sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Vídeo-árbitro: mais um passo em direção ao futuro


Na partida disputada ontem entre o Feyenoord e o Heerenveen, a contar para liga holandesa, foi dado mais um passo na direção da implementação do vídeo-árbitro no futebol. A partida foi transmitida em direto através da internet, mas de um ângulo completamente novo: o do estúdio onde o vídeo-árbitro acompanhava o jogo.

O objetivo desta transmissão foi mostrar aos adeptos os meios que estão à disposição do vídeo-árbitro, no âmbito de mais um teste realizado pela KNVB (Federação Holandesa) - ainda sem comunicação entre o árbitro e o vídeo-árbitro -, no sentido de ter tudo o mais afinado possível para a Taça da Holanda do próximo ano, competição em que, pela primeira vez na história do futebol, será utilizado o recurso às repetições para decidir casos duvidosos.

De relembrar que a KNVB já tinha desenvolvido um estudo bastante completo, em que fez uma simulação em diferido daquilo que seria a atuação de um vídeo-árbitro em 45 partidas da liga holandesa. Os resultados foram extremamente interessantes e prometedores, e podem ser vistos aqui (LINK).

Voltando ao teste de ontem, podem ver, por exemplo, aos 1h38m25s do vídeo abaixo, a forma como o vídeo-árbitro e operador de imagem se coordenaram para observar um lance de cartão amarelo. Quem tiver paciência, pode encontrar bastantes outros exemplos ao longo do vídeo.



Em Portugal, ainda há poucos meses, muitos desvalorizavam a hipótese de implementação do vídeo-árbitro, incluindo pessoas com responsabilidades no futebol e na arbitragem. Felizmente que há lá fora quem realmente se preocupe com a transparência no futebol, porque no que dependesse de gente como Vítor Pereira ou Fernando Gomes, nem em 2050 se daria um passo para melhorar as condições de avaliação das equipas de arbitragem.

55 comentários :

  1. Vamos para a frente. Transparência é fundamental!

    O Platini já não chateia. O Vítor Pereira até...quando?

    ResponderEliminar
  2. Excelentes notícias! Que já têm 2 semanas... Mas só ontem começou a ser implementado. Passo a passo, que seja, desde que o caminho seja o mais correcto.

    Porque será que essas notícias não têm repercussão cá em Portugal? Ainda para mais quando uma das pessoas que mais batalhou/batalha por essa nobre causa é uma pessoa tão mediática e que preside um dos maiores clubes nacionais, a maior potência desportiva nacional?

    Bem, deixemo-nos destas coisas. O que interessa é que caminhamos no rumo certo. Deixemos os folclórios para os outros. Mas que é interessante de se notar, lá isso é.

    ResponderEliminar
  3. boas notícias de campeonatos verdadeiramente profissionais... não como os nossos que são campeonatos de gargalhada...

    o twente lá vai afundando na classificação...

    ResponderEliminar
  4. Muito bom... se aplicado num país civilizado sem vouchers, sem Vítor Pereiras, sem Herculanos, sem Midas, sem Bufas.


    Ora se cá em Portugal, um árbitro que é chamado para rever os lances com recurso às imagens, considera procedente a queixa sobre a agressão de Slimani porque não viu durante o jogo e, pelo contrário, não considera a agressão de Eliseu a João Mário, que também não viu, pois teria de marcar falta (penalti) e expulsar o jogador, que garantias dá este recurso perante a óbvia má-fé, manipulação e mentiras compulsivas dos principais agentes do futebol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blá,Blá,Blá, conversa fiada. Desculpar um criminoso dizendo que o seu vizinho também pisou o risco é típico de que sofre de clubite aguda e falta de discernimento.

      Eliminar
    2. tu sofres é de dor de corno filho duma grande puta

      Eliminar
    3. Se o vizinho pisou o risco (como ficou provado) também deve ser acusado, claro.

      A não ser que o vizinho seja lampião. Aí o vizinho deve-se safar e receber uma condecoração. É isto, não é?

      Eliminar
    4. Ele não disse nada disso imbecil.
      Vou repetir mas com menos palavras para ver se chegas lá:
      "Se os árbitros são corruptos em PT, então o vídeo-árbitro também muito provavelmente o seria."

      Conclusão: antes de se trazer tecnologia (baseada em pessoas, se fosse algo tipo olho de falcão era outra coisa) tem de se garantir que os decision-makers são confiáveis. Tarefa mt difícil.

      Eliminar
    5. Estava a dirigir-me à rena, obviamente.
      SL

      Eliminar
    6. Analogia completamente falhada nugget.

      É assim: Acuso a "justiça" de, perante um mesmo delito, perseguir uns "criminosos" e deixar os outros à larga.

      Deve ser por esta "justiça", engordada a vouchers, só ter fôlego para correr atrás de uns.

      Eliminar
    7. Blá,Blá,Blá mas quanto ao criminoso ninguém pronuncia palavra.
      Merece castigo ou não?
      O que ele fez tem algo a haver com uma disputa de bola?

      Eliminar
    8. Para vocês só esta bem quando é a vosso favor... Aliás um árbitro que marca um pênalti numa bola cortada com a cabeça é acusado que querer roubar premeditadamente... O que faria então se quisesse beneficiar? Ups... Fazia como o tonel!

      Eliminar
    9. Blá,Blá,Blá mas quanto ao criminoso ninguém pronuncia palavra.

      Quem, o Eliseu? Realmente ninguém diz nada, o que é muito estranho dada a evidência da agressão.

      Merece castigo ou não?

      Merece o mesmo que o Slimani apanhar.

      O que ele fez tem algo a haver com uma disputa de bola?

      A bola estava no chão e controlada pelo João Mário, portanto o murro que o Eliseu deu na cara do João Mário, não teve nada a haver com a disputa de bola.

      Eliminar
    10. dualidade de critérios. só isto.
      não nego que até pode ser considerada agressão do slimani, mas não me venhas dizer que as do eliseu, samaris, jardeis também não o são. não é por haver disputa de bola que não há agressão.

      ps: hás de me dizer que disputa de bola é que existe no lance em que o eliseu, já depois de ser apitada falta, chuta a bola contra o JM.

      a verdade é que, infelizmente, o Sporting tem sido comido pelos tripeiros e agora pelo slmerda, que controlam a senda desportiva bem como a comunicação.

      metem mais carvão. nós vamos continuar cá.

      Eliminar
  5. este jogo entre o Feyenoord e o Heerenveen... é um daqueles jogos de sentido único e por isso corre o risco de se tornar monótono e com isso os árbitros que o estão a avaliar do lado de fora podem diminuir a atenção sobre os lances...

    seria exequível substituir estes árbitros por outros ao intervalo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. há profissões de atenção permanente e stress em que são obrigatórios os períodos de pausa... para evitar que a concentração diminua.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. No ténis, muita gente não sabe mas de vez em quando os juízes de linha vão trocando

      Eliminar
  6. Vamos lá ver se desta vez sai um comentário desirónico (isento de ironia para umas madames que ficam fulas com estes neologismos)e construtivo.
    Sei que alguns de vocês também gostam de futebol americano, pelo menos por uns comentários que li no Twitter.
    O vídeo árbitro está centralizado em Nova Iorque e os seus responsáveis são altamente profissionalizados.
    Já repararam na monotonia que dura alguns minutos enquanto se espera pela decisão oficial? Isto repetido várias vezes por jogo? Conseguem imaginar o futebol assim? Pois parte do encanto da NFL é perdido por causa destes lapsos de tempo e é isso que um vídeo árbitro irá fazer ao futebol. Os próprios comentadores da NFL na SportTV já referiram esse aspecto um bom par de vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O video árbitro só será usado para lances de golo, penalty e expulsão. E serão analisados rapidamente, sem que os espectadores tenham acesso a essas imagens.

      Tenta outra vez... Mas não te preocupes, os corruptos vão continuar corruptos. Isto vai é ajudar os árbitros que não estejam de má fé, e vai tornar os roubos mais descarados. É só isso.

      Eliminar
    2. Tens razão, é melhor desvirtuar o resultado e ganhar com batota. Aí o futebol já não perde o encanto... Devias voltar às ironias, sempre ajuda a encobrir as falhas no raciocínio.

      Eliminar
    3. É óbvio que tu como lampiao estás contra o video-árbitro. Tudo normal.

      Eliminar
    4. É a desironiquicidade dele (gostas do neologismo oh rena?)

      Eliminar
    5. António Gomes gostei do neologismo e até me ri com ele.
      Mas posso acrescentar outro, dado que é para o futebol Português ficar mais limpo e transparente vocês pedem o vídeo-árbitro.Para ficar menos insultuoso e calunioso, procedamos também a uma Desbrunização e a uma Desdiasferreirização do dito cujo.

      Eliminar
    6. Quem é que é contra o video-árbitro? Os mesmos que quiserem continuar com a nomeação.

      Tudo o que lhes tire o sistema do bolso.

      Eliminar
    7. António Gomes gostei do neologismo e até me ri com ele.
      Mas posso acrescentar outro, dado que é para o futebol Português ficar mais limpo e transparente vocês pedem o vídeo-árbitro.Para ficar menos insultuoso e calunioso, procedamos também a uma Desbrunização e a uma Desdiasferreirização do dito cujo.

      Eliminar
    8. Rudolfa, aprendeste a tentar tratar as pessoas mal com o tratamento que levas em tua casa, não? devias procurar ajuda por, pelo menos, duas razões: primeira, se ainda tens gente em casa, essa gente não te suporta e um dia destes acaba contigo (o q não deixa de ser louvável) pelo q precisas, muito, de ajuda, ou então a segunda, já estás sozinho em casa e pelo estado degradado em q te encontras, profusamente demonstrado por aqui, suicidas-te dentro de pouco tempo (o q não deixa de ser louvável). Procura que talvez encontres. Mas despacha-te!

      Eliminar
  7. Boas noticias,assim o "Sulimani" e o Adrien nunca acabam um jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois não, de certeza que devem estar a comer a puta da tua mãe.

      Eliminar
    2. Eo Eliseu, e o fejja e o Jardel e o samaris

      Eliminar
    3. Exactamente.. nem o Slimani, o Adrien, o Naldo... e o Jardel, o Lizandro, o Eliseu, o Samaris, o Fejsa!!

      Em boa hora venha de lá o vídeo-árbitro.

      AGORA, por favor não venham é os os verdes dizer que são os pais da criança, que foram eles quem deram a ideia.. e blá, blá, blá, assim tipo o Rui Prantos da CarneSIC TV.

      É que o Futebol evolui ao longo dos tempos.. dantes por ex., nem havia fora de jogos!! e, nos anos 60, por ex., não se usavam caneleiras nem haviam cartões..

      As regras estão sempre a mudar, a evoluir.. não foi o SCP quem descobriu a pólvora !!!

      Eliminar
    4. Nem o Slimani ou o Adrien acabam jogos, nem vocês ganham títulos.

      Eliminar
    5. eu gosto é da liga voucher. muitas prendinhas para oferecer até ao fim da liga voucher, ai não!

      Eliminar
  8. Lindo!!
    Quem é sportinguista sabe bem quantos pontos já perdemos nos últimos 30 anos,
    precisamente por não existir o video arbitro !!!
    Não irá resolver todos os casos de jogo, mas numa grande percentagem de momentos decisivos, passaremos a estar mais protegidos do que nunca.
    Protegidos pela verdade, algo que sempre sentimos ser-nos negado, vezes sem conta, até chegarmos ao ponto de termos listas e listas de lances cravados na memória, onde fomos despudoradamente roubados e a justiça era cínicamente esventrada e deixada à beira da estrada.
    O maior beneficiado será o futebol, e estando o futebol mais perto da justiça, mais perto estará o Sporting das vitórias.
    Não quero mais listas, se a mentira for corrigida antes do fim do jogo, isso chega-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AGORA, por favor não venham é os verdes dizer que são os pais da criança, que foram eles quem deram a ideia.. e blá, blá, blá, assim tipo o Rui Prantos da CarneSIC TV.

      É que o Futebol evolui ao longo dos tempos.. dantes por ex., nem havia fora de jogos!! e, nos anos 60, por ex., não se usavam caneleiras nem haviam cartões..

      As regras estão sempre a mudar, a evoluir.. não foi o SCP quem descobriu a pólvora !!!

      E também não venham dizer que não foram beneficiados.. POIS eu já vi muitos, muitos clubes serem roubados no Covil !!

      Até vi um árbitro ir à China equipado à Sporting !!!



      Eliminar
    2. Fdx, meu, a sério que não sabes escrever sem estares a armar-te ao pingarelho com trocadilhos infantis com os nomes das pessoas, locais, etc?
      Queres ser levado a sério, escreve como deve de ser. Já percebemos que queres ser engraçado...

      Eliminar
    3. Se a mentira for corrigida antes do fim do jogo, é uma dor alarmante que surge no fundo do peito dos nossos adversários!

      Eliminar
    4. eu gosto é da liga voucher. muitas prendinhas para oferecer até ao fim da liga voucher, ai não!

      Eliminar
  9. O Video árbitro Rui Santos é que vocês queriam.
    E mesmo assim erra após tantos visionamentos.

    ResponderEliminar
  10. O Video árbitro Rui Santos é que vocês queriam.
    E mesmo assim erra após tantos visionamentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu, nugget? O que queres?

      A continuação da Liga Vouchers com as marionetas Vítor Pereiras, Capelas e com presimentes que dizem "Para o Benfica os lugares na liga são mais importantes que os bons jogadores."?

      Eliminar
  11. Mestre,

    A caminho de um futebol transparente, finalmente!

    Um dúvida:
    - De que é que vão passar a viver paineleiros como o palhaço do Guilherme Aguiar, o Gordoberra ou o Gosma da Silva, que semana após semana, analisam ao ínfimo pormenor cada imagem e decisão dos árbitros nos programas da "especialidade"?

    Vai ser engraçado ver a alteração que esses programas vão sofrer e a falta de conteúdo polémico que vão passar a não ter...

    SL

    ResponderEliminar
  12. Parece que se confirma... Podem ver no RECORD!!!

    "PINTO DA COSTA AVANÇA QUE CARRILLO JÁ ASSINOU PELO... BENFICA"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vossa frustração chega-me...

      E cheira-me que a procissão ainda vai no adro!!!

      Eliminar
    2. frustração?.... lol

      foi o Pinto da Costa que disse isso, não foi nenhum órgão/membro do Sporting.....

      Querem é atingir-nos porque a verdade é que o Sporting incomoda muita gente.
      Continuem.

      Eliminar
    3. a "nossa frustração".... ahahahahahah!
      Só de imaginar os milhões que o orelhas vai enterrar no carrillo... ahahahah!
      plo menos o gordo marroquino vai ter companhia nas discotecas

      Eliminar
    4. "..plo menos o gordo marroquino vai ter companhia nas discotecas"
      muito bom!!

      Eliminar
  13. Quando depois há pessoas que negam agressões... o que adianta o vídeo árbitro?
    Quando depois há pessoas que fazem vines intitulados possível amarelo mas depois são doutrinada e já passam a considerar agressão aquilo que consideravam amarelo... O que pode o vídeo árbitro fazer?
    Hipócritas da verdade desportiva estes vascos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Note se que já em 2007 o Benfica defendia as tecnologias no futebol... Não foi preciso aparecer nenhum falso puritano.

      Eliminar
    2. lool sim sim "defendia".......

      para quê defender quando têm vouchers?
      para quê defender quando têm vítor pereiras?
      para quê defender quando parte dos membros dos conselhos fiscalizadores são benfiquistas?
      para quê?...

      não me venhas com essa conversa porque sabes tão bem como eu que o slmerda só vai lá com mantinhos e colinhos.

      Eliminar
  14. MdC, quem é o vídeo árbitro holandês? Um ex árbitro?

    Já estou a ver quando a medida for implementada em Portugal os vídeo árbitros nomeados: Duarte Gomes, Martins dos santos, Paraty, Bruno Paixão, o Capela se já estiver reformado...

    ResponderEliminar
  15. Sou completamente a favor da introdução de tecnologia no futebol! Embora seja muito reticente em relação ao video-árbitro, e sou reticente com provas! Todos nós já lemos o jornal OJogo e vimos aqueles 3 ex-árbitros analisar os lances. Se eles depois do jogo, com um monte de repetições, são capazes de dizer aquelas barbaridades...o Video-Árbitro não iria resolver nada!! Sou antes completamente a favor da introdução de tecnologia que não seja subjectiva! A tecnologia da linha de golo é um exemplo disso...não existe subjectividade!

    ResponderEliminar