sábado, 28 de novembro de 2015

A mediocridade do suplente Sílvio

Não, ao contrário do que poderão estar a pensar, não estou a falar do defesa direito do Benfica que até agora tem realizado uma época abaixo das expetativas. Esse Sílvio, o defesa direito, tem sido titular desde que Nélson Semedo se lesionou. E já tinha sido titular na Supertaça. O Sílvio que este post aborda é um eterno suplente, e já toda a gente percebeu que não tem valor para aspirar a mais que um lugar na equipa B.

Estou a falar DESTE Sílvio:


Sílvio Cervan, vice-presidente suplente do Sport Lisboa e Benfica a quem foi atribuído o relevante pelouro de representação institucional do clube nos jogos da equipa B.


Falando por mim, tenho uma dificuldade crónica em gostar dos dirigentes dos clubes adversários, sou capaz de encontrar inúmeros defeitos em todos eles, mas também sou capaz de lhes reconhecer algumas qualidades. No entanto tenho que confessar que, ao fim de tantos anos de exposição mediática, ainda não consegui perceber qual a mais-valia que Sílvio Cervan dá ao Benfica ou à sociedade em geral - a não ser, suponho, a utilidade que advém da sua experiência de boy na vida partidária nacional.


Sílvio é um senador benfiquista que tem o carisma de uma alforreca que se deixou encalhar na areia de uma praia enquanto a maré descia e a eloquência de um Rui Gomes da Silva num dia mau. Aliás, Sílvio parece ser mesmo uma cópia mal amanhada do paineleiro benfiquista da SIC Notícias. Rui Gomes da Silva tem uma página n' A Bola para escrever disparates com muitas reticências, Sílvio Cervan tem uma coluna n' A Bola para escrever disparates com menos reticências. Um bom exemplo foi a coluna impregnada de azia que escreveu ontem, e que podem ver à esquerda.

Revelando compreensíveis dificuldades em lidar com mais uma derrota do seu clube frente ao Sporting e ao segundo objetivo nacional gorado, o vice-presidente suplente benfiquista com pelouro para a equipa B aproveita o espaço de que dispõe no jornal para menorizar alguns jogadores leoninos, para equiparar o Sporting ao Gondomar, para demonstrar alguma infantilidade ao chamar a atenção de forma gratuita para a pesada derrota do Sporting na Albânia, e para responsabilizar Jorge Sousa pela derrota na Taça de Portugal e por alguns desaires no passado do Benfica. Infelizmente, como a coluna não é propriamente ampla, não sobrou espaço para refletir sobre o que tem corrido mal ao seu clube, o que também não é surpreendente.

Até aqui, nada de particularmente novo ou grave. Aliás, os sportinguistas não se devem sentir melindrados pela comparação que Sílvio Cervan faz entre o Sporting e o Gondomar. É o que dá andar três anos a conviver com clubes de escalões inferiores, não há conhecimento de causa para mais.

O que deve realmente ser destacado nesta coluna é aquilo que Sílvio escreve sobre Hugo Miguel, o árbitro do Braga - Benfica da próxima segunda-feira. O vice-presidente suplente benfiquista com pelouro da equipa B acusa Hugo Miguel de não ser isento, a três dias de uma partida que, correndo mal, pode comprometer o principal objetivo da época. Repito, quem escreve isto é um vice-presidente do Benfica - suplente, é certo, mas não deixa de ser vice-presidente.

Pergunto: isto não deveria ser considerado coação? Será que a APAF, tão expedita a saltar em defesa dos árbitros quando o Sporting os critica APÓS as partidas, continuará muda perante mais um ataque benfiquista?

78 comentários :

  1. A
    Z
    I
    A

    E

    C
    O
    A
    Ç
    A
    O

    Calimeros.

    Mas tenho para mim que isto vai mudar.
    Já está tudo farto do jogo de influências e bastidores do carnide.
    Só agora as pessoas envolvidas neste esquema de compadrio (que vai dos árbitros, jornalistas às estruturas da liga e fpf) mas que não se identificam (mas que têm sido coniventes para manter o almoço) irão, pouco a pouco, encontrar a coragem que tem faltado...

    ResponderEliminar
  2. Pior do que ter um vice presidente suplente a fazer isso é teu um presidente. O bdc já falou hoje sobre o Benfica? Já deve ter falado afinal já passa dar 9h.
    Relativamente ao jogo e a situação das equipas o que o Sílvio fez foi uma enumeração de FACTOS.
    Mdc falar de pressão nas equipas de arbitragem com o vosso plano de atuação deste ano? Não há nomeação que não seja logo arrasada antecipadamente (ou até condicionada antes de ocorrer)... Mal se sabe quem é o árbitro aparecem logo declarações do troca tintas do bdc ou do om a falar de algo sobre o passado do árbitro ou da arbitragem. Eu percebo que como até está a resultar vocês gostem mas pelo menos não acusem quem faz 2 linhas sobre um árbitro de fazer aquilo que a vossa agência de comunicação faz em capas e 7 entrevistas por semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrivel como um clube que faz tanta pressão foi à Liga apresentar soluções como:

      Vídeo-arbitro
      Hawkeye

      Ora como funciona a pressão se depois isso for posto em prática?
      Tendo em atenção que antes dos jogos se oferece um "kitzinho" para se ir jantar de camisola vermelha vestida e após uma visita a museu, não sei qual será a maior pressão.

      Fico no entanto apenas um aparte, qual foi a nota do Tiago no jogo com o Estoril? e no do Paços? É que o Cosme teve 2.4 e o Sousa igual e tudo porque aparentemente terão prejudicado o opositor do Sporting.

      Um azar nunca vem só....lampião e parvo!

      Eliminar
    2. é o que resta do poder lampião... bufar as notas dos árbitros mas só de alguns.

      Eliminar
    3. O Cervan é teu irmão?
      A julgar pela estupidez do que escreveu e comparando com a merda que escreves aqui diariamente, diria que sim...

      Eliminar
    4. Não há paciência para estes aziados. Então, o saco de batatas mal atado, paineleiro lampião das segundas á noite, quando insinua que o árbitro expulsou o guarda-redes suplente do Benfas porque sabia que Julio César estava lesionado, é o quê? Pobres diabos.

      Eliminar
    5. O Silvio Cervan é de facto um actor de segunda linha, no que diz respeito a este tipo de actuação, o trinca-bolotas e o resto da escumalha que anda por aí espalhada de facto dão 10-0 ao homem que apenas constatou factos e fez lembrar a alguns desses sujeitos que também nós temos o direito de nos queixarmos( e com razão) da vergonhosa campanha que o bdc iniciou desde que está ao comando da vossa lancha. Não há cão nem gato lagarto que não dê a sua opinião,diária, sobre ou as contas do GLORIOSO, sobre os árbitros, sobre tudo e mais alguma coisa, por isso digo, vão-se todos Qatar!

      Eliminar
    6. É por estes merdas, do vice suplente ao adepto que grunhe aqui nas caixas de comentário, que temos que continuar a ganhar. Temos que lhes continuar a dar na bilha. Eles merecem e precisam. Nunca souberam ganhar e agora não sabem perder. São uns merdas. É o que há a comentar desta gente.

      Eliminar
    7. Ah ah ah ah ah ah ah ah
      Ganda Martins.
      Sempre a alegrar o nossos dias com esse humor retorcido

      Eliminar
    8. Nuno Guerra Martins.. FACTOS?

      FACTO foi termos ganho a supertaça
      FACTO foi termos dado 3 secas na lixeira de carnide
      FACTO foi termos vencido o carnide (mais uma vez) ficando assim eliminado da Taça de Portugal

      isto contra a tua super equipa, estrutura vencedora e o grande navegador Rui Pinho e a constelação do cubo mágico

      Eliminar
    9. killthebeast SLB tens razão é uma vergonha aqui que BDC está a fazer ao boifica, ao mostrar as caixas douradas e assim os por em pânico por ter sido descoberto, o ideal era as arbitragens do ano passado para o boifica, isso sim é que era bom, mas a maior comédia disto tudo, é que quando antes de jj ter ido para o Benfica o LFL apoiava a introdução de novas tecnologias e depois quando começou a conquistar mais títulos, subitamente (o que é de estranhar la esta) já não está tão interessado, e o mesmo vale para vocês que quando não conquistavam títulos passavam a vida a pregar para a verdade desportiva, mas quando conquistaram títulos da maneira que se sabe os outros que se "lixem", se eu tivesse que analisar a personalidade de um adepto comum benfiquista diria que ele normalmente é do mais falso possível e arrogante.

      Eliminar
    10. killthebeast SLB tens razão é uma vergonha aqui que BDC está a fazer ao boifica, ao mostrar as caixas douradas e assim os por em pânico por ter sido descoberto, o ideal era as arbitragens do ano passado para o boifica, isso sim é que era bom, mas a maior comédia disto tudo, é que quando antes de jj ter ido para o Benfica o LFL apoiava a introdução de novas tecnologias e depois quando começou a conquistar mais títulos, subitamente (o que é de estranhar la esta) já não está tão interessado, e o mesmo vale para vocês que quando não conquistavam títulos passavam a vida a pregar para a verdade desportiva, mas quando conquistaram títulos da maneira que se sabe os outros que se "lixem", se eu tivesse que analisar a personalidade de um adepto comum benfiquista diria que ele normalmente é do mais falso possível e arrogante.

      Eliminar
    11. Rg levar propostas a quem não tem poder para decidir nada? O que não falta é pessoal a fazer propostas de muita transparência em público e depois em privado são piores do que quem criticam. Quer exemplos de quase todas as leis do nosso país?
      José Gomes... Azia? Se nos que somos bicampeoes e festejamos à 6 meses estamos com a azia em que estado se encontra o vosso estômago sabendo que não são campeões à 14 anos... 28x mais tempo! E bicampeoes então nem se fala. Não é o roto a falar do nu... É o nu a tentar gozar com o gajo que não tem sapatos a condizer com o cinto.
      Valdemar grunhir... Grunhe a tua mulher quando o preto vai lá a tua casa. Nós podemos não saber ganhar... Vocês não sabem o que é ganhar.
      AndP acrescentar factos diferentes não nega os factos anteriores! Continuam a ser factos. Que argumentação pobre é essa. Aumenta o nivel pf senão não tens direito a resposta.

      Eliminar
    12. Não me digas que o Sporting é que tem lançado as notas dos árbitros para a imprensa.. É o Sporting que oferece prendas, no mínimo, duvidosas? Pior, ainda nem foram esclarecidos quais eram as prendas e até onde podiam chegar em termos monetários.
      Se nós condicionamos arbitragem, o que se chama ao que vocês fazem? corrupção?!?

      Então vocês quando dá jeito, trazem a cantiga que não falam de arbitragens.. quando perdem em campo e diga-se, não apresentam qualquer tipo de bom futebol, decidem atacar os árbitros? e coerência meu amigo?

      Quanto ao artigo daquele idiota, é tão ridículo, que para perceberes a figura triste que fazes, tens ali mais um belo exemplo de pressionar a arbitragem, vinda de um assalariado do teu clube.
      A tua raiva para com o Sporting e o BdC (ainda não percebi qual o pior para ti) tolda-te o pensamento e visão.. vires comentar sobre pressões na arbitragem depois da tirada do "Suplente" mostra bem ao que vens.. como dizes.. nem devias era ter direito a resposta.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. o amigo silvio está muito irritado...

    https://youtu.be/2O7e48oTpRs

    ResponderEliminar
  5. Grande Post, Mestre. O resto é a AZIA DE UM LAMPIÃO CAGÃO!

    ResponderEliminar
  6. A azia continua....o Sporting e de tal forma a vossa Nemesis (definicao: a long-standing rival; an arch-enemy. Ex:"will Harry Potter finally defeat his nemesis, Voldemort?") que msm qd andavam a levar tareias do Porto nunca os tinha visto assim tao aziados e de cabeca perdida. Admitam q o vosso Pesadelo e o Sporting....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais me ajuda.. mm sendo bi-campeoes e c mais titulos que o Sporting...a vossa irracional incapacidade de engolir derrotas com o Sporting diz bem da grandeza e medo que o Sporting vos impoe!

      Eliminar
    2. Deixa lá que pelo andar da carruagem depressam deixa de ser bi e passam só a Homo...

      Eliminar
    3. Frost como diz o cervan... Perder com o sporting ou com o Gondomar é muito mau para nós.
      Como é que queres dizer que nós é que nos importamos com vocês se o vosso presidente é que passa a vida a falar do Benfica? O nosso presidente não vos liga puto... Os nossos comentadores tanto falam de vocês como do porto.
      Nós atribuímos a mesma importância a sporting e a porto... São rivais que queremos vencer e queremos que percam. Vocês em 1o lugar querem é que o Benfica não ganhe... Não interessa se são vocês a ganhar. A diferença é essa! Os anos do Paulo Bento, a sua saída e declarações são a maior prova disso. Ups... Esqueci me do projeto roquete... Pb ficas para 2o.

      Eliminar
  7. Portanto, em Braga (3.° classificado do campeonato), vai ser mais dificil que em Alvalade (lider do campeonato), onde encheram e foram dominados em quase todo o jogo.
    Adoro esta azia, mas entendo perfeitamente o estado de alma adiado deste lampião.
    Também conto com menos 3 pontos para os lampiões e um descida lá para o quinto lugar, condizente com o futebol da equipa do Midas e do Rui Derrotas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for em relação com a qualidade de futebol praticado.. diria um 10º, 11º por aí

      Eliminar
    2. Não havia umas tarjas de nunca fiquei em 6o?... Continuam atuais!

      Eliminar
    3. Calma Martins palhaço ainda tens muito para encher este ano.
      Vais ver que vai demorar uma eternidade e passar e cá estaremos para te lembrar disso todas as semanas cabeçudo.

      Eliminar
  8. O Mestre ate tem razao mas ainda esta semana Bdc veio criticar a nomeacao de Soares Dias como ja tinha feito com Jorge Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o processo ainda está em aberto... soares dias expulsou bruno de carvalho no final do jogo e mentiu no relatório.

      enquanto decorre o processo há outros árbitros para nomear.

      Eliminar
    2. Ai sim mentiu no relatorio? Quem garantiu isso? O Bdc que ja mentiu varias vezes?

      Eliminar
    3. A testemunha que presenciou o que BdC disse ao arbitro e que quando entrevistada disse que ele não insultou ninguem. Chega?

      Eliminar
    4. Quem e essa testemunha? Deixa-me adivinhar alguem conhecido do bdc?

      Eliminar
    5. Ah ah ah ah ah ah
      Ganda Hugo
      É isso pá

      Não desistas. Não os deixes desarmarem-te

      Eliminar
    6. O delegado da Liga. Foi ele quem testemunhou e disse que não houve insultos.

      Eliminar
  9. Off topic: vejam a frustracao lampionica neste post,onde chegam a dizer que jesus esta a destruir academia e que esta epoca vamos ter consequencias desastrosas a nivel financeiro... Link:http://geracaobenfica.blogspot.co.uk/2015/11/apos-renato-sanches-quem-se-segue-uma.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos melhores textos de comédia que li nos últimos tempos.. a começar na avaliação de mercado do plantel e, de possíveis encaixes financeiros, digna das melhores imaginações... e a acabar quando num comentário o autor do texto diz que JJ está a pensar ir buscar eliseu!!

      Enfim um exercício mental, apenas e só possível, quando a falta de noção e uma azia tremenda se juntam num só lampião.

      Eliminar
    2. Só mais uma que me esqueci.. Samaris vale 20M porque joga no Venfique e é titular da selecção grega!!! <3

      Eliminar
    3. Estamos a assistir a fundacao do Ajax do Seixal!!! O Rui Vitoria e o Van Galo la do sitio! Mais um enorm texto cheio de boa disposicao do Benfica Eagle, sempre a animar a malta...a provar q consegue ser mais do que o ministro das Financas do Iraque...

      Eliminar
    4. Azia aumentou com a recusa de uma parte significativa de adeptos, 45mil subtrair aos 14mio, recusaram acolhimento o Cervan

      Confiante e certo que estava a reunir a família geração carnide na banheira de lata e colombo, leva com esta notícia logo pela alvorada:

      "..Portugal ofereceu-se a receber quase cinco mil. Mas só quiseram vir 50

      27/11/2015, 8:352.489 PARTILHAS
      Até outubro, apenas 700 refugiados foram recolocados na Europa. O processo é longo devido à burocracia e porque os requerentes preferem países do norte. Portugal é bom exemplo disso mesmo.."

      http://observador.pt/2015/11/27/portugal-ofereceu-receber-4-mil-so-quiseram-vir-50/

      Eliminar
    5. Vocês estão a ser injustos... todas aquelas vendas podem perfeitamente ser concretizadas por esses valores. É só uma questão de fazerem a transação nos habituais milhões da treta.

      Eliminar
  10. Ahah esse tonto do Silvio Cervan não dá uma para a caixa.

    Eu sinceramente fico contente por vê-los nesse estado de delírio. Como ao merdas do Rui Gomes da Silva!

    Espero mesmo que continuem a apoiar o rumo traçado e as directrizes do Luis Filipe Vieira!

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Os CAES ladram e a caravana passa! Estes ataques só têm que nos dar mais força! Eles andam doentes! Quem diria que o clube que tanto desdenham lhes provoca esta comichão! É dos nervos! Sabem que a probabilidade de o campeonato ACABAR, para eles, esta jornada é por demais elevada! Ai se fosse o BdC a fazer isto...É o desespero total! É deixa-los ladrar, mugir, grasnar...é á escolha de cada um!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Reis, o BdC já falou sobre o Soares Dias, como falou em todas as jornadas já passadas do campeonato. Tirando talvez este caso do Cervan, não vês dirigente do Benfica sempre a criticar a nomeação, como faz o teu presidente todas as jornadas numa tentativa de coacção. E depois do dono moçambicano falar, vem logo o 4ª escolha das pernas tortas meter mais lenha na fogueira.

      Eliminar
    2. Por o dizeres não se torna realidade!

      BdC comentou a nomeação de Soares Dias porque tem um processo disciplinar em virtude de factos ocorridos no Bessa à pouco mais de 1 mês .... não fala em falta de "isenção".

      p.s: não estou a espera que percebas a diferença por razões obvias

      Eliminar
    3. Ah ah ah ah ah ah
      Ganda Ru, ninguem no benfica comenta arbitragens..... ah ah ah ah Ganda maluco

      Eliminar
  13. .Estou mais preocupado com o rejuvenescimento de metade do plantel do Belenenses que até a dois ou três dias atrás andava com dificuldades em ter 11 jogadores !...Importante vai ser o jogo contra o Benfica B o resto são fait-divers de distribuidores de Kits e Vouchers para comprarem árbitros,obsevadores,delegados e sabe-se lá mais o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre é preferível uma lagosta, acompanhada de uma Barca Velha, e para sobremesa uma massagem, de preferência tailandesa.

      Eliminar
    2. Ah ah ah ah, Ganda rena

      Lagosta, barca velha. Massagem

      Ah ah ah ah, isso é que é imaginação

      Ah ah ah
















      Eliminar
  14. Alguém lhe diga que a azia mata ! Joguem mas é mais á bola, esqueçam o colinho do ano passado, e expliquem lá a ligação entre tantas queixas aos árbitros e o ter se destapado a situação dos Kits Vouchers !!! Estavam embalados no negocio da restauração ,de vento em popa !!! e agora foram apanhados...tenham paciência ...o crime nem sempre compensa. Estamos todos à espera do resultado dessa grande investigação às caixas negras...e depois falamos .
    Até lá espero que o Sporting ( de Braga) os coloque ao nível a que pertencem com o futebol que andam a praticar e lhes dê uma viagem de regresso bem aziada eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por acaso que o costa vermelhusco lampião baixou as taxas imposto na
      RESTAURAÇÃO,


      No imaginário desta gente continuam achar que o
      NEGÓCIO

      Vai funcionar

      Eliminar
  15. Era expor este gajo,exijo uma posição oficial do clube sobre este monte de merda,já da Bola,enfim,o único propósito desse jornal hoje em dia é dar tempo de Antena aos montes de merda do outro lado da 2ºcircular,mas no Axa já vão ter uma descida á terra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais exposições? Já não bastam as que o puto do Carvalho faz todos os dias no facebook? E as que o 4ª escolha das pernas tortas faz todos os dias na comunicação social? Se ao menos falassem a verdade..... Ele que as exponha no programa "A manhã do presidente" no vosso canal.

      Eliminar
    2. Ah ah ah ah ah
      Ganda rena.

      És um prato

      Eliminar
    3. rudolfo
      Sim mais exposições como quando expusemos a mediocridade que é este benfica

      Eliminar
  16. MdC, e que tal um postezinho sobre os dois jogadores do Marítimo injustamente expulsos para não jogarem contra o seporting? E por acaso em duas posições chave no jogo, o ponta de lança e o defesa central.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumindo e concluindo ou és deficiente, ou andas bêbado ou és uma mistura das duas.Vai lavar a boca porco.

      Eliminar
    2. Que anormalóide de merda. Assim é que já percebi como é que nem blogues lampiões têm paciência para ti

      Eliminar
    3. Finalmente a dica para afirmar a pés juntos que temos um encornado FDP aqui no Blog,

      Nunca referi nenhum nome mas a vontade de encontrar a

      MÃE

      Foi maior,.. E como prometido é devido as pesquisas terão inicio

      Ciente que o trabalho será exausto, só uma questão de precaver as bactérias contaminantes que a

      CAIXINHA da MÃE PUTA

      Contém ou poderá conter, desinfestação de parasitas e um adequado fato térmico e suficiente coragem
      Para segurar as pontas dessa

      PUTA e filho encornado

      Um direito cívico,
      Um direito social,

      Um bem haja,
      PASSARINHO.

      Eliminar
    4. Injustamente expulsos? A Bola deu uma nota 7 ao Tiago Martins (que é um árbitro do Benfica Lab, by the way) pela arbitragem... será que foram mesmo injustas?

      Eliminar
    5. Injustamente expulsos na óptica de um Benfiquista e de acordo com o jogo que se aproxima.

      Eliminar
    6. Diabo Vermelho com verdete, não queres que eu responda aos teus comentários mas tu interessas-te pelos meus. Muito bem. Um óptimo fim de semana para si e para a sua família, mãe incluída.

      Eliminar
    7. Ah ah ah ah ah ah ah ah ah

      Este Ru é um prato !!!

      Eliminar
  17. Por muito menos, o Sporting levou com um boicote e foi arbitrado por um árbitro vindo da bancada (que, curiosamente, foi do melhor que se viu na Liga em muitos anos).

    O Montanelas e o Vítor Diarreia devem andar muito ocupados nestes dias, para não virem defender os seus empregados.

    ResponderEliminar
  18. Braga é já ali ao lado. Depois, os lampiões acabaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não contem com isso.
      Estou com um feeling que o braguilha vai abrir as perninhas

      Eliminar
    2. ...e nós vamos ter dificuldades muito acrescidas.
      A arbitragem de ASD no jogo com o Boavista foi tudo menos acidental.

      Eliminar
  19. Este ano vai ser o 14º a mamarem no nabo!
    Ja estão habituados, gostam e imploram por mais…
    E… a única merda que faz furor nas vossas cabeças de troll, é o desejo de insucesso do Benfica, clube com mais títulos em Portugal!

    1- Vocês jamais lá chegarão! Nunca serão o clube com maior numero de títulos!
    2- Estão falidos! Sem o dinheiro do BES e do Sobrinho, já teriam desaparecido… (mas, está para muito breve essa vossa conquista)
    3- Em 20 posts neste fabuloso "blog", 19 são acerca do BI-CAMPEÂO
    4- A puta da inveja é fodida!
    5- Em Janeiro já estarão no lugar que vos pertence, por direito e pela historia… o 4º lugar (isto se o Boavista não se intrometer (tem metade dos vossos títulos neste milenio)
    6- Voces gostam é de ficar em 7

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acorda pa vida lampiao! Este ano sao voces que vao andar a lutar pelo 3° lugar...com o Braga! Mas descansa que amanha tens um "reality check". Vai la para o NGB que la so se fala do boifica LOL

      Eliminar