domingo, 10 de janeiro de 2016

#DiaDeSporting: terceiro capítulo de uma trilogia de risco

Temos hoje o terceiro e último capítulo de uma série de jogos de altíssimo risco no espaço de 8 dias. As duas primeiras partes dificilmente poderiam ter corrido melhor, mas como em todas as trilogias o último episódio é fundamental para ditar a qualidade da mesma. Mas a dúvida, neste momento, já só é se estaremos perante uma trilogia do tipo Padrinho (com duas primeiras partes fenomenais e uma terceira uns furos abaixo) ou do tipo Senhor dos Anéis, extremamente satisfatória do princípio ao fim.

Avaliando pelo que o Braga já nos fez esta época, antecipo um jogo de dificuldade igual ou superior ao do Porto. Ficou bem claro que a equipa de Paulo Fonseca é particularmente perigosa no contra-ataque, e será de esperar que tentem aproveitar o adiantamento da nossa equipa para fazer estragos em transições rápidas. Se for um jogo da mesma qualidade que o da Taça, será seguramente um regalo para todos os adeptos de futebol. Esperemos apenas que, desta vez, nos dispensem de erros (graves) como os que Fábio Veríssimo cometeu em Braga e que acabaram por ditar decisivamente o desfecho da eliminatória.

Depois da exibição perfeita que realizámos em Setúbal, não me sinto no direito de sugerir qualquer alteração ao onze de logo - partindo do princípio que todos estão em boas condições físicas.


Será uma excelente oportunidade para nos vingarmos do desaire de há umas semanas atrás, mas o que interessa acima de tudo é não darmos quaisquer hipóteses de os nossos rivais mais diretos se aproximarem de nós na tabela classificativa. E há o bónus de, ganhando, até colocarmos mais pressão nas deslocações potencialmente complicadas que Porto e Benfica terão logo a seguir.

Uma última palavra para os sportinguistas que estão a ler este texto: havendo condições logísticas e financeiras para ir a Alvalade, vão ao estádio. Há quanto tempo não têm a possibilidade de verem um jogo ao vivo num domingo à tarde, em que a liderança está à partida assegurada? Que mais pretextos são necessários para ir apoiar a equipa em Alvalade? O Sporting precisa de todos nós.