quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A defesa da rotatividade

Como os programas de debate futebolístico não conseguem viver sem dedicar horas de tempo de antena a polémicas sobre o Sporting - da mesma forma que um toxicodependente precisa da sua dose diária -, alguns deles preferiram, ao longo desta semana, ignorar as polémicas de arbitragem e centrar a discussão na falta de ambição de Jorge Jesus na abordagem à eliminatória com o Bayer Leverkusen.

Acho extraordinário como há pessoas que falam no dano que esta opção de Jesus causa no prestígio europeu do Sporting quando, do outro lado da equação, está em causa a conquista de um campeonato que nos foge há treze épocas. Sempre ouvi dizer que um edifício se começa a construir pelos alicerces. No caso do Sporting, não há nada mais importante que voltar a ser campeão - não só pelo título em si, mas também por todas as portas que essa conquista abrirá: mais autoestima, mais envolvimento dos adeptos, ainda mais sócios, mais patrocinadores, acesso direto à Liga dos Campeões, mais dinheiro, condições para construir um plantel melhor na próxima época. E a partir daí, começarão efetivamente a existir condições financeiras e psicológicas para uma aposta mais forte em todas as frentes.

Acho muito bom sinal que tanta gente critique as poupanças decididas por Jorge Jesus, nomeadamente porque muitas dessas críticas vêm dos Diamantinos&Janelas que hoje em dia preenchem os debates televisivos. Estando o Benfica a espremer um plantel em que determinadas peças chave não têm qualquer descanso, seguramente que seria uma ajuda importante se o Sporting fosse obrigado a disputar jogos atrás de jogos na Liga Europa, de preferência contra adversários do nível do Bayer Leverkusen, e com muito poucos dias para preparar as jornadas seguintes do campeonato.

Para mim trata-se de uma questão muito simples (as percentagens que coloco de seguida não são para levar de forma rigorosa, é só para passar uma ideia):

1. Considerando o nível das equipas ainda a disputar a Liga Europa, diria que - de uma forma bastante otimista - o Sporting tem 5% de hipóteses de ganhar a Liga Europa, mesmo colocando sempre a melhor equipa em campo.

2. O Sporting tem neste momento 50% de hipóteses de ganhar o campeonato (neste caso não estou a incluir o fator de distorção gerado pelas interferências externas).

3. Se o Sporting apostar tudo na Liga Europa e se for avançando na competição, é normal que o desgaste acumulado complique os jogos do campeonato. Os 50% de hipóteses de ganhar o campeonato baixariam para, por exemplo, 40%.

Não vejo qualquer sentido em estarmos a reduzir voluntariamente as nossas hipóteses de ganhar o campeonato, para tentar fazer valer os 5% de hipóteses de vitória na Liga Europa. E, como tal, estou totalmente em desacordo com os jornalistas e comentadores que criticam Jorge Jesus pela rotatividade que tem implementado nesta competição.

Curiosamente, a melhor defesa desta minha posição até veio de um jornalista que critica as opções do treinador do Sporting. André Pipa (um jornalista que gosto de ouvir), ao abordar o tema na última 4ª feira, contrapôs as cautelas de Jesus à coragem de Paulo Fonseca:


De facto o Braga tem tido um calendário tão ou mais sobrecarregado que o Sporting. De facto, Paulo Fonseca não se tem queixado da quantidade de jogos que tem para disputar. Mas a verdade é que Paulo Fonseca não rodou a equipa contra o Sion... e não ganhou em casa ao Guimarães. Ou seja, precisamente aquilo que Jesus quer evitar na próxima segunda-feira e em todas as jornadas do campeonato que se seguirão.

Isto para não falar no facto de o Braga dificilmente sair do 4º lugar que ocupa atualmente, a 9 pontos do Porto e com 9 pontos de avanço sobre o Arouca. Ou seja, neste momento o campeonato será a última prioridade de Paulo Fonseca, considerando que também está nas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga.

É, portanto, uma comparação infeliz. Como seria infeliz ou incompleta uma comparação com o Benfica, o Porto, ou qualquer outra equipa, porque não existe em Portugal um clube que precise mais deste campeonato que o Sporting, por toda a ordem de motivos. Espero por isso que Jorge Jesus opte mais uma vez por rodar a equipa esta tarde.

