quinta-feira, 26 de novembro de 2015

#DiaDeSporting: 180 minutos para o fim

Que fique claro: o resultado de hoje é-me perfeitamente irrelevante, desde que não afete a imagem do clube. Neste momento a Liga Europa não é mais que um empecilho à preparação da equipa para o que realmente interessa. Como tal, a única coisa que peço aos jogadores é que dignifiquem a camisola que vestem e que tentem aproveitar da melhor forma a oportunidade para mostrar ao treinador que são opções válidas.

A palavra de ordem para hoje, do ponto de vista de gestão de plantel, é poupança. Da equipa habitualmente titular só utilizaria dois jogadores: Paulo Oliveira, que está mais rotinado com Naldo, e que pode ajudar a dar estabilidade à defesa; e Adrien, em virtude das ausências por lesão de William e Paulista, que é o único médio que temos disponível com capacidade de luta, qualidade que será necessária para controlar um adversário perigoso como o Lokomotiv (que, vale a pena recordar, está à frente do Zenit na liga russa).


19 comentários :

  1. "o resultado de hoje é-me perfeitamente irrelevante, desde que não afete a imagem do clube. Neste momento a Liga Europa não é mais que um empecilho à preparação da equipa para o que realmente interessa."

    A sério que pensa assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, penso assim. Não quero lesões nem desgaste que mais tarde venha a ser-nos prejudicial... e ter que ir a Alvalade ver jogos numa 2ª feira às 19h também é completamente dispensável.

      Eliminar
  2. Eu trocaria o Adrien por Tanaka e o Montero descia um pouco no terreno onde faz mais estragos, do que perdido na área. Tanto Adrien como J.Mário devem estar muito desgastados pelo esforço do jogo da taça ainda, portanto a entrarem seria só na 2ª parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo que o Tanaka não jogue no campeonato, se vamos cagar na europa não fazia sentido coisas dessa. Mas ele já desde o Jamor está trabalhar para poder jogar, e desde expulsões a reviravoltas no marcador ainda não teve o tempo que mereceu.

      Ele merece uma oportunidade.

      Eliminar
    2. Mike,

      vê o que JJ diz de Montero (data de hoje, após o jogo)

      "Tem jogado mais como segundo avançado e sei que ele tem muitas características para jogar aí. Como primeiro avançado ele joga no limite, desgasta-se menos, sabe posicionar-se melhor, e por esse motivo jogou melhor hoje."

      Eliminar
  3. Exactamente. Nem vou ver o jogo ou acompanhar o resultado. Há que sair rapidamente desta competição.

    A única maneira de jogarmos a competição que nos interessa é sermos campeões, por isso há que apostar forte nisso.

    A Liga Europa serve para dar minutos a jogadores menos utilizados.

    ResponderEliminar
  4. Felizmente JJ não pensa como o MdC.

    Este será o 11 inicial:

    Marcelo Boeck
    Ricardo Esgaio - Naldo - Ewerton - Jonathan Silva
    Adrien
    Gelson Martins - João Mário - Bryan Ruiz
    Fredy Montero - Matheus Pereira

    ResponderEliminar
  5. Cada um é livre de pensar como quer e bem lhe apetece, mas no meu caso, não penso que nos devamos concentrar somente no campeonato, pois isso, é para equipas pequenas, equipas que a pouco ou nada aspiram.
    Quando JJ estava no Carnidense, eu criticava e achava ridículo um clube como o rival, ser e estar a ser naquela altura, tão limitado, tão pequeno, e ainda por cima, a pagar balúrdios ao seu treinador.
    Agora que JJ está no Sporting, não mudo de opinião, nem pensar nisso.

    Um clube como o Sporting, tem de entrar em campo, para ganhar, seja em que competição for, seja contra com quem for.
    Esta mania que se instaurou, em se apostar somente nas competições nacionais, sem a tal montra europeia que tanto necessitamos, é para quem recebe "meia dúzia de tostões" por mês, e não para jogadores (e treinar) de um clube como o Sporting.
    Os jogadores, não são flores de estufa, são muito bem pagos, e questiono, para quê? Para jogarem "meia dúzia" de jogos, e receberem sempre o mesmo, quer ganhem, quer percam?
    Sejamos exigentes, sejamos rigorosos, pois de palmadinhas nas costas, e de facilitismos, está o mundo cheio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também penso assim, mas depois lembro-me do 7.º lugar, do tempo do Godinho, e fico de pé atrás. É evidente que para lutar, de forma ganhadora, em todas as frentes, é necessário ganhar estrutura futebolística para isso. Nem equipas do tipo RM, Barcelona ou PSG o conseguem.

