terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Aviso nº 3

No espaço de quatro dias, tivemos dois avisos bem sonoros - que se juntam à derrota na Madeira - de que o campeonato nunca será conquistado sem que seja colocado em campo um empenhamento total e uma vontade de resolver cedo as partidas. Um campeão não se faz jogando apenas a partir do intervalo. Os jogos têm 90 minutos, e mais uma vez a equipa só decidiu aparecer na segunda parte, quando já estava em desvantagem - ou seja, como muito menos margem para errar e com um adversário mais motivado pela frente.

É normal que, alinhando com vários jogadores que vêm de lesões ou que ainda estão a fazer os primeiros jogos com a equipa - Schelotto, Zeegelaar, Bruno César, Mané e Teo -, o futebol não saia tão fluido como seria desejável, mas o que me custa a aceitar é ver a falta de atitude que alguns jogadores demonstraram ao longo de toda partida. Os adeptos podem não querer saber da Taça da Liga para nada, mas têm o direito de exigir que os jogadores escolhidos façam os possíveis para a conquistar.


Positivo

Apesar de tudo, a segunda parte - não foi pelo jogo jogado que o Sporting perdeu. A segunda parte foi, genericamente, de intenso domínio no Sporting, que apenas não marcou por infelicidade ou por uma irritante tendência de complicar no momento de decidir. Duas bolas aos ferros, uma tirada na linha de golo, várias a passarem muito perto, um penálti falhado, fora todas as outras quase-oportunidades que se perderam por displicência ou falta de objetividade, enfim, não fosse o péssimo dia no momento da concretização e teríamos ganho sem dificuldades.


Negativo

A questão Marcelo - ainda não tinha abordado este tema, mas não compreendo a decisão do Sporting em renovar com Marcelo. O brasileiro tem sido sempre de uma atitude irrepreensível enquanto suplente de Rui Patrício, chegou a ter boas épocas - dentro do que é possível a um guarda-redes suplente -, acredito que faça bom balneário, mas já de há um ano para cá que se percebe que não tem condições para ser o nosso segundo guarda-redes. Não dá segurança e tem comprometido frequentemente: no ano passado com o Vizela para a Taça, esta época na Albânia, na 1ª jornada da TL contra o Paços, podia ter feito melhor no 2º golo do Tondela e, hoje, o penálti absurdo que cometeu. Não sei qual é o papel de Jug no plantel, mas talvez seja altura de lhe dar a titularidade contra o Arouca na última jornada da Taça da Liga.

A dupla de ataque - Teo tem a desculpa de estar sem competir há bastante tempo, mas complicou para além do que seria razoável. Montero teve mais uma daquelas noites, com total falta de intensidade, tornando-se presa fácil para o seu marcador. Juntos, fora da área, ainda participaram em algumas combinações interessantes, mas dentro dela foram um não-fator. Também aqui está a outra grande preocupação para a época: se Slimani se lesiona, não estou a ver que seja neles que esteja a solução.

A opção William para o penálti - tudo bem que William teve sucesso contra o Belenenses, mas esse penálti nem sequer foi bem marcado. Este, reconheça-se, até foi melhor direcionado, mas foi batido sem força. Montero bate melhor os penáltis, por que razão não foi ele o escolhido?


Outras notas:

Os reforços / regressos - Zeegelaar pareceu ainda muito desligado da equipa, o que é perfeitamente normal. Os melhores momentos que conseguiu no ataque foi quando tinha o corredor só para si. Defensivamente cometeu várias falhas, que com o tempo poderão ser corrigidas. Schelotto teve uma primeira parte tenebrosa, mas subiu de rendimento na segunda parte, conseguindo chegar à linha várias vezes e fazendo um par de cruzamentos bem sucedido. Carlos Mané não teve um regresso feliz, mas também não esteve propriamente bem acompanhado. Bruno César foi o mais objetivo e o mais esforçado na primeira parte.

Será muito difícil ao Sporting conseguir o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga. Seria preciso ganhar em Arouca, e que o Paços de Ferreira ganhe em casa ao Portimonense, com resultados que no seu conjunto permitam ao Sporting recuperar uma desvantagem de 5 golos. Pode haver quem reze aos santinhos por um milagre, mas eu prefiro guardá-los para o campeonato.