quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O Jogo e as transferências de inverno

No jornal O Jogo, aquilo que é crise para uns, chama-se arrumar a casa para outros.


Era evidente que o Sporting tinha que vender jogadores e aliviar a folha salarial. Com a não qualificação para a Champions e a sentença negativa do caso Doyen, passou a existir um défice orçamental que tem que ser compensado parcialmente através de vendas de jogadores.

O que tem graça nisto, é que o Porto apresenta um défice superior mesmo se tendo qualificado para a Liga dos Campeões. E foi isso mesmo que esteve na base das mexidas que foram feitas no plantel nesta janela de transferências. Mas quando Christian Tello - o jogador mais bem pago do plantel portista, com um salário anual a rondar os €5M - saiu para a Fiorentina, foi esta a consideração que O Jogo fez na capa:


É por estas e por outras que o jornalismo desportivo tem a credibilidade que tem. A parcialidade é tão gritante, que não podem ser levados a sério.

45 comentários :

  1. Eu acho que já desde á algum tempo para cá, que certos jornais desportivos tenham preferido fazer passar a mensagem a um certo tipo de adeptos de uma determinada cor clubistica, talvez até por razões comerciais.
    A capa da Bola de hoje até acaba por ser um pouco isso.

    ResponderEliminar
  2. Lá vem o Viper, Quid, etc com os 3245 comentários... Brace yourself, Quid is coming

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda está perdido no post anterior !!

      Eliminar
    2. Está na hora do almoço

      :-)


      Bom apetite.




      Eliminar
    3. Quidzinho FDP corrupto e panasca.

      Eliminar
  3. Mestre, mais uma pérola para os lampiões.

    Nos leaks de hoje, Francisco Vera, 21 anos, formação do carnide (eheeh) 3M USD para o Rubio Nu. E ainda têm lata de falar em paradigmas e contenção e o que mais somos obrigados a ouvir.

    Este joga na B do carnide, fez 16 jogos e "já" marcou umm golito ... custou quase 3M de euros.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, já sabia, fiz um tweet sobre isso de manhã: :) (LINK)

      Eliminar
    2. Quem fala em contenção são vocês... que andam sempre com estórias que o Benfica não tem dinheiro e isto e aquilo.
      3M... ilegal? Não!
      Foi através de algum Caala? Não.
      Quer quantos exemplos de compras do sporting que jogam na equipa B?

      Conclusão... Vocês até sonham com o Benfica.

      Eliminar
    3. Somos nos que falamos em contenção?! Eu sei que o que te interessa é vires para aqui mandar larachas à puto do 1° ciclo, mas informe-te um pouco melhor acerca do teu clube. Eu sei que existe uma certa neblina acerca do que se passa ali para os lados da luz, mas informe-te...
      http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/filipe_vieira_reduz_salarios.html

      Eliminar
    4. Gelado a escorrer! Gelado a escorrer everywhere!

      Claro que é da nossa imaginação o Mi(er)das ter prometido este ser o ano de viragem, de contenção de custos, do fim dos jogadores de 8 e 9 M€, de redução do passivo, de Aposta no jogador made in venfique... É tudo imaginação nossa.

      Entretanto já anteciparam receitas que correspondem a cerca de 15% do valor total do mais maior grande contrato do universo e arredores.

      Eliminar
    5. como é que é possível um jogador de muito discutível qualidade para uma segunda liga ter custado 3 milhões de euros?

      a equipa está nas cascas e terá muitas dificuldades em escapar à descida de divisão...

      é só esquemas... isto vai acabar muito mal mas como não tenho lá nenhum dinheiro empatado, siga!

      Eliminar
    6. Nuninho FDP martins FDP aziado com as 3 encavadelas desde Agosto.A 4ª é já em Março.BAZA daqui FDP encornado e panasca.

      Eliminar
  4. Pergunto mais uma vez,

    Qual é a dúvida?

    Porto - OJOGO/JN

    Benfica - ABOLA/CM

    Sporting - Sempre se falou na ligação com o RECORD, mas acho que estes jogam nas 2 bandas (Benfica/Sporting), porque e vamos lá pensar, quem vende jornais? Quem tem mais massa adepta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão não é essa.
      A questão é a imparcialidade e isenção e profissionalismo que se exige aos órgãos de comunicação social no tratamento de informação, neste caso, desportiva.

      Eliminar
    2. ...e que claramente não se verifica.

      Eliminar
    3. Mas eu não espero que OJOGO fale bem do Benfica, e se tu estás à espera, então desculpa que te diga mas andas a dormir!!!

      Dar importância a quem a merece...

      Eliminar
    4. exacto. é esta a comunicação social que temos, é aí onde queria chegar.

      Eliminar
    5. "É por estas e por outras que o jornalismo desportivo tem a credibilidade que tem. A parcialidade é tão gritante, que não podem ser levados a sério."

      EXACTAMENTE

      Já somos dois a pensar o mesmo. Vou mais longe e digo, acrescento:

      Até este Blogue que sempre admirei, pela sua imparcialidade, já está a ficar muito seguidista, muito colado - attaché - à actual gestão do actual Desportivo do Lumiar.






      Eliminar
    6. Este texto é sobre isso mesmo, já não há profissionais da comunicação mas sim avençados que escrevem conforme a cor do coração.
      E como há que ter novidades fresquinhas a cada 10 minutos porque a malta gosta de usar o F5...há que criá-las.

      Eliminar
    7. É lógico! se todos os sportinguistas forem como eu, não compram Nojos, Burlas e Rascords, nem consultam edições online. para mentirolas e afins, prefiro ler algumas "postas de pescada" de alguns representantes e avençados boifiquistas e porkistas que por aqui andam a poluir. Pelo menos, estes não se afirmam de profissionais ou de jornalistas.

      Eliminar
    8. Mas onde está a mentira aqui? É publico que o SCP está numa situação financeira delicada, já o FCP não parece que esteja assim tão com a corda no pescoço, pelo menos que seja publico.

      Não perdem uma para quererem ser os coitadinhos, sinceramente, vocês não sentem vergonha? heheh

      Eliminar
    9. Quidzinho FDP corrupto e panasca,não gostas deste blogue?então BAZA daqui FDP corrupto e panascão.

      Eliminar
    10. Jota F FDP aziado com as 3 encavadelas desde Agosto.A 4ª é já em Março.BAZA daqui FDP encornado e panasca.

      Eliminar
  5. Há alguns anos que já não existe jornalismo em Portugal.

    Por rações do mais prosaico possível, por ser necessário assegurar o ordenado, não existe mais do que uma série de canais de comunicação que são alugados por quem quiser naquele momento.

    Cada vez observaremos mais que cantinhos de jornal e programas de informação e análise a certas facetad de jogo, substituídos por momentos ao melhor estilo "reality-show" ou tribunas ao serviço do dono, momentos ainda mais degradantes, que só não vão parar devido aos limites do bom gosto do indivíduo, porque a horda, a maioria, parece gostar de se banhar neles. Porque a cor da substância que vem do cano de esgoto, tem a cor do clube deles.

    É pena, por um lado, que exista a tentação de nos juntarmos a esse tipo de coisas. É pena que seja esse o futuro de uma das profissões que cheguei a considerar e que estimo, lá em cima, junto com a dos profissionais de saúde, forças de segurança.

    ResponderEliminar
  6. Eu digo, pelo menos de há 3 anos para cá, que ojogo é claramente o jornal que mete veneno, vulgo carvão, para cima de nós.

    A cena d' abola é mais levar o Carnide ao colo, não tanto meter veneno em cima de nós, a não ser que isso coincida com levar o Carnide ao colo.

    Já o record é camaleónico, por vezes consegue ser o mais anti-Sporting, por vezes consegue dar primeiras páginas ao Sporting com informações irrelevantes, como é o caso de hoje, talvez para atirar areia para os olhos, esquecem-se que não somos lampiões... Nunca me esquecerei daquela célebre capa no dia de um lampiões do Sul vs lampiões do Norte, com a liderança em jogo, que dizia o seguinte: "Força amigos!". Como imagem de fundo aparecia uma manada de bois vestida de vermelho, com o símbolo do pássaro crucificado a cagar numa roda. Também não me esqueço do dia em que o record quis noticiar um nadador que bateu o record nacional ou foi campeão nacional (não me recordo deste pormenor), e deu-se ao trabalho de publicar uma foto daquele momento, recorrendo ao photoshop e eliminando assim o símbolo do seu clube... Cujo nome é... Adivinhem... Pois, Sporting Clube de Portugal.

    Uma coisa é certa, quem mete mais carvão com mentiras, distorções da realidade ou verdades cuja relevância atribuída varia - descaradamente - de acordo com a cor, é ojogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, que leio jornais há 30 anos.. penso (e sei) exactamente o contrario.

      Dos 3 pasquins, o Jogo é o mais isento.

      A começar desde logo por até fazer, editar 2 Capas diferentes, para agradar a gregos e a troianos.

      - - -

      Insisto, dos 3 pasquins O Jogo, consegue ser o mais imparcial dos 3.

      Agora é óbvio que sendo o mais novo em idade, O Jogo aposta mais na conquista do mercado azul, para poder crescer, pois os benfiquistas não dispensam a Bíblia e os sportinguistas sabem que o Record é um jornal melancia.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. E o MdC não está a ser sério, pois mete ao barulho Manchetes com um intervalo de mais de 1 mês de diferença.

      Ora não se pode - deve - comparar alhos com bugalhos, nêsperas com magnórios.


      Eliminar
    4. Não me acredito que consigas dizer o que disseste nesses dois comentários sem te estares a rir...

      Eliminar
    5. Vou repetir, a ver se consegues ler devagar, com mais calma pois deves ser alentejano!!

      Pois eu, que leio jornais há 30 anos.. penso (e sei) exactamente o contrario.
      Dos 3 pasquins, o Jogo é o mais isento. A começar desde logo por até fazer, editar 2 Capas diferentes, para assim tentar agradar a gregos e a troianos.
      No Jogo não há a Ditadura das Capas como no Record.

      - - -

      Insisto, dos 3 pasquins desprotivos que existem em portugal O Jogo, consegue ser o mais imparcial dos 3. Ou o menos parcial dos 3 !!!

      Agora é óbvio que sendo o mais novo em idade, O Jogo aposta mais na conquista do mercado azul, para poder crescer, pois os benfiquistas não dispensam a Bíblia dos Enganados e os sportinguistas sabem bem que o Record é um jornal melancia.
      Verde por fora, murmelho por dentro e anti-portista militante!!!

      E o MdC não está a ser sério, pois mete ao barulho Manchetes com um intervalo de mais de 1 mês de diferença. Uma de fim de Dezembro e outra de hoje.

      Ora não se podem - devem - comparar alhos com bugalhos, nêsperas com magnórios.

      O cú dos Bispos com o ânus sanctus!!

      Eliminar
    6. Mentiras. E essa de ter 2 capas para regiões diferentes é conversa para lampião, não é para aqui... Se eles têm uma campanha anti-Sporting, o que eles querem é destacá-la, caso contrário não seria uma campanha. E como do Mondego para baixo ninguém que não seja azul compra esse pasquim, resta-lhes deixar bem destacadas as mentiras e deturpações por eles criadas...

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Bernardo Carvalho, creio não estar enganado quando afirmo que essas notícias e outras tantas do mesmo calibre se verificaram quando o jornal referido foi liderado por um "manhoso" lampião anti-Sporting até à medula e lambe-escrotos e do mais nojento que alguma vez a luz do Sol viu. No tempo que lá esteve, implementou uma linha (e)ditorial digna de um reles pasquim. Um período verdadeiramente negro na vida desse jornal.

      Eliminar
  7. Por falar em contratações, não está a pensar fazer um post sobre o Carrillo, Mestre?

    O empresário dele fez umas declarações muito interessantes:

    http://abola.pt/clubes/ver.aspx?t=4&id=595852

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JF,

      As declarações do empresário valem o que valem... como as do BdC valerão o que valerão. A realidade é que este processo teve uns contornos estranhos e levam-me a pensar que o empresário queria mesmo fazer uns cobres como jogador. Se o jogador fez bem ou mal o futuro o dirá! O benfica fez um investimento avultado num jogador que se dizia ser pretendido por grandes clubes. Mais uma vez será o futuro a dizer se o Carillo/benfica e SCP fizeram o mais certo.

      Gostava no entanto de revisitar os números do Carrillo nas épocas que esteve em Alvalade, e perceber o que ele realmente vale.

      Abr,
      Pedro

      Eliminar
    2. Jota F FDP aziado com as 3 encavadelas desde Agosto.A 4ª é já em Março.BAZA daqui FDP encornado e panasca.

      Eliminar
    3. São mentiras. O FootbllLeaks já publicou as propostas feiras o Carrilho.

      Eliminar
  8. Out of Post mas com tudo a ver com o SCP..

    Há um ano atrás, o BdC dizia e garantia à boca cheia que o Carrillo não sairia de borla. Mais, dizia também que tinha uma clausula anti-rivais.

    Pelos vistos os rivais eram o Braga, o Rio Ave, o Guimarães.. uma vez que o Carrillo vai para o SLB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma mentira, como é que pode haver uma cláusula anti-rival com um jogador que acaba contrato? Puro non-sense. Tenta outra vez...

      Eliminar
  9. Jf as declaracoes n sao interessantes no sentido em q o sporting ofereceu 1.5 milhoes e isso foi publico, o mesmo para o facto de carrilo ter aceite a renovacao e o proposto e ter voltado atras com a palavra.. Ou o facto de ele ter varias "propostas" de varios clubes e ter assinado pelo slb.. E ate foi oferecido ao porto dps de ja ter assinado. Se acha isso interessante.. Entao n sei

    ResponderEliminar
  10. O Montero nem foi vendido por falta de €€€. O presidente já tinha dito que o dinheiro para pagar à Doyen, no caso de perder, já está de lado há muito tempo.

    ResponderEliminar