domingo, 31 de janeiro de 2016

Estragaram o guião do Cosme Machado Show


Escrevi isto há uns dias no Twitter, depois de ver o resumo do Famalicão - Porto, para a Taça da Liga (obrigado, Carlos). Cosme Machado é isto: errático, capaz das piores decisões possíveis e um especialista em estragar jogos de futebol. Já nos beneficiou esta época, quando não assinalou o penálti de Naldo contra o Arouca. Por outro lado, conseguiu não expulsar Lito Vidigal naquele episódio com Naldo nem viu um penálti sobre Slimani perto do fim.

Mas aquilo que aconteceu ontem é demasiado grave - foram demasiados erros -, para poder ser considerado apenas incompetência. E é uma tendência que tem vindo a ser progressivamente mais visível e persistente. Uns a serem empurrados para baixo, outros a terem o passaporte olímpico nos momentos de maior aperto. É perfeitamente evidente que os organismos que mandam no futebol português estão a fazer um cerco ao Sporting, e não é possível que se continue a pensar de que se trata apenas de casos isolados.

Ontem, em Alvalade, não se jogou futebol. Havia uma bola, 11 jogadores de cada lado, mas não foi um jogo de futebol. Como tal, não será de futebol - desta vez com toda a justificação - que se falará nos próximos dias. É uma pena que, por exemplo, um golão como o de Adrien não venha a ter o destaque que merece, mas é impossível que uma arbitragem destas não seja o centro da discussão sempre que se falar deste Sporting - Académica.



Positivo

Vitória, contra tudo e contra todos - ainda havia meia-hora para jogar quando Cosme Machado validou o segundo golo da Académica. Considerando que a Académica não é propriamente um adversário forte, em condições normais seria exigível que o Sporting conseguisse chegar à vitória. Mas perante um roubo destes, é normal que os jogadores tenham acusado o "golo" do empate. Sentir que está em campo um árbitro com uma missão daquelas, deve ser coisa para abalar a mais experiente das equipas. Apesar de Cosme, apesar de tudo o que se passou, o Sporting conseguiu reagrupar-se e arrancar para 15 minutos finais de intensidade muito elevada e marcar o golo que repôs a justiça no resultado.

Um grande reforço na lateral direita - depois de um início de época sofrível - que levou o Sporting a procurar em novembro uma alternativa para o lugar - João Pereira subiu imenso de rendimento e tem sido um dos melhores da equipa de há algum tempo para cá. Está um jogador consistente, dinâmico e muito concentrado, capaz de criar desequilíbrios de forma frequente pelo seu flanco. E até nos cruzamentos tem estado melhor: ontem fez um direitinho para Ruiz, numa das melhores oportunidades de golo na primeira parte, e outro para Montero fazer o 3-2.

Mais uma vez, Adrien - mais uma vez, um grande jogo do capitão, coroado com um golo portentoso. Aliás, o golo que marcou é um bom exemplo da sua omnipresença e capacidade técnica: nesse lance parecia um autêntico extremo esquerdo, tanto pelo seu posicionamento como pela forma como se desfez do seu adversário direto antes do remate.

Mané a ser decisivo - ficou na retina a recuperação de bola e o delicioso trabalho individual que antecedeu a assistência açucarada para Ruiz fazer o 2-1, mas também foi ele que fez o passe para Adrien marcar o golo do empate. De resto, não teve um jogo muito feliz, tendo perdido várias bolas nas suas tentativas de drible. De qualquer forma, são erros com que consigo viver caso continue a ser tão influente em jogadas de golo.

A entrada de Montero - em boa hora a ser lançado na segunda parte. Para além do golo, quase conseguiu a melhor assistência da sua carreira com aquele lançamento lateral longuíssimo a desmarcar Slimani.


Negativo

A atuação de Cosme Machado - o jogo disputou-se de noite, mas foi um autêntico roubo à luz do dia. Começou com o escandaloso empurrão a Mané, aos 12 minutos, que deveria ter dado penálti e vermelho para Hugo Seco. Continuou com o amarelo mostrado a Adrien - quantas vezes não se viu já um jogador tentar apressar a marcação de um livre, com o árbitro apenas a apitar para esperarar pela sua ordem? - que acabou por provocar a expulsão de Jesus. Na sequência dessa falta, Nuno Piloto fez uma falta dura sobre João Mário, que deveria ter sido punida com amarelo, independentemente de o lance ter prosseguido e dado golo. Fez vista grossa a uma entrada duríssima sobre Adrien no início da segunda parte, mas mostrou pouco depois um amarelo ridículo a Ewerton (sendo mais tarde benevolente numa falta do brasileiro que lhe poderia ter valido o segundo). E depois, claro, a incompreensível decisão de desautorizar o seu fiscal-de-linha, que tinha assinalado corretamente fora-de-jogo no 2º golo da Académica. Ainda teve tempo para expulsar Nelson e dar umas boas reprimendas ao banco do Sporting. Um autêntico desastre que, felizmente, acabou por não ter consequências no resultado. Este árbitro não pode voltar a arbitrar jogos do Sporting. Aliás, este árbitro não deveria voltar a arbitrar jogos, ponto.

A maldição dos centrais - mais uma vez tivemos problemas físicos no centro da defesa. Desta vez foi Naldo a ter que ser substituído prematuramente. Também William parece ter sido substituído por questões físicas.



Viveu-se uma noite revoltante em Alvalade, mas felizmente conseguimos vencer e manter a liderança isolada. Fico com curiosidade para saber se a nota de Cosme Machado será divulgada, e o quão negativa será essa nota.