domingo, 17 de janeiro de 2016

Balanço das arbitragens: 17ª jornada

Sporting 3-2 Braga (Jorge Sousa)

59': A bola bate na mão de André Pinto na sequência de um cruzamento de Gelson Martins, o árbitro assinalou penálti - decisão certa, o jogador do Braga tem o braço completamente aberto, e já dentro da área

63': Montero pica a bola, que acaba por bater no braço de Ricardo Ferreira; o árbitro não assinalou penálti - decisão errada, o jogador do Braga tem o braço levantado e interfere na trajetória da bola aumentando a mancha do corpo

72': João Mário comete uma falta com os pitons na perna de Rafa, o árbitro não assinalou nada - decisão errada, João Mário devia ter sido expulso

87': Slimani, em corrida, acerta com a mão na cara de Vukcevic, que seguia no seu encalço; o árbitro não considerou agressão - decisão certa, há falta de Slimani, mas não se enquadra numa agressão; quanto muito mereceria o cartão amarelo

=: um penálti por assinalar a favor do Sporting, que daria o empate; pouco depois, uma expulsão que deixaria o Sporting em inferioridade numérica; dificilmente o Sporting concretizaria a reviravolta ao resultado, e o Braga ficaria com boas condições de chegar à vitória (X2)


Boavista 0-5 Porto (Fábio Veríssimo)

55': Casillas derruba Luisinho fora da área, o árbitro mostrou amarelo - decisão certa, o jogador do Boavista estava numa zona lateral, e não se dirigia para a baliza

74': Golo anulado a Uchebo por fora-de-jogo - decisão errada, o jogador do Boavista estava em posição legal no momento do passe

80': Uchebo cai na área numa disputa de bola com Martins Indi; o árbitro não assinalou penálti - decisão errada, o jogador do Porto empurra o adversário sem jogar a bola

=: uma sequência de dois erros numa altura em que o resultado era de 0-3 e que poderiam ter relançado o Boavista para o jogo (X2)


Nacional 1-4 Benfica (Tiago Martins)

82': Zainadine faz falta violenta sobre Fejsa, o árbitro mostrou apenas amarelo - decisão errada, o jogador do Nacional devia ter sido expulso

Nota: não considero nesta análise o golo (mal) anulado a Soares, porque Júlio César desistiu do lance antes de o remate ter sido feito.

=: apesar do erro, arbitragem sem influência no resultado



Estatísticas da jornada



Estatísticas acumuladas



Classificação



Jogos com influência da arbitragem no resultado



Erros de arbitragem com o resultado em aberto



Erros de arbitragem com o resultado em aberto agrupados por árbitro, desde 2013/14


33 comentários :

  1. Arbitragem à 18 jornada, ou como SE CONDICIONA A IMPRENSA:
    Árbitro? Arbitragem? Não? Então não perguntas nada, próximo sff. Quem é o cromo penteadinho lacaio do coreano?
    http://sportingcomedia.info/pau-mandado-do-sporting-obriga-jornalistas-a-fazerem-so-perguntas-sobre-arbitro/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e eis que estando o valencia muito perto da zona de descida no campeonato espanhol... se deixou de falar nos portentos carnidenses que foram lá parar pra esconder a dívida chinesa do vieira.

      Sim, condicionar a imprensa.
      Fala-me disso.

      Eliminar
    2. o mais interessante é que o granada-doyen (que também controla o carnide) pode hoje aproximar-se do valencia e portanto o barulho pra ver quem desce de divisão vai ficando maior.

      é só barcos furados e a meter água... nalgum lado estes fundos do terrorismo ou da droga terão de esconder o dinheiro. Pode ser que algum cromo penteadinho lacaio do vieira faça uma pergunta na próxima ronda.

      Eliminar
    3. E entretanto a vossa preocupação é crescente, principalmente quando outro clube passa a poder dizer que SÓ DEPENDEMOS DE NÓS.
      Ir ao Dragão, a Braga a Guimarães, isso diz-vos alguma coisa? É que nós já fomos.

      Eliminar
    4. que te lê acredita que só o carnide é que depende de si próprio...

      entretanto a tua equipa de formação já não depende de si própria pra se salvar da 3ª divisão.

      Eliminar
    5. saponjic que não percebe uma palavra de portugues, nunca treinou com a equipa... jogou já esta manhã. Aquilo é um autêntico depósito de enlatados do jorge mendes.

      o carnide b é uma equipa de formação como eles dizem lá na carnide tv. E a gente entende.

      o carnide b neste momento é o mais sério candidato a descer à terceira divisão... depois façam como da outra vez no tempo do veloso: por vergonha acabem com a equipa e não digam nada aos jornais.

      Eliminar
    6. E ir a Alvalade? Diz-te alguma coisa, Rudolfo, com 'u' de cu? No fim do campeonato fazemos as contas...

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Rudolfo, esse video + o comportamento dos dirigentes do SCP durante o jogo contra o Tondela deveriam ser alvo de uma analise séria do Mestre.

      Mais pressão que isso não existe, mais condicionamento ao trabalho dos árbitros e até dos jornalistas idem. E agora as noticias da intenção de expulsar um (mais um) sócio do Sporting do conselho leonino só porque é um critico do bdc.

      Dá muita vontade de rir, principalmente quando a base do discurso do bdc é acusar os rivais de pressionarem a arbitragem. lol

      Eliminar
    9. Desculpa lá JF, mas tu viste alguma reacção da organização do Sporting à arbitragem do jogo contra o União da Madeira? O problema é que ali existiu uma arbitragem com a intenção de inclinar o campo.

      Eliminar
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    11. The Kind Nihilist, com K de Knob Head se o scp dependia só dele, nesta jornada também o Benfica pode dizer o mesmo. E não precisa de ganhar por 4-0. Simples, não é?
      Quanto a ir a alvalidl, neste momento o nosso receio é só mesmo o ervado.

      Eliminar
  2. É por isto que o vídeo árbitro é importantíssimo no futebol. Em caso de lances duvidosos os árbitros podiam recorrer a está tecnologia para esclarecer as dúvidas e acabar com as discussões futeis sobre arbitragem ao longo da semana.
    Vamos ser sinceros, só podíamos ser honestos intelectualmente com as queixas à arbitragem se o árbitro dispusesse dos mesmos meios que nós temos (repetições) para ajuizar os lances. Já falei com árbitros federados e lances que nos parecem obvios vistos de cima não são tão fáceis de ajuizar lá dentro.

    ResponderEliminar
  3. Mestre,

    No Nacional-Benfica falta a análise de dois lances decisivos:
    - Falta de Eliseu sem bola merecedora de vermelho
    - Lance limpo do Soares sobre o Eliseu que daria o 2-1 para o Nacional

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mestre analisou o lance do Soares.

      Reparei foi que não analisou o lance do João Pereira... de qualquer das formas parece-me que no geral, desta vez, foi uma análise consensual.

      Eliminar
    2. Um golo legal anulado ao Nacional. Só não viu foi a equipa de arbitragem e o RD e o JF com palas de mulas boifiquistas.

      Eliminar
    3. Golo anulado? Sabe perfeitamente que não houve nenhum golo anulado.

      E mais uma vez coerência não é o vosso forte. Então contra o Guimarães dizem que o Lisandro fez falta para penalti e agora neste jogo já dizem que o Eliseu não sofre falta? lol A vossa analise a lances varia conforme vos convém.

      Eliminar
    4. PS: Já no outro lance, na falta do Eliseu citado pelo Sporting até morrer, discordo do vermelho. Foi uma falta dura é verdade, mas não foi agressão, dá para ver perfeitamente que ele apenas queria jogar na bola.

      É MUITO mais depressa vermelho para o Slimani do que para o Eliseu. Pois o Slimani olha para trás para ver o posicionamento do jogador do Braga e posteriormente a isso manda uma chapada.

      Eliminar
    5. Não analisei o do João Pereira porque não me pareceu falta para vermelho. Como não foi analisado no Dia Seguinte (foram esses os lances que coloquei aqui), não me dei ao trabalho de ir procurar o minuto - à semelhança do que se passou no pontapé do Eliseu no jogador do Nacional, também me parecia para amarelo apenas.

      Eliminar
  4. Só achei um bocado ginástica a mais considerar que o Boavista poderia ainda chegar ao empate.

    Eu vi o jogo e apesar desses lances em que eu concordo em absoluto com a análise do Mestre, duvido muito que o Boavista tivesse força e qualidade para chegar ao 3°.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, seria muito pouco provável, mas nos casos em que um jogo deixa de ser relançado por um erro do árbitro dou o benefício da dúvida à equipa prejudicada. Há um ano fiz o mesmo num Gil Vicente 0-4 Sporting. O Gil teve um penálti a favor não assinalado quando o resultado era de 0-2. Coloquei X2, de qualquer forma, apesar de o Sporting ter dominado completamente todo o jogo. O link está aqui --> LINK

      Eliminar
    2. Muito bem, se segue o mesmo critério então nada a dizer. :)

      Eliminar
  5. Pois.

    https://www.youtube.com/watch?v=UzB76M2BGQ8

    ResponderEliminar
  6. O problema no lance entre Soares e Eliseu não é se o Júlio César se fez ao lance ou não. O facto é que não houve falta e o jogador do Nacional ficaria cara a cara com o gurda redes do Benfica. Num jogo que estava empatado um lance destes evidentemente tem influência no resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem, mas é a regra que uso nestes casos. Tem que ser assim, caso contrário é muito difícil ter uma linha objetiva que separa os casos que poderiam dar golo ou não.

      Eliminar
  7. É como um lance de ontem em fora de jogo, ai já se aplica a regra de em caso de dúvida colinho sempre.

    Já noutros campos ...

    ResponderEliminar
  8. Não será que falta aqui uma referência ao lance da falta(pontapé) do Eliseu ao jogador do Nacional que explusaria o mesmo quando o resultado estava em 1-1...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta, sim, mas não acho que seja para vermelho - amarelo, sim - porque foi mais falta de jeito que intenção de agredir. Como não falaram sobre esse lance no Dia Seguinte (à semelhança do lance do João Pereira) e tive preguiça para procurar o minuto em que aconteceu, não o incluí.

      Eliminar
    2. Esse lance do Eliseu foi aos 46 minutos e o resultado estava em 0-1, favorável ao Benfica.

      https://www.youtube.com/watch?v=UzB76M2BGQ8

      Eliminar
  9. Não será que falta aqui uma referência ao lance da falta(pontapé) do Eliseu ao jogador do Nacional que explusaria o mesmo quando o resultado estava em 1-1...

    ResponderEliminar
  10. MdC, o golo que anularam ao Joao Mario,.por fora de jogo? A mim pareceu me.mais um erro do arbitro..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Slimani estava ligeiramente adiantado, Afonso. Tenho a certeza.

      Eliminar