terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Os melhores adeptos

O Sporting ganhou a votação da Eurosport para "eleger" a equipa com os melhores adeptos da Europa. Acompanhei todo o processo com interesse e fiquei obviamente sastisfeito pelo resultado e pela mobilização que gerou. No entanto, para mim, mais gratificante que a vitória propriamente dita na votação (que, convenhamos, expressa apenas a opinião / desejo de quem se deu ao trabalho de votar) foi assistir às reações da nação benfiquista ao longo de todo o processo. Também eles se mobilizaram, o clube apelou à votação nas redes sociais através das suas contas oficiais, mas acabaram a falar nos cookies apagados, nos hackers e nos scripts, procurando desvalorizar o insucesso dos seus esforços. Bela demonstração de azia, portanto, apesar de esta votação não justificar este tipo de reação.


Deixando para trás a votação - que pouco que significa -, fica a pergunta: o Sporting tem mesmo os melhores adeptos da Europa? É difícil dizer. Não só porque por essa Europa fora existem vários emblemas que seguramente podem apresentar bons argumentos para reclamar esse estatuto, mas também porque é complicado definir aquilo que define realmente os melhores adeptos. Serão os mais fiéis? Os mais ruidosos? Os mais consumistas? Os mais viajados? Os mais numerosos? Os mais criativos? Os mais ordeiros? Uma combinação de todas estas características?

Não tenho uma resposta segura para esta questão, mas se tivesse que dar uma opinião rápida, utilizaria a regra que se usa para definir quem são os verdadeiros amigos: aqueles que aparecem nos momentos difíceis.

A qualidade dos adeptos seguramente que não é definida pela quantidade de pessoas que aparecem para festejar um título. Muito mais importante é o apoio que é dado quando a equipa verdadeiramente precisa, ou seja, quando as coisas não estão a correr bem dentro de campo.

Quando falo nesse tipo de apoio, não estou a falar de minutos 70. Nesse jogo do minuto 70, esses adeptos estiveram 60 minutos calados a partir do momento em que se viram em desvantagem no marcador. Até lá só se ouvia os sportinguistas. Ainda no clássico de sexta-feira, a partir do 1-1, praticamente só se ouviu os adeptos do Porto. Que raio, no jogo em que o Benfica podia garantir o título de 2013/14 em caso de vitória frente ao Olhanense, foi preciso o speaker puxar pelo público para se ter algum apoio durante a 2ª parte, quando o resultado ainda era 0-0.


Em Alvalade, o apoio é constante, independentemente do resultado. Repito: independentemente do resultado. Como, por exemplo, todos pudemos testemunhar há um mês na receção ao Braga, no momento em que nos vimos a perder por 2-0:


No regresso dos balneários o apoio foi igual. E continuou assim durante toda a segunda parte.

Se há jogos em que os adeptos contribuiram para conquistar pontos, este foi seguramente um deles. E esta época já existiram muitas outras situações em que o público de Alvalade apoiou ininterruptamente a equipa em situação de desvantagem. É impensável que em Alvalade a claque adversária se faça ouvir durante mais do que um par de minutos.

Os adeptos sportinguistas podem não ser os mais numerosos em Portugal. Mas tenho a certeza que são os mais criativos, os mais fiéis e os mais determinados. Não sei se isso é suficiente para reclamar o estatuto de melhores adeptos da Europa, mas na minha opinião chega e sobra para serem os melhores adeptos em Portugal.

182 comentários :

  1. Nunca vi um sportinguista a rasgar cartões de sócio. Já vi lampiões a rasgar cartões de sócio. Somos realmente uns adeptos FABULOSOS E OS MELHORES!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o carnide estivesse 14 anos sem ganhar um campeonato, até o barbas rasgava o cartão de sócio.

      Eliminar
    2. Ainda há 3 anos atrás, o SCP queixava-se de que a pagar quotas, com as quotsa em dia nem 45.000 tinha.

      Mas, sem dúvida são os maiores, em votações em On Line feitas por putos de 15 anos, noite e dia a fazer refresh!!

      Falando a sério.. Não se pode - nem deve - comparar o que não tem comparação. Se até o clima, a mentalidade, a geografia, a sociedade, o nível de vida de cada País influi no comportamento dos adeptos.

      Em Portugal, os melhores adeptos são os do Vitória de Guimarães..

      Falando só dos 3 Grandes, no Estádio, ao vivo os do SCP são os piores, pois assobiam a tudo e todos. Ou como bem diz o Presimente Badocha. Passam da euforia desmedida à depressão e melancolia em 2 minutos!!

      Já os do SLB, esses é a equipa que puxa por eles. E os do FCP andam de barriga cheia, de tantos Títulos ganhar.

      14 em 20
      09 em 15
      06 em 10

      Sem esquecer as Taças, Supertaças e Provas Internacionais.

      ...

      É óbvio que se os adeptos do FCP ficarem 15 anos sem ganhar, sem vencer também irão mudar a sua mentalidade.

      Eliminar
    3. Falando só dos 3 Grandes, no estádio, ao vivo, os adeptos do SCP são os piores, pois assobiam a tudo e todos. Toda a gente os rouba... Ou como bem diz o Presimente Badocha. Passam da euforia desmedida à depressão e melancolia em 2 minutos!!


      Eliminar
    4. Estás enganada, Gioconda. Em Alvalade só assobiamos os árbitros.
      Não sei se somos os melhores, mas somos os mais fiéis.
      Podes escrever isso na testa, se quiseres. Se dependesse de nós, o Sporting era campeão ano após ano.

      Eliminar
    5. És um porco desonesto.

      Sabes bem que isso não é verdade.

      Mas tu queres é atenção e que alguém te ligue.

      Eliminar
    6. E sou um porco e adoro ser porco.. já tu és corno e não adoras

      :-)



      Eliminar
    7. Ó Quid, tu que tens tanto material e tanta experiência em blogs porque não fazes um blog teu? Um espaço de defesa do teu clube ou ataque ao clube dos outros, o que quiseres. Tenho a certeza que comentadores não faltariam - só os teus outros heterónimos dava para ler páginas e páginas de debates interessantíssimos.

      Interessantíssimos para quem? Para mim não, mas com certeza para muita gente relacionada com tratamento de doenças mentais.

      Eliminar
    8. Eu tenho provas todos os dias que és um porco. Leio-te aqui.

      Tu não tens provas nenhumas que eu seja corno.

      É assim.

      Eliminar
    9. Desta vez, e numa adaptação bastante livre, é caso para se dizer que pela boca morre o porco.

      Eliminar
    10. Bla , bla, bla.... e continua o complexo de inferioridade que o obriga em cada 3 posts a repetir o mesmo... Quid pr'o CU é o que queres...

      Eliminar
    11. Podeis vir em manada, em vara, em ninhada, em horda, em bando, em cardume.. basta picar-vos que logo mordeis o anzol.

      Pobres, tristes, coitados..

      Andais ensandecidos. passais da euforia à depressaõ em 2 minutos. Foi o vosso Presimente que o disse.

      :-)



      Eliminar
    12. E agora vieste defender o teu outro eu?

      Eliminar
  2. Mestre,

    E eu sou uma das testemunhas e ao mesmo tempo um dos autores desse apoio em Alvalade.

    Que grande espírito leonino se vive por estes dias em Alvalade.

    Quinta-feira, nova dose!


    SL

    ResponderEliminar
  3. "utilizaria a regra que se usa para definir quem são os verdadeiros amigos: aqueles que aparecem nos momentos difíceis."

