terça-feira, 29 de dezembro de 2015

As audiências televisivas de Sporting, Benfica e Porto em 2015

Sendo os contratos televisivos dos grandes um dos temas do momento, pareceu-me útil e interessante fazer um apanhado das audiências que Sporting, Benfica e Porto tiveram nos jogos transmitidos por canais em sinal aberto ao longo do ano de 2015. Infelizmente, não sei como obter os dados relativos às transmissões da Sport TV. Se alguém tiver esses dados ou souber como os obter, agradeço que me diga ou que mos forneça. Enriqueceria o debate público sobre o que valem efetivamente os grandes em termos de audiências televisivas.

Pesquisei no site atelevisao.com (obrigado, Valdemar!) as audiências dos jogos oficiais transmitidos em sinal aberto durante o ano de 2015. Isto abrange as partidas da Liga dos Campeões (RTP e TVI), Liga Europa (SIC) e finais da Taça de Portugal e Taça da Liga. Como o Sporting não participou em nenhum jogo da fase de grupo da Liga dos Campeões nesta época, acrescentei as duas partidas transmitidas na época passada (contra Chelsea e Maribor) para servirem como termo de comparação mais fiável.

O resultado, ordenado pelo número de espectadores, é este:


Ou seja, há pelo menos três conclusões mais ou menos óbvias que se podem tirar olhando para este quadro:

1. O nível de importância do jogo faz as audiências explodir, pois atrai muitos espectadores de outros clubes. O facto de os dois jogos entre Porto e Bayern estarem nas três primeiras posições é a melhor prova disso. As menores audiências dos jogos da Liga Europa em relação aos da Liga dos Campeões também se explica, como é óbvio, pela menor relevância da competição.

2. O horário dos jogos é decisivo para determinar o número de espectadores. Os três jogos que o Sporting realizou às 18h são de longe os menos vistos (perdem no mínimo 1/3 da audiência em relação aos restantes). Também terá afetado o jogo da final da Taça de Portugal, que teve a agravante de ser numa tarde de um fim-de-semana de muito calor. O facto de se disputarem em período de férias também tem influência, como se pode ver nos jogos do playoff do Sporting contra o CSKA.

3. Retirando os fatores importância/horário da equação, o Benfica é o clube com mais audiências. O Sporting vem a seguir, e o Porto em terceiro lugar. Isolando apenas os jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões (jogos de importância idêntica, no mesmo horário), a ordem seria a seguinte:


Neste quadro, a anomalia "estatística" é provocada pelo Chelsea, que é um adversário de maior prestígio que os restantes. Seria normal que o Benfica conseguisse o jogo de maior audiência das fases de grupos se também tivesse tido a oportunidade de defrontar uma equipa do nível mediático do Chelsea.

Considerando os jogos deste quadro, diria que as audiências médias do Sporting serão cerca de 10% inferiores às do Benfica. As do Porto andarão cerca de 20% abaixo das do Benfica. Mas, como é evidente, é um universo de jogos muito pequeno para se tirar qualquer conclusão definitiva. Com acesso aos números da Sport TV será possível tirar conclusões muito mais rigorosas.

64 comentários :

  1. Ora aqui estao factos que comprovam o que sempre pensei! O SCP mesmo com poucos titulos nas ultimas decadas continua com maior massa critica que o FCP.

    Off topic

    O jornal "A Bola" noticia que o SCP fechou contrato com a NOS por 500 milhoes de euros! O que acha mestre? Obviamente ainda nao se sabe o que engloba mas a 1a vista parece ser um GRANDE negocio.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos esperar para ver se se concretiza, Fernando. É preciso se esses valores se confirmam e, acima de tudo, o que é incluído no pacote. Um abraço.

      Eliminar
    2. Ainda ontem o BdC disse que este assunto era para ser tratado com calma, sem pressas. O Sporting tem dois anos e meio para arranjar o melhor negócio possível. Com a legalização das casas de apostas online, também poderá explorar um possível patrocínio das suas camisolas nessa área, antes de se comprometer com alguma operadora de TV como o Porto fez.

