sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Sporting vai perder hoje a maioria da SAD?

Olhando para o que estão a escrever os jornais, e em particular, O Jogo, parece que sim. Isto vem a propósito de o Novo Banco parecer querer recusar a extensão das VMOCs que vencem na próxima semana. VMOCs são dívidas que, no fim do seu prazo, são convertidas em ações. Ou seja, isto significaria que, não se fazendo nada para o evitar, a banca reforçaria já na próxima semana a sua posição acionista na SAD no valor de €55M, implicando isso que o Sporting (clube) deixaria de ter a maioria das ações. Ou seja, o Sporting deixaria de ser o acionista maioritário.


No entanto, há duas questões que convém considerar antes de chegar a estas conclusões precipitadas. Primeiro: no Football Leaks saiu recentemente o acordo quadro entre o Sporting e a banca, que inclui as condições da reestruturação financeira. E nesse acordo quadro podemos ver isto:



Está prevista a emissão de novas VMOCs com as quais o Sporting poderá liquidar as que vencem na próxima semana. Na prática acaba por ser uma extensão do prazo. Se este documento for verdadeiro e uma versão final, então em princípio o clube continuará a deter a maioria do capital da SAD.

Em segundo lugar, perder a maioria da SAD não é igual a perder o controlo da SAD. Nos estatutos da SAD está previsto que:

  • O Sporting (clube) tem poder de veto sobre todas as decisões da AG da SAD, incluindo a nomeação dos órgãos sociais;
  • Nenhum acionista, com exceção do clube, poderá ter um peso superior a 10% nas votações das AG, independentemente da percentagem de ações que possua. Logo, o BCP e o Novo Banco até podem ter 51% das ações, mas o seu peso combinado nas votações não pode ultrapassar os 20%.
  • A única coisa que o Sporting não pode impedir, é que acionistas com mais de 10% de ações estejam representados na administração da SAD.

Se tivesse que adivinhar, diria que esta notícia é uma forma de o Novo Banco pressionar o Sporting para ceder uma percentagem superior do novo acordo de direitos televisivos e publicidade para o abatimento de dívida. E, como é evidente, parto do pressuposto que o acordo quadro que saiu no Football Leaks é verdadeiro.

De qualquer forma, nada como esperar pelas decisões da AG da SAD de hoje para ver o que acontece. Até lá, não se justificam depressões (sportinguistas) ou euforias (rivais) antecipadas.