    E, isso, é algo que os índios nunca compreenderão por muitos títulos que tenham ou ganhem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas para o Mestre isso não conta para nada:

      "Quando falo nesse tipo de apoio, não estou a falar de minutos 70."

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. E não é verdade?..
      Preferem andar à porrada entre eles do que apoiar a equipa!

      Eliminar
    3. Onde é que apoiar no minuto 70 é apoiar nos momentos difíceis? Tendo em consideração que não apoiaram quando estava 0-0, 0-1, 0-2, 0-3. O minuto 70 já mamavam 3 no bucho há 30 minutos eheh. E depois de cantarem durante 3 minutos, sabe-se lá porquê (cá eu acho que foi por mera vergonha, já que onde estavam os adeptos do SCP ouviu-se pela 1ª vez os NN aos 70, batemos palmas, e de seguida começa-se a ouvir mais gente).

      Muito me ri eu com o minuto 70 eheh

      Eliminar
  4. "utilizaria a regra que se usa para definir quem são os verdadeiros amigos: aqueles que aparecem nos momentos difíceis."

    Disse tudo. Hoje em dia, Alvalade parece um estadio a inglesa com apoio durante 90 mins independete do resultado.

    ResponderEliminar
  5. Ganharam a votação mas o Mestre, mesmo assim, sentiu necessidade de, mais uma vez, falar do Benfica. Ora, se isso aconteceu é porque está naturalmente desconfiado do resultado.

    Só esta postura diz tudo e ainda tem coragem de acusar o rival de azia? Ou será que não gostou da "picardia" saudável do Benfica como resposta ao resultado dessa votação? heheh

    Apesar de já estar evidente o incomodo pela grandeza do Benfica, ainda se atreveu a comparar a qualidade dos seus adeptos, como se isso fosse possível de comparar, aliás, essa tentativa, como já referi, apenas mostra um sentimento de inferioridade inconsciente ou até consciente.

    Por fim, mesmo sabendo que é absurdo e inútil comparar adeptos, dou-me ao trabalho de deixar algumas notas:

    Jogos em que os adeptos não ficam felizes com o resultado acontecem, com certeza que nos últimos 13 anos fez muito silêncio em Alvalade;

    Usar um jogo em que o Benfica perde 0-3 para avaliar o comportamento dos adeptos não é correto, uma goleada deixa naturalmente um sentimento de tristeza em qualquer amante do clube;

    Tenho a certeza que o Mestre não acompanha a equipa do Benfica em casa e/ou pelos vários estádios deste país, logo, comparar o comportamento dos adeptos quando vê os jogos do Benfica pela TV e vê muitos do SCP no estádio é bastante injusto e incorreto.

    E mais injusto ainda é comparar jogos menos bons do Benfica com jogos do Sporting da sua melhor época dos últimos 13 anos, no mínimo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JF

      É, infelizmente, indiscutível que o Benfica tem a maior massa de adeptos. Facto assente. E por isso mesmo é que se vem comparar com o carnide. Porque embora venham agora - que convém - pregar que não ligaram nenhuma essa votação, que o que interessa são títulos bla bla bla, a verdade é que a vossa máquina de propaganda e o o próprio clube apelou à votação e mesmo assim ficaram atrás de um clube que tem uma massa adepta inferior à vossa. Ponto.

      Não há azia nenhuma, não há incómodo nenhum, a haver teria de ser (e claramente há) do vosso lado, porque como viste, fomos considerados os melhores adeptos da Europa, mesmo depois de o vosso clube APELAR à vossa colaboração. Nos apoiamos em TODO o lado.

      O que há, a meu ver, pelo menos para mim, é a constatação que de facto somos os melhores adeptos! Apoiamos o Sporting há anos, independentemente dos feitos conseguidos (ou não), estamos no estádio a apoiar o nosso clube, a ganhar a perder. vamos fora apoiar o nosso clube, a ganhar ou perder. Não somos como carnide que só apoia ao minuto 70. que anda à porrada entre adeptos no meio de um jogo - em que por acaso até acho que o carnide estava a ganhar - que corta cartões de sócio quando as coisas correm mal.

      Orgulho em ser sportinguista.

      Eliminar
    2. Foda-se! deixem-se de merdas. Isto aparece num contexto. O resultado desta votação nos tempos do gordinho lopes seria, seguramente, diferente. Nesta altura houve mais tusa. Absolutamente justificada e justificável. Ponto.

      Eliminar
    3. Acredita mesmo que são os melhores só porque venceram numa votação em que conta quem tem mais paciência para os cliques?

      Eliminar
    4. Mais um parvo. Seguindo no teu raciocínio idiota, então também conta quem NEM SEQUER tem paciência para uns simples cliques?

      Eliminar
    5. Em termos de quantidade, sem dúvida que somos menos mas incomparavelmente melhores, em termos de qualidade... e não é preciso nenhuma votação online (manhosa, como todas são) para confirmá-lo

      Eliminar
    6. Pois, quem tem complexo de inferioridade são os sportinguistas, mas és tu quem tem necessidade de defender a alegada superioridade do benfica num blog do Sporting... A serio que esta gente não se manca?

      Eliminar
    7. Foi isso que escrevi?
      Foi isso que o Mdc escreveu?
      Aprende a ler.

      Eliminar
    8. JF, falei no Benfica por causa da reação do próprio Benfica nas redes sociais.

      Eliminar
    9. J1906, foi o que você deu a entender: "O que há, a meu ver, pelo menos para mim, é a constatação que de facto somos os melhores adeptos!"

      Férenc Meszaros, apenas vim rebater aquilo que foi escrito neste post. É simplesmente uma resposta ao Mestre.

      E se ler novamente o que escrevi, eu nem sequer me dou ao trabalho de referir a grandeza do Benfica, pois isso é evidente, até pelo número de vezes que se fala no Benfica por todos os blogs e páginas desportivas.

      Cumprimentos

      Eliminar
    10. Ó lãp, isto não é uma questão de acreditar se somos os melhores por isto ou por aquilo... é uma questão de termos a certeza de que... SOMOS MESMO OS MELHORES!

      Eliminar
    11. JF, há aqui claros problemas de interpretação do português, mas eu dou uma mãozinha, vá.
      Essa afirmação, em jeito de conclusão, vem como finalização da exposição de argumentos e factos que não se restringiram somente na votação da EuroSport (mas partindo dela).
      Está mais claro agora?

      Eliminar
    12. É divertido observar um dos benfiquistas dos que são habituées num blogue sportinguista a criticar a atenção que se dá ao Benfica nos blogues.

      Eliminar
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    14. Caro Valdemar, não critiquei nada. Muito pelo contrário, o facto de sempre falarem do Benfica é um indicador da sua grandeza e é por isso mesmo que serve de comparação em tudo. ;)

      Cumprimentos

      Eliminar
    15. Sim, a importância que os rivais nos dedicam também é a prova da nossa grandeza.

      Fiquei preocupado por haver uma altura em que já nos consideravam um clube simpático e usavam de discursos simpáticos para connosco. Eram os tempos do Godinho e "fazia falta um Sporting forte no futebol nacional".

      Felizmente voltaram a outro tipo de discurso e somos o clube no centro das atenções, neste momento.

      Eliminar
  6. Os benfiquistas gostam de nos lembrar que estamos há 14 anos sem ganhar um título. Não percebem como isso dá ainda mais mérito aos adeptos sportinguistas. Queria ver como estariam os benfiquistas se estivessem este tempo todo sem ganhar.

    Mas tudo isto não tem importância. Não preciso comparar-me com os vermelhos para medir o sentimento que me une ao Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica esteve 9 anos sem ganhar e mesmo assim era a equipa que mais gente levava aos estádios.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Tal como de 1993/94 a 2004/05 não são 9 anos, também isso do levava mais gente aos estádios é relativo...

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. So podes estar a gozar ou a tua memoria e igual a da aguia.

      Eliminar
    5. ..não esquecendo que quando perderam tudo, vi uns quantos a cortar cartões de sócio....

      Eliminar
    6. "O Benfica esteve 9 anos sem ganhar e mesmo assim era a equipa que mais gente levava aos estádios"

      Bem voce deve de ter uma boa memoria sem duvida. Ainda se lembra do que comeu ontem ao jantar?

      É que eu lembro me bem de assistencias de 4000 ou 5000 pessoas no antigo estadio da luz, para jogos da liga.

      Ate "tiveram" de estoirar com um topo do estadio, aproveitando o facto de irem fazer o novo, so para nao parecer tao mal os tao poucos adeptos que iam ver os jogos na altura.

      Depois ate foram para o jamor.

      Caro amigo, é um facto. O Sporting tem ganho muito pouco no futebol nas ultimas decadas. É inegavel. E é triste para qualquer sportinguista.

      Agora nao ousem comparar a vossa militância à nossa. Nem sequer tem comparaçao possivel.

      Se vosses passassem metade do que nos passamos ate agora, do benfica, ja so existia uma tasca qualquer com uns cachecois, para onde meia duzia de bebados iam antes de irem dar nos cornos as mulheres.

      Voces nao passam de uns papagaios com a mania que sao melhores, e mais especiais que os outros, e que têm de ser assim so porque sim. Como se isto tivesse que ser tudo vosso.

      Tenho muitos amigos benfiquistas, pais, familia. Gente espetacular de quem gosto.

      Mas desportivamente falando, prezo muito que voces todos se fodam.

      Eliminar
    7. Vocês é que tem a a lata de vir para aqui comparar pessoas, como se umas fossem melhores que outras só porque são de um clube diferente. É ridículo, só mesmo alguém muito intelectualmente infantil tem coragem para fazer apreciações desse tipo.

      Por exemplo, os Benfiquistas e Sportinguista de Lisboa são vizinhos, vivem na mesma cidade, frequentaram as mesmas escolas, tiveram a mesma influência ao nível do meio que os rodeia. Alguns até a mesma educação, ou acha que não existem famílias com membros de clubes diferentes? Pais Sportinguistas e filhos Benfiquistas, ou vice versa. O Pai é melhor que o filho ou o contrário?

      Poupem-me e cresçam um bocadinho, já não há paciência para tanta falta de noção.

      O tempo de "medir pilinhas" é no infantário.

      Cumprimentos

      Eliminar
    8. Ahahahahahahahahahahahahahahahahah! "O Benfica esteve 9 anos sem ganhar e mesmo assim era a equipa que mais gente levava aos estádios." 'tá bem 'tá!!! mostra lá onde é que podemos encontrar essa evidência... ou é baseada em estatísticas como a que o Mestre vos desmonta aqui http://oartistadodia.blogspot.pt/2013/10/4867.html?! Ou nesta http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/04/a-onda-vermelha.html?! Ou vamos comparar, por exemplo, os nossos jogos com o Tondela esta época... só a título de exemplo...

      Tretas como as que vocês debitam, não se tornam verdade só porque querem...

      Eliminar
    9. Comparar pessoas? lole.
      Comparámos a dedicação de adeptos rivais. Apenas isso.
      Comparamos o facto de vocês vangloriarem-se de serem mais, milhões, triliões mas em termos de dedicação e apoio, os milhões são apenas um número.

      Eliminar
    10. Aldo, vendo no site da Liga, desde 2007-2008 (só tem registos desde esta data) que o Benfica é a equipa com mais espetadores.

      Acho que facilmente se supõe que antes dessa data seria igual.

      Mas, de qualquer das formas, o SCP em vários anos ficou em terceiro (3°!!), logo não percebo os motivos para se acharem superiores mesmo em período de "seca extrema". heheh



      Cumprimentos

      Eliminar
    11. JF, aqui não se compara pessoas, compara-se militância! É a militância que faz os adeptos serem como são e foi o que esta votação mostrou.

      Eliminar
    12. "O Benfica esteve 9 anos sem ganhar e mesmo assim era a equipa que mais gente levava aos estádios."
      HAHAHAHAHHAHA, ó rapazinho... lembro-me bem de jogos do venfique nos anos 90 com menos de 3000 pessoas no estádio da luz...

      Eliminar
    13. Sim, comparam pessoas. Porquê que o envolvimento, dedicação e apoio dos Sportinguistas é maior que todos os outros? Baseiam-se em quê para afirmarem tal coisa? Poupem-me.

      Militância? Quanto muito compara-se tempo livre. heheh

      Eliminar
    14. Tiago, até podiam ser só 1000, continua a ser a equipa que mais gente leva aos estádios.

      Mas já agora, mostre lá que jogo foi esse? Afirmou tal coisa então agora concretize. ;)

      Cumprimentos

      Eliminar
    15. Então mas... não falávamos dos nove anos... ou de 2007-2008 para cá?!

      Já agora tenho curiosidade em saber se essas estatísticas da Liga terão como base os "numaros" dos clubes... se assim for, até me admira que o carnide não tenha 100 mil por jogo... seja em casa... ou fora...

      Eliminar
    16. JF

      Não sei que idade tens mas vires dizer que o benfica esteja bem ou mal enche estádios é rídiculo!
      Se não viveste nos anos 90 eu recordo-te que no antigo estádio da luz, nessa altura chegaram a ter vários jogos em que nem 10 mil metiam naquele estádio que por sinal é bastante maior que este!
      Os benfiquistas são adeptos das vitorias.
      Quando a coisa está mal ficam em casa...
      Basta ver no youtube.

      Eliminar
    17. Fernando Reis, onde disse que o Benfica só enche estádios? Volte a ler. O que disse é que é naturalmente a equipa que leva mais gente aos estádios.

      Quando a equipa não está num bom momento também é normal que os adeptos prefiram ficar em casa, mas isto acontece com todos, ou só começou a ver futebol este ano? Deve pensar que no ano em que o SCP ficou em sétimo levava muita gente aos estádios. heheh

      Aliás, só este ano o Sporting conseguiu uma lotação esgotada no seu novo estádio.

      Cumprimentos

      Eliminar
  7. "Nós não pagamos comissões..."
    1.3 milhões pagos a agente pelo Bruno César!

    Hoje já não convém falar do football leaks!!!!

    Até Maio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a chatear logo de manhã lampião??

      Eliminar
    2. Quem é que disse que não pagamos comissões? A inventar só para vir aqui tentar chatear? :)

      Eliminar
    3. Quando a azia é demasiada, perde-se o discernimento todo..

      Eliminar
    4. Depois de um fim-de-semana de 4 dias, pegou cedo ao serviço.

      Eliminar
    5. ainda não está nada no site... és tu, Artem Lovuzov?

      PS: já agora, ainda te lembras de quanto o Porto pagou por Maxi? Não...?! Está aqui (http://www.dn.pt/desporto/interior/maxi-pereira-custou-dois-milhoes-de-euros-aos-dragoes-4904458.html), para que não te falte nada...

      Eliminar
    6. Não há nenhum leak sobre as comissões do Bruno César. Só se soube esta manhã através do Record.

      Eliminar
    7. Essa informação está onde?
      No football leaks não aparece nada.

      A origem da noticia devem ser os clientes da Porta 18? Football Snifes?

