segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Entrevista aos criadores do Football Leaks

Desde o passado mês de setembro que eles estão a publicar documentos confidenciais relacionados com o lado cinzento do futebol. Eles são os membros anónimos do Football Leaks que, através de um servidor baseado na Rússia, estão a revelar algumas verdades que pessoas poderosas do futebol e das finanças prefeririam manter escondidas. É uma grande quantidade de dados, números e transações, que por vezes confirmam suspeitas antigas, e que por vezes abrem cenários que ainda não tinham sido pensados.  Obviamente que a sua atividade assusta muitas pessoas poderosas do futebol, e algumas denúncias já foram feitas contra este grupo. Consideramos que é interessante ouvir o seu ponto de vista, pelo que organizámos uma entrevista coletiva por e-mail, realizada por @baavin, @domrousseaublog, @oartistadodia e @pippoevai, e divulgada em francês, italiano e português.


Em primeiro lugar, por que motivo o Football Leaks se foca tanto em Portugal? Por que motivo, na vossa opinião, este país é tão relevante na economia-sombra do futebol?

Quando começámos este projeto, em setembro, o nosso principal objetivo era expor todas as mentiras e controvérsias relacionadas com clubes portugueses, pois estamos baseados em Portugal. A última silly season foi a mais intensa de sempre em Portugal, onde ocorreram algumas transferências chocantes e controversas, com muitas questões a ficarem por responder - a maior parte envolvendo o Sporting. Decidimos ajudar as pessoas a compreender o que realmente aconteceu, pelo que nos focámos em desmascarar isso.

Entretanto, começámos a obter muitos documentos que incluem clubes de outras ligas, e especialmente sobre TPO. Atualmente, estamos focados nisso, porque pensamos que as pessoas e a imprensa necessitam de compreender as interferências danosas de TPO na gestão dos clubes de futebol. Depois de analisarmos vários ERPA's de diferentes empresas, percebemos que a Doyen Sports é claramente a mais prejudicial para os clubes, com muitas cláusulas agressivas que quebram a estabilidade contratual entre clubes de futebol e jogadores.

Trocaram e-mails com Nélio Lucas? De que falaram?

Nunca falámos com Nélio Lucas e, na realidade, ficámos surpreendidos pelas acusações da Doyen sobre a existência de pressões e exigências da nossa parte. O timing foi conveniente (o início do escândalo Doyen/Twente) e a única explicação que encontramos, para essas acusações, é ser uma tentativa desesperada para tentar descredibilizar o Football Leaks.

Foram acusados de roubar documentos e propriedade intelectual. Como respondem a isto?

É possível que, ao publicar esses documentos, estejamos a violar várias leis de propriedade intelectual, mas esta é a única forma de mostrar, ao mundo, a verdade. Por exemplo, em breve, iremos expor contratos assinados com efeitos retroativos, o que é uma prática comum nos negócios entre os fundos e os clubes. Um dos casos é o de um contrato com data de 30 de março de 2015, mas provaremos que, na realidade, foi assinado em junho de 2015.

Publicaram documentos que são bastante recentes, um dos quais sobre uma reunião da Liga Portuguesa, que aconteceu há apenas uma semana. Ainda estão à procura de novas fontes de material para publicar?

Sim, e encorajamos as pessoas para que nos mandem mais e mais documentos.

Por que razão apenas publicam 1/2/3 tópicos por dia? Parece que estão a filtrar as publicações e escolhendo criteriosamente aquilo que deve ser exposto. Por que não publicam todos os documentos de uma vez e deixam os jornalistas e adeptos fazer a investigação e análise dos documentos?

Estamos a tentar manter o conceito vivo. Se publicássemos tudo de uma vez, provavelmente ninguém falaria sobre o assunto passado um mês.

Há uma teoria que corre sobre os servidores da Doyen Capital serem a única fonte para toda esta informação, incluindo dos documentos relacionados como outros clubes como o FC Porto e o Sporting. Corresponde à realidade?

Isso é incorreto, temos uma enorme diversidade de fontes.

Quais são as vossas motivações? A vossa rede de colaboradores é grande? Querem denunciar o sistema, reformar o sistema ou fazer explodir o sistema?

A nossa motivação é simples: os adeptos do futebol nunca sabem o que acontece realmente atrás das cortinas, por isso queremos expor tudo isto. Amamos a essência do jogo, mas odiamos todo o negócio e a forma como entidades offshore se associam aos clubes e aos jogadores. Graças à nossa ação, as pessoas e a imprensa começam finalmente a compreender as interferências danosas de TPO nas políticas dos clubes de futebol, o que também viola o artigo 18bis do regulamento de transferências da FIFA.

O caso Twente foi um escândalo na Holanda, mas os documentos que temos divulgado mostram que não é apenas um problema do Twente, afetam também vários outros clubes europeus. A diferença é que a KNVB respeita a lei, e outras federações - como a portuguesa, a espanhola ou a brasileira - não o fazem.

Por que motivo há tão poucos documentos de Mendes e da Gestifute? Deve-se a dificuldades de acesso a documentos ou é uma escolha voluntária?

Por exemplo, era ridícula a quantidade de pessoas que, em setembro, nos acusava de trabalharmos para o Benfica. As pessoas pediam-nos para publicarmos sobre isto e aquilo, mas não podemos publicar sobre o que não temos. Infelizmente, parece que não temos muitos documentos da Gestifute.

Como fazem a seleção dos documentos que divulgam? Sentem que estão a ter apoio das pessoas que acompanham o futebol?

A seleção começa por ser feita ao acaso, mas depois começamos a fazer as ligações. É um processo difícil e trabalhoso, mas também divertido, porque estamos a aprender coisas novas todos os dias. Prestamos muita atenção às reações nas redes sociais e, hoje, já vemos algumas declarações poderosas sobre nós, a maior parte, surpreendentemente, vinda dos Estados Unidos. É como se tivessemos iniciado uma nova era no desporto.

Ainda têm documentos em reserva sobre os acionistas ocultos da Doyen?

Segundo todos os detalhes que conhecemos sobre a Doyen Sports, não existem acionistas ocultos. Já foi tudo exposto, mas continuaremos a analisar a informação, e se detetarmos alguma coisa nova haveremos de a anunciar.

32 comentários :

  1. É pontaria... as cenas cabeludas dizem quase todas respeito ao Sporting... ainda por cima depois de tudo o que se passou desde Junho passado...

    O que eu gostava de saber como é que o Roberto custou 8,5€... como é que foi vendido por 8,6€... como é que foi vendido uma 2ª vez... ou como é que foi a venda do pai-da-mariana... ou do "jogador à escolha no plantel do Atlético de Madrid"... ou dos 25% do Reyes... e mais tantas e tantas curiosidades... mas só se conseguem (convenientemente) satisfazer aquelas sobre o Sporting!

    ResponderEliminar
  2. obviamente que não podemos publicar o que não temos mas sobre o carnide sabe-se muito pouco da contabilidade paralela que mantêm com a doyen e naturalmente com a gestifute e o atlético de madrid.

    tinha curiosidade em saber pelo que vou continuar a aguardar.

    ResponderEliminar
  3. Palhaçada. O problema é que lá fora é apenas o nome do Sporting que fica sujo. Coincidência infeliz, por certo... Palhaçada...

    ResponderEliminar
  4. Até hoje, ainda nada do que publicaram sobre os negócios do Sporting nos últimos dois anos mostrou alguma ilegalidade. Já quanto aos negócios anteriores, tenho dúvidas.
    Neste momento, acho bem que continuem. Mas já que têm tanta informação, deviam publica-la. Nunca se sabe quando serão engavetados pela Polícia.

    ResponderEliminar
  5. Isto serve para se ver a mudança de estilo de comunicação da rapaziada da footballleaks? é q a opinião dele(s) não interessa para nada. Serve para branquear o facto de não passar nada relativo ao benfica? mestre, não percebo para q é q isto serve ou o que é q isto serve.

