sábado, 12 de dezembro de 2015

O sorteio do Euro 2016

A fase final do Euro 2016 começou oficialmente hoje, e para já Fernando Santos não está a deixar os seus créditos por mãos alheias. A boa fortuna que o Engenheiro costuma ter - em tudo aquilo que não depende dele - não o abandonou no sorteio dos grupos.


Com uma fase final com 24 equipas, seria pouco provável apanharmos um grupo da morte do tipo que nos calhou no Euro 2000. Mesmo assim era difícil termos escolhido um grupo mais acessível que este: Áustria, Hungria e Islândia.

O curioso é que, neste sistema em que os quatro melhores 3ºs classificados se apuram para a fase a eliminar, à partida parece mais vantajoso ficarmos em 2º lugar do nosso grupo do que em 1º:


Se ficarmos em 1º, jogamos com o 2º classificado do grupo E (que tem Bélgica, Itália, Irlanda e Suécia). Se ficarmos em 2º, jogamos com o 2º classificado do grupo B (que tem Inglaterra, Rússia, Gales e Eslováquia).

Certo, certo, é que estão criadas todas as condições para irmos longe na competição. Se Fernando Santos ignorar os clientelismos do costume e apostar sempre nos melhores para formar uma equipa que comece a jogar bom futebol, e se Cristiano Ronaldo chegar em boas condições físicas a junho, tudo poderá acontecer. Se, ao invés, Fernando Santos continuar a querer agradar a gregos e troianos, optando por fazer o papel de um tipo porreiro e cooperativo com os interesses de quem manda no futebol português - em vez ser o defensor nº 1 dos interesses da seleção -, temo que nos esteja reservada uma amarga desilusão, ao nível do que nos aconteceu em 2002 e 2014.

23 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Temos tudo para passar a próxima fase, desde que não se inventem sistemas, e se encare os jogos com seriedade, e se dê utilidade ao apoio que vão ter aqui em França, pois vão jogar como se estivessem em Portugal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma vantagem que teremos sim... seguramente que jogaremos em casa nos três jogos da fase de grupos.

      Eliminar
  3. O nosso grupo não se apresenta nada difícil, mas emparelhamos com o grupo da morte (ou o mais perto da morte que se pode ter neste cenário!). Acho que como em 2000, venha quem vier, temos de estar à altura. Sempre preferi jogar com um adversário que quer ganhar ao invés de defender e ver o que dá. Nós temos ali uma Austria que me parece uma boa seleção, a Islândia que é combativa e depois uma Hungria que não sei o que esperar. O que espero é que os nossos selecionados cheguem lá em boas condições pois falta de apoio é algo que não vai faltar! e que bom era matar o borrego na casa deles!

    Ainda é cedo para conjecturarmos mas, estou muito curioso para ver que jogadores do SCP o engenheiro leva para França. Neste momento vejo 5 jogadores que acho claros (RPatricio, POliveira, ASilva, William e JMário). Acompanhemos os desenvolvimentos.

    Abr,

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muitas dúvidas que o Adrien seja chamado, Pedro... E o Paulo Oliveira também terá poucas hipóteses, parece-me claro que está atrás do Pepe, Ricardo Carvalho, José Fonte e Bruno Alves. Será no entanto um absurdo levar quatro centrais de idade avançada e não levar o Paulo, que é o futuro da seleção.

      Eliminar
  4. MdC acho que iria ter algum interesse uma análise dos minutos necessários em jogos oficiais para um jogador ser convocado para a selecção.
    Acho que íamos ter alguns resultados surpreendentes (ou não...) comparando o seixal, o dragao caixa e Alcochete. E isto parece-me ser transversal aos últimos 3 seleccionadores.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma ideia que já me passou pela cabeça, JAP... :) Talvez num futuro próximo.

      Eliminar
  5. Islândia e Áustria serão tudo menos fáceis: duas selecções em ascensão, fortes fisicamente e com qualidade técnica.

    Agora é deixar de chamar Éders e Eliseus, e pode ser que não façam má figura.

    ResponderEliminar
  6. Mestre, a Selecção do Mendes interessa pouco. Serve para beber umas cervejas com os amigos durante os jogos e pouco mais.

    qual é o Mail através do qual posso entrar em contacto consigo? Tenho um documento interessante que não sei se conhece!

    ResponderEliminar
  7. Pensar que o Sanches, o Semedo e o Guedes vão ter lugar cativo nos 23 deixa-me tudo menos descansado, mesmo com um grupo destes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não tenho a certeza que lá estarão esses três porque há jogos olímpicos um ou dois meses depois... se não houvesse jogos olímpicos, era certinho que seriam convocados.

      Eliminar
  8. Isso é que era, irem os 3 estarolas e sermos logo eliminados tou-me a cagar para a seleçao eu que é o SPORTING CAMPEÃO

    ResponderEliminar
  9. Isso é que era, irem os 3 estarolas e sermos logo eliminados tou-me a cagar para a seleçao eu que é o SPORTING CAMPEÃO

    ResponderEliminar
  10. 2010 também foi uma bagunça...

    nani lesionou-se numa cambalhota.
    moutinho ficou em portugal a tratar da sua transferencia.

    Não tenho qualquer expectativa nesta seleção. O treinador é um tipo com sorte e nada mais. Contra os mais fortes vai ser goleado tal como foi com a frança
    Portanto a itália e a belgica nos vão golear.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não coloco 2010 ao mesmo nível porque passámos um grupo complicado com o Brasil e Costa do Marfim. E a eliminação com a Espanha desiludiu mas não foi nenhuma vergonha. Mas sim, a qualidade do futebol deixou muito a desejar.

      Eliminar
  11. alguém deve ter pago os vencimentos ao setubal... depois de dar 3-0 ao belém a quem tivemos muitas dificuldades, a equipa do sado esta noite é uma anedota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era a primeira vez que aconteceria... :)

      Eliminar
    2. Estava a ver o jogo e foi exactamente o pressentimento que tive,
      Os 3 primeiros golos são uma oferta descarada, atenção que o Venâncio fez formação em carnide?!
      O Ricardo não tem como explicar cedido pelo clube corrupto do norte e mesmo assim foi a vergonha que foi!!!

      O corredor central onde o Boifiquista tem mais dificuldades de construção foi um autêntico passadouro

      Quanto as 2 pérolas, ontem foi um festival de passes perdidos e mau posicionamento do Sancho e bastardo não faz um drible

      Eliminar
  12. Penso que vai ser mais do mesmo: convocatórias encomendadas, falta de qualidade futebolística e alguma sorte pelo meio. No fim, tudo termina em mais uma desilusão. Nem Adrien, nem João Mário ou Paulo Oliveira terão qualquer chance, deste selecionador e desta FPF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que o João Mário não vá, A. Martins. O Paulo Oliveira e o Adrien vão ficar de fora, também me parece.

      Eliminar
  13. Esta seleccao desde nao me entusiasma nada! Convocatorias encomendadas, pseudo meninos de ouro com 5 minutos de jogo e ja la andam, e muito mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Resende, Madail e agora o Sr operações mais humbertocoelho esperam o quê, gente que tenta estar em todo o lado só para ocupar e assegurar o tacho porque de profissionalismo zero,
      O calendário associado ao começo do campeonato só vais prejudicar os clubes que tenham mais jogadores na convocatória na programação da época seguinte,
      Prefiro um SPORTING com os seus jogadores frescos do que condicionados por uma estrutura federativa que desrespeita a nossa instituição.
      Portanto não vejo mal nenhum em fornecer jogadores ao Jorge Mendes,
      Vou mais longe no máximo deveria o SCP impor a convocação de 2 elementos e já chega

      Não só como medida de prevenção mas também com argumentação da defesa dos superiores interesses do nosso clube,
      Aposto para as olimpíadas vão carregar a convocatória de jogadores dos nossos quadros???

      Eliminar