segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Janelas de oportunidade

Se, há um mês, alguém me dissesse que o Porto assinaria a muito curto prazo um contrato de direitos televisivos com uma empresa que não a do velho amigo Joaquim Oliveira, e que ambos os nossos rivais anunciariam acordos de longa duração com valores globais a igualar ou superar os quatrocentos milhões de euros, não seria capaz de dar qualquer crédito a essa teoria. Parecer-me-ia demasiado desfasada da realidade do futebol português para se poder concretizar.

No entanto, a realidade consegue muitas vezes superar a ficção e hoje, quer Benfica, quer Porto, têm acordos diretos com operadores por valores que vão muito além das dimensões que eram prática até agora. Valores de encher o olho, à partida bastante favoráveis aos clubes, mas cujas conclusões definitivas apenas poderão ser tiradas daqui a muitos anos. Por exemplo, será que em 2023 - ou seja, quando o Porto terminar a 1ª metade do contrato - estes 45 milhões / ano serão assim tão interessantes? O tempo o dirá.

Já se sabe que, nos próximos dias, benfiquistas e portistas discutirão quem de entre eles conseguiu o melhor contrato. Dificilmente haverá um consenso, pois não são facilmente comparáveis: o Benfica incluiu os elevados custos de funcionamento da BTV no pacote, enquanto que o Porto vendeu o patrocínio das camisolas e a exploração de publicidade no Dragão.

Registe-se, no entanto, a ironia: a pressa que o Benfica teve em anunciar ao mundo o maior negócio de sempre do futebol português acabou por fazer com que o maior negócio de sempre do futebol português apenas fosse o maior negócio de sempre do futebol português durante menos de um mês. A pompa e circunstância com que o acordo foi anunciado apenas fez com que a NOS perdesse margem negocial com os restantes clubes e que o orgulho da PT fosse severamente atingido por uma derrota tão mediática para o seu principal concorrente. Poucas semanas depois, os resultados estão à vista.

Perante isto, resta saber o mais importante: como fica o Sporting no meio desta loucura que se instalou no futebol português? A meu ver, com uma posição negocial reforçada - mesmo considerando que Benfica e Porto farão pressão junto da NOS e Meo para não assinarem um contrato na mesma ordem de grandeza com o Sporting. Mas, por muita pressão que Benfica e Porto façam, isso não altera a realidade: o Sporting tem o poder de desequilibrar os pratos da balança de forma decisiva nesta guerra de operadores. E, ao contrário do que benfiquistas e portistas possam imaginar, as operadoras estão sobretudo focadas nos seus próprios interesses, e não nos desejos daqueles que ficaram atados a si durante uma década.

Não que haja particular pressa para o Sporting em fechar um negócio deste tipo - à semelhança do Porto, o Sporting tem em vigor um contrato com a Sport TV até junho de 2018 -, mas parece-me sensato aproveitar a curto prazo uma guerra tão feroz como aquela que agora se verifica.

Outro facto que pode ser muito interessante para o Sporting é a recente legalização das apostas online. Falamos de um setor com várias empresas que apostam com frequência no patrocínio direto aos clubes, empresas essas que poderão muito em breve operar em Portugal. Isso poderá significar uma nova oportunidade para resolver a questão do patrocínio das camisolas.

Os próximos meses serão seguramente muito interessantes de seguir.

67 comentários :

  1. Este Post atual saiu do forno às 11.00 horas. Eram 10:11 e já eu me tinha antecipado..


    Quid 28 de dezembro de 2015 às 10:11

    Bom dia ao fórum dos felinos.. É óbvio, lógico, evidente que o SCP mais conhecido por Sporting Lisboa também irá a partir de 2018 ter um Novo contrato de direitos televisivos.
    Mas, por favor não venham dizer que foi por mérito do atual Presimente.

    Se em Portugal há 4 milhões de benfas - 2,9 milhões de portistas - 2,7 milhões de verdascos... é óbvio, lógico, evidente que as Operadoras de TV irão aplicar essas percentagens, fatias de mercado nos valores a pagar. Não é preciso ser muito inteligente para o compreender, entender e aceitar.."

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora e enquanto não é anunciado o esperado e inevitável acordo para o SCP.. falemos dos 2 acordos até agora conhecidos.

      O FCP fez um acordo com a Altice dona da PT..

      A partir de 2016 recebe já para publicidade nas camisolas e para a cedência dos direitos de exclusividade do Porto canal na MEO.. e, a partir de 30 Junho 2018 vende os direitos de transmissão dos jogos.

      São 3 negócios diferentes. Tudo somado dá os tais 450 Milhões + trocos.

      Comparando assim a dimensão dos potenciais 2,9 milhões de portistas em Portugal com os 4,1 milhões de benfiquistas, é óbvio, evidente que o FCP ficou a ganhar e que soube negociar melhor. Custa tanto admitir ISSO?! Só não vê quem se recusa a tirar as palas. São os tais que confundem magnórios com nêsperas. Por ex., na TVI24 (Benfica TV4) o Pedro Brás do Maistabaco, um típico benfiquista assumido fala em 6 milhões da Emirates, quando o próprio R&C do SLB admite 3,75 milhões!!