    ResponderEliminar
  6. O que acho estranhíssimo é não haver nada do Jorge Mendes...que como sabemos tem vários players no futebol mundial e brinca com isto (clubes, transferências de jogadores, treinadores...) de forma completamente prejudicial para a verdade desportiva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já saiu um documento da Gestifute, na realidade, sobre o Ghilas.

      Eliminar
    2. Digamos que isso é muito pouco Mestre, é areia para os olhos...face aos negócios que tem tido nos últimos anos, muitos deles envoltos em polémica!

      Eliminar
  7. Mas é preciso tanto trabalho para entrevistar o PG? Eles não estavam a tremer com medo de serem presos? Não iam em 1os e nunca iam sair de lá? Afinal já é uma maratona? Que presidente ridiculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não iam em primeiros e nunca iam sair de lá?"

      Mostra lá onde leste isso...

      Eliminar
    2. Mas deixa-me que te diga que tens cá uma moral pra falar de presidentes ridículos...

      Eliminar
    3. Ridiculo é quem passa a vida em blogs de outros clubes constantemende com o mesmo paleio de saco ao nível de um adolescente frustrado... Não terás nada mais interessante na tua vida para te concentrares?

      Eliminar
    4. Nuno Guerra Martins então não se faziam as contas só em Maio? agora dezembro já tem importância?

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. "Gostava de ver amanhã (segunda-feira), nas manchetes dos jornais desportivos, o título roubo em letras bem grandes" 20.12.2015

      "Só os burros falam de arbitragens" 13.01.2013

      Ó lãparina, sabes quem disse estas duas singelas frases?! O gajo que te dá a comer geladinhos com os cornos... e que tu aceitas com gosto!

      Eliminar
    7. Cafageste tens andado ocupado... http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/11/14/bruno-de-carvalho-alerta-rivais-nao-vamos-sair-do-primeiro-lugar
      http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/bruno-de-carvalho-olhem-bem-para-nos-que-nao-vamos-sair-do-1o-lugar-987024.html
      Só na 1ª pagina da pesquisa google. Comparar as sucessivas declarações ridiculas de bdc com qualquer outro presidente é ridiculo.

      AndP... E continuam a fazer-se apenas em Maio, aliás nos ultimos dois Maios sabes bem quem festejou e já nem sabes quando chegaste a Maio a festejar. Vocês é que andavam aqui a gozar o 1º lugar... aqui, na direção, no treinador.

      Eliminar
    8. O Nuno esta gente tem palas nos olhos,tudo o que o trinca-bolotas disser e lei,e mesmo que se contradiga todas as semanas eles continuam a fazer venias ao Querido Lider.Ja vimos isto acontecer mais a norte durante 30 anos.

      Eliminar
  8. "A última silly season foi a mais intensa de sempre em Portugal, onde ocorreram algumas transferências chocantes e controversas, com muitas questões a ficarem por responder - a maior parte envolvendo o Sporting."

    Isto mostra bem a côr destes anormais.
    Sim, porque no FCP houve um Sr. de 20M que ninguém conhece, no Benfica um grande craque a chegar por 9M€/50% do passe que tinha sido comprado à um ano por 10M ao atletico (curiosamente o clube dos negócios do costume) e tinha jogado 4 jogos a titular com 1 golo como resultado. No Sporting.... pois há o Calá por um jogador de 2,5M.... e pois...

    ResponderEliminar
  9. Eu também FUI dos 1ºs a 'acarditar' que os Despejos de Bilis tinham origem no SLB.. só que depois abri os olhos, tirei as rumelas, as palas, juntei 2+2= 4 e percebi que afinal era do interior (inside) do SCP que esses despejos brotavam para tentar distrair a manada e atacar a DOYEN a quem doer !!

    ASSIM que nem vou perder mais tempo com os Despejos de Bílis Verdasca a mando, a rogo do Kim Jong Dois para distrair a manada !!


    Aliás, nem por acaso, saiem logo estes Posts quando o Ex-porting sofre 2 derrotas seguidas e perde a liderança !!

    Nem por acaso..

    Ou como sempre costumo dizer:

    Só come, engole palha sem mastigar quem quer!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUID HOTLINE - NEW!!!

