leaks dos teus capangas do Rascord devias comentar o tópico em questão e explicar porque é que o teu clube continua a pactuar com uma claque que mais não é do que um bando de jagunços. Temo no entanto que isso não faça parte da tua Cartilha.

      Eliminar
    6. De 2ª a Domingo é... na porta 18!

      Eliminar
    7. Mike, eu desconversar? Estás muito enganado.

      Belfodil vai lá ver o post sobre assistências.

      L qquem é que diz que algo seja ilegal? Ninguém... apenas que se constatam todas as mentiras que foram sendo contadas. JJ 5M.. era mentira? Não! Cervi, havia dinheiro estanho... havia! Cervi, ia para África, com o mentiroso do inacio a negar... ia. Danilo... havia mais além da matemática reversiva...havia. Matemática reversiva... afinal havia mais a contar. Patrocínios... culpa do Benfica que não mostra os contratos! (ainda estou a espera da tua explicação sobre a vantagem dizer que é mais do que realmente é). Astana vs Lokomotiv? queres comparar? Só mais 2mil... nesse jogo, mais 2 mil noutro etc... acho que é uma progressão aritmetica que depois dá o resultado do post do mdc sobre as assistências... em que o Benfica é recorrentemente (expressão do mdc) a equipa que leva mais gente aos estádios. Claro que quem sabe que isso é mentira é o bdc... afinal vocês agora já são 3,5M (diz ele e sabe-se a correlação negativa que ele dizer tem relativamente a ser verdade comprovada).

      Chirola aquilo não é uma claque reconhecida pelo clube... o clube não pode controlar todas as acções dos seus adeptos... Já o presidente e as mentiras são representativas do clube. É um pouquinho, pouquinho... diferente.

      Eliminar
    8. O presidente e as mentiras são representativas do clube. Deve ser só de alguns clubes...

      Mostra-me onde é que ele disse que os 5M eram mentira. Eles só disse que o Jesus aceitou a proposta mais baixa.

      Vantagens de declarar um valor mais alto? Fair-Play financeiro diz-te alguma coisa? Mas qualquer dia fazem como os tipos do Valencia que se recusam a anunciar os valores das compras para não dar trunfos aos adversários. Estou a falar do Arouca-benfica e do Tondela-Sporting. O Sporting-Lokomotiv foi um jogo para uma competição menor da qual, para mim, devemos sair o mais rapidamente possível e depois de termos sido impedidos de entrar na competição que realmente nos interessava e merecíamos.

      Mas já que és tão bom em contas, faz lá uma percentagem entre o número de adeptos e as pessoas que vão aos estádios.

      O dinheiro angolano no Sporting é estranho. No benfica já não é...

      Eliminar
    9. Cafageste, no aterro, nem o colombiano é estranho...

      Mas acho que estamos todos a perder tempo ao aceitar debater sobre a Verdade, com lamparinas... a partir do momento que faralham o ano da fusão, perdão, fundação (facto que encabeça uma interminável lista de faralhos... perdão, "ligeiro" desvio dos factos) não fica qualquer possibilidade lógica de ouvir um argumento minimamente válido, que seja, por parte desses indivíduos...

      Eliminar
  2. O que (também) realmente interessa: vamos ver se três pontos ganhos não se tornarão no mesmo número de perdidos. Lembram-se do Sérvia-Albânia? Ou do ponto retirado à Croácia no jogo com a Itália, à pala do racismo dos adeptos?
    Pelo menos de disputarem os jogos que restam em casa à porta fechada e de uma multa das pesadas já não se livram, creio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peça ao seu presidente para fazer queixa à UEFA...

      Eliminar
    2. Provavelmente até vamos perder as duas Taças dos Campeões dos anos 60.

      Eliminar
    3. Aquelas que o bdc pediu para ver...

      Eliminar
    4. Ricardo isso é tudo azia? preocupa-te é com as multas que tu podes vir a pagar..... e sabes o que é mais grave é que as vossas não foram causadas por um grupo de arruaceiro.. ou pensando bem, se calhar até foram..

      Eliminar
  3. A pirotecnica pelo menos hoje da alegrias aos sportinguistas!

    ResponderEliminar
  4. Num país a sério, claques não legalizadas pela estrutura, deveria ter consequências severas para o clube, mas aqui ainda gozam. É o país que temos: não há autoridade, nem leis, nem obrigações. Alguém sabe as razões para que o Benfica não proceda à legalização das suas claques?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo eles, a claque não concorda com a lei e por isso não se legaliza.

      Por esta ordem de ideias...se eu disse que não concordo com as leis que me obrigam a pagar impostos, também posso ficar com o dinheiro todo para mim?

      Eliminar
    2. Não conheço a lei. Foi uma afirmação do paneleiro gordo representativo do benfica num dos programas a que foi.

      Eliminar
    3. E então se aquele grupo de pessoas não concorda com a lei e não se legaliza enquanto claque qual é a relação legal entre um grupo de adeptos e o Benfica? A relação legal...

      Eliminar
    4. Se querem saber a Lei que respeita à legalização das claques, devem ler a Lei n.º 16/2004, de 11.05, nomeadamente o art.º 18.º referente às claques e verificar a incoerência do SLB.

      Eliminar
  5. Ou como 600km e o fim da sensação de impunidade transformam um inocente grupo de folclore (apesar de ilegal...) num gang de arruaceiros.

    #toquedemidas

    ResponderEliminar
  6. Resumindo:

    O cérebro em Carnide faz tanta falta como a viola num funeral.

