quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Jornalismo vergonhoso

Comparem as palavras de Rui Vitória na conferência de imprensa que antecedeu o jogo com o Marítimo e a pergunta que Gonçalo Ventura, da RTP, colocou a Jorge Jesus:


Perante a pergunta feita pelo jornalista, Jorge Jesus perguntou se Rui Vitória tinha dito mesmo aquilo. É preciso não esquecer que à hora em que Jesus dava a sua conferência de imprensa, Rui Vitória já tinha voltado a falar, no final do jogo com o Marítimo. O jornalista confirmou e NENHUM dos restantes jornalistas presentes na sala o corrigiu. Isto não desculpa a resposta que Jesus deu, mas parece óbvio que os pressupostos falsos com que a pergunta foi colocada ajudaram à crispação.

Isto é digno dos piores tabloides. Uma vergonha.

(créditos ao blogue Mister do Café, que se lembrou de contextualizar a situação)

57 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. No Rui Vitória pode-se criticar muita coisa, mas não é mal educado. Infelizmente o JJ foi mal educado, mas foi por ter sido erroneamente "espicaçado" pelo jornalista. É triste. Este pseudo-jornalista devia era perder a carteira profissional, e o JJ devia pedir desculpa, apesar de não o culpabilizar, já que foi induzido em erro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo!

      "mas não é mal educado"... como por exemplo chamar de 11 jogadores ao adversário que vai jogar contra a sua equipa... deve ser boa educação ao nível do Casal Ventoso...

      Eliminar
    2. meu caro... então o JJ foi colocado perante o "facto" de o RV o ter chamado de "mau carácter" e não haveria de ter respondido à letra?... se alguém aqui deveria perder a carteira profissional seria o jornalista (... e os colegas que o acompanhavam e ficaram a ver a mata pegar fogo). vergonha não tem que tem coragem, dá sempre a cara e é frontal!

      Eliminar
  4. Jornalixo! Já não basta a rivalidade real, também temos de ser manipulados por jornalixtas desse tipo. E claro, se não são jornalistas, mas jornalixtas, devia-lhe ser retirada a carteira de jornalista!
    É impressionante como passam impunes!

    ResponderEliminar
  5. Jornalixo! Já não basta a rivalidade real, também temos de ser manipulados por jornalixtas desse tipo. E claro, se não são jornalistas, mas jornalixtas, devia-lhe ser retirada a carteira de jornalista!
    É impressionante como passam impunes!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, se duvidas houvesse para bom entendedor... este vídeo é mais que suficiente!!! E la esta, eu como socio do NOSSO GRANDE ENORME SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, nao vi estas ondas de choque aquando da antevisao do befica vs SPORTING este individuo desrespeitou o JJ e o SPORTING mas como levou 3 batatinhas como diz a minha filha la as tem engasgadas, mas enfim, os meus parabens mais uma vez MDC haja sportinguistas como assim...

    ResponderEliminar
  7. Fiquei surpreendido com as declarações do jj. Agora, contextualizadas, entendo-as melhor.

    Foram iniciadas pelo "jornalista", lampião, certamente ainda com a bolha dorida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na flash interview Jesus foi bem mais moderado, quando lhe pediram para comentar as palavras de Rui Vitória. Parece-me bastante provável que a manipulação feita pelo jornalista tenha contribuído para uma resposta muito mais violenta.

      Eliminar
  8. «Andar a ouvir/ler benfiquistas a recordar com mais alegria as derrotas dos ultimos 6 anos do que as vitorias, a lembrar com orgulho os 3 anos em JJ não ganhou nada, as duas finais perdidas e ainda a festejar a vitória do RV pelo Guimarães na taça de Portugal contra o benfica, acho que esquizofrenia é mesmo o diagnóstico correcto.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas vocês andaram 6 anos a dizer que ele era um bronco e que não pescava nada de bola.

      Eliminar
    2. Mas vocês andaram 6 anos a dizer que ele era um bronco e que não pescava nada de bola.

      Eliminar
    3. Jornalistas não passam é de Publicitários dos lampeões.

      Eliminar
    4. Ele não era bronco, tinha que ser entendido pela "família benfiquista"!

      Eliminar
    5. A derrota na final da Taça com o Guimarães passou a ser uma vitória!