      Está-lhes nos genes, no sangue, na pele.. gostam de aumentar, exagerar, empolar.. típico dos benfas.

      Para eles, são sempre os mais maiores bons grandes melhores do Mundo, quiçá da Europa!!

      Eliminar
    2. Mostra lá onde é que está esse estudo, sondagem ou o que seja sobre os 4M de lampiões + 2,9M de tripeiros e só 2,7M de sportinguistas.

      Também posso mandar para o ar uns números, mas bojardas costumam ser contigo.

      Eliminar
    3. O porto tem 2.9M de adeptos em PT?! Andas a dar no pó do barão só pode...

      Eliminar
    4. O Porto não tem n de perto o mesmo número de adeptos do Sporting,se não,como e explicas os 2mil adeptos registados no jogo contra o Tondela?O Sporting levou a 23 mil a uma sexta-feira feira meu caro,o Porto a partir de Gaia pura e simplesmente não existe

      Eliminar
    5. É fácil.. os estudos, sondagens, estatísticas fazem-se pelos nºs de vendas, audiências, censos, likes no facebook, twiter, média de espetadores nos estádios, etc., etc. !!

      É que os que têm mais de 60 / 70 / 80 anos vão morrendo, caindo.. pela lei da vida e os novos que nascem, os miúdos de 6 / 7 / 8 anos vão ser adeptos de quem ganha mais, de quem vence mais Campeonatos..

      Ora, nos últimos 20 anos nós só ganhamos 14.. nos últimos 15 anos, nós só vencemos 9 campeonatos.. daí que nós crescemos, aumentamos aos nossos adeptos e outros vão diminuindo !!

      Não é preciso ser muito inteligente para o compreender e admitir.

      Hoje, o FCP tem muitos mais adeptos que o SCP. ISSO é um facto. E o SLB cada vez tem menos.

      Eliminar
    6. Quantas vezes será preciso explicar que atualmente os adeptos do FCP não correm atrás da equipa porque andam de barriga cheia. Nos anos 80, quando os adeptos portistas nada venciam e andavam esfomeados de Títulos.. também enchiam os estádios. Eu próprio fui ao Pombal uma vez em que fomos mais de 30.000 portistas ver um jogo.

      Eliminar
    7. Quid
      Não sejas ridículo,o Porto tem muito muito menos adeptos que o Sporting,isso é factual ,basta ver que p Sporting já ultrapassou os 132 mil e o Porto nem 110 tem, e audiências resumem-se ao número de adeptos logo o Sporting receberá mais

      Eliminar
    8. Quid apesar de perceber o que dizes "vão ser adeptos de quem ganha mais, de quem vence mais Campeonatos.. " isto não é assim tão linear.

      Eu sou maluco pelo Benfica e não tava vivo na nossa melhor altura. Muitos dos melhores Sportinguistas que conheço cresceram durante os 18 anos de jejum.

      Recentemente para a faculdade o meu grupo teve de fazer uma mini-sondagem sobre clubes onde obtivemos mais de mil respostas e o resultado do Porto foi residual. Claro que isto é influenciado por sermos todos Lisboetas e o questionário ter passado no face de amigo em amigo e na faculdade etc . Mas demonstra a pouca expressão que por exemplo na minha geração dos 20 e poucos tem nesta zona(lisboa centro).

      E olha que eu até já trabalhei no Porto(meio ano) tenho muitos amigos do norte e fiquei muito surpreendido ao perceber a enorme falange de adeptos do Benfica que existe lá por cima.

      Não me parece que nenhum dos outros dois se aproxime do Benfica e duvido mesmo muito que o Porto esteja a frente do Sporting. Mas claro isto é a minha experiência pode haver quem tenha o oposto.

      Eliminar
    9. Facebook também conta? LOL
      Vou já a correr criar 1 ou 2 milhões de contas no facebook e vou por likes na pagina do SCP!
      Ridículo...

      Eliminar
    10. Tiago Santos,

      o Benfica não estará assim tão longe do Sporting a nível de adeptos. Veja-se que houve recontagem de sócios há pouco tempo em ambos clubes e neste momento o Sporting leva aproximadamente 135 mil sócios e o Benfica uns 145 a 150 mil.

      Não sei há quanto tempo o Porto não faz recontagem, mas 110 mil sócios parece-me exagerado.

      De resto, estou de acordo com o que dizes.

      Eliminar
    11. Eh pá.. ide lá ver a média de assistências no Estádio nos últimos 5 anos.. não faleis só do hoje, do aqui e agora. É lógico que só nesta época andais eufóricos, cheios de tesão de mijo.. e julgais - 'acarditais' que é tudo vosso.
      Nós, portistas também já vimos esse filme, já passamos por esses momentos. Quer queiram ou não, gostem ou não.. em Portugal somos 10,5 milhões de portugueses.

      SLB - 4,1 milhões
      FCP - 2,9 milhões
      SCP - 2,7 milhões

      Isto, claro em termos médios.