      Um contrato de 10 anos é sempre uma incógnita (mas para a NOS e MEO será menos, pois devem ter estudado bem as coisas a longo prazo antes de largarem centenas de milhões de euros). E no caso do Porto e Sporting, implicaria um compromisso de 12,5 anos. É muito tempo. 40 milhões/ano parecem muito bons agora, mas daqui a 5-6 anos poderá já não ser tão bom negócio assim.

      Em Espanha, salvaguardando ser uma liga mais mediática e com maiores audiências, há equipas na segunda metade da tabela classificativa que já ganham mais que isso por ano.

      Talvez os problemas com a Doyen forcem o Sporting a fecha negócio ainda durante esta época, mas mesmo assim, ainda não há pressa.

      Eliminar
    3. MdC

      Falo, obviamente, caso seja verdade o que diz o pasquim.
      Falta saber, a ser verdade, o que engloba!

      Eliminar
    4. Angelo, concordo que não há pressa. Mas, por outro lado (também o referi ontem), é normal que se aproveite a guerra entre operadores - que pode não durar para sempre.

      Não podemos é comparar a nossa liga com a espanhola. A procura internacional dos jogos espanhois é incomparavelmente superior...

      De qualquer forma para já é tudo especulação. Vamos ver o que acontece.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Vamos esperar pela confirmação, mas 500 milhões são sempre 500 milhões..... para um clube que já fechou portas….. Será que o GRANDE LÍDER fechou mesmo um contrato milionário ??? VAMOS ESPERAR, CENAS DOS PRÓXIMOS CAPITULOS.... ATÉ AGORA SÓ VEJO PIOLHOS A SALTAR NA CABEÇA DOS LAMPIÕES….. AI COMO SALTAM !!! DEVEM ESTAR A REZAR PARA QUE O SPORTING NÃO CONFIRME EM COMUNICADO A CMVM.AI COMO REZAM OS LAMPIÕES E OS TRIPEIROS!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, os números, só por si, não indicam se o negócio é bom ou mau. É preciso sabermos o que inclui para podermos avaliar devidamente.

      Eliminar
  4. um Sporting-carnide em final de taça e com todos aqueles acontecimentos daria seguramente mais de 3 milhões de espectadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso lembrou-me que não inclui a Supertaça nesta lista. Já coloquei na lista.

      Eliminar
    2. Grande comentário de A Minha Tv Pifou..

      E é ISSO que muitos AQUI esquecem, ignoram. Incluindo os Mestres, Mordomos, Moços de recados. Falam AQUI em audiências à boca cheia, MAS esquecem é que o último ano, os últimos meses não servem de amostra. A 'guerra' de alecrim e manjerona do último ano, não se vai repetir todos os anos.

      Já o FCP + Real Madrid + Barcelona + Manchester.. estarem na Liga dos Campeões em mais de 20 anos SEGUIDOS.. ISSO sim, é que interessa às operadoras.. que vendem os seus Direitos para todo o Mundo. É que HÁ AQUI muitos girinos que julgam que o Mundo começa em Leiria e acaba em Sines!!

      - - -

      Entretanto.. já se passaram 9 horas DESDE a ÚLTIMA HORA !!!

      E, como sempre as lagartixas (que julgam ser jacarés) logo abocanharam!!!!




      Eliminar
    3. E nem o facto de o FCP ter adeptos em todos o Mundo (QUE não começa em Alverca nem acaba em Alcácer do Sal).. COMO se comprova pelos mais de 2.5 Milhões de seguidores no Facebook... os faz demover.

      E, nem o facto do FCP ter ido a 11 Finais Internacionais e ter ganho 7 nos últimos 30 anos os faz abrir a pestana.

      Entre as gaivotas que se julgam abutres e as lagartixas que querem ser jacarés, venha o Diabo e escolha.

      Roques, Roquettes, Ricciardis, Saviotis, Sobrinhos, Mosquitos, Cristovãos...
      Vales, Viravinhos, Varas, Veigas, Vieiras.. Albarrans, Duartes Limas, Dias Loureiros, Oliveiras e Costas..

      BPNs, BPPs, BES, BANIFs... ISSO não interessa para nada !!!

      Siga, siga.

      Eliminar
    4. O que interessa é que o Mundo começa em Vila Franca e acaba em Santiago do Cacém..



      Eliminar
    5. Ó Quid: deves ter sido destacado pelo Dragões Diário para vir para aqui peidar-te. Deves pensar que estás em tua casa, em que cortas as unhas dos pés à mesa, que entre uma pasta al dente tiras uns macacos do nariz para matar a fome. A fome é tanta que até confundes as tuas bolotas com almôndegas. A tua presença é a prova da força do Artista do Dia, caso contrário não vinhas pra cá soltar esse bafo de onça. Parabéns Artista do Dia!

      Eliminar
    6. E está mais que visto que os gajos do diário lhe ofereceram um mapa de Portugal. Com mapa sempre são umas calinadas a menos.

      Eliminar
  5. Relativamente ao suposto acordo dos 500M...até prova em contrário é mentira! Não nos deixemos iludir. Só será verdade quando for anunciado às entidades competentes.

    ResponderEliminar
  6. In Record..

    DOYEN ACUSA LEÕES DE IMPEDIREM A DIVULGAÇÃO DO ACÓRDÃO - TAS poderia revelar se leões aceitassem..

    - - -

    VÊM AÍ MAIS PROCESSOS POR DIFAMAÇÃO - Doyen Sports prepara-se para mais Processos. Em nome da empresa e a título pessoal, do CEO Nélio Lucas.

    Claro que num Blogue leonino, estas noticias passam ao lado, não são destacadas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pura mentira! Foi a Doyen desde o inicio que se opôs a divulgação dos acórdãos. O Sporting deu o seu aval a essa divulgação. Como nessa noticia não há contraditorio diz-se a barbaridade que se quer... mentira ...

      Eliminar
  7. Quanto ao tema em questão, é difícil dar uma opinião. Eu não sou do foculporto nem do venfique e só não vi os jogos desses clubes nos dias em que estava a trabalhar. Além de gostar de futebol, também tenho alguma curiosidade em ver o que lhes acontece.

    Relativamente ao número de adeptos, não há forma de ter uma análise séria e fidedigna. A minha impressão é a de que andaremos mais ou menos ao nível dos andróides e mais perto do venfique do que eles fazem crer.

    ResponderEliminar
  8. Em Semana de Clássico.. o que interessa é dizer que Vilas Boas já assinou pelo Porto.

    Estes pasquineiros, jornaletas da treta e do croquete.. julgam, 'acarditam' mesmo que os portistas, que o FCP nasceu ontem!!

    :-)



    ResponderEliminar
  9. In Reflexão Portista - José Correia 28 de dezembro de 2015 às 21:52

    "BdC ao vir para a Praça Pública dizer que o Sporting não tem pressa, que não está em saldos, é um sinal claro de que as propostas que foram feitas ao Sporting são substancialmente inferiores às do SLB e FC Porto.

    O resto é folclore, para consumo de adepto."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na hora do Artista do Dia ligar para alguma empresa de desratização. Diz-me uma coisa urso, gostavas que alguém chegasse a tua casa, a convite de vossa excelência, e que te comesse a mulher na banca da cozinha, enquanto ias assistindo com uma mordaça na boca e pensando para os teus botões: "fónix... e eu que julguei que era um garanhão. Se ele me tirasse a mordaça era anãozinho para lhe perguntar se a podíamos comer juntos." Vê lá se metes isto na cabeça (visto daqui parece uma semente de mostarda): isto é um blogue leonino, por isso desampara a loja!

      Eliminar
  10. Parabéns pelo trabalho.

    Sem retirar os jogos que têm factores extra verifica-se que o Benfica tem os seus jogos sempre vistos no minimo por 1,8M de espectadores, para a taça da liga. è aquele que garante mais retorno independentemente do nome do adversário.
    porto e sporting dependem essencialmente do adversário (bayern, chelsea e benfica) para fazerem resultados que se intrometam nos do Benfica. Com adversários de nome "normal" ficam sempre atrás.
    Não concordo muito com o retirar os jogos de maior importância pois como é óbvio as operadoras têm em consideração que determinado clube tem maior probabilidade de ter jogos mais importantes do que outro.

    ps: este trabalho seria mais interessante e mais "explorável" se introduzisse os dados em spss... apesar de a amostra ser relativamente pequena daria para estabelecer algumas correlações de factores interessantes e até verificar quanto da variação de espectadores é explicado pelos factores extra que falou (etc...). Em excel também dá mas não é o ideal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Nuno, seria um excelente trabalho do MdC.. se não misturasse alhos com bugalhos, confundisse nêsperas com magnórios, fizesse uma salada de tutti fruti, metesse gatos com cães no mesmo saco.

