domingo, 14 de fevereiro de 2016

Resposta à altura de quem quer ser campeão

Era difícil desejar melhor resposta da equipa perante a possibilidade de recuperar a liderança isolada do campeonato. O Sporting entrou forte, marcou cedo, anulou totalmente o Nacional e controlou o jogo como quis. Tivemos um William Carvalho de regresso às boas exibições, uma dupla de centrais surpreendentemente sólida e os habituais Ruiz, João Mário e Adrien a tomarem conta da bola com a categoria do costume. E, claro, não se pode deixar de destacar a exibição de Slimani, que de jogo para jogo vai mostrando novas formas de ser útil à equipa para além da luta que dá às defesas adversárias e dos muitos golos que marca.



Positivo

Controlo total das operações - não se pode dizer que a equipa tenha registado uma nota artística muito elevada, mas do ponto de vista da organização e empenho foi insuperável. O Sporting mandou completamente no jogo do princípio até praticamente ao fim da partida - acabando apenas por relaxar nos minutos finais, quando o resultado já estava feito. Até esse período, só deu Sporting que, mesmo não jogando com um ritmo e pressão avassaladores, fez mais que o suficiente para sair da Madeira com uma vitória expressiva. O Nacional apenas conseguiu incomodar a partir de lances de bola parada, mas nem assim a equipa de Manuel Machado foi capaz de criar situações de perigo para a baliza de Rui Patrício.

Finalmente um golo de canto - não tenho estatísticas que o comprovem, mas provavelmente o Sporting será das equipas do campeonato com menor índice de aproveitamento neste tipo de lances. Isso é-nos particularmente prejudicial porque não existirão em Portugal muitas equipas com mais cantos a favor que o Sporting. Parece-me que o problema está mais na qualidade da marcação dos cantos do que no momento de finalização. De qualquer forma, esse enguiço foi hoje quebrado logo aos 3 minutos. Canto marcado ao primeiro poste por João Mário, e uma entrada e cabeceamento fulminantes de Slimani. Grande golo.

O regresso ao golos de Slimani - já falei sobre o primeiro golo. O argelino marcaria ainda de penálti. Mas fez bastante mais. Fez a assistência para o golo mal invalidado de Ruiz, esteve na origem da jogada do 3-0. Bela exibição. Só tem que se deixar dessa mania dos chapéus quando está isolado. É muito mais eficaz quando decide fuzilar.

A dupla de centrais - apesar de ter sido a primeira vez que jogaram juntos como titulares, tanto Coates como Semedo fizeram uma partida exemplar. Complementaram-se bem, não deram hipóteses nos duelos com os avançados do Nacional e estiveram muito bem ao saírem com a bola nos pés. Ficaram na retina (mais uma vez) as antecipações de Semedo e um passe longo de Coates a isolar Slimani.


Negativo

Faltas desnecessárias para amarelo - tanto Zeegelar como William fizeram duas faltas duras e viram, justificadamente, o cartão amarelo numa fase ainda bastante prematura da partida. Ambas foram totalmente desnecessárias e condicionaram a sua atuação a partir desse momento. Felizmente não afetou o decurso do jogo, mas se o resultado se tivesse mantido mais equilibrado poderia causar-nos problemas.

Mais uma lesão - desta vez calhou a Bruno César, juntando-se a um cada vez mais alargado grupo de indisponíveis: Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson e Paulista. Felizmente que Jesus dispõe agora de mais soluções alternativas, mas não deixa de ser preocupante.

Um pormenor irritante - não sei o que passou na cabeça de João Mário e João Pereira para não aproveitarem o livre junto da área do Nacional nos últimos segundos dos descontos da primeira parte. Em vez de colocarem a bola na área, trocaram a bola entre si até Bruno Paixão ser obrigado a dar por finalizados os primeiros 45 minutos. Uma ocasião de criar uma jogada de perigo que se desperdiçou de forma parva.


