segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Banha de domingo à noite

Ontem, a TVI fez um mini-Prolongamento especial no seu telejornal. A certa altura falava-se sobre o nível de sucesso dos treinadores dos grandes até ao momento no campeonato, a propósito da defesa de Jesus a Lopetegui ao relembrar o facto de o treinador espanhol ter mais pontos esta época do que na época passada.

Se julgam que Jesus está a ser o treinador mais bem sucedido até à 15ª jornada pelo facto de o Sporting mais 8 pontos que na época passada, estão muito enganados. Se julgam que Lopetegui está a ser o treinador mais bem sucedido por ter mais 2 pontos que na época passada, estão muito enganados. Se julgam que Rui Vitória está a ter uma prestação abaixo das expetativas por ter menos 6 pontos que na época passada, estão muito enganados.

Pedro Guerra explica como é que se faz uma análise correta:

 

Não que eu ache que seja momento para tirar conclusões definitivas, com tanto campeonato pela frente... mas se o termo de comparação para o Benfica de Rui Vitória é o Guimarães de 2014/15, então palpita-me que está encontrado o treinador do ano.

Também diz muito dos padrões de exigência (ou de seriedade) do diretor de conteúdos da BTV. Mas isso não é surpresa para ninguém.

É claro que o facto de ser o treinador do ano até nem poderá ser suficiente para Rui Vitória manter o emprego, caso não consiga colocar a equipa a jogar melhor futebol. Nessa eventualidade, sugiro a contratação de Norton de Matos, que neste momento tem 14 pontos conquistados com o União da Madeira. Não será possível haver treinador mais bem sucedido em 2016/17.