segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Jorge Jesus vs. Marco Silva, à 10 jornada

Apesar de os balanços definitivos só poderem ser feitos no final da época, parece-me interessante fazer uma comparação preliminar entre os números de Jorge Jesus e Marco Silva durante as primeiras 10 jornadas do campeonato.

Como é evidente, qualquer comparação fica condicionada por alguns fatores, como:

Calendário
  • À 10ª jornada Marco Silva já tinha defrontado Benfica e Porto, enquanto que Jorge Jesus apenas jogou contra o Benfica;
  • Marco Silva tinha realizado 5 jogos em casa e 5 jogos fora, enquanto que Jorge Jesus realizou 4 jogos em casa e 6 jogos fora.

Outras competições
  • Na Taça de Portugal, ambos os treinadores realizaram duas partidas: Marco Silva defrontou e eliminou o Porto fora e o Espinho, enquanto que Jorge Jesus defrontou e eliminou o Vilafranquense e o Benfica em casa;
  • Nas competições europeias, Marco Silva tinha realizado 5 partidas de intensidade máxima para a Liga dos Campeões (2xMaribor, 2xSchalke e 1xChelsea); Jorge Jesus realizou 2 partidas de intensidade máxima para a Liga dos Campeões (2xCSKA) e 5 jogos com poupanças para a Liga Europa (2xLokomotiv, 2xSkenderbeu e 1xBesiktas);
  • Jorge Jesus disputou e venceu a final da Supertaça.

Diferenças no plantel
  • Alguns dos jogadores do Sporting são jovens que, com Jorge Jesus, têm um ano de experiência adicional em relação ao tempo de Marco Silva (nomeadamente Paulo Oliveira, William, João Mário e Carlos Mané);
  • Jorge Jesus não pôde contar com Cédric e Nani, recebendo João Pereira e Bryan Ruiz;
  • Jorge Jesus só pôde contar com Carrillo nas primeiras 4 jornadas;
  • Jorge Jesus só pôde contar com William Carvalho a 100% a partir da 7ª jornada;
  • Jorge Jesus dispôs de Naldo para o centro da defesa (Ewerton só jogou 1 partida esta época para o campeonato), enquanto Marco Silva usou Maurício e Sarr (Paulo Oliveira já fazia parte do plantel);
  • Em qualidade de alternativas aos titulares com utilização significativa, Jorge Jesus ganhou profundidade na posição de ponta-de-lança (ganhou Teo) e no meio-campo (ganhou Aquilani); Bryan Ruiz pode ser considerado uma substituição direta de Nani, e João Pereira de Cédric.

Em termos de classificação no campeonato, a diferença não poderia ser mais clara:


Em dez jogos, o Sporting deste ano tem mais 9 pontos, mais 1 golo marcado e menos 5 golos sofridos. Já venceu por 8 vezes (contra 4 vitórias na época passada) e apenas cedeu 2 empates (contra 5 empates e 1 derrota na época passada).

É no entanto necessário recordar que o registo de Marco Silva melhorou muito após a 10ª jornada. Na realidade, o Sporting empatou e perdeu tantas vezes nas 24 jornadas que se seguiram como nas primeiras 10: entre a 11ª e 34ª jornada, o Sporting cedeu também 5 empates e 1 derrota, mas conseguiu 18 vitórias.

Voltando ao comparativo das primeiras 10 jornadas, a melhoria generalizada dos números do Sporting de Jorge Jesus não são fruto do acaso e encontram suporte noutros elementos estatísticos. Esta conclusão pode ser retirada a partir da análise comparativa feita pelo site goalpoint.pt (um excelente projeto feito por analistas - não são jornalistas) com base em dados Opta:


Como se pode ver, o Sporting tem metade dos golos sofridos como consequência direta de estar a permitir que os adversários efetuem apenas metade dos remates enquadrados e bastante menos passes para ocasião em relação à época passada, o que é um sinal de uma evolução na qualidade de processos defensivos da equipa. Ofensivamente, o Sporting de Jesus remata menos que o de Marco Silva, mas fá-lo em melhores condições. A bola circula muito mais entre jogadores (os passes certos aumentaram 27,5%), com maior acerto, e reflete-se na tal melhoria de remates enquadrados (41% contra 36%).

