sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Apuramento bem gerido

Terão sido certamente poucos os sportinguistas que não ficaram surpreendidos com o onze escolhido por Jorge Jesus. Ao colocar em campo a equipa habitual do campeonato, o treinador parecia dar o sinal que ia atrás do apuramento com todas as armas que tinha à sua disposição. No entanto, a atitude demonstrada pelo Sporting durante os primeiros 45 minutos foi a antítese daquilo que se esperaria de uma equipa a alinhar na máxima força e que precisava da vitória para seguir em frente na competição.

De facto, a quantidade imensa de falhas de concentração com que a maior parte dos jogadores nos presenteou na primeira parte - e que teria uma sequela de consequências bem mais graves na segunda, quando o Besiktas marcou na sequência de uma perda de bola infantil de João Pereira - não fazia imaginar uma última meia hora de grande intensidade competitiva e mortífera eficácia na finalização.



Positivo

A gestão feita na fase de grupos - num grupo complicado para os padrões habituais da Liga Europa, o Sporting conseguiu garantir a passagem à fase a eliminar colocando o seu melhor onze em apenas um dos seis jogos disputados. Sendo a prioridade o campeonato, há que realçar que de uma forma geral o plantel foi bem gerido sem comprometer nenhum objetivo.

Espírito inquebrável - Tondela, Nacional, Arouca, Benfica, Belenenses: foram vários os jogos esta época em que o Sporting alcançou a vitória ao cair do pano. Benfica, Lokomotiv, Besiktas: três jogos em que conseguimos virar o resultado após começarmos a perder. Por cada limitação identificada na capacidade ofensiva do Sporting, pode o Sporting contrapor com uma determinação férrea na procura da vitória até ao apito final do árbitro. A época ainda não chegou a metada, mas essa determinação já nos valeu o apuramento na Liga Europa e Taça, e muitos pontos no campeonato.

Ruiz e Slimani - numa noite em que praticamente todos os jogadores tiveram exibições muito irregulares, é justo destacar os dois homens que estiveram na base da reviravolta. Ruiz construiu com enorme classe o primeiro golo (aquele pormenor junto à linha foi delicioso) e marcou o segundo. Slimani marcou o golo que embalou a equipa para dez minutos diabólicos - um golo bem à sua imagem, todo ele produto da sua imensa determinação.

O ambiente no estádio - os turcos não enchiam os setores que lhes estavam destinados, mas foram de longe o adversário mais ruidoso no apoio à sua equipa que passou por Alvalade nesta época. Mas a curva sul (e também a norte) não admitiram que os turcos se fizessem ouvir e souberam responder em conformidade. Resultado: grande ambiente no estádio. Quem não esteve lá não sabe o que perdeu. Os que estiveram podem apenas imaginar o que seria se o estádio estivesse cheio, e não apenas a pouco mais que 50% da capacidade.


Negativo

A primeira parte - o melhor onze podia estar em campo fisicamente, mas a mente dos jogadores parecia estar noutro lado. Chegou a ser desesperante a quantidade de passes simples mal direcionados, a falta de nervo nas disputas de bola, os erros na abordagem aos lances e a falta de vontade em explorar o espaço que o adversário concedia. Foram poucos os jogadores que, num determinado momento, não cometeram uma asneira que testou os nervos das pessoas que estavam nas bancadas. Tudo isso se somou ao bom trabalho que o Besiktas fez na pressão aos nossos médios de construção e à criatividade dos seus homens mais avançados, e como consequência o Sporting foi uma equipa inofensiva no ataque e que proporcionou demasiadas facilidades na defesa.

Os idiotas dos petardos - já toda a gente sabe que a UEFA tem mão pesada para quem usa engenhos pirotecnicos nos seus jogos. Mesmo assim, um par de idiotas decidiu usar petardos na celebração do segundo golo. Foi pedido de imediato pelo speaker do estádio que não o fizessem. Apesar do aviso, passados uns minutos voltaram a disparar outro petardo. Era identificá-los e mandar a multa para a casa deles.



Não estou propriamente eufórico com a qualificação. Na minha opinião, quanto mais longe formos nas competições europeias, mais difícil se tornará a luta pelos objetivos principais da época. No entanto, nunca nenhum mal vem a uma equipa quando vence um adversário difícil da forma que fizemos hoje. Não precisamos de voltar a pensar nos compromissos europeus até fevereiro, mas há sorteio na segunda-feira. Com a nossa sorte, já estou a ver um clube alemão ou inglês a sair-nos no caminho.

58 comentários :

  1. Quanto aos idiotas dos petardos, eu iria mais longe, ao estilo Inglês. Fora dos estádios durante 1 ano. A multa, haverá sempre algum "colega" mais abastado dentro do grupo de idiotas para a cobrir.

    ResponderEliminar
  2. Sei que pode parecer um contra-senso, mas não me importava nadinha de apanhar o Schalke e demonstrar efectivamente quem é melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, a Gazprom não patrocina a Liga Europa mas continua a ter muita influência... :)

      Eliminar
  3. Mestre,

    O apoio que os adeptos turcos deram à sua equipa foi simplesmente fantástico.
    Não se calaram um bocadinho...até ao minuto 67 :)
    Depois, infelizmente, tiveram que levar umas bastonadas para se manterem no lugar!

    Há já 2 épocas que estou na Superior Norte e cada vez mais se sente que esta bancada está em sintonia no apoio à equipa, por vezes de forma espontânea, tendo eu já ouvido por vezes a Sul a entoar um cântico e a Norte a entoar outra coisa completamente diferente.
    Sinal dessa espontaneidade no apoio.

    E sem dúvida, que grande ambiente ontem se viveu naquela bancada.
    Ao nível do recente derby para a taça.

    Até onde é que esta equipa conseguirá ir é a grande pergunta que se coloca.

    SL
    José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, José. A superior norte está cada vez mais a fazer-se ouvir. Excelente!

      Eliminar
  4. Sair um clube Alemão ou Inglês era a sorte grande. Não quero é mais deslocações longas (Russia; Turquia; Albânia). Venha de Espanha, França ou Inglaterra! Desportivamente é indiferente, porque são quase todas iguais.

    ResponderEliminar
  5. Olympiakos
    Bayer Leverkusen
    Man United
    Molde
    Liverpool
    FC Krasnodar
    Nápoles
    Rapid Viena
    Lazio
    Basileia
    Tottenham
    Schalke 04
    Athletic Bilbao

    Destes 13, um vai sair certamente..

    E, é óbvio que se sair um espanhol, inglês ou alemão.. o Zbording não terá hipóteses.
    Já agora junto também os italianos.

    Mas, claro para quem tem como objectivos vencer a Taça de Portugal e o Caneco da Cerveja Lucília ISSO não é importante.

    Entretanto, do outro lado da 2ª circular continuam sem falar em contrato.. todos falam, todos dizem 'acordo' com a NOS.

    E, como sempre disse, serão cerca de 20 milhões a partir de 2016/2017!!

    Pois, dos tais 36 milhões é preciso deduzir as despesas, os custos, os investimentos feitos pela BTV.






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, já estreaste as picaretas e as enxadas este ano?

      "Joguem à bola, palhaços joguem à bola!"

      Eliminar
    2. E tu não queres falar dos 5 defesas, 3 trincos e 2 extremos do teu "treinador"???
      Entretem-te aí com a esquerda e quando estiveres cansado troca de mão.

      Eliminar
    3. Com a sorte que costumamos ter nos sorteios vai-nos sair o Man United ou Liverpool.

      Eliminar
    4. Quando o tema aqui for o FCP, poderemos perfeitamente dissecar, analisar.. é que eu e a maior parte dos portistas sabemos fazer autocrítica, e não pomos a mão no fogo por PdC, não o endeusamos.. muito menos pelo Julen Lopetegui!!

      Já os gatinhos sem unhas, leões sem juba e lagartixas rabudas.. esses deliram, ejaculam, babam-se todos pelos Broncos, Masca Chiclas Catedráticos.. tal como antes o fizeram com os Cintras, Gonçalves, Roquetes, Dias e Dias, Francos, Betencourts, Gordinhos, Teles, Duques, cenas tristes.. em esquecer os Cristovãos!!

      Eliminar
    5. Dizia: sem esquecer os Cristovãos, os Mustafás, so Casuals Verd'ascos!!!!

      É que a quem os ouvir, ler.. até parece que são todos, todos anjinhos, puros, castos, inocentes, virgens!!!!

      Eliminar
    6. oh aldrabão!! o que é que não percebeste ontem da declaração do presidente da NOS. O benfica recebe 36 MILHÔES

      Eliminar
    7. Sim, recebe.. MAS depois há que pagar os custos, as despesas, os gastos, os investimentos feitos.. entendes oh ignorante?

      E vai chamar aldrabão a quem te defenestrou o esfincter!!

      Ou se calhar pensas que é tudo lucro?!

      Eliminar
    8. ...não pomos a mão no fogo por PdC, não o endeusamos

      Sim, sim... E tens todo um historial de + de 30 anos de oposição esclarecida entre os sócios... Eleições disputadíssimas...indignação por o Porto ter perdido 6 pontos devido a corrupção... a independência e sentido crítico dos que criticam a concessão do futebol à Doyen... e depois veio o coelhinho da páscoa com as enxadas e picaretas e foi com o pai natal, o macaco e o palhaço no comboio ao Olival visitar o LOLpategui...

      "joguem à bola, palhaços joguem à bola!"

      Eliminar
    9. mas oh palerma, o que é que o clube da porta 18 tem a ver com este post?
      Tens tantos anos de experiencia em blogs que já nem sabes em qual estás a escrever nem o quê.
      Vai ajudar o Lope a escrever a próxima equipa titular para ver se não há mais equivocos

      Eliminar
    10. Qual foi a parte que não conseguiste ler?!

      "babam-se todos pelos Broncos de Parvalho, Masca Chiclas Catedráticos.. tal como antes o fizeram com os Cintras, Gonçalves, Roquetes, Dias e Dias, Francos, Betencourts, Gordinhos, Teles, Duques, cenas tristes.. sem esquecer os Cristovãos, os Mustafás!!


      É que em 30 anos, nós portistas, não pomos a mão no fogo por PdC.. pois sabemos bem que ele não é nenhum santo.

      MAS quando comparado com os que antes citei e outros vígaros, veigas e vieigaristas, que abundam na Lixoboa, PdC é um menino de coro.

      Para além de com PdC o FCP passou de 3º para 1º melhor clube de Portugal.

      E ISSO é que vos faz doer, incomoda, causa inveja, raiva, azia, dor de coto, dor de corno!!

      Entendes oh SAR?!

      Aos, outros, uma vez mais, volto a dizer que não vale a pena tentar insultar-me, pois estou imune, vacinado. São mais de 10 anos a aturar juvenis imbecis!!

      Os cães ladram, os gatos miam, as gaivotas piam e as vacas tussem !!

      Não vale a pena conspurcar o Blogue com insultos, pois a mim, passam ao lado

      :-)


      Eliminar
    11. Quicky

      Um porcocorrupt a falar da desvirtualização de resultados desportivos é como deixar de comer porque está com dores de estômago,

      Obrg
      Miguel Veloso e Antunes desde pequenino vivo em Kiev

      Eliminar
    12. Sou um bocado lento só tenho 1/3 dedo de testa,
      Mas quando dizes FCP é P de...

      Porco ou Pinto?

      Psicopata Corrupto

      Eliminar
  6. Acho que o Jesus colocou esta equipa a pensar também no Moreirense, que vem para o pontinho e sem o seu pêndulo no meio-campo (Palhinha) nem o seu jogador mais perigoso no contra-ataque (Iuri). Jogar com 2 extremos mais abertos (Matheus e Gelson) e 2 pontas de lança (Téo e Slimani, que estão mais fresco) será até o mais adequado. Veremos se é mesmo assim.

    Sobre o jogo de ontem, o Ruiz, mesmo intermitente, é um jogador do caralho. Estivesse noutro lado, já o estavam a colocar no Manchester United por 45 milhões em Janeiro. Venha o Rapid de Viena que, esses sim, estão-me há anos atravessados na goela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse jogo de 95 com o Rapid Viena também me ficou atravessado, mas já os reencontrámos em 2004-05 e ficaram pelo caminho (2-0) e (0-0).

      Eliminar
    2. Também fiquei com essa ideia para o jogo de domingo, Férenc. E assim poupa alguns jogadores para o jogo com o Braga.

      Eliminar
    3. Pois Tony, mas o jogo de 2004 não me chegou. Quatro-zero só se pagam com outros 4-0. Pelo menos...

      Eliminar
    4. O meu favorito é o MU, cria mais impacto e caso sejam eliminados os nossos activos sobem de cotação,

      Olhando bem não são nenhum papão feio

      Veremos

      Eliminar
  7. Está mal!
    Se o Mestre aspira a ser jornalista a nível nacional, precisa de incluir as estrondosas exibições de Renato Sanches nos pontos positivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de escrever o post às 2 da manhã, já não tinha a clarividência necessária para adjetivar da melhor forma os méritos que o Renato teve pela vitória de ontem... :)

      Eliminar
  8. Preferia evitar o Leverkusen, o Liverpool e o Nápoles.

    De resto, todos nós permitem colocar uma equipa menos rodada para sair dignamente da competição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manchester United é sempre um adversário temível, mesmo com o Van Gaal. E as equipas alemãs também são muito perigosas. E já agora, que estamos numa de pedir, era bom evitar deslocações longas. :)

      Que saia o Basileia ou o Rapid.

      Eliminar
  9. com JJ não existem adversários difíceis mas sim adversários que dão luta venha um vier JJ arranja maneira de o desmontar

    ResponderEliminar
  10. Eu queria o Liverpool seria fantastico jogar naquele estadio até para o crescimento da nossa equipa.
    Ou então uma equipa grande Man United, Schalke 04, Bayer Leverkusen

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Quero realçar que o Besiktas foi esta época o adversário mais díficil que o Sporting encontrou.Aliás não é por acaso que o JJ falou que o Besiktas tem um orçamento o triplo ou o quádruplo do Sporting.Uma equipa bem organizada,bem trabalhada e sempre perigosa no contra-ataque.Não foi por acaso que estiveram a vencer por 1-0.

    Mas o Sporting reagiu e numa falha do guarda-redes conseguiu empatar o jogo.A partir daí só deu Sporting e veio a reviravolta.

    Mais uma vez confirmei que o Sporting entrou com 10 jogadores uma vez que Montero é uma carta fora do baralho.Um jogador que passa completamente ao lado do jogo e que continua a desperdiçar oportunidades.Uma boa prenda no sapatinho do Sporting seria um bom ponta de lança uma vez que só Slimani é curto para tantos jogos e competições.

    Espectáculo Jorge Jesus.Finta dois,finta três,passa,isola e ainda marca golos...e não é que depois de tanto jogar...ainda tem tempo para mandar à merda os comentadores e lacaios da TV e jornais que tanto o críticam...e para pôr na ordem o Raúl José !...o homem não brinca em serviço,é dos meus,ai se é.Até o asno da Régie do Correio da Manhã ficou com as orelhas a arder !...lol

    Teo.Até na celebração dos golos o Sporting tem criativos.Temos poucos malucos no Sporting,temos !....

    Agora com a sorte que o Sporting tem segunda-feira temos o Manchester United !...venham eles ,venham eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogamos e vencemos o líder do campeonato Russo embora eliminados da CL (CsKA), Turco e no cômputo interno 03 victórias categóricas sobre o actual campeão,
      Sinal suficiente do crescimento e maturidade que a equipa demonstra nesta quase meia época sob o comando de JJ.
      Existe também um trabalho de coordenação que potência a estabilidade desportiva assente em 3anos de querer e determinação na defesa dos verdadeiros interesses do SCP

      E todos juntos somos poucos para ajudar

      SPORTING SEMPRE

      Eliminar
  13. Eu prefiro o Olympiacos de MS porque sei que os conseguimos vencer.

    ResponderEliminar
  14. Respostas
    1. Não é prioridade mas sempre interessou! Pelos vistos custa-te a perceber isso...

      Eliminar
    2. Claro que interessa, é por isso que o J veio para o Sporting. Para conquistar o TRI

      Eliminar
    3. Nunca foi dito que a LE não interessava. Apenas que não é prioritária.

      Eliminar
    4. "Não estou propriamente eufórico com a qualificação. Na minha opinião, quanto mais longe formos nas competições europeias, mais difícil se tornará a luta pelos objetivos principais da época.".

      Fico sempre feliz com as vitórias do Sporting, mas não teria ficado chateado se tivessemos sido eliminados. Mas enquanto cá estivermos, terá sempre algum interesse. Mas está longe de ser a prioridade nº 1.

      Eliminar
    5. Comparar este post com o do dia seguinte ao spendertotosgbjfdvjbreu... Aquilo que parecia ser uma competição contaminada com ebola passou a ser uma competição top model.

      Eliminar
    6. Até prova em contrário contra o Braga interessa mais a TP, já que não temos a possibilidade de jogar ou ter em sorteio o

      VIANENSE GD

      Passarinho

      Eliminar
  15. Na minha opinião, era bom de evitar, mais ainda que certos clubes, as deslocações longas que podem prejudicar desportivamente as restantes competições e acumular muito cansaço nos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, que o sorteio deixe os Krasnodars para outros. :)

      Eliminar
  16. Bayer Leverkusen, com o qual temos contas a ajustar (e um fácil para os andrades, para o frutocurroputunhol poder ser o nosso capacho de acesso aos quartos de final). Macaquito do Pireu frito também estaria bem.

    ResponderEliminar
  17. Para a péssima exibição do Sporting na primeira parte muito contribuiu a pressão intensa e contínua dos Turcos, mas que fez com que rebentassem físicamente no meio da segunda parte, o que foi decisivo para a reviravolta. J.Jesus é teimosamente fiel ao seu modelo dos médios interiores, quando devia alargar o futebol do Sporting desde o início quando se prevê por parte do adversário a táctica do autocarro. Domingo, o Sporting devia jogar com dois extremos bem abertos nas alas desde o início, não perdendo meia parte a bater contra a muralha contrário. Uma nota negativa para o Quaresma - mais uma. Tem o direito, como qualquer outro jogador profissional, de escolher as melhores opções financeiras para a sua carreira, e ninguém lhe pode levar a mal por isso. Não pode é contínuamente mostrar ingratidão para com o clube que o formou como jogador e homem. Foi triste ver a forma exuberante como comemorou o golo do Besiktas . Ficou-lhe muito mal, mas infelizmente já por outros comportamentos ao longo da sua carreira se percebeu que como homem deixa algo a desejar. Espero que nunca mais volte a vestir a nossa camisola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Johnny, concordo em relação à necessidade de alargar mais o jogo contra adversários fechados. E é verdade que o Besiktas pressionou muito na primeira parte, o que pode ter sido decisivo para a falta de frescura física e psicológica que mostraram nos últimos 25 minutos.

      Em relação ao Quaresma, acho normal que festeje exuberantemente. Fez uma grande assistência para o Gomez, e não nos podemos esquecer que este era também um jogo decisivo para o Besiktas.

      Eliminar
  18. "A gestão feita na fase de grupos - num grupo complicado para os padrões habituais da Liga Europa, o Sporting conseguiu garantir a passagem à fase a eliminar colocando o seu melhor onze em apenas um dos seis jogos disputados. Sendo a prioridade o campeonato, há que realçar que de uma forma geral o plantel foi bem gerido sem comprometer nenhum objetivo."

    Falas a sério quando dizes isto?

    Porque o 11 base foi este jogo, e Domingo jogais de novo assim como Quarta na Taça...

    Se o Jesus desse mais importância às competições Europeias, podia ter jogado Ontem com os suplentes, porque neste grupo o Sporting era claramente a equipa mais forte...

    Mas ok, continuai a ignorar o óbvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, falo a sério... o Sporting usou o onze base em apenas 1 dos 6 jogos da Liga Europa. Ou usámos mais vezes e eu estava distraído?

      Não percebo o que queres dizer com isto: "Se o Jesus desse mais importância às competições Europeias, podia ter jogado Ontem com os suplentes, porque neste grupo o Sporting era claramente a equipa mais forte..."

      Eliminar
    2. Estou a elogiar o Sporting, que claramente era a equipa mais forte, e se ele valorizasse devidamente a Liga Europa, chegáveis a este Jogo com 12 a 15 pontos, e podíeis jogar com os suplentes já com o apuramento e 1º lugar garantido.

      Eliminar
    3. Distorcido como sempre vindo da pontinha, não temos a sorte de a qualquer momento fazer saltar da equipa Bb diamantes em bruto que já percebem e tem maturidade táctica para embates e competições tão exigentes,
      Vamos ter que aprender a formar como na Caixa depósito

      Bernados, cancelos, cavaleiros, Nelsons oliveiras, semedos, guedesvieira e Sanches são muitas pérolas

      Vou ali ao ourives já venho

      Eliminar
  19. Para a péssima exibição do Sporting na primeira parte muito contribuiu a pressão intensa e contínua dos Turcos, mas que fez com que rebentassem físicamente no meio da segunda parte, o que foi decisivo para a reviravolta. J.Jesus é teimosamente fiel ao seu modelo dos médios interiores, quando devia alargar o futebol do Sporting desde o início quando se prevê por parte do adversário a táctica do autocarro. Domingo, o Sporting devia jogar com dois extremos bem abertos nas alas desde o início, não perdendo meia parte a bater contra a muralha contrário. Uma nota negativa para o Quaresma - mais uma. Tem o direito, como qualquer outro jogador profissional, de escolher as melhores opções financeiras para a sua carreira, e ninguém lhe pode levar a mal por isso. Não pode é contínuamente mostrar ingratidão para com o clube que o formou como jogador e homem. Foi triste ver a forma exuberante como comemorou o golo do Besiktas . Ficou-lhe muito mal, mas infelizmente já por outros comportamentos ao longo da sua carreira se percebeu que como homem deixa algo a desejar. Espero que nunca mais volte a vestir a nossa camisola!

    ResponderEliminar
  20. Sinceramente, uma eliminaçãozinha às mãos do Olympiakos era ouro sobre verde. E não duvidem que o MS até dava o dito cujo e cinco tostões para que lhe calhe o sporting, tal a fé com que ele deve estar ao homem dos dois queixos.

    ResponderEliminar
  21. Eu também não fiquei eufórico mas gostei! Tive, mais de uma vez, a oportunidade de aquí manifestar o meu interesse pela passagem à fase seguinte um pouco ao contrário do MdC. Acredito que nenhuma das equipas portuguesas ainda em "jogo" poderão ir muito mais longe (seja na Champions ou na LE) mas esta vitória do Sporting vai ter uma mais valia importante sobretudo a nível interno! Os outros candidatos ao título vão ter de aprender a respeitar o Sporting e o cansaço dum jogo a mais é fácilmente ultrapassado anímicamente por uma vitória!

    ResponderEliminar