      Eliminar
    12. Quid,

      Vamos por partes.

      Facebook e Twitter
      Likes nas redes sociais contam para alguma coisa?
      Contra o Sporting falo e vê lá que com a entrada do Slimani, Rabia e Shikabala, os seguidores da página no facebook, aumentaram de forma significativa, com likes muçulmanos...
      Já que dizes que os adeptos do Sporting são mais velhos, então mais uma razão para não se considerar o facebook como fonte para alguma coisa pois a maioria da geração dos 60 para cima não tem facebook.
      O facebook não conta para nada e o mesmo se aplica ao twitter.

      Estudos e sondagens
      Quais?
      O que conheço é o mais que divulgado estudo benfiquista que já se provou ser uma falácia.
      Quais são os outros estudos de que falas?


      Audiências

      Como é que consegues tirar alguma conclusão com base numa audiência, onde estão adeptos de todos os clubes?
      Os dois programas de desporto mais vistos no 1º semestre de 2015 são o Bayern-Porto e o Porto-Bayern (http://www.marktest.com/wap/clip.aspx?id=d8f1)
      Eu vi ambos, passo a contar como adepto do Porto?

      Como eu, muitos sportinguistas e benfiquistas viram esses dois jogos.
      Acho que pouco se pode concluir sobre audiências, como por exemplo esta tabela de jogos de 2012, quando os jogos davam em canal aberto na TVI - http://www.marktest.com/wap/a/n/id~19de.aspx


      Sócios
      O teu clube é o 3º clube em sócios e ninguém sabe nada como se faz a recontagem, nem de quantos em quantos anos.
      Se há coisa onde o Sporting parece caminhar no sentido de assumir a liderança em poucos anos, é no número de sócios.


      Censos?
      Já respondi ao censos não sei quantas vezes e nunca lá vi perguntas sobre clubes desportivos.
      Em que é que os Censos contam para uma análise destas?????


      Por último, a média de assistência no estádio.
      Se olhares para os anos em que o Sporting se limitava a ver Benfica e Porto lutarem entre si pelo título, sim, o Sporting foi sempre o 3º em assistências.
      A desmobilização era visível e evidente porque a equipa rapidamente ficava arredada da luta pelos lugares de topo.

      Mas com Bruno de Carvalho na presidência, o Sporting voltou a números que condizem com a sua grandeza e, em 3 épocas que este leva à frente do clube, só esta época o Porto tem mais espectadores (também tem mais 2 jogos disputados, sendo que o Sporting ainda não jogou qualquer clássico em casa para o campeonato).

      Basta olhar para os números que constam do site da Liga de Clubes e constatar esses números:

      2015/16 (até ao momento)
      1º SL Benfica - 8 jogos / 374.555 espectadores
      2º FC Porto - 8 jogos / 306.195
      3º Sporting CP - 6 jogos / 206.246
      (o Sporting não teve nenhum clássico em casa, Porto e Benfica já tiveram 1)

      2014/15
      1º SL Benfica - 824.845
      2º Sporting CP - 594.800
      3º FC Porto - 541.403

      2013/14
      1º SL Benfica - 654.194
      2º Sporting CP - 505.539
      3º FC Porto - 430.278

      2012/13 (Godinho Lopes/Bruno de Carvalho a partir de Março/13)
      1º SL Benfica - 635.391
      2º FC Porto - 454.173
      3º Sporting CP - 397.817

      Também por aqui não vejo qualquer motivo para dizer que o Porto tem mais adeptos que o Sporting.

      Eliminar
    13. Sporting Até à Morte..

      Obrigado pelo trabalho de sapa.. só me deste razão.

      Val de Mar..

      Já sei.. ficaste sem argumentos. Sim, eu sei. Dizer a verdade, dói, magoa, incomoda.. causa azia, inveja, dor de coto. É o que faz ler / ver só o Lixo da Manhã, a Cu da Manada Tv.. A Bolha, o Rascaord.

      Julgam, 'acarditam' que Portugal começa em Leiria e acaba em Sines!!

      Olha rapazito.. Pensa só nisto, a título de exemplo:

      O Grande Porto tem cerca de 2,5 milhões de habitantes.
      A Grande Lixoboa tem cerca de 2,8 milhões de habitantes.

      Mas, na Grande Lisboa existem 2 Grandes clubes a dividir os tais 2,8 milhões..
      enquanto no Porto existe só um Grande clube!!

      Só AQUI, neste exemplo simples já podes chegar lá :-)

      Pensa nisso.






      Eliminar
    14. Desde quando é que os miúdos são da equipa que ganha mais? Isso não é assim linear. Se assim fosse, não deveriam haver adeptos do Sporting com menos de 40 anos. :)

      O Sporting está agora numa posição negocial que poderá ser bem aproveitada. Pois as pessoas não vão andar a subscrever um canal por clube. Subscrevem o seu e irão preferir uma operadora que também ofereça o mais possível. A Meo e a NOS vão querer a maior quota de mercado possível ou pelo menos que a concorrente não a tenha. A negociação entre as duas será bem diferente se uma tiver essa vantagem em relação à outra.