De destacar também o facto de o Sporting deste ano dispor de muito mais penáltis a favor. Foram assinalados 5 - o que até peca por defeito, pois apesar de haver 1 penálti mal assinalado a favor do Sporting, ficaram 6 (!) por assinalar -, o que é indicador claro de uma presença na área adversária bastante mais acutilante. Em relação aos penáltis contra, os números estão equilibrados (quer no número de penáltis assinalados, quer naqueles que ficaram por assinalar).


54 comentários :

  1. Bom dia Mestre,

    Queria-lhe enviar um email mas não encontro o seu contacto!

    ResponderEliminar
  2. quem eliminou o alba foi o leonardo jardim...o marco silva eliminou porto e espinho

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, o Sporting de Marco Silva perdeu alguns pontos importantes no princípio da época, muito por culpa da teimosia em Naby Sarr em vez de Paulo Oliveira. O Paulo era jogador do nosso campeonato, portanto, já adaptado. Nunca percebi bem a opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, e não fosse o Maurício ter-se lesionado contra o Chelsea, e não saberíamos quanto tempo mais o Paulo Oliveira ficaria no banco... esse terá sido uma das principais falhas de Marco Silva ao longo da época, felizmente que acabou por corrigi-la rapidamente.

      Eliminar
    2. Eu explico. MS fazia questão de PO jogar à esquerda de Maurício.

      Eliminar
  4. Eu nao reduziria o menor sucesso de Marco Silva no Sporting (no que diz respeito ao campeonato - já repararam como o Sporting 2015-16 fez quase tantos pontos como o carnide 2014-15 e vice versa? E já repararam como o fcp de Lopetegui é constance de uma temporada para a outra? isto nao sao coincidencias...) à escolha dos elementos que integraram o quarteto defensivo.
    Tudo bem que Naby Sarr foi um erro de casting (apesar do potencial inerente a quem ainda é jovem, e nao nos esquecamos da tendencia do "nosso" Tobias para disparatar). Tudo bem que momentos como o golo sofrido no último minuto em Maribor (eu estive lá!) ficam atravessados.

    Mas revejam a final da Taca de Portugal. Acham normal uma equipa que foi trabalhada durante uma época inteira permitir, nos primeiros 15 minutos de uma final de Taca de Portugal, tres situacoes em que avancados adversários estao em 1x1 com um defesa sem mais ninguém na cobertura? (à 3a deu mesmo penalti)
    Ver o posicionamento da equipa do Sporting o ano passado em transicao defensiva era uma tortura. Este ano é outra loica. E isso tem efeitos óbvios quando treinas uma equipa que, dentro de portas, passa 80% dos jogos no meio-campo dos adversários.

    ResponderEliminar
  5. melhor seria se o mestre comparasse o melhor período do marco silva com estes 10 jogos do jorge jesus.

    ResponderEliminar
  6. Ah!, Futebol, esse assunto tão fora de moda!

    As diferenças são evidenciadas pelas estatísticas técnicas, mais do que pelos pontos e golos. Penso que isso se vai tornando cada vez mais evidente, e se fosse possível medir índices mentais, mais ainda.

    De facto, com Jesus a equipa atingiu outros patamares, mas o Marco Silva, na minha opinião, foi e é um grande treinador. O que o trai, ou o traiu no Sporting, foi querer ser mais do que treinador. E nisto de estruturas a sério, cada "macaquito" no seu galho.

    Mas não obstante as questões tecnico-tácticas que se lhe podem apontar (e de carácter, já agora), foi com ele que o Sporting regressou aos títulos nacionais. Por muito que as coisas estejam bem melhores agora, eu não me esqueço disso.

    E Mestre, mais uma vez, uma vénia por este trabalho!