Outras notas

A arbitragem de Bruno Paixão - felizmente, os meus receios sobre a nomeação de Bruno Paixão não se concretizaram. O árbitro conduziu bem o jogo e mostrou os cartões que tinha que mostrar. Cometeu, no entanto, dois erros graves: o golo anulado de Bryan Ruiz (que daria o 2-0) foi obtido em posição legal, e o penálti sobre Schelotto (que deu o 4-0) foi cometido fora da área. Dois lances de julgamento complicado, reconheço. Se fico com confiança nele daqui para a frente? Nem por sombras. A verdade é que no único lance polémico que teve que julgar com o resultado ainda em aberto, o benefício da dúvida pendeu para o nosso adversário - sendo que, num caso destes, era a equipa que atacava que deveria ter o benefício da dúvida, conforme diz a lei de fora-de-jogo.



Uma vitória importante que nos destaca novamente na liderança, cinco dias depois de nos termos deixado apanhar pelo Benfica. É importante ter esta folga de três pontos, que nos dá uma pequena margem de erro. Mas não significa mais do que isso, é apenas e só uma pequena margem de erro. Há doze jogos por disputar, e todos eles terão que ser encarados como finais.

117 comentários :

  1. Eu não tenho problema nenhum em aqui vir, mesmo depois do balde de água fria que sofremos com o porto… merecíamos ter ganho!
    Não me escondo, mesmo lendo aqui vários comentários baseados apenas em insultos gratuitos!
    Continuo a achar que vocês não serão campeões… Neste momento estão em 1º, e desde já vos saúdo!
    No cômputo geral do campeonato até hoje, creio que a classificação é verosímil.

    3 pontos não são nada, e acredito que tudo ficará decidido apenas na última jornada!

    Se o sporting for campeão (algo que não acredito vir a acontecer) também não terei problema alguma em aqui vir para dar os parabéns!

    E sim… Continuo a dizer -Até Maio!

    P.S.: Pelos vistos, o Paixão terá tido uma actuação normal… esse vosso sentimento de perseguição já é escusado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repetiste o comentário do post anterior, estás a precisar de atenção, é? Não tiveste um ombro para chorar ontem?

      Até março, Sergey Everyonesbitch Lampionov!

      Eliminar
    2. o paixão teve? não sei se teve...

      sabes quem é que eu vi hoje a apitar? o teu amigo cosme machado. Pois é, eles andam aí.

      Eliminar
    3. hahaha
      vê-se que deves ter estudado psicologia… em refeições feitas num qualquer restaurante asiático, com as frases de bolinhos chineses…

      Há uma que serve para ti: Acredite em milagres, mas não dependa deles!

      Até Maio Kid Notlisted

      Eliminar
    4. quandos os árbitros fazem merda está visto que o vitor pereira os manda para o algarve pra recuperarem.

      Eliminar
    5. Ser"Até Maio"Gay, o humilde, de volta à realidade.

      Keep it real, nugget!

      Eliminar
    6. Psicologia? Não, sou zoólogo. Estou a fazer um estudo sobre os hábitos sociais das populações de lampiões de Portugal Continental.

      5 em 5 = facto
      6 em 6 = milagre!!!!????

      Well, whatever helps you get through a shitty day...

      Eliminar
    7. ja passou...

      ja passou...

      ja passou...

      Eliminar
    8. Ainda há quem acredite no Pai Natal... e uns obcecados que vem comentar jogos do seu clube!!! Vá meter carvão para outro lado. Non sense... go away.
      SL

      Eliminar
  2. mestre, o lance do sceloto está na linha da área, tanto dava para penalti, como livre directo. o paixão deve ter rezado muitas marias.

    ResponderEliminar
  3. Bruno Paixão, contrariamente a Cosme Machado, é cobarde. Teve medo de gamar à descarada. Cosme Machado só teve medo do que lhe podia acontecer e veio à televisão dizer que tinha cometido um erro. Não Cosme Machado roubou intencionalmente através de inúmeros erros que cometeu e gatuno como é, confessou o erro mas não pediu desculpa ao Sporting por ter passado um jogo inteirinho a roubar-nos. Jamais me esquecerei disso pois foi no dia em que regressei ao Estádio depois de 8 meses de ausência. Cosme Machado de entre os hipócritas e corruptos da arbitragem portuguesa é o que me está, por agora mais atravessado. Bruno Paixão roubará mais se as lanternas e projectores desviarem as atenções da arbitragem dos nossos jogos para um outro lado qualquer. Provavelmente arbitrará o Paços vs benfica da semana que vem. Ou ele, ou Capela ou Manuel mota Vermelho ou, ainda e eventualmente o Xistra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cosme Gamou a descarada... Mas em Arouca!

      Eliminar
    2. Pois gamou... em Arouca gamou dois penalties ao Sporting!

      Eliminar
    3. Sim, considerando que o jogo de Paços de Ferreira é de risco para o Benfica, parece perfeita a nomeação de Bruno Paixão.

      Eliminar
    4. CHAVE DO JOGO: Minuto 17" golo anulado. BRUNO PAIXÃO vinha preparado para nos tramar!!
      SL

      Eliminar
  4. Concordo com quase tudo...e o quase deve-se à arbitragem de Bruno Paixão. Não achei que tenha siso isso tudo...contrariamente ao que vemos semanalmente noutros estádios creio que o golo invalidado ao Brian foi uma má decisão - e nesta altura fazia-nos falta; o segundo penalti a favor do Sporting também não existe - e aqui já não nos fazia falta nenhuma; ora é exactamente neste ponto que digo que não foi uma boa arbitragem, pois neste jogo foi a equipa que não deixou que o árbitro complicasse o jogo, percebida a mensagem e nada podendo fazer contra marca-se um penalti inexistente para que o adversário possa vir a terreiro dizer que fomos beneficiados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos de acordo, nesse caso, João Pedro. É a minha visão sobre a arbitragem de Bruno Paixão.

      Eliminar
  5. Um á parte, o golo anulado ao Bryan não é culpa do Paixão, mas do fiscal de linha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso serve de atenuante?

      Também o fora de jogo foi assinalado pelo fiscal e o careca foi lá desdizer.

      Eles é que decidem em última instância!

      Eliminar
    2. O fiscal de linha (árbitro auxiliar) faz parte de uma equipa (são 3)
      PAIXÃO MANDA!!
      SL

      Eliminar
  6. O Schelotto sofreu dois toques seguidos do defesa (é difícil de ver, mas o ângulo por trás mostra melhor). O primeiro fora da área e o segundo já dentro da área. Podemos considerar que no primeiro toque deu-se a lei da vantagem e no segundo não, porque não se aplica dentro da área.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num resumo durante o dia também me apercebi disso, Angelo. Tenho que ver melhor.

      Eliminar
  7. È isso mesmo, o gajo depois de dar a 1ª pantufada, deu uma 2ª já dentro da área.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que sim!
      Escrevi o ontem ( na tasca ) a logo a seguir ...
      Para não começarem logo, os próprios Sportinguistas a entrarem na conversa Lampionico... É penalti sim!

      Eliminar
  8. A semana passada, no estádio, depois do jogo com o Rio Ave, já se comentava, que assim não íamos lá, mas hoje já somos campeões. Calma, «cautelas e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém». Parece que o Ferrari, avariou na Sexta-feira, mas o nosso Fiat 600, lá vai andando. Viva o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem. Há 12 finais para jogar. Pensar jogo a jogo.

      Eliminar
  9. mestre concordo no geral com a analise, mas apenas com uma ressalva, a lei do fora de jogo não diz para beneficiar quem ataca, diz para marcar o fora de jogo apenas em caso de se ter certeza. sendo sincero, mesmo com repetições tive duvidas, mas parece-me ligeiramente adiantado( o tronco do ruiz, parece-me ligeiramente inclinado para a frente). mas em lances destes de foras de jogo de centímetros seja para marcar ou não marcar acho que se tem de dar o beneficio da duvida ao arbitro8 até porque a responsabilidade de marcar é do auxiliar)

    mesmo no lance do penalty em velocidade normal pareceu-me dentro, apenas na repetição dá para perceber que é fora e o bruno paixao da posição onde estava teve provavelmente a mesma precepçao. e mais uma vez quem o podia auxiliar até por estar melhor colocado era o auxiliar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fonix, la vem este defender os árbitros
      ..

      Mas os teus avós eram árbitros ou assim.

      Depois dizes umas que mais vale estar calado..
      O típico dizer qualquer coisa d maneira diferente, só para parecer inteligente mas que é exactamente a mesma coisa.
      "A lei do fora de jogo não diz para beneficiar mas sim para marcar com a certeza"

      Ou seja, em caso de dúvida não marcar fora de jogo, ou seja, em caso de dúvida beneficia o ataque, o espectáculo.


      Bem, vamos ao que interessa, os vouchers são ou não corrupção ?

      Já gritaste Sporting hoje ?

      Eliminar
    2. A lei diz claramente "em caso de DUVIDA, deve-se beneficiar quem ataca"...

      Eliminar
    3. Riga és uma lenda da blogosfera! Nunca deixes de dizer disparates. SL

      Eliminar
    4. Ó Gurl, eu não tenho a certeza mas acho que esse aí é um croquete.

      Eliminar
    5. ainda me lembro de umas flamewars do Cacifo com este rapaz no epicentro...

      Eliminar
    6. Saudades deste Riga.
      Que grande atrofiado!
      Caguei se é benfiquista ou Sportiguieta.
      Para mim é só Parvo!

      Eliminar
    7. Riga, mesmo que a lei diga que o fora-de-jogo só deve ser marcado havendo certeza, então é o mesmo que dizer que havendo dúvida deve-se deixar seguir - dando o benefício da dúvida a quem ataca.

      Eliminar
  10. Vitória justa, contra a equipa mais fraca do nosso campeonato, que só devido à sua insularidade se mantém numa posição acima da linha de água.
    De salientar a paixão de alguém que, depois das enormes pressões sofridas durante toda a semana, não hesitou em dar um empurrão ao transformar um pontapé de baliza em canto e uma faltas 1 metro fora da área em penalti limpinho.
    E até houve alguém que lhe deu um treco, incrédulo pelas suas pressões estarem a dar tão bons frutos e a quem eu desejo rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bla Bla bla
      Já sabemos, no fim, os grandes são beneficiados de igual modo.

      Obviamente, ignora-se o peso dum penalti mal marcado com o resultado em 3-0 e a não expulsão do central do carnide com o resultado 0-0 ou a invalidação errada dum golo ao adversário do carnide com o resultado 1:0.

      Já sabemos, a tática não é nova, agorá "beneficia-se" o SCP, com os jogos já resolvidos, para dizer que na contabilidade final está tudo igual.

      É como uma ejaculação ser igual ao fim de um minuto de foda ou 70 minutos.
      Vale tudo o mesmo... É uma ejaculação.
      Não estranhes é elas deixarem de te atender o telefone.

      Eliminar
    2. E depois ha aqueles que para lhes ganhar precisam de um golo contra mal anulado e uma expulsão perdoada ao jogador mais piscinero de portugal. São aqueles do ataque AVASSALADOR!

      Eliminar
    3. Vai comprar óculos, o canto ao minuto 2 é bem assinalado, olha bem a cor das botas dos 2 jogadores e depois revê o lance...

      Eliminar
    4. Caro Lourenço,
      Essa de "não estranhes é se elas deixarem de te atender o telefone" está fantástica. Se a piada não tiver que pagar direitos de autor, entra de "caras" no guiness!
      SL

      Eliminar
    5. Ó minha ren'abichanada, mete mais gelo... nesses cornos!

      Eliminar
    6. Rudy, que é que é isso, garota? Dando pro tripeiro outra vez? Agora até convida ele pra sua casa? Cê tem que ter muito cuidado ou vai apanhar doença. Esse cara é o maó escroto, ele passa a vida em puteiro. Comigo agora, mesmo que seja só para você dar chupada, vai ter que ser com camisinha, viu?

      Beijos,
      Léo

      Eliminar
    7. Rudy, tá tudo bem, garota? Cê não tá respondendo, tou até ficando preocupado. O cara machucou você? Fez dodói no bumbum?

      Eliminar
    8. Rudolfo....
      Se não gostas ... Tapa o nariz, vais ver que custa menos!

      Eliminar
    9. lalalalalaala SPORTING!!!

      ...deixa o melão inchar mais!!!

      Eliminar
    10. The Kind Nihilist, eu para você respondo sempre, agora num domingo tenho mais que fazer e só mesmo a esta hora. Domingo é só mesmo pelo prazer, pois só me pagam de segunda a sábado.
      Agora estou seriamente a pensar que tu ou és uma valente bichona ou então o artista principal dos filmes brasileiros da série Z, em que o Frota é a estrela principal.
      De uma coisa já eu tenho dúvidas, acho que és do sexo afemininado com a Sónia1906.

      Eliminar
    11. Puxa, garota, você é fogo mêmo! Foram 3 vezes em 45 minutos a última vez que eu fui na sua casa. Um baita fodão! E mesmo assim não sou macho que chegue pra você!? Minha nossa senhora, como cê é safada... Me dá outra chance, vai? Vem aqui no meu cantinho em março que eu te mostro o tesudo que sou...

      E olha, não fica assim, não. Eu tava só tentando ajudar. Esse tripeiro não vale nada. Ele vai fazer de você uma puta. Ouvi até dizer que ele vai te vender prumas máfia russa a semana que vem...

      Eliminar
    12. Frota, The Kind, como diz o povão, Março marçagão, de manhã Inverno à noite verão o que é o verdadeiro Benfica.

      Eliminar
    13. Nossa, garota, quando cê fala assim me deixa doidão! Março, marçagão, dia 5 a Rudy vai dar pro Léo Verdão. Mal posso esperar, tou cheio de tesão... Já tou até imaginando, cê chegando na minha casa às 20:45 e dizendo: 'tou com frio, Léo, vem me aquecer, vem'. E aí eu boto você de quatro e faço chegar o verão. Me dá 90 minutos e eu faço de seu rabo praia de Ipanema em dia de Carnaval...

      Mas você vai me prometer que se vai afastar desse cafetão cafajeste. A gente conhece bem esse tripeiro lá no Brasiu. Ele não é flor que se cheire...

      Eliminar
    14. Frota, The Kind, estarás tu a escrever do Calor da Noite lisboeta?
      E não te preocupes com o melga azul, pois ele pode ser portista mas não é tripeiro. Provavelmente estará mais perto de ti do que de mim.

      Eliminar
    15. Rudy, cê me conhece, eu não vou em puteiro. Há sempre vadia como você dando sopa...

      E, garota, me desculpa, mas você é muito do burra. Já ouviu falar em sinédoque? Preciso fazer um desenho, pô? Mete o sorvete na boca... Mas como você personalizou, isso me deixou pensando. Puta que pariu, cê tá dando pro Quide!!!!???? Vixe Maria, até com animal tá transando agora? Te digo uma coisa, Rudy, cê vai ter que desinfequetar muito bem esse bumbum para março, nem que seja com ácido...

      Eliminar
    16. rudolfo, falando de bola a paixão de alguém que, depois das enormes pressões sofridas durante toda a semana está presente ao minuto 17" golo anulado. O resto aguente-se com os comentários, como diz o jj PÔS-SE A JEITO.
      E JÁ AGORA compre pelo menos 3 caixas de rennie deve chegar até Maio!!!
      SL

      Eliminar
    17. Rudolfa, grande puta. Afinal não és irmã do quid, és tia! muito mais puta que a santa da tua irmã. E és tão letrada como o sobrinho. Já agora, do alto da tua bazófia, explica lá, se fazes favor, essa tropelia do 'sexo afemininado'? minaram-te a peida? és cómico.

      Eliminar
    18. E aí, Rudy, já pesquisou? Tá compreendendo a xingada agora? Eta ruiva burra...

      Eliminar
  11. Sem ver o jogo...
    Benfica 5... Belenenses vendeu o jogo.
    Sporting 4... Sporting muito forte.
    É esta a doutrina?

    Pelos vistos o paixão lá voltou a "prejudicar a Cosme" o sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sem ver o jogo...

      Claro que vendo os dois jogos vais dizer o mesmo.

      Ma isso é a coluna inexistente que permite voltas de 360 graus.
      Ou então não percebes um cu de futebol.

      Mas não vás pelos SCPguistas, muitos Inácios e com justificável nojo dos comentários da tvtuga, assustem as transmissões em televisão estrangeira.
      Curiosamente, os comentários com o belenenses eram "que merda é esta, que se passa com este belwm"... as palavras não eram exactamente estas:)
      Já contra o porco " mas difícil quando o adversário tenta jogar futebol em vez de ver passar"

      Eliminar
    2. Já eu, antes do Nacional-Sporting, perdi uns minutos a ver o Moreirense-Belenenses e verifiquei que o Belém, de uma semana para a outra, desistiu do tiki-taka, os jogadores metiam o pé, os pontapés