      Eliminar
    15. Oh amigo.. aqui fala-se em termos gerais. Fala-se em médias. É óbvio que cada caso é um caso. É óbvio que filhos de pais sportinguistas acabam em geral, em média por ser também sportinguistas. Mas ajuda muito ganhar mais vezes, ser Campeão mais vezes.. eu por ex., já vi miúdos a mudarem de clube aos 8/9 anos do Benfica para o Porto. E nunca vi miúdos do Porto por ex., mudarem para o Benfica. MAS admito que se o Porto ficar sem ganhar 3/4 anos seguidos ISSO possa influenciar.

      Eliminar
    16. Dei-te razão em quê ó tripeiro?
      Só dizes merda...

      Eliminar
    17. Ó recreativo, espero que dures muitos e bons anos para veres a onda verde crescer....
      Continua a sonhar com os números que dizes :) só na tua cabeça podem ser verdadeiros

      Eliminar
    18. Quidzinho grande FDP do clube corrupto sem vergonha de ter titulos roubados com corrupçãp!!Quidzinho grande FDP

      Eliminar
    19. Quidzinho grande FDP do clube corrupto sem vergonha de ter titulos roubados com corrupçãp!!Quidzinho grande FDP

      Eliminar
    20. Recreativo essa lógica da batata só te veio matar
      "2 Grandes clubes a dividir os tais 2,8 milhões.."
      ou seja 1,4 para cada vá. E " Porto tem cerca de 2,5 milhões de habitantes."
      Mesmo assim o Benfica rebenta com o Porto na assistência media e o Sporting anda taco a taco.

      Ora ou o pessoal em Lisboa AMA tudo futebol ou o resto do pais tem muito mais destes dois que apesar da distancia ainda vêm aos seus estádios.

      PS:utilizei as informações do "Recreativo" e do "até morrer " para comparação.

      Eliminar
  2. A minha opinião, sem tirar nem pôr!

    Não vejo grande pressa em assinar agora um contrato para entrar em vigor em 2018.

    E sim, vamos ser nós os desequilibradores da balança. Já se viu que uma TV que transmita apenas os jogos de um dos grandes não tem grande retorno. E mesmo a SportTV, que tinha os jogos de dois dos grandes deu prejuízo.
    Portanto, há que negociar com calma.

    Mas há já uma coisa que sabemos...quem vai pagar. O Zé Povinho! Meus ricos streams...

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que isso seja assim tão verdade como isso.
    No futebol cada um decide com o coração e por isso já ouvi muito malta dos meus a dizer que vai desistir do MEO tal como o caso contrario é verdade. Acho que a PT terá mais interesse em equilibrar os pratos da balança juntando o Sporting mas mesmo assim em moldes inferiores.
    De qq modo acho que nem MEO nem NOS fizeram bons negócios não vejo a justificação para tantos milhões.

    Quanto a Benfica e Porto só o tempo o dirá verdade que o Benfica tem custos maiores na BTV, mas vão cair de ano para ano os milhões da Liga inglesa por exemplo já foram. No entanto na minha opinião de quem percebe pouco, o Porto perde ao abdicar de publicidade no estádio e camisolas.


    PS: para quem já esta a falar isto e aquilo da Emirates se calhar esperavam pelo relatório final da época e depois sim falam. Porque até agora ninguém sabe quais são os números finais. Tanto pode ser 6 como 3,75 como 8 como meia dúzia de caramelos. Ainda não se pode avaliar.

    ResponderEliminar
  4. Desculpem o off, mas o jogo com o porco está a chegar !!! SEM ESQUECER AMANHÃ mas para mim, não Era para mudar de estratégia, a cerveja devia ser para os putos..

    Quanto ao porco...e ao carnide... continua o colinho!!
    Esta nem sabia:
    http://sporting.filtro.pt/index.php/2015/12/22/samaris-e-heldon-o-caso-que-os-lampioes-querem-branquear/


    Nao se esqueçam do que vou escrever:
    Dia 2 vamos ser roubados.
    Só não o seremos se o porco jogar mesmo uma merda e consigamos meter duas de rajada.

    São duas nádegas.
    primeiro lugar para uma, para a outra o segundo.
    O segundo lugar de Leo, apanhou todos de surpresa.

    O carnide teve o bi, agora é a nádega azul a ganhar.
    MAS o carnide tem de ficar em segundo..

    Ou temos mais trunfos, tipo vouchers ou vamos ser fodidos.....
    Mark my words

    So agora vão sair os melhores truques.
    O colinho tem sido leve, só para manter as nádegas na corrida..


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh panão.. vai chamar porco a quem te defenestrou o esfinter!!

      Aqui no Blogue fala-se de futebol.. se gostas de levar no cu dos porcos, vai para a pocilga.


      Eliminar
    2. Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah..

      Como eu gosto de ir a blogues sobre o porco, espicaçar as lagartixas que pensam que são dragões...
      Esse animal mitológico.... tal como o mérito por detrás das conquistas do fcporco

      Eliminar
    3. Canaliza a tu energia para algo mais profícuo para o scp e ajuda o BdC a fazer boa figura. Aqui fica a dica (de borla):
      /www.cabovisao.pt

      Eliminar
    4. Lourenço, explica-me então de quem é o mérito das 2 champions, 2 taças intercontinentais, 1 taça uefa, 1 liga europa, 1 supertaça europeia, 27 ligas, 16 taças de Portugal e 20 supertaças?
      É que ainda não compreendi bem esse argumento por parte dos rivais. Vais me dizer que os jogadores tiveram 0 mérito, os treinadores 0 mérito e o Sporting e o Benfica, coitadinhos, foram vítimas das garras maléficas do Pinto da Costa, qual diabo, que nasceu para infernizar os adeptos dos rivais.
      Chorem mais, chorem.

      Eliminar
    5. Quem descansa ao fim de semana por ter o campeonato no bolso, graças a putas e viagens a árbitros, pode dar um bocado mais na europa durante a semana.

      Eliminar
    6. Aliás, não é interessante contabilizar os sucessos do Porto na Europa pós-apito dourado?

      Eliminar
    7. É interessante sim, dois quartos de final da champions e uma liga europa. Tendo em conta o abismo financeiro entre a liga portuguesa e a inglesa, alemã e espanhola penso que são bons resultados, tal como as 2 finais europeias do Benfica e a meia final da liga europa e também a final da taça uefa por parte do Sporting. Entre os três, penso que o Porto ganha.

      Eliminar
    8. Oh Vale de Mar.. abre a pestana.

      1º - o FCP nada teve a ver com o Pífio Dourado..

      2º - Mesmo pós o Apito Final o FCP foi Campeão, Bi-Campeão, Tri-Campeão, Tetra-Campeão. E até venceu a Liga Europa. sabes?! Só não ganhou foi o Caneco da Cerveja Lucília.. e tu sabes bem porquê.


      Eliminar
    9. Hehehehe.

      Não teve a ver... ehehehehehe...

      Vocês são impagáveis. Sério, são.

      Eliminar
    10. Se te deres ao trabalho de ler e informar sobre os Processos.. saberás que não. Mas, como vocês só lêem e vêem os Lixos da Manhã e as Tvs regionais de Lixoboa.. é mais que óbvio que lambem gelados com a testa e engolem palha sem mastigar!!

      ISSO já nós o sabemos. Emprenhais pelas orelhas e 'acarditais que os bebés nascem pelo cu!!

      Informa-te melhor..

      Eliminar
    11. E tu continua a comer sorvetes com a testa.

      Que gostes de o fazer é contigo. Que queiras fazer toda a gente de parvo, já é mais complicado.

      Vou contar-te uma história. Ela é verídica. Remonta aos tempos da bazófia acerca do pintinho dominar a arbitragem, que os portistas gostavam de alardear e até se riam muito com isso, antes de perceberem que é uma mancha que jamais sairá da bandeira do FC Porto, algo que envergonharia os seus fundadores, gente do dobrar do século, cavalheiros desportistas no seu tempo.

      Certa tarde, estava eu na loja de comércio de família numa cidade aqui da zona centro do país, entra-me um sujeito pela porta a dentro. 10 minutos depois de o estar a atender, e nota que eu não o conhecia de lado nenhum, o indivíduo revela que é um árbitro retirado, e desata a desenrolar um saudosismo das deslocações à Madeira. Segundo o próprio, era quando o Pinto da Costa presenteava com a famosa fruta de dormir...

      Relembro que eu não conhecia o tipo de lado nenhum. E só a arrogância de se saber impune, bem como as saudades de quando as coisas se faziam de uma certa maneira é que o levaram ao desabafo.

      Mais recentemente, o Benfica tentou desenterrar o fenómeno, mas as coisas já não podem ser assim às claras.

      Portanto, como vês, não é só baseado nas notícias do Correio da Manhã. Nem sequer nas escutas que estão na internet, que são claras como a água.

      É em discurso directo.

      Eliminar
    12. Oh Val de Mar..

      Então tu és dos tais que 'acarditas' que os mesmos árbitros corruptos a quem o Pintinho dava fruta.. não faziam o mesmo nos outros clube?!

      :-9

      Deixa de ser anjinho.. ou julgas que os 'outros clubes' não faziam igual?!

      os árbitros só eram corruptos para o FCP e para o SCP tornavam-se subitamente sérios, honestos!!!

      Se calhar julgqas que em LIxoboa não há fruta... é só alface e ervilhas de cheiro (paneleiros) !!!

      Eliminar
    13. Deixa de ser anjinho.

      A merda que é o Porto não se joga com facilidade para cima de outros clubes.

      Até agora, só o Benfica do orelhas vos seguiu os exemplos.

      A preferência sexual das pessoas não tem muito a ver com nada.

      Para psicólogo ou psiquiatra és uma bela merda, se achas que sim.