      Agora o Quid está mais perto de ti!

      Liga para 1800-MORON* e ouve o comentário idiota do dia quantas vezes quiseres! Toda a adorável idiotia do Quid num loop interminável com dicção da Ribeira! Oferta de um porta-chaves do Quid às primeiras 100 chamadas!

      Liga já! E não te esqueças: os idiotas são nossos amigos!

      Quid! Quid! Quid! Quid! Quid!

      *Chamada de valor acrescentado. EUR 500 no primeiro minuto e EUR 500 a cada 10 segundos até um máximo de EUR 12.000. As receitas revertem na íntegra para a CERCI Gaia - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Vila Nova de Gaia.

      Eliminar
    2. Defrauda o Mestre o discípulo (gatinho, girino) que não tenta, intenta superá-lo..

      :-)

      Have a nice day



      Eliminar
    3. Fantástico, acabaste de admitir que és um idiota para me tentares insultar :)

      Ladies and gentlemen: Quid!

      Quid! Quid! Quid! Quid! Quid!

      Eliminar
  10. Doyen a quem doer lá vão ter de pagar... Mas não se preocupem porque é como nas finanças. Lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PAGA OS TEUS 600 MILHOES DE PASSAIVO + 600 MILHOES AO BES

      Eliminar
    2. VAI MAMAR FILHO DA PUTA
      QUANDO VENDERES O GIMENEZ E TIVERES QUE DAR 65% A DOYEN QUERO VER A PENSAR QUE O DINHEIRO SERÁ PARA A COCA . FILHO DA PUTA

      Eliminar
  11. Então não estavam "prestes a ser todos presos"?

    LOLOL

    "Olhem bem para nós que não vamos sair do 1.º lugar"

    LOLOL

    Já se sente a tal "falta de pedalada".

    LOLOL

    Boas festas (as usual)!

    ResponderEliminar
  12. Para ser franco eu pensava que o footballleaks poderia seu uma iniciativa do Sporting! Este artigo (post) mais não faz que aumentar essa minha desconfiança inicial! A uma certa altura do texto fala-se da possivel identificação dos membros da Doyen! Eu sempre tive as minhas desconfianças mas, mais não fosse para saber se essas desconfianças eram ou não válidas, gostaria que alguns nomes aparecessem! E mais não digo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aboim, não me parece que seja uma iniciativa do Sporting. Aliás, uma das respostas dos autores do Football Leaks acaba por confirmar a ideia inicial que se tinha. Inicialmente o Sporting era o principal visado, mas em função dos documentos que foram obtendo mudaram o foco para a Doyen. Um abraço.

      Eliminar
    2. Aboim, não me parece que seja uma iniciativa do Sporting. Aliás, uma das respostas dos autores do Football Leaks acaba por confirmar a ideia inicial que se tinha. Inicialmente o Sporting era o principal visado, mas em função dos documentos que foram obtendo mudaram o foco para a Doyen. Um abraço.

      Eliminar
  13. Acho muito bem que continuem e nós não temos que ter receio que saiam documentos relativos ao SCP. Se houver envolvimento de alguma direção terá que ser desmascarada até porque é a única forma de podermos ter moral para exigir seja o que for. Recordo que foi lá que vi o contrato da transferência do Danilo que nos ajudo a perceber o trambique que foi.

    Quero também aproveitar para dar os parabéns ao Mestre pelo melhor blog sobre o SCP. No entanto para que ele continue como está, há que rapidamente eliminar a presença de vírus nocivos, leia-se lampiões e tripeiros. Pouco me interesse se se querem envolver em discussões saudáveis ou insultos. Na verdade de nada me interessa a sua opinião sobre o nosso clube. Quero continuar a vir a um blog onde só se fale e respire SCP. Para discussões saudáveis entre adeptos de diferentes clubes, existem outros locais. Apenas um contributo. Abraço e SL

    ResponderEliminar
  14. Conversa para boi dormir. As transacções do Porto e Benfica são dúbias e só falam do Sporting?

    ResponderEliminar