      Eliminar
    8. Sergey cobardolas já cá andas ?,também ficaste sem net ?,o Sporting paga 1,3 milhões e sabes o que o teu clube vê ?,bolas,sabes o que são bolas ?,bolas,zero.

      Eliminar
    9. Mas alguma vez o SCP disse que não pagava comissões?
      Oh Sergey tem juizo

      Eliminar
  8. É soberbamente irónico dizer que os adeptos do Sporting padecem de um sentimento de inferioridade e depois vir escorrer fel para um blog de cariz claramente sportinguista... Além disso seria bonito também olhar para o próprio umbigo e pensar em quantas vezes esta época, com excepção eventualmente da acção de marketing da Emirates, os adeptos do seu clube puxaram pelo clube independentemente do resultado...

    Mas tenho de lhe dar razão num ponto. Há um ponto no qual a qualidade dos adeptos é incomparável. Falo dos ilícitos criminais da maior claque do seu "grandioso". Aí são, de facto, incomparáveis.

    Agora vai lá tomar uns kompensan e depois volta para comentar as vitórias no hóquei.

    ResponderEliminar
  9. Triste é gozarem com a eleição da melhor academia do mundo e depois vangloriar-se com uma eleição que foi fraudulenta ... Se não sabem o que é ou não vos interessa porque não dá jeito, podem ler isto...
    http://pequenolidergordo.blogspot.pt/2016/02/a-coerencia-ou-falta-dela.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro isto.
      Gosto de pensar que um Sportinguista nunca criaria um blog chamado "Kadhafi dos pneus" ou "Bufas, o Papa" por mais que odiasse uma personagem ou presidente de outro clube.

      Tão triste...

      Eliminar
    2. Piu piu piu....

      Esta votação ofende a memória do euséb(r)io... O midas vieira é o mais melhor maior gestor do mundo... O bob marley da musgueira só sai por 798 milhões de euros e mais um garrafão de tinto...

      Enxerguem-se lampiões. Isto não vale nada, é verdade, mas não é menos verdade que andavam para aí que nem pardais acabados de nascer a ver se ganhavam uma "eleição" de opiniões. Tentaram por todos os meios (oficiais e oficiosos) mobilizar os adeptos e não obtiveram o resultado esperado. Mas tenham calma que o que interessa mesmo ganhar é a 5 de Março.

      Eliminar
    3. e onde é que introduzes o tema da falta de coerência?
      Falta de coerência é dizer que és do Venfique, mas criares um blog apenas com temas anti-sporting. Viva a coerência Pequeno Líder Gordo e Burro

      Eliminar
    4. Zanizo, estás lá. O interesse da eleição vale o q vale e 5 de março é q interessa!

      Eliminar
    5. "Vamos hoje iniciar o nosso blog.
      Isto tem uma razão de ser:
      O Facebook é limitado e não nos permite colocar tudo o que pretendemos sobre os nossos rivais.
      Vamos colocar tudo aqui, às claras, sem tabus!
      Vamos fazer as nossas investigações, análises, críticas...
      Nos aguardem!

      Abraço dos amigos do Pequeno Líder Gordo. "

      Esta é a apresentação da espécie de blog deste complexado... opa, isto para mim parece mais a apresentação de uma suruba gayzola... com o castelo-branco e o frota incluídos!

      Eliminar
  10. Mestre, comecei a seguir as suas publicações devido á forma transparente com que escrutinava as tácticas, jogos, jogadores do nosso Sporting.
    Acho que onde é necessário (dentro das 4 linhas) temos dado uma belíssima amostra do que é o FUTEBOL, fora das 4 linhas, somos inquestionavelmente os melhores adeptos de Portugal e acredito dos melhores do mundo.
    Quem é do Sporting, simpatiza ou até que seja sócio, é porque gosta de FUTEBOL. Convenhamos que se fosse pelos resultados, taças, campeonatos, etc. (tambem assistimos a forma pouco clara como ganharam muitos deles), haveriam outras alternativas. Mas não, nós gostamos é de FUTEBOL e por isso somos SPORTING. Não se trata de um discurso do Calimero, mas não tenho duvidas que as vitórias do SPORTING são incomparavelmente mais "saborosas". Os resultados claramente importantes e (para os mais esquecidos) é o que fica registado, mas nunca nos esqueçamos do caminho e o SPORTING tem um trajecto incomparável NO MUNDO DO FUTEBOL. Noutros "mundos" estamos fartinhos de ver como se ganham titulos. Mais FUTEBOL aqui tambem. Abraço

    ResponderEliminar
  11. Caro MdC,
    Um bom dia a todos.
    Votei e acompanhei essa iniciativa da Eurosport.
    Creio que tem razão na sua análise e adianto aquilo que penso:
    Na primeira fase da votação, na passada quarta-feira, para apuramento dos 20 melhores do "resto da Europa", parece-me claro que houve empenhamento dos adeptos do
    Sporting e Benfica, estranhando a pouca adesão dos adeptos do FCP.
    Quando o Benfica passou a liderar, convenci-me que ganhariam essa fase, porque têm mais adeptos. Tal não aconteceu e os adeptos do Sporting deram-nos a vitória.
    Adianto desde já que foi esta a fase de maior empenhamento dos adeptos dos dois clubes, porque em 1 dia apenas, o SCP ultrapassou e bem os 100.000 votos, o SLB, aproximou-se desta marca, se a memória não me falha.
    O empenho dos adeptos do Sporting, embora diminuindo em relação à primeira fase, foi bem maior e, esta para mim foi a razão determinante, a massa adepta do Benfica, acusou e muito o desaire de sexta!
    E é este pormenor que eu destaco: a maior tenacidade dos sportinguistas, ao longo dos anos, face aos desaires ("aquilo que não nos mata torna-nos mais fortes").
    Concluo, afirmando que a reacção dos adeptos do Benfica face ao resultado, remete-me para o ditado oopular "Estão verdes, não prestam"!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é q quer saber da reacção dos adeptos do benfica?

      Eliminar
    2. Meu caro, a reacção é referida, e bem, pelo MdC.
      SL

      Eliminar
    3. Aqui, por acaso, acho que o mestre só perdeu tempo. Reporta uma realidade, é certo, mas das inconsequentes. Não serve para nada! ou pior, só serve para se levar com a tralha do costume. A parvoíce do costume. Há outros assuntos igualmente "fracturantes" cuja discussão (carregadinha da merda costumeira) é fundamental. Que mais não seja para não se branquear manhosices! vauchers e cenas desse tipo ... agora isto? isto não tem interesse nenhum. O mestre perdeu tempo aqui.

      Eliminar
    4. Meu caro, permita-me dizer-lhe que acho toda a abordagem do MdC muito oportuna. Repare que ele realça a tenacidade dos nossos adeptos e desmonta a tal reacção que só pretende desvalorizar o nosso "clicar" só porque sim, como é típico...
      Se não viu a minha explicação para o facto de ter começado a aparecer aqui,
      relembro que foi por andar enojado com o lodaçal em que se transformou o futebol português. Um bom dia para si, SL

      Eliminar
    5. Não questionei a oportunidade da intervenção! a fazê-lo era, de facto, agora. Perguntei-me para que servirá a dita. Na minha opinião (modesta, acredite) este assunto irrelevante só vai servir para ter um debate espúrio, inconsequente e que desperdiça forças que são eventualmente fundamentais noutros sítios, noutros assuntos. No limite aumenta, ou pelo menos contribui, para o tal lodaçal a q o jmfigueiredo se refere. Nada mais. E referi também, que há outros assuntos promotores de "lamaçal" que me parecem bem mais pertinentes...

      Não comecei nem terminei cumprimentando-o porque, de facto, esse não é o registo costumeiro aqui da coisa. Espero não ter sido muito arruaceiro consigo.

      Eliminar
    6. Faltou-me uma nota fundamental: deve ter sido a primeira vez que "critico" uma intervenção do MdC! simplesmente porque tenho estado de acordo com TODAS as outras. De acordo e agradecido.

      Eliminar
    7. Meu caro, obrigado e a enorme esperança de, unidos, sermos campeões este ano!
      Não foi, de forma nenhuma, arruaceiro! Deixemos isso para aqueles que aqui aparecem não sei a troco de quê...
      SL

      Eliminar
    8. Não tem mal algum em discordar, Conana. :) Eu acho que é interessante no âmbito da conversa de só existirem dois clubes em Portugal: o Benfica e o anti-Benfica.

      Eliminar
    9. Certo, mas essa "conversa" não existe!! :) chamar-lhe conversa é um eufemismo. O que existe é troca de impropérios! e, se de vez em quando a coisa até tem graça, há alturas em q um tipo tem q perder a paciência para quids e coisos desses ... e este tema de quem se aguenta a votar mais vezes está mesmo a pedir ... quids! ... é um passatempo ...

      Eliminar
  12. Caro MdC,
    Um bom dia a todos.
    Votei e acompanhei essa iniciativa da Eurosport.
    Creio que tem razão na sua análise e adianto aquilo que penso:
    Na primeira fase da votação, na passada quarta-feira, para apuramento dos 20 melhores do "resto da Europa", parece-me claro que houve empenhamento dos adeptos do
    Sporting e Benfica, estranhando a pouca adesão dos adeptos do FCP.
    Quando o Benfica passou a liderar, convenci-me que ganhariam essa fase, porque têm mais adeptos. Tal não aconteceu e os adeptos do Sporting deram-nos a vitória.
    Adianto desde já que foi esta a fase de maior empenhamento dos adeptos dos dois clubes, porque em 1 dia apenas, o SCP ultrapassou e bem os 100.000 votos, o SLB, aproximou-se desta marca, se a memória não me falha.
    O empenho dos adeptos do Sporting, embora diminuindo em relação à primeira fase, foi bem maior e, esta para mim foi a razão determinante, a massa adepta do Benfica, acusou e muito o desaire de sexta!
    E é este pormenor que eu destaco: a maior tenacidade dos sportinguistas, ao longo dos anos, face aos desaires ("aquilo que não nos mata torna-nos mais fortes").
    Concluo, afirmando que a reacção dos adeptos do Benfica face ao resultado, remete-me para o ditado oopular "Estão verdes, não prestam"!
    SL

    ResponderEliminar
  13. Esta votação até tem mais logica e é mais demonstrativa que as votações online para por ex. o melhor jogador ou a melhor academia. Na realidade se não houvesse paixão e clubismo os adeptos nem se dariam ao trabalho de votar.
    Esta votação era para qualificar os adeptos e a sua paixão pelo clube ora uma adesão em massa e com tal diferença demonstra/qualifica/quantifica que essa paixão existe e é muito grande.

    ResponderEliminar
  14. É isso que eu digo... É difícil dizer se somos os melhores da Europa ou não, até por termos culturas de apoio bastante diferentes de país para país. Na Polónia, Sérvia, Grécia, etc. os espectáculos proporcionados são muito superiores aos nossos. Mas a nível de amor demonstrado, por exemplo, aí nunca vi igual a nós. Lembro-me de ir assistir a um Lech Poznan-Legia, jogo grande da Polónia com grande rivalidade, ruas fechadas dias antes. O Legia ganhou 0-3, salvo erro, e no final os adeptos do Lech Poznan faziam a festa... Isto para mim não é nada, até porque não estavam a apoiar os jogadores, estavam simplesmente nos trams a cantar e a saltar, isto são adeptos que vão ao estádio só pela festa em si e pouco lhes importa o resultado. Nunca na vida eu levava 3 batatas dos ranhosos em Alvalade e saía dali a fazer a festa. Isto tudo para dizer, podem dar os maiores shows, mas não amam tanto os seus clubes como nós, Sportinguistas.

    Dito isto, quase todas as comparações entre adeptos de países diferentes são falaciosas. Como tal só dá para comparar com um certo grau de fiabilidade adeptos do mesmo país. E aí... Coitadinhos dos outros, nem merece discussão. Comparando só entre os clubes da 1ª liga (Farense, Famalicão, etc. também merecem respeito) o único rival que se aproxima do nosso nível em demonstrações de amor e fidelidade é o Vitória.

    ResponderEliminar
  15. Ontem, já dei para esse peditório..

    Só mesmo quem anda desesperado por Títulos é que se pode sentir feliz por Prémios virtuais.. com putos de 15 anos a votar dia e noite, a fazer refresh!!

    Até lhe fica mal ao MdC fazer Posts sobre isto, pois 'isto' não dura mais que a vida das mariposas ou que a vida das Capas dos Pasquins, que amanhã já nem se lembram do disseram hoje!!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu, lembro-me bem que ontem falei AQUI do Tanaka a queixar-se do Mestre da Táctica... e hoje, nem por acaso, leio no Record!!!


      COMISSÃO DE 1,3 MILHÕES paga POR BRUNO CÉSAR
      Sporting pagou a Costa Aguiar e é óbvio que esse tal de Costa Aguiar a seguir
      pagou a JJ!!!!


      Eliminar
    2. Naaaa, que ideia, só o FCP é que paga Comissões !!



      Eliminar
    3. Bom, já estava de saída mas tenho que te lembrar da condição da tua mãe, ó Quid. Anda às voltas, ela.

      Eliminar
    4. mas alguém diz que o Sporting não paga comissões?...

      Eliminar
    5. Já agora, por falar em Record.

      JOÃO MÁRIO VALE POR TRÊS - Pode render 15 a 20 milhões de euros.

      Quer dizer: vale por 3, mas para o Record só vale 15 milhões.. já o puto maravilha que nem meio vale.. falam á vboca cheia em 40, 60 80 milhões !!!

      :-)

      Coitado do Renato Sancho Pança que vai ser vendido durante 5 anos como o Gaitan!!

      Um só vale 15 o outro vai valer 80 !!!!

      Que País este.. e já estava vendido para o Manchester, mas ontem afinal, já ia para a Juventus !!

      Aposto que amanhã irá para o Real Madrid.. MAS se hoje perderem de novo em casa, vai é para a Equipa B fazer companhia ao Gonçalo Guedes, outro que também ia para Manchester!!!

      Eliminar
    6. lol deixa as Papoilas falar..........
      viva o guedes! viva a (não) formação! renato é vida!

      Eliminar
    7. MdC.
      O meu obrigado pelo post, os meus parabéns aos jovens de 15 anos que votaram no SCP, pois só demonstram a sua fidelidade a um clube, mesmo sem terem sido campeões!
      A tal diferença, caro MdC!
      SL

      Eliminar
  16. Já os vermelhos, e palavra que o digo com o máximo de imparcialidade, são dos piores que há nesta 1ª liga. Só valem alguma coisa pelo número e por alguma mística - potenciada pela propaganda - que apresentam. Porque a nível de apoio... Coitados, nem sei o que dizer. Tivessem o mesmo número de adeptos e a Académica, Paços, Rio Ave, Boavista, Braga, etc. davam-lhes uma tareia. Principalmente nos jogos na Luz.

    ResponderEliminar
  17. A quantidade nunca foi sinónimo de qualidade...não há melhor exemplo do que este para aplicar aos adeptos do garrafão e aos adeptos do Sporting.

    Não me esqueço de ver na TV os 7-1 e ver tanta bandeira vermelha e tanto cartão de sócio queimado.Mas que fogueira.Só visto,aquele momento tão ridículo espelha bem a bipolaridade do lampião.

    Lindo lindo foi também o minuto 70,mais um momento hilariante,quando os jogos no clube do garrafão começam ao minuto 70´e depois de estarem a levar na pá 3-a Ó está tudo dito !...

    ResponderEliminar
  18. Este é só mais um exemplo da vossa troca tintas(isse)...

    O Benfica ganha um prémio internacional (que não vale nada!) eleito por um júri e lá aparece o burro mor a desdenhar e a mandar bocas que só mostram a ignorância de quem as manda... Mas há uma votação online fazem divulgação oficial etc (tal como os outros mas a questão é que vocês criticavam os outros mas fazem igual).

    O burro mor andou a mandar umas bocas que o Carrillo não tinha saído de graça. Em 1o lugar é burro porque toda a gente sabe que quando se fala em custo zero se está a referir a não pagar nada ao clube de origem... E o sporting recebe ZERO. Contabilizar ordenados como despesa de transferência é apenas e só desonestidade intelectual. E agora aparece notícia que pagaram tanto ao agente do Bruno César de comissão como o Benfica ao Carrillo... Mas aí já deve ser custo zero (e o jogador nem ordenado recebe... Recebe em Bifanas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. viva a formação!
      viva o guedes! (onde anda ele?) e afins!
      ridículos..

      Eliminar
    2. O guedes é suplente ou fica na bancada... isso demonstra exactamente o que quanto á vossa mudança de opinião de acordo com a doutrina do burro do caralho? O gajo leva-vos a terem de desdizer o que á poucos dias gozavam e vocês todos contentes. Gozavam com um prémio afirmando que era por votação (erradamente) e pimba... bora lá votar. Gozavam com o custo zero do carrillo segundo a definição do burro (que até inclui ordenados) e pumba... aparecem as comissões dos vossos custo zero (coisa que só os outros pagavam)!

      Eliminar
    3. J1906 o Guedes é um caso especial, porque ele será o próximo CR7, como o MU estava interessado nele o Venfique apenas o protegeu. Quanto a essa da votação para melhor academia é mesmo de rir.... mas que jogadores da formação do Venfique atingiram recentemente as seleções/equipas de topo?, uma coisa e neste momento estarem melhores que a do Sporting, mas agora serem das melhores do mundo? É curioso ainda que quando deram o prémio fizeram uma referência ao Figo e Ronaldo, quando ambos vieram da formação do Sporting LOL.

      Já agora Martins como tu me pareces um gajo informado podes dizer os valores que o vendedor de cocaína renegociou com a NOS? É que o tal negociador implacável disse que ia renegociar o contrato em janeiro (Supostamente já o 1 contrato se não me engano foi apelidado de espectacular pelo mesmo) e entretanto não vi nenhuma noticia do mesmo. Se para ti o presidente do Sporting é "burro do caralho" o que dizer do teu que desde que chegou ao venfique a única coisa que se limitou a fazer foi aumentar o passivo e depois neste tipo de contratos com a NOS é comido de cebolada por BC, sim porque BC disse que era bom para o Sporting que o vendedor de cocaína renegociasse o contrato porque assim o Sporting passava a receber os mesmos valores. Mas claro seguindo a tua frase BC é que é burro do caralho LOOOOL

      Eliminar
    4. -ALgeum viu o Ivan Cavaleiro? esse mestre da bola que cavalgava atraves dos adversairos e estes que paravam so para o ver a jogar?

      MENOS HYPE porfavor e bom para a gente carnide e para nos que nao temos de levar com papagaios que cospem o que leem nos jornais.

      Eliminar
    5. pois... confrontados com as tretas do burro mudam o tema.
      O guedes está muito bem no banco!
      O cavaleiro foi vendido... 15M.
      E qual era o clube que não votava em eleições online?
      Qual era o clube que não pagava comissões?

      Eliminar
    6. Nuno não te finjas de burro, porque de burro não tens nada. BC alguma vez disse que não pagava comissões a empresários? Queres mesmo comparar os valores das comissões que o Sporting dá quando comparado com os da comissões que o Venfique e Porto dá? É curioso que falas em mudar de tema quando o assunto não convém, mas também não te vi a responderes ás minhas questões.

      Eliminar
  19. Falando a sério.. Não se pode - nem deve - comparar o que não tem comparação. Se até o clima, a mentalidade, a geografia, a sociedade, o nível de vida de cada País influi no comportamento dos adeptos. Não se podem comparar adeptos de Países diferentes.

    Em Portugal, os melhores adeptos são sem dúvida os do Vitória de Guimarães..

    Falando só dos 3 Grandes, no estádio, ao vivo os do SCP são os piores, pois assobiam a tudo e todos. Parece que toda gente os rouba.. Ou como bem diz o Presimente Badocha. Passam da euforia desmedida à depressão melancólica em apenas 2 minutos!!

    Já os do SLB, esses é a equipa que puxa por eles. E os do FCP andam de barriga cheia, anestesiados de tantos Títulos ganhar.

    14 em 20
    09 em 15
    06 em 10

    Sem esquecer as Taças, Supertaças e Provas Internacionais.

    ...

    É óbvio que se os adeptos do FCP ficarem 15 anos sem ganhar, sem vencer também irão mudar a sua mentalidade. Eu vivi ISSO nos anos 80, quando o FCP também arrastava multidões e enchia estádios de Norte a Sul do País.

    ResponderEliminar
  20. ..."quando o FCP também arrastava multidões e enchia estádios de Norte a Sul do País."

    quando o FCP for um valor per se, e não uma reacção a ofensas imaginárias e injustiças sonhadas (contra tudo e contra todos, diziam, com todos os árbitros e orgãos decisores do futebol nacional, no bolso... tão surreais que até deliram: a ganhar desde 1893, dass já ganhavam ao Liverpool F.C.)

    get lost, creep!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óbvio que se os adeptos do FCP ficarem 15 anos sem ganhar, sem vencer, também irão mudar a sua mentalidade. Eu vivi ISSO nos anos 80, quando o FCP também arrastava multidões e enchia estádios de Norte a Sul do País.





      ResponderEliminar

      Eliminar
  21. O benfica é bi-campeao futebol, vem dos 4 anos com mais titulos na historia do clube incluindo todas as secções. BEnfiquistas estão-se a cagar para votaçoes eurosport. Ja os vasquinhos não tem mais nada a ser votaçoes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os benfiquistas investiram forte na votação até determinado ponto, Tadeu.

      Eliminar
    2. Tadeu é a excepção MdC.
      Prefere "prémios" do dubai..

      Eliminar
    3. Como vais do Melão ?,lol.Mais logo pronto para outro ?.

      Eliminar
    4. "Melão" destes de logo á noite, da última vez que o provaste levaste 12-1!

      E nunca mais comeste deste "Melão"…
      "Melão" deste tipo, só está ao alcance de grandes equipas, campeões e vencedores.

      Leva lá a supertaça que já "muita" bom!

      Ate Maio

      Eliminar
  22. ""Em Alvalade, o apoio é constante, independentemente do resultado. Repito: independentemente do resultado.""

    HHAHAHAHHAHAHHHHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHHAHAHAHHAHAHHHHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHA
    HHAHAHAHHAHAHHHHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHA
    HHAHAHAHHAHAHHHHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHA


    ESte blog é uma anedota, o que eu me rio com os doentes mentais q aqui andam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas tu continuas a vir aqui.....

