quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A defesa da rotatividade

Como os programas de debate futebolístico não conseguem viver sem dedicar horas de tempo de antena a polémicas sobre o Sporting - da mesma forma que um toxicodependente precisa da sua dose diária -, alguns deles preferiram, ao longo desta semana, ignorar as polémicas de arbitragem e centrar a discussão na falta de ambição de Jorge Jesus na abordagem à eliminatória com o Bayer Leverkusen.

Acho extraordinário como há pessoas que falam no dano que esta opção de Jesus causa no prestígio europeu do Sporting quando, do outro lado da equação, está em causa a conquista de um campeonato que nos foge há treze épocas. Sempre ouvi dizer que um edifício se começa a construir pelos alicerces. No caso do Sporting, não há nada mais importante que voltar a ser campeão - não só pelo título em si, mas também por todas as portas que essa conquista abrirá: mais autoestima, mais envolvimento dos adeptos, ainda mais sócios, mais patrocinadores, acesso direto à Liga dos Campeões, mais dinheiro, condições para construir um plantel melhor na próxima época. E a partir daí, começarão efetivamente a existir condições financeiras e psicológicas para uma aposta mais forte em todas as frentes.

Acho muito bom sinal que tanta gente critique as poupanças decididas por Jorge Jesus, nomeadamente porque muitas dessas críticas vêm dos Diamantinos&Janelas que hoje em dia preenchem os debates televisivos. Estando o Benfica a espremer um plantel em que determinadas peças chave não têm qualquer descanso, seguramente que seria uma ajuda importante se o Sporting fosse obrigado a disputar jogos atrás de jogos na Liga Europa, de preferência contra adversários do nível do Bayer Leverkusen, e com muito poucos dias para preparar as jornadas seguintes do campeonato.

Para mim trata-se de uma questão muito simples (as percentagens que coloco de seguida não são para levar de forma rigorosa, é só para passar uma ideia):

1. Considerando o nível das equipas ainda a disputar a Liga Europa, diria que - de uma forma bastante otimista - o Sporting tem 5% de hipóteses de ganhar a Liga Europa, mesmo colocando sempre a melhor equipa em campo.

2. O Sporting tem neste momento 50% de hipóteses de ganhar o campeonato (neste caso não estou a incluir o fator de distorção gerado pelas interferências externas).

3. Se o Sporting apostar tudo na Liga Europa e se for avançando na competição, é normal que o desgaste acumulado complique os jogos do campeonato. Os 50% de hipóteses de ganhar o campeonato baixariam para, por exemplo, 40%.

Não vejo qualquer sentido em estarmos a reduzir voluntariamente as nossas hipóteses de ganhar o campeonato, para tentar fazer valer os 5% de hipóteses de vitória na Liga Europa. E, como tal, estou totalmente em desacordo com os jornalistas e comentadores que criticam Jorge Jesus pela rotatividade que tem implementado nesta competição.

Curiosamente, a melhor defesa desta minha posição até veio de um jornalista que critica as opções do treinador do Sporting. André Pipa (um jornalista que gosto de ouvir), ao abordar o tema na última 4ª feira, contrapôs as cautelas de Jesus à coragem de Paulo Fonseca:


De facto o Braga tem tido um calendário tão ou mais sobrecarregado que o Sporting. De facto, Paulo Fonseca não se tem queixado da quantidade de jogos que tem para disputar. Mas a verdade é que Paulo Fonseca não rodou a equipa contra o Sion... e não ganhou em casa ao Guimarães. Ou seja, precisamente aquilo que Jesus quer evitar na próxima segunda-feira e em todas as jornadas do campeonato que se seguirão.

Isto para não falar no facto de o Braga dificilmente sair do 4º lugar que ocupa atualmente, a 9 pontos do Porto e com 9 pontos de avanço sobre o Arouca. Ou seja, neste momento o campeonato será a última prioridade de Paulo Fonseca, considerando que também está nas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga.

É, portanto, uma comparação infeliz. Como seria infeliz ou incompleta uma comparação com o Benfica, o Porto, ou qualquer outra equipa, porque não existe em Portugal um clube que precise mais deste campeonato que o Sporting, por toda a ordem de motivos. Espero por isso que Jorge Jesus opte mais uma vez por rodar a equipa esta tarde.