      Eliminar
  9. Realmente o futebol é uma verdadeira seita. Os mesmos benfiquistas que adoravam JJ a 1 ano são os mesmos que agora o querem comer vivo e os sportinguistas que o atacavam que não tinha ética, que valia tudo para ganhar são os mesmo que agora lhe querem atribuir o prêmio Nobel da paz. Olhando para a disputa entre um homem e um clube seria inteiramente legítimo que JJ atacasse o clube ou presidente e não o seu sucessor. Atacando Rui Vitória nao o considerando treinador e dizendo para sair da toca prova a falta de carácter de um homem que teve 3 anos excelentes e 3 anos miseráveis no SLB. Se JJ quer mesmo ser HOMEM que ataque LFV que o mandou embora injustamente mas que também no momento mais baixo da carreira de JJ foi possivelmente o único que o salvou e o levou a um BI-campeonato. Já cansa esta merda de futebol...já agora os mesmos Sportinguistas que amam JJ serão os mesmos que na quase certeza que Jesus irá treinar o FCP num futuro a médio prazo lhe vAo atacar o carácter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou Sportinguista, apoio o JJ e as suas palavras (ele tem sido atacado das maneiras mais cobardes que se possa imaginar pelo Carnide nos últimos 6 meses, quanto ao "navegador" mete-se a jeito e a fazer provocações baratas, e depois leva por tabela. Se fosse esperto ficava quieto no seu cantinho, quem tem 2 neurónios e não tem pedalada é isso que faz...) e SE algum dia ele for treinar o FCPutedo não lhe irei atacar o carácter, por uma razão muito simples... Ele não lhes fecha as portas, e faz muito bem digo eu, é profissional e não nos deve nada. Não admito é juras de amor e fidelidade, e depois irem-se deitar com os rivais.

      Eliminar
    2. Quando o JJ for para o Putas ninguém lhe vai por processos ridiculos em tribunal nem atacá-lo consantemente na imprensa.

      Eliminar
    3. Viu-se com o Marco Silva. Processo para cima, até pela vestimenta.

      Eliminar
    4. Ele foi metido a andar num processo com 400 páginas.

      Reduzir a coisa à gravata é, no mínimo, redutor.

      Para o adepto leonino informado, atento, sabe-se que Marco Silva era pouco solidário com a direcção. No discurso, nos actos.

      Claro que haver um foco de discórdia dentro do clube era algo que agradava imenso a adversários...

      Daí o entusiasmo com Marco Silva, que até nos aconselharam, sobre Jorge Jesus.

      Eliminar
    5. Bernardo Carvalho o Benfica não fica na freguesia de Carnide.
      És burro ou não és Lisboeta paaaaa

      Eliminar
    6. Bernardo Carvalho o Benfica não fica na freguesia de Carnide.
      És burro ou não és Lisboeta paaaaa

      Eliminar
    7. Lá tinha que vir o Marco Silva. Quem reduziu tudo a um fato foi a CS. Se tinha a razão do lado dele,ia até ao fim. É o que SCP está a fazer no caso doyen.

      Eliminar
  10. Concordo que temos um jornalismo de merda mas agora JJ já tens uns aninhos de futebol para saber que de mentirosos está o mundo cheio. Seria o mesmo que JJ acreditar dito por um jornalista na sala de imprensa que ele era com 99% de certeza o próximo técnico do Real Madrid.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixas de ter razão, mas repara que o JJ pergunta ao jornalista se o RV disse mesmo aquilo que ele lhe estava a transmitir!

      Eliminar
  11. JJ apenas disse o que era inevitável dizer, perante a questão e como a mesma foi colocada. Aqui, digno de censura e repulsa é o mentiroso da RTP. Gonçalo Ventura é um merdoso e uma besta. Quanto a JJ, a maioria dos sportinguistas e de não sportinguistas sempre o acharam um treinador de qualidade. Quanto à sua maneira de agir, os sportinguistas, na sua grande maioria, apenas se limitam a ser adeptos semelhante aos adeptos benfiquistas: defendem os seus jogadores, treinadores e Presidente. Não sei onde está a contradição? ou queriam que defendêssemos RV, em detrimento de JJ? Não sejam anjinhos.

    ResponderEliminar
  12. Muito sinceramente, julgo que não temos que andar aqui a arranjar argumentos e desculpas para o que o Jesus disse. Disse, está dito! Não foi bonito, mas paciência! Não foi o primeiro a ser deselegante com outro colega, nem será o último. Nem é o único visão da história, porque o santinho seboso, também tem tido tiradas infelizes.

    Siga mas é para bingo e concentremo-nos no jogo de Domingo, que é para ganhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (...) náo é o único vilão (...)

      Eliminar
    2. Cafageste, já reparaste que na questão de deselegância entre treinadores o judas está sempre envolvido? É sempre ele contra alguém. O que vale é que os vilões são sempre os outros.

      Eliminar
    3. Judas, porque o quiseram pôr a andar para as arábias e ele preferiu ficar por cá.

      Exacto.

      Eliminar
    4. São os mesmos que batem palmas quando o Mourinho é deselegante com o Wenger, com o Guardiola, entre outros.

