domingo, 13 de dezembro de 2015

#DiaDeSporting: Mudar para poupar e surpreender o adversário

Sem querer entrar naqueles lugares-comuns de que não existem jogos fáceis, que todos os adversários são complicados, etc., tenho a opinião de que o Moreirense é um adversário muito mais perigoso do que à partida parece.

Em primeiro lugar, a posição que o Moreirense atualmente ocupa na liga (14º lugar com 11 pontos) é extremamente enganadora. O arranque de campeonato foi muito fraco (3 empates e 5 derrotas nos primeiros 8 jogos), mas nas últimas 4 jornadas ganharam 2 jogos e empataram os outros 2. Há, portanto, uma evolução que não se pode desprezar. Parcialmente, essa evolução está ligada à influência crescente de dois meninos nossos - Iuri Medeiros e João Palhinha - que não poderão jogar hoje, mas estas ausências não tornarão o Moreirense uma equipa menos organizada, e é certo que apostarão na velocidade do perigoso Rafael Martins para nos tentarem surpreender no contra-ataque. De lembrar que falamos de uma equipa que empatou em casa com Porto e Braga e vendeu cara a vitória ao Benfica. Muita atenção, portanto.

Por tudo isto, parece-me importante que Jorge Jesus faça algumas alterações com o duplo objetivo de poupar jogadores mais desgastados para o embate de Braga e surpreender o adversário com um ataque renovado. Estou a pensar concretamente nas incorporações de Teo, Gelson e Matheus nos lugares de Montero, João Mário e Ruiz. Mas acima de tudo, jogue quem jogar, o que não pode acontecer é darmos uma parte de avanço como aconteceu contra o Belenenses. A melhor forma de poupar será sempre permitirmo-nos fazer a gestão de esforço em pleno jogo com a vitória já assegurada.


10 comentários :

  1. Mestre também jogava Matheus, Gelson e Teo de início. Muito importante descansar Bryan Ruiz e João Mario. E até para surpreender o Moreirense como disseste.

    Esgaio também podia perfeitamente jogar em vez de João Pereira.

    Vamos Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Este jogo não vai ser nada fácil porque o moreirense vai colocar o autocarro lá atrás. Furar a muralha não vai ser fácil até porque o desgaste do jogo com o besitkas vai influenciar o rendimento dos jogadores. Além do mais o JJ tem que fazer uma gestão plantel para os dois jogos que iremos ter durante a semana. Creio que tudo irá passar por não desperdiçarmos os primeiros 45 minutos...marcar no primeiro tempo seria bom...
    Tenho esperanças que o Palhinha e o Iuri possam fazer muita falta ao moreirense. vamos ver...

    ResponderEliminar
  3. Não sou adepto de modificações quando os jogos são importantes como tal nesse onze tem de jogar o Bryan e o João Mário.Máxima força para derrubar um muro.

    De resto lembro-me que este treinador no polémico Moreirense-Benfica da época passada disse no final que não comentava arbitragens mas já o mesmo não aconteceu com o Sporting onde no final do jogo veio críticar o árbitro.Enfim paus mandados mas nada que não estejamos habituados.

    O Moreirense tem vindo a melhorar e contra o Braga fez um bom jogo como tal podemos ter a certeza que vamos ter dificuldades.Espero que o Sporting não dê 45 minutos de avanço...mas o importante é vencer nem que seja por meio a zero.

    De resto ontem fiquei ou talvez não surpreendido com a frase do Nuno Farinha na CMTV que disse que se o jogos tivessem 88 minutos o Sporting neste momento era 3º classificado.Ninguém quer espetar um paú pelo cú acima deste FdP lampião ?.Só um paranóico poderia se ter lembrado de uma porcaria destas.

    Que seja aos 90+5 que o Sporting vença para este urso continuar a inchar !...


    ResponderEliminar
  4. 44+6 PENALTY no último minuto,

    Convenientemente Justo

    SPORTING

    ResponderEliminar
  5. Não tenho gostado da exibição dos laterais nos últimos jogos, especialmente Jefferson que, a par de Mané, parecem ter sido os únicos jogadores que regrediram com JJ. Mas se Jonathan não parece estar com "cabeça" para ser alternativa a Jefferson, Esgaio poderia muito bem render João Pereira. Em relação ao restante 11 apresentado, não creio que JJ abdique simultaneamente de Bryan Ruiz e João Mário.
    Espero também que se consiga criar perigo em bolas paradas ofensivas, o que, sem Tobias em campo, muito raramente tem acontecido, e acima de tudo que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL ganhe.

    ResponderEliminar
  6. Isto de se mudar a equipa é o que dá...um jogo de merda.Pra já 45 minutos de avanço para o adversário e a continuar assim vai ser até o fim do jogo.Um Domingo de merda.

    ResponderEliminar
  7. De cada vez que venho à casa de banho o Sporting marca um golo.Assim não me importa ter o intestino "preso"!...#sósaiodacasadebanhoquandoojogoacabar !...

    ResponderEliminar
  8. Que raio de arbitragem

    Fora de jogo ao Teo mal tirado, 2m com Evaldo a por em jogo;
    Cartão amarelo em jogada contra-ataque falta sobre ao Aquilani;
    Segundo amarelo ao mesmo jogador, Rafa Sousa, que fez 3 evidentes faltas para receber o vermelho,

    Estou a gostar do Jonathan considerando o corredor direito do moreirense ser o de maior intensidade, o facto de jogarmos com um ala bem aberto cria mais espaço de penetração..

    Vamos ver a 2'parte :)

    ResponderEliminar
  9. Bem sabemos que quem é avassalador e continua com marcha imperial está a 8 pts do Líder Sporting segundo a BOLA.
    Olha…desculpem qq coisinha…35 pts em 39 possiveis!! CHUPEM!!

    ResponderEliminar
  10. Há um número muito considerável de jogadores do nosso plantel que são, efectivamente, intermutáveis, sem perda de performance da equipe. Evidentemente, não se trata de uma verdade absoluta e a eficácia dessa "rendição" de jogadores em determinadas posições é condicionada pela equipe que o Sporting tiver pela frente. Uma coisa é ter o Moreirense, outra completamente diferente, o Besiktas. JJ rodou e rodou bem porque essa rotação é preparada nos treinos diários, não é obra da "necessidade" imprevista de cada momento.

    ResponderEliminar