quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O dilema da Liga Europa

O Sporting regressa mais logo aos desafios europeus e, como tem sido costume esta época, a doutrina dividir-se-á sobre o nível de aposta que deve ser feito pela equipa técnica. É para disputar como se de uma final se tratasse, colocando a carne toda no assador e jogado com o máximo de intensidade? Será mais sensato fazer algum tipo de rotatividade, procurando gerir de forma equilibrada as partidas em função da sua dificuldade, mas também da sua importância para os objetivos da época do Sporting? Ou, no limite, rodar jogadores de uma forma radical de modo a não desgastar os habituais titulares que, na próxima segunda-feira, terão a importantíssima missão de vencer o Boavista?

Creio que todos os sportinguistas têm consciência de que o Bayer Leverkusen é um adversário complicadíssimo, com um estilo de jogo que provocará um desgaste imenso aos jogadores escolhidos por Jorge Jesus.

Há portanto, três fatores a considerar na abordagem ao jogo de logo: de um lado a ambição de querer fazer uma boa campanha europeia, do outro o objetivo campeonato e, pelo meio, o prestígio internacional do clube.

A minha opinião sobre este tema não mudou: vejo a Liga Europa como um empecilho para aquilo que é realmente importante: segurar o 1º lugar no campeonato e chegar a maio como campeão. Não estamos a falar apenas de um jogo. Temos o de hoje, temos o da próxima semana e, se nos formos apurando, ainda mais 6 jogos de intensidade máxima que se irão interpor entre jornadas do campeonato. Isto, contra potenciais adversários como o Tottenham, Fiorentina, Manchester United, Dortmund, Porto, Sevilha, Napoles, Liverpool, Braga, Marselha, Valência, Shakthar ou Shalke 04.


Se tivessemos 9 pontos de avanço sobre o segundo classificado, se calhar valeria a pena apostar tudo nestes jogos. Mas num campeonato que tem todas as dificuldades que são conhecidas e que será disputado até ao fim, não tenho dúvidas que a questão física terá um papel fundamental na definição do futuro campeão.

Sei que o prestígio do clube também está em causa. Como tal, é impossível abordarmos este jogo como o de má memória na Albânia, com uma revolução total no onze, sob pena de sofrermos uma derrota humilhante. Mas espero pelo menos que Jorge Jesus poupe alguns dos habituais titulares em função do desgaste físico que possam revelar na segunda-feira. Não troco uma vitória contra o Boavista por uma vitória contra o Leverkusen.

Independentemente desta minha visão sobre a importância (ou falta dela) desta eliminatória, lá estarei logo no estádio a torcer pela nossa equipa. Racionalmente não faço qualquer questão que o Sporting seja apurado, mas é-me impossível desejar outro resultado que não seja a vitória.

P.S.: Em relação aos pontos para a UEFA, é uma questão menor. O campeão português será sempre uma equipa de Pote 1 na próxima edição da Liga dos Campeões, independentemente do ranking do clube.

52 comentários :

  1. Subscrevo.
    Não rodaria todos os jogadores, mas alguns. Descansava o Adrien por exemplo :)

    E já agora também era bom saber como vamos fazer com o Adrien e Slimani para o campeonato. Confesso que preferia que não jogassem contra o Guimarães apesar de valer os mesmo pontos que o Benfica. De qualquer forma o Benfica tem mais qualidade que o Guimarães e mesmo sem estes 2 temos obrigação de vencer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou apologista de jogarem sempre em todos os jogos, seja contra Tondela ou Benfica, pois ambos os jogos valem 3 pontos.

      E temos sempre a forte possibilidade de Adrien e Slimani não apanharem nenhum cartão amarelo frente a Boavista e Guimarães, podendo assim estar disponíveis frente aos lampiões.

      Por mim, jogam sempre pois como já vimos, não há jogos nem adversários fáceis neste campeonato.

      SL

      Eliminar
  2. Sim, Mestre 'se nos formos apurando'...

    :-)

    Vocês vão-se apurar mas é no dia de 30 Fevereiro..

