segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Victory by a landslide

Victory by a landslide (landslide = desabamento de terra) é uma expressão que os americanos costumam utilizar em eleições em que um dos candidatos ganha de forma esmagadora, como que apanhando tudo o que há por apanhar, levando tudo o que lhe aparece à frente. Em dia de eleições legislativas parece-me o título que melhor ilustra a noite do Sporting. Vitória arrasadora e, apesar de todos os condicionalismos (o anúncio dos resultados da eleição, noite de muita chuva, horário do jogo), com mais de 31.000 pessoas a comparecer no estádio para testemunhar ao vivo a melhor exibição da época do Sporting.



Positivo

Os três golos de Slimani - acabou por ser a figura da partida pelos três golos que marcou, mas mais uma vez a sua utilidade não se ficou por aí: forneceu o voluntarismo do costume em todos os momentos do jogo, coroado por um sprint para tentar ajudar a parar um contra-ataque adversário. Em sete jornadas já leva cinco golos marcados.

O regresso a casa do Rei - em estreia em Alvalade, é impossível não sentir a diferença de ter no meio-campo um monstro como William. Faz parecer simples as ações que protagonizou de destruição de várias iniciativas atacantes do Guimarães, mas foi sobretudo com bola que deu nas vistas. Foi um autêntico facilitador nas ações ofensivas, seja descendo para a linha dos centrais para ser o primeiro construtor de jogo, seja como distribuidor já no meio-campo adversário. Grande, grande exibição. E ainda terminou com a braçadeira de capitão no braço.

As alterações no onze - Era esperado que Jesus voltasse a mexer bastante na equipa titular, mas o treinador surpreendeu ao não apresentar nenhum extremo puro de início. A ideia resultou: tanto João Mário como Ruiz (e depois Gelson) procuraram constantemente terrenos interiores deixando via aberta para as subidas dos laterais. Aproveitou melhor Jefferson, que apesar de ter feito um jogo discreto, acabou por fazer duas assistências para golo pelo seu flanco. O lado direito funcionou melhor, com João Mário a fazer o cruzamento para o primeiro golo da partida. Esgaio precisa de mais confiança para aproveitar de forma mais decisiva todo o espaço de que acaba por dispor, mas de qualquer forma fez uma exibição positiva.

#CriseNaFormação - após o intervalo, subiram ao relvado sete (7) jogadores da formação: Rui Patrício, Esgaio, Tobias, William, Adrien, João Mário e Gelson. E ainda havia Mané no banco.


Negativo

Bolas paradas defensivas - o Guimarães foi uma equipa que causou pouquíssimos problemas a Rui Patrício, mas quando o fez foi sobretudo através de lances de bola parada - uma das quais deu golo. Foi a única nota negativa de uma exibição muito agradável e consistente.



Parece pacífico que estivemos perante a melhor exibição da época. No entanto há que ter em consideração que o Sporting não criou mais ocasiões de golo do que já tinha feito noutras partidas - simplesmente tivemos (finalmente) um nível de eficácia finalizadora mais normal, o que pode ser importantíssimo para recuperar a confiança que pareceu perdida durante alguns jogos. Mesmo a tempo do derby, que começou já ontem com as palavras de Octávio no final do jogo.

43 comentários :

  1. Casareto's/Doyen boy toy approves

    http://imgur.com/ZJKtB2B

    ResponderEliminar
  2. Vai um gajo ao site do record e vê isto http://imgur.com/mlSZSCk

    ResponderEliminar
  3. Mestre,
    Goleada com nota artística.
    Colocaria também do lado positivo a exibição de Teo, a subir de forma, sobretudo a física, permite que comece a surgir mais vezes na área de finalização com sucesso.

    Este Sporting joga quase sempre bem contra equipas que lhe dão espaço, isso é um facto.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, esperemos que a relação do Teo com os golos seja também à base do ketchup... :) Um abraço.

      Eliminar
  4. Para o Diogo Marques e todos...

    Alguém sabe como funciona o sistema de votações de comentários dO Rascord? Alguém modera aquilo?

    Para além de ser óbvio que um ou dois putos com muito tempo nas mãos dominam aquilo, gostava De perceber como é que qualquer comentário afecto ao Sporting tem sempre duas centenas de votos negativos e os afectos ao Benfica duas centenas De votos positivos. As vezes no espaço de dois minutos!

    Há-de ser algum truque informático mas fico curioso na mesma. Quando Ainda não tinha descoberto os blogues aquilo revoltava-me.

    Entretanto vi a luz! Lolol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente, conforme o teor do comentário, se for de um lampiao tem logo mais 100 ou 200 automáticos, se for um do Sporting(raros) tens o inverso.
      Na imagem que o Diogo mostra, tens +205(265), tiras os 200 automáticos e tens 5+ e 60- que provavelmente será o valor real...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Mas há mão humana ali de certeza. Muitas vezes até as escolhas que fazem nos 200 a atribuir saem goradas. Dão 200 a um comentario sportinguista carregado de ironia, porque parece benfiquista à primeira leitura... e vice-versa.

      É muito estranho, na verdade.

      Eliminar
    4. Vão a este link e sigam a conversa... esclarece um pouco como funciona a moderação de comentários do Record: LINK

      Eliminar
  5. Tenho salientar 5 pontos importantes :
    1º)Grande exibição do Sporting, uma equipa onde todos os jogadores sabem o que tem a fazer dentro do campo, trabalho de Jorge Jesus.
    2º) Grande William Carvalho penso que o sporting deveria aumentar o preço dos bilhetes só para ver este GRANDE JOGADOR.
    3) Temos muitas soluções para o Meio campo W.Carvalho, Adrien, João Mario, Gelson Martins(cuidado com este menino),B. Ruiz, Carlos Mané, Mateus Pereira(cuidado com este menino)e Aquilani. João Mario é uma boa solução para a direita, como os meninos Gelson martins e Mateus Pereira.
    4º) Gostei muito de Slimani, está melhor jogador, mas Teo também melhorou.
    5º) Depois de todos os ataques Cobardes e hipócritas dos nossos inimigos lampiões, comunicação social e comentadores lampiões e tripeiros que falam aquilo que o dono coloca na boca deles, só mesmo um grande clube como o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL forte e coeso, consegue mostrar está força e união. Jesus disse e está dito “ESTÁ VITORIA É PARA O PRESIDENTE” ouviram bem LAMPIÕES “ESTÁ VITORIA É PARA O PRESIDENTE” Agora vamos ao Galinheiro discutir o resultado e se o Sporting vencer………

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, subscrevo os 5 pontos, e em particular o 2º. Que grande jogo do William.

      Eliminar
  6. Afinal, a abstenção subiu..
    Afinal a coligação perdeu a maioria..

    E só mesmo neste País de Bananas e de Sacanas é que um País maioritariamente de Esquerda com mais de 60%, é governado pela Direita !!!

    Que país este..



    ResponderEliminar
  7. Ena pá tantos comentários e ninguém ainda reparou, notou o essencial.

    Patrão Ditador fora, dia santo na loja, no recreio... e até o Otelo Malvado já bota faladura.

    Ou, onde se prova que a teimosa insistência e vaidade do Tronco de Parvalho em ir para o banco desestabiliza, incomoda o grupo de trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Qual é a novidade.. a claque Juve Leo a lembrar um dos seus acólitos, um dos seus membros!!!!

      O Tonto de Parvalho, fazia bem era pedir a demissão e voltar para o meio deles e ir para comentador da TVI para sempre, pois para isso ele tem jeito.

      Já o SCP, o Clube merecia, devia ter um Presidente a sério.

      Eliminar
    2. ahah querias não querias ;)

      Eliminar
    3. "Já o SCP, o Clube merecia, devia ter um Presidente a sério."
      Tipo quem? o aldrabão que voçês quiseram meter na liga o ano passado?

      nem durmo só de pensar que BdC perdeu mais um excelente jogador para o FCP, Danilo, o William só lateraliza, este gajo era o ideal. Depois da estocada do Licá que como se viu ontem, era uma peça fundamental no projeto do SCP.

      Eliminar
    4. "Lord Licá"

      "olá olááááá... Licáááá"

      priceless...

      Eliminar
    5. Não sejas assim... tu nem para comentar em blogues tens jeito e mesmo assim ninguém te manda embora. Manda mais uma posta de pescada que a malta agradece.

      Eliminar
    6. Vamos lá ver..

      Tal e qual como me farto de dizer e repetir no NGB - Blogue murmelho, eu enquanto portista quero é ter adversários, rivais à altura, que dêem luta. Para valorizarem as nossas vitórias.

      Também o mesmo digo e repito em relação ao SCP, AQUI num Blogue de alfaces..

      Quero e desejo um SCP forte para nos dar luta. Não gosto, não gostamos de bater em mortos!!

      Eu, respeito o SCP, a Instituição, o Clube e os seus adeptos, simpatizantes sérios. A minha 'luta', a minha aversão é contra os escroques, os vígaros, os tontos e sonsos..

      E, por ISSO eu digo que o Clube, o SCP merecei um Presidente á altura da Instituição..e não um miúdo de 14 anos, membro da Juve Leo a presidir !!!

      Ah.. e já agora, alguém por favor informe o Catedrático Jay Jay e o Otelo Malvado de Palmela que estão em 2º lugar. Para irem para 1º, teriam de ter ganho por 9-1 ao Guimarães..

      FCP - 1º lugar
      SCP - 2º lugar

      Eliminar
    7. Entre um Licá e 10 Gaulds, 10 Tanakas, 10 Fokobos, Sackos, Salomões, Pondes, prefiro o portista Licá.

      Eliminar
    8. "Entre um Licá e 10 Gaulds, 10 Tanakas, 10 Fokobos, Sackos, Salomões, Pondes, prefiro o portista Licá."

      Lord Licá XD

      Eliminar
    9. Já agora parem de chamar Rei ao Principezinho Guilherme...

      Que é bom jogador, é. Mas Rei?! por favor..

      Take it easy, gatinhos..

      Eliminar
    10. Ahahah, o viper/mpp/trublue/quid/fruteiro já disse que a luta dele é tirar de lá o "garoto" para os "gestores de topo" poderem acabar o seu trabalho! AHAHAH que comédia!

      Vai que é tua, morcão! Mas a conta premium do Rascord não chega. Falta a da éBola e clicares 10000 vezes por dia na Pub dos invisuais de mercado.

      "A minha 'luta', a minha aversão é contra os escroques, os vígaros..."

      Queres as coordenadas da torre das antas ou chegas lá sozinho?

      Eliminar
    11. Ahahah, o viper/mpp/trublue/quid/fruteiro já disse que a luta dele é tirar de lá o "garoto" para os "gestores de topo" poderem acabar o seu trabalho! AHAHAH que comédia!

      Vai que é tua, morcão! Mas a conta premium do Rascord não chega. Falta a da éBola e clicares 10000 vezes por dia na Pub dos invisuais de mercado.

      "A minha 'luta', a minha aversão é contra os escroques, os vígaros..."

      Queres as coordenadas da torre das antas ou chegas lá sozinho?

      Eliminar
  9. Momento «Jornalistas com Carteira Profissional» para a capa do Lixo da Manhã:
    Sporting goleia 5-1
    FCPorto vence 4-0

    Momento «Multióticas» para Octávio Malvado:
    Não vejo ninguém à nossa frente.

    Muito bom... Sem estas pérolas as segundas feiras não seriam as mesmas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahah que é que esperavas de um lixo como esse. só liga quem quer ;)

      Eliminar
    2. Eu normalmente quando olho para a frente não olho para o lado, mas tu com o teu problema estrábico deves ver para os lados tb...

      Eliminar
  10. E logo à noite não percam:
    BdC vs Paquiderme Lampião na TVI24

    Ao que isto chegou: Um presidente a sujeitar-se a debates com um opinador avençado.

    Se isto é ser diferente, então concordo, são mesmo diferentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, pelo menos foi convidado a lá estar... um certo outro presidente ainda em funções num grande entrou estúdio adentro há uns anos. :)

      Eliminar
  11. ahahahaha, Vaca Gomes

    http://www.noticiasaominuto.com/politica/462581/estou-em-estado-de-choque-custa-me-falar

    disclaimer: o meu partido é o Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também seria engraçado se ela se dedicasse a investigar os dinheiros das campanhas eleitorais, Belfodil...

      Eliminar
  12. Bom Dia Sportingggggggggggggggggggggggggg !...depois de tanto ruido à nossa volta esta vitória era mais do que necessária.Com os lampiões a 5 pontos,com mais de 30 mil pessoas numa noite de eleições e com uma vitória por 5 a 0 o que mais quereria eu e todos os sportinguistas ?,uma vitória no andebol que depois de estarem a vencer por 7 perderam miserávelmente o jogo com o Porto.De resto também vi a equipa de iniciados que empatou num jogo animado contra uma boa equipa como o Belenenses.

    Continuamos no primeiro lugar e há duas semanas para preparar o jogo com o Carnide.Até lá o primeiro lugar é nosso juntamente com o Porto.

    A lesão do Ruiz é preocupante ou foi por mera precaução que saiu ?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wrong... são 3 semanas para preparar o Derby do Mar da Palha!!

      O jogo é dia 25 de Outubro !!!

      Eliminar
  13. Pelas reações dos rapazes papoilas estamos no caminho certo.

    ResponderEliminar
  14. Estranhei que a capa dos jornais não tivesse sido toda concertada e algo como "Encarrillou!"

    Enfim. Folheei o Record no café e estava lá uma crónica cheia de ódio ao Bruno de Carvalho, que só lhe faltava chamar "ditador incompetente". Os jornaleiros estão cada vez piores.

    Um quadradinho de um merdas qualquer que volta não volta vai mandando umas tacadas. Só lhe faltava ter dito também que só ganhámos porque ele não estava no banco.

    Fala de triângulo das bermudas. Se se quiserem irritar é uma boa forma de o fazer. Se não quiserem, não liguem... sabe bem ter ganho 5-1 e ir com a moral em cima para o jogo no aviário.

    ResponderEliminar
  15. O que noto é que hoje não vejo comentários de papoilas saltitantes, por hoje até agora só aparecem papoilas violetas corruptas...

    ResponderEliminar