sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Finalmente pode-se falar *do jogo* nas conferências de imprensa do Sporting

Há poucos dias, a SIC mostrou em pleno Jornal da Noite uma peça em que destacava a intervenção do assessor de imprensa do Sporting, Diogo André, na escolha do jornalista que faria a pergunta seguinte, em função do tema que iria ser abordado.

A conclusão dessa reportagem foi que o assessor do Sporting pretendia que a pergunta se focasse sobre a arbitragem, e não sobre o jogo. Diogo André reagiria mais tarde, dizendo que o seu objetivo era precisamente o oposto. De qualquer forma, a peça da SIC já tinha sido emitida, e o veredicto foi que, em 4 perguntas, apenas 2 foram sobre o jogo e as outras 2 sobre a arbitragem. Não foi permitido aos jornalistas focarem-se mais sobre o jogo, como desejariam.

Pois bem, precisamente uma semana depois dessa conferência de imprensa, Jorge Jesus esteve em Alvalade a fazer o lançamento da partida de Paços de Ferreira. E, como seria de calcular, os jornalistas deixaram os assuntos polémicos de lado e concentraram-se no jogo propriamente dito. Como, por exemplo, nesta pergunta extremamente pertinente sobre a abordagem técnico-tática que Jesus pretende fazer em função do seu adversário de amanhã:


Assim é que é bonito. Não há nada que ponha um jornalista mais feliz do que poder falar de futebol com as pessoas que percebem do assunto.