quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Análise ao pressing do Bayer Leverkusen

Da autoria do Première Touche, o mesmo blogue que fez a análise ao Sporting de Jorge Jesus. Inclui um vídeo que dispensa grandes conhecimentos de francês.

Ler aqui: LINK.

57 comentários :

  1. Muito parecido ao que fizemos contra o benfica, mas eles, pela disposição que usam em campo, nem o lateral do lado oposto à bola deixam livre! No curto video dá para ver que o lateral direito deles foi o ponto mais fraco será um ponto que temos de explorar! Vai ser um jogo muito interessante amanhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava qual seria a melhor opção para essa ala, sem duvida que o Gelson pela sua rapidez seria uma boa escolha, com o apoio do Bryan Ruiz ao centro será óptimo para rápidas tabelas para conseguirmos chegar à linha de fundo.

      Eliminar
    2. Concordo. Temos que aproveitar a pressão para tentar fazer passes para as costas da defesa. Será importante haver gente com poder de aceleração para explorar o adiantamento da defesa deles.

      Eliminar
  2. Há depois por aí um blog que fica com os louros enfim. Eles fazem realmente grande pressão é por isso que devemos ter jogadores tecnicamente evoluídos em todas as posições para poder sair dela como faz o Barcelona ou a nossa equipa de futsal, anteriormente já tivemos grandes centrais numa história recente destaco André Cruz exímio nos passes longos e actualmente temos Coates que uma das principais características é precisamente o seu passe longo e que poderá ser importante e depois temos o jovem Semedo que tem todas as condições técnicas para fazer o mesmo assim seja orientado e trabalhado. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Gonçalo, o Coates promete, nesse sentido. Que blogue é esse que fica com os louros?

      Eliminar
    2. Lateral esquerdo? Se for desse que estás a falar, posso garantir que não...

      Gosto muito de lá andar e aprendi muito com os tipos que pode lá escrevem.

      Gonçalo Mano

      Eliminar
    3. Gonçalo Lopes,

      O central mais evoluído, principalmente na saída de bola, é o Rúben.

      Esse puto, se ouvir o mestre Chiclas e estiver com a cabeça no lugar, será um grande central.

      Gonçalo Mano

      Eliminar
    4. Também gosto de ler o Lateral Esquerdo. Não concordo com o endeusamento da decisão sobre todos as restantes características de um jogador, mas aprende-se bastante, sim.

      Eliminar
  3. sem o chicarito vão meter mais um gajo no meio campo... vai ser uma luta tremenda pela bola.

    ResponderEliminar
  4. E que jeito dava que o Patrício fosse bom com os pés. Basta ver o vídeo e ver a importância do Neuer. Vai ser um jogo muito difícil para o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o mestre, tenho pena que continue a ser um guarda redes muito agarrado à baliza, tenho a certeza que o Jota deve falar muito com ela sobre isso.

      Mais do que os pés (um chutão não é bonito mas resolve), é mesmo o não jogar mais subido.

      Se sim fosse, não teria sido expulso contra o Tondela, por exemplo...

      Gonçalo Mano

      Eliminar
    2. É estranho, num jogador que começou a carreira a jogador de campo, a avançado.

      Eliminar
  5. isto são 11 contra 11. Ultrapassada a pressão vai haver espaço para jogar. Tem a palavra Jorge Jesus. Como ultrapassar a forte pressão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atrair e depois jogar longo?

      É que o Bayer, na saída de bola do adversário, pressiona com 7 no meio campo adversário.

      Não vai ser nada fácil.

      Gonçalo Mano

      Eliminar
    2. Vai ser um jogo onde o nosso muro (WC, AS e JM) consoante o desempenho e combatividade terão uma preponderância de fulcro

      Capacidade de sofrimento tenderá a desenhar a ocorrência de jogo, onde quem mantiver os equilibrios entre sectores na transposição marca o ritmo adversário

      Normal as equipas com maior capacidade técnica supera através da imprevisibilidade o oponente

      E esse pode ser o factor favorável

      Eliminar
  6. Jogar longo tem de ser sempre a 2a opção. Vai passar muito pelo jogo entre linhas do Ruiz. A bola entrando no espaço central no Ruiz pode criar problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto.
      Parece-me que o Guardiola se equivocou com aquele tridente de apoio ao PL. Nenhum dos 3 tem rotinas de 2o avançado (o Douglas Costa é claramente extremo). A entrada do Muller deve ter ajudado muito, especialmente a arrastar um dos centrais à linha do meio campo. É aqui que Ruiz pode encontrar muito espaço, e Slimani é muito rápido. Se aproveitar as desmarcações do Ruiz, podemos fazer mossa. Vamos ver como se apresentam amanhã.

      Eliminar
  7. Penso que a melhor forma na construção de jogo é termos dois estremos bem abertos na fente de ataque e Slimani a puxar bem os centrais para o meio campo deles. William e Adrien terão de baixar muito no terreno e é aí que o Sporting ganha grande vantagem explorando o espaço entre as linhas do meio campo e defesa deles baixando o Byan de modo a receber passes verticais e ao receber como recebe é meio caminho andado para criar um lance de perigo. O fulcral vai ser Adrien e William a baixarem bem no terreno de modo a criar espaço nas costas de Kramer e Kampl e Bryan vai ter um papel muito importante apesar do mais provável é o Jesus inventar e pôr o Teo dando mais do que hipóteses aos médios deles recuperarem as suas posições.
    P.S. É o meu primeiro comentário aqui no blogue, sigo-o à relativamente pouco tempo e gostava de dar os parabéns a todos os colaboradores pelo trabalho desenvolvido apesar de não concordar em alguns aspectos como na linguagem utilizada por alguns users nos comentários para além de por vezes não acrescentarem nada à discussão.
    Pinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão e peço já desculpa, mas alguém tem que varrer o restolho ... vai-se fazendo a coisa à vez ...

      Eliminar
    2. Também me parece que fará sentido jogar com extremos para aproveitar o espaço nas costas da defesa. Não estou a ver o Jesus a abdicar do Adrien, JM e Ruiz. Provavelmente teremos apenas o Gelson com essas características. E também tenho a sensação que o Jesus vai pôr o Teo no lugar do Slimani.

      Eliminar
    3. Caro José Miguel Mota Pinho

      Percebo o seu ponto de vista mas se visse a quantidade de pessoas que aqui vem falar mal e ofender...

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Adoro estes teóricos do futebol, estes treinadores de bancada, estes experts, mestres catedráticos da táctica de pacotilha que tudo sabem.

      :-)

      Já parece na segunda-feira a Capa do Record a falar sobre o jogo de terça do Carnide.

      http://www.record.xl.pt/capas/detalhe/segunda-feira-15-de-fevereiro-de-2016.html

      Rui Vitória testa surpresa - diziam os Editores do Record na segunda-feira. MAS, então, se era surpresa deixava de o ser, ao fazerem a Manchete na Capa.

      :-)

      Cómicos..

      Por falar em Carnide, ontem o narrador da RTP quando entrou o golo, gritou tanto de alegria que até parecia que tinham sido Campeões Europeus ao fim de 55 anos de jejum, abstinência, sem saber o que é vencer um Troféu Internacional.

      Eliminar
    2. Estes tais libelinhas e ervilhas de cheiro da Com.Social alface-papoila-ginjinha não se enxergam. Hellooo.. Daaaaaa

      Alguém desses tais libelinhas explique PORQUE em 22 Jornadas em Portugal o clube dos vouchers com 4 jantares por cabeça, ainda não teve nenhuma expulsão?!

      E PORQUE estão há 30 Jornadas sem ter nenhum penalty contra?!

      Ninguém acha estranho?! ninguém indaga, ninguém pergunta porquê?!

      E para Paços, vai o Ferreira, pode ser o Ferreira, serve o Ferreira serve!!

      E ninguém diz nada.. todos batem palmas porque vão ter o famoso Rui Costa no AlvaLidl!!!

      Eliminar
    3. Não li, mas, se continuares a insistir, talvez um dia eu leia.

      Eliminar
    4. José Pinho

      Não li nada do que o cachorrinho estimação escreveu,
      Mas se tiveres paciência responde aí ao

      Cão Peão

      Eliminar
    5. Ó José Miguel Mota Pinho, não leias isto!! Quid, vai para a real puta que te pariu. Já te disse anteriormente que a puta da tua mãe preferia ter parido um pónei a ter que aturar as tuas merdas. Vai lá esgalhar mais uma e não te esqueças do decímetro.

      Eliminar
    6. 'estes teóricos do futebol, estes treinadores de bancada, estes experts, mestres catedráticos da táctica de pacotilha' - tipo, pessoal que gosta de efetivamente comentar o jogo pelo qual tu és supostamente apaixonado, por oposição às jogadas de bastidores que dão emprego a um miserável como tu?

      Eliminar
    7. O Quid apenas pretende abrir os olhos ao povo Com evidencia no seu estado mais cristalino.

      Com árbitros isentos era matematicamente impossível ganhar ao clube que conta nas suas fileiras com Vincent Aboubakar, André André, Martins Indi, Casillas, Rúben Neves e, nunca nos poderíamos esquecer dele, Moussa Marega.

      Plantel de luxo e para quem disser o contrário só tenho a dizer uma coisa, no banco estão Suk Hyun-jun e Silvestre Varela...

      Eliminar
  9. Sugiro aos sportinguistas uma ida à Tasca do Cherba.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo jmfigueiredo, com todo o respeito: Porra!

      O meu amigo colocou em sentido um dos lampiões que por aqui passam no post anterior. Deu-lhe ali umas gramas de educação, às quais, diga-se, ele respondeu bastante positivamente.

      Vocês querem ver que o meu amigo encontrou a chave para lidar com alguns interlocutores rivais com os quais já não sabíamos o que fazer e já pouco mais respondíamos com insulto à bujarda desonesta e insultuosa que cá vinham depositar diariamente?

      Um bem-haja, caríssimo jmfigueiredo. E um forte abraço.

      Eliminar
  10. Sugiro aos sportinguistas uma ida à Tasca do Cherba.
    SL

    ResponderEliminar
  11. Excelente link Mestre.

    Não dá para este pessoal (AT Pimenta, Del Piero, José Pinto, Bio, Ulisses Soares) vir aqui ao blog comentar futebol mais vezes?

    Eu agradecia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de comentar mais vezes, mas implicava ter que comentar os assalariados do João Gabriel e do Antero Henrique...

      Mas gosto muito de futebol, daquele jogado, com bola, balizas e coiso :)

      E em Portugal há quem escreva bem sobre futebol.

      Independentemente dos resultados no fim, é clara a diferença entre o colectivo do Sporting e dos restantes dois grandes.

      Vitória é um treinador banal e Peseiro é muito bom, mas tem 3 semanas de trabalho e herdou um plantel mal construído e pessimamente reforçado.

      Eliminar
    2. Falar-se menos do Benfica também ajudava. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Quanto ao jogo de amanhã, sou, por natureza, contra alterações ao modelo de novo.

    O Jota criou um modelo que permite chegar com qualidade à zona de criação e aí já não há muito a fazer, ou tens qualidade individual ou não tens.

    Pinho, se desceres o Adrien e o William na saída de bola o Bayer vai dar-nos 5 ou 6.

    Acho que o Jota tem que fazer uma mudança, Bruno César sai e entra gelson, porque quebrada a primeira linha de pressão o Bayer é muito vulnerável e os princípios de contenção do schmidt são fracos.

    No entanto, o difícil será quebrar a tal primeira linha de pressão.

    Fico mais contente por não jogar o Bender que o Chicharito.

    Gonçalo Mano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que queria dizer com o Adrien e o William a descerem na saída de bola não era de modo a estes dois começassem a construir o nosso jogo mas sim a atrair os médios deles de modo a criar espaço nas costas. A bola terá de entrar rapidamente em Bryan ou João Mário, caso jogue numa das alas deverá fletir para o centro do terreno numa primeira fase apesar de achar favorável jogarmos com dois extremos bem abertos através de passes verticais dos nossos centrais ou se necessário baixar o William para jogar como trinco (baixar para entre os centrais na primeira fase de construção) de modo a ser ele a viabilizar os passes que os centrais sentirão mais dificuldades. É importante também Slimani segurar os centrais.
      Pinho

      Eliminar
    2. Viva José,

      Isso já é intrínseco ao modelo do Jota, os centrais abrem para o William descer.

      Fundamental é colocar qualidade em campo, principalmente no meio.

      Ruiz tem sempre que jogar no meio, aquela capacidade de definição é tudo para mim.

      Se o Jota what fazer algumas poupanças, prefiro que poupe o João Mário é coloque o Matheus, que poupe o Slimani e coloque o Mané,provavelmente o nosso avançado com melhor capacidade de definir em zona de finalização (é polémico, mas é o que acho).

      Gonçalo Mano

      Eliminar
  13. O Jesus sabe como ganhar ao Leverkusen (2V 1E 1D, nas ultimas duas eliminatórias), apesar de "hoje" o futebol deles ser diferente acho que o SCP, a jogar forte, determinado, com a confiança que tem tido este ano, pode bem fazer um bom resultado.

    Tudo depende da vontade do treinador e da equipa, ou se dedicam a 100% ou então não têm hipóteses na eliminatória. Mas pelo que ouvi do JJ na conferencia de imprensa também não acho que esteja nos planos dele apostar na fase final desta competição.

    Desejo toda a sorte ao SCP, pois os pontos para o ranking da UEFA são importantes, apesar de achar que, infelizmente, dado a pouca importância que o Jesus está a dar a esta competição, o Sporting não irá muito longe.

    Mas oxalá esteja enganado, até porque queria ver o SCP a dar tudo em campo para depois, quiçá, comprometer no campeonato. heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JF, os meus parabéns por um comentário sério. Nao escondes que queres que o Sporting se dê mal no campeonato (mal seria se outra coisa dissesses), mas fazes um comentário bem estruturado, discutivel, mas sinceramente muito bem vindo de um adversário.
      Tentas por uma ideia, a tua, que nao é ofensiva nem tenta desconversar.

      Eliminar
    2. JF, os meus parabéns por um comentário sério. Nao escondes que queres que o Sporting se dê mal no campeonato (mal seria se outra coisa dissesses), mas fazes um comentário bem estruturado, discutivel, mas sinceramente muito bem vindo de um adversário.
      Tentas por uma ideia, a tua, que nao é ofensiva nem tenta desconversar.

      Eliminar
  14. Giro ver os comentários,

    Uma equipa que pressiona alto tem por definição de ser uma equipa. Não há grande hipótese se houver distracções, principalmente contra grandes equipas. Mais do que uma luta pela bola, há uma luta pelo espaço e pelas opções de passe. O Sporting tem boas hipóteses contra este sistema, porque abre algum espaço para os médios. Pode parecer paradoxal, mas, ao se conseguirem arranjar linhas de passe curtas, os espaços entrelinhas aparecem. Aqui o fundamental é uma ocupação de espaços bem feita e uma certeza de passe alto.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo,

      Aliás, tens um bom exemplo no Sporting Porto que ganhámos por 2-0.

      O Porto muito subido, mas a pressionar muito mal, com duas tabelas e os cavalos de corrida do Sporting já estavam em vantagem numérica de frente para o jogo.

      Gonçalo Mano

      Eliminar
  15. Off topic:
    Vejam bem, como em pouco menos de um mês, mudou o discurso e a curvatura da coluna do presidente do Paços de Ferreira.
    - Antes do jogo com o Sporting (1º classificado) (21/01/2016):
    Rui Seabra: «Não somos nenhuns cordeirinhos»
    Avalia "pressões constantes" do Sporting sobre arbitragem
    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/p--ferreira/detalhe/rui-seabra-nao-somos-nenhuns-cordeirinhos.html

    - Antes do jogo com as papoilas saltitantes (2º classificado) (17/02/2016):
    Rui Seabra: «Benfica? Temos limitações mas já sabíamos e são as regras do jogo»
    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/p--ferreira/detalhe/rui-seabra-benfica-temos-limitacoes-mas-ja-sabiamos-e-sao-as-regras-do-jogo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu acho que os amarelos vão dar o litro mas se não derem também estarei cá pra fazer o «relátorio e contas»

      Eliminar
    2. O Paços ganhou ao Benfica no ano passado, mesmo com o Bruno Paixão a fazer das suas... :)

      Eliminar
  16. Mestre, esta análise faz-me lembrar o que se faz no jornalismo desportivo em Portugal. Muito parecido.

    ResponderEliminar
  17. Mestre, esta análise faz-me lembrar o que se faz no jornalismo desportivo em Portugal. Muito parecido.

    ResponderEliminar
  18. Amanhã é para ganhar e se possível golear! Certo?
    Não é todos os anos que o scp chega aos longínquos 1/16 avos de final na Europa!!!!
    (fazem parte dos melhores 32 clubes da 2ª divisão Europeia! Não é para todos!

    Até Maio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está Ser"até maio"Gay, o humilde.

      Ganhou 1-0 ao 6° classificado da poderosa liga russa que já não fazia um jogo há 2 meses e eis que o balão de bazófia está novamente cheio.

      Nunca mudem nuggets!

      Eliminar