segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O desvio de Sá e Marega para o Porto

Começando pelo óbvio: tenho a certeza que não terá havido um único sportinguista minimamente informado que, perante as capas sucessivas que o jornal O Jogo foi fazendo sobre as iminentes transferências de Sá e Marega para o Sporting, não suspeitasse que a história tinha grandes probabilidades de terminar com ambos os jogadores a assinarem pelo Porto.

22-jan-2016

23-jan-2016

24-jan-2016

25-jan-2016

Já todos sabemos que um dos hobbies preferidos da imprensa nacional é apresentar estes processos de transferências como vitórias para uns e derrotas para o Sporting. Juntando este interesse desmesurado do jornal O Jogo e a personalidade de Carlos Pereira, uma figura de coluna totalmente gelatinosa que parece retirar particular prazer em provocar o Sporting, não é de todo surpreendente este desfecho.

Até consigo conceber que o Sporting tenha estado interessado em José Sá. Temos na posição de segundo guarda-redes um problema por resolver, e Sá preenchia vários requisitos que fariam dele o suplente ideal de Rui Patrício: tem potencial para poder vir a ser o guarda-redes titular no futuro, após uma eventual saída de Patrício, e estava em final de contrato, o que colocaria o Sporting numa posição negocial vantajosa contra as habituais manobras de Carlos Pereira para inflacionar o preço.

Mas em relação a Marega, não consigo encontrar qualquer motivo especial que atraísse o interesse do Sporting. O jogador tanto pode fazer a posição de extremo como de ponta-de-lança. Não faria qualquer sentido contratá-lo para jogar extremo, pois tanto Gelson como Matheus já dão neste momento garantias de rendimento iguais ou superiores (para não falar na diferença de potencial), nem para ponta-de-lança, pois não é um jogador com um registo de golos minimamente interessante. Para além disso, é um jogador com um feitio complicado, que lhe valeu inclusivamente um afastamento temporário da equipa já esta época. E já nem entro pela questão do preço: ficaria perplexo se o Sporting pagasse €3,5M pelo jogador. Portanto, se o Sporting deu a entender estar interessado em Marega em algum momento, acredito que tenha sido apenas para desviar as atenções daqueles que serão os reais alvos do clube.

Os jogadores vão, portanto, para o Porto. É, à partida, uma boa notícia para os rivais. Marega vai disputar um lugar com Aboubakar, Suk, André Silva (PL) ou Brahimi, Corona e Varela (extremo). Em nenhuma das posições oferecerá competências que o Porto não tenha já no plantel, com a agravante de potencialmente ser mais um jogador a bloquear a afirmação de André Silva.

Em relação a José Sá... é mais um a juntar à legião de guarda-redes que o Porto tem sob contrato: Casillas, Helton, Fabiano, Gudiño, Andrés Fernandez, Ricardo, Bolat, Kadu, para além de outros 2 guarda-redes que já foram utilizados na equipa B esta época.

Isto é, obviamente, uma questão que apenas ao Porto diz respeito. Mas, enquanto sportinguista, fico satisfeito se continuarem a desperdiçar recursos (que são cada vez mais limitados) em jogadores pelos motivos errados: mais pelas alfinetadas do que pelas mais-valias que poderão trazer ao grupo de trabalho.

Com "derrotas" destas consigo viver perfeitamente.

P.S.: de tão previsível que tudo isto é, deve ser uma questão de tempo para Carlos Pereira aparecer a dizer que a proposta do Sporting era superior, mas que os jogadores preferiram o Porto.

P.S.2: para além de todos os motivos que já listei que desaconselhariam a contratação de Marega, o facto de o jogador ter ontem pedido ao seu (então) treinador para ser substituído, aos 30', obrigando-o a queimar uma substituição contra aquele que passaria a ser o seu novo clube poucas horas depois, é uma excelente prova do seu caráter.