      Eliminar
  5. Continuamos a debater pormaiores que vão enterrar o futebol português! Vejam bem estes processos dos direitos... pelo que se sabe, o Porto já assinou pum novo contrato para 2018! Em 2018 como estará o futebol português? Como estará o Porto? Para o caso de ter um presidente novo, este terá zero poder de influência sobre um dos maiores meios de subsistência do futebol! Sendo que o porto juntou ao pacote toda a publicidade do estádio com a das camisolas! Parece-me, com o que julgo saber, uma decisão no mínimo questionável.

    Mas para mim o pior é mesmo a sobrevivência da liga portuguesa. Defendo uma centralização dos direitos na liga com distribuição por mérito... senão para que serve ter uma liga? Não defendem o produto futebol, os árbitos dependem da fpf... Vamos vender jogos dos 3 grandes? E já se esqueceram que metade dos jogos dos 3 grandes são fora? Vamos ter jogos com grandes condições para a transmissão televisiva mas metade vão ser uma bosta... em batatais, com público à chuva, com cabeças à frente das camaras da tv, adiados constantemente pelo nevoeiro... enfim.

    Preocupa-me esta falta de visão dos clubes e este feudalismo bolorento e falta de cultura desportiva.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  6. --Primeiro, e como bem dizes, o Sporting tem até 2018 para resolver a sua situação dos direitos televisivos e não me parece que a pressa seja boa neste caso, até porque (mais noi caso do porto) se estes contratos enchem o olho, o certo é que só em 2018 vai começar a receber o grosso das receitas!

    --Depois também o Sporting ao poder desequilibrar os pratos da balança ganha mais poder negocial!

    --Também não me parece ser de excluir que o Sporting meta de parte transmitir os jogos no seu próprio cannal. Pareceu-me um erro estratégico aquando do nascimento da Sporting TV que se anunciasse que o canal não seria para transmitir os jogos da equipa principal. Perde-se poder negocial.

    -- Acho também altamente prejudicial a negociação de contratos de tão longa duração e parece-me que o Sporting negociando contratos de 2 ou 3 anos ao longo da vigência dos contratos dos rivais pode vir a receber mais, se calhar muito mais (não enche é as gordas dos jornais nem abre telejornais)

    -- E por último e que não vejo ninguém a falar disso: Apesar de o Sporting ser um clube de todas as camadas sociais quer-me parecer que o poder económico médio do adepto/sócio do Sporting é superior ao dos adversários e isto faz diferença na altura de subscrever assinaturas de canais e pacotes. Também tenho para mim que se parece certo que o Sporting tem menos adeptos que o Benfica, uma grande parte dos "adeptos" deste clube são donas de casa e pessoas com baixos recursos financeiros, ou seja, que não contam na hora de subscrever os ditos pacotes/canais. Em relação ao Porto, é minha forte convicção que o Sporting, pelo menos em Portugal, tem mais adeptos!!

    P.S. Hipoteticamente imagine-se que em 2018 Ronaldo está a acabar a carreira e queria fazê-lo no Sporting, só por hipótese. Quanto valeria os direitos de transmissão do Sporting? Se o Sporting assinar contrato agora situações como esta perdem todo o potencial de encaixe financeiro para o clube que teriam já que estaríamos agarrados a um contrato celebrado muitos anos antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. WRONG.

      O SLB e o FCP já vão começar a receber em 2016. E com os contratos na mão, os clubes até podem começar a gastar por conta, a planear, planificar melhor a época, sabendo que têm dinheiro para isso. Por ex., o FCP assinou o anterior contrato com a Sportv em 2011 e o contrato só começou a ser válido em 2014.
      Por ex., o SCP já gastou há muito todo o dinheiro que irá receber da Sportv em 2016 e 2017.. já deu cabo dele.

      Logo é errado dizer, pensar que o SCP tem tempo de negociar. E, quem manda, decide são as Operadoras. Não é o SCP que manda. O SCP está numa posição frágil, pois precisa de dinheiro.

      A gaveta está vazia.

      Eliminar
    2. WRONG
      Apesar de não ter lido o contrato parece-me de todo lógico que o Porto, relativo ao próximo ano e até 2018, vai receber o correspondente à publicidade na camisola e ao Porto Canal. Quando Muito pode receber um adiantamento, mas será sempre um adiantamento o que será com ir ao banco pedir dinheiro emprestado, e o grosso das receitas só a partir de 2018 as receberá!!

      O venfique também nos próximos 2 ou 3 anos terá que abater ao bolo que ganha aquilo que gastou/gasta/gastará na aquisição de direitos de transmissão detidos pela BTV e que não são propriamente receitas para o clube!

      Sim, o Sporting tem tempo para negociar! E não existe posição mais frágil para negociar do que estender a mão à espera que alguma coisa caia!

      Eliminar
    3. O Sporting está falido?

      Ainda há uns tempos foi buscar o treinador bi-campeão português.

      Reforçou o plantel da maneira que entendeu.

      Construiu um pavilhão.

      Mostrou lucro e ainda desceu o passivo.

      Falidos?

      Eheheh.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Treinador Bi-campeão?! Quem?! Onde?! Quando?!

      Se foi a APAF quem lhe ofertaDEU 15 pontos extra. Já esqueceste o manto Encornado?!

      Reforçou o plantel? Com quem?! com o TEO que fugiu para a Colombia por causa da da ADOP?!

      Construiu um pavilhão?! Onde?!.. se apenas 'construiu' foi mais uma Indemnização a pagar à SOMAGUE!!!

      Mostrou lucros ?! Onde?!.. com o dinheiro da DOYEN.

      :-)

      Assim até eu.

      Eliminar
    6. Recreativo dos quinhentinho do arcanjo gabriel! Ler-te é do mais cómico que existe! O Teo fugiu? Olha o Djuricic deu nos cornos ao Ruizinho leva nas ventas de qualquer puto!
      Indemnização à Somague? ahhahahhahahahahahh
      E sim o Sporting teve lucro de 22 Milhões contra os super-Mega-contratos do venfqiuinha que apenas deu 7M !!!!

      Eliminar
    7. juizo pah
      lucro encapotado com dividas empurradas com a barriga!
      paga á doyen e já das prejuizo
      pavilhão? so se for para jogar guelas em poças de lama
      somaguE?
      SIM, SOMA MAIS UM PROCESSO PERDIDO EM TRIBUNAL E PAGA!
      (se ainda houver dinheiro dos "investidores russos")
      O Djuricic não joga, o TEO é titular e já desertou
      A partir de agora é sempre a desacer pah… para o VOSSO LUGAR habitual!

      assinado: 2 títulos em 32 anos Vs 2 títulos em 2 anos

      Eliminar
  7. A pilinha do meu pai e maior do que a do teu.Parecem putos da pre-primaria foda-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Acabe-se com o Facebook, os Blogues, os comentários na Net, nos Sites. Acabe-se com a liberdade de expressão. Voltemos ao tempo do arroz de 15. Ao tempo da noite escura, da Ditadura, do empalamento.

      2 para mim, 1 para ti. Um para ti, dois para mim. Era assim que gostavas, era não?! Bons tempos esses em que não se mediam pilinhas.

      O Sport Benfica de Carnide ganhava 2 e o Sporting do Campo Grande ganhava 1.

      O resto era mera sombra na paisagem.

      Eliminar
  8. A minha opinião... até agora todos tentavam desvalorizar o negócio do Benfica porque era com isto ou com aquilo... ou porque era longo ou porque era crescente ou porque tinha a btv incluída ou ou... O facto é que é um bom negócio, acima do que se julgava possível em PT.

    O negócio do porto é muito bom, pode-se dizer que vende até a tia mas o facto é que é melhor. Alguém pensava ser possivel o porto vender aquelas parcelas individualmente e obter aquele valor? não. Logo é um bom negócio. Na minha opinião, comparativamente é melhor que o do Benfica. O porto não vale aquilo... se conseguiu que pagassem algo que não vale é bom negócio. Ponto (como diz o vosso chefe aziado). O Benfica pelas mesmas parcelas nos anos correspondentes irá receber mais? Claro que vai, basta consultar os rc atuais... mas a diferença devia ser superior.

    O sporting, que é o que vale menos, está numa situação que tanto pode sair em grande se funcionar como o fiel da balança e decidir qual operadora ganha o duelo ou sair de mãos a abanar se as operadores se entenderem para colocar os jogos numa plataforma comum e decidirem dar ao sporting o seu real valor ainda pressionado por ser o que não tem negócio feito. Mas como tem dois anos pode estudar o mercado com calma, não deve é armar-se em que só aceita grandes propostas porque não tem valor para isso. (Qatar airways style).

    Nota: toda a gente está a comparar os dois contratos iguais pela duração, mas é significativamente diferente um contrato começar em 2016 e o outro só em 2018... não é correto comparar ano 1 + ano 2 + ano n, o correto para encontrar as diferenças é comparar o que cada um vai ganhar em 2018, 2019, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Nuno..

      Esqueces só um pormenor, um pormaior importante..

      É que em 2016 o FCP AINDA recebe 20 milhões da Sportv. Logo, essa treta dos 2 anos de diferença esbate-se, pois para o ano a NOS irá pagar 25 milhões ao teu clube. Logo dá apenas uma 'diferença' de 5 milhões na balança. E, como já disse no Post do Benfica Eagle, por ex., a Emirates só pagou 3,75 milhões (ver o R&C) e em 2016 será esse valor que irá pagar. Nunca os tais 6 ou 8 milhões que os empalados benfas julgam, 'acarditam'!!

      Os R&C das SADs não mentem.. os pasquineiros, paineleiros e jornaletas, esses sim, mentem e empolam. Exageram!!!




      Eliminar
    2. "O Sporting é o que vale menos"

      Em que factos é que se baseia? Na sapiência do nuno "mentiroso" martins. Vale como qualquer estudo de mercado. Quando se diz, está dito.

      Que mais é que "sabes" acerca do clube dos outros, meu rapaz?

      Eliminar
    3. E onde é que está escrito que o Sporting é que vale menos?

      Eliminar
    4. Vale menos? Eu julgo que até vale mais! Se os adeptos do venfique são mais a sua grande maioria são desdentados, desempregados, reformados e donas de casa sem poder económico para gastar em pacotes de Tv enquanto que a média do poder económico dos sócios do Sporting será maior que a do venfique e Porto.

      E o Sporting tem mais adeptos que o Porto, de certeza!!

      Eliminar
    5. Ó troglodita corrupto.
      O porto recebe 20M? deixe lá de inventar. http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2015/10/eis-o-orcamento-para-2015-16.html

      25M? pois se começa em 35M... deixe lá de ser BURRO. Vem trazer ai o argumento da btv? A btv custa 10M? ainda para mais sem conteúdos extra? deixe de ser ignorante. E caso não saiba a btv ainda tem alguns conteúdos que pode vender a terceiros. Engraçado é que as vossas contas incluem sempre os custos da btv mas esquecem sempre os custos do porto canal (que devem ser bem menos á rasquice que aquilo é, mas continua a ter custos).

      RC? aquele do ano passado? em que a emirates apenas patrocinava a formação e a PT patrocinava a equipa sénior? Que BURRO que você saiu. (Já é a 2ª ou 3ª vez em dois dias seguidos que vem para aqui com os mesmos argumentos do bdc... devia saber melhor que aquilo que esse sr diz geralmente não corresponde á verdade.)

      Valdemar baseio-me nos grandes valores que vocês recebem de patrocínios. Vai lá ver aos RC. Vai lá comparar e vê quem é mentiroso! Aliás vocês valem tanto tanto que até se vendem por email e são recusados. RIDICULO.

      Eliminar
    6. Cafageste vem nos RC. Compara o nivel de receitas dos 3 clubes... isto quando vocês ainda iam á boleia do Benfica para negociar patrocínios... acabou a boleia ficaram sem patrocínios. Acima de tudo Honestidade Intelectual.

      Cabras podes tentar enganar te com os argumentos que quiseres... não enganas é as empresas que pagam! Essas fazem estudos de mercado e investem. Ora o Benfica tem adidas, fly emirates, huawei. nos etc... vocês têm macron.. estão todas enganadas!

      Eliminar
    7. Não te preocupes com as nossas receitas. Por isso é que temos um bom treinador. Para pôr os nossos jogadores a valer mais.

      Relatórios e Contas? Não falo do que não sei. O que sei é que já vi muitas empresas sólidas a ir de vela. Martelanços existem em todo o lado.

      Estranho nunca ter vindo a público nenhum desses estudos de mercado...

      Eliminar
    8. Por exemplo:

      Nas contas do foculporto encontras registo de alguma dívida ao Osvaldo?

      Pois...

      Eliminar
    9. Os contratos que o Sporting tem até agora, eram de um tempo em que terminou em 7º e vendia jogadores para pagar a luz e a água.

      Curiosamente, dirigentes iluminados que o Benfica aprecia, pois ofereceu-lhes a liderança da Liga de Clubes.

      Esses tempos mudaram, como muito bem sabes, tanto que esperneias muito nos dias de hoje...

      Eliminar
    10. Perguntas onde é que estava escrito... obtens resposta mas como não gostas e não consegues contrariar das essa resposta aziada... não te preocupes com as nossas contas! Lol. Eu também já vi algumas empresas sólidas a ir de vela mas vi mais emp+resas que pensam que são sólidas e afinal não são a ir.

      Valdemar os tempos atuais são tempos em que o Benfica é campeão. Será que vocês acreditam mesmo na realidade paralela que criam? Espernear para ser notado é o que faz o teu presidente... fala do Benfica para lhe darem atenção.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Recreativo do clube da corrupção-és um FDP manhoso.e cornudo.eheheh

      Eliminar
  10. Depois das duas grandes operadores terem investido forte nos dois maiores clubes nacionais, temo que o scp só consiga arranjar comprador para os seus jogos na AlentejoTV. Internacionalmente também não vejo aptidão de nenhuma operadora pelo scp, pois conhecem mais facilmente o Sporting de Gijon do que o de Lisboa.
    Quanto aos contratos de Benfica e dos fruteiros, o do glorioso é incomparavelmente melhor. Os fruteiros incluíram tudo, até umas voltas com a fernandinha. O glorioso consegue ainda facturar, à parte do contrato com a NOS, a publicidade estática e a publicidade nas camisolas, valor que ronda os 15 M€ ano, logo 150 M€ em 10 anos. Já para não falar que o grande LFV não anda a dormir e acautelou-se com a NOS, pois no caso de algum dos rivais conseguir um contrato semelhante, esta operadora terá que pagar mais 10 por cento ao Benfica.
    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/negocio-fc-portomeo-pode-valer-mais-10-as-aguias.html

    ResponderEliminar
  11. Se o Porto colocar também uma clasusula dessas , é expectável que esses contratos possam subir para niveis estratosfericos ??? nem sei onde irão parar.....Só mesmo benfas para acreditar numa historia assim .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto o scp como os fruteiros nunca poderiam colocar uma cláusula semelhante no contrato. Não têm adeptos, organização ou status quo comparável ao Glorioso. As operadoras nunca iriam permitir.

      Eliminar