segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Entrevista aos criadores do Football Leaks

Desde o passado mês de setembro que eles estão a publicar documentos confidenciais relacionados com o lado cinzento do futebol. Eles são os membros anónimos do Football Leaks que, através de um servidor baseado na Rússia, estão a revelar algumas verdades que pessoas poderosas do futebol e das finanças prefeririam manter escondidas. É uma grande quantidade de dados, números e transações, que por vezes confirmam suspeitas antigas, e que por vezes abrem cenários que ainda não tinham sido pensados.  Obviamente que a sua atividade assusta muitas pessoas poderosas do futebol, e algumas denúncias já foram feitas contra este grupo. Consideramos que é interessante ouvir o seu ponto de vista, pelo que organizámos uma entrevista coletiva por e-mail, realizada por @baavin, @domrousseaublog, @oartistadodia e @pippoevai, e divulgada em francês, italiano e português.


Em primeiro lugar, por que motivo o Football Leaks se foca tanto em Portugal? Por que motivo, na vossa opinião, este país é tão relevante na economia-sombra do futebol?

Quando começámos este projeto, em setembro, o nosso principal objetivo era expor todas as mentiras e controvérsias relacionadas com clubes portugueses, pois estamos baseados em Portugal. A última silly season foi a mais intensa de sempre em Portugal, onde ocorreram algumas transferências chocantes e controversas, com muitas questões a ficarem por responder - a maior parte envolvendo o Sporting. Decidimos ajudar as pessoas a compreender o que realmente aconteceu, pelo que nos focámos em desmascarar isso.

Entretanto, começámos a obter muitos documentos que incluem clubes de outras ligas, e especialmente sobre TPO. Atualmente, estamos focados nisso, porque pensamos que as pessoas e a imprensa necessitam de compreender as interferências danosas de TPO na gestão dos clubes de futebol. Depois de analisarmos vários ERPA's de diferentes empresas, percebemos que a Doyen Sports é claramente a mais prejudicial para os clubes, com muitas cláusulas agressivas que quebram a estabilidade contratual entre clubes de futebol e jogadores.

Trocaram e-mails com Nélio Lucas? De que falaram?

Nunca falámos com Nélio Lucas e, na realidade, ficámos surpreendidos pelas acusações da Doyen sobre a existência de pressões e exigências da nossa parte. O timing foi conveniente (o início do escândalo Doyen/Twente) e a única explicação que encontramos, para essas acusações, é ser uma tentativa desesperada para tentar descredibilizar o Football Leaks.

Foram acusados de roubar documentos e propriedade intelectual. Como respondem a isto?

É possível que, ao publicar esses documentos, estejamos a violar várias leis de propriedade intelectual, mas esta é a única forma de mostrar, ao mundo, a verdade. Por exemplo, em breve, iremos expor contratos assinados com efeitos retroativos, o que é uma prática comum nos negócios entre os fundos e os clubes. Um dos casos é o de um contrato com data de 30 de março de 2015, mas provaremos que, na realidade, foi assinado em junho de 2015.

Publicaram documentos que são bastante recentes, um dos quais sobre uma reunião da Liga Portuguesa, que aconteceu há apenas uma semana. Ainda estão à procura de novas fontes de material para publicar?

Sim, e encorajamos as pessoas para que nos mandem mais e mais documentos.

Por que razão apenas publicam 1/2/3 tópicos por dia? Parece que estão a filtrar as publicações e escolhendo criteriosamente aquilo que deve ser exposto. Por que não publicam todos os documentos de uma vez e deixam os jornalistas e adeptos fazer a investigação e análise dos documentos?

Estamos a tentar manter o conceito vivo. Se publicássemos tudo de uma vez, provavelmente ninguém falaria sobre o assunto passado um mês.

Há uma teoria que corre sobre os servidores da Doyen Capital serem a única fonte para toda esta informação, incluindo dos documentos relacionados como outros clubes como o FC Porto e o Sporting. Corresponde à realidade?

Isso é incorreto, temos uma enorme diversidade de fontes.

Quais são as vossas motivações? A vossa rede de colaboradores é grande? Querem denunciar o sistema, reformar o sistema ou fazer explodir o sistema?

A nossa motivação é simples: os adeptos do futebol nunca sabem o que acontece realmente atrás das cortinas, por isso queremos expor tudo isto. Amamos a essência do jogo, mas odiamos todo o negócio e a forma como entidades offshore se associam aos clubes e aos jogadores. Graças à nossa ação, as pessoas e a imprensa começam finalmente a compreender as interferências danosas de TPO nas políticas dos clubes de futebol, o que também viola o artigo 18bis do regulamento de transferências da FIFA.

O caso Twente foi um escândalo na Holanda, mas os documentos que temos divulgado mostram que não é apenas um problema do Twente, afetam também vários outros clubes europeus. A diferença é que a KNVB respeita a lei, e outras federações - como a portuguesa, a espanhola ou a brasileira - não o fazem.

Por que motivo há tão poucos documentos de Mendes e da Gestifute? Deve-se a dificuldades de acesso a documentos ou é uma escolha voluntária?

Por exemplo, era ridícula a quantidade de pessoas que, em setembro, nos acusava de trabalharmos para o Benfica. As pessoas pediam-nos para publicarmos sobre isto e aquilo, mas não podemos publicar sobre o que não temos. Infelizmente, parece que não temos muitos documentos da Gestifute.

Como fazem a seleção dos documentos que divulgam? Sentem que estão a ter apoio das pessoas que acompanham o futebol?

A seleção começa por ser feita ao acaso, mas depois começamos a fazer as ligações. É um processo difícil e trabalhoso, mas também divertido, porque estamos a aprender coisas novas todos os dias. Prestamos muita atenção às reações nas redes sociais e, hoje, já vemos algumas declarações poderosas sobre nós, a maior parte, surpreendentemente, vinda dos Estados Unidos. É como se tivessemos iniciado uma nova era no desporto.

Ainda têm documentos em reserva sobre os acionistas ocultos da Doyen?

Segundo todos os detalhes que conhecemos sobre a Doyen Sports, não existem acionistas ocultos. Já foi tudo exposto, mas continuaremos a analisar a informação, e se detetarmos alguma coisa nova haveremos de a anunciar.