quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O negócio Sporting / NOS / PPTV, parte 3: responsabilidade para o futuro

A assinatura do contrato de direitos televisivos já ocorreu há cerca de um mês, mas parece-me pertinente fazer ainda algumas observações relacionadas sobre aquilo que este acordo representa para o futuro a longo prazo do Sporting.

Falamos de um compromisso que, na globalidade das suas componentes, tem uma duração de doze anos e meio. Isto significa que este contrato será uma das principais fontes de receitas para o clube (se não a principal) ao longo de um período equivalente a três mandatos presidenciais. Como tal, há que tomar hoje os cuidados necessários para não repetirmos aquilo que as direções anteriores não conseguiram evitar: a antecipação de entrada de dinheiro para resolver os problemas imediatos, sem pensar nos problemas que poderiam ter que ser resolvidos no futuro.

Infelizmente, tem sido prática comum dos clubes arranjar forma de receber o mais rapidamente possível dinheiro referente a épocas futuras, por necessidades de tesouraria de curto prazo. A ferramenta normalmente utilizada é o factoring, em que o banco adianta o dinheiro a troco de um comissão / juro. O Sporting, por exemplo, fez isso com o dinheiro do contrato televisivo com a PPTV, ainda em vigor.

Em 2012/13 - a última época completa da direção de Godinho Lopes -, o Sporting já tinha antecipado €42,2M que deveriam ser recebidos mais tarde.

R&C da Sporting, SAD, época 2012/13

Felizmente, o peso deste instrumento nas contas do Sporting tem sido gradualmente reduzido. No último R&C divulgado pelo Sporting os valores de recebimentos antecipados são significativamente inferiores: €18M.

R&C da Sporting, SAD, 1º trimestre de 2015/16

Isto significa que, progressivamente, o clube está a recuperar a sua própria independência financeira para as épocas que virão.

No caso do Porto, por exemplo, a evolução tem sido diferente. Em 2012/13 o Porto apenas tinha antecipado €9,5M...

R&C da Porto, SAD, época 2012/13
... mas no último R&C esse valor atingiu um total de €62M milhões de euros. Não só relativos aos direitos televisivos e publicidade, mas também de dinheiro das competições europeias e até de valores a receber pelas vendas de Danilo e Alex Sandro.


É isto que urge evitar: havendo um contrato de tantas centenas de milhões, não pode existir hoje tentação de antecipar uma tranche para reforçar a equipa de futebol com um ou dois craques a mais. Amanhã será outra tranche para resolver um problema inesperado, no dia seguinte outra... e progressivamente vai-se privando o clube de valores que poderão vir a fazer muita falta anos mais tarde. Felizmente, os números demonstram que a direção do Sporting tem conseguido devolver o futuro ao Sporting.

Para além disso, não me parece que faça grande sentido utilizar os milhões deste contrato para abater de uma vez enormes parcelas do endividamento bancário como, por exemplo, Vieira deixou entender que irá acontecer no Benfica. É verdade que o peso dos juros é muito superior no Benfica do que no Sporting, mas o problema do endividamento bancário deveria ser resolvido através dos lucros que os clubes deveriam gerar ano após ano. Usar agora, de uma só vez, centenas de milhões para pagar empréstimos ao banco, é apenas uma forma de adiar problemas para o futuro se isso não for acompanhado de um trabalho sério de reequilíbrio financeiro.

No seu acordo de reestruturação financeira, o Sporting já cativou uma percentagem significativa das receitas de publicidade e da Liga dos Campeões para abater dívida. Não faz sentido fazê-lo também com o dinheiro recebido dos direitos televisivos, pois o clube continuará a ter que operar e a precisar de dinheiro para atingir os seus objetivos.

Voltando ao princípio, este contrato com a NOS e PPTV será uma das principais fontes de receitas dos próximos doze anos e meio. Não sabemos se daqui a uns anos este contrato será considerado bom ou mau, mas por muito ou pouco valioso que seja, o Sporting deverá poder contar com esse dinheiro à medida que os anos forem passando. Nunca sabemos o que o futuro nos reserva.

191 comentários :

  1. E td este caminho q assusta mt gente. Cm dizia ontem BdC o q lhe interessa e a eficacia. O medo q outros tem e dum clube q tem ganho tao pouco e mm assim tem tanto socio e adepto.

    Eu quero o Sporting Campeao!

    Nos queremos o Sporting Campeao!

    ResponderEliminar
  2. Atrever-me-ia a dizer que, para o sporting, os milhões do contrato com a NOS e a PPTV serão assim distribuídos mais coisa menos coisa:
    25% para abater ao passivo
    25% para futuras contratações
    25% para pagar dívidas resultantes de processos judiciais perdidos
    25% para serem distribuídos pelo coreano e seus lacaios de forma encapotada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vontade de ser e a realidade são duas coisas completamente opostas...

      Por isso quando a realidade da situação financeira do boifica vos cair em cima, irão carpir mágoas e chamar o LFP de Vale e Azevedo 2...

      Eliminar
    2. Sim.

      Aliás, como blogger do Redes do Damas, fartamo-nos todos de ir jantar ao Museu da Cerveja à pala dos euros que recebemos do Sporting.

      E costumo ver lá o Mestre de Cerimónia a pedir caviar. O gajo da Tasca do Cherba prefere vinho espumante com o Leitão. O Leão de Plástico é escargot. Diz que lhe faz lembrar o Mr. Burns.

      Olha que não sei se 25% do acordo TV dá para indemnizar a 1 euro, simbólico, os 50 biliões de adeptos benfiquistas pela via láctea.

      Contratações? Pois não chega. Pelo menos para ir buscar os 80 reforços que os pasquins garantem que o SCP pretende.

      Passivo? Cuidado com as piadolas. A Opus Gay anda por aí...

      Eliminar
    3. Rudolfo, preocupa-te com as negociatas do LFV, onde se mistura construção, pneus, jogadores... Enfim, onde se vê que está a usar o Benfica para proveito próprio. Seria espetacular se mudassem de presidente agora e quem viesse pusesse a nú tudo o que se passa e mostrasse a real situação do Benfica.

      Eliminar
  3. OFF TOPIC:
    Não será de estranhar que qualquer jogador neste mundo, quando confrontado com propostas de 2 clubes nunca escolha o sporting? Mesmo que a proposta do sporting seja superior? Dá que pensar, por muito que vocês agora venham debitar postas de pescada. "Nem quero ouvir falar em negociações com esse clube". Neste caso talvez exista explicação, os coreanos do sul não são propriamente amigos do ditador coreano do norte.
    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/v--setubal/detalhe/fernando-oliveira-proposta-do-sporting-por-suk-era-muito-superior-a-do-fc-porto.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e mm q acredites, lampião como és, ghilas não te diz nada?

      Eliminar
    2. Comissões por fora, Rudolfo. Tal como aconteceu com o Cervi.

      Eliminar
    3. Mestre,

      Deixa lá o Cervi que isso já vai algum tempo...

      Eu sei que há espinhas difíceis de engolir, mas esquece lá isso!!

      Eliminar
    4. Comissões... Grimaldo... Telhados de cristal...

      Eliminar
    5. Ao que parece, no caso do Grimaldo, o que é de cristal são os joelhos!

      Eliminar
    6. Sabes o que a mim me preocuparia,


      Ter jogadores titulares que não querem jogar no meu clube...

