quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A cruzada da Sport TV contra os vines e GIFs animados

Nos últimos tempos a Sport TV tem feito um grande esforço para bloquear todos os vídeos publicados nas redes sociais com imagens de jogos seus. Não falo apenas de cópias de jogos completos ou resumos: até vines (pequenos vídeos de 6 segundos que passam em loop) e GIFs animados (vídeos de poucos segundos, geralmente de baixa resolução) estão a ser alvo das atenções do canal.

(obrigado, @pmrgouveia!)

Sou, evidentemente, suspeito para falar deste assunto, pois todos os vines que fiz nos últimos tempos foram bloqueados, alguns deles poucas horas depois de terem sido publicados. De qualquer forma, não coloco em causa o direito da Sport TV em proteger conteúdos que são seus. Mas é triste que o façam.

Em primeiro lugar, porque este tipo de vídeos são completamente inócuos para os interesses comerciais da estação. E muitos deles podem ser vistos também noutros canais em sinal aberto, quer nos noticiários, quer nos programas de debate que dominam muitos dos serões televisivos da semana.

Em segundo lugar, porque impedem adeptos de serem... adeptos. A esmagadora maioria das pessoas que colocam estes vídeos não tem qualquer intenção de lucrar com os conteúdos publicados. O objetivo é comentar, debater, confrontar ou apenas divulgar algo que se considera ter interesse para a generalidade das pessoas. Na prática, apenas queremos viver o jogo para além do jogo.

Sim, sei que por vezes podemos ser um pouco doentios a discutir polémicas de arbitragem, e há quem possa alegar que estamos a ajudar a destruir o espetáculo, mas não é isso que move a Sport TV nesta cruzada. A maior parte dos vídeos mostram apenas pormenores de jogadas ou acontecimentos que nos deliciaram e que queremos partilhar com o resto dos adeptos. Por exemplo, entre os vídeos que a Sport TV mandou bloquear recentemente, está o não festejo de Wilson Eduardo quando marcou pelo Braga ao Sporting, ou um movimento repentino de João Mário para deixar Maxi em fora-de-jogo. 

Um passe bem medido. Um pormenor técnico de excelência. Uma curiosidade invulgar. É disto que falamos na maior parte dos vídeos partilhados. De que forma fica prejudicada a Sport TV com a publicação de vídeos como este?

(este vídeo em particular é de uma transmissão da SIC, mas é só para perceberem a ideia)

Faz todo o sentido que a Sport TV tente proteger os diretos das competições que transmitem, pois são os diretos que levam as pessoas a assinar a estação. Tenho a certeza que os streams ilegais prejudicam os seus interesses, pelo que entendo perfeitamente que se esforcem por acabar com eles. Mas já me custa a compreender que persigam quem usa pequenos pedaços de vídeos para prolongar a discussão dos jogos que a própria Sport TV transmitiu no passado. Aliás, é triste que não percebam que quem o faz está a ajudar, na realidade, a promover os conteúdos que a Sport TV irá transmitir no futuro.

De qualquer forma, o melhor remédio que a Sport TV tem para acabar com este tipo de vídeos é... deixar de ser um canal preguiçoso e acomodado. A mentalidade que predomina na Sport TV é a de um monopolista que não se esforça minimamente por ir ao encontro daquilo que os clientes e potenciais clientes querem ver. Quer em termos da qualidade das transmissões (comentários monocórdicos, excesso de repetições, som ambiente abafado), quer na ausência de riqueza de análise pós-jogo. Em vez de se fecharem nos formatos caducos em que apostam constantemente, podiam tentar seguir algumas das coisas boas que se fazem lá fora. Vou dar um exemplo concreto.

Na ressaca do Nacional - Porto de há umas semanas, Pedro Henriques fez uma análise bastante interessante do comportamento dos jogadores nos cantos no programa Resultado Final, compilando uma série de situações para ajudar a mostrar o seu ponto de vista. Note-se que estou a fazer um elogio a Pedro Henriques, pois não é muito comum assistirmos a este tipo de análises de detalhes na Sport TV. Mas, infelizmente, muito do esforço do comentador acabou por ser desperdiçado por preguiça alheia:


Não houve qualquer preocupação por parte da produção do programa em dar um apoio visual nas imagens que passavam. Quando Pedro Henriques refere a ação de um determinado jogador, a ausência de um auxílio visual faz com que o telespectador ande à procura dele no meio da multidão, acabando por ter uma grande dificuldade em acompanhar as explicações do comentador à medida que o lance se desenrola.

Precisamente na mesma semana, calhou Jamie Carragher fazer a análise a um golo sofrido pelo Manchester United, também a partir de um canto. Observem o nível de investigação que realizaram e todo o apoio visual que é dado ao telespectador durante a explicação:


Incomparavelmente melhor. Recuaram 10 anos para mostrar um caso semelhante protagonizado pelo treinador do Bornemouth nos seus tempos de jogador, compararam com outros jogos da época ou de épocas anteriores para estabelecer um padrão, tudo acompanhado por auxiliares visuais que permitem ao telespectador manter-se envolvido na explicação. Claro que nada disto é fácil de fazer. É necessário disponibilizar recursos humanos que tenham uma memória rica da história das competições, que investiguem, que pensem fora da caixa, que trabalhem as imagens. Que possam, em suma, ajudar os comentadores a fazer o melhor programa possível para quem o vê.

O futebol é muito mais do que os golos marcados. É muito mais do que o que os resumos de 2 minutos mostram. É muito mais que repetições constantes de lances polémicos. Um adepto que se preze encontra interesse ou prazer em ver e rever um passe bem medido, uma triangulação, uma recuperação lenta, uma falha de posicionamento, uma reação emocional de um jogador, o comportamento menos habitual de um treinador. E a Sport TV, ao querer guardar a sete chaves todas as imagens só para si, está a privar os adeptos de tudo isso. Os assinantes têm a possibilidade de as reverem durante uma semana, graças às gravações automáticas que o operador disponibiliza. Depois disso, é como se as imagens ficassem perdidas para sempre.  

Perdidas para sempre, por dois motivos: primeiro, porque a Sport TV não faz um tratamento minimamente adequado da maior parte das incidências que um jogo tem; depois, porque se recusa a partilhar com os adeptos os seus conteúdos; finalmente, porque impede que os adeptos partilhem os seus conteúdos entre si.

Para ser totalmente justo, há que referir que o grupo Sportinveste, que detém a Sport TV, tem também o site vsports.pt, onde coloca vídeos de todos os jogos. Lá podemos encontrar o resumo de cada partida, e também vídeos dos golos, das principais oportunidades para marcar, e de casos de arbitragem. Mas é claramente insuficiente: não só disponibilizam pouco mais do que aquilo que qualquer resumo num noticiário mostra, como nem sequer têm um sistema de partilha decente. Resultado: à hora que escrevo, ou seja, decorridos três dias após a partida, o vídeo mais visto do Sporting - Porto de sábado no site VSports é o do caso de um eventual penálti sobre Corona, que tem 331 visualizações. 331 visualizações! O vídeo do resumo do jogo foi visto 294 vezes. Mas a maior parte dos vídeos nem sequer chegou às 100 visualizações. Isto é absolutamente ridículo.

Para terem um termo de comparação, qualquer vídeo que eu coloque no Facebook (a minha página tem cerca de 6.400 likes, o que é pouquíssimo quando comparado com outras páginas de Facebook portuguesas) chega a um mínimo de 20.000 pessoas. O vídeo que gravei no Estádio de Alvalade no último sábado do cântico "O Mundo Sabe Que" chegou a 145.000 pessoas. Como é possível que, em pleno 2016, a Sport TV não aproveite a força das redes sociais para promover os seus conteúdos de uma forma que não prejudique os seus interesses comerciais?

Voltando ao princípio: a Sport TV tem direito a bloquear vídeos de conteúdos que comprou aos clubes. Isso não está em causa. Mas devia perceber que não ganhará assinantes por estar a bloquear vídeos de 6 segundos ou determinadas compilações feitas por adeptos. Pelo contrário, deviam abandonar a política de alheamento em relação ao grande público - que sempre tiveram -, e tentar fazer um esforço de adaptação ao século XXI e ao que os adeptos / assinantes realmente querem ver.

Vamos imaginar que a Sport TV consegue abolir das redes sociais todos os vídeos de jogos seus. Imaginemos também, por absurdo, que a Sport TV consegue impedir que se discuta futebol nas redes sociais. Isto faria bem ou mal à popularidade do futebol português? Ganhariam ou perderiam assinantes em relação ao que têm agora? Para mim a resposta é perfeitamente óbvia.

73 comentários :

  1. Mestre, parabéns por mais uma excelente analise. Confesso que não estava ciente desta situação... O que mais me chamou a atenção foi o vídeo que surgiu há pouco tempo do Henry a explicar a filosofia de Pep Guardiola. Procuro nas minhas memórias se já houve algo do género assim em Portugal e... Nada! Salvando alguns blogs como o Lateral esquerdo, entre dez e posse de bola - onde tem uma abordagem mais "científica" e elucidativa do que é o futebol- O que interessa cá no burgo é a desinformação e alimentar polémicas.
    Abraço e continuação do EXCELENTE trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como disse: são blogs! Na televisão, nada!

      Eliminar
    2. É por causa de textos como estes que tenho internet. Obrigado!

      Eliminar
    3. Estamos a falar do texto do mestre, certo?

      Eliminar
  2. é a nos a querer juntar dinheiro para poder pagar os investimentos nos clubes.

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo. E ainda vamos assistir com 99% de certeza a um aumento dos preços das assinaturas

    ResponderEliminar
  4. Enquanto eles tiverem pessoas a pagar a assinatura, irão continuar a fazer isto. Era organizar um boicote nacional a esse canal. Mas nós somos um país de brandos costumes...

    ResponderEliminar
  5. Excelente post Mestre! Que diferença para as análises inglesas...onde o produto futebol é muito mais bem vendido!

    ResponderEliminar
  6. Mike existe um movimento de boicote à sportv na NET. Eu prefiro não ver os jogos que pagar o absurdo que pedem. Enquanto puder serei Inácio, quando não houver chances terei de ir aí estádio ( poucas vezes) ou ouvir o relato. Sportv por mim acaba na falência.

    ResponderEliminar
  7. Os portugueses deveriam estar cientes que Portugal continua a estar muito atrasado em quase todos os aspectos sociais,

    Então no futebol é uma letargia total

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo por ai, é Portugal... temos a desvantagem de sermos um mercado pequeno onde tem pouco interesse virem para cá novos operadores e com isso criar concorrência.

      Felizmente para todos nós, com a internet, cada vez menos faz sentido dividir os mercados por regiões. Há de chegar o tempo que o pessoal comece a subscrever serviços que estão noutros países e ai lá vem o pessoal chorar que vem mais uma gigante despedir mais uma catrefada de gente.

      Até lá enquanto "A mentalidade que predomina na Sport TV é [for] a de um monopolista..." são os consumidores que sofrem.

      Eliminar
    2. Green Devil, em vez de mandares postas de pescada, podias tentar explicar porque dizes isso. Atrasados? Tens aqui um link que diz o contrário.
      https://europa.eu/eyd2015/pt-pt/portugal/posts/developmentrankings

      Eliminar
    3. O diabo vermelho, que ganhou verdete, deve pensar que pelo facto de na Holanda existirem montras diferentes e ser legal haxixarem-se legalmente são um país mais evoluído. Filia-te no Twente.

      Eliminar
    4. Jose Castro, esse ranking, como qualquer outro que se crie é sempre subjectivo.

      Para o caso que interessa, o que estamos a falar, concorrência do mercado e oferta de um serviço de qualidade a nível do futebol estamos a anos luz da Inglaterra e em muitos outros temas...

      mas sim continuamos com bom clima e praia se calhar se meterem isso no ranking é capaz de dar uma subida de algumas posições...

      Eliminar
  8. A verdadeira questão é a protecção que querem dar aos seus ridículos comentadores ( branqueadores ) nos directos.
    Muitos destes lances que vemos na net não incluem o audio original que, se estivesse presente, era demonstrativo da verdadeira filosofia da estação.
    A Sporccv faz parte, há anos, deste sistema badalhoco que se instalou em Portugal.
    Em jogos do Sporting, em lances evidentes que os àrbitros ajuízam incorrectamente contra o SCP, calam-se e evitam a todo o custo repor a verdade. Do mesmo modo, em jogos da equipas nadegueiras, a postura é exactamente o oposto.

    Estes gifs e vines são a única ferramenta que dispomos para defender a verdade desportiva, o que obviamente, não interessa à estação.

    ResponderEliminar
  9. Mestre não nunca é demais dar-te os parabéns pelo teu excelente trabalho e dedicação à causa do futebol.

    Se a SporTV viesse por cá aprender umas coisas em vez de tentar bloquear e esconder um trabalho de excelência fazia melhor figura e ganhava mais assinantes.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Subscrevo e assino por baixo..

    Cada vez mais o futebol é o maior e melhor produto das TVs.. é a galinha dos ovos de ouro de Todos os Canais.

    A ser verdade que é a própria Sportv a bloquear os Vines, está mal.

    Eu acredito mais que sejam os Técnicos, Experts dos Gabintes de Com. e Propganda dos clubes, quando não lhe agradam as imagens!!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, nesse campo, o Clube de Carnide, o Clube do Regime.. tem um exército de soldadinhos de chumbo que nunca mais acaba.

      Se até foram à Rep. Centro Africana, ao Burkina Faso colocar os links no You Tube das 'escutas' só de uns.. e não puseram as dos outros !!

      Vejam lá do que eles são capazes !!!

      Se até o Diretor de Conteúdos (Ministro da Propaganda) da BTV faz de Paineleiro num programa concorrente da TVI !!!

      Digam-me um Vice-Presidente, um Dirigente, um Assalariado, um Webmaster do FCP que faça de 'Paineleiro' nesses programas?!

      Eliminar
    2. Só o nome de um.

      Já está. Agora, desaparece.

      Eliminar
    3. Não deves conhecer o passado fascista do teu porto e sporting.
      Enfim...

      Eliminar
    4. Não deves conhecer o passado fascista do teu porto e sporting.
      Enfim...

      Eliminar
    5. Sim, conheço bem o passado e a história fascista do Clube do Regime. Eu não engulo é a palha dos Blogues de benfiquistas encornados e enganados. Ou só porque os benfiquistas encardidos o dizem, já se torna verdade?!

      A História não deixa mentir..

      É que o Salazar era benfiquista.. e o Calabote também. O Eusébio foi memso desviado do SCP para o Clube do Regime. o Eusébio foi um símbolo do facismo e por ISSO nem o deixaram ir para Itália!!!

      Lisboa foi mesmo a Capital do Estado fascista.

      E, com a Democracia, com a liberdade pós 25 Abril.. o clube fascista de Carnide até passou para 2º melhor em Portugal.

      Sim, continuais a ser o maior clube. MAS já não sois o melhor.

      FCP - 7 Títulos Internacionais
      SLB - 2 Títulos Internacionais

      A, mim, lições de História, de Democracia, não dás..

      O meu Sogro tem 85 anos e viveu na Ditadura dos Encornados.
      O meu Pai tem 83 anos e soube o que foi viver no tempo do facismo.

      O FCP mesmo tendo melhores jogadores ESTEVE mesmo 19 anos Sem poder ganhar.

      A FPF só podia ter Presidentes dos 2 clubes de Lisboa.. os Campeonatos eram à vez no tempo do Fascismo: 2 para o SLB, 1 para o SCP.

      ISTO são factos.

      Tretas e embustes de Blogues de Encornados.. é outra coisa. Tenho 50 anos, não tenho 18 ou 25 !!!






      Eliminar
    6. Sim, continuais a ser o maior clube. MAS já não sois o melhor.

      FCP - 7 Títulos Internacionais
      SLB - 2 Títulos Internacionais

      A, mim, lições de História, de Democracia, não dás..

      Eliminar
    7. E quando digo 'encornados' não estou a ofender ninguém. Estou só a referir a verdade..

      É que os benfiquistas foram mesmo encornados pelo JJ. Pelo menos é assim que reagiram e continuam a reagir: como encornados..

      E já se passaram mais de 7 meses !!!



      Eliminar
    8. Até parece que nos últimos quase 40 anos não esteve instalado no futebol Português o "Fascismo do FCP que o SLB tenta agora substituir pelo seu! Se houve apito dourado, também houve apito encarnado. Se o Benfica tem à sua frente um mafioso cadstrado, condenado em sede criminal pelo roubo de um camion, o FCP tem de novo o su Presidente como o cérebro do polvo portista que é, constituído arguido por sete crimes de associação criminosa. Estão bem um para o outro. Cada um quer instalar o seu fascismo para dominar, independentemente do mérito desportivo. É fácil apontar o dedo mas, quem tem telhados e paredes totalmente em vidro, o melhor é estar calado. vejam lá se o Vieira e o Pinto da Costa não têm andado com as matracas fechadas a maior parte do tempo? Elas não matam mas, têm moído e bem...

      Eliminar
    9. Oh amigo como tens um Nick alimão.. não deves saber nada siobre Portugal.

      Sim, o FCP dominou o Sistema instalado no futebol desde 1988 a 2003..

      FAZ lá as contas e diz onde é que são 40 anos?!

      Como bom alimão... DEVES saber fazer contas!!

      Já agora, faz outra conta.

      O futbeol em Portugal tem mais de 80 anos.

      Se o FCP dominou em 15 anos... QUEM dominou nos outros 65 anos?!

      FAZ lá as contas...

      E responde com FACTOS, com NÚMEROS.. não com despejos de bilis.


      Eliminar
    10. Já agora, um comentário completamente off-topic mas que surge na sequência da discussão acima. Fascismo em Portugal? Já está na hora dos Portugueses crescerem.
      Há inúmeras famílias Alemãs e Italianas, acolhidas e protegidas da perseguição Fascista pelo Estado Novo. A Alemanha de hoje, a Alemanha da Frau Merkel eatá infinitamente mais próxima da ditadura Fascista que alguma vez Portugal esteve. Para informação dos meus caros amigos Sportinguistas, Benfiquistas e Portistas, passo a informar-vos que ACTUALMENTE estão mais de 16.000 Alemães na cadeia, na Alemanha, a cumprir penas que variam de 3 a 12 anos de cadeia, POR DELITO DE OPINIÃO, isto é, por terem publicamente exprimido uma opinião não consentânea com a política oficial do Estado Alemão. Numa população de 70 Milhões não se poderá dizer que se trata de um número irrelevante. Há cidades em Portugal com populações inferiores!Em Portugal, a 25 de Abril de 1974, quando foram libertados os "Presos Políticos" havia 14 pessoas encarceradas por delito de opinião o que, numa população de 9,5 Milhões é pouco mais que nada sendo que, desses 14, 12 estavam presos por crimes de delito comum associados às suas filiações ideológicas (Assaltos a Bancos da LUAR). Portugal pode agradecer a Deus nunca ter sabido, sequer, o que foi a dureza efectiva, sequer, do Regime Franquista, em Espanha, quanto mais a dos regimes Fascista e Nacional Socialista ou muito menos ainda daquilo que foi o Terror da Ditadura Comunista de Estaline na União Soviética. Acho que está na altura de crescermos encararmos aHistória como ela efectivamente ocorreu e não como a propaganda a conta. Se é válido para a História da Europa, também é válido para o futebol Português: hà que encarar a realidade e reconhecer que tem de mudar e que os "Fascismos" de Porto e Benfica são uma paradigma terceiro-mundista que urge mudar para o bem de todos os clubes e do futebol enquanto espectáculo e enquanto negócio. É triste sabermos que o último classificado da Liga Inglesa recebeu de direitos de transmissão televisiva, no ano passado, 130 Milhões de Euros! Cá em Portugal todos dizem apoiar a centralização da negociação dos direitos e depois, os três maiores clubes negoceiam cada uma virado para o seu Umbigo, cavando ainda mais a diferença para os outros, contribuindo para a falta de competitividade da Liga e o desaire do Negócio, com estádios vazios e clubes falidos que, na sua maioria, sem dinheiro para pagar ordenados de jeito, vão às Antas, a Carnide e ao Lumiar estacionar autocarros em frente às balizas. Custa também perceber como é que Clubes de topo continuam a fomentar a falsidade dos resultados desportivos, corrompendo árbitros que lhe perdem penalties ou os marquem a seu favor por faltas que não ocorreram. Árbitros que com a varinha mágica expulsam jogadores cruciais de equipes pequenas de modo a que não possam jogar com os grandes na deslocação das jornadas que se seguem. Este "fascismo" que impera no futebol, em Portugal tem de acabar. O arbitro que o benfica pagou para eliminar o Sporting da Taça de Portugal, roubando o que fosse necessário, um árbitro que se não é completamente corrupto é totalmente incompetente, teve como prémio APITAR O JOGO DE HOJHE NA LUZ. curioso não é, senhores fascistas?

      Eliminar
    11. Respondo aqui ao meu interlocutor Portista que, factos e números carecem de investigação histórica.
      Não sou especialmente dotado quanto a números mas, quanto a factos históricos, já é diferente.
      Se Porto e Benfica até quanto às datas de fundação dos seus clubes mentem, que confiança se pode ter naquilo que dizem?. No caso do Benfica, até a acta de fundação do Clube de 1908 foi interpolada e manipulada de modo a incluir nela um homem que dela nunca constou nem nela jamais participou, Cosme Damião.Era o "mising link" ao Sport Lisboa...
      Por outro lado, Em 1953 ou 1954 descobriu-se que tinha sido fundada uma colectividade chamada Futebol Clube do Porto em 1893. Não há rigorosamente nada - nenhuma prova, nenhum documento -- que comprove que esse é mesmo Futebol Clube do Porto nascido em 1906", disse Ricardo Serrado à agência Lusa.

      Eliminar
    12. Oh caro Heinrich Von..

      Falei-te de factos, de números.. e de dados históricos sobre o Cluebe do Regime.

      Agora vais buscar a data da fundação dos clubes..

      Tudo bem.

      Posso explicar-te TAMBÉM com factos, números, datas, dados concretos.

      O SLB FOI fundado a 13 de Setembro de 1908. ISTO é um facto.
      O SLB foi fundado a partir da união, da fusão de 2 clubes diferentes.
      Foi a 13 de Setembro de 1908. FACTO !!!

      Já o FCP EXISTIU mesmo em 1893. E, depois foi-se abaixo, definhou, fechou portas.. e renasceu em 1906. ISTO é um facto que ninguém pode negar..

      Não foi inventado, não foi imaginado, sonhado. Em 1893 o FCP EXISTIU mesmo.

      Ok?!

      Eliminar
    13. Quid dizes que não comes palha e depois debitas esse monte de mentiras. A história é o que é... Não a consegues mudar.
      És burro e chato a discutir a atualidade e és ainda pior a falar de factos históricos.

      Eliminar
    14. Delito de opinião pode, de facto, ser regular. Não é LEGAL (nem razoável já agora) andar por aí a dizer-se que se acha que determinada gente deve ser abatida. E depois ainda se construir um cabaz de argumentos com ideias idiotas para tentar suportar a tal dita opinião. É MESMO lamentável que este tipo de informação seja autorizada a passar neste, e noutros, blogs.

      Eliminar
  11. Bravo. Bra-vo. Aplaudo de pé. Enquanto nos andamos aqui a digladiar sobre qual dos "grandes" teve o melhor contrato televisivo, os canais desportivos (leia-se Sport TV) tratam de dar "tiros" aos adeptos de futebol, independentemente de afecção clubística. Há muita coisa que não faz sentido no futebol que é levado aos adeptos em casa, programas de debate e isso tudo. Mas esses são outros quinhentos...

    ResponderEliminar
  12. Seria estranho se a Sport TV fosse indissociável dos "Powers that Be" isto é, se a Sport TV fosse indissociável dos meandros do poder informal no futebol português. Nesse caso eu pensaria "mas que raio de estupidez. os jogos já foram, a qualidade das imagens publicadas, copiadas, editadas com baixa resolução não põe em causa o gosto de voltar a ver um jogo ou a emiti-lo, ao resumo e aos casos e golos pelas estações de televisão.Isto é publicidade gratuita! Leva as pessoas a quererem ver o próximo jogo, leva as pessoas a aderir ao canal pago." Outro exemplo crítico é o de a Spot TV designar relatores e comentadores hostís ao Sporting para as transmissões televisivas dos nossos jogos. A que é que isso conduz? A quem serve essa decisão que não é inocente? Quando me vejo forçado a ver um jogo transmitido pela Sport TV a primeira coisa que faço é cortar-lhe o pio. Agora que existem os relatos da Sporting TV, pelo menos dos jogos em Alvalade, ligo uma segunda televisão e oiço o relato do Fernando Correia e os comentários do Joaquim Melo, às vezes com décimas de segundo de "descincronização" mas, largamente compensadores pela honestidade e objectividade quer do relato, quer do comentário. Tive de investir numa segunda box e fui ao sótão buscar uma Sony Triniton que lá estava de reserva mas, já que pago a Sport TV quero ouvir comentários sérios e não comentários feitos emanados do "Estado Lampâmico" que impera no nosso futebol. A minha Mulher acha demais duas televisões na sala e pergunta-me por que raio continuo a assinar a Sport tv se nem sequer quero ouvir o que eles dizem... Já escrevi à Sportv acerca disto mesmo e solicitei uma redução de 50% na mensalidade. Não obtive resposta. Espero que no novo contrato com a NOS o Sporting tenha reservado para si o direito de vetar relatores e comentadores dos jogos se é que não reservou o direito de os designar.

    ResponderEliminar
  13. Procuro escrever um Português fluente mas, nem sempre tal me sai. Uso palavras que não existem e construções semânticas mais próprias da minha língua materna. Assim, convém que corrija a afirmação que abre o meu comentário anterior. assim, onde se lê "se a Sport TV fosse indissociável dos---" leia-se Se a Spot tv NÃO fosse"...; onde se lê "se a Sport TV fosse indissociável dos meandros"... leia-se Se a Sport TV NÃO fosse indissociável..." Só assim faz sentido o que digo nesse primeiro parágrafo. Entschuldigen Sie bitte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh amigo como tens um Nick alimão.. não deves saber muito sobre Portugal.

      Sim, o FCP dominou o Sistema instalado no futebol desde 1988 a 2003.. mas então FAZ lá as contas e diz onde é que são 40 anos?!

      Como bom alimão... DEVES saber fazer contas!!

      Já agora, faz outra conta.

      O futebol em Portugal tem mais de 80 anos. Se o FCP dominou em 15 anos... QUEM dominou nos outros 65 anos?!
      FAZ lá as contas...

      E responde com FACTOS, com NÚMEROS.. não com despejos de bilis.

      Vielen Danke

      Eliminar
    2. acho a frase 'Seria estranho se a Sport TV fosse indissociável dos "Powers that Be"',
      mais rica, do ponto de vista de conteúdo provocador de reflexão.
      Uma entidade que vive de vendas, num país com déficit de espírito crítico, deve, racionalmente, afrontar a facção mais civilizada/educada, quando é obrigada a escolher:
      entre afrontar o público benfiquista/portista ou o público Sportinguista, nem é preciso escolher...


      Eliminar
    3. Heinrich von Köpke, não te ponhas a argumentar com o Giant sQUID. Apesar de ter sogro e pai ele é um computador que responde sempre o mesmo e várias vezes. O MdC devia pôr aqueles caracteres para confirmar que é mesmo humano. E depois julga-se o maior e o melhor, dono da verdade absoluta e só fala para quem é superior. E anda na net há mais tempo do que aquele que a net existe. Queres ver a resposta? Só falo para quem tem três ouvidos, quatro cérebros e não é ignorante.

      Eliminar
    4. ó quid vai acima ver a re-aposta dos factos pois, não a vou repetir aqui.

      Eliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Mestre, os meus sinceros parabéns pelo excelente post.
    O que eu possa dizer não vai acrescentar nada aos comentários anteriores - mas deixo uma questão: porque será que uma TV monopolista, que já foi rentável, está agora (ao que por aí consta) bem próximo da falência?
    Sabe, é bem mais fácil culpar os inácios e os streams, do que perceber e aceitar que vender conteúdos é bem diferente de vender o espectáculo.
    Fui assinante da Sportv durante alguns anos, até que, revoltado com comentadores, comentários, critérios, parei. Parei e, em princípio, não me voltam a apanhar.

    O Quid, se me estiver a ler, que pergunte ao Pai ou ao Sogro quem foi Alves dos Santos, comentador de futebol da RTP, aí pelos anos 60. Alves dos Santos ajudava-nos a ver o jogo: enquanto a bola corria, dizia o nome dos jogadores, aqui e ali com um curto adjectivo a sublinhar uma jogada, individual ou colectiva.
    Quando a bola parava, então, sim, falava, preenchia o espaço temporal.
    Depois, a RTP1 deixava-nos com o som ambiente possível, naquela época. Hoje, que podiam presentear-nos com o som do estádio, atiram-nos com o silêncio do estádio e os comentários, muitas vezes tendenciosos, despropositados e inoportunos, de comentadores
    mal preparados para a função.

    A sportv cava a sua própria sepultura, pode ser que algum dia aprendam e coloquem à frente da estação alguém que saiba de futebol e do que pretendem realmente os telespectadores.
    Ah e obriguem os lobos, os mirandas e quejandos a estarem calados quando a bola rola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leão da Maia,

      Na parte que me toca.... não percebi nada do que disseste.

      !!!!!

      Eu falei do Clube do Regime, falei do Só Lisboa e Batota.

      Que tem isso a ver com o benfiquista Alves dos Santos ou a Ratos Toupeiras e Panas?!

      Estás a misturar alhos com bugalhos..

      Não percebi nada.

      Eliminar
    2. Meu caro Quid, falava-se, creio eu, da Sportv, do que ela permitia, do que ela permitia; falava-se, creio eu, do que afastava os amantes de futebol da Sportv e da incapacidade desta estação para nos apresentar o espectáculo futebol em vez de nos mostrar jogos de futebol, normalmente muito mal comentados; e o Quid falou do Sogro e do Pai, que viveram os tempos da ditadura e até se deu ao luxo de afirmar que o Salazar era benfiquista...
      Ora bem, se o seu Sogro tem 85 anos, o meu Pai teria, se fosse vivo, quase 110 anos - tenho, por isso, a certeza de que já comera muitas côdeas, quando o meu caro nasceu. Mas isto em aparte, apenas para o situar melhor.
      Voltando à vaca fria: vindo a falar-se de tanta coisa e porque realmente abomino os comentadeiros da Sportv (na sua generalidade), resolvi lembrar UM comentador que, pelos vistos, nunca conheceu, nem de ouvir falar, impressão que me levou a sugerir-lhe que se elucidasse junto do seu Sogro e do seu Pai, seguro de que eles iriam elucidá-lo àcerca de muitas outras coisas "do antigamente" como, por exemplo, que há sessenta anos ninguém questionava a "data de nascimento" do seu clube.
      Não dei de ser curioso que, vivendo nós uma época em que muito se fala de "catanados" (jogadores de futebol com uns bons anos mais de idade do que a que apregoam ter) e que, pelo contrário, muita e boa gente (as senhoras em especial, não é?) tudo fazem para aparentar menos idade do que a que têm, apareçam clubes a querer parecer ou ser mais velhos do que o que são.
      Em 1958, se bem me lembro, vim estudar para o Porto e, logo nesse ano, comecei a jogar (Andebol) contra o FCPorto (no campo da Constituição, alguma vez lá entrou?). Conheci atletas, directores, seccionistas e nunca, mas nunca, ouvi falar de um nascido em data incógnita. Que raio, Quid, nem pai, nem mãe, sabiam o ano em que nasceu a criança? Já não falo em dia ou mês - o ano, c'os diabos!

      Já agora e mais a sério: que diferença lhe faz, que diferença nos faz que o clube tenha nascido 10 anos para trás ou para a frente?

      E uma última questão: imagine que um casal tem hoje, pela primeira vez, relações sexuais ocasionais(desprotegidas, mas tanto faz) e daqui por 5 anos voltam a repetir... ela engravida... e já em 2021, portanto, têm um filho. Ora diga-me: em 2031, a criança tem 10 anos ou já tem 15?

      Eliminar
    3. A mim, nenhuma..

      Foi o adepto alimão Heinrich Von Cabeçudo QUEM puxou o assunto para aqui hoje.

      Não fui eu.

      Eliminar
  16. Bom dia, sou assinante da Sporttv porque cheguei à conclusão que me ficava mais caro ir ver os jogos ao café/restaurante do que subscrever o serviço. Não sei exactamente quais os meus direitos enquanto cliente, mas os locais públicos com subscrição devem ter de certeza o direito de difundir publicamente as imagens do canal caso contrário estão milhares de crimes a ocorrer publicamente. Pergunto eu, esse assinante não tem a possibilidade de fazer um GIF das imagens que contratou, também, para divulgação publica e colocar, por exemplo, na sua página do facebook?

    ResponderEliminar
  17. Mdc, não me tinha apercebido desta realidade. A sporcoTV ainda não se apercebeu da realidade e da força que tem este e outros blogues, principalmente os blogues benfiquistas (pega esta).
    Suponho que o mais sensato era a dita TV permitir essas imagens nem que fosse a troco de publicidade gratuita aquando da difusão desses vines. Género youtube, em que certos vídeos temos que gramar com a publicidade sem a poder saltar.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sportv é do Sobrinho e do Joaquim Oliveira... ambos adeptos verdes, ambos do SCP!!

      Ainda agora a PPTV deu um aumento - 'aditamento' de 20 milhões de borla ao SCP só para poder pagar à DOYEN..

      Abre os olhos Rudolfo, tira as palas, limpas as rumelas.

      Cresce e aparece..

      Eliminar
    2. Joaquim Oliveira adepto verde! Tu podes ser do Fóculporto, mas não és do Porto.
      Cresce e desaparece.

      Eliminar
    3. Informa-te melhor rapaz.. não te metas com gente crescida.


      Eliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informa-te melhor antes de dizeres palermices pueris!!!

      Eliminar
    2. No NGB não tens tu permissão para bateres os couros que o MdC te deixa bater aqui. E cortam-te o pio várias vezes. Lá portas-te tu de maneira muito diferente. É o respeitinho pelo maior e melhor.

      Eliminar
    3. Rudolfo o quid no NGB vai ser convidado a fazer postos nos dias que o shadows não puder. O benfiquismi dos dois é semelhante.

      Eliminar
    4. Essa foi boa, Nuno. O sombras para além de ser anti-Vieirista primário começo a desconfiar que também é anti-Benfiquista.

      Eliminar
    5. No NGB há censura.. apagam os comentários quando não dizem amen, quando lhes dizem a verdade. Quando lhe smexem na ferida.

      AQUI há liberdade.. pena é muitos petizes AQUI confundirem liberdade de expressão com libertinagem.

      O Shadows não é benfiquista nem verdasco.. é apenas um anti-portista militante.

      Ontem até apelidou de corruptos os quase 3 milhões de portugueses e portuguesas que são adeptos do FCP.. só porque o CM da manhã fez um título a chamar de gorilas a uns Ninjas da SPDE.. ESQUECENDO que muitos DESSES ´Gorilas' até são adeptos do Benfica, do SCP !!!

      O Shadows odeia o FCP DESDE que o FCP os passou à frente como Melhor clube de Portugal.

      É que uns são os maiores.

      Mas o FCP é melhor.

      Eliminar
  20. Eu gostava mesmo era de saber porque porquistas e fifiquistas andam a perder tempo em blogues do Sporting. Serão pagos a metro linear de baboseiras ou ataques soeses? Será que têm bónus nas baboseiras? Ou será que fazem parte da estrutura do futebol lá deles que, tão bons resultados tem dado? Não há nada como estruturas. Encontramo-nos em Maio, no bairro das Antas. Até lá, saúde e bichas, como se diz no Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além de sermos pagos para andar por aqui e por outros blogues do género, o que realmente nos dá prazer é azucrinar a vossa paciência. Ah, esqueci-me de dizer que parte do pagamento é em dinheiro e parte em vouchers.

      Eliminar
    2. Heinrich no que respeita a baboseiras é melhor estares calado. E podes dizer-te sportinguista à vontade que não é isso que vai impedir de largares baboseiras também. A cena lá de cima das comparações de ditaduras e mais a dos delitos de opinião é absolutamente LAMENTÁVEL. Ultrapassa em absoluto qualquer questão futebolística! lamento que o mestre deixe passar cenas dessas.

      Eliminar
  21. Respostas
    1. No NGB há censura.. apagam os comentários quando não dizem amen, quando lhes dizem a verdade. Quando lhes mexem na ferida. Lhes fazem cócegas.

      AQUI há liberdade.. só é pena é muitos petizes, gatinhos assanhados AQUI confundirem liberdade de expressão com libertinagem.

      O Shadows não é benfiquista nem verdasco.. ele é apenas um anti-portista militante.

      Ontem até apelidou de corruptos, de salafrarios os quase 3 milhões de portugueses e portuguesas que são adeptos do FCP.. só porque o CM da manhã fez um título a chamar de Gorilas a uns Ninjas da SPDE.. ESQUECENDO que muitos DESSES ´Gorilas' até são adeptos do Benfica, do SCP !!!


      O Shadows esquece que um dia pode vir a ter um filho, uma filha portistas.. e depois vai também insultá-los !!!

      O problema do Shadows é QUE odeia o FCP DESDE que o FCP os passou à frente como Melhor clube de Portugal. É que uns são os maiores.

      Mas o FCP é melhor.

      FCP - 7 Títulos Internacionais

      SLB - 2 Títulos Internacionais

      E isso, é que o incomoda!!!!



      Eliminar
    2. Mentirosos e ordinários de facto serão cada vez mais filtrados no NGB.
      Faz comentários em que não mintas e passam.
      Faz comentários em que não chames nomes aos bloggers ou aos outros visitantes e passam.
      Se preferires ser como outros anormais, não vás lá.
      Peço desculpa ao MdC por te estar a responder aqui.

      Eliminar
    3. No NGB só os benfiquistas podem insultar.. os outros não se podem defender.

      O MdC dá-te 10 a 0 em termos de liberdade de expressão, de opinião.

      Sempre que te falo nos Vales, Varas, Vibis, Viravinhos, Veigas, Vieiras.. tu apagas.

      Por mim, podes apagar à vontade.

      O SLB é que mente na data da sua fundação..

      O Calabote foi mesmo irradiado..

      O Eusébio foi proibido de ir para Itália por pertencer ao Clube do Regime.

      O Vieira também é dono, também tem Empresas de Gorilas.. e até bateram ao A. Barnabé o tratador da Águia Vitória - a verdadeira.. o primo do Veiga Gorila do LFV agrediu um cidadão em pleno Aeroporto Internacional de Lisboa nas barbas de um policia em directo na TV..

      O Xistra, afilhado e afiliado APAF fartou-se de fazer bosta em Guimarães.. E TUDO isso tu APAGASTE. MAS tudo ISSO é verdade.

      São estes os exmplos da MINHAS mentiras?!

      Que o Guerra, Ministro da Propaganda, assalariado e Diretor da BTV é Paineleiro na TVI?!

      DIZ que é mentira..

      Diz também que é mentira que ESCREVESTE num POST que todos os 2.976.324 portugueses e portuguesas, habitantes em Portugal e adeptos do FCP para ti são todos corruptos!!!

      Eliminar
    4. População --- 10.562.178

      Mulheres ---- 5.515.578

      Homens ------ 5.046.600

      INE, Censos

      Já sei, todos estes portugueses e portuguesas se forem do SLB são sérios..
      mas, se forem do FCP são corruptos.

      Eliminar
    5. Para ti só te digo isto.
      Vai-te f seu parasita de merda.
      Deves ser mesmo um triste sem eira nem beira

      Eliminar
    6. Estás a dar-me razão.. só por ser portista sou um parasita.. MAS no entanto já tenho 32 anos de descontos como trabalhador e nunca estive de baixa 1 dia !!

      Mas, claro, tu como és benfiquista julgas-te o maior, superior, melhor.

      No fundo estás a dar-me razão.

      Como diz o outro,

      Quando não se consegue combater os argumentos, combate-se o argumentador.

      Ou: só insulta quem não tem argumentos.

      E é tão fácil insultar na Net

      :-)





      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. uando não se consegue combater os argumentos, combate-se o argumentador.

      E é tão fácil insultar na Net.

      Aqui pleo menos há liberdade.

      Já no NGB lá só os benfiquistas podem insultar.

      O último a ser insultado foi o Advogado Dr Dias Ferreira


      Eliminar
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  22. Isto eleva a todo um novo extremo as consequências da não moderação de comentários. Vá lá que desta vez não é devido aos insultos e às injurias. Num blog de temas relativos ao Sporting vêm para aqui lavar a roupa interior que usam nos blogues das nádegas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás enganado rapaz.

      O Blogue chama-se Artista do Dia e diz que o tema é o futebol português, e claro SCP, SLB, FCP !!!

      Porque se fosse um Blogue verdasco.. eu era o 1º a não pôr aqui os pés. Aliás, nunca li nada nem comentei nada em nenhum Blogue verd'asco!!

      Eliminar
  23. Excelente artigo, é memo pra ler artigos desta qualidade que cometo o "sacrifício" de vir ler blogues da concorrência, muito bom trabalho MdC!

    ResponderEliminar