terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Valeu bem o tempo dos sportinguistas

Apesar das muitas alterações no onze, o Sporting fez esta noite um jogo muito interessante contra o Paços de Ferreira. Não tendo sido uma partida disputada com um nível máximo de intensidade, foi possível ver bom futebol e um punhado de excelentes exibições. O Sporting dominou completamente o Paços, foi sempre mais perigoso, marcou três belos golos e poderia, caso houvesse maior eficácia na finalização, chegado à meia dúzia com facilidade.


Positivo 

Matheus - foi, na minha opinião, o melhor em campo. Foi um perigo à solta para a defesa do Paços, dando a sensação de poder causar perigo sempre que tinha a bola nos pés. Procurou o golo, por pouco que não o conseguiu, mas picou o ponto com a assistência para Bryan Ruiz. Mas, dos vários lances que protagonizou, aquele que provavelmente ficará mais na retina será o passe a rasgar que deixou André Martins isolado na cara de Defendi.

Gelson - mais um bom jogo, coroado com um golo e uma assistência. Para um jogador que tem revelado algumas dificuldades no momento de definição, é importantíssimo que vá acumulando golos e assistências que o ajudem a estabilizar emocionalmente. Uma vez conseguindo isso, será uma enorme dor de cabeça para qualquer defesa.

Jefferson - é bom vê-lo novamente a avançar com confiança pelo seu flanco. Nem sempre foi feliz, mas esteve vários furos acima em relação aos últimos jogos. Fez a assistência para o golo de Gelson. Bem precisamos que comece a subir de rendimento de forma consistente.


Negativo

O golo sofrido - o jogo teria sido perfeito, caso não fosse a desconcentração de Marcelo que esteve na base do golo do Paços. Um frango que, recordo, se junta à oferta que fez na Albânia. Não há sportinguista que não aprecie o profissionalismo de Marcelo Boeck, mas a verdade é que tem cometido demasiados erros para tão poucos jogos que tem feito. Estando no ano final do seu contrato, fica complicado não começar a pensar em alternativas para a próxima época.


Outras notas

A estreia de Schelotto - não teve um jogo particularmente feliz, mas foi interessante seguir a sua estreia. É claramente um jogador com mentalidade de extremo, sempre preparado para subir no terreno. Poderá ser ser muito útil contra equipas mais fechadas. A exibição de hoje foi frouxa, mas há que lembrar que foi o primeiro jogo do italiano em sete meses. Para continuar a acompanhar.




Boa vitória sobre uma equipa complicada, boa exibição, bons golos, sem lesões ou expulsões, e interrompeu-se a sequência de duas derrotas. Uma boa forma de iniciar a preparação do clássico de sábado.

38 comentários :

  1. bom jogo da nossa equipa e 2 más notícias... o próximo desafio será sem William e sem Teo (que já se sabia).

    a dúvida que instalou após a derrota de hoje dos fruteiros é boa e é má... é boa porque desmoraliza e garante que lopetegui vai inventar outra vez, tal como fez em londres. É má porque não foram os principais jogadores a errar.

    temos de estar no nosso melhor, eles no campo e nós na bancada. Temos de apoiar porque se há estádio em que eles não têm bons resultados, é o nosso. Temos de vencer e retomar a liderança marcando a 2ª derrota seguida ao lotopegui. Será importante marcar a 2ª derrota de lopetegui e se ele inventar, maior será o estrago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles jogaram com suplentes, tal como nós. Jogámos ambos contra adversários de valor semelhante. Nós ganhamos 3-1 em casa. Eles perderam 3-1 em casa. Pior: praticamente disseram adeus a outra competição. Podem não ter sido os principais jogadores a errar, mas foi o mesmo treinador que perdeu. E isso não dá confiança a ninguém, mesmo aos que não jogaram.

      Sábado é um jogo completamente diferente, mas também quero acreditar que o Lopetegui está mais pressionado.

      Eliminar
    2. Não acredito que o William não jogue, sinceramente.

      Eliminar
    3. Férenc, o Porto está praticamente fora. O Marítimo já tinha feito 1 jogo, ganhou 4-2 na casa do Feirense. Neste momento têm 6 pontos, e ainda vão jogar em casa com o Famalicão.

      Eliminar
  2. O Marcelo merece seguir a carreira noutro lado, ficar no SCP não seria positivo para nenhuma das partes. De resto belo jogo, dá prazer ver a equipa jogar, e para quem quiser ver como se limpa o cú a meninos é só ver a CI do Presidente após o jogo. A ignorância e malícia desta CS é tão grande que dá dó!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BdC esteve bem... e deixou algumas dicas importantes. Pelo que deixou entender, o Sporting poderá renegociar o contrato se o Benfica renegociar, e que houve comissóes no negócio de algum dos rivais.

      Eliminar
    2. O Boeck já é gr suplente do Sporting há demasiado tempo. Muitos poucos jogos nos ultimos anos.
      Acho que é tempo de tomar uma decisão e apostar noutros jogadores. Azbe Jug por exemplo? ou até Pedro Silva que tem feito bons jogos pela equipa B.
      Um pouco também como o A.Martins. Até gosto de o ver jogar, mas já sabemos que não dá mais que aquilo. Teria ficado satisfeito em ver Geraldes ou até Gauld.

      Eliminar
    3. A. Martins gosto da atitude dele, parece-me um bom Sportinguista mas é curto para a competitividade deste plantel, não tem lugar e face à entrada do B. Cesar é provável que tenha feito hoje o último jogo pelo Sporting pois está em fim de contracto.

      Mestre, outra insinuação que BdC deu e que LfV também deixou algumas dicas, é que não sei até que ponto o contracto com a NOS do SLB não tem lá cláusulas que obrigam que parte dos fundos sejam redirecionados para abater o passivo de alguns credores específicos, deixando menos margem para uso das verbas.

      Interessa pouco estarmos a medir os negócios, mas uma coisa fica clara, se alguém pensava que o SCP ia fazer um contracto muito abaixo dos rivais, enganou-se.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Queria escrever sobre ele, mas esqueci-me... :) Já acrescentei no texto um parágrafo sobre a estreia do Schelotto.

      Eliminar
    2. Mestre e Angelo,

      Sobre o Schelotto, está claramente com falta de entrosamento, o que é natural num primeiro jogo, com muitos passes falhados, alguns bastante comprometedores na zona defensiva.
      Teve algumas subidas com qualidade, mas falta-lhe velocidade.
      Tem um argumento de peso, a sua estampa física que a impõe facilmente aos adversários, sendo difícil vencê-lo no 1x1.

      Neste momento não tira o lugar a João Pereira, nem sequer ao Esgaio.

      O Sporting precisa de laterais ofensivos e rápidos contra a maior parte das equipas deste campeonato, e esta é a minha dúvida sobre a utilidade que Schelotto possa ter para o Sporting quando se sabe que a maior parte dos jogos deste campeonato exige o máximo aos laterais.

      Ontem, do lado oposto tivemos o regresso do melhor Jefferson.
      Do ponto de vista físico fez-lhe vem esta paragem.
      Será certamente um jogador essencial para vencermos o jogo do próximo Sábado.

      SL

      Eliminar
    3. Tenho de discordar da vossa apreciação do Schelotto.
      Mostrou claramente falta de ritmo (neste caso velocidade), mas conseguiu manter o mesmo nível durante os 90 minutos não mostrando quebra física. Ganhou inúmeras bolas no 1x1 ou até mesmo após perder a bola em zonas de ataque, e mostrou ser jogador à Sporting, lesionando-se aos 79 minutos e mantendo-se em campo até final do jogo, ainda tentando algumas fintas no ataque perto do minuto 90.

      Eliminar
  4. Sou Benfiquista (como alguns aqui já sabem) mas sei distinguir as cores:
    Parabéns pelo excelente negócio que conseguiram fazer com a NOS!
    Preferia que não o tivessem conseguido, aliás, como até era expectável pela maioria, que não o fizessem.
    Posto isto, resta esperar para se saber todos os detalhes dos 3 negócios para se saber se houve algum vencedor.
    Mas o vencedor maior, será aquele que melhor souber utilizar esta injecção de capital tão grande!
    E isso… Só daqui a algum tempo se perceberá!

    (e tenho grandes dúvidas que o actual presidente do Benfica saiba tirar real partido deste contracto milionário…)

    Enfim… Que no próximo Domingo haja um empate, e o Benfica possa vencer (mesmo com vieiras e vitórias a atrapalhar) para animar o campeonato…


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um benfiquista com desportivismo. Meus parabéns.

      Eliminar
    2. Eu nem quero saber se há vencedor, mas estou 200% de acordo com a afirmação: "Mas o vencedor maior, será aquele que melhor souber utilizar esta injecção de capital tão grande!
      E isso… Só daqui a algum tempo se perceberá! nem mais e isso é que vai ser o mais importante.

      Eliminar
    3. "ou Benfiquista (como alguns aqui já sabem) mas sei distinguir as cores:
      Parabéns pelo excelente negócio que conseguiram fazer com a NOS!
      Preferia que não o tivessem conseguido, aliás, como até era expectável pela maioria, que não o fizessem."

      Sergey....assim sim ...rivalidade mas saudável...Saudações Leoninas!

      Eliminar
    4. Concordo, Sergey. Os contratos não são iguais, mas as vantagens / desvantagens não serão significativas. O que será decisivo será a capacidade de utilizar os recursos de forma eficiente.

      Vieira falou na utilização do dinheiro para abater passivo, creio que isso também é inevitável no Sporting e no Porto. Não tudo, obviamente, mas uma fatia importante. O que sobrar terá que ser muito bem utilizado.

      Eliminar
    5. Para o venfique isto não será assim um injecção de capital assim tão grande. O Passivo do venfique é um bocado maior que o do Sporting e só o serviço da dívida deve andar à volta dos 20/25 milhões ou mais. Só isso come grande parte das receitas deste acordo sobrando não muito para investir e abater à divida.
      O Sporting, fruto de ter um passivo menor e de ter renegociado a sua divida na reestruturação que fez, tem um serviço da dívida menor que julgo que não chegará aos 10M..

      Eliminar
    6. Matemática Aplicada Racional:
      http://2.bp.blogspot.com/-ooVyEbDTEds/VoNGlaC-MlI/AAAAAAAA0no/bTaPBzBubbA/s1600/10171859_488403051360516_126229858031328838_n.jpg

      Eliminar
    7. Não se deixem enganar. É apenas mais uma crista amansada pelo Bruno de Carvalho.
      Quem lesse o Sergay há uns dias a espumar-se contra o SCP, alavancado no espectabulástico negócio venfique-NOS, não diria que é o mesmo...
      Bruno de Carvalho, mais um 7-1 e uma galinha amansada para a tua conta.

      Eliminar
    8. Parabens Sergey, e espero que continues com esse nível nos teus comentários.
      Não gostamos quem fale só bem do Sporting mas que saiba ver as coisas como elas são. Se é penalty, não interessa qual é a cor do clube, marque-se.

      Eliminar
  5. Não tenho a mania da perseguição, mas não gostei da arbitragem. Como fomos claramente superiores não se notou, mas muitos foram os erros, e na dúvida sempre contra o Sporting, com excepção de um fora de jogo inexistente dos Castores. O sistema existe mesmo, embora cada vez mais subtil. O Sporting não vai ter uma vida fácil.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gostei... mas felizmente não houve nenhum lance realmente difícil de ajuizar.

      Eliminar
    2. Entretanto já o treinador do Paços veio falar no árbitro...
      Curioso!!!

      Eliminar
  6. Grande clarividência e objectividade nos processos de jogo na sua assimetria, começam a ser evidentes metodologias de treino no conjunto global independente dos jogadores que jogam, algo que eu me lembre nunca existiu no SPORTING

    A forma como a equipa começa a usar e abusar do jogo vertical é de salientar e congratular porque quebra e destrói qualquer defesa seja em bloco baixo ou alto

    Relativamente aos activos destaco Gelson Martins "Flecha", Matheus "Rasga" e a genialidade do JM "BiTurbo" na forma como entrou em jogo, todos estes fizeram mais num ano do que carrilo em 4.

    Curioso de constatar resultados presente/futuro entre direcção e Staff técnico

    Com este esquema de jogo adicionando ao Sli"Bulldozzer" um avançado móvel, rápido e perspicaz como o Suk"Oriente" as probalidades de incomodar as naldegas na conquista do título aumentavam

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. outro excelente e menos inflacionado e o Rafael Martins do Moreirense...

      Eliminar
    2. Penso que será difícil conseguir o Suk... mas seria interessante vê-lo no Sporting, sem dúvida. Também gosto do Rafael Martins.

      Eliminar
    3. Neste futebol vertical até penso pela forma espontânea de remate do R. Martins de facto este ser mais interessante que o Suk e atenção o homem de Moreira de cónegos mastiga defesas

      Nunca para quieto para além da eficácia

      Bem visto ;)

      Eliminar
  7. Uma referência (mais forte) à beleza do golo de Ruiz ficava bem :-)

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do Mateus e também do Gelson. Estes sim, são o melhor contrato do Sporting nos próximos anos ! Que jogadores! O Sporting jogou muito bem e concordo que podia ter chegado à goleada. Equipa muito confiante e a jogar futebol bonito. Assim, sim temos grandes condições de chegar ao título. Uma nota, se aquele remate do Mateus entra seria um grande golo. Grande golo do Gelson que continua a marcar. Alguém informe a comunicação social dos golos marcados nesta primeira época dos meninos Gelson e Mateus, pois de certeza que as grandes equipas Europeias sabe do que estou a falar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o desafio do próximo ano é meter o Geraldes, o Gauld, o Iuri e mais algum jogador nos 23-25 jogadores...

      Eliminar
    2. São sem dúvida jogadores com grande potencial mas vamos devagar !...

      Eliminar
  9. sem dinheiro parece-me pelo que ouvi do nosso treinador que o Ruben Semedo é capaz de regressar à base.

    É um jogador que já conhecemos e que está a valorizar-se no vitória.

    ResponderEliminar
  10. Sendo os jogos transmitidos praticamente em simultâneo, não me posso pronunciar sobre o jogo do scp pois, logicamente, vi o jogo miserável, digo, a excelente vitória do Glorioso. Posso no entanto pronunciar-me sobre o resultado, pois foi preferível vencer na ex-taça da cerveja, agora do selo, do que no campeonato.
    No entanto saliento este pormenor curioso: o epíteto taça da cerveja saiu do léxico gramatical dos adeptos com verdete que por aqui passam. De referir também, pelo resumo que vi, que as SAGRES continuam a imperar como bebida principal dos guarda redes do scp. SAI MAIS UMA LOIRINHA!!!

    ResponderEliminar
  11. Bom dia ao fórum leonino..

    Ontem, no Post anterior, pareceu-me ter percebido nas entrelinhas que o MdC desvalorizava (e bem) a Taça de Reservas.. vulgo Taça SLB - Taça Senhor Lucílio Baptista.

    HOJE, já vejo aqui muitos salamalaques. Tudo bem, está no seu direito.

    E, de minha parte, até me permito - tomo a liberdade de aconselhar. Fazem bem, pois será a única competição que poderão vir a ganhar esta época.

    :-)






    ResponderEliminar
  12. MdC, reparei numa coisa engraçada. É apenas um pormenor, mas um daqueles irritantes... O MaisFutebol faz uma notícia (http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/taca-liga/alvalade-registou-segunda-pior-assistencia-da-epoca-esta-terca-feira) sobre Alvalade ter registado a segunda pior casa deste ano. É um facto muitíssimo relevante. Só que depois nos apercebemos que o Sporting, ainda assim, meteu mais 3 mil pessoas no estádio que o carnide (https://www.facebook.com/SPORTINGCPFANS/photos/a.491809960861943.112878.488642297845376/1002715599771374/?type=3&theater). Notícia sobre isso? No MaisFutebol não encontrei...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Oporto & Doyen Balompié? Alguma referência à casa miserável de ontem? Nem com os lenços brancos, as pás e as picaretas faziam 20.000.

      Sempre pela negativa, sempre o copo meio vazio, sempre o pessimismo e a desgraça ao virar a esquina. O jornalixo trata o Sporting assim...

      já ontem nas redações passaram o dia a fazer contas de sumir, quando o presidente na conferência de imprensa a seguir ao jogo os convida a fazer perguntas para esclarecerem o negócio com a NOS foi o silêncio total...

      O presidente ainda deu a dica de nos outros negócios terem existido comissões ou obrigações decorrentes, mas estes "jornalistas", coitadinhos...

      Eliminar
    2. Casa miseravel? 31.319. Mas alguem da credito as dicas de bdc?

      Eliminar