      É que os suplentes é normalíssimo que queiram sair, mas os titulares!!!

      Eliminar
    7. "Eu sei que há espinhas difíceis de engolir, mas esquece lá isso!!"

      loool ou não......

      Eliminar
    8. Se não queres esquecer, fica a remoer ...

      Eliminar
    9. E quem diz que o Teo não quer jogar no Sporting? O jogador ou o seu empresário? Não... Um empresário de jogadores que -e deve ser só por acaso - é o director desportivo de um clube que o quer contratar. Tá certo!

      Eliminar
    10. Zandinga, orienta aí os números do EuroMilhões de amanhã. Dão-me mais jeito!

      Eliminar
    11. o que tem o TEO?

      o facto do homem lá do cerro porteno ser do mesmo interesse do cardozo que foi despachado para a turquia?

      Nós sabemos muito bem quem são as pessoas da estrutura.
      Não há nada pelo Teo, nenhuma proposta, ZERO!
      Os jogadores não são negociados nos jornais.

      Eliminar
    12. Se está tudo bem com o TEO, porquê quereis mais pelo menos 1 Ponta de Lança?

      Slimani, Teo, Montero, Tanaka, não chegam?

      Então aí voltamos à insaciável vontade de JJ em novos jogadores!!!

      Eliminar
    13. O presidente disse ainda ontem que não pretende nem entradas nem saídas.

      O orelhas é que gosta de anunciar craques quando perde jogos para desviar atenções. Por acaso tem andado em maré de vitórias, embora todos víssemos como o Oriental foi espoliado.

      Eliminar
    14. Curiosa essa da 'insaciável vontade de JJ em novos jogadores'. Mais um mito da estrutura, reproduzida pelo rebanho. Dados Transfermkt:

      Jogadores contratados pelo benfica 2015/2016 (sem Jorge Jesus): 12
      Jogadores contratados pelo Sporting 2015/ 2016 (com Jorge Jesus): 12.

      Numero de jogadores contratados pelo benfica 2015/2016 (sem Jorge Jesus) que fazem parte do plantel: SETE (Dálcio, Pelé, Marçal, Diego Lopes e Jhon Murillo)

      Numero de jogadores contratados pelo Sporting 2015/2016 (com Jorge Jesus) que fazem parte do plantel: ONZE (Ciani)

      Ora Jesus tem uma vontade insaciável por novos jogadores. No entanto, é a melhor estrutura do Mundo que até contrata ao quilo para emprestar.

      Esta gente diz qualquer merda sem vergonha nenhuma na cara...

      Eliminar
    15. Valdemar, foi o Vieira que plantou as notícias do Benzema e do Pato quando perdeu?

      Eliminar
    16. Ahahahah!

      Benzema? Pato?

      Olha, ainda esta semana se falou do Leandro Damião.

      Eu disse logo que era treta. Os negócios do BdC não se fazem nos pasquins. Os pasquins só ficam a saber quando aparece uma foto do bacalhau à frente do Figo e do Cristiano Ronaldo.

      Eliminar
    17. Rudolfo, a resposta é simples: o Sporting tem muito menos abertura e flexibilidade em relação a comissões, tecto salarial e influências externas. Agora a curto prazo pode parecer uma inconveniência e concorrência desleal dos adversários, mas a longo prazo iremos ver (ou se calhar, já a médio prazo) que está a acautelar melhor o futuro do clube. Veja-se o Porto, nunca gastou tantos milhões em jogadores e ordenados, e perdeu o seu espírito vencedor, lutador e um balneário com saúde férrea. Não tarda nada, os problemas financeiros vão-se agudizar também...

      Eliminar
    18. "Os negócios do BdC não se fazem nos pasquins. Os pasquins só ficam a saber quando aparece uma foto do bacalhau à frente do Figo e do Cristiano Ronaldo."

      Sabe perfeitamente que isso não é verdade caro Valdemar. :)

      Assim como também sabe que 515 não é o número correto a apresentar. :)

      Cumprimentos

      Eliminar
    19. Qual é então o número a apresentar?

      A curiosidade se irá embarcar nos 460M, sabendo que são 2 contratos mas o valor total é 515, e um sem outro não se fariam,

      ou se vai embarcar na mirabolante teoria que não sei de que forma chega aos pouco mais de 100 M.

      O meu amigo tem a palavra...

      Eliminar
    20. Os números a apresentar até podem ser os tais 515, mas deverá então acrescentar que o contrato tem uma duração de 15,5 anos.

      O que acontece é que vocês só mencionam o que vos convém.

      Eliminar
    21. 15,5 anos?!?

      A clássica dificuldade dos lãmpiões com os números...

      comunicado da NOS:
      http://www.nos.pt/institucional/PT/media/Documents/2015%2012%2029%20NOS_Direitos_SCP_PORTUGUES.pdf

      comunicado do Sporting:
      http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-principal/2015-12-29/comunicado

      Agora fico à espera das "contas" que dão 15,5 anos...

      Eliminar
    22. Fiz confusão, a parte dos direitos televisivos com a NOS foram só 10 anos + 3 anos do contrato ainda em vigor, logo e resumindo os 515M dizem respeito a:

      13 anos de direitos televisivos;
      13 anos de direito de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade;
      12,5 anos de patrocínio de camisolas;
      12 anos de direitos de transmissão e distribuição do canal Sporting TV.

      Mas, parte desses 515M foram negociados por uma direção anterior à de bdc, coisa que ele parece fingir não saber, querendo se associar ao total do valor. Típica propaganda.

      Btw, relembro que o Benfica apenas negociou 10 anos de direitos televisivos e BTV por 400M.

      Eliminar
    23. Essa parte que foi negociada pelas anteriores direções (com a pptv) foi agora renegociada com um acréscimo de 8M€/ano para os últimos 3 anos de contrato... Claro que não é uma negociação com o toque de Midas, mas ainda assim...

      Não percebi essa de BdC parecer fingir não saber dos contratos assinados pelas anteriores direções. Tanto sabia que os renegociou conseguindo mais 8M€/ano...

      Mas enfim, continuem a mandar barro à parede.

      Eliminar
    24. Sar,

      Sendo assim o que BC conseguiu foi 446M€ com a NOS + 24M€ de acréscimo com a PPTV por tudo aquilo que o JF mencionou acima, ou seja 470M€.

      Os nossos 400M€ foi por BTV + Direitos por 10 anos até Jun/2026, ou seja, acrescenta ai + 2 anos( até jun/2028 que é quando termina o vosso contrato) de tudo o que está mencionado pelo JF...


      Mas é verdade que é pouco, se compararmos os 2 clubes tínhamos que receber no mínimo 600M€ neste contrato!!!

      Eliminar
    25. Mas que lógica da batata... O que vai entrar no Sporting são os 515M€, o negócio são 515M€, independentemente de parte já prefigurar em contrato anterior.

      Eliminar
    26. Sinceramente, qual é a vossa dificuldade em lidar com os números e a realidade?

      Qual a dificuldade em compreender que: Começando nesta época e acabando em Julho de 2028 (13 épocas) o SCP vai receber 446M€ da NOS, 24M€ do aditamento de contrato com a PPTV e os 45M€ do anterior contrato com a PPTV que vigora até 2018.

      Ora, 446 + 24+ 45 = 515M€ nas 13 épocas.

      Qual o sentido de retirar os 8M€/ano aditados? Ou o valor que o SCP recebe ao abrigo do anterior contrato com a PPTV?

      Eliminar
    27. Benfica Sempre, o contrato do Benfica é muito bom, melhor do que aquilo que muita gente diz.

      Para ter uma ideia, ao Benfica bastava aumentar a duração do contrato para também 13 anos e já ultrapassava os 515M do SCP, isto sem incluir publicidade na camisola e direitos de exploração da publicidade estática e virtual do estádio.

      Caso incluísse tudo o resto, chegaria facilmente (fazendo as contas por baixo) a valores próximos dos 700M. Aliás, tal como vai conseguir faturar, mas com vários parceiros, enquanto o SCP e Porto apenas recebem de um, NOS e MEO, respetivamente.

      Eliminar
    28. Não é dificuldade nenhuma,

      Faz contas comigo:

      este ano temos à volta de 25M€ da BTV Liquidos
      400M€ até 2026
      Se fizermos contrato pelo mesmo valor nos anos seguintes temos mais 80M€ pelos 2 anos que vai o vosso contrato Jun72026;

      Somando - 25+400+80= 505M€

      Soma:

      Publicidade estática + Publicidade de camisolas durante 13 anos e achas que tem comparação os contratos?


      Mas continuo a dizer que é pouco o que recebemos para as diferenças dos 2 clubes.

      Eliminar
    29. Eles só conseguiram Publicidade para camisolas para aumentar o bolo, senão fosse a MEO e a NOS continuavam com a frente limpinha de publicidade;

      Eliminar
    30. sar, não há dificuldade nenhuma quanto a esses números.

      O que eu acho engraçado é ver o bdc querer fazer desses números um negócio feito só por ele. E pior ainda é ver ele querer comparar os 515 do Sporting com os 400 do Benfica, quando, tal como descrevi num comentário mais acima, os dois negócios são muito diferentes.

      Eliminar
    31. A discussão começou com esta tua frase:

      Assim como também sabe que 515 não é o número correto a apresentar.

      E terminaste assim:

      sar, não há dificuldade nenhuma quanto a esses números.

      Claro que pelo meio começaram a inventar 15,5 anos e a comparar com o mega negócio (a ser revisto...) do benfica quando nunca foi isso que esteve em causa. Aliás, basta ler a tua primeira "boca" que transcrevo acima.

      Eliminar
    32. Gosto da arrogância lampiã.

      Primeiro era que 400M era um valor record no futebol português, irrealista para esse rapazola do BdC. Quando muito, metade e não mais. Um negócio só ao alcance de um Midas como o orelhas.

      Depois afinal foi possível e ultrapassado. 515 M, em dois contratos.

      Ah, mas o Midas tinha decerto assegurado umas cláusulas. Primeiro 10%, depois 20, 25%.

      Afinal não havia cláusulas nenhumas.

      Ah, mas haverá renegociação. O orelhas é um tubarão e não deixa escapar essa.

      Passados quase um mês e ainda não houve renegociação nenhuma.

      Ah, mas o contrato do rapazola é a 12 anos e o do sporesboa é a 10, portanto, quando lá chegarmos, vai subir para 700 M, a fazer as contas por baixo!

      Pois. Se a realidade não se encarregar de voltar a desmentir a arrogância.

      Também podem fazer as contas do Quid: há não sei quanto do valor que já está gasto! PArte desse valor, foram direcções anteriores (??).

      Bom, então peguemos no post do Mestre de Cerimónia que deu início à discussão. Quanto dos milhões do contrato televisivo já estão alienados pelos 3 grandes e comparemos.

      Acho que mais uma vez, é o Sporting que fica com mais liquidez nas mãos...

      Eliminar
    33. Valdemar,

      Estás a tirar conclusões precipitadas:

      - Não sei se existe cláusulas de salvaguarda;

      - Não sei se o contrato vai ser renegociado;

      - O que eu e o JF fizemos foi um cálculo em que mostramos claramente por A+B que o contrato nos moldes actual é superior a qualquer um dos rivais;

      - Embora saliento que é pouco para as diferenças dos clubes;

      - Quanto ao Money ficar no Sportem, confias de mais no teu Presidente;

      Eliminar
    34. Valdemar leve a bicicleta do maior contracto de todo o sempre e arredores.

      Porque a realidade é que tem razão o do Sporting foi o maior de sempre.

      São é duas contratos completamente distintos e por isso não se pode fazer uma comparação directa.

      Um é de 13 anos e com maior recheio A+b+c

      O outro é de 10 só por A mais nada.

      Bem simples.

      Ps: Na família tb temos uma casa de ferias que o meu pai uma vez achou que tinha feito o maior contracto de sempre com um agência que ficou responsável durante um ano e que no mínimo nos garantia X por mês. No fim do ano quando o meu pai fez as contas tínhamos perdido mais de 30% do que quando alugávamos nós mensalmente.
      Mais ou menos o que se passa aqui. Foi o maior em numero foi. No fim do mesmo período temporal com todos os A+b+c juntos provavelmente a perda tb é superior a 30%.

      Eliminar
  4. Será que dá para voltar a ser dono de Alcochete?
    As antecipações de dinheiro de transmissões têm baixado porque anteciparam a totalidade do contrato e a medida que o tempo vai decorrendo o valor que está antecipado é menor.
    O porto está em grande financeiramente e desportivamente...
    PS. Umas linhas sobre o perdoa me de ontem não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, o Sporting ainda tinha a receber, antes da renegociação com a PPTV, 37,5M. Se desse valor, apenas 18M estão antecipados, quer dizer que se está a conseguir evitar recorrer a dinheiros futuros.

      Eliminar
    2. Percebo o que quer dizer... Que não foram realizados novos adiantamentos.

      E sobre as novas mentiras de ontem no perdoa me? Claro que depois do espetáculo armado no dia do jogo tinha de vir o choque com a realidade... Mas insistir em mentiras a negar o que disse?

      Eliminar
    3. E que factos tens ao teu dispor, para afirmar que BdC mentiu? Ou já vale atirar pataquadas para o ar?

      Eliminar
    4. A azia é tanta, que acham que o que ouvem contra tem de ser necessariamente verdade. Nem depois de ouvirem um desmentido directo, que se fosse falso era rapidamente desmontado por quem esteve na AG.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. O Bruno de Carvalho olhou para baixo e tinha as pupilas dilatas, mas está claro que mentiu. Até vídeos com acusações e teorias de que o presidente se droga com misturas bombásticas numa casa de banho do Estoril já me mostraram. Venho aqui para ler cenas do Sporting, não para os delírios de adeptos d0 clube do agarrado do garrafão. Não há pachorra.

      Eliminar
  5. Todos os clubes vivem acima das suas possibilidades, é certo e sabido por todos, mas o Sporting parece que vive numa realidade à parte.

    O Grupo Sporting actualmente anda com um passivo a rondar os 500M€, capitais próprios que não sei precisar mas muito negativos (Próprio BC que disse), mas mesmo assim continua a contratar e a aumentar salários sem qualquer problema...

    Porque não é só a SAD que interessa, tem que se avaliar todo o Grupo.

    Falas muito do Porto, mas parece-me a mim que no Sporting se passa o mesmo que lá, não se está a olhar a meios para atingir os fins!!!

