sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Vídeo-árbitro: mais um passo em direção ao futuro


Na partida disputada ontem entre o Feyenoord e o Heerenveen, a contar para liga holandesa, foi dado mais um passo na direção da implementação do vídeo-árbitro no futebol. A partida foi transmitida em direto através da internet, mas de um ângulo completamente novo: o do estúdio onde o vídeo-árbitro acompanhava o jogo.

O objetivo desta transmissão foi mostrar aos adeptos os meios que estão à disposição do vídeo-árbitro, no âmbito de mais um teste realizado pela KNVB (Federação Holandesa) - ainda sem comunicação entre o árbitro e o vídeo-árbitro -, no sentido de ter tudo o mais afinado possível para a Taça da Holanda do próximo ano, competição em que, pela primeira vez na história do futebol, será utilizado o recurso às repetições para decidir casos duvidosos.

De relembrar que a KNVB já tinha desenvolvido um estudo bastante completo, em que fez uma simulação em diferido daquilo que seria a atuação de um vídeo-árbitro em 45 partidas da liga holandesa. Os resultados foram extremamente interessantes e prometedores, e podem ser vistos aqui (LINK).

Voltando ao teste de ontem, podem ver, por exemplo, aos 1h38m25s do vídeo abaixo, a forma como o vídeo-árbitro e operador de imagem se coordenaram para observar um lance de cartão amarelo. Quem tiver paciência, pode encontrar bastantes outros exemplos ao longo do vídeo.



Em Portugal, ainda há poucos meses, muitos desvalorizavam a hipótese de implementação do vídeo-árbitro, incluindo pessoas com responsabilidades no futebol e na arbitragem. Felizmente que há lá fora quem realmente se preocupe com a transparência no futebol, porque no que dependesse de gente como Vítor Pereira ou Fernando Gomes, nem em 2050 se daria um passo para melhorar as condições de avaliação das equipas de arbitragem.