    :-)

    Tal e qual o FCP, que hoje vai levar poucas do tal clube alemão que é pior que o Só Lisboa e Carnide no dizer do tal Papagaio verde de bico encarnado.

    Não se iludam, o FCP e o SCP tiveram azar no sorteio e ainda por cima, estão mais interessados no Campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Que era bom ganhar era, mas tenho pouca fé, esperança. OU então se nos jogos da UEFA, por ex., fosse possível ISTO assim:

      30 Jornadas sem penalties.
      22 Jornadas sem cartões vermelhos.
      Só árbitros das Casas do Beneficia a apitar os seus jogos. Os tais Ferreiras, Motas, Costas, Almeidas, Cosmes, Tavares, Capelas, Esteves, Paixões, Martins..

      Ou por ex., se nos jogos da UEFA se pudesse, fosse permitido oferecer 4 jantares por cabeça com chá branco marca Porta 18 aos árbitros, aos delegados e aos observadores.. mas, engraçado na UEFA isso não acontece.

      E o mais cómico é que queriam condenar ao pelourinho, à forca, à cadeira eléctrica o FCP por alegadamente ter dado umas sobremesas e uns rebuçadinhos aos árbitros corruptos que eram eles que ligavam a pedir, a exigir, mas, no caso da Porta 18, os árbitros nem exigem, são eles próprios que tomam a iniciativa de os oferecer sem eles pedirem!!

      Repare-se bem:

      No FCP eram os árbitros corruptos que ligavam a exigir, a pedir.. e era crime. No SLB é o próprio clube que toma a iniciativa e é considerado mera cortesia...

      :-)

      Lá está, na UEFA não fazem eles essa cortesia.

      Eliminar
    3. Desta vez vou ter de concordar com o amigo Viper de Cá e Lá ! :)

      Eliminar
    4. Sim, também terei que concordar.
      Campeonato é a prioridade!

      Eliminar
  3. É isso tudo,MdC. Partilho da mesmíssima opinião.

    ResponderEliminar
  4. e ganhar ao Guimarães e a seguir ao benfas and so on

    ResponderEliminar
  5. do jogo de hoje só importa ganhar na 2ª feira

    ResponderEliminar
  6. Valdemar... há uns dias tentavas dar a volta á afirmação de ninguém sair a custo zero... hoje soube-se que o sporting paga comissões de compra venda e empréstimo. Como vai ser a cambalhota da vez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já cá faltava o arroz. E estragado, ainda por cima.

      Eliminar
    2. Preocupam-te mais as contas do Sporting do que as do teu clube.
      Preocupa-te mas é em saber o que aconteceu com o dinheiro do Bernardo Silva. Relativamente às do Sporting tens ali tudo discriminadinho. Já do teu clube, não sabemos nada. Nem eu, nem tu...

      Eliminar
    3. Dinheiro do BS? Foi explicado com os leaks que foram 15,75M... qual é a treta agora?
      Se queres saber vai aos rc... já houve algo publicado que não estivesse lá?

      Eliminar
    4. Não me digas que não deste conta que a o negócio que deram como explicação que deram não foi comunicado à CMVM e devia ter sido. E que também acreditas que os tipos da Capital Limited emprestam dinheiro sem juros ao Venfique?

      Tanta atenção ao que o Sporting faz e tão pouco interesse pelo que se passa no teu clube... Querem ver que estás a descobrir que afinal sofres pelo clube certos e não pelo venfique?

      Eliminar
    5. O clube certo para os dementes é o Venfique! Deixa-o estar onde está, que está muito bem.

      Eliminar
    6. Mas onde viste que o empréstimo foi sem juros ou sem comissões?

      E mais uma vez... Não está em questão pagar comissões... O que está en questão é o burro andar a mandar bocas a tudo e todos e fazer igual ou pior. Mandava bocas que com o Godinho o sport pagava comissões de tudo e com ele ia ser diferente... Com ele paga comissões de compra, venda e empréstimo... Ou seja.. De tudo.
      Já percebeste? Nunca é o tema em específico... Apenas a diferença entre o que diz e quer fazer passar e aquilo que realmente acontece!