    ResponderEliminar
  7. Aposto que segunda-feira, dia 07 de Dezembro já não vai aparecer um Post destes. É que na próxima segunda-feira, dia 07 de Dezembro já estareis no vosso devido lugar, o 2º - o 1º dos últimos !!

    E, aí, sim.. com 1/3 do Campeonato disputado, é que se deveria fazer o balanço. Ah, e nesse balanço, incluir o parâmetro - APAF - a tal APAF que em 2015 tudo fez para levar um clube a ser Bi-Campeão ao fim de 31 anos de seca extrema.. e que agora TUDO está fazer para levar um clube a ser Campeão ao fim de 14 anos de travessia do deserto.

    É que basta ver, analisar as nomeações dos árbitros para os jogos de um (FCP) e de outro (SCP) para logo se poder somar 2+2= 4 !!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah ah ah ah ah

      Transformista, és o máximo.

      Ah ah ah ah

      Eliminar
    2. Ah, e o pinta da costa nunca pagou outras aos árbitros. Apenas conhecia as meninas do métier e conseguia bons descontos para os amigos da mesma área de negócio (o futebol) .

      Eliminar
    3. Lá estás tu a misturar alhos com bugalhos.. a confundir nêsperas com magnórios !!

      Nos anos 90 sim, o Porto, PC mandava dar fruta, chocolatinhos, café com leite aos árbitros
      que o pediam, solicitavam, exigiam.. TAL e QUAL o faziam em Lisboa.

      Ou se calhar és daqueles imbecis que julgam que os árbitros corruptos só o eram no Porto, mas em Lisboa, quando iam apitar os clubes de Lisboa tornavam-se subitamente sérios?!

      - - -

      Estamos a falar do aqui e agora.. do hoje, do futebol actual. E agora, a APAF é que manda.

      Querer ignorar ISSO é ser ignorante.. ou então, pior, fazer-se de alonso, de hipócrita!!!


      Eliminar
    4. O único clube acusado de corrupção no Apito Dourado e com provas concretas de ter efectivamente corrompido equipas de arbitragem e outros agentes desportivos chama-se Futebol Clube do Porto.

      Não tentes escrever num blogue sportinguistas merdas em que só um tripeiro com problemas de alzheimer consegue acreditar.

      Chocolate, café, quinhentinhos, viagens para o Brasil com a Cosmos, guarda Abel, Carolina Salgado, bem como muitas outras palavras tão conhecidas do léxico futebolês são SEMPRE associadas ao teu clube.

      Futebol Clube do Porto = Corrupção

      Eliminar
    5. LOLpategui... Ahahah! Sem jogar puto e com um entrenador destes vais longe.

      Olha, vai é ver onde deixaste as enxadas e as picaretas que dos cânticos de "palhaços, joguem à bola" às concentrações de super morcões no Olival é um tiro.

      Entretanto vais olhando para cima.

      Eliminar
    6. Ao quid avestruz só interessa o "presente" que convier na altura. No passado já não se fala por pretensa inteligência. O futuro assente em falcatruas não o incomoda, desde que sejam falcatruas do Oporto, dos outros não pode ser .... quid, lamento, mas és um chico esperto.

      Eliminar
    7. Eh pá.. asim não vale.. tantos gatinhos a quererm - tentar - arranhar-me ao mesmo tempo !!

      :-)

      Para os palermitas ignorantes e imbecis que falam em Apito Dourdao.. mostrem-me AQUI em que Tribunal o FCP foi condenado!!

      Para o Cona da Ana... mais falcatruas que os Rochas, Gonçalves, Cintras, Roquettes, Francos, Betencourts, Duques e Cenas tristes, Cristovãos, Gordinhos e Badochas fizeramn e fazem..

      Dais-nos uma abada em falcatruas !!

      Eliminar
    8. És faccioso e mentes com os poucos dentes que deves ter. Repito: tentas escolher do presente e do passado só o que te interessa e julgas que te compram essa merdoca. És um ignorante, velho rançoso e burro. Sem te insultar! Se és velho és velho, nada a fazer, e não é insulto! se és burro és burro, ... é só a realidade. És ignorante, portanto és uma besta! benvindo à tua realidade.

      Eliminar
    9. Quid

      Es um hipocrita!
      Ja n tenho paciencia para ti!
      Vai para o caralho!

      Eliminar
    10. Os roquettes corromperam o Sporting, o jorge nuno o futebol português.

      JOGUEM Á BOLA!!!
      PALHAÇOS JOGUEM À BOLA!
      SÃO UMA VERGONHA!!
      VOCÊS SÃO UMA VERGONHA!!!

      Eliminar
    11. Mas porquê que, lá porque o FC Porto corrompia árbitros, os outros também iriam corromper?

      É mesmo discurso de quem não tem argumentos e de alguém que se recusa a ver a realidade, então cria a ilusão de que o seu clube tem desculpa porque os outros também faziam aldrabice.

      Lá porque existe gente desonesta no mundo não quer dizer que todos nós também somos.

      Eliminar
  8. Será que já dá para admitir que o celebre colinho era mesmo o dos adeptos? Porque dentro de campo a equipa mostrava a qualidade do treinador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa a poesia e dedica-te à prosa. O colinho existiu e o facto de que, apesar de terem tido um excelente treinador em Jesus, vocês só com ele, o colinho, é que conseguiram ser campeões.

      Eliminar
    2. Ah ah ah ah ah ah

      Há dois anos que digo isto :

      O carnide ter um bom plantel é uma falácia.
      É tudo sobrevalorização da comunicação social, que endeusamento luisoes, foda-se, até o jardel é grande!!!.
      De há 3 anos para cá o vosso plantel era o mais fraco dos 3.
      So nao andaram a lutar com o Braga, Como será este ano por causa do jota jota.
      Não venhas com merdas de falácias que o plantel deste ano é tão bom ou melhor que o do bicampeonato. Aliás já des"tabaraat"am mais dinheiro que no ano passado.
      Saibam comprar.

      Mas como dizia, o jesus pos um plantel de 3-4 lugar a lutar pelo acesso à champions.
      O colinho fez dele bicampeão.

      E o jesus sabe isso, se não não teria largado a bomba das caixas.

      O gozo do jesus vai ser ser campeão no clube dele e sem colinho.

      Vocês só tem um jogador de topo, o gaitas.
      O salvio é bom mas só ligar um terço do campeonato.

      O enzo foi um improvement do jesus mas nunca deixou de ser um fdp caceteiro, que só acabava os jogos com a conivência dos árbitros

      Eliminar
    3. O Nuno tem razão. Nos últimos anos, por o Benfica ter bastantes pênaltis a favor, vocês concluiam que era por colinho, porque os árbitros estavam comprados, etc.
      Hoje, tendo as coisas se invertido, já conseguem puxar pelos neurônios e concluir que "é indicador claro de uma presença na área adversária bastante mais acutilante".

      Sejam coerentes e sérios sff.

      Eliminar
  9. Ver alguém do Porto queixar-se de favorecimento por parte dos árbitros é comparável a ter de aceitar conselhos de dieta do Fernando Mendes... ou seja, o extremo da hipocrisia.

    Acho que se devia dedicar à fruticultura, ouvi dizer que se dão bem com gentes do Norte.

    Bem-haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ser muito jovem e imaturo, pázinho.

      É que o Campeonato de Portugal tem 80 anos. E SE o FCP foi favorecido digamos em 15 anos, QUEM é que o FOI nos outros 65 anos?!

      Ou também és um dos tais que sofres de amnésia ou de alzheimer.. e julgas que os clubes de Lisboa não faziam, fazem igual?! Se calhar pensas, 'acarditas' que os árbitros corruptos em Lisboa iam para as Igrejas rezar o terço e faziam jejum, abstinência..

      E estás enganado... nas terras de Riva e Além Tejo é que há muito meloal !!



      Eliminar
    2. Reles e alienada avestruz, a verdade não é aquela que tu gostarias que fosse. Mas aqui esta-se tudo nas tintas para que continues a escrever enquanto dormes. Palerma.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Quando não se tem argumentos parte-se para o insulto.. a mim, podeis vir todos em manada, em ninhada chamar-me palerma.. que não me afectais!!

      È que eu não sou daqueles que engulo patranhas de ex-Pastores da IURD a vender Academias prá China !!!

      Eliminar
    5. Não, tu só engoles patranhas de corruptos, putanheiros, proxenetas, criminosos e macacos. Há mais de trinta anos. E não abres o bico. Se por cobardia ou por afinidade só tu saberás.

      Eliminar
    6. Não há insulto aqui! o meu amigo simplesmente é menos inteligente do que se apregoa! O meu amigo é mesmo muito pouco inteligente! sem insulto. Sendo mesmo nada inteligente, então é parvo, burro, estúpido. Sem insulto! É facto comprovável pelos exemplos por si dados. Sem insulto, o amigo é só estúpido que nem uma porta. Ou palerma, vai dar ao mesmo.

      Eliminar
    7. Para os palermitas ignorantes e imbecis que falam em Apito Dourado.. mostrem-me AQUI em que Tribunal o FCP foi condenado!!

      Para o Cona da Ana ou da Mana.. mais falcatruas que os Rochas, Gonçalves, Cintras, Roquettes, Francos, Betencourts, Duques e Cenas tristes, Cristovãos, Gordinhos e Badochas fizeram e fazem?!

      Dais-nos uma abada em falcatruas !!

      Lá está.. ou sois mesmo imbecis, idiotas chapados de nascença.. ou então sofreis de amnésia, de Alzheimer, só pode !!!

      Ex-vice presidente e líder de claque presos - SAPO Desporto
      desporto.sapo.pt/.../elemento-da-juve-leo-e-ex-pj-pereira-cristovao-detid...
      03/03/2015 - Duas pessoas, uma delas ligadas à claque leonina Juve Leo, foram esta terça-feira detidas na operação que levou também à detenção..

      É que o Macaco é formado em Gestão de Empresas.. já o Mustafá esse anda a roubar velhinhas no Estoril e Cascais!!

      Eliminar
    8. Ó pobre alma, ainda não percebeste o que te dizem? ainda ladras a tua verdade podre? sempre com os copy paste do costume? Agora queres que provas, que te enfiem todas as pixas do mundo nesse cú? vai ao youtube, ouve e cala-te, ó velho maluco.

      Eliminar
    9. LOL!!! Não prometas coisas que não consegues cumprir ó velho farrapo.

      Eliminar
    10. Nossas academias são mesmo boas, ao contrário do Oporto que só as tem no FM.

      E dos anos 86 para 2015 são 29 anos, aprende a fazer contas.

      FUTEBOL CORRUPTOS OPORTO. SOIS UMA MERDA, UMA VERGONHA.

      JOGUEM Á BOLA!!!
      PALHAÇOS JOGUEM À BOLA!
      SÃO UMA VERGONHA!!
      VOCÊS SÃO UMA VERGONHA!!!

      Eliminar
    11. Oh panão... de 1987 para 2002 são 15 anos !!!

      E em 2002 até houve um clube que foi Campeõa com 19 penalties !!!

      Eliminar
    12. Caro Quid,

      Apesar de não haver condenação em Tribunal nenhum, todos ouviram as escutas (que foram desconsideradas do processo). Não estou a falar em claques, porque todas padecem do mesmo mal - um sentimento de matilha e de falta de civismo (tanto um Macaco formado em Gestão de Empresas, como um Mustafa formado em Assaltos na linha Estoril-Sintra).

      O que estou a falar são de factos; portanto vamos a ele: é mentira que Pinto da Costa surge em vários telefonemas a dispensar "fruta" a várias equipas de arbitragem?

      E, para quem me apelida de imaturo e pázinho, folgo em notar que demonstrou toda a sua maturidade e altivez nos seguintes comentários.

      Passar bem meu caro.

      Eliminar
    13. Mas não estamos em 2015?

      OLHA PARA CIMA
      OLHA PARA CIMA
      DRAMPIÕES OLHEM PARA CIMA

      E até Janeiro pequerrucho. ;)

      Eliminar
  10. Excelente post MdC .... nunca me cansarei de repetir :).

    Apesar da conversa das nadegas julgo que não nos devemos desviar do post em questão.

    Como tal para mim a grande diferencia e maior fator de diferenciação são estes 2 critérios medidos pelo site Goalpoint:

    - Passes p/ ocasião permitidos: JJ 4,8 e MS 7,4

    - Remates enquadrado permitidos: JJ 1,8 e MS 3,6

    Agora juntem a essas estatísticas o facto de Adrien ter desempenhado o papel de William em 6 desses jogos.
    Outra questão que reforça esta minha ideia qt jogos ganhamos pela margem minima nessas 10 partidas 5/6 jogos !? ... a diferença que faz a estabilidade defensiva.

    SL,

    ResponderEliminar
  11. Para mim, principal diferença, esquecendo os planteis, é o aumento da consistência defensiva. O SCP de JJ permite menos ocasiões aos adversários, porque consegue afastar o momento defensivo da sua baliza. Como se viu com algumas equipas que conseguem meter velocidade no último terço, este sistema pode causar alguns calafrios no contragolpe, pois facilmente aparecem 3 ou 4 jogadores de frente para a baliza. Mas, não está ao alcance da maior pare das equipas no nosso campeonato.

    Abr,

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,
    Só tinha mesmo era de ser!
    Basta comparar a experiência de JJ com a de MS, já para não contar com a diferença de ordenados (talvez numa ordem de grandeza de 10 vezes mais, ou algo que o valha).

    ResponderEliminar
  13. comparar a equipe tb devia fazer sentido
    Mark Margo
    www.markmargo.net ( ENTRETENIMENTO e PLAYMATES )

    ResponderEliminar
  14. Eu acho engraçado os comentários do tripeiro que por aqui aparece a tentar moldar o passado negro do seu clube em algo circunstancial.
    Mas o que me leva a comentar é verificar que estes adeptos portistas são muito valentes no anonimato da internet, mas está á vista de todos que o clube deles está a ser espoliado por meia dúzia de aldrabões e estes gajos estão caladinhos que nem uns ratos.
    Se o meu clube fosse gerido por bandidos, por muito que tenham ganho e ganharam, com muita merda á mistura mas também com méritos, eu não dava carta branca a gajos que estão a delapidar o clube e a encherem os bolsos. Acordem e sejam homens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ELES QUE JOGUEM Á BOLA!!!
      AQUELES PALHAÇOS QUE JOGUEM À BOLA!
      ELES SÃO UMA VERGONHA!!
      VOCÊS TRIPEIROS SÃO UMA VERGONHA!!!

      Eliminar
    2. Olha, mais um que sofre de Alzheimer... queres mais aldrabões e ladrões que a lista que já em cima apontei?!

      Cintra, Gonçalves, Roquette, Franco, Bettencourt, Teles, Duque, Gordinho, Crsitovão, Badocha?!

      Deves ser mesmo um imbecil rapaz..

      Sois o clube que mais faroleiros tendes a gamar e a meter ao bolso.. e falais dos outros?!

      Burro sou eu em responder a gatinhos sem unhas, sem dentes!!

      Vá, lá.. ainda estou à espera que me digam um Tribunal onde PdC fosse condenado!

      Bando de girinos e lagartixas rabudas... pensais que por insultar em bando, em manada me meteis medo.

      Eliminar
    3. IN ON IN ON IN ON In ON IN ON IN ON IN ON

      Eliminar
    4. JOGUEM Á BOLA!!!
      PALHAÇOS QUE JOGUEM À BOLA!
      JOGUEM Á BOLA!!!
      SÃO UMA VERGONHA!!
      VOCÊS SÃO UMA VERGONHA!!!

      Eliminar
    5. E ESTA MERDA VAI CAIR
      E ESTA MERDA VAI CAIR
      E JÁ É UMA CASA ARDER OH, OH OHHH

      Eliminar