quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Dia de tributo ao jornal A Bola, capítulo III: O sermão ao Bruno Miguel

Capítulo III - O sermão ao Bruno Miguel
29 de dezembro de 2015


No final do capítulo anterior, questionei a seriedade da opção de Delgado e de muitos outros jornalistas em tratar o presidente do Sporting por Bruno, coisa que, como bem sabemos, não é feita com os presidentes dos outros clubes. E a questão da idade não é argumento, pois João Loureiro chegou à presidência do Boavista com 34 anos, e não me lembro de alguma vez algum jornalista o ter tratado por "João" (bem lembrado, T!).

Mesmo assim, há quem consiga ir ainda mais além. Falo do texto de opinião de Fernando Guerra, escrito no final do ano passado. Aqui nem sequer é Bruno. É Bruno Miguel, qual progenitor que dá uma reprimenda ao filho que se tem portado mal.

Infelizmente, o conteúdo desta crónica é tão rasteira quanto os modos empregues no título.



Imagino que Fernando Guerra tenha passado, em 2015, um dos natais mais felizes da sua vida. Já estou a ver a imagem na noite de dia 24: os netos sentados no chão da sala, abrindo ruidosamente os presentes recebidos, o filho e nora num corropio, registando o momento com os respetivos telemóveis, enquanto o avô Fernando se balouça pachorrentamente para a frente e para trás na sua velhinha cadeira de madeira, com cabeça encostada e os olhos fechados, fazendo uma retrospetiva da semana das derrotas do Sporting em campo e fora dele, e listando mentalmente, com um sorriso de orelha a orelha, os fracassos que o Bruno Miguel acumulou desde que ousou estragar os planos que o seu querido presidente Vieira tinha para a carreira de Jorge Jesus.

O que há a dizer de um jornalista que aproveita uma semana horrível de um clube para atirar à cara do presidente desse clube (e, por inerência, à cara de todos os adeptos) uma lista de todos os fracassos, semifracassos e, em alguns casos, insucessos pontuais? Que recomenda menos conversa e mais trabalho (!), como se o presidente não tivesse já resultados para apresentar em tantas outras vertentes desportivas e financeiras ao longo do seu mandato? 

Mas não bastou o caso Doyen, o não apuramento para a Champions, a falta de patrocínio e a questão dos direitos televisivos. Até a construção do pavilhão serviu de pedra de arremesso - porque na sua douta opinião, sabe a pouco. Não podia estar mais enganado.

Mas o pior, na minha opinião, foi na forma como gozou com a enchente, em itálico, de oito mil adeptos num treino do Sporting que foi organizado no âmbito de uma iniciativa bastante nobre, transformando-a numa ação promocional da figura do presidente - só porque Bruno de Carvalho tirou fotografias e deu autógrafos a alguns adeptos presentes. Isto é insultuoso e completamente falso.


Tão lesto foi Fernando Guerra a desmascarar o aproveitamento de iniciativas de solidariedade para promoção de imagem, que até estranho que não tenha dito nada sobre a iniciativa da Fundação Benfica em Cabo Verde, que o Benfica publicitou nas salas de cinema. Más línguas até poderiam dizer que a fundação gastou mais dinheiro a publicitar a ação de solidariedade do que na ação de solidariedade propriamente dita.


Infelizmente para Fernando Guerra, o sermão que deu ao Bruno Miguel caiu no ridículo no espaço de uma semana. No próprio dia em que esta crónica foi escrita, o Sporting fechou as questões do patrocínio das camisolas e dos direitos televisivos. Na jornada seguinte, o Sporting recuperaria o primeiro lugar e, 72 horas depois, amplaria a distância para o segundo para quatro pontos. E agora, Fernando?

83 comentários :

  1. Este é o melhor texto humorístico do avençad..."jornalista" Guerra. Era este boneco treinar para stand-up comedy e ter tomates para subir ao Teatro da Trindade.

    ResponderEliminar
  2. "Infelizmente para Fernando Guerra, o sermão que deu ao Bruno Miguel caiu no ridículo no espaço de uma semana. No próprio dia em que esta crónica foi escrita, o Sporting fechou as questões do patrocínio das camisolas e dos direitos televisivos. Na jornada seguinte, o Sporting recuperaria o primeiro lugar e, 72 horas depois, amplaria a distância para o segundo para quatro pontos. E agora, Fernando?"

    tudo dito.

    ResponderEliminar
  3. É tão fácil desmascarar estes jornaleiros avençados (sem te querer tirar o mérito MdC), que não percebo como é que estes labregos exercem as sua profissão, no fundo até percebo mas custa-me saber que há adeptos do nosso Clube a comprar um "jornal" que seja, e a dar um pageview que seja a essa corja. Que fiquem com o mercado lampiónico, seja através das receitas provenientes dos labregos dos adeptos, seja através das receitas provenientes dos labregos da SAD...

    No fundo o que é preciso é uma grande dose de paciência, porque lutar contra isto por paixão ao Sporting, nos nossos tempos livres é uma luta desigual. Tendo em conta que a luta se faz contra uma facção com maior poder de alcance e que é paga para o fazer. Enfim, siga à luta. Ah, e siga o baile dentro de campo.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Mestre.

    Já cansa elogiar-te. Não sei o que é que fazes profissionalmente na vida real, mas eras mais bem empregue a fazer isto e a ganhar dinheiro.

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensas-te que alguém lhe pode pagar para fazer isto...

      Eliminar
    2. Não acredito nisso mas se for é dinheiro bem gasto, o mestre faz serviço público.

      Eliminar
    3. Obrigado, Valdemar. Mas felizmente não preciso, não é o dinheiro que me move. :)

      Eliminar
    4. Um grande Abraço Mestre. Grande trabalho! Sou teu seguidor com muito ORGULHO!

      Eliminar
    5. Venfique Jamais, aprende a escrever. Pareces um lampião a teclar...

      Eliminar
  5. a lata da avantesma: classificar o discurso do nosso presidente como 'prosápia elaborada'

    ResponderEliminar
  6. É como diz o Presidente Bruno de Carvalho. “A estupidez Humana não tem limites”. Será que todos os Guerras são Mentirosos, Insuportáveis, Nojentos, Lampiões e burros ? Não, meus senhores, neste caso é só o Fernando e o Pedro!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Mestre. Venho aqui ler todos os dias, mas nunca comentei. Hoje teve que ser :)

    Esta série de pérolas escritas por jornaleiros daquilo que resta de um bom jornal desportivo chamado A Bola é bem o reflexo de como a recuperação do Sporting, liderada por Bruno de Carvalho, tira o sono a esta gente.

    É um bom exemplo de como funciona a máquina de propaganda lampiânica, na contra informação e no baixo nível, mesmo quando quem escreve tem a obrigação de manter a isenção.

    Revela também como reles, mesquinhos e maus profissionais são, ao utilizar o meio de comunicação para dar azo as suas azias e frustrações.

    Bruno de Carvalho já está na história do Sporting e do futebol português como o presidente que mais depressa recuperou uma instituição com a dimensão do Sporting, em todos as vertentes, tanto financeira como desportiva.

    Esta gente não ficará na história, porque não presta, não vale nada.

    Vivam com isso.

    Abraço.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jonix,

      Quanto é que o Bruno de carvalho te paga para escreveres aqui?

      Eliminar
    2. Obrigado pelo comentário, Jonnix. Um abraço.

      Eliminar
    3. Obrigado Mestre pelo bom trabalho !

      Eliminar
    4. "benfica nunca" quanto é que o Mr. Burns te paga para vires aqui escrever?

      Eliminar
    5. O Burns deve pagar pouco, pelo menos tendo em conta a qualidade da escrita do mesmo.

      Eliminar
  8. E agora ?agora é vencer amanhã o autocarro Petit para ele continuar a espumar.

    ResponderEliminar
  9. MdC a resposta a tua questão final é já um clássico "mete gelo oh Nando" :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã partitei de Tondela com a claque do Carnide (CDT), sem qualquer tipo de problemas. Os autocarros e carros particulares vão levar guarda de honra. Não queremos que sejam mal tratados tanto no trajecto, como em nossa casa (Alvalade). Gostamos de receber bem os nossos adversários, mas não há jantares nem jogadores a clubes com dirigentes benfiquistas e com familiares presos por desacatos no Porto (maldita cocaína).

      Eliminar
  10. ahahahah isto hoje está de mais.. cambada de otários estes jornalistas da bola...

    ResponderEliminar
  11. Já agora o Teo regressou e o Cervi onde anda ?,parece-me que afinal as coisas não ficaram bem acertadadas com o Rosário,será um problema de pesos ou melhor da falta deles ?.lol

    ResponderEliminar
  12. Já agora o Teo regressou e o Cervi onde anda ?,parece-me que afinal as coisas não ficaram bem acertadadas com o Rosário,será um problema de pesos ou melhor da falta deles ?.lol

    ResponderEliminar
  13. "contador cláusulas"

    Já passaram 14 dias e o Vieira ainda não renegociou o contracto com a NOS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reunião vai ser amanhã nos escritórios do Novo Banco pelas 10 horas da manhã. O Orelhas vai ter que dar o nib do Novo Banco, para o dinheiro ser automaticamente creditado no Novo Banco. O Novo Banco não confia no Orelhas, já ficou a arder com muitos milhões. Dos 400 milhões(200 é para pagar ao Novo Banco + 50 em comissões para o Jorge Mendes(este está em todas) + 50 para sustentar a Venfica TV(Pedros Berras e seus discípulos + fotocopias a cores) + 10 milhões para pagar o Tarat + 50 milhões para pagar ao estado lampiânico + 40 milhões para pagar os custos dos projetos de construção das empresas do Orelhas, entre estes o projetos do novo estádio do Palermo). O MAIOR NEGOCIO DO FUTEBOL PORTUGUÊS!

      Eliminar
    2. O Rui Santos é que podia fazer um contador desses, Rute. :)

      Eliminar
    3. estou-me a inspirar no caracolinhos, Mestre... ;)

      Eliminar
  14. É caso para dizer…. E agora Fernando ? Se tivesses vergonha na cara, reunias a família novamente e falavas a verdade aos teus netos. Mas, antes aconselho-te a colocares um grande pau entre as pernas para sentires o quanto é feio ser LAMPIÃO DESONESTO!

    ResponderEliminar
  15. Estou com alguns dos leitores deste blog que acham que devias ter um cantinho semanal na SportingTV, ou pelo menos devias ir lá mandar umas postas e dar umas opiniões como faz o Cherba de vez em quando

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo o Cherba vai à Sporting TV de vez em qdo?

      SL

      Eliminar
    2. ya. Vai lá comentar de vez em quando à tarde e acho que já foi ao jornal das 8

      Eliminar
    3. Obrigado, tenho de ver isso!

      Eliminar
    4. Juntar, tal como no futebol de perdição, 3 ou 4 blogers era muito bem visto!

      Eliminar
    5. sim conana, fazer um programa semanal de uma hora com pessoal rotativo das nets.

      Mas eu gostava de ver uma rubrica semanal de 15 minutos com algum do conteúdo deste blog. Seria interessante

      Eliminar
    6. Porreiro mesmo era,

      Juntar o Pina, Inácio, Rui Oliveira e o Rogério Alves numa mesa redonda com o Bruno de carvalho...

      Eliminar
    7. Diogo, felizmente já há muitas pessoas que estão na Sporting TV que falam aquilo que precisa de ser dito. :)

      Eliminar
    8. Não é "só" dizer as coisas "q precisam ser ditas", é fazer os comparativos, as demonstração de situações, as contabilidades sistematizadas, desmistificações com provas ... há rúbricas q nunca mais acaba do que aqui se faz e na tv nunca se fez!