      Eliminar
    2. Tu nem dás para rir, tadeu, só dás pena... pobres dos teus familiares que têm de te aturar ... com filhos como tu, a reputação das mães desce a níveis desoladores ...

      Eliminar
    3. O Tadeu só não acha anedótico tudo o que envolve a memória do Eusebio, como por exemplos os Vouchers para refeições a árbitros e observadores.

      Não podemos levar a mal, as pessoas com esquizofrenia e intelectualmente retardadas têm o seu mundo, os blogs do Carnide, mas ocasionalmente também devem conviver com pessoas normais, para promover a sua reintegração.

      Eliminar
  23. Citação de alguém conhecido: o SPORTING EM 1.º faz confusão a muita gente.
    SL

    ResponderEliminar
  24. Imaginemos que os portistas também andavam 'desperados'..


    Facebook:

    FC Porto, 3.650.518 gostos

    SC Lisboa, 2.122.747 gostos


    Twiter:

    FC Porto - 610.000 seguidores

    SCLisboa - 394.000 seguidores

    Olha se os putos portistas não andassem de barriga cheia..

    ResponderEliminar
  25. As prateleiras do futebol:

    Sporting - criatividade e energia. Um produto premium.
    benfica - quantidade e indiferença. Semelhante a qualquer marca branca.
    porto - intimidação e agressividade. Como nos maços de tabaco.

    ResponderEliminar
  26. Dois factos:

    - O FC Porto é grande porque tem mais títulos (em futebol sénior*). Os adeptos gostam de lançar esse como primeiro argumento. Os títulos (de futebol*). Independentemente de como, e eles bem sabem como, até gozavam com isso, os "métodos do pintinho". Para eles, importa ganhar.

    - O Benfica é grande porque é o que tem mais adeptos. São os maiores, os "mais grandes". É tudo deles, segundo os próprios. Há mais benfiquistas que portugueses. 14 milhões na última contagem do Guerra. Ainda que ultimamente tenham lançado mão a alguns dos "métodos do pintinho".

    E o Sporting? Bom, nós não somos do Sporting por causa de títulos (aqui já não meto "de futebol"). Nem por sermos a maioria. Não esperamos que o nosso clube nos dê aquilo que nos falta na vida real. É por causa disso que não andamos à facada ou desesperamos e ficamos em silêncio quando o clube não ganha. É preciso estar muito bem resolvido para pertencer a um clube que não papa títulos (de futebol*), nem tem as maiorias das instituições desportivas e outras do seu lado. Na maioria das vezes já sabemos que não contamos com apoio nenhum, para além do dos seus valiosos adeptos, seja onde for. No estádio rival, na rua, nos corredores da decisão desportiva, financeira, política, etc. Bem pelo contrário. Qualquer sportinguista sabe que é mais certo ser escandalosamente roubado num jogo qualquer ou num bastidor qualquer do que ao contrário. É assim e já sabemos que vai ser assim. Os rivais chamam-nos calimeros, mas também sabem que é assim.

    Se fosse de outra forma, não poderíamos compactuar com isso. Se fosse o Bruno de Carvalho a oferecer putas ou vouchers aos árbitros para ser beneficiado, já tinha sido expulso da presidência.

    É assim. É-se do Sporting, porque sim. É preciso ser-se especial para o ser. Precioso. Diferente. É o que nos define. É o que irrita os rivais. Somos adeptos de um grande, para além de títulos ou de manias das grandezas. Somos enormes e isso é o maior dos títulos.

    Se os desportistas cavalheiros do virar do século Cosme Damião, António Nicolau d'Almeida ou José Monteiro da Costa quisessem escolher um clube nos dias de hoje, decerto seriam do Sporting Clube de Portugal, clube que mais mantém os valores da fundação.

    * títulos de futebol sénior. Porque em títulos conquistados pelo Sporting em modalidades consideradas desporto olímpico, somos o maior de Portugal e segundo do mundo, atrás do Barcelona. Mas não invalida em nada o que disse em cima, apenas o reforça. Somos diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com parte.
      SLB grande porque tem mais adeptos e títulos.
      FCP grande porque representa uma região e títulos intencionais.
      SCP grande? Porque? Porque sim.

      Quais títulos em modalidades olímpicas? Os do amunike? os vice campeonatos? A quanto tempo vocês não ganham títulos em modalidade nenhuma? e estão sempre atrás do Barcelona... sempre ouvi (e gostei) essa conversa... no entanto os anos passam, vocês não ganham nada e continuam sempre segundos atrás do Barcelona. è um dogma... que resiste ao passar do tempo... o sporting é o segundo atrás do barcelona!

      Eliminar
    2. Porquê? Porque sim? Porque atrai adeptos de outros clubes para os seus blogs talvez... Se isso não é sinal da importância que lhe dão, não sei o que será. Enquanto isso, esta época já perdeste pelo menos 1 troféu para o "pequenino". E 3 jogos. Não te esqueças disso.

      Eliminar
    3. - OURO | Carlos Lopes (1984) e Emmanuel Amunike (1996)
      - PRATA | Armando Marques (1976), Carlos Lopes (1976), Andrej Juskowiak (1992), Francis Obikwelu (2004), Ionela Târlea (2004) e Emanuel Silva (2012)
      - BRONZE | Rui Silva (2004)

      Ignorante.


      Eliminar
    4. Valdemar Iglésias,
      Saudações para si e para o seu comentário!
      Há outros que o meu caro deve ignorar...
      SL

      Eliminar
    5. Nuno Martins, não é fácil compreender o conceito. Mas eu explico.

      O Sporting é o segundo maior clube com títulos em modalidades olímpicas. Facto.

      Mas o que significa isto? Que o Carlos Lopes ganhou uma medalha nos Jogos Olímpicos?

      Não.

      Há modalidades olímpicas. O Futebol, o Andebol, o Atletismo, a Natação, Etc. Etc. Etc.

      Para retirar da equação modalidades não olímpicas. Berlinde, Campismo e Caravanismo. Etc.

      Nelas, as olímpicas, os atletas leoninos, ao serviço do clube, conquistaram títulos e troféus.

      Não com a camisola da selecção nacional. Essas não contam. Foi Portugal, ou o país que representavam. Não são títulos do Sporting.

      Mas nas outras, com a camisola verde e branca e com o leão ao peito, ganhámos mais troféus que toda a gente em Portugal. (E no mundo, só atrás do Barça, o que engloba, pela lógica, a dimensão nacional)

      Está claro?

      Eliminar
    6. Para o Carnide só interessa o que lhes convém...

      Eliminar
    7. Ah e há ainda outro troféu, bastante menos discutível, onde o Sporting Clube de Portugal dá cartas. Um esquecimento imperdoável da minha parte.

      Tem as adeptas mais bonitas.

      Eliminar
    8. ...pelo menos com os dentes todos!

      Eliminar
    9. Só a portista Fernanda Ribeiro tem mais Medalhas e Títulos que todos os Lopes e Mamedes juntos !!

      E no Ciclismo, no Hóquei, no Andebol, no Basket.. até no Bilhar !!!

      Só não temos no Futsal porque não temos equipa.

      Eliminar
    10. J1906 os títulos olímpicos são dos atletas que participam, nem dos comités olímpicos dos países são quanto mais dos clubes. Além de que o vosso ridículo é tanto que na mesma lista contabilizam medalhas coletivas, medalhas de de jogadores que só entram no clube no ano seguinte, adeptos do clube, etc... Note que se assim fosse, a Universidade do phelps (entre outros) tinha mais medalhas que vocês, logo não eram segundos atrás do Barcelona. A sua ultima linha não é de assinatura mas podia ser... você é ignorante.

      Valdemar eu sei bem qual é o conceito de modalidade olímpica. Tu é que não sabes ler (deve ser da iletraticia!)... porque eu falo em títulos olímpicos e em modalidades olímpicas. Vocês nem em Portugal são o clube com mais títulos em modalidades olímpicas... a única modalidade olímpica em que vocês (talvez) tenham mais títulos é o atletismo (talvez)! Pelo menos não és tão ridículo como os teus colegas que contabilizam títulos ao serviço de uma qualquer seleção como sendo do sport.

      Eliminar
    11. A realidade não se faz do que imbecis como tu acham.

      O Sporting não nasceu ontem. Já teve pavilhão e conquistou títulos, muitos títulos, numa altura em que ecletismo não era palavra morta.

      Porque é que achas que o novo pavilhão se vai chamar João Rocha?

      Lamento que te magoe, mas o que eu disse é um facto.

      Eliminar
  27. FCP - TÍTULOS (74)

    COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS - 7

    COMPETIÇÕES NACIONAIS - 67

    CAMADAS JOVENS

    Juniores - 22
    Juvenis - 20
    Iniciados - 31


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está triste. Ninguém lhe liga.

      Como vai a amiga J1906? Um beijinho. :)

      Vai ao jogo a Alvalade?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Boa sorte para quinta.

      AHAHAHAHAHAHAHAHA!

      Eliminar
  28. Citação de alguém conhecido: "O SPORTING EM 1.º faz confusão a muita gente!!"
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O SCP em 1º é como um javali em cima de uma árvore.. não se sabe como foi lá parar, mas que vai acabar por cair, vai.


      Eliminar
    2. é é...é o dragón que merece tar lá em cima.
      tempo da fruta já passou viper!

      Eliminar
    3. registe-se o esforço do Viper, a versão que corre no Porto usa um porco no lugar do javali... a propósito, ao tempo de Galileu, toda a gente sabia que o Sol andava à volta da Terra

      Eliminar
  29. apoio constante mesmo, quem nao se lembra das greves ao apoio nos jogos do Sporting Lisbon, das faixas com joguem a' bola, dos 15 mil em jogos do Sporting ainda ha pouco mais que 2 epocas....este Artista vive num mundo paralelo so pode...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Lembro-me de ver menos de 5 mil pessoas no antigo estádio da Luz... e de vandalizarem uma capelita que por lá havia. E não foi num mundo paralelo, foi mesmo neste.

      Abr,
      Pedro

      Eliminar
    2. lembro-me de um jogo com o gil que nem 5mil estavam.... e vêm falar da fraca afluência sportinguista

      Eliminar
    3. esse jogo deve ter sido na playstation nao?

      Eliminar
  30. olha aqui o apoio constante: https://www.youtube.com/watch?v=5rbDQb602TY&feature=youtu.be&t=3m40s

    ResponderEliminar
  31. mas deixando esta cena da votacao aldrabada com os putos de 15 anos a fazer refresh e a apagar os cookies durante a noite toda....eu vim aqui ao blogue a' procura dum post sobre a novidade do football leaks sobre o mais de 1M de euros pagos ao agente do Bruno Cesar....mas......nada....nem um paragrafo sobre o assunto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está outro parvo. Mas votação aldrabada porquê? porque uns votaram mais vezes q as vezes que votaram outros? tem juízo ó pseudo-moralista de merda.

      Eliminar
    2. A inteligencia do lampiao nao da para mais.Nem sabe que o SCP nem negociou com o Estoril para comprar o Bruno Cesar.Deve passar a vida a ver "O mais tabaco" da tvi24 e depois so diz disparates.Tens aqui a papinha toda:

      Aonde fala em custo 0?http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/bruno-cesar-assina-ate-2020-986943.html

      Se o Bruno Cesar pagou ao estoril e normal que receba algum do SCP:http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/13-11-2015/bruno-cesar-estoril-diz-que-nao-negociou-com-o-sporting

      Proxima licao..minuto 70!!;)
      Olha a cabeca do lampiao a inchar..
      SL

      Eliminar
  32. Citação de alguém conhecido: "Vozes de burro não chegam ao céu!!"
    SL

    ResponderEliminar
  33. Citação de alguém conhecido: "O SPORTING EM 1.º faz confusão a muita gente!!"
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que te vai fazer confusao vai ser ver o Jesus a ajoelhar no Dragao mas desta vez vestido de verde...dejavu...

      Eliminar
    2. rui vitória ja se ajoelhou 2x ao porto esta temporada, 3x ao sporting.....
      já sabe o que o espera dia 5.

      Eliminar
    3. Este novo fm.carv é mais um cretino armado em zandinga. És só mais um para o grupo dos que merecem que o Sporting ganhe este campeonato. Espero bem, aliás, faço votos, para que tenhas o que mereces!!

      Eliminar
    4. Sónia1906, de tanto se ajoelhar, lá para Maio pode ser que lhe apareça a Nossa Senhora de Fátima, que ele conhece bem, com um presente na mão.

      Eliminar
  34. Mestre, e que tal uma postada sobre a comissão ao agente que vinha no Football Leaks, mas que uma pessoa vai ao sítio em questão e... não está lá nada?...

    ResponderEliminar
  35. Entao agora o football leaks ja nao vos agrada? So gostam dele quando vos da jeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://footballleaks2015.wordpress.com/?s=bruno+cesar

      «Sorry, but nothing matched your search terms. Please try again with some different keywords.»

      Eliminar
  36. Parabéns ao título de melhores adeptos online vindo de um clube cujo ponteiro do frustrómetro do título está na intensidade máxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá no estrangeiro ninguém os conhece. É um tal de Sporting Lisbon ou Gijon !!!

      Eliminar
    2. Só dá mais valor aos adeptos do Sporting. Nos bons e nos menos bons momentos. Não é ao sabor das marés ou das vitórias. :)

      Eliminar
    3. Já o fruta com putas é bem conhecido...pela corrupção! Por "comprar" títulos no "supermercado"
      Sir Alex Ferguson dixit

      Eliminar
  37. Oh MdC faz falta ai o video da passada sexta onde se ve o gaitan a apanhar papeis!!!

    É asssim que os adeptos da agremiaçao deixam os seus jogadores: a apanhar papeis

    ResponderEliminar
  38. Mesmo saltando por cima de todos os factores que não são tidos em conta (momento actual dos clubes, "pujança" das claques, etc...), pelo critério do MdC fica difícil perceber como é que os melhores adeptos não são os do Guimarães...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por uma questão de valores (não confundir com valor€s).
      Por uma questão de espectáculo, não dão os shows que nós damos nos jogos fora, nem nos em casa já agora. Estão a ver o momento "O Mundo Sabe Que" nos inícios de jogos? Ninguém é capaz de algo semelhante em Portugal.

      Eliminar
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  40. https://footballleaks2015.wordpress.com/ Aonde fala sobre o Bruno Cesar?O que anda o Record a procura?...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://openload.co/f/KwjlNq1e5_o/Sporting_-_Bruno_Ce%CC%81sar_-_Costa_Aguiar_Sports.pdf

      Eliminar
    2. isso foi hoje,ontem nao havia nada..o Record coloca as noticias primeiro que o Leaks..a PJ anda a dormir.SL

      Eliminar
  41. Citação de alguém conhecido: o SPORTING EM 1.º faz confusão a muita gente.
    SL

    ResponderEliminar