      Eliminar
    7. Não percebi nada do que disseste. Misturar o Vieira com as comissões do Sporting? Nunca o vi a mandar bocas sobre comissões.

      Não me digas que não sabes que as comissões podem existir em todos os negócios. Agora, comparando o que pagava d o que se paga agora... Já ficas sem assunto.

      Acho piada a quem tenta apontar supostas mentiras ao presidente dos outros quando tem o Vieira como presidente! Noção precisa-se...

      Eliminar
    8. Olá, alguém tem aí o link que postaram a semana passada (se não me engano) com as declarações exatas do Bruno de Carvalho a respeito de comissões, para calar a puta da cadela que não para de latir?

      Eliminar
  7. Caro MdC,
    Parece ser este o sentir dos sportinguistas. Privilegiar o campeonato,
    Creio no entanto que apesar de algumas pedras poderem descansar (Adrian, João Mário?) faremos um resultado honroso. Reforço a opinião do Di, como gerir os casos do Adrien e do Slimani? Só vejo uma vantagem no jogo de hoje: Aumentar as rotinas defensivas, particularmente dos centrais
    Um bom jogo para logo, SL

    ResponderEliminar
  8. Estive agora a ler a convocatória e não me parece que vão haver tantas alterações como eu gostaria que houvesse.Importante é o jogo com o Boavista.

    ResponderEliminar
  9. Caro Mestre

    Preciso do seu contacto email e caso tenha a jeito o da Tasca do Cherba,

    Obrg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. donodocirco@gmail.com

      O da Tasca não sei, mas nos posts em que são os leitores tem lá uma indicação de um mail.

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Ignorando o facto de considerar que o Sporting nos deve uma UEFA e o risco óbvio de, este ano, se colocar todos os ovos num só cesto... mas tendo em conta que não beneficiamos de ordenados misteriosamente pagos, doenças súbitas e inexplicáveis, calendário à medida e/ou castigos alheios a pedido, para além de uma "manta" demasiado curta de jogadores, sou da opinião que há uma competição para privilegiar/ganhar e é, obviamente, a Liga nacional.

    ResponderEliminar
  12. Em relação a isso dos pontos para o ranking, tenho a mesmíssima consideração pelo Futebol português que o Futebol português tem pelo Sporting...

    ResponderEliminar
  13. E se o Sporting não ficar em primeiro e tiver que ir a uma eliminatória para entrar na CL?
    E não for cabeça de série? Aí já interessa os pontos..
    O Sporting só está em 2 competições. Desleixar-se numa será falta de ambição. Não há volta a dar. Veremos o que será feito.

    ResponderEliminar
  14. Não estou 100% de acordo devido a eliminação precoce de ambas as taças (principalmente a de Portugal) e no que a época representará se não vencermos a liga. No entanto, obviamente que a Liga é o principal objetivo e por essa razão poderá ser melhor rodar 2/3 jogadores por jogo mas não mais do que isso.
    Pinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A 'diferença' entre ficar em 1º e 2º na Liga portuguesa é só o facto, o pormaior de poder somar + 1 Caneco e fazer a festa em Maio.. porque em termos de LC entra o 1º e o 2º.. e ambos recebem 12 milhões.

      O problema é quem ficar em 3º, aí sim, tem de ir a uma pré-eliminatória. E POR ISSO os acólitos da APAF Lisboa por ordem do Cardeal Cerejeira Pereira tudo tentaram, tudo fizeram para pôr, colocar o FCP em 3º.

      Mas, contra tudo e contra todos, incluindo o papagaio verde de bico encarnado Mr. Burns, o FCP irá conseguir dar a volta. O FCP renasce sempre das cinzas.

      Hoje, sim, joga desfalcado na Alemanha e vai levar poucas, mas o que importa agora mais é o Campeonato.