      Eliminar
  16. Tudo ainda em banho de maria
    Mark Margo
    www.markmargo.net ( ENTRETENIMENTO e PLAYMATES )

    ResponderEliminar
  17. Realmente voce desmascara muito bem estes canalhas. Concordo que havia de haver alguem a faze-lo publicamente, e voce era bom para o cargo.

    Mas tenho de admitir que as vezes chego a ficar um pouco deprimido ao ler estas coisas...

    É que é tanta merda contra nos, tanta coisa a minar o caminho do Sporting, que eu as vezes nem sei bem se algum dia no vamos conseguir levantar, com tanto filho da puta a empurrar-nos para baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desmoralizes, Pedro. Alguns desses empurrões têm o efeito oposto ao pretendido, só servem para desmascarar a canalha e para unir ainda mais os Sportinguistas... E é como diz o outro: a união faz a força! Outros empurrões são bem sucedidos e mandam-nos abaixo, mas acredito que mesmo esses deixam-nos mais fortes depois de nos reerguermos.

      É um dos nossos lemas: "contra a merda, marchar, marchar!"

      Eliminar
    2. É deprimente, sim, PedroC. Mas há dois efeitos que podemos extrair disto. O primeiro, é que não deve haver nenhum sportinguista que dê crédito ao que estes tipos dizem. O segundo, é que aquilo que fazem é errado, e é mais um motivo que nos deve levar a lutar pelo Sporting.

      Eliminar
  18. Deixo aqui novo apelo alguém que compre o jornal ou consulte a página da Bola e seja do SCP só pode mostrar grande desconhecimento. Há muito local onde ler notícias, temos o nosso site, temos um fórum, temos blogs, temos o record que é incomparavelmente mais neutro que o Jornal Benfica, perdão falta-me os itálicos...o (itálico) Jornal (fim de itálico) a Bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que são jornais com grande tradição e enraizados na população portuguesa mas com as novas tecnologias e com as novas gerações vão perder quotas de mercado.

      Eliminar
    2. O melhor é mesmo ficarem-se por informações oficiais, blogs e fórum. É o que faço, pelo menos.

      Informações oficiais, são informações oficiais. 99.9% infalíveis (o volte face no ciclismo prejudica um pouco esta estatística eheh).

      Em blogs leoninos há de tudo: os da oposição, os pró-Sporting, e outros mais versáteis, que não só abordam a vida dos rivais (não há como ignorá-los) como abordam mais as modalidades.

      No fórum, há espaço para todo o tipo de opiniões e informações, desde que sejam proferidas/transmitidas por adeptos do Sporting.

      Jornais e visões de mercado são merda.

      Eliminar
    3. O ciclismo e o contrato da NOS, o único que continua a ser desacreditado

      Chamem o 515

      Eliminar
    4. Por mim sem excluir nenhum já perderam a cota há muito tempo,

      Recuso a clicar ou pajear qualquer conteúdo relacionado

      Eliminar
    5. Isso do record ser incomparavelmente mais neutro q abola nem se discute. Tudo é incomparavelmente mais neutro que abola. Mas comprar o record para quê? lembras te do q aquilo era? basta isso para lhe dar uma quarentena severa. Actualmente só vou tendo relatos, nomeadamente aqui, da bela trampa q vai continuando a ser ...chega bem ....

      Eliminar
  19. Seria importante ter um espaço informativo não na Sporting TV mas sim no Correio da Manhã....ontem ao fim de 2 minutos já tinham acontecido 3 cartões vermelhos,7 cartões amarelos,3 jogadores inconscientes,6 lesionados,4 ameaças de bomba do Sulimani !...que tragédia.Mudei logo de canal.Aparece cada atrevida como pivô de TV,nem vou falar dos paineleiros,esses dispensam apresentação.

    ResponderEliminar
  20. Então é assim que se tratam os problemas?

    http://1.bp.blogspot.com/-eeW41gOzIPA/Vpe0xaURJcI/AAAAAAAAAnw/Dw5Gbf-NSjQ/s1600/12400977_627394080726096_5706853182412407222_n.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muita dor de corno tens tu para passar aqui a vida

      Eliminar
    2. Toninho, dor de corno é quando nos demonstram as verdades e nós não as queremos aceitar.
      Quem encomendou estes energúmenos de cara tapada fazer o trabalho que antigamente era feito pelo PPC e seu amigo Mustafá? Só pode ter sido o coreano.

      Eliminar
    3. Sabe lá o rudolfo o que é verdade.

      Eliminar
    4. Autocolantes há muitos; comentar o post é que tá quieto... Estas aves são mesmo preguiçosas, agora juntam-se umas palavras acerca de um assunto que não conhecem de todo e aí estão eles a papar tudinho.

      Eliminar
  21. Como Gostaria de poder ir a alvalade amanhã apoiar a equipa. Ver bom futebol é só mesmo com o Sporting. Quanto aos outros não perco tempo com clubes pequenos!

    ResponderEliminar
  22. Ontem escrevi isto na tasca, a propósito de um texto de João V. Sousa ( http://www.bolanarede.pt/em-destaque/sporting-na-corda-bamba/#.Vpf5TlaE3IU )
    e enquadra-se bem neste tema :

    Excelente texto de João V. Sousa, no qual concordo em ABSOLUTO, do princípio ao fim, pois recordo-me bem de todos estes episódios passados com todos esses pseudo-jornalistas-que-se-fingem-neutros-e-imparciais, assim como todos os outros cogumelos-videntes que aparecem logo a prognosticar um destino negro ao Sporting, sempre que temos um simples empate, uma derrota ou uma qualquer notícia (inventada ou não) desfavorável ao Sporting.

    É por isso que devemos seguir unidos, em toda e qualquer circunstância e apoiar o nosso clube, o nosso presidente, a nossa administração, o nosso treinador e os nossos jogadores.
    Mesmo que amanhã algo corra mal, temos simplesmente de ignorar esses abutres que não perdem uma oprtunidade para lançar rios de veneno sobre o trabalho que vem sendo feito em Alvalade.
    Imaginemos que não tivéssemos ganho ao Braga, que raio de adeptos seriamos nós se nesta altura já estivéssemos a criar dúvidas em relação ao trabalho que está a ser feito em Alvalade ?
    Continuaríamos a ter exactamente os mesmos profissionais, mas como teríamos menos pontos, iríamos começar a duvidar de tudo e de todos ?
    Isso é precisamente o que os abutres estão a torcer para que aconteça.
    Rezam pelo dia que os adeptos comecem a ter dúvidas, que o presidente se zangue com o treinador, que os jogadores entrem em conflito e atritos, pois com tudo isso, poderão espalhar o veneno pelas nossas artérias, para de seguida nos cortarem o pescoço.
    Não lhes demos esse gostinho. O nosso clube está-se a esforçar como à muito não viamos.

    Esforcemo-nos tambem para sermos a cola que une este nosso projecto. Nós, os adeptos, somos a solda, a fundação e os alicerces deste projecto.
    Temos de estar atentos e repelir todo este venenoso jogo psicológico que os abutres estão sempre à espera para envenenar.
    Nunca se esqueçam, nós somos o antídoto.


    P.S - Abraço Mestre, raramente comento, mas venho cá todos os dias, e para mim, este é mesmo o melhor blog leonino, independente das votações!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a conferencia de imprensa que o nosso treinador deu hoje!!!!!

      Eliminar
  23. Fosgace os bancos renovaram as VMOCs até 2026 ... isto vai ser um autentico blog das lamentações lampionicas com o choro constante ... as VMOCs MdC as VMOCs MdC :)

    Até parece que já os "oiço" :).

    ResponderEliminar
  24. Minha filha está no último ano de comunicação social e sempre mostro como exemplo (mau a seguir), o que é a Bolatv e cmtv. Segundo os professores dela na faculdade, falam que não são exemplos a seguir e o expoente máximo de falta de profissionalismo é o CM (cmtv). Não respeitam o código odontológico da profissão. Quanto aos profissionais da Bolatv e seu jornal, sabemos o quanto maus profissionais são. Esse Fernando Guerra até nos comentários faz, é sempre calado por outros paineleiros que até sentem vergonha alheia com tanta porcaria que defeca pela boca. Interessante é as moderadoras e apresentadoras dos programas as linhas carnidenses que seguem. Como profissionais são rascas, mas devem ter outros atributos para poderem continuar a trabalhar. Depois falam que fruta é só no Porto. Discordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O único código que eles deviam conhecer era de facto o odontológico. Por ofensas, mentiras, manipulação da opinião pública, conspiração e puro descaramento bem menores e menos graves, já se partiram muitos dentinhos.
      Quanto ao código deontológico esse podia muito bem servir para, com justa causa tirar a carteira profissional de trastes como aquele que fez a pergunta cavilosa ao Jesus.

      Eliminar
    2. Código odontológico é o que impera nos meninos da claque a mando do coreano. Código estomatológico já imperava na era PPC e amigos mustafazentos.

      Eliminar
  25. A odontologia não era chamada ao caso. lol

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  27. E o código da puta que te pariu é onde o corno do teu pai só cheira. Pq quem a come sou eu. És filho de um corno, por isso sinto um cheiro de merda no meu smartphone quando comentas Rudolfo

    ResponderEliminar
  28. E o código da puta que te pariu é onde o corno do teu pai só cheira. Pq quem a come sou eu. És filho de um corno, por isso sinto um cheiro de merda no meu smartphone quando comentas Rudolfo

    ResponderEliminar
  29. e o "objectivo" golo 5000?!?!?!

    hahaha

    podem atingir o golo 5mil na próxima jornada… Bravo!!!!

    O Benfica já o fez ha quase 8 anos atrás!

    Apenas mais uma "achega" para a conversa do: "clube grande" "clube de bairro"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, então a pagar refeições levas um avanço do catano! nunca vos conseguiremos apanhar... são definitivamente os maiores, vocês!

      Eliminar
  30. http://www.supersporting.net/bcp-e-novo-banco-aprovam-prolongamento-das-vmoc-e-sporting-mantem-controlo-da-sad/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Clubes de bairro sem crédito. Paguem e não chorem. lol

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  31. É por estas e outras que aqui venho diariamente e considero o melhor blog Sportinguista e assim votei aquando da votação que houve para eleger o melhor (alguém me sabe dizer quem ganhou?)

    obrigado pelo bom trabalho mestre

    ResponderEliminar
  32. O Fernando Guerra é careca? Não? Tem muito cabelo? ah, 'tá bem. Passo a explicar:

    A inteligência humana é como uma pirâmide multifacetada, revela-se no quotidiano através daquilo que pensamos, da forma como pensamos, naquilo que escrevemos, na forma como o escrevemos, no relacionamento humano, liderando ou sendo liderado, na versatilidade dos raciocínios abstractos ou interpretativos concretos e revela-se especialmente na capacidade que temos ou nos falta de compreender os outros, os seus actos, prever as possíveis consequências daquilo que fazem, decisões e acções e também essencialmente na forma como sabemos prever as consequências do nosso agir e inter agir, numa simbiose entre Q.I. e Inteligência emocional, capacidade de pensamento estratégico alternativo e dificuldade em jogar xadrez ou, talvez, mesmo a total incapacidade para o fazermos.
    Isto leva-me ao início do meu comentário, a questão de saber se Fernando Guerra é careca ou tem cabelo. Como todos conhecemos o retardado parente de Fernando Guerra, aquele que espuma e come com as mãos, não hesito em afirmar que o Fernando Guerra não usa capachinho. Os tufos de cabelo grisalho que se lhe espetam da epiderme que reveste a caixa de velocidades automática que lhe serve de crânio e mente justificam plenamente o velho ditado popular que diz: - Nunca vi um burro careca!

    ResponderEliminar