terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A nomeação de Jorge Ferreira para o Setúbal - Sporting

Creio que é pacífico considerar que o Setúbal - Sporting será o jogo mais importante da 16ª jornada. Falamos de uma deslocação de risco do líder do campeonato ao reduto do surpreendente 5º classificado, pelo que se antevê um jogo equilibrado.

Infelizmente, Vítor Pereira demonstra mais uma vez uma total falta de bom senso ao nomear Jorge Ferreira, um árbitro que tem tido más prestações nos últimos jogos para que foi nomeado.

Ainda na semana passada esteve no jogo de maior polémica da Taça da Liga: o Braga - Belenenses. 


Jorge Ferreira expulsou injustamente João Amorim - num lance que justificava apenas um cartão amarelo -, e o Belenenses ameaçou não regressar dos balneários na segunda parte devido à atuação do árbitro. Durante esses momentos conturbados, Jorge Ferreira expulsou também o presidente do Belenenses, Rui Pedro Soares, e só depois disso é que o jogo acabaria por prosseguir.

No dia 19 de dezembro, Jorge Ferreira foi nomeado para o Benfica B - Porto B. Nessa partida também teve uma decisão bastante polémica, ao assinalar um penálti a favor do Benfica B por suposta falta sobre Clésio (que acabaria por ser falhado de forma ridícula por Taarabt).

Não se pode dizer que Jorge Ferreira tenha tido influência no resultado final, mas o que é facto é que se tratou de mais um erro grave que poderia ter tido influência no desfecho da partida. 

Mas no jogo anterior a esse, disputado no dia 6 de dezembro entre Arouca e Boavista, Jorge Ferreira conseguiu ser ainda mais protagonista. Dois penáltis escandalosamente assinalados (um para cada lado) e uma rábula com um golo validado do Boavista que posteriormente foi invalidado. Bracali defendeu um remate do Boavista sobre a linha. Jorge Ferreira considerou golo. O guarda-redes do Arouca ajoelhou-se, protestou e viu um cartão amarelo. Apesar disso, o árbitro lá acabou por reverter (corretamente) a decisão - podem ver o resumo AQUI.


Jorge Ferreira já arbitrou um jogo do Sporting esta época, contra o Estoril. Cometeu dois erros graves: o primeiro ao não assinalar um penálti a favor do Sporting por mão de Mano na área, e o segundo ao assinalar penálti a favor do Sporting cometido sobre Teo Gutierrez, depois de o avançado ter partido de posição de fora-de-jogo. O árbitro também cometeu um erro grave no Benfica - Moreirense, ao validar o golo do empate dos visitantes, marcado em posição irregular por Cardozo. Para além disso, foi o 4º árbitro do Boavista - Sporting, tendo o seu relatório sido decisivo para o castigo que foi aplicado a Bruno de Carvalho.

Um facto indesmentível é que o árbitro está em muito má forma. Em duas das três últimas partidas esteve envolvido em situações pouco normais nos campos de futebol: a recusa de uma equipa em regressar ao relvado e a anulação de uma decisão crítica. Independentemente de, em última análise, ter agido bem no lance do Arouca - Boavista, e de não ter responsabilidade na recusa dos dirigentes do Belenenses em regressar para a segunda parte, nada apaga a realidade de terem sido más decisões suas a provocarem ambas as situações. 

Perante tudo isto, não é possível que Jorge Ferreira tenha a estabilidade emocional necessária para arbitrar o Setúbal - Sporting de amanhã. Não só o árbitro devia ser protegido pelo Conselho de Arbitragem - em vez de ser nomeado para um jogo potencialmente muito difícil -, como o próprio trajeto dos clubes aconselharia um juíz a atravessar um bom momento.

Seria bom que Vítor Pereira explicasse o critério que está por trás desta nomeação. Eu, por muito que tente, não consigo percebê-la. Quer dizer, na realidade até percebo.

66 comentários :

  1. Mais um na vossa lista negra?Que esquizofrenia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual lista negra? Está em má forma, não devia arbitrar nenhum jogo deste nível de importância, ponto.

      Eliminar
    2. MDC Espero que essa tua afirmação não passe disso.Ou subliminarmente queres dizer algo mais?

      Eliminar
    3. O Mestre até assinala ali um golo mal ajuizado contra o Benfica.

      Calma.

      Eliminar
    4. Como se sabe, este árbitro é um fanático boifiquista de Fafe. Só por isso, nunca devia arbitrar jogos do Sporting. Claro que o Sr. pedro nuno como fanático boifiquista, cujo clube tem ainda o colinho da APAF e do Sr. Vítor Pereira, "goza" com a situação, uma vez que se viu bem, em Guimarães, como a quadrilha atua, em prol do Boifica. Claro que nestas circunstância, "pedro nuno" aplaude e quer lá saber da verdade desportiva ou dos meios tecnológicos em favor do melhoramento das arbitragens. Ele quer é que o seu clube ganhe, seja de que maneira for, quer utilizando "vouchers" com jantarinhos, quer coagindo os árbitros não submissos.

      Eliminar
    5. Mas qual é a parte do texto de MdC que discorda?

      Eliminar
    6. Eu sei que para muitos Sportinguistas o futebol apenas existe desde 2015, mas nós já cá andamos há muitos anos.

      Agora este árbitro já é um fanático Benfiquista.. Ok. Até o Xistra, que já muito prejudicou o Benfica, anda agora a ser conotado ao SLB. lol

      Vocês deviam era ter mais cuidado com o que dizem, não fica bem ser tão paranóico, sempre com a mania da perseguição, só conseguem que ninguém vos leve a sério.

      Eliminar
    7. Eu tenho a impressão que o post se refere à fraca qualidade do árbitro em questão. Algo com que todos concordamos.

      Isso vai para lá de qualquer preferência clubística.

      Sinceramente, eu acho que este tipo é apenas muito fraco.

      O Capela é lampião. Esse é demasiado óbvio.

      Mas este é apenas fraco.

      Eliminar
    8. Eu percebi Valdemar, o problema é que muitos aqui depressa concluem que se o árbitro erra então é Benfiquista. lol

      Eliminar
    9. Subliminarmente? Parece-me bastante claro que discordo da nomeação pelo momento de forma que o árbitro atravessa.

      Eliminar
    10. Se o JF não acredita, pode dirigir-se a Fafe e questionar qualquer natural dessa cidade que esteja por dentro do fenómeno desportivo. Eu até nem me importava que os árbitros fossem benfiquista, desde que tal opção não influenciasse o seu desempenho, o que desgraçadamente não acontece, basta ver essa personagem que é o João Capela.

      Eliminar
    11. São todos sócios,pagantes,do MAIOR de Portugal. Que pouca vergonha, já não há pachorra para tanta estupidez. Será que alguém vos leva a sério? Vivem obcecados com o GLORIOSO e já começa a tornar-se ridículo tanta choradeira. Será que querem um cosme ou um sd jorge sousa, será?

      Eliminar
    12. Oh,mata besta,então vocês não são 14 milhões,como tanto se vangloriam?!300 e tal mil sócios?!Pela lógica matemática a maioria dos sopradores no apito serão da vossa côr!...Mas a sério que a tua estupidez não dará para ver o óbvio???? Nem com as capeladas,xistralhadas e demais exemplos do cólinho da apaf e v(i)-pereiradas,abres os olhos seu bébé chorão?!?Olha que o orelhas bem disse que mais valia colocar gente nos lugares decisórios do que gastá-lo em pontapeadores de bola...Junta-lhe mais uns jantares à pala, bem disfarçados na camisola do inzébio e está feita a "coisa"...Para mais com a conivência da Cnvm e 2 ou tres deputedos .mais o pagamento por todos nós das dívidas do vosso "prasidente" jamais a "tram(p)a"falhará!

      Eliminar
  2. Mestre, acha assim tão estranho que um tipo que nomeia um árbitro que vai descer de divisão para uma final da Taça de Portugal faça este tipo de nomeações?

    Nós só temos de ignorar estas habilidades e responder dentro do campo. Já demonstramos ser melhores que o venfique e o foculporto é só perdemos em braga graças a um indivíduo que agora, como prémio, vai ter oportunidade de ver se supera o Xistra.

    Por falar em Xistra, parece que afinal a nota não foi grande coisa. Mas agora, espera-se que os tipos do Guimarães os tenham no sítio e entalem o gajo a valer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver se a nota do Xistra sai cá para fora, Cafageste...

      Eliminar
    2. Estava na capa de um dos desportivos que tinha tido negativa por escamotear dois penalties ao Guimarães.

      Eliminar
    3. Só vi a capa. Não leio esse tipo de "coisas"...

      Eliminar
  3. Eu acho que todos nós percebemos.
    Pare ter este tipo de critérios, nem sei como é que há ainda gente que é contra o sorteio. Pelo menos para ser aleatório como está a ser agora, evitavam-se as suspeições.

    ResponderEliminar
  4. A Quadrilha do Pneumatico, suportada pelo Coro Angelical prepara-se para mais uma sessão de roubalheira...

    Agora, no meio disto muito estranho o silencio dos Portistas... Uma maquina de propaganda na CS do Estado Lampionico, nomeaçoes a la carte do Vitor "Voucher" Pereira....e a tripeirada caladinha....so sabem falar mal dum basco q ta a 2 pontos da liderança e q no primeiro ano de campeonato portugues faz 82 pts, ficando a 4 do recorde de Mourinho! Muito estranho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não falam porque há coisas mais importantes que delírios e manias da perseguição.

      Eliminar
    2. As coisas mais importantes para a tripeirada e fazer uma "Sousa Cintrice" de demitir um treinador a 2 pts da liderança?? So se agora os tripeiros estão ainda mais finos q os palhaços do Real q despedem treinadores pq tão a 4 da liderança....a propósito.. a qts está mesmo Rui Vitoria??

      Eliminar
  5. Deveria ser relembrado regularmente os telefonemas que VP fazia aos árbitros escalados para jogos do Benfica.

    Estamos num país onde se apontam a barbaridades e todo o mundo assobia para o lado. Talvez porque desejem que façam o mesmo quando os visados forem eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar o Xistra recebeu telefonemas a mais durante a semana, e era por isso que estava nervoso...

      Eliminar
    2. Estás sempre a deixar no ar insinuações para as quais não tens provas! Será que não tens a noção daquilo que escreves e das consequências que daí decorrem? Parece-me que andas sempre atrás da cenoura!

      Eliminar
    3. Estás a seguir a cartilha do trinca-bolotas, mas isso pode sair-te caro.

      Eliminar
    4. MdC agora até ameaças aqui recebe? Para quando um filtro nos comentários?

      Eliminar
    5. Mestre,

      Quando li o comentário da Besta pensei o mesmo que o Rui Ferreira.
      Ameaças lampiãs a sportinguistas, num blogue sportinguista?

      Este parece-me o NN que andava co0m ameaças nos blogues sportinguistas.
      Os tiques são muito idênticos, mudou-se apenas o nick.

      SL

      Eliminar
    6. José tenho bem a impressão que a besta é o Hugo Inácio. Tanto o nick, como o estilo de bate-ameaça- e foge só pode ser.

      Eliminar
    7. José tenho bem a impressão que a besta é o Hugo Inácio. Tanto o nick, como o estilo de bate-ameaça- e foge só pode ser.

      Eliminar
    8. A verdadeira ameaça é a despropositada nomeação eleger um cameleão de amarelo para o jogo do líder é fruta

      Temos sempre que estar com um olho no Burro (venfique) e no Cigano (APAF)

      Eliminar
  6. Nós adeptos percebemos quando um jogador é ou não um bom jogador pela forma como corre (e há jogadores quem nem sequer sabem correr) e pela forma como toca a bola, pela forma como percebe o jogo e o que os jogadores querem fazer... dos árbitros podemos dizer coisas semelhantes. Errar, todos erram mas há coisas que se percebem facilmente.

    ora bem, sempre tive neste árbitro um dos piores do quadro. Não tem perfil para árbitro, isso vê-se até nos jogos da segunda liga que fez em anos anteriores. Deve ser despromovido.

    Oxalá faça um bom jogo mas tenho muitas dúvidas.

    ResponderEliminar
  7. É sabido que em Portugal a qualidade da arbitragem não abunda, logo, haver um bom árbitro para cada jogo é impossível. Calha a todos caro Mestre, como disse e muito bem, este também já calhou ao Benfica e por sorte não o prejudicou gravemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que um campeão não devia ser decidido por "sorte"

      Eliminar
    2. JF, mas este, neste momento, devia ser poupado a jogos deste tipo. Nomeavam outro mau em forma menos má... :) (desde que não o Capela ou o Paixão)

      Eliminar
    3. Acha mesmo que o árbitros, independentemente da sua qualidade, têm prejudicado o seu clube? É evidente que o Sporting saiu da Taça de Portugal, por erros crassos da arbitragem, coisa que eu não vi em Guimarães. Aí vi um árbitro a pegar no "andor" boifiquista e a empurrar o Guimarães para trás. Por ser tão evidente, eu se fosse benfiquista envergonhava-me por ganhar dessa forma. Acho que os ladrões e os beneficiários dos ladrões não querem vídeos de vigilância, para auxilio das policias, tal como os corruptos e os corruptores não gostam das novas tecnologias, no auxiliar da arbitragem. E DEPOIS SOMOS QUEIXINHAS...,BADAMERDA!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    4. Já vi que o Setúbal não conta.Desde que seja para o lado do sportem.

      Eliminar
    5. O que eu mais detesto são erros crassos que possam beneficiar o meu clube. O Setúbal conta, mas o que conta mais para mim é o SCP.

      Eliminar
    6. Mais evidente que em Guimarães foi contra o Rio Ave e não te vi tão preocupado.

      Aliás, nem em Guimarães, em que dizem vocês ter sido um roubo, vi um lance tão escandaloso como o pênalti por marcar contra o SCP em Arouca.

      Andam vocês a tentar arranjar bodes expiatórios para quê? São neste momento a melhor equipa, não deram hipóteses quer contra Benfica, quer contra o Porto, estão em primeiro merecidamente, mesmo apesar de terem havido também erros a vosso favor.. Não entendo a necessidade de espalhar como verdades as imbecilidades proferidas pelo bdc e companhia.

      Eliminar
  8. O Esquiça,como é conhecido em Fafe,que faça uma arbitragem isenta num jogo de grande importância para os dois clubes e que deixe a sua clubite lampiónica em casa.

    ResponderEliminar
  9. "...não é possível que Jorge Ferreira tenha a estabilidade emocional necessária para arbitrar o Setúbal - Sporting de amanhã."...

    Mestre, disse tudo... para o pereira e para o fontelas é o ideal para encavar... perdão, apitar o Sporting... ainda para mais... líder!

    ResponderEliminar
  10. Independentemente de o Ferreira de Fafe ser boifiquista e do Xistra da Covilhã,até ser verd'asco.. a verdade é que são funcionários, acólitos, moços de recados APAF.

    E a APAF depois de fazer do Carnide Bi-Campeão ao fim de 31 anos de seca extrema.. vai AGORA tudo intentar, tentar para acabar com o jejum do Desportivo do Lumiar.. ao fim de 14 anos de abstinência!!

    Podem tugir, mugir, ganir, piar, cacarejar, grasnar... zurrar!!

    É que se nos anos 90' o FCP foi beneficiado e dominava o Poder, agora há outros que o dominam.

    Escusam de se fazer de parvos, anjinhos ou hipócritas.

    Doyen a quem doer!!!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois da atuação do Jorge Sousa no Nacional - Porto não devias falar muito.

      É que esse foi o jogo da "mãe de todos os pênaltis" como disse e bem o Rogério Alves.

      Só mesmo um Portista para se convencer que para vencer o campeonato é preciso controlar a arbitragem.

      O SCP está em primeiro porque tem sido de longe a melhor equipa, o Benfica foi bi campeão porque foi também indiscutívelmente a melhor equipa.

      Eliminar
    2. Gostais de vos enganar a vós prórpios.

      No Nacional - Porto, sim houve 1 penalty MAS que o árbitro não viu. Em Guimarães houve 2 penalties que o árbitro VIU, viu e não quis marcar.

      E no Nacional - Porto houve 2 jogadores do Nacional que foram poupados de vir para a rua.

      Tal e qual os Jardeis, Lisandros, Samaris, Fesjas são poupados de vir para a rua em TODOS os jogos!!

      SIM, é VERDADE - em 15 jornadas o FCP teve 1 penalty perdoado a seu favor.

      Compara agora com os penalties forjados a teu favor, os penalties perdoados a a teu favor.. e as expulsões perdoadas a teu favor.

      Mas, sem dúvida, este ano o Desportivo do Lumiar ainda tem sido MAIS favorecido.

      Eliminar
    3. Blá, blá, blá é uma coisa. Tapar os olhos e assobiar para o ar é uma coisa.

      FACTOS são outra !!!

      Eliminar
    4. Ahahahahahahahahahahahahahahahah! O (s)quid, a lula, tem quase tanta piada como a lãpianage... ahahahahahahahahahahahah!

      Ide à frutinha, ide... e bebei um cafézinho com leite!

      Eliminar
    5. Cu Id nem tu próprio acreditas naquilo que dizes. O penalti contra o porto o árbitro não viu, mas contra o Benfica ou sporting viu e não quis marcar. Sei que já cá andas pela net faz muito tempo, não pensaste em pedir a reforma? É que assim ninguém te leva a sério. Só acertaste no Desportivo e Recreativo do Lumiar como o clube mais beneficiado.

      Eliminar
    6. É lógico que não ando aqui para que imbecis e indigentes como tu me levem a sério.

      Escrevo para gente com 2 olhos.. não para girinos ou gayvotas que se julgam águias.

      Muita boa gente.. aproveita as minhas ideias e palavras e até neologismos.

      Mas isso já era outra conversa.


      Eliminar
    7. Cu ID, quando se parte para o insulto, ou é falta de razão ou de educação. Escolhe. Ou então é o ambiente normal que tens em casa e assim já tens desculpa.
      Como diria o Adriano "Obrigado por cada minuto que convivo com pessoas falsas, hipócritas e arrogantes. Elas fazem-me ver tudo aquilo que não devo me tornar."
      "Muita boa gente.. aproveita as minhas ideias e palavras e até neologismos. " EHEHEH diz-me alguém aqui no blogue que tenha aproveitado algo que tu dizes e que não te considere o maior palhaço que aqui ande. Só um.

      Eliminar
    8. QuiMerda

      As comadres aqui a discutir que é menos corrupt que excerto nauseabundo por aqui vai galinhas e porcos perdidos no jardim de infância

      Fedentos

      Eliminar
  11. Como o futebol muda depressa as cabeças dos lampiões...até uma semana atrás os árbitros eram todos uns corruptos,o Sporting estava em primeiro por causa das arbitragens,agora o MdC faz um post sobre a má opção do Jorge Ferreira para arbitrar o Setúbal-Sporting a aparece logo um catavento a dizer que os Sportinguistas são esquizofrénicos !...

    Ó Palhaço Pedro Nuno oinc oinc,tu estás ao nível do tarado Suíno Guerra,até possivelmente és ele ou filho dele !...já agora os teus argumentos também são credibilizados pelo teu grande passado futebolístico no Damaiense ?.Vai lavrar paneleiro do caralho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descodifica-me essa linguagem(oinc) seu suino de merda.
      ahahahahah como as osgas ficam em brasa loool

      Eliminar
    2. PEDROCAS nuno,novo ano,o mesmo FDP de sempre...aziado com as 3 encavadelas desde Agosto; a 4 ª é já em Março...treme FDP vermelhudo

      Eliminar
  12. Mais um caso típico de falta de jeito para arbitrar.

    Como dizia Dias Ferreira, neste caso não se trata de desonestidade (nesse campo entram o Jorge Sousa, o João Capela ou o Manuel Mota), trata-se mesmo de falta de jeito para apitar.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não sei. Ainda não atingiu a dimensão de um João Capela, ou de um Manuel Mota, mas estes também são incompetentes e ainda desonestos, muito desonestos.

      Eliminar
  13. MdC, digam logo qual é o apitador que querem e o vosso sócio Vitor Pereira faz-vos a vontade. Até é melhor elaborarem uma lista dos vossos preferidos, como no apito dourado e final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RUDOLFINHO nome de cão,novo ano,o mesmo FDP de sempre...aziado com as 3 encavadelas desde Agosto; a 4 ª é já em Março...treme FDP vermelhudo

      Eliminar
    2. RUDOLFINHO nome de cão,novo ano,o mesmo FDP de sempre...aziado com as 3 encavadelas desde Agosto; a 4 ª é já em Março...treme FDP vermelhudo

      Eliminar
    3. Guru, nome de tarologo, tu deves na realidade ser um computador, tens sempre a mesma resposta. Pareces uma cassete. Deviam-te por aqueles caracteres para confirmarem se tu existes mesmo e tens vida própria.

      Eliminar
  14. Este gajo é o descendente do Duarte Gomes ou João Ferreira.

    ResponderEliminar