segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Frustrante ineficácia

É mais por uma questão de falta de tempo do que por falta de vontade - se bem que a vontade é pouca - que não faço o comentário ao União - Sporting nos moldes do costume. Perceberão o motivo às 9 da manhã. 

Foi um daqueles jogos em que parecia haver um escudo de forças que impedia a bola de entrar na baliza. Na realidade, por escudo de forças, entenda-se a boa exibição de André Moreira e uma enorme desinspiração finalizadora de muitos dos nossos jogadores. Do lado do União registou-se precisamente o oposto: uma oportunidade, um golo marcado, com muitas facilidades dadas do nosso lado: Ruiz com passe disparatado a oferecer a bola a um adversário, Esgaio a não acompanhar a linha de fora-de-jogo, Jefferson a demorar uma ETERNIDADE para se reposicionar após sair em contenção, e finalmente Esgaio a marcar o homem que era de Oliveira e a dar nas suas costas todo o espaço de que Danilo Dias precisava para marcar.

Dentro de tudo o que de mau aconteceu, e já dando o devido desconto em função da ineficácia finalizadora, dou um destaque positivo para Montero que, na primeira parte, foi o jogador mais ativo e esclarecido na construção de lances de ataque. Esgaio subiu bem pelo seu corredor, pena que tenha acabado por ter responsabilidades no golo do União. Na outra lateral esteve o pior jogador do Sporting: Jefferson. Está num momento de forma terrível, e pergunto-me se Jonathan não será mais útil - ou menos prejudicial, como preferirem - do que o brasileiro. Jefferson é daqueles jogadores que precisa de concorrência real para render. Foi assim no princípio da época passada e só se espevitou quando perdeu a titularidade. O Sporting ainda não confirmou Zeegelar, mas estamos de facto a precisar de reforçar aquela posição.

Esta derrota é tremendamente frustrante. Não só porque surge na sequência da eliminação da Taça de Portugal, mas também porque este era um jogo que era obrigatório ganhar para nos permitir encarar o clássico de 2 de janeiro com outro tipo de confiança. Por outro lado, é a primeira derrota para o campeonato ao fim de catorze jornadas. Aproveitemos a pausa para recarregar as baterias e inverter esta fase negativa. Já não estamos em primeiro, mas ainda há muito campeonato pela frente.

20 comentários :

  1. Infelizmente li por aí muito disparate por parte de Sportinguistas. Eu não estou mais nem menos optimista, os vários 1-0 já mostravam que num dia de menos inspiração íamos perder pontos, juntou-se a isso uma eficácia tremenda e temos uma muito surpreendente derrota.

    Danilo Dias teve provavelmente dos cabeceamento mais complicados do jogo, um cruzamento largo mas forte com ângulo complicado para cabecear e mete milimetricamente a bola junto ao poste, ao contrário nós tivemos 4 ou 5 lances aéreos de finalização muito mais fácil e nem na baliza acertamos. Tivemos 13 cantos e não aproveitamos nenhum, p.e. o FCP aos 7 minutos hoje marca o 1º golo que tudo desbloqueou precisamente de canto.

    A realidade é esta, jogamos bem mas precisamos de algo mais, neste momento nas alas estamos com muitas dificuldades, os laterais nenhum convence em pleno, o melhor extremo está encostado, Bryan é bom mas não pode carregar a equipa às costas nem dá desequilíbrios na ala, Gelson do qual sou muito fã teima a acusar a pressão e não rende nada que se pareça com o que jogou o ano passado na B.

    Temos de ganhar ao Paços para afastar estes 2 maus resultados, algo que não seja uma vitória vai dar à equipa uma intranquilidade desnecessária para o Clássico.

    ResponderEliminar
  2. É claro para mim que falta qualidade individual na frente. Com todo o respeito pelos nossos avançados...falta-nos um que seja top. Mais mortífero, que não precise de tantas oportunidades para marcar.

    E na minha opinião Carrillo faz falta. Essa é que era prenda mais desejada para a segunda metade da época.

    De resto, excelente exibição do gr deles...

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. -4 Palhaço e 3 encavadelas seguidas !...lol

      Eliminar
    2. Bicampeões. Tu festejas vitórias.
      Calma que não vai sair de 1os.

      Eliminar
    3. Feliz Natal caro 3º classificado :)

      Eliminar
  4. A primeira coisa que fiz depois de chegar a casa foi visitar este blog e como este post indica depois de este péssimo resultado o estado de espírito de todos os sportinguistas não poderia ser o pior.

    Todos aqueles que defendem o nosso clube não merecem este resultado contra uma equipa que luta para não descer.Mau de mais para ser verdade.

    Eu sou sportinguista de todas as horas mas isso não me impede de críticar ou de expressar a minha opinião sobre aquilo que não está bem.Sendo assim não concordo com a opinião do Jesus que diz que não tem nada a apontar aos jogadores.
    Compreendo as suas posições públicas mas acho que os jogadores só lembraram que estavam a perder o jogo nos últimos minutos.

    Há uma apatia que é preciso combater que teve como consequência um resultado tremendamente negativo.É verdade que os jogadores tiveram um grande desgaste físico e psicológico com o Braga mas em Inglaterra os jogadores não jogam duas vezes por semana quase constantemente ?.

    Depois há um futebol com muita posse de bola mas pouco eficaz.Não é o jogar para os lados que ganha os jogos.Em Braga, jogo que vi ao vivo,confirmei essa ideia e hoje assim foi e noutros jogos assim tem sido.É preciso jogar para a baliza,é preciso chutar para a baliza,como se podem fazer golos se querem entrar com a bola pela baliza dentro ?.

    Depois é claro que as equipas vão-se defendendo,o Sporting vai tendo as despesas do jogo,não marca golos,a equipa começa a ficar desequilibrada,começa a dar espaços como aconteceu em Braga,os jogadores deixam de recuperar e sofrem-se golos.

    Em dois jogos seguidos os lances fatais vieram do lado do Jefferson.Bom a atacar mas mau a recuperar e a defender,de resto temos atrás temos uma equipa lenta.

    Em suma nem de longe nem de perto temos equipa para todas as competições.Espero uma equipa de 3ª categoria para a taça da Liga e infelizmente parece-me que o melhor é mesmo sermos eliminados da taça UEFA para dedicarmo-nos ao que realmente interessa.

    Para finalizar o Orelhas veio críticar a arbitragem.Não tem esse monte de merd e hipócrita vergonha na cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O palhaço do teu presidente todos os jogos, antes do jogo, fala da arbitragem... O orelhas tem de ser roubado em 3 pênaltis e ficar calado. És muito burro... E por burros como tu é que nunca ganham nada.

      Eliminar
    2. Logo de manhã temos de ler este encornado.Ó palhaço no bessa temos um penalty igual e não nos marcaram.De resto não ganhamos nada ?,ó palhaço a supertaça nada vale ?.

      Eliminar
    3. A época passada os árbitros eram bons, esta época já são corruptos e incompetentes porquê ?.Sois a maior merda do futebol nacional,cambada de escumalha hipócrita.

      Eliminar
    4. De resto vai chamar burro à vaca da tua mulher !...Ponto.

      Eliminar
  5. Mais uma vez foi visível a falta de desequilíbrios no último terço do terreno.
    Tirando montero e ruiz muito difícilmente o Sporting tem um jogador que fure as defesas.
    Gelson precisa de 10 ocasiões para decidir bem 1.
    João Mário, adrien e William só lateralisam.
    Jefferson por muito q tente não entendo o pk de jogar (teria sido melhor jp a direito e esgaio na esquerda), já nem a atacar Jefferson está bem(único jogador q crítico o mestre por o colocar), quanto aos restantes jogam aquilo q sabem.
    Mais uma vez deram Meia parte do jogo ao adversário o q tmb começa a ser uma constante.
    Jogo tiki taka, mas no último terço raramente fazem a diferença.
    O título continua em aberto, mas o jogo de dia 2 vai ser crucial para sabermos se vamos continuar na luta.
    Vai ser um ciclo ainda mais exigente e não podemos de forma alguma entrar a perder.
    SL
    Boas festas

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez foi visível a falta de desequilíbrios no último terço do terreno.
    Tirando montero e ruiz muito difícilmente o Sporting tem um jogador que fure as defesas.
    Gelson precisa de 10 ocasiões para decidir bem 1.
    João Mário, adrien e William só lateralisam.
    Jefferson por muito q tente não entendo o pk de jogar (teria sido melhor jp a direito e esgaio na esquerda), já nem a atacar Jefferson está bem(único jogador q crítico o mestre por o colocar), quanto aos restantes jogam aquilo q sabem.
    Mais uma vez deram Meia parte do jogo ao adversário o q tmb começa a ser uma constante.
    Jogo tiki taka, mas no último terço raramente fazem a diferença.
    O título continua em aberto, mas o jogo de dia 2 vai ser crucial para sabermos se vamos continuar na luta.
    Vai ser um ciclo ainda mais exigente e não podemos de forma alguma entrar a perder.
    SL
    Boas festas

    ResponderEliminar
  7. Desde já, vitória justa e merecida do União da Madeira, a que nem bdc teve coragem de contestar, como é seu hábito, mesmo quando não tem razão.Finalmente quando não existem ajudas, a realidade futebolística vem à tona.
    Espero que agora o discurso de Carlos Sousa e António Gomes (7 pontos, lampião aziado) mude para 4 PONTOS - DE UM LAGARTO EUFÓRICO PREMATURAMENTE. E ainda não jogaram, na primeira volta, com braga e porto.
    Bruno Martins e Guru, pelas palavras que me dirigem, não se esqueçam do que acontece sempre ao vosso clube nesta época festiva que se aproxima. A derrocada está próxima, e suponho que vai ser acompanhada pela vossa escalada ofensiva verbal.
    Um bom Natal a todos e umas boas festas futebolísticas iguais a estas.

    ResponderEliminar
  8. Vai fazer um post sobre as agressões do slimani e como já são demasiadas para passar em claro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MdC

      Parece que ele de vez em quando agride a tua mulher !...

      Eliminar
    2. King Lion não agride a mulher dele mas agride(slimani) agride jogadores e agride o futebol.

      Eliminar
    3. King Lion não agride a mulher dele mas agride(slimani) agride jogadores e agride o futebol.

      Eliminar
  9. Ineficácia? Sim. Mas, se tivéssemos começado a jogar ao minuto 1 e não ao 40, teríamos tido mais hipóteses de contrariar essa ineficácia.

    ResponderEliminar
  10. "Olhem bem para nós que não vamos sair do 1.º lugar"

    LOLOL

    Já se sente a tal "falta de pedalada".

    LOLOL

    Boas festas!


    ResponderEliminar