    A ser verdade, nesta janela de transferências já chegaram 3, e ainda devem vir mais 1 ou 2...
    Isto requer custos do Valor do Passe, comissões, Salários etc..

    P.S.- Nada como se estar debaixo de fogo para de Leão se parecer um gatinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica Sempre, aquilo que o Sporting gastou em transferências e comissões esta época em todos os jogadores contratados não há-de ser muito superior ao que o Benfica gastou... apenas em Jimenez. Portanto, nesta matéria o Sporting vive mesmo numa realidade à parte... para melhor!

      Eliminar
    2. Lá estamos nós e aqui acompanho o raciocinio do Emanuel Perestrelo,

      Queres comparar as 2 realidades?

      O Benfica tem uma Facturação 3 vezes a do Sporting... No entanto face à realidade de outros anos claramente desinvestiu, embora o Porto continue a deitar lenha para o lume!!!

      Eliminar
    3. aquilo que o Sporting gastou em transferências e comissões esta época em todos os jogadores contratados não há-de ser muito superior ao que o Benfica gastou... apenas em Jimenez.

      ...ou numa perna do Pizzi...

      Aliás, as contratações do benfica nesta época de mudança de paradigma, contenção de despesas e aposta na formação e em que já não haverá contratações de 8, 9, 10M€ pagavam todas as contratações do SCP desde que Bruno de Carvalho é Presidente...

      Eliminar
    4. Sar,

      O Pizzi já é um negócio antigo, não podes classificar como sendo uma DECISÃO de este ano, mas continuo a dizer, estais a comparar realidades diferentes...

      Estás a ver entrar alguém agora em Janeiro?

      Pois é...

      Eliminar
    5. Grimaldo. Custou mais que os 3 reforços do Sporting juntos...

      Eliminar

    6. Tenho que reconhecer que me estava a esquecer desse...

      Mas também não considero que seja um reforço para o imediato, será para se ir integrando para a saída do Eliseu e Sílvio no próximo ano..

      Eliminar
    7. No entanto 3 vezes mais também é a facturação, ou seja, tudo proporcional!!!

      Eliminar
    8. O Pizzi é um negócio antigo... mas foi comprado perna (de pau) a perna (de pau)... tal como o Jimenez... e que até é bem recente... no caso do grego... ainda só pagaram a barbicha do homem...

      O carnide desinvestiu, diz-se... os gajos do Atlético de Madrid e do Barcelona, devem estar-se a rir que nem uns perdidos... já nem falando nos do Fulham...

      Eliminar
    9. Já agora,


      Se está tudo bem com o TEO, porquê quereis mais pelo menos 1 Ponta de Lança?

      Slimani, Teo, Montero, Tanaka, não chegam?

      Então aí voltamos à insaciável vontade de JJ em novos jogadores!!!

      Eliminar
    10. Facturação 3 vezes mais? é pena o vosso R&C não o demonstrar...

      Eliminar
    11. Barcelona porquê?

      2M€ por um jogador de 20 anos é muito?

      Eliminar
    12. Nunca visto...um treinador chegar à conclusão que, apesar de ter vários jogadores para determinada posição, precisa de outro. É caso único no Mundo!

      Eliminar
    13. Prontos Facturamos o dobro... Estás mais contente?

      E vendas?

      Não entres por aí!!!

      Eliminar
    14. Cafageste,

      Caso único não é, mas depois começa o carrossel dos empréstimos porque não podem jogar todos, e quando déreis por ela tendes 80 jogadores vinculados..

      O que aconteceu no Benfica!!!

      Eliminar
    15. grimaldo é um favor feito a alguém... o jogador não tem qualidade nem pra jogar na equipa B que aliás até precisa de melhores jogadores pois muito provavelmente vai descer de divisão.

      Eliminar
    16. Mas tem o João Pereira e companhia limitada!!!

      Não fales do que não sabes...

      Ainda nem o viste jogar e já dizes assim umas asneiras.

      Eliminar
    17. Primeiro o Benfica facturava o triplo.

      Depois desceu para o dobro.

      É como o acordo televisivo. Era o dobro! Depois afinal havia lá cláusulas automáticas! Entretanto, já iam renegociar.

      Afinal, o orelhas renegociou mas foi com a empresa concorrente à frente dos clubes da Segunda Liga...

      A arrogância lampiã, esbarra constantemente com o mundo real.

      Eliminar
    18. o barcelona b desceu à 3ª divisão de espanha... grimaldo na defesa era o maradona lá do sítio numa equipa em teve 3 treinadores diferentes e nenhum reparou no fenómeno...

      Eliminar
    19. De Jeffren's estamos nós, sportinguistas, fartos.

      Boa sorte para o Grimialdo e para o departamento médico do Venfique.

      Eliminar
    20. com o pedro rebocho na equipa foram buscar o grimaldo à 3ª divisão de espanha...

      alguém fez um favor a alguém... e nós rapidamente vamos descobrir.

      Eliminar
    21. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    22. Benfica Sempre, em termos relativos, mesmo considerando os diferentes rendimentos dos clubes, o Benfica investiu mais que o Sporting. Mas pior que isso, é que fez alguns investimentos algo... Estranhos. Com comissões escondidas. Valores anunciados diferentes dos dos relatórios de contas, por sua vez às vezes diferente do que aparece no Futebol Leaks...

      E estás a falar de investimentos do Sporting, após 2 anos anteriores a apertar bem mais o cinto. Agora pode usar um dois tamanhos acima, porque fez por isso. Só a contratação de JJ é que sai um pouco do que nos habituámos neste Sporting dos últimos 3 anos, mas compreende-se bem o investimento: em vez de metade de meia perna do Pizzi, o Sporting investiu num treinador com impacto imediato na qualidade do futebol do Sporting e com maiores probabilidade de nos dar títulos.

      Eliminar
    23. " Só a contratação de JJ é que sai um pouco do que nos habituámos neste Sporting dos últimos 3 anos"

      Convenhamos que Teo, Aquilani, JP, Ruiz... não sendo investimentos grandes na contratação em si, já são perfis bastante diferentes do tipo de jogadores contratados nos últimos anos (como mostram as despesas com pessoal do 1º trimestre 15/16).

      Eliminar
    24. Benfica Sempre
      Só O Tábarato em comissões foi quase metade do que o Sporting gastou na compra de jogadores e não te esqueças que o Sporting equilibrou o valor entre compras e vendas.Já o teu clube !...lol

      Eliminar
    25. Um jogador caro é um Taarabt. Ou um Imbula.

      Um jogador barato, é um Bryan Ruiz. Ou um Aquilani. Ou um Teo Gutierrez.

      Eliminar
    26. "Um jogador caro é um Taarabt. Ou um Imbula."

      Jogadores? Onde?

      Eliminar
    27. Benfica Sempre,

      Coloca aqui os valores que o Benfica investiu este ano e compara-os com os anos interiores.

      É só para ver o nível de desinvestimento feito pelo teu clube este ano.

      Obrigado!

      Eliminar
    28. Este ano vamos com 24M€ com o Pizzi já incluído (Este Negócio além de ter sido feito em 2013, mete outro jogador no meio), sem o Pizzi fica em 16M€...

      Nos últimos 8 anos só 1 ano é que encontras um investimento abaixo de 30M€...

      Eliminar
    29. Mas só na Champions já recuperamos este investimento que fizemos (incluindo o Pizzi);

      Eliminar
    30. Deveras? Veremos.

      Se o investimento em Jimenez, Pizzi, Mitroglou, Taarabt, Bilal, Carcela, entre outros, consegue ser pago com as receitas da Liga dos Campeões.

      Eliminar
    31. 12M€ de entrada+ 5M€ em resultados + 5.5 passagem para 1/8 = 22.5M€ + Market Pool que pode andar nos 3 a5 M€ mas que seja 3 = 25,5M€

      +/- 26M€ já estão garantidos (acho que esta equiparado ao investimento)

      Eliminar
  6. 5 comentarios e 4 sao de xoxos do slv? Eles vivem aqui. Nao tem uma gaja, um trabalho... que figurinhas! Va, toca a chupar seus mamoes

    ResponderEliminar
  7. Ora deixa-me lá ver se percebi bem..

    O SCP um clube que se gaba de ter um Orçamento 1/3 menor que o FCP antecipou (nas contas do MdC) cerca de 60 Milhões de Euros.

    Já o FCP que no dizer dos verdes, tem um Orçamento três vezes maior.. antecipou 69 Milhões !!

    Ou seja:

    Por essa ordem de ideias, seguindo esse raciocino peregrino, o FCP deveria ter antecipado 180 Milhões em comparação - diferença - de Orçamentos..

    - - -

    Mais.. de novo para distrair a manada, a ninhada.. fala-se aqui dos outros. Esquecendo de dizer, referir que DEPOIS disso, o FCP já fez vendas de 120 milhões brutos !!

    E, pior 'esquecendo' de dizer, de referir.. que os 20 milhões 'aditados' adiantados'
    da PPTV também já foram gastos por antecipado para pagar as Custas ao TAS e a Indemnização à Doyen...





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois disso, não. Estes dados são do 1º trimestre de 2015/16. Aliás, já lá está o dinheiro antecipado do Alex Sandro e do Danilo.

      Eliminar
    2. 1º Trimestre 2015/2016..

      De 01 Julho a 30 de Setembro 2015.

      Alex Sandro e Danilo FORAM vendidos no 3º e 4º Trimestre de 2014/2015..

      Como é que se antecipa uma coisa que FOI vendida ANTES?!

      :-)

      Brincamos?!

      E esqueçam lá o FCP e os seus 7 Títulos Internacionais sem par em Portugal..

      O FCP que em 2013 até foi TRI-Campeão.

      Que em 2011 até ganhou, venceu tudo.. coisa que vós, vocês até não se
      importavam de antecipar os 446 Milhões de receitas da HOLDIMO só para
      tentar fazer igual...

      Sim, o FCP vive caro, gasta caro, paga caro.. dá que ganhar a muita gente..

      Mas, nós, simples adeptos até podemos ficar mais um ano a ZEROS que já temos a barriga cheia!!!

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. O Porto vendeu antes, mas com prazos de pagamento prolongados no tempo. É só olhar para o R&C. Ainda têm a receber 23M da Juventus e 12M do Real Madrid. Todos esses valores já foram recebidos por contratos de factoring.

      Eliminar
    5. Mas, nós, simples adeptos até podemos ficar mais um ano a ZEROS que já temos a barriga cheia!!!

      Gosto do conformismo de quem ainda vai tendo o rei na barriga. Exigência, rigor! Excelentes indicações para o futuro! Já estou a ver o Quid, tal e qual o velhote putanheiro Pinto da Costa, ontem ao ver a sua equipa sofrer um golo a rir-se a bandeiras despregadas, ou a fazer um bocejo como o Prof. Peseiro...

      Enquanto forem enchendo os bolsos à Doyen e fundos variados, aos empresários e comissionistas, aos administradores e seus filhos e famílias, está tudo bem!
      Excelente mentalidade!

      Eliminar
    6. Mestre , não percas muito tempo com o tripeiro, que ele sabe lá o que é factoring eheh A especialidade dele ...a sua praia, é o insulto ..e do rasteiro !

      Eliminar
    7. Em 30 o FCP venceu, ganhou 20

      O SLB venceu 7

      O SCP venceu 2..

      O Boavista 1

      Já sei, os do FCP foram todos roubados, gamados !!!!

      Eliminar
    8. Mestre de Cerimónias - 21 de Janeiro de 2016 às 09:58

      O Porto vendeu antes, mas com prazos de pagamento prolongados no tempo. É só olhar para o R&C. Ainda têm a receber 23M da Juventus e 12M do Real Madrid. Todos esses valores já foram recebidos por contratos de factoring.

      - - -

      Quer dizer se o FCP e o Real Madrid tivessem acordado um pagamento
      a 10 anos.. o FCP iria ter de esperar 10 anos !!!





      Eliminar
    9. Quando o presente não agrada, recuam para os campeonatos ganhos desde 1900.

      Típico nádegas.

      Eliminar
    10. "Já sei, os do FCP foram todos roubados, gamados !!!!"

      Não, roubados foram os poucos que o Benfica e Sporting ganharam em pleno apito dourado. Sem corrupção o Porto ganharia fácil 100% dos títulos em Portugal, em vez de 70%.

      Eliminar
    11. Se a empresa NOS foi que o DISSE, que foram 446 milhões.. porque razão não 'acarditas' na NOS e 'acarditas no maior embusteiro vivo depois do Vale Tudo e Alves dos Reis?!

      Ou também és um Inácio AQUI a fazeres-te de anjinho?!

      Oh Valdemar?!

      2013 foi em 1900?!


      Já sei.. ficaste sem argumentos. Contra factos, não há arguementos.

      Eliminar
    12. Ah, a teoria dos 400 e tal milhões. Esquecendo que foram feitos 2 contratos, e que um sem o outro não faria sentido, e não se fariam. A realidade é que foram 515M.

      Ó meu desonesto, tu é que falaste que emnão sei quantos campeonatos o FC Corrupção ganhou xis e o sóprsboaevenfique ganhou ípslon.

      Isso foi de 2013 para cá?

      Ficaste sem argumentos? Ou só sem taça da liga?

      Eliminar
  8. Bom dia! Como é bom ver tanta gente que acorda a pensar no Sporting!

    Relativamente ao post, Concordo com quase tudo, mas acho que devemos reservar uma percentagem importante do valor que recebermos em cada época para abater no passivo. Sem adiantamentos, mas também sem gastos desnecessários!

    Ah, e um grande agradecimento ao "jornal" A Bola! Não é fácil pôr o pessoal a rir, mas aquela do Pato vir para o nosso clube consegue! Boa disposição logo pela manhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh jovem.. há-des reparar que só comento quando se fala AQUI do FCP, o meu clube.

      Assim que não vás por aí, nessa de tanta gente acordar a sonhar com o teu SCP.

      A questão é simples... para se fazer a lavagem ao cérebro, para desviar as atenções, fala-se dos outros, PARA que não se fale de nós.

      É um déjâ vu, uma táctica já usada por muitos ditadores !!!!

      Eliminar
    2. Mas alguém te perguntou alguma coisa? Vai indo...

      Eliminar
    3. Há-des há-des .... aprender a escrever .... ou não ...

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. "Oh jovem.. há-des reparar que só comento quando se fala AQUI do FCP, o meu clube."

      Exacto Emanuel, Quid, etc. mas para saberes que falam é porque vens cá sempre meter essa tromba....

      Eliminar
    6. Antigamente, escrevia-se de uma maneira. E agora com o acordo ortográfico,
      escreve-se de outra..

      Eu posso dar erros a escrever.. errar é humano.

      Refuta os argumentos e deixa lá os erros, as gralhas!!





      Eliminar
    7. 'A questão é simples... para se fazer a lavagem ao cérebro, para desviar as atenções, fala-se dos outros, PARA que não se fale de nós.'

      Isto resume perfeitamente a filosofia do Quid no que toca a comentar nos blogs do Sporting...

      Já agora, 'Hades' era o infernos dos gregos antigos. Com ou sem acordo ortográfico sempre foi 'hás-de/hás de'. A única diferença é que se abandonou o hífen. Pede aos gajos da CERCI Gaia, que tão proficientemente te ensinaram a usar o copy-paste, que te instalem um corretor ortográfico no browser. Estamos em 2016, for fuck's sake...

      Eliminar
    8. Recreativo de Cá e Lá21 de janeiro de 2016 às 12:02
      Antigamente, escrevia-se de uma maneira. E agora com o acordo ortográfico,
      escreve-se de outra..

      LOL

      só podias mm ser tripeiro!!!

      Eliminar
    9. Ó palerma Quid, quero cá saber dos teus argumentos pá! isso da "gralha" revela que tu, grandessíssimo burro, falas como escreves e dizes há-des tal como escreves há-des ou há des ... caga lá para a inexistente gralha e APRENDE A FALAR! de facto já nem se fala em aprender a escrever ...

      Eliminar
  9. MAS VOU REFERIR ALGO QUE JÁ DISSE...

    NADA COMO UM APERTÃO PARA VER UM LEÃO TRANSFORMADO NUM GATINHO... MIAUUUU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. único apertão que vi esta temporada foi, por 3 vezes contra o galináceo.....

      não fomos nós que chorámos.

      Eliminar
    2. Com tantos canais na televisão, ontem todos estiveram a ver alguém de quem dizem estar fartos...

      Eliminar
    3. Oh vá lá,

      Ontem o Bruninho parecia um gatinho...

      O estilo arrogante e egocêntrico manteve, mas mais a defender-se do que propriamente atacar!!!

      Ele sabe que os castigos podem ser duros...

      Eliminar
    4. Esta relação de amor-ódio que eles têm com o Bruno é um case-study...

      Eliminar
    5. Caso de estudo vai ser o do Bruninho...

      Toda a gente mente menos ele, é um ser perfeito na terra!!!

      Os Árbitros mentiram nos relatórios, as frases que saíram da Assembleia ele também não as disse etc...

      E andam todos a dormir!!!

      Eliminar
    6. Estavas lá tu para ouvir o que ele disse!

      Eliminar
    7. ....tanto amor pelo BdC..... credo Benfica Sempre!

      Eliminar
    8. Amor? ahahahahahahah

      Desprezo, mas como gosto de estar atento à actualidade, assumo que vi a entrevista!!!

      E deu-me gozo ver o Homem a miar como um gatinho!!

      Eu não disse nada, nem fiz nada, sou um santo!!!

      Por favor, ridículo.

      Eliminar
    9. Está de barriga cheia. Quando voltar a fome, há mais galinhas para comer.

      Eliminar
    10. Se o Bruno de Carvalho exalta-se é porque se exalta e não tem educação nem respeito.

      Se o Bruno de Carvalho tem uma postura calma, é porque está com medo.

      Vocês gostam tanto de tentar destabilizar o Sporting que quase que tem a sua piada.

      Eliminar
    11. Está de barriga cheia. Quando voltar a fome, há mais galinhas para comer.

      Eliminar
    12. A postura que ele teve ontem é a correcta dentro de um mundo civilizado, mas o engraçado é que esta não +e a postura normal!!!

      Então porquê que ele se conteve tanto?


      Hum, será pelos processos e inquéritos que estão abrir na Liga e na federação?

      Eliminar
    13. Processos?

      Oh diabo!

      Mas ele joga em que posição? Defesa, médio avançado? O melhor é ir-mo-nos reforçar nesta janela de transferências...

      Eliminar
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    15. lol processos....

      sim, tem medo. Pobrezinho..

      Eliminar
    16. Oq eu vejo é um Presidente que, embora às vezes peque pela forma como diz as coisas, luta diariamente pelo clube, pela integridade e respeito pelo Clube e pela mudança no paradigma do futebol português.

      Rei dos Pneus, zero. porquê?
      Porque lhe convém tar de bico fechado, senão como conquistar o tri sem Manto? Sem colinho?

      Eliminar
    17. Já para nem falar no decair gradual e progressivo do dragon....que até já a Nandinha vem defender o Clube. Bravo.

      Eliminar
    18. A demência não tem limites... E como eu gosto de ver a demência lampiónica em todo o seu esplendor!

      Obrigado, Presidente!

      Eliminar
  10. "CONTADOR CLÁUSULAS"

    AO 21º DIA, luís filipe vieira continua sem renegociar com a NOS o auto-proclamado melhor negócio do universo e arredores...

    Caso para dizer: lã-piões, a comer gelados com a testa desde 1908

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um negócio record a bola nacional! O orelhas era um Midas!

      Esse rapazola do BdC tinha sorte se conseguisse metade!

      Olha! 515? Calma, que há lá cláusulas automáticas! O orelhas é grande negociador e acautelou tudo!

      Não há cláusulas? Calma, que o orelhas é rato e de certeza que vai renegociar!

      Afinal não há renegociação? MERDA PARA TI, MUNDO REAL!

      E que Midas de merda é aquele que consegue 9,5M para cada clube da segunda liga em vez dos 10,5M que outros iriam conseguir?

      Eliminar
    2. Ora explique lá a sua teoria, Nuno Martins. Estou com vontade me rir.

      Eliminar
    3. Sim, o negócio NOS+pptv por 12,5 anos rende 515M€.

      Mas é deixá-los fazer contas de sumir à Venfique by GB e esperar que o Rei Mi(er)das vá renegociar o melhor contrato do universo (oooops!).

      Eliminar
    4. Se a empresa NOS foi que o DISSE, que foram 446 milhões..

      Porque razão não 'acarditam' na NOS e 'acarditam' no maior embusteiro vivo depois do Vale Tudo e Alves dos Reis?!

      Podem tussir, mugir, miar, grasnar, ladrar..

      São 446 Milhões

      Eliminar
    5. Esse é o negócio NOS. Só que o Sporting não negociou apenas com a NOS, não é?

      Eliminar
    6. E quem está a dizer que os 515M€ são só da NOS? Ainda no post acima está bem explícito: NOS+PPTV.

      Eliminar
    7. POIS é..

      MAS se estivessem atentos, teriam lido o Post do MdC com atenção.

      É que o negócio da PPTV já o gastaram há muito !!

      Logo, nada tem a ver com os 446 milhões do contrato coma NOS.

      Eh, pá nem os Post sabem ler...

      Eliminar
    8. Ó Quid, então querias que a NOS no seu comunicado também anunciasse o que foi renegociado pelo Sporting com a PPTV?

      https://www.youtube.com/watch?v=QPQ7-nY36UM

      Eliminar
    9. Se vamos pela teoria de os clubes já terem gasto o dinheiro que recebem do acordo televisivo, então entroncamos no post do Mestre de Cerimónias.

      O guito do FC Porto e Spóresboaevenfique já tem para onde ir. Para pagar empréstimo de guita que já foi adiantada.

      O Sporting continua com o melhor negócio.

      Eliminar
    10. Os lampiões andam sempre à volta com os números...que o digam no negócio Tábarato,no negócio Jimenez,no Robertazo e na Pizzada !...lol
      Fora o resto que um dia vai saber-se !...

      Eliminar
    11. Vamos comparar :

      SCP - 446 10 anos por TV patrocinio e direitos de publicidade
      SLB - 400 10 naos apenas por TV

      Parece me que o do SLB e superior.

      Contudo acho que sao os dois maus contratos. 10 e uma linha temporal muito grande e o mercado pode inflacionar nesse espaco de tempo. E nunca uma direcao deveria de fazer contratos que comprometam futuros mandatos de outras direcoes .

      Eliminar
    12. Se uma direcção contrata financiamentos que hipotecam uma geração, porque não havia de fazer negócios por 10 anos, que duplicam as receitas fixas nas rubricas respectivas? E se duplicam, como pode ser mau?

      O que o Sporting vendeu à NOS foram os direitos televisivos, o patrocínio nas camisolas e a publicidade de primeira linha. E não os direitos de publicidade.

      Eliminar
    13. Nuno,

      Em relacao ao que o SCP vendeu ao NOS esta correcto, apenas me expressei mal.

      Agora nao concordo em absoluto com o facto de uma direcao hipotecar despesas e receitas para 10 anos quando tem um mandato de 3/4 anos, com excepcao de items de execucao a longo prazo como Estadio/pavilhao/academias/etc.
      Dou-te um exemplo:

      Benfica fez contrato de 12/13 anos?? ( ate 2013 ) com a Sporttv em 2000 ou 2001 por 7M/ano. Se 7M em 2000 era um bom valor, de 2009-2013 nao era um valor justo. Ora isto podera passar com os novos contratos de TV. Se em 2016 e um excelente valor, veremos se em 2026 e 2028 continuara a ser um bom valor ou um valor reduzido.

      Eliminar
    14. Ok, mas a verdade é que o Sporting vai duplicar as receitas nas tais rubricas o que terá um impacto tremendo na gestão do clube.

      E vá, estamos a falar de valores muito significativos não vejo como muito provável que o mercado suba por aí além nos próximos anos, se subir. Com contratos mais curtos, provavelmente os valores seriam bem inferiores.

      Preocupa-me bem mais a gestão destas receitas no pós Bruno de Carvalho.

      Eliminar
    15. Nao acreditas que possa subir ?
      Quanto recebia o Sporting/Benfica em 2009 e quanto vao receber em 2017 ?
      Tudo depende dos mercados e como e administrado o negocio futebol.

      Continuo achar que e um erro qqr dos 3 grandes fazer negocios superiores a 5 anos e ficar amarrados durante 10 anos a um contrato nao dao possibilidade de .escolha a futuros orgaos directivos.

      Imagina que vives num predio que recebe anulamente por um painel de publicidade 1000 eur . Tu es eleito para gerir o condominio por 3 e achas que o valor do painel e do 2000 e pretendes negocia-lo com todas os interessados no mercado mas depois chegas a conclusao que nao podes porque os 2 proximos mandatos do condiminos estao amarrados a um contrato feito a anos atras.

      Parece te justo ?

      Eliminar
    16. Por outro lado, a Meo e a NOS já tem isto em conta quando fazem as propostas. Se os clubes recusassem a negociar a 10 anos, provavelmente não iriam além dos 30M€ ou assim. Não pode ser só uma parte a ganhar.

      E a Liga Portuguesa nunca irá ser tão lucrativa como a espanhola ou inglesa, não vale a pena fazerem comparações.

      Eliminar
  11. Mestre, um off topic: no ngb escreveram um post indignadíssimos com um twit dum puto madeirense (aires qualquer coisa). Pergunto se leu aquilo? é que comparar o fartote de reacções de rasgar de vestes em relação ao q o puto escreveu e a tranquilidade quando acontece o mesmo com facebooks de ÁRBITROS em relação ao Sporting é absurda. Gostava de conhecer a sua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conana, vê se te restringes aos blogues esverdeados pois os podres do Glorioso não são para aqui chamados.

      Eliminar
    2. Se não fosse o comentário do rudolfo não tinha ido ver... Ahah, gosto tanto! Foram buscar um chavalo ao Nacional, com as devidas compensações financeiras (ficava mal transferir dinheiro para o Nacional pelo "simples" facto de abrirem as pernas ao AssHoleBê na calendarização do jogo do campeonato, como tal convinha usar uma fachada), depois do miúdo ter cagado, mijado e escarrado no símbolo do pássaro crucificado que está a cagar numa roda.

      Eliminar
  12. [...] q o puto escreveu COM a tranquilidade quando [...]

    ResponderEliminar
  13. Off Topic:

    Aí, está, em 1ª mão.. o novo símbolo do SCP

    http://tek.sapo.pt/multimedia/artigo/cientistas_ressuscitam_micro_animal_apos_ter_estado_30_anos_congelado-45791xky.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vives mesmo para isto tripeiro....

      que tristeza.

      Eliminar
    2. Olha, eu pensava que o dragão do FC Porto era um animal mítico, mas afinal existe mesmo.

      https://goo.gl/TL24ft

      Eliminar
  14. o Sporting está a desalavancar o que só podem ser boas notícias.

    precisamos de continuar a investir no scouting porque os jogadores da formação nos saem mais baratos.

    outra área de investimento é nos acordos com clubes de ligas estrangeiras para proporcionar experiências de competição diferentes aos nossos jogadores.

    Os acordos que temos com clubes dos estados unidos podiam ser interessantes desse ponto de vista.

    As alterações previstas e anunciadas nos campeonatos nacionais não vão de encontro a uma maior competitividade.

    ResponderEliminar
  15. Vejo lampiões e tripeiro dedicados logo pela manha num blog Sportinguista...
    No fundo..o que vocês não querem é o Sporting Campeão!!

    Pois bem...

    EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!!
    NÓS QUEREMOS O SPORTING CAMPEÃO!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás enganado.. rapaz.

      Só comento neste único Blogue verde.

      E, se o FCP não puder ser, que seja o SCP Campeão.

      Agora, não queiras é ficar aqui a falar sozinho, comendo e engolindo a palha
      sem que ninguém vos diga que é palha!!

      Eliminar
    2. Aqui ninguém come os restos das tuas refeições ó quid.

      Eliminar
    3. Esta divagação do SQuid só prova o quão grande é o Glorioso. O sentimento "se não formos nós que não seja o Benfica" traduz a grandeza de um clube inalcançável pelos restantes.

      Eliminar
    4. Se o SLV tem 34 e o FCP 27...

      É óbvio que não quero que o SLV ganhe o 35.

      Qual é a novidade?!

      também deves ser um dos do jardim infantil, que precisam que lhes faça um desenho, de cada vez que escrevo.



      Eliminar
  16. Hoje pela manhã deu-me logo uma vontade rir,os lampiões em fila indiana para serem os primeiros a debitarem asneirolas !...o Bruno nem os deixa dormir !....Ó Mestre o que eles queriam era um post sobre as decalrações do Bruno à RTP 3 !...ahahahahahaha

    O Bruno tem realmente uma capacidade fora do comum,a nós sobe-nos a Auto-Estima aos lampiões nem os deixa dormir !...AHAHAAHAHA

    ResponderEliminar
  17. Ó Emanuel ou Angelino Ferreira ou Fernando Gomes ou Quid ou Recreativo de Cá e Lá ou Reinaldo Teles quando é que tu te vais fazer passar pela Fernandinha Miranda,depois veste uma mini-saia que a gente quer ver as tuas coxas !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, mais respeitinho ao falar na Fernandinha. O SQuid disse que ela é letrada. Puta mas letrada.

      Eliminar
  18. MdC, tenho uma dúvida em relação à segunda tabela que mostraste.
    Os 18M€ referentes a 30/6/2015 são referentes a todo o ano ou só ao trimestre? É que o valor seguinte, 30/9/2015 são 14,3M€ num só trimestre! Juntando os dois valores, supera os 32M€ em MEIO ano, claramente pior que os 37,4M€ de 30/6/2013, que são de um ano inteiro.

    E mesmo que o primeiro valor, os 18M€ se refiram a toda a época 2014/2015, os 14,3M€ só no primeiro trimestre são algo preocupantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angelo, os 18M são o valor total de recebimentos futuros que o Sporting antecipou. É uma imagem global da situação, não tem a ver com o que se fez ao longo do trimestre.

      Eliminar
  19. MdC, mais uma vez, um obrigado pela qualidade dos posts, informam mais que qualquer outro orgão. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informa?! ou distraem a manada das baboseiras que o Presimente debita?!

      Agora até à RTP foi, negar o que disse quer no banco de suplentes quer na AG !!!

      Eliminar
    2. Saiu nos jornais, deu nas rádios, vimos nas Tvs regionais de Lisboa.



      Eliminar
    3. loooooooooooooooooool ok então.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Quid, se não te revês neste espaço, o que vens cá fazer então???
      Acredita, todos gostávamos mais dele antes de seres presença regular. Nada pessoal, tenho muitos amigos Portistas, gosto muito da cidade do Porto, mas se vens aqui apenas para debitar baboseiras contra tudo e todos e não vês valor no que é escrito pelo MdC, porquê vir?!

      Eliminar
    6. Achas que são baboseiras?!

      Pois eu acho que dizer as verdades vos incomoda.. causa azia, dor de coto.

      Diz-me lá uma inverdade (babasoeira) que AQUI eu tivesse dito?!

      Pois...

      Eliminar
    7. Já disse tudo o que quero dizer no comentário acima. Podíamos estar aqui a trocar triliões de comentários a rever tudo o que cá disseste, não vou tentar convencer-te que estás errado em alguma coisa, sei bem que o que quer que eu diga acharás sempre que tens razão. Fico por me repetir: Se não vês valor no que aqui é escrito, deixa de ter este como "o único blog verde" onde escreves, reduz esse número para zero por favor.

      Eliminar
  20. Exmos. Sem querer ofender ninguém é preciso algum conhecimento para compreender problemas financeiros. É preciso entender que o dinheiro tem um custo esse custo chama-se juro. Um gestor de tesouraria (é disso que estamos a falar) perante as necessidades da mesma procura sempre aquela que lhe custa menos ou seja com juro menor (sim estou a simplificar). Assim poderá valer a pena usar factorimg ou não para pagar outro tipo de passivo. São maneiras diferentes de ter passivos. Emitir obrigações, factoring, etc, para pagar empréstimos é fazer uma reestruturação do passivo, não paga passivo. O passivo só se paga de duas maneiras, lucros (não é o mesmo que receitas) ou vendendo activos. Assim, a opção pelo factoring ou qualquer outro instrumento de financiamento está dependente de um multiplicidade de factores que quem está de fora desconhece. Ainda assim permite fazer uma análise das escolhas feitas. Exemplo para quem está em casa. Valerá a pena factorizar o nosso salário para pagar o empréstimo da casa? Depende. Se a taxa de juro for menor sim, se não, não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas o dinheiro não mente nem se reproduz.

      No futuro veremos a real virtude das gestões financeiras de FCP e SLB, já que no presente essa gestão é opaca e não sujeita ao escrutínio dos órgãos de fiscalização como acontece ao Sporting Clube de Portugal.

      Eliminar
    2. Andais a falar do futuro das contas do FCP há 15 anos.

      Eu falo-te do último TRI do FCP que foi em 2013.. e tu dizes que foi em 1900.

      Tens problemas com as contas, com as datas, com os anos.. ou então, fazes-te,
      fingis-te de tonto, de sonso, de tanso!!

      :-)

      Este Post só apareceu para mais uma vez se distrair a manada, a ninhada.
      Quando na verdade deviam era falar do Badocha que passa a vida nas Tvs !!

      O homem não pode ver uma câmara, um microfone..

      Eliminar
    3. Este Post só apareceu para mais uma vez, PARA se distrair a manada, a ninhada.
      Quando na verdade deviam era falar do Badocha que passa a vida nas Tvs !!
      O homem não pode ver uma câmara, um microfone.. que ejacula logo.

      Eliminar
    4. Ó Quid, então o velhote putanheiro agora ri-se quando a equipa da Doyen sofre um golo???

      http://i.imgur.com/zuQbm1L.png

      Ou estaria o proxeneta corrupto a rir-se sabendo da investigação nas comissões do Casillas?

      Nem precisas de responder já sei que vergonha, vergonha mesmo a sério é o coreano presidente-adepto-ultra ficar muito chateado quando perde.

      O asilo das Antas está a arder...

      Eliminar
    5. Se de cada vez que sair uma treta sobre o FCP.. eu tiver que a vir 'explicar' fazer um desenho.. então não faço mais nada na vida.

      Oh carneiro, bode..

      O 'velhote' riu-se foi dos que disseram mal do Casillas por ter dado uma abébia
      em Guimarães e que queriam o Helton no seu lugar. Desta vez quem deu o frango foi o Helton.

      Entendes?! rapazito?!

      --

      E o FCP já tinha perdido em casa com o Maritimo, ontem em Famalicão era só para cumprir calendário.

      É que enquanto o 'velhote' for vivo o FCP jamais irá querer ganhar, vencer o Caneco da Cerveja Lucília. É um Caneco que fica mal no Museu do FCP.

      Entendes oh anho?!





      Eliminar
    6. Realmente são dois "guarda-redes" que têm feito excelentes piadas... para os adversários... e pelos vistos para o Pintinho e para o Quid...
      A Doyen agora é um clube de comediantes. Nós agradecemos.

      Eliminar
  21. Eu sei que vós não gostais dele, mas este Hugo Gil encontra cada pérola:

    http://hugogil.pt/bruno-de-carvalho-nao-chamei-corrupto-eis-o-video/

    Atenção: ver o Video completo a partir dos 30"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, agora o Sr. árbitro Hugo Gil, especialista em photoshop, também sabe ler os lábios...

      A sério que papas isso tudo à colherada? Ou é com a testa?

      Eliminar
    2. O Gatinho foi manso ontem por alguma coisa, ele sabe bem o que fez...

      Eliminar
    3. Entre o BdC chamar corrupto aos árbitros e o orelhas a mandar os adeptos do sporesboa para o caralho, prefiro o primeiro.

      Eliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar