quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Movimentações de mercado

Já está oficializada a contratação por empréstimo de Coates, central uruguaio do Sunderland, com opção de compra de €5M. Não tenho opinião formada sobre o jogador, mas compreendo o desejo de Jesus em contar com mais um central no plantel, considerando a lesão de Tobias e as dificuldades físicas que Ewerton tem demonstrado de forma persistente.


Perante a contratação do uruguaio, não vejo quaisquer vantagens desportivas no regresso antecipado de Rúben Semedo ao plantel. Rúben estava a jogar (e bem) como central no Setúbal, e agora vê-se completamente tapado para o que resta da época. Só consigo encontrar duas explicações: que a sua integração seja a pensar na posição de médio defensivo (Paulista tem estado sistematicamente indisponível por lesão), ou então como retaliação pela perda de Suk para o Porto.

Nos poucos dias que restam da janela de transferências, parece-me importante resolver a questão de Téo - um jogador que tem desiludido face ao rendimento que se espera à partidas de um titular da seleção colombiana. Se não quer ficar, é tentar recuperar o dinheiro investido nele e deixá-lo ir à sua vida. 

Resolvendo a questão Téo, passaria a haver mais margem para precaver uma mais-que-expectável suspensão de Slimani, contratando um jogador de características semelhantes. Teria, inclusivamente, a vantagem adicional de Jesus poder começar a trabalhá-lo no sentido de substituir Slimani já pensando na próxima época. Mais do que Diagne, dos jogadores de que se falou, aquele que me encheu as medidas foi mesmo Spalvis. Pelo que vi, parece justificar um esforço adicional para ser contratado já este mês.