      Em teoria e se tudo correr bem, o SLB vai perder com o SCP e o SCP vai perder em Guimarães e no Dragão... e pronto, assim temos o FCP Campeão.

      Eliminar
    2. Em teoria e se tudo correr bem, o SLB vai perder com o SCP em Alvalade e o SCP por sua vez, vai perder em Guimarães e no Dragão.. e pronto, assim temos o FCP Campeão.

      :-)

      Eliminar
    3. Para isso tens que nos ganhar por 3 ;)
      Ou então por 2-0 e ter vantagem no goal average ;)

      Não te ponhas já com essas contas, relaxa que ainda há muito campeonato pela frente. Vai dar uma volta, respira.

      Eliminar
    4. Eu disse em teoria...

      FCP - 83 pontos
      SCP - 81 pontos
      SLB - 78 pontos

      :-)

      Eliminar
    5. A diferença entre o 1º lugar e o 2º é só uma... um é o campeão! Da ultima vez que vi ainda era esse o objectivo principal! (e não uma qualificacção para uma qualquer outra prova)

      Eliminar
    6. Há diferença e grande na CL do 1º para o 2º, antes não havia, agora há, o 1º fica no pote 1 e portanto tem em teoria 1 super tubarão e com sorte 2 acessíveis. Se ficares em 2º lugar, com o ranking que temos vamos para pote 4 que com um pouco de azar no sorteio até pode significar que fazes 3 ou 4 pontos na fase de grupos.

      Eliminar
    7. Pote 1 ou 2, ou 3.. vai dar tudo ao mesmo. FCP ou SLB já sabem que recebem sempre um tubarão e uma equipa da sua igualha para lutar pelo 2º lugar.

      Como ainda este ano se viu.

      O SLB superou o Gala e o FCP tamb´+em mostrou ser superior ao Dínamo.

      Só que este ano o FCP deu muitos tiros nos pés. Senão estaria neste momento a jogar nos Oitavos e Final tal como o SLB.

      Não há que enganar nem querer julgar que lá por irem uma vez de 5 em 5 anos aos Oitavos, já se julgam superiores.

      O FCP está entre os Clubes da Europa que já venceram a LC e que tem mais presenças nos Oitavos, Quartos!!

      Eliminar
    8. Sim, Nuno, sabemos bem o que é a diferença entre ser Campeão e ficar em 2º.

      Nos últimos 20 anos, por ISSO é que o FCP só ganhou 14 Campeonatos contra 4 vossos!!

      E festejamos o TRI, o TETRA e o PENTA, coisa que tu não não sabes o que é!!

      Eliminar
  15. Não acho que tenhamos profundidade de plantel suficiente para jogar as duas competições. Nem sequer avanço pontual suficiente na Liga.

    Entendo que a Liga Europa deve servir para fazer 2 ou 3 alterações para manter os jogadores focados e com ritmo competitivo. Quando acabar, acabou!

    Primeiro a consolidação interna, só depois olhar para o crescimento europeu.

    ResponderEliminar
  16. Nem mais MdC. O futebol português e o seu prestígio/pontos não me dizem nada.

    O prestígio do SCP, sim. E é nessa medida que a única coisa que exijo é que os jogadores dignifiquem a verde e branca. Se for possível ganhar melhor ainda, é um dilema tramado. Mas se nos apurarmos... Quero manter a mesma política sempre. Não temos margem de erro no campeonato, e essa é a prioridade. Se acabarmos sem nada? Paciência. A vida é feita de opções, e devido à podridão que por aqui anda não é possível termos o campeonato bem encaminhado. Falta muito sangue, suor e lágrimas para atingirmos a nossa meta!

    ResponderEliminar
  17. Denoto alguma crispação da lampionagem residente com a possível rotação da equipa do Sporting...

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Eu sou da mesma opinião, o mais importante é sermos campeões que é um título que já nos foge há 14 anos, a liga europa é para deixar cair, mas deixar cair com dignidade. Eu quero ser campeão e nada é mais importante do que isso! SL

    ResponderEliminar
  20. Desta vez tenho que concordar com quase tudo o que disseram. Uma equipa pequena pensa como gente pequena: quem nasceu para tostão, nunca chega a conto de réis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, então vocês são neste momento bitostões e lutar pelo tritostão.

      Eliminar
    2. Isto dito por um gajo avaliado pelo próprio clube em 1 euro...

      Rudolfo, um Sportinguista não tem preço, para tudo o resto há lampiões... bem, pelo menos para tudo que custe até 14 milhões, se bem que, tal como acontece com o gold standard hoje em dia, a paridade no lampião standard já esteja tão desvirtuada que a maior parte das 14 milhões de reservas de lampiões supostamente armazenadas na Federal Henhouse of Benfica não tenha qualquer existência real, de modo que nada impeça que a criação de lampiões virtuais prossiga ad infinitum...

      Eliminar
  21. Há que levantar a cabeça.

    Aquela estória do com árbitros estrangeiros é diferente ainda é válida? Ou só contou na época 14/15?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Get your facts straight, bitch! Na época 14/15!? Quando fomos roubados contra o Scheisse 04 por um árbitro Gazprom?

      Eliminar
  22. E as cadeiras vazias, em forma de "melhores adeptos da Europa"????

    E o "só queremos o campeonato" mas depois jogam com 9 titulares, mais 2 na 2ª parte?!?!?!

    Do género:" Se correr mal, foi porque quisemos abdicar, se correr bem somos "muita" bons mesmo com 2 suplentes!

    Champions!
    Taça de Portugal!
    Taça da Liga!
    Liga Europa!

    Até nunca!

    ResponderEliminar
  23. É assim, o SCP até poderia ganhar a LE, se não formos campeões é merda.

    Logo, a prioridade única é o campeonato.
    Qualquer risco que ponha em risco a prioridade é uma estupidez.

    A atitude campeã, a estrela, a confiança cria-se com a habituação de ser campeão.
    Ora, queremos títulos internacionais sem sequer ganhar em casa?!
    Com o ridículo pecúlio de 3 campeonatos em quase 40 anos?!
    Vou ganhar o tour sem ganhar a volta ?!
    Se em cada 3 anos, ganharmos 2, aceito que se arrisque tudo na Europa.
    Neste momento, não.
    Não aceito.
    Não quero um novo Wolfsburg.

    Sabem qual a diferença de começar uma época com 12 m garantidos duma champions?!

    Gostava muito que fosse feito o exercício de quantas equipas conseguem ser campeãs em casa e na champions ou na Europa, na mesma época, ou até fazer um grande campeonato e ganhar uma LE.
    De cor, arrisco que nenhum segundo lugar dum campeonato também ganhou a Europa.
    E mesmo nos super equipoes, real galáctico, barca tiki taka e actual bayern é chapa 5 ganhar

    Isto não invalida que se na segunda eliminatória, imaginemos que a distância aumentou para o segundo lugar, não se tente ganhar a eliminatória lá.
    Com beksitas foi mais ou menos isto.

    Sinceramente, estava a torcer para ficar 1-0.
    Porquê ? Por uma estupidez ,na minha opinião, do goal average.(. é ridículo no sentido em que a maneira como se gere a segunda mão não é igual para ambas as equipas havendo goal average) .

    Ora bem, com 1-0, la vamos ser obrigados a marcar 1 golo, se marcarmos primeiro ficamos em vantagem, pois daí para a frente havendo mais golos, em caso de empate, ficamos com a vantagem.
    Neste momento só nos podemos marcar mais golos fora!
    Ou seja dois possíveis resultados vantajosos para nos, ganharmos ou empatarmos por mais de um golo.
    Se fa fizéssemos o 1-1, iriamos com uma atitude expectativa e primeiro passo para nos lixarmos.

    Ah, sem falar que champions e Europa são uma aberração neste momento.
    Champions com segundos lugares ?! Wtf
    A champion so veio aumentar o fosso entre os clubes ricos e os outros.
    LE uma mini-champion à quinta feira... ridículo

    ResponderEliminar