quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bruno de Carvalho acusado de ser ditador, agora por um especialista na matéria

Faz-me confusão que pessoas que, tendo algum estatuto pelo papel que desempenharam na vida do Sporting em determinada altura das suas vidas, não consigam selecionar melhor os momentos para deixarem as suas críticas e que, quando assim o decidem, não as façam de forma tão construtiva quanto possível. Vem isto a propósito das declarações de hoje de João Paiva dos Santos à RR.


Se João Paiva dos Santos considera que Bruno de Carvalho age como um reles ditador, teve inúmeras oportunidades de dizer de sua justiça ao longo dos últimos meses. Optou, no entanto, por atacar o presidente do Sporting precisamente no momento em que o clube (e não só o presidente) está na situação mais vulnerável desde que a presente época começou. Paiva dos Santos pode não se ter apercebido, mas está a fazer coro com aqueles que desejam que o Sporting volte a ser aquilo que era há dois anos e meio, criticando de forma igualmente destrutiva.

É lamentável que continuem a existir tantos sportinguistas que não consigam ter o discernimento necessário para saberem criticar no momento e no tom apropriado.

Já agora, gostaria de fazer duas observações ao que foi escrito na entrevista. A primeira é que João Paiva dos Santos nunca foi candidato à presidência do Sporting, pois nunca chegou a ir a votos. Anunciou que seria candidato, que é uma coisa completamente diferente. Isso até eu posso fazer. Querem ver? SOU CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO SPORTING EM 2017! Pronto, já está. AGORA JÁ NÃO SOU! Isto faz de mim candidato? Não, não faz. 

A única coisa a que João Paiva dos Santos tentou realmente candidatar-se foi ao Conselho Leonino, mas mesmo aí acabou por não ser candidato, pois atrasou-se na entrega da sua lista.


A segunda observação é que existe uma pequena possibilidade de, na realidade, João Paiva dos Santos ter querido elogiar Bruno de Carvalho ao chamá-lo de ditador. Isto porque, em 2013, o entrevistado de hoje da RR tinha estes interesses declarados no seu Pinterest:

(podem ler o que se escreveu na altura sobre esta imagem AQUI)

Nota: não confundir com Paulo Paiva dos Santos (irmão de João Paiva dos Santos), que foi (efetivamente) candidato a vice-presidente na lista de Pedro Baltazar nas eleições de 2011. Já agora, até podemos recordar o que disse Paulo Paiva dos Santos duas semanas após a tomada de posse de Bruno de Carvalho. Há que ter memória antes de se criticar gratuitamente quem realmente resgatou o clube da falência.

(obrigado, @baavin!)