      E, sobretudo se fizesse um trabalho de sapa, de análise a 5 a 10 anos.. e não baseado apenas no último ano. Um ano 'atípico'.

      Mal comparado é como os benfiquistas falarem agora com vaidade que o SLB está em 6º lugar no Ranking.. mas, quando o FCP esteve em 3º, em 5º 'esqueceram-se DISSO!!

      Lá está.. julgam que o Mundo começou este ano... e que o Mundo começa em Alverca!!

      Eliminar
    2. Nuno, como é evidente a amostra está longe de ser conclusiva. Mas creio que dá para retirar tendências que não ficarão muito longe da realidade. E é verdade essa observação dos jogos de maior importância, se bem que no bolo global os jogos de maior importância não diferem assim tanto em quantidade de equipa para equipa.

      Eliminar
    3. Viper, no dia em que fizer disto a minha vida, talvez faça uma análise de 5 a 10 anos. Como apenas tenho as noites para escrever e recursos limitados nas análises, para já isto vai ter que servir.

      Eliminar
    4. Meu... eu não pedi a tua opinião sobre nada do que escrevi.

      Mdc mesmo com a mesma amostra, utilizando outro software dá para explorar mais. relativamente aos jogos de maior importância (e equipas de renome)... nos últimos anos têm existido grandes diferenças entre sporting e porto (aqueles que os poucos dados demonstram que dependem mais desse factor).

      Eliminar
    5. Esqueci-me... mas o fundamental seria saber as audiências dos jogos na sporttv... porque são esses o bolo que está a venda.

      Eliminar
  11. Há que esperar por comunicado da CMVM e por saber os contornos deste suposto negócio, até lá não passa de mera especulação "jornalística".
    Por enquanto esta notícia serve só para saborear as lágrimas da passarada...

    ResponderEliminar
  12. vamos esperar, até porque se incluir camisolas, o naming do estadio pavilhão e academia, ficará ao nível do contrato do benfica que ainda tem o naming da luz e seixal para rentabilizar......ainda esta muito confusa esta situação....aguardemos

    ResponderEliminar
  13. São dados que têm o seu valor mas dizem respeito a jogos internacionais em que nem MEO nem NÓS têm qualquer direito televisivo.O importante é saber o top da nossa liga. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, mas seguramente que refletem aquilo que se passará na Sport TV. Não pode ser muito diferente.

      Eliminar
    2. Mestre permita-me descordar em alguns pontos por ex. a posição do FCP em 1 e 3 duvido que isso fosse possível na nossa liga. E claramente nesses jogos o que "chama" audiência é o adversário. Parabéns pelo trabalho.

      Eliminar
    3. Pois mas o 'adversário' jogou foi com o FCP.. não foi com o Sporting.

      É que para jogar com o 'adversário' é preciso merecer-lo, estar lá.

      É só catraios aqui a comentar..

      Eliminar
  14. Estou ansioso por conhecer os detalhes dos 3 contratos, e penso que não foi ao acaso que a NOS negociou primeiro com o Benfica, e que muito provavelmente o Sporting terá beneficiado em negociar por último.
    Os contratos do Porto e Benfica têm rubricas dependentes do nosso contrato, mas o nosso também terá rubricas dependentes dos contratos deles. Vamos ver como vai ficar este novelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, no limite subirão todos os contratos até ao infinito, Tiago. :) O facto de haver tantas coisas incluídas nestes pacotes acaba por ser uma defesa para os operadores. Podem alegar que a parte dos direitos TV apenas corresponde a um determinado valor, para não terem que aumentar os outros. De qualquer forma, temos que esperar para ver.

      Eliminar
    2. A coisa agora ficou mais clara.
      Aparentemente temos de comparar 400M (Venfique) a 446M (Sporting), onde os 446M incluem + 2 anos de direitos desportivos da Sporting TV (10 anos da Benfica TV vs 12 anos da Sporting TV).
      A juntar a isto temos de aguardar pelas clausulas que existirão no contrato do Venfique caso o contrato do Sporting seja melhor (que claramente é).

      Que venham de lá esses contratos

      Eliminar
    3. Quanto vale a publicidade nas camisolas do Benfica por ano? Quanto vale a publicidade dentro do estádio do Benfica por ano? Só assim conseguiremos perceber quem está a fazer mais dinheiro. Acho que é o Benfica, mas a diferença parece-me curta, o que dá mérito ao nosso Presidente.

      Eliminar
  15. 29-12-2015

    Dos jornais..

    "O alfacinha sportinguista Hugo Miguel foi o árbitro designado pelo Conselho de Arbitragem para apitar em Lisboa o Sporting-FC Porto de sábado, partida da 15ª jornada da Liga."

    Engraçado como Record Verde já sabiam desta nomeação há 3 semanas atrás.. E, para os que não se lembram, este foi o tal que em Braga colocou a barreira a 14 metros para o Tanaka poder ver melhor a baliza e fazer golo aos 90+2 !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tu és doente!!!!...vai-te tratar.

      Eliminar

    2. "O lisboeta alfacinha sportinguista Hugo Miguel foi o árbitro designado pelo Conselho de Arbitragem para apitar em Lisboa o Sporting Lisboa-FC Porto de sábado à noite em Lisboa, partida da 15ª jornada da Liga."

      Engraçado como no Record Verde já sabiam desta nomeação há 3 semanas atrás.

      E para os que não se lembram, este foi o tal árbitro que o ano passado em Braga já depois dos 90' inventou uma falta à entrada da área e colocou a barreira a 14 metros.. só para que o Tanaka pudesse ver melhor a baliza e fizesse golo aos 90+3 !!!!

      Há, e é o Agente em Lisboa da Macron.. marca de equipamentos que equipa o clube de Lisboa..

      Eliminar
    3. Compreendo que estejas incomodado. Dantes era mais fácil. Bastava oferecer putas baratas aos árbitros. Hoje a coisa é mais elaborada.

      Eliminar
    4. Incomodado?! não.. Apenas faço notar.

      SLB - SCP - foi o verde Xistra a apitar
      SCP - FCP - é o verde Hugo Miguel a apitar.

      ISTO são factos.

      Apenas registo factos.

      Eliminar
    5. A palavra verde antes de cada nome dá uma credibilidade sólida à tua exposição dos factos. E quando digo sólido é do tipo merda seca, muito seca.

      E já que falamos em factos credíveis, responde-me: se chegarmos ao fim da terra e saltarmos, vamos cair no espaço ou vamos flutuar?

      Eliminar
    6. E isso de te enganares na conta a responder não é de quem tem 15 anos de experiência em blogs. Isso é coisa de rookie.

      Eliminar
    7. Sim, rapaz.. o Xistra e o Hugo Miguel são verdes. Tal como verde é quem os nomeia. E, estás enganado. O FCP NUNCA ofereceu putas baratas. Os árbitros corruptos é que as pediam, EXIGIAM. O que é diferente. Os mesmos árbitros corruptos que em Lisboa decerto, por certo iam para a igreja rezar, auto-flagelar-se nas costas e aspergir-se com água benta.

      Era não era?!

      Eliminar
    8. Quid ou Recreativo ou qualquer que seja a personagem que estás a encarnar agora... vou deixar a argumentação como está, ok?

      Eliminar
  16. Excelente análise, mais uma MdC.
    Sabendo isto, em termos comparativos, são realmente ridículos os valores que se falavam para os nossos direitos, abaixo dos 300M.
    Tal como não deixam de ser surpreendentes os rumores mais recentes, dos 500M... depende do que incluir o contrato, mas seria sempre um grande negócio.
    Aguardemos tranquilamente, convictos que o nosso Presidente não aceitará menos do que merecemos... E com mais de 4M de adeptos, valemos muito!
    Não deixaria de ter muita piada ver as galinhas a aziar também neste campeonato!
    Mas importante mesmo é voltar à liderança do campeonato a sério, no Domingo.
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Lanterna, as notícias da TVI24 em como não queriam dar mais de 28M pareciam-me demasiado más para serem verdade. Vamos ver no que isto dá.

      Concordo, acima de tudo há que ganhar no dia 2!

      Eliminar
    2. Então e ganhar hoje?
      Isto não é a feijões... É a camisola verde e branco que vai entrar em campo e 11 profissionais pagos a peso de ouro.
      Temos de os apoiar em todos os jogos.

      Eliminar
  17. Um artigo isento, coisa rara.
    Off-topic: como é que conseguem aturar o "Idiota-Mor" de todos os sites e blogues desportivos em Portugal? O gajo tem mais nicks do que o deserto tem areia mas basta ler a primeira frase de um qualquer comentário para se ver quem é o artista... E não é o artista do dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre as gaivotas que se julgam águias e as lagartixas que pensam ser jacarés, venha o Diabo e escolha.

      Roques, Roquettes, Ricciardis, Saviotis, Sobrinhos, Mosquitos, Cristovãos...
      Vales, Viravinhos, Varas, Veigas, Vieiras.. Albarrans, Duartes Limas, Dias Loureiros, Oliveiras e Costas. BPNs, BPPs, BES, BANIFs... ISSO não interessa para nada !!

      Siga, siga.

      O que interessa é julgam que o Mundo começa em Vila Franca e acaba em Sintra na Praia as Maçás..

      É que um idiota é um individuo que tem ideias fixas. Já um palerma, um panão, um penedo com dois olhos, esse, coitado, não tem culpa de pensar que tem asas, quando afinal são cornos!!

      Eliminar
    2. JPG, não sei se leve essa primeira observação como um elogio ou um insulto... :)

      Eliminar
    3. Esse tal de JPG (um Ing. bacharel com curso tirado ao domingo tarde na mesma turma do Sócras) critica nos outros - não tem espelho em casa - aquilo que ele faz igual.

      1 - É que eu só comento no NGB e aqui no MdC e em 2 blogues portistas.

      2 - O gaivota invejosa encornada da Praia da Maçãs é tão palerma que nem sabe que o MdC já fez muitos e muitos bons Posts. Incluindo este, com o senão de ter ido buscar só os jogos bons.. e ter ignorado os maus!!





      Eliminar
    4. Volta não volta passa-se um pouco de graxa para ver se se consegue enganar alguém. É uma questão de carácter!

      Eliminar
    5. SIM, Cona da Ana, é ISSO mesmo, é ter carácter. OU seja, Criticar quando é preciso e dizer bem quando merece.

      Dar graxa, passar a mão pelo rego, lamber o cu é quando só se diz amen, só abanamos com a cauda !!!

      ISSO não é ter carácter, é ser desprovido de espinal medula.. ser um banana!!

      Eliminar
    6. Enfiaste, portanto, a carapuça.

      Eliminar
  18. Mas quais são os jogos da Lista? Porque não aparecem os jogos que o benfica fez o ano passado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, expliquei no texto. Fiz uma análise a 2015, mas coloquei os dois jogos do Sporting da LC transmitidos em sinal aberto para haver um termo de comparação mais fiável (caso contrário apenas compararíamos jogos da LE do Sporting contra LC de Benfica e Porto).

      Eliminar
    2. Sim, Pedro, seria sem dúvida um excelente trabalho.. se não misturasse alhos com bugalhos, confundisse nêsperas com magnórios, fizesse uma salada de tutti fruti, metesse cães e gatos no mesmo saco só porque dá jeito. É assim tipo photoshot com botox e gelatina.

      Mas é assim, com papas e bolos que se enganam os tolos. E, se por ex., nesta época, voltarem a ficar em 3º, 4º lugar e irem apenas à LE.. as Operadoras vão só olhar para os 2 jogos bons e esquecem os outros 20 maus !!

      Eliminar
    3. Ok Mestre, nao tinha lido, de qualquer forma é injusto, se mete os do Sporting tem que meter todos, escolhe um período e dentro desse período analisa os jogos Todos.
      Se depois o Porto é beneficiado porque foi aos quartos fazendo mais jogos que os outros e apanhou um Bayern paciência, é porque eles é que lá chegaram..

      Eliminar
  19. 90+3 faz parte do tempo de jogo. Braga 0-1 Sporting

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar