sábado, 26 de dezembro de 2015

O dia em que os estagiários tomaram conta das redações

Compreende-se que, na véspera de Natal, a maior parte dos jornais - não tendo nenhuma edição para publicar no dia 25 - dê descanso aos seus colaboradores mais seniores e proporcione aos juniores e estagiários o privilégio de ter um pouco mais de autonomia na redação. Supostamente, é um dia em que o caudal de notícias relevantes não será complicado de gerir.

Infelizmente, calhou ser o dia em que a Lusa - entidade que, nos últimos anos, tem parecido fazer questão em deitar abaixo a credibilidade que construiu no passado - enviou para as redações uma notícia sobre o Sporting com um título enganador: 

SPORTING TEM TRÊS DIAS PARA PAGAR À DOYEN

Ao contrário do que deixa subentender, este título não se refere aos 12 milhões de euros que o Sporting foi condenado a pagar ao fundo, mas sim à partilha com a Doyen da percentagem de mais-valia a que o clube terá direito caso o Manchester United venda Rojo por uma verba superior a 23 milhões de euros. Ou seja, o Sporting tem três dias para pagar à Doyen...

... se o Manchester United vender Rojo...

... e se a venda for superior a 23 milhões de euros...

... o que fará com que o Sporting tenha direito a 20% da mais-valia acima de 23 milhões de euros (ex.: se o Manchester United vender o jogador por 25 milhões, o Sporting terá direito a 20% de 2 milhões, ou seja, 400.000€)...

... e aí o Sporting terá três dias para entregar 75% da mais-valia que recebeu à Doyen (ou seja, no exemplo acima teria três dias para pagar 300.000€ à Doyen).

Como, pelos vistos, os jornalistas destacados no dia 24 de dezembro não têm competência (ou paciência) para ler o corpo da notícia (que incluía um texto divulgado pelo TAS com alguns detalhes da decisão), acabou por ser isto que invadiu as redes sociais e os sites da nossa comunicação social:






Mas o mais extraordinário foi o facto de terem existido alguns órgãos de comunicação social que conseguiram distorcer ainda mais o sentido da notícia:




Aquele que se aproximou mais da notícia verdadeira acabou por ser o Diário de Notícias. Mesmo assim o verbo utilizado não foi o mais claro:


Se eu escrevesse um título, teria optado por: "Sporting terá três dias para pagar à Doyen 75% de eventual mais-valia com Rojo". Mas, na realidade, é um elemento da decisão do TAS que nem sequer é suficientemente relevante para ser merecedor de uma notícia à parte - a não ser que o sensacionalismo seja o objetivo principal de quem tem o dever de informar o público.

30 comentários :

  1. Este país está entregue á bicharada, em todas as instâncias.

    ResponderEliminar
  2. "A notícia é uma "falsificação barata" do que consta do comunicado do TAS. Pelo que conheço, tal prazo não se refere ao pagamento dos tais 12 milhões e por isso aconselho os jornalistas da Renascença a lerem convenientemente o que consta e elaborarem um notícia que esteja conforme à verdade dos factos. No entanto, já estou habituado ao tipo de jornalismo "rasca" da Renascença, quando se refere ao Sporting Clube de Portugal e sua Direção, mas penso que para um órgão de comunicação social que granjeou, ao longo dos tempos, uma imagem de credibilidade e isenção, torna-se particularmente penoso observar as inexatidões, parcialidade e até desvios à verdade quando o assunto é Sporting. Que tristeza!!!!!!!!!". Este foi o meu comentário que a RR deixou passar, mas que de nada serviu, uma vez que não tiveram a capacidade de emendar o erro. Nós sportinguistas, devemos combater, em todas as frentes, no que respeita a "aldrabices" sobre o nosso clube. O MdC responsável deste blogue é o exemplo disso, a verdade dos facto acima de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Capacidade para emendar o erro até têm, A. Martins... vontade é que não... :)

      Eliminar
  3. Títulos que são uma mistura de sensacionalismo com má fé mas, principalmente, impreparação dos estagiários e a dificuldade visível de lidar com o português e com a análise de textos, não mais do que isso.
    Curiosa a coincidência do título em 5 orgãos - CM, Record, Jogo, Bola e Sic - o que me faz admitir que alguém (mr burns?), em algum lado, cagou o título e esses 5 estarolas engoliram-no até à última migalha. Caso diferente o da Renascença, aquilo foi diarreia mental...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que o título tenha vindo da notícia que a Lusa difundiu, Liondamaia.

      Eliminar
  4. Segunda feira vamos ter mais um round de desinformação com os paineleiros do costume.
    Eu que ainda tenho a sportv e gosto de ver a NBA, em cada intervalo, desconto de tempo ou algo do género lá sou abrigado a ver uma reportagem de 2 min sobre a águia da musgueira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também estava a ver os Warriors - Cavs... enfim.

      Eliminar
  5. Não tenho dúvidas que aquela malta rival que gosta de nos aconselhar sobre o que é melhor para o Sporting, nomeadamente que devíamos ter ficado com o Marco Silva que é grande treinador, e não o Jesus que nem aposta na formação e cheira mal dos pés,

    que devíamos mandar embora o Bruno de Carvalho, talvez regressando o Godinho ou o Duque, porque lhes encontraram competências para presidente da Liga,

    esses rivais que tanto se preocupam com o passivo do Sporting e com as VMOC's,

    e que passaram anos a dizer que fazia falta um Sporting forte, a bem do futebol português,

    bateram palmas de satisfação ao lerem estas notícias, ainda que falsas.

    ResponderEliminar
  6. O tive oportunidade de escrever no Maisfutebol isto não é jornalismo isto é jornalixo ... o jornalismo português é nos dias de hoje na sua maioria uma grande ETAR a céu aberto!

    ResponderEliminar
  7. Mestre,

    Mesmo que tivessem sido os estagiários a tomar conta das redações, estas só são publicadas com o aval dos Directores, e esses sabemos bem quem eles são.

    Na ansia de falar mal do Sporting, até se atropelam para ver quem publica primiro e com mais erros...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, a referência aos estagiários foi ironia... como é evidente suponho que as redações não tenham ficado entregues a pessoas que não sabem ler textos. Enfim, nem no dia 24 nos dão descanso... :)

      Eliminar
  8. Isto é para cada um de nós escrever para cada uma destas redações a chama-los de mentirosos.

    E se isto se passa com a bola, imaginem o resto.

    Eu já não acredito na CS.

    ResponderEliminar
  9. Depois sou eu o menino mau...é coincidência a mais haver tanto burro a não saber interpretar ou pelo menos não ler toda a noticia !...é claro que a maioria está de má fé e pretende prejudicar a imagem do Sporting.

    É por estas e por outras que depois eu envio mensagens de "elogio" a estes orgãos de desinformação e manipulação e acabo bloqueado...Rui Gomes da Silva,Information Glorius,Record são algumas das medalhas que carrego com muito orgulho !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas primeiras são medalhas, definitivamente... o Record deve ter sido num dia em que era o Farinha a tomar conta do tasco. :)

      Eliminar
    2. hahahahaha...já circulam mais fotos do William Carvalho e do João Mário na night...desculpem afinal é o Ronaldo Sanches,perdão mais uma vez, é o Renato Sanches,a águia da musgueira !...o Correio da Manhã anda muito distraído !...

      Eliminar
  10. Boa Tarde

    antes de mais os meus sinceros parabens pelo excelente blog que aqui tem

    Duvido no entanto que este incidente tenha originado da inexperiencia de alguem - eles sabem muito bem o que querem fazer e como atinguir o Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, a referência aos estagiários era ironia. É claro que houve preguiça ou má vontade no tratamento desta notícia. Nada de novo... :) Obrigado e um abraço.

      Eliminar
  11. Realmente foi uma informação incorrecta que induz muito em erro.
    Tb gostava de perceber a totalidade da decisão porque por exemplo a noticia do DN fala em muito maiores valores.

    12 (+juros) agora, mais 4,5 que já foram pagos a Doyen.

    Depois mais a frente diz que o clube tb pagou 4 ao Spartak Moscovo.

    No fim destas contas todas o gajo é vendido por 20 e o sporting paga 21 ????
    Não percebo nada disto, nem é o meu clube mas gosto de estar bem informado se alguém perceber melhor agradeço.

    http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior/doyen-garante-que-sporting-vai-pagar-mais-por-rojo-do-que-teria-pagado-em-2014-4953727.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, o contrato do Rojo era tão lesivo para os interesses do Sporting que era impossível à partida o Sporting ganhar dinheiro. Com o processo perdido para a Doyen há que juntar juros, o que agrava o resultado líquido do negócio.

      Já escrevi um post sobre o negócio Rojo: LINK

      Eliminar
    2. Lendo esse post dá para perceber como é que o Sporting nunca poderia ter lucro no negócio.

      Eliminar
    3. Já viram a notícia record que diz que os Doyen vão receber 17M? como chegam a estes valores?

      Eliminar
    4. Já viram a notícia record que diz que os Doyen vão receber 17M? como chegam a estes valores?

      Eliminar
    5. Sporting 0 - Doyen 17
      Sei de fonte segura o que o BdC pediu para este Natal: é que o próximo Natal só seja celebrado em Junho.

      Eliminar
    6. Sintomatico ver adversarios a celebrarem decisoes judiciais sobre o Sporting...

      Eliminar
  12. Rudolfinho FDP vermelhudo aziado com as 3 encavadelas desde Agosto!!

    ResponderEliminar