quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

#DiaDeSporting: reedição de uma final de boa memória

Seria bom que a associação dos termos "Braga" e "Taça de Portugal" continuasse a ser, depois do jogo desta noite, tão positiva para os sportinguistas como tem sido até aqui. Refiro-me obviamente às boas memórias que a final da época passada nos deixou, que pelas circunstâncias em que ocorreu acabou por ser uma das mais épicas conquistas de que tenho memória, mas também à final de 1981/82 - a primeira de que tenho memória - em que vencemos por 4-0 com golos do mítico trio composto por Manuel Fernandes, Jordão e Oliveira.

Verdade seja dita que nos últimos anos temo-nos dado muito bem com o Braga. Vencemos as últimas 8 partidas (11 vitórias nos últimos 12 jogos), pelo que acredito que na cabeça dos bracarenses o Sporting seja a sua besta negra, com tudo o que daí advém do ponto de vista psicológico. Mas como cada jogo é um jogo - e este em particular define a continuidade numa competição -, e o Braga deste ano parece mais forte do que o ano anterior, será seguramente uma partida de alto risco em que nenhum pormenor deverá ser descurado.

Claro que o Sporting deste ano também está bastante mais forte que no ano anterior, e estou convencido que Jorge Jesus e os seus jogadores encararão o jogo de logo como se de uma final se tratasse. 


Tirando Teo, o Sporting estará na sua máxima força e é expectável que Jorge Jesus, depois das várias poupanças realizadas no passado domingo contra o Moreirense, coloque novamente em campo o seu melhor onze. Neste caso, presumo que o melhor onze passe pela substituição do segundo ponta-de-lança por um terceiro médio, fulcral para ganhar a batalha que se adivinha a meio-campo.


Em 90 minutos, em 120 ou nas grandes penalidades, com muito ou pouco sofrimento, com ou sem nota artística, são pormenores irrelevantes. O que importa é que após o apito final do árbitro ainda possamos manter a ambição de defender um título que é nosso e repetir os tão saborosos festejos da época passada.


22 comentários :

  1. Tenho quase a certeza que aquilani será titular logo a noite, a jogar nas costas de Slimani... sinceramente é uma opção que não gosto mas acredito que JJ vai seguir por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou virado para aí.
      Segurança de início para não deixar o jogo descarrilar e depois (se for preciso), meter velocidade onde ela for preciso.
      Continuo a achar que o Braga não é assim tão forte quanto isso, mas como em todos os nossos jogos, os 3 resultados são possíveis.

      Eliminar
    2. Não estou a ver Aquilani entrar de início... preferia que entrasse a meio da segunda parte para refrescar o meio-campo, caso o jogo o permita.

      Eliminar
  2. Mais uma injecção de humildade e crescimento da equipa anexo ao excelente trabalho nas dinâmicas e virtuasidades no desenvolvimento emocional deste grupo trabalho

    O Teo acrescenta algum virtuosismo e um elan perfumado com seu toque de bola e movimentos diagonais dando mais profundidade e objectividade atacante quando joga o Bulldozzer

    Confiantes e serenos podemos obter um resultado positivo

    SPORTING

    ResponderEliminar
  3. Hoje levamos uma valente lição.

    Eles ainda andam por ai na sua bela impunidade.

    Foi bonito e mais uma vez com golos anulados e tudo, amanhã todos dirão que grande jogo de futebol que o foi mas uma equipa jogar contra 14 é merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?27734

      Eliminar
    2. Hoje foi o gozo total mas é bom que aconteça na taça para os jogadores perceberem que no campeonato não podemos dar hipoteses aos bois de nos lixarem o campeonato.

      Eliminar
    3. Foi total mesmo, o primeiro golo do braga nasce de uma entrada violenta sobre William .

      Há um penalti sobre o Slimani ainda na primeira parte .

      foi um jogo à anos 90, alias depois do jogo do portifica com o nacional que recebeu hoje o prémio onde até um 4º arbitro anulou um golo limpo ao adversário, ficamos a saber que afinal o tempo volta mesmo para trás -

      Voltou o vale tudo !

      Eliminar
    4. O 1 golo do braga dá para rir, os 3 jogadores que pressionam William conseguem fazer falta e o arbitro finge que não vê.

      Eliminar
    5. Não tens a minima hipotese de ser campeão!
      O sistema não vai deixar!
      (ouve o teu ultimo grande presidente-Dias da Cunha!)
      Por muito que vocês mereçam (e até agora merecem, na minha opinião, estar em 1º) jamais o pintinho deixará que vocês sejam campeões!!!
      NUNCA!

      Eliminar
  4. Grande SPORTING! TENHO MUITO ORGULHO EM SER DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Falem com os adeptos do Arouca!!! Agora sabem o que é ser roubado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala tu com os do.braga esses sabem o que é vencer o SCP.

      Eliminar
  6. Sem cerimónias nem respeito vou dar a minha opinião sobre o jogo mesmo antes de conhecer a do Mestre das ditas cerimónias! Eu, que raramente perco um jogo do Barça, posso afirmar que foi um grande jogo de futebol das duas equipas sportinguistas (a de Braga e a de Portugal)! O ramalhete foi estragado pela terceira equipa que, por acaso, não conhecia ainda! Esta terceira equipa foi de facto muito fraca! E o que digo sinto-o como "veríssimo" (verdadeiríssimo se preferirem)! Não vou recordar os erros para não me alongar demasiado! Aliàs quem conhece um pouco de futebol também os viu! Não existirão em Portugal árbitros capazes de um desempenho normal?

    ResponderEliminar
  7. não foi pela arbitragem que perdemos, foi pela arbitragem que não conseguimos somar o 4º golo ao marcador...

    no mais, nada a apontar... fomos até onde nos deixaram.

    ResponderEliminar
  8. Jogo estragado pelo árbitro e pelo fiscal de linha.Foi um bom jogo,com duas boas equipas,mas com a roubalheira do costume.Temos de fazer barulho.

    ResponderEliminar
  9. Curioso foi o Slimani ter conseguido acabar o jogo apos tantas agressoes mas disso ja nao falam

    ResponderEliminar
  10. 2 factos para mim incontestáveis:
    - o Sporting foi severamente prejudicado no lance do fora de jogo.
    - o Braga mereceu ganhar o jogo.

    ResponderEliminar