63 comentários :

  1. Obviamente, concordo Mestre.

    Se o Sporting estivesse na posição do Braga, como já estave diversas vezes no passado recente, afastado do título e apenas com foco nas taças, a aposta teria de ser total.

    Na véspera de 2 jogos cruciais para definir o campeão, ou pelo menos para tentar garantir a manutenção da liderança isolada, o Sporting deve obrigatoriamente rodar o plantel e proteger os jogadores do cansaço que esta absurda Liga Europa inflige às equipas.
    E o absurdo vem precisamente do facto de ter uma eliminatória a mais que a Champions, em altura decisiva da época e que obriga a jogar estes jogos semana sim, semana sim.

    Mais uma vez, gosto muito de noites europeias, mas o passado recente com este mesmo Jesus mas também com Marco Silva, que o plantel é curto e, mais cedo do que tarde, as marcas aparecem no físico dos jogadores em menor forma.

    Se passarmos, será uma grande surpresa e uma grande alegria, mas também será factor de preocupação para as contas do título.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais José. Será impossível saírmos 100% satisfeito do jogo de logo, independentemente do resultado.

      Eliminar
  2. Bom dia mestre.
    Só referir que nem é só acesso directo à Liga dos Campeões, é acesso directo ao primeiro pote.

    Mas fica a tal sensação agridoce, hoje não quero os melhores mas gostava de ganhar, de preferência com um hat trick do teo, um golo do barcos e outro do tobias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é impossível não querer ganhar... é mesmo um sentimento contraditório.

      Eliminar
  3. O jogo que interessa ganhar, joga-se 2a feira.

    ResponderEliminar
  4. Ora, a maior parte das críticas parte dos rivais. Gente que, como é óbvio, tem os interesses do Sporting na mente, quando as faz.

    Depois há as críticas por causa do ranking. Para os rivais, é uma vergonha que o Sporting não contribua para o ranking europeu português.

    Os mesmos rivais que se fossemos a aguardar pela escola de formação para integrar atletas na selecção nacional, teríamos um ranking equivalente ao Burkina Faso.

    Mas alguém duvida que a conversa da rotatividade ou do ranking são conversa para boi dormir, do mesmo tipo das afirmações do "Sporting forte para bem do futebol nacional "?

    O que eles gostavam era de um Sporting em terceiro na liga. Um Sporting com um investimento que é uma fracção do deles. Com um dirigente que tem a ousadia de querer o melhor para o clube e o defender intransigentemente. Um treinador que está em linha com o presidente e já não sacode cobardemente a água do capote com a benevolência de boa imprensa.

    O Sporting e os seis adeptos estão sozinhos. Não podemos dar ouvidos ao discurso dos rivais. Eles não querem o melhor para o Sporting. E isto é para aquela minoria de adeptos leoninos que vão na cantiga deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Valdemar. Agora é o "faz falta ao futebol português um Sporting forte na Europa".

      Eliminar
  5. Bom dia MdC e demais sportinguistas.
    Interessante o seu tema sobre o qual penso, mais tarde, dar a minha opinião.
    Para já, gostaria que desse resposta, por favor, à questão que lhe coloquei no tema anterior pelas 21:35 e novamente lembrada já no dia de hoje, no mesmo tema.
    O meu obrigado.
    SL

    ResponderEliminar
  6. Ainda ontem ouvi dizer que o braga esta em 4 competicoes ainda..bom no campeonato hao de estar ate a ultima jornada de certeza lol,na T.Portugal so passaram contra o SCP porque o arbitro roubou a descarada e ontem contra o Sion vimos mais uma ajuda dos senhores de apito.Aquilo nao e penalti em lado nenhum no mundo..enfim,enquanto uns teem ajudas "divinas" e estao no 4 lugar,outros teem roubos escandalosos - CSKA,SCBraga- mas continuam em primeiro no campeonato apesar do colinho todo do SLBatota e do FC da fruta.
    SL

    ResponderEliminar
  7. Perante a lista de convocados, eis o 11 que acho que será titular:

    --------- Patricio
    Esgaio Naldo Tobias Jefferson
    ---- William Aquilani
    Gelson --- Mané ----- B.César
    --------- Téo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acho que o Jesus não vai poupar o Adrien nem o João Pereira. Mas era bom que desse descanso ao João Mário e ao Ruiz.

      Eliminar
  8. Claro que o Sporting aposta mais no campeonato comprensivel, mas depois nao se queixam que sao mais conhecidos por Sporting Lisbon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estrangeirada conhece o Benfica por Lisbon ou Portugal?

      Ou Oporto?

      A estrangeirada conhece o Sporting por ter dado Figo e Ronaldo ao mundo do futebol.

      O Benfica... Bem, é preciso é haver saúde.

      Eliminar
    2. ahah só falo mal com drampiões!

      Eliminar
    3. SLB-Sport LISBOA e Benfica, valdemar(quem dá esse nome a um filho e ainda por cima lagarto) o meu GLORIOSO tem no seu nome a nossa capital (embora nos últimos tempos o ruizinho e o seu dono tentem arranjar maneira de fazer uma guerra entre norte e sul, é simplesmente miserável usarem a tap para acicatarem os acéfalos daquela região do NOSSO PAÍS). Complexado do caralho ,vai lavar essa boca quando falas do MAIOR!

      Eliminar
    4. Valdemar é o nome de 4 reis da Dinamarca, dos mais poderosos do país, que negociaram com a Liga Hanseática. Um deles casou com uma princesa portuguesa.

      Quanto ao carnide, venfique ou lá o que é, eu estimo é que se foda.

      Como tu, de resto.

      Eliminar
  9. A verdade, verdadinha... é que desde que saiu o sorteio da UEFA que quer FCP quer SCP, tinham (em teoria) poucas oportunidades de seguir em frente.

    A verdade, verdadinha.... é que nesta época, há muitos, muitos bons candidatos a poder vencer a LE.

    ASSIM, pare-se lá com a treta da rotatividade, como desculpa esfarrapada.

    SIM, o SCP já foi eliminado da LC, da TL, da TP e agora da LE. Lógico, óbvio, branco é galinha o põe, que sobra apenas o Campeonato. E claro que seria, SERÁ o máximo poder vencer - ganhar - o Campeonato após 14 anos de seca, de fome, de travessia do deserto.

    Deixem assim por favor de lado a treta - desculpa esfarrapada - da 'rotatividade'. O Bayer Leverkursen e o Dortmund actualmente são - estão - melhores que o FCP e o SCP.

    O resto, o mais é conversa de Pipas para encher chouriças!!

    Sim, a esse tal de Pipa chamar-lhe de jornalista é um insulto à classe dos jornalistas.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A classe dos jornalistas, em Portugal pelo menos, é que é um insulto ao jornalismo.

      Eliminar
  10. Totalmente de acordo.

    É sempre comovente ver os nossos rivais tão preocupados com os nossos interesses, mais até que nós próprios. Acho que lhes devíamos dar ouvidos mais vezes.

    Godinho Lopes, volta! Estás perdoado.
    Bruno, rua! És um incendiário e só nos desprestigias!

    ResponderEliminar
  11. Estou completamente de acordo com o Mestre neste tema. É preciso no entanto distinguir entre as críticas vindas dos comentadores afetos aos nossos rivais, as quais não contam absolutamente para nada, e as críticas de adeptos do Sporting que não têm a inteligência suficiente para perceber que dar completa prioridade ao campeonato é a única opção sensata e racional a tomar neste momento. É óbvio que qualquer sportinguista que se preze quer ver o seu clube ganhar todos os jogos de todas as competições nas quais o clube participa mas há que ter noção da realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Jogo Falado, na TSF, o João Rosado veio com a mesma conversa. Nem lhe ocorreu pensar na importância que o campeonato tem para o Sporting. São poucos os que o fazem.

      Eliminar
  12. Primeiro vencer cá dentro para depois então sim o Sporting ter um plantel com condições de ser um real candidato ao título todas as épocas e ir o mais longe possivel na competições europeias que dão o dinheiro e o prestígio que tanto o clube como os jogadores necessitam.



    Sendo assim para logo a minha equipa é a seguinte :
    .....

    ResponderEliminar
  13. Quero que o SCP lute sempre pela vitoria independentemente do adversario! A nossa grandeza assim o exige. No entanto, ja assimilei, a custo, que temos que ganhar com regularidade ca no burgo e so ai teremos reais capacidades de ganhar la fora. Como tal estou a favor da rotatividade mas exijo empenho a quem logo entrar em campo. A nossa dignidade tem que estar sempre presente.
    SCP SEMPRE!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, Fernando. Podem não jogar os habituais titulares, mas exige-se empenhamento total daqueles que forem escolhidos. E acredito que isso irá acontecer.

      Eliminar
  14. Concordo com a abordagem que o MdC fez às probabilidades de ganhar a Liga Europa, logo é natural que as atenções se centrem no campeonato.
    Campeonato esse que sem as toneladas, o Aroucagate, os favorecimentos contra o Tondela, Nacional (entre outros) e o não castigo mais que merecido a um JIHADISTA que semeia à cotovelada o pânico e o terror no futebol nacional, já estaria mais que perdido.
    No entanto será curioso analisar o facto seguinte: se o MdC supõe que serão de 5% as hipóteses de ganhar a Liga Europa, serão talvez de 0.0001% as hipóteses de ganhar a Champions. Se chegarem a entrar para o próximo ano (algo que eu duvido), também vai haver rotatividade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "JIHADISTA que semeia à cotovelada o pânico"... gosto.

      Eliminar
    2. Não responda, amigo. É o que este galináceo quer!
      Sabemos lá nós se não é o Guerra... Pelo menos, um clone é!
      SL

      Eliminar
    3. É corajoso mencionar o Tonel, atleta de uma equipa que mais não é que uma equipa B do Benfica na primeira liga e que abrem as pernas para obter um impressionante score de 11-0 nos jogos desta época contra o clube-mãe. Ou Arouca, que creio que é a primeira vez que o Benfica defronta em Arouca, ao contrário de Sporting que nunca foi jogar no excelente relvado de Aveiro. Ou Tondela, Nacional, quando se observam que nem nesses jogos, o suposto favorecimento foi bem assim, mas mais se comparando com jogos como ainda o anterior do Benfica contra o Guimarães, onde foram aguentados à tona de água por esse profissional do apito e grande benfiquista chamado Jorge Ferreira.

      Depois é mencionado uma zona anatómica de um dos pontas de lança leoninos, que por acaso é muçulmano, embora isso, na minha opinião, seja irrelevante. Poderíamos ter tanto para dizer de outras zonas anatómicas semelhantes de atletas encarnados, muçulmanos, cristãos, protestantes, judeus, etc... Até nesse mesmo jogo, com vários atletas a fazerem semelhante ou pior ao que Slimani mostrou. Só que há uns amigos ali no CD da FPF que limpam sumariamente. Dolos sem intenção...

      E finalizo chamando a atenção de que se o Sporting tem 0,0001% de hipóteses de ganhar a liga dos Campeões, qual será então a probabilidade de ser o Benfica a ganhar? O excelente vice-presidente Rui Gomes da Silva, o homem que certo dia garantiu entre gargalhadas que Jorge Jesus no Sporting, "jamais", disse que o Benfica é bem capaz de o fazer. Se fizermos fé nas afirmações categóricas que produziu anteriormente noutros assuntos, ficamos com a certeza que essa é, quase, mais uma Maldição Guttman...

      Eliminar
    4. o rudolfodias masturba-se furiosamente na cave da casa da sua mãe enquanto responde a anúncios de emprego para vender herbalife em busca da fma e fortuna. já teve por duas vezes a caçadeira do pai na boca mas não teve coragem de accionar o gatilho. foi então que descobriu este blogue e todos os dias vem para aqui teclar (com os dedos ainda pegajosos), um dia o rudolfo vai deixar de ser um peso para a sociedade... # salvemorudolfo

      Eliminar
    5. E o Tiaguinho , que me parece andar mais depressa em marcha atrás do que em primeira, não perde um comentário meu.

      Eliminar
    6. Valdemar, a probabilidade do Benfica ganhar a LC não é grande, se bem que muito maior que o scp, mas pelo menos TENTAMOS e não envergonhamos os adeptos e uma nação.

      Eliminar
    7. A visibilidade e os prémios monetários da Champions justificam uma abordagem completamente diferente.

      Eliminar
    8. Envergonham o país, quando os comentadores ingleses ficam atonitos com lances em jogos sucessivos de colinho.

      A probabilidade do carnide ganhar a liga dos campeões é pouco maior da do Sporting esta época. E o Sporting não está na competição.

      Eliminar
  15. carlos janela, esse grande "sportinguista", muitíssimo preocupado com o prestígio internacional do Sporting... https://www.youtube.com/watch?v=fcyvwcinds0

    Mestre concordo com tudo... só não aceito é que os jogadores que entram na rotatividade não mostrem que pelo menos tentaram... porque sabemos que são capazes de muito mais... mas parece que não querem... a Albânia não me sai da cabeça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia isto, Aldo... mas não fico surpreendido.

      Eliminar
  16. Bom dia,
    concordo plenamente tirando o ponto que fundamental ,fundamental é o sporting assegurar um dos dois primeiros lugares.
    Quanto á liga europa ....rp,joao pereira,eweton,naldo,jefersson,william,adrien,mane,gelson,ruiz e slimani.
    Se por acaso ao intervalo estiver a correr mal é tirar ruiz,slimani e adrien.

    ResponderEliminar
  17. Falemos antes da actualidade, falemos das tais intimidações e coações, pressões físicas e psicológicas. É não é oh Rui Gosma da Selva..

    Leio nos jornais:

    "O valor pago pelo Benfica em Multas por MAU comportamento dos seus adeptos supera o de Sporting e FC Porto juntos.

    Até ao momento, e de acordo com os comunicados do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol o Benfica é o clube mais castigado em Multas por comportamento incorreto dos seus adeptos, superando a soma das punições aplicadas pelo mesmo motivo aos rivais Sporting e FC Porto. Contas feitas, e só por castigos derivados de ações dos adeptos, a SAD encarnada desembolsou quase cem mil euros desde que a época começou."

    Ou seja..

    Só nesta Época os adeptos do SLB fartaram-se de intimidar, de coagir, de ameaçar os árbitros (e até foram castigados em 100.00 Euros) e estes, os árbitros com medo, com receio, favorecem à descarada o SLB.. como se viu em Paços Ferreira.

    MAS, curioso, um grupo de amigos vai a um Restaurante rasca em Fafe e nem são sequer servidos, atendidos.. MAS eles, nas palavras ocas dos tais Pipas, é que são os que fazem coação e intimidação.

    São ou não são hipócritas estes Pipas?!

    Sabem que o SLB é castigado por MAU comportamento dos seus adeptos.
    Sabem que o SLB oferce 4 janatres por cabeça aos árbitros...

    Mas fazem passar a mensagem nos pasquins de que o FCP é que é o mau da fita.

    E no entanto, as claques do FCP (e do SCP) até estão legais. E nunca mataram ninguém, nunca puseram em estado de coma ninguém, nunca incendiaram autocarros, nunca foram presos e condenados com armas e droga na sua sede. Nunca lançaram petraos a crinaçs em madrid, nunca roubaram camisolas a miudos emc adeira de rossas em Londres..

    MAS os tais Pipas e Papagaios Gabrieis e que são os bons !!!!

    Pulhas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. São ou não são hipócritas estes Pipas?!

      Sabem que o SLB é castigado por MAU comportamento dos seus adeptos.
      Sabem que o SLB oferece 4 jantares por cabeça aos árbitros.. aos delegados, aos observadores.

      Mas fazem passar a mensagem nos pasquins de que o FCP é que é o mau da fita.

      E no entanto, as claques do FCP (e do SCP) até estão legais. E nunca mataram ninguém, nunca puseram em estado de coma ninguém, nunca incendiaram autocarros, nunca foram presos e condenados com armas e droga na sua sede. Nunca lançaram petardos a crianças em Madrid, nunca roubaram camisolas a miúdos em cadeira de rodas em Londres..

      MAS os tais Pipas e os Papagaios Gabrieis é que são os bons !!!!

      Pulhas.. crápulas.

      Eliminar
    3. Falemos antes da actualidade... Pronto lololol já me estou a rir o quid é um grande cómico
      !

      Eliminar
  18. Repito, caro MdC:
    Interessante o seu tema sobre o qual penso, mais tarde, dar a minha opinião.
    Para já, gostaria que desse resposta, por favor, à questão que lhe coloquei no tema anterior pelas 21:35 e novamente lembrada já no dia de hoje, no mesmo tema.
    O meu obrigado.
    SL

    ResponderEliminar
  19. Sendo que nem esse comentário faz sentido porque segundo sei o Braga fez efectivamente rotação nesses jogos, tendo passado contra uma equipa na Liga Europa bastante fraca e tendo encostado em casa com o Vitória pelo meio...o Braga não é exemplo para nada!

    Criticar a rotatividade é apenas hipocrisia porque quase todas as equipas do mundo a fazem e só no Sporting é que isso é questão...

    ResponderEliminar
  20. Deixem assim por favor de lado a treta - desculpa esfarrapada - da 'rotatividade'. O Bayer Leverkursen e o Dortmund actualmente são - estão - melhores que o FCP e o SCP.

    Todo o resto, tudo o mais é conversa de Pipas para encher chouriças!!

    Sim, a esse tal de Pipa chamar-lhe de jornalista é um insulto à classe dos jornalistas.

    Que interessa a rotatividade.. se depois vemos os Ferreiras, Almeidas, Esteves, Paixºoes, Xistras, Motas, Capelas desvirtuarem a verdade desportiva?!

    Veja-se o Ferreira.. foi a Paços a correr para ajudar o seu clube a somar 3 pontos mentirosos. E agora recusa-se a apitar.

    Mas, para apitar o seu amado clube, nunca se recusa.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, em 23 Jornadas o FCP foi ajudado em 3/4 jogos.

      Sim, em 23 jornadas o SCP foi ajudado, beneficiado em 8/9 jogos.

      Mas e o SLB, não foi ajudado, levado ao colo em 13/14 jogos?!

      E vêm para aqui falar em rotatividade?!

      Não ganhem em Guimarães, não e depois assistam felizes ao festejar do TRI na Praça do Marquês!!




      Eliminar
  21. O Mestre até usou um bom exemplo, a conclusão é que saiu um pouco ao lado.

    O Braga tem mostrado precisamente que é possível ter ambição e sucesso. Estão dentro dos objetivos para o campeonato e ainda estão na Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga.

    Empataram com o Guimarães? Até parece que, para a realidade do Braga, empatar esse jogo é algo estranho, nem para um grande é.

    E no Benfica, o JJ chegou ou não a duas finais? Precisou abdicar do resto para lá chegar? Não.

    Mas para mim o problema nem está tanto na rotatividade, está sim no discurso do treinador. Independentemente da rotação poderia incutir mais vontade e ambição nos que jogam, coisa que não acontece.

    Aliás, para mim o JJ está só a pensar nele, está a ser egoísta, o que ele pretende é ganhar o campeonato para depois marchar para outro clube, pois, verdade seja dita, ganhar este ano no SCP, contra dois rivais mais fortes, não seria para qualquer um.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o judas é egoísta e só pensa nele e na carteira: 2 milhões limpos se ganhar o campeonato. Que se lixe a liga Óropa, taça de portugal e taça da liga. Provavelmente para ele até foi uma benção sair da Liga dos Campeões, pois na LE há sempre a hipótese de desvalorizar a competição e rodar metade do plantel, envergonhado Portugal e causando o júbilo na Albânia.

      Eliminar
    2. 2 milhões de euros de prémio pela conquista do campeonato nacional 15/16? Estou a tentar a imaginar a angústia sportinguista por ter de desembolsar tamanha cifra mas, por algum motivo, não consigo...


      Eliminar
    3. "...o que ele pretende é ganhar o campeonato para depois marchar para outro clube..."

      Para esse vosso sonho se realizar alguém tem de deixar pelo menos 10M€ no SCP.

      Mas como não adorar estes zandingas e profetas da desgraça de carnide? É o "até maio", o JJ que vai embora... Só rir! Será influência do Zandinga-Mor?

      O tal do "Jesus no Sporting, ahahahaha..."
      https://www.youtube.com/watch?v=PzVim-LpCjM

      e do "só bato palmas a partir do 3-0..."
      https://www.youtube.com/watch?v=cCmktrjOyP0

      ou do "o Venfique conseguiu 40M/ano os outros nem 20 vão conseguir"
      https://www.youtube.com/watch?v=YUwfkNIPMcY

      Obrigado nuggets, nunca deixem essa bazófia e as profecias invertidas! Vamos todos rir?

      https://www.youtube.com/watch?v=FwbESSrtWYo

      Eliminar
    4. JF, o panorama do SCP é totalmente diferente do Braga.

      O Braga está o seu objectivo assegurado no campeonato (4º lugar), está a 9 pontos do 5º classificado (arouca) que são equipas que perdem muitos mais pontos do que os "rivais" do SCP, por isso pode muito bem privilegiar as outras competições.

      Se o Braga estivesse em 2º lugar com 3 pontos de avanço sobre 3º classificado, podes ter a certeza que não hipotecaria uma eventual presença na champions jogando com titulares na Liga Europa.

      Relativamente ao JJ, nem sequer entendo o que queres dizer com o facto dele só estar a pensar nele. O sucesso do SCP é o sucesso do JJ, o mesmo vale para o Rui Vitoria. Pela tua ordem de ideias, se o SCP pode ganhar as duas competições no mesmo ano, porque é que não é egoísta tentando ganhar as duas competições?

      Se o JJ ganhasse liga Europa e campeonato no mesmo ano seria considerado um Deus e ia embora para outro clube. Na tua opinião porque é que ele não opta por este "egoísmo"? A resposta é simples, porque sabe que ia acabar por ganhar 0 títulos este ano. Para o SCP interessa, o que o JJ achar interessante para ele próprio, como é óbvio.

      Eliminar
    5. Sar muito obrigado por essas lembranças.. não resisti e tive de as rever e escusado será dizer que valem sempre umas boas gargalhadas..todos ao mesmo tempo hhahahahahah

      Eliminar
    6. - sar -

      "Para esse vosso sonho se realizar alguém tem de deixar pelo menos 10M€ no SCP."

      Parece-me que existe uma clausula que permite o JJ sair quando e para onde quiser sem necessitar de indemnizar o SCP. Só assim o Jesus aceitou ir para o Sporting. E acho que esta clausula diz tudo acerca da sua intenção.


      - Francisco Lima -

      Não sou da opinião que disputar mais uma prova para além do campeonato, neste caso a Liga Europa, venha a comprometer qualquer uma das provas.

      Se o Braga estivesse em 2º lugar, provavelmente também teria uma melhor equipa, logo, porque não iria disputar ambas as provas com a mesma ambição?

      Alias, em 2010/2011, foi um campeonato bastante disputado pelos lugares europeus e isso não impediu o Braga de alcançar o seu objetivo no campeonato e ainda chegar á final da Liga Europa.

      Quanto ao JJ, como disse anteriormente, nem é tanto pela rotatividade, pois é normal que haja sempre alguma, o problema para mim está mesmo no discurso. Um discurso que não fica nada bem a um treinador de um clube grande.

      E sim, acho que está a ser egoísta, pois abdicou de tudo o resto apenas para disputar o campeonato, pois sente que ganhando logo no primeiro ano, contra dois grandes rivais, após o bi campeonato do Benfica, irá muito provavelmente ter a oportunidade de ir para um grande clube europeu, com outra capacidade financeira e poder assim tentar cumprir o seu sonho: vencer a Champions.

      E como tem medo que alguma coisa falhe, opta pelo caminho mais fácil, desistir de todas as provas e apostar tudo na Liga, mesmo, talvez, não sendo esse o melhor caminho para o SCP.

      Cumprimentos a ambos

      Eliminar
    7. "parece-me que existe uma clausula"

      Há lá cláusulas...

      Mas nem sabem bem. Mas debitam verbo na mesma.

      Havia cláusulas de renegociação do acordo televisivo. O orelhas vertente tinha acautelado isso.

      Mas afinal havia era os tomates.

      Eliminar
    8. "parece-me que existe uma clausula"

      Há lá cláusulas...

      Mas nem sabem bem. Mas debitam verbo na mesma.

      Havia cláusulas de renegociação do acordo televisivo. O orelhas vertente tinha acautelado isso.

      Mas afinal havia era os tomates.

      Eliminar
    9. Pelo menos clausula de rescisão não terá.

      Eliminar
    10. JF, não inventes. Não ter cláusula de rescisão não é igual a ir embora amanhã sem mais obrigações. Como bem deves saber...

      JJ não tem cláusula de rescisão pelo que apenas terá de indemnizar o SCP no montante dos salários a auferir até final de contrato.

      Se o teu sonho se cumprir no fim desta época são 10M€ e 10 cêntimos para o SCP.

      Eliminar
  22. Excelente post, que descreve exemplarmente o que está em causa.

    Na situação actual do SCP, colocar em campo a melhor equipa contra o Leverkusen era uma estupidez monumental. Era meio caminho andado para não ganharmos nada esta época.

    Mesmo com a melhor equipa seria muito provável que fossemos igualmente eliminados pelo Leverkusen. Se passássemos, a seguir apanharíamos outras equipas de valor semelhante.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar