sábado, 20 de fevereiro de 2016

Os assobios a Teo

Depois da novela do volta-não volta das férias alargadas de Natal na Colômbia, daquela fotografia na praia e das notícias que davam conta da vontade do jogador em sair do Sporting poucos dias de ter regressado a Lisboa, a minha boa vontade para com Teo Gutiérrez esgotou-se. Para piorar, as exibições que realizou desde o seu regresso aos relvados não têm ajudado a atenuar essas suas atitudes. Como consequência de tudo o que se tem passado, já não consigo evitar desabafar a cada bola que perde ou em cada lance que se alheia da jogada.

Daí até me dar vontade de assobiar, vai alguma distância. Creio que se pode e deve assobiar para a equipa no final de uma partida em que a atitude do coletivo tenha deixado a desejar, mas não concordo com assobios dirigidos a um jogador em particular, quem quer que ele seja. Por isso nunca o fiz, e não será com Teo que começarei a fazer.

Compreendi a defesa que Jesus fez do jogador na conferência de imprensa após o jogo com o Leverkusen. É verdade que Teo foi uma contratação feita a pedido de Jesus, mas não é por isso que Jesus o está a defender. Teo já ficou no banco vezes suficientes para se perceber que não é um indiscutível para Jesus. Mas é, efetivamente, o segundo ponta-de-lança do plantel, a seguir a Slimani. E considerando a forte possibilidade de Barcos não começar a render a curto prazo, é bem provável que Teo passe a ser o primeiro ponta-de-lança do plantel, caso Slimani seja castigado.

Teo marcou dois golos contra o CSKA que, infelizmente, acabaram por não nos dar o apuramento. Marcou o primeiro golo contra o Benfica para o campeonato e fez um bom trabalho tático no pressing à defesa adversária. Teve uma participação acidental no golo que nos deu a Supertaça. Sofreu o penálti e marcou o golo que nos deu a vitória contra o Estoril. Marcou o golo da tranquilidade contra o Besiktas que antecedeu a divertida cena do spray. Pode não ser muito para as expetativas que a maior parte de nós teria de um titular da seleção colombiana, mas é um facto que Teo já foi útil à equipa esta época. Já nos valeu pontos.

Patinhos feios sempre existiram, seja no Sporting como em qualquer outro clube. Mas este patinho feio vai ter - quer queiramos, quer não - um papel importante a desempenhar até ao fim do campeonato. Mais ou menos decisivo, logo veremos. Como tal, temos que tentar apoiá-lo como a qualquer outro jogador. Pode não ser fácil, pode ser necessário engolir um sapo de todo o tamanho, mas não estaremos a ajudar o clube se os assobios que se ouviram na quinta-feira se tornarem uma regra. Repito: não estaremos a ajudar o clube.


33 comentários :

  1. Não concordo. Acho que os Sportinguistas fizeram muito bem em assobiá-lo na substituição. Esta aventesma já teria percebido que os adeptos não gostaram da atitude dele ou julgava que aqui também era o rei da cocada preta? Que lhe sirva de abre-olhos. Não está na Colômbia.Aqui leva uns assobios, lá podia ser levar um balázio. Vamos ver se é homem para se comprometer com o Sporting ou se vai continuar a comer hóstias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se na Colômbia levava um balázio ou dava - não é à toa que já levou uma arma para o balneário. Provavelmente é por este receio que o judas o coloca a jogar.

      Eliminar
    2. Penso que a intenção de o assobiar é fazer com que o TEO seja mais esforçado e lutador, contudo na maioria das vezes funciona de forma inversa e corremos o risco de perder o jogador.

      Parece paradoxal, mas na minha opinião motivávamos verdadeiramente o TEO se na primeira jogada de esforço que ele tenha frente ao Boavista, todo o estádio o aplaudisse de forma categórica.

      Eliminar
    3. Ainda não ultrapassou esse trauma? :-(

      Eliminar
    4. Maria é triste escreveres isso,é triste não veres mais longe,é triste prejudicares o clube que tanto dizes que gostas.

      Eliminar
    5. Sim. Sou eu. Fui eu que em vez de me apresentar ao trabalho fiquei a passar uns dias de férias na Colômbia. O menino pode fazer o que quiser e nós não podemos mostrar que não gostámos de atitude dele. O Teo vai amuar porque levou uns assobios, é?

      Eliminar
    6. Voltas a bater no mesmo erro,essa situação com o jogador que é pode criar instabilidade no plantel.Ainda não percebeste isso ?.Vocês tem a da mania de assobiar jogadores,foi com o Nani,foi com o Carrillo e com mais não sei quem,uma coisa é um desabafo,um grito,uma manifestação espontânea de desagrado como todos temos,outra coisa é uma orquestra de assobiadores.

      Vocês estavam mesmo à espera de uma exibição má do Teo para lhe fazerem uma espera.

      Eliminar
    7. Estávamos. Nós somos assim, vingativos. Andas a ler muitos romances, pá!

      Eliminar
    8. Vocês é que tem a puta da mania que sabem tudo,só prejudicam o Sporting.O JJ e o Bruno na hora certa vão resolver o problema não é meia dúzia de burros que se portam como mandassem no clube que o vão resolver.

      Eliminar
    9. Se estão tão indignados com o Teo peçam ao Sporting a morada da casa dele e vão para lá todas as noites com tachos e panelas !...

      Eliminar
    10. A Maria devia deixar de ver novelas colombianas pois pelos vistos está-lhe a fazer mal ao cucuruto.

      Eliminar
    11. A maria é mais um nick dum lampião qualquer. Agora entraram nesta de se fazer passar por quem não são. Merecem o SCP campeão. é o q é!

      Eliminar
  2. Ai está uma observação como deve ser feita.

    Assobiar um jogador do Sporting CP a meio de um jogo não pf !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto. Concordo plenamente. É um dos nossos. Quando não for são outras conversas, mas até lá é para apoiar. Revolta-me um bocado. Sozinha no estádio não posso fazer nada, mas gostava que houvesse um apoio ao jogador colectivo por parte dos adeptos da próxima vez que jogar.

      Eliminar
  3. Já têm o vosso Abel Xavier, se bem que o cabelo do nosso é muito mais bonito, credo. De qualquer maneira uma vez assobiado, será sempre um bode expiatório para os insucessos que o clube virá a ter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahahaha. A sério? Eu percebi bem? É daquele clube cujo capitão os manda para o c..... e vem largar postas sobre assobiar um jogador e as suas consequências?

      Eliminar
    2. Olá! Desde há pouco no EANF...
      "Ganda" Rudolfo, sempre o mesmo! Você é avençado, não é? Ou então o Sporting
      obceca-o! As melhoras!

      Eliminar
  4. Não é só um jogador. Seja quem fôr, em que circustância for não assobio ninguém que, com respeito, vista a camisola do Sporting!

    ResponderEliminar
  5. Para mim pior do que o resultado ou a exibição foram os assobios ao Teo.Possivelmente foram os mesmo palermas que assobiavam o Nani ou então os mesmo palermas que eu incrédulamente vi em Alvalade baterem palmas ao Rúben Micael para mais tarde assinar pelo Porto.

    Numa liga onde há tantos adversários e inimigos do Sporting,numa liga em que temos o maior adversário de momento a pagar salários a jogadores de equipas adversárias,numa liga onde tudo se faz para impedir o Sporting de utilizar os seus melhores jogadores,numa liga cujo maior adversário é o presidente da arbitragem e seus acólitos,numa liga cujo maior adversário é apoiado pela maioria de comunicação social,numa liga em que o maior adversário paga a avençados para intoxicar a opinião pública e prejudicar o Sporting,ainda temos meia dúzia de palermas a assobiarem um jogador.

    Assitir em pleno estádio a uma orquestra de assobiadores a um jogador da casa é uma das maiores vergonhas que pode acontecer em Alvalade.O que fizeram ao Teo foi uma espera,sim um ajuste de contas,faz lembrar o que acontece por esses campos fora quando os esperam os adversários ou os árbitros para os agredirem ou apuparem.

    Mas é que esses gajos são tão burros que não se apercebem que ao fazerem isso estão a dar mais um motivo para a comunicação social explorar um tema que pode criar instabilidade na equipa,sim seus burros quem é o maior prejudicado é o Sporting.

    Esqueçam o Teo,apoiem o Sporting porque é o Sporting que está em causa.Vamos entrar num período crítico,não deitem abaixo o que tão difícilmente tem vindo a ser construído.

    ResponderEliminar
  6. Se voces tivesses de andar a poupar as moedas,literalmente,para ir ver o nosso amor... e fossem brinadados com preços altos,um treinador q desvaloriza uma prova internacional(wtf???) e ainda os jogadores nao mexerem o rabinho.....se calhar assobiavam. mas é mais facil qd existe dinheiro para tudo e os 20€ do bilhete nao fazem diferença

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas acha que neste momento o Sporting tem plantel para todas as competições ?.O Sporting depois do jogo da taça em Braga perdeu estúpidamente com o União da Madeira.Acha que os jogadores recuperaram ?.

      Eliminar
    2. Pedro, quem faz um esforço desses não assobia! quem faz um esforço desses apoia, garantidamente, quer faça chuva ou sol!

      Eliminar
  7. O Teo contra o Leverkusen jogou de forma esforçada, ao contrário do que fez nos jogos anteriores (displicente), por isso achei estes assobios (tão vincados) foram feitos num mau timming. Se bem que não concordo com assobios a um jogador particular em situação alguma.

    O treinador é que tem de saber se deve, ou não, colocar o jogador em campo. A responsabilidade é dele, por isso os adeptos em caso de discórdia devem dirigir a critica ao treinador. Neste caso, como todos os adeptos confiam no JJ, penso que têm é de apoiar a equipa toda.

    Vamos em primeiro, estamos numa fase fulcral da época e os adeptos vão inventar um caso, desmoralizando um jogador que o JJ acha importante? Se o JJ o coloca, mesmo estando a jogar mal, é porque acha que o TEO precisa de ritmo e será importante no futuro. Para além disso o JJ tem mais informações que nós, porque muito do que foi publicado na CS pode não ser verdade.

    Vai marcar frente ao Boavista e o problema fica resolvido.

    ResponderEliminar
  8. O tempo do "croquetismo" ainda deixou resquícios...

    ResponderEliminar
  9. Se houvesse motivo para assobiar o Teo, o nosso presidente-adepto já o teria feito.
    E se Bruno de Carvalho o mantém no plantel, é porque tem boas razões para isso.
    A Bola, O Jogo e o Record é que tem feito de tudo para nos dividir,
    porque sabem que a nossa divisão será a nossa fraqueza, mas há sportinguistas que ainda vão na conversa.
    Eu não vou assobiar ninguém enquanto vestir a nossa camisola.
    Se há coisa que temos de dar o braço a torcer em relação a Pinto da Costa, é que nos seus melhores anos resolvia casos destes internamente, e os seus adeptos sabiam e respeitavam isso.
    Durante anos isto foi uma demonstração de força e união.
    Este exemplo não me importo de seguir.

    ResponderEliminar
  10. o assobios ao Teo são uma perda de tempo.
    Acho o jogador perfeitamente comprometido connosco e eu apoio o jogador no 11 incial contra o boavista. Espero que marque, faz-lhe bem a ele e aos assobios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não o acho lá muito comprometido com a equipa ... mas eu, para além de não perceber nada disto, não estou lá para ver ...

      Eliminar
    2. ... gramava o Montero. Esse espero que venha cá em Maio.

      Eliminar
  11. VEJAM A VERGONHA EM PACOS...UNIAO!!

    SO COM UNIAO TOTAL DOS SPORTINGUISTAS E Q PODEMOS VENCER ESTES PULHAS!!!

    UNIAO E APOIO TOTAL A EQUIPA!!

    ResponderEliminar
  12. Entretanto o jogo em Paços de Ferreira corre como o rudolfo gosta: à benfica, a ganhar ao colinho.

    ResponderEliminar
  13. Se nunca assobiei o João Pereira desde que passou a ser jogador do Sporting, nem o Liedson, que fazia férias de Natal até ao Carnaval, não será com este, certamente, que vou abdicar de um princípio.

    ResponderEliminar
  14. Foi este jogador que "preferiram" ir buscar "em detrimento" do Mitroglou?

    ResponderEliminar