    ResponderEliminar
  7. Viva o Sporting Lisbon o paladino da verdade desportiva.#Beşiktaş

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente que alguém reconhece o óbvio.

      Até mesmo os que dantes levavam DVD's ao ministro desistiram dos intentos, certamente não por terem agora o Sistema que denunciavam, ao seu serviço...

      Eliminar
  8. Realmente meia dúzia de adeptos mancham o nome do clube, uma vergonha e os dirigentes em vez de pedir desculpa, deviam tomar medidas para impedir esses arruaceiros de entrar nos estádios. Eu condeno todo o tipo de violência especialmente no meu clube. Devemos ser acérrimos a condenar todo a violência, mas esta às vezes serve para desviar atenções e é mais fácil criticar do que agir. A violência está em todo o lado, como a verbal, permitir que pessoas sejam isultadas e se insultem, também acontece em muitos blogues, e eu não vejo os administradores fazer nada para o travar, esse insulto cria ódios e gera violência que se reflete nos campos, estes arruaceiros também devem ser banidos ou não?

    ResponderEliminar
  9. Estão todos inchados!

    Depois esquecem-se da soberba que praticam tão habitualmente... Ganharam, vêm para aqui falar de papo cheio, donos e senhores da verdade. Quando perdem nem se ouvem, pobrezinhos. Ficam todos sem internet.

    Um jogo ganho mesmo "à lá equipa pequenina"... dois remates à baliza, dois golinhos. Um penalty e uma expulsão perdoada, o guarda-redes é o melhor em campo mas são os maiores. Dentro e fora do campo!

    Ó gente pequena. Continuem a atirar tochas para o ar. Pode ser que um dia vos caiam em cima das cabeças.

    Mestre, quando é que este blog volta a ser bem frenquentado? Tens planos para isso ou vai ser Nonameslb's, Nunos Martins, Vipers e amigos até os sportinguistas deixarem de cá vir?

    Já mete nojo. Não se passa isto com mais nenhum blog de referência de qualquer um dos três grandes. Mostra bem a dimensão mesquinha de quem só gosta de falar mal. Em vez de um espaço de discussão isto parece uma tasca cheia de bêbedos. A maior parte deles arruaceiros lampiões e copypasters tripeiros.

    Até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Benfica ganhou «à lá equipa pequenina» contra o débil Atlético de Madrid. Já o Sporting contra o poderoso Lokomotiv de Moscovo perdeu "à lá" equipa grande. Uau, que classe! Perder em casa daquele modo, realmente, só mesmo para equipas enormes :) :) :)

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Primeiro de tudo, os meus parabéns á equipa do Benfica que ontem sacou uma daquelas jogatanas á antiga, virando o resultado num terreno extremamente dificil contra uma grande equipa.

    O de ontem, não é so do especifico do Benfica com o Mestre aqui bem diz. Tambem nos em Alvalade temos este problema. E já vai sendo hora de levar isto mais a serio...

    Curioso tambem por ver qual será a punição da Uefa ao que aconteceu ontem, em comparação com a punição que a Liga estabelece para os jogos do campeonato.

    A direcção do Benfica é tambem muito isto. Mas isso já nao é novo para ninguem...

    ResponderEliminar
  12. O problema é que eles na UEFA não tem o colinho, por isso apressam-se logo a pedir desculpa, por se fosse cá em Portugal estavam-se a cagar, pois sabem que não lhes acontecia nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não temos o colinho??? viu-se ontem 3 mil nas bancadas... e só não foram mais porque não dava...

      Eliminar
    2. Para ti chega isto, e não ganhamos nada a não sei quantos anos como vocês gostam de dizer, imagina quando ganharmos, é isso que vós mete medo, é o nosso amor profundo pelo Sporting.

      sábado, março 13, 2010
      Invasão de Madrid

      "A caminhada de mais de cinco mil Sportinguistas desde a Plaza Mayor até ao Vicente Calderón foi uma manifestação impressionante de sportinguismo.
      Só um clube grande conseguiria impressionar Madrid com aquela intensidade."
      Mas colinho sabemos todos nós qual é, não é Ultra?, não tentes mudar o foco.

      Eliminar
  13. É diferente. O At.Madrid é o clube do dono, portanto há que mostrar respeitinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tal Calaa que eu saiba existe e tem equipas de futebol a competir. E o teu Brasa FC?

      Brasa FC what?
      Porta 18 what?

      Eliminar
  14. todos sabemos o que vai acontecer...

    2 ou mais jogos à porta fechada
    multa igual ao prémio por vitória num jogo.

    se vai mudar alguma coisa? não, o benfica apoia a impunidade dos no name boys.

    ResponderEliminar
  15. E vocês já pagaram o incêndio no estádio da Luz???

    ResponderEliminar
  16. Não confundas a árvore com a floresta, basta de demagogia e vamos ser sérios, algo que o "bola de berlim" não tem no dicionário pessoal, todos nós repudiamos estas atitudes porque a violência não tem lugar no desport. Só espero que não tenham a memória curta porque vocês não se podem gabar de serem exemplo para alguém. Por favor não diminuam esta fantástica vitória e a reduzam a esses infelizes acontecimentos!
    CARREGA GLORIOSO!
    Ps.A inveja é um pecado mortal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mentira, nem toda a gente repudia atitudes como estas: quando atiraram petardos para o meio dos adeptos sportinguistas disseram que era folclore, tal como quando fizeram referencia a terem morto a sangue frio um adepto em 96.

      Eliminar
  17. http://www.marca.com/2015/10/01/futbol/equipos/atletico/1443699766.html

    ResponderEliminar