domingo, 13 de dezembro de 2015

#DiaDeSporting: Mudar para poupar e surpreender o adversário

Sem querer entrar naqueles lugares-comuns de que não existem jogos fáceis, que todos os adversários são complicados, etc., tenho a opinião de que o Moreirense é um adversário muito mais perigoso do que à partida parece.

Em primeiro lugar, a posição que o Moreirense atualmente ocupa na liga (14º lugar com 11 pontos) é extremamente enganadora. O arranque de campeonato foi muito fraco (3 empates e 5 derrotas nos primeiros 8 jogos), mas nas últimas 4 jornadas ganharam 2 jogos e empataram os outros 2. Há, portanto, uma evolução que não se pode desprezar. Parcialmente, essa evolução está ligada à influência crescente de dois meninos nossos - Iuri Medeiros e João Palhinha - que não poderão jogar hoje, mas estas ausências não tornarão o Moreirense uma equipa menos organizada, e é certo que apostarão na velocidade do perigoso Rafael Martins para nos tentarem surpreender no contra-ataque. De lembrar que falamos de uma equipa que empatou em casa com Porto e Braga e vendeu cara a vitória ao Benfica. Muita atenção, portanto.

Por tudo isto, parece-me importante que Jorge Jesus faça algumas alterações com o duplo objetivo de poupar jogadores mais desgastados para o embate de Braga e surpreender o adversário com um ataque renovado. Estou a pensar concretamente nas incorporações de Teo, Gelson e Matheus nos lugares de Montero, João Mário e Ruiz. Mas acima de tudo, jogue quem jogar, o que não pode acontecer é darmos uma parte de avanço como aconteceu contra o Belenenses. A melhor forma de poupar será sempre permitirmo-nos fazer a gestão de esforço em pleno jogo com a vitória já assegurada.