      Eliminar
    2. Não vejo qualquer relação entre o 7º lugar, e o irmos a todas, pois sempre fomos a todas, e só na gestão desse gajo, é que ficámos nesse lugar vergonhoso.

      Com tanta aposta, tanta aposta no campeonato, nem quero imaginar o que possa suceder se não o ganharmos!

      Eliminar
    3. O que eu acho é que o SCP ainda não tem capacidade futebolística para encarar todas as competições da mesma maneira e sempre para ganhar, pois isso envolve para além do esforço, que todos os jogadores se situem num nível elevado de capacidade futebolística. Daí é que se torna necessário fazer opções e correspondente rotação de jogadores. Em minha opinião, o desgaste dos titulares não pode por em risco a capacidade de lutar pelo 1.º lugar, no campeonato, o que não quer dizer que somos obrigados a ganhá-lo. A relação com o 7.º lugar é para lembrar que ainda há 3 anos atrás, andávamos com o "credo na boca" com o desempenho do SCP, para agora acharmos que já estamos com condições estruturais para ganhar em todas as frentes. É só isso e ainda que a LE ainda é um objetivo...

      Eliminar
  6. Ruiz e João Mário vão acabar por sair cedo. Tem de ser. O que importa é o campeonato. Boa notícia a titularidade de Ewerton. Espero bom jogo do Montero,(já é tempo).
    Ps- bom ver Matheus e Gelson a titulares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E parece que me leu. Avioncito em grande.
      Estamos a fazer grande jogo. Ruiz é classe e a experiência que nos faltou nos últimos anos.

      Eliminar
  7. Grande jogo e grande vitoria! Demonstra que somos de longe a melhor equipa deste grupo e que com maior ou menor dificuldade iremos passar!
    Nao duvido tambem que vamos apostar mais na liga europa em Fevereiro! Por isso reforcamos o plantel!

    ResponderEliminar
  8. Quando esta manhã li o "post" do MdC preferi não me pronunciar sobre o meu relativo desacordo com o seu teor e conteudo!

    Todos temos que estar de acordo que nenhuma equipa portuguesa pode (em condições normais) ganhar a Champions nem a Liga Europa (até porque algumas das equipas capazes de ganhar a Champions vão descer à LE).

    Ouso falar agora (depois de conhecer o desempenho do Sporting em Moscovo) e tal pode parecer estar a jogar no Totobola à segunda feira! Mas não é disso que se trata! Uma equipa de futebol (ou de qualquer outro desporto) que se considere "grande" não pode deitar a luva ao chão so porque tem outros objectivos! Sei que o Sporting é uma dessas equipas com direito a serem consideradas "grandes"! Não fosse esse o caso e eu talvez não seria hoje socio do Sporting!
    Creio que a vitoria de hoje moraliza toda a equipa seja para o que for!

    Sobre o caso Twente (NL) que eu ja conhecia acho que não diz muito bem da actuação da Doyen mas eu sou daqueles que acreditam pouco na justiça!

    Mas acredito que o BdC não da ponto sem no!

    PS: faltam por ai varios acentos (sobretudo agudos) mas não vou mais justificar as razões dessas ocurrências!

    ResponderEliminar
  9. Aboim, quanto aos acentos estamos explicados, agora quanto às ocUrrências, nem por isso.
    Eu também sou daqueles que acredita pouco na justiça, mas este caso do Twnete vai servir de exemplo para a indemnização a pagar à Doyen: Twente(y) milhões de euros.
    No entanto, como encaras as reacções do jesuíta após o jogo, que parece ter ficado aborrecido pela vitória, acreditando que esta lhe vai trazer problemas acrescidos? Pela seu discurso, acredito que ele preferia ter ficado desde já eliminado da LE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tão criancinha que nem percebeste o objectivo do discurso do JJ. Vai revê-lo e corrige as tuas ilações!

      Eliminar
    2. Meu caro Rudolfo,

      Sinto-me envergonhado pelo erro ocorrido e nem o facto de essa palavra se escrever com "u" nas linguas que mais utilizo (FR, EN e ES) me serve de desculpa. Ja agora, se se quer corrigir um pouco, deixe-me dize-lhe que seja em que lingua for "eu sou daqueles que acreditaM".

      Eliminar