      Eliminar
  13. Eis que ao final de 2016 de história Jesus volta a ser crucificado, desta vez não pelos romanos mas pelos portugueses em geral. A perseguição continua! Só mesmo na tuga

    ResponderEliminar
  14. Quem diz a verdade não merece castigo

    ResponderEliminar
  15. Foi este o jornalista que fez a pergunta a Jorge Jesus?

    https://www.facebook.com/ventura.goncalo

    ResponderEliminar
  16. parece ser que o gaitan vai trocar com o sálvio... parece que o joelho rebentou de vez. Parece que o ferrari vai continuar estacionado à porta de old trafford.

    ResponderEliminar
  17. Por falar em jornalismo vergonhoso. É uma boa altura para relembrar este post:

    http://oartistadodia.blogspot.com.es/2013/12/explicacao-para-classificacao-do-record.html

    Com a mudança de director, houve mudança de critério? E sempre para "beneficiar" os mesmos? Ou houve outras alterações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David, pouco depois de o Manha ter saído, o Record anunciou que iria passar a seguir a classificação oficial da Liga. Portanto, está tudo certo agora.

      Eliminar
  18. Hoje temos 'A Hora do Presidente' na SportingTV às 22:45h

    ResponderEliminar
  19. Mdc acredita que um treinador que se diz obcecado pelos rivais não sabe aquilo que foi dito pelo treinador de um rival?
    Se disser que o JJ foi aquilo que sempre foi... OK! Agora querer desculpar?
    Mas mesmo afirmando que ele foi o que sempre foi desta vez a culpa é quase exclusiva dele... Começou o tema numa pergunta sobre lopetegui... E fez se de sonso com a pergunta que você coloca aí... Mas na resposta diz que o fez sair da toca e etc.

    Nada disto afeta a qualidade como treinador... Bem melhor que RV... Mas também isso não afeta em nada quem provocou e quem foi mal educado neste tema.

    Logo vai receber mais uma dose de doutrina...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, Jesus não devia ter respondido como respondeu, ponto. O tema deste post é a atitude do jornalista. Não pode fazer o que fez.

      Eliminar
    2. Caro benfiquista, as declarações de RV foram á hora do jogo do Sporting. Parece-me compreensível que JJ não tenha acabado o seu jogo e ido logo ver o que é que o RV disse... Mas pronto, continue com esses argumentos...

      Eliminar
    3. Nuno

      A questão da edducação e ou falta de chá do J não é nova e os Sportinguistas não esquecem o limpinho limpinho, os Benfiquistas é que só o descobriram agora que ele tá do ouro lado da barricada...

      Eliminar
    4. Não Rui. Por muito que tentem arranjar desculpas não foi a essas declarações que o jornalista se referiu. Gostava de saber a sua opinião sobre o limpinho limpinho, sobre os 4 dedos ao machado etc... aí devia ter sido crucificado... agora mudou de emblema já há desculpas para tudo.

      Railwayman... não... alguns podem ter descoberto... ele sempre foi assim. De qualquer das formas é sempre melhor um cego passar a ver do que alguém que vê passar a ser cego. Não?

      Eliminar
    5. A minha opinião desse jogo é que foi um roubo. Mas você concorda comigo? Para estar a falar no "limpinho limpinho" é porque concorda!

      Eliminar
  20. Não querendo desculpar o jornaleiro da empresa paga 3 vezes pelos contribuintes, que até pode muito bem ter querido atiçar polémica para encobrir a crise que assola os corruptos do norte (e se era esse o objectivo acertou em cheio), se analisarmos a entrevista do professor de ginástica, vemos que colocou de facto em causa o carácter de JJ e chamou-o de mau colega, apenas não teve tomates para o fazer de forma frontal, o que por si só denota falta de carácter. Por mim prefiro aqueles que chamam os bois pelos nomes do que aqueles que, abusando da eloquência e da demagogia, se arvoram em defensores da ética e moral e do desportivamente correcto, apesar de terem sido eles a atirar a primeira pedra e depois terem escondido a mão para agora se virem armar em virgens ofendidas (a utilização da palavra virgens depois de já terem sido encavados 3 vezes pelo JJ este ano não pretende ter nenhum segundo sentido).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim há diferenças entre insinuar por contraposição e dizer diretamente, Tugarão...

      Eliminar
  21. Palavras sábias, extraídas de um blogue isento(NGB)pois o seu autor é tudo menos Benfiquista(sombras):
    "Jorge Jesus, até pelos seus almoços dos últimos tempos, tem procurado estar bem próximo dos jornalistas para assim ter conferências de imprensa à medida. Por isso, representou mal quando se fingiu de despercebido quanto à pergunta."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ´São os verdetes a tentarem apagar a merda que o mono deles fez

      Eliminar
    2. ´São os verdetes a tentarem apagar a merda que o mono deles fez

      Eliminar
    3. NGB é blogue isento e não benfiquista?... Boa tarde!

      Eliminar
  22. Sim, o Jesus é uma besta. É desagradável, egocêntrico e insultuoso para jogadores, colegas, árbitros, polícias, adeptos, jornalistas e quem quer que seja. Tenha ou não razão para sê-lo. Será, porventura, um tipo que nem todos iriam querer como amigo, provavelmente nem sequer que entrasse na nossa casa.

    Mas, a ver pelas reacções da CS e da lampionagem (passe a redundância), isto é tudo novidade. Porque em 6 anos nunca teve tanta gente a julgar-lhe o carácter como nos últimos 6 meses. Hipócritas. Só falta dizerem que quando estava no benfica era mais educado. Influências do Bruno de Carvalho, seguramente...

    ResponderEliminar
  23. Podes sempre tirar o homem da barraca, mais difícil é tirar a barraca do homem

    ResponderEliminar
  24. A profissão de jornalista, que me perdoem os jornalistas, é uma profissão "rameira". É rameira, não por tratar os assuntos "pela rama" isto é, com superficialidade, sem o indispensável aprofundamento e a adequada fundamentação, o que não deixa de ser verdade, é rameira porque o jornalista transmite ao público o ideário e a informação veículada por quem lhe paga. A maior parte dos jornalistas escrevem, dissertam e afirmam o que lhes convém, para se manterem empregados e o que o patrão lhes manda fazer, pela mesmíssima razão. Aceitam ser comprados para terem dinheiro para rolexes de contrafacção. Tal como uma rameira, aceita dinheiro para vender o corpo o jornalista, aceita dinheiro para vender a mente e empenhar a sua liberdade. Winston Churchill também ele um "jornalista" costumava dizer duas verdades inseparáveis: - A existência de opinião pública é uma ficção. Aquilo que existe é a "Opinião Publicada". Com cinismo prosseguia dizendo que "A verdade é um bem tão precioso que há que protegê-la recorrendo a uma guarda-costas de mentiras uma vez que quem tem a obrigação deontológica de a procurar, os jornalistas, em vez de o fazerem, procuram a "notícia" isto é estando-se nas tintas para a verdade procuram aquilo que excita o homem médio a sordidez de um par de cornos na Casa Real.

    Jorge Jesus que, tendo a minha idade e eventualmente no trato com jornalistas, muito mais experiência que eu, não devia cair em esparrelas deste tipo ao confiar na palavra de um jornalista que, por natureza e princípio representa uma classe profissional intelectualmente desonesta. Não estou a dizer que todos os jornalistas sejam intelectualmente desonestos mas, apenas que, por natureza e necessidade é essa a regra. Porém, qualquer regra comporta excepções e sendo esta uma presunção também tem de admitir prova em contrário. Eu costumava dizer aos meus colaboradores, funcionários, empregados, como queiram chamar-lhes que me recuso a dar pareceres assentes nas páginas do Diário de Notícias e que sobre este ou aquele assunto apenas poderia fundamentar os meus pareceres no Diário da República. Infelizmente nem nesse é agora possível confiar para poder dar um parecer hoje sendo que, amanhã, a Lei volta a mudar.

    Jorge Jesus, de boa-fé deixou-se levar no conto do vigarista. Não volta a acontecer e havemos de o ouvir dizer ao jornalista com o qual falava na altura que não lhe faça perguntas porque nunca mais lhe volta a responder. É justo.

    Estou-me a borrifar para as trocas de galhardetes entre oficiais do mesmo ofício. O que me interessa é o Sporting continuar em primeiro até final do Campeonato. Interessa-me o que pensa JJ do jogo do próximo Domingo, como o está a preparar como está a preparar a equipe para levar o Braga de vencida. O resto são "piners".

    ResponderEliminar
  25. Era o que mais faltava receber lições de lisura e polidez da chunga ressabiada de carnide. Mestre, No mercy nesse Merdas que lê às cábulas do burns, MESTRE. Logo veremos o andar com que esse cocó da linha da Azambuja fica quando vier novamente a Alvalade. Ah e os Ferrari são chaços de azeiteiro andrade ou de gringo que já não levanta a pila, barulhentos, incómodos e poluentes. Nós estamos entre um Aston Martin e um Bentley, rigorosamente British Green.

    ResponderEliminar
  26. Agora a culpa da malcriação do jorge jesus é do jornalista. LOL
    Esquecem-se de dizer que o rui vitoria falou 1 dia antes desta conferencia de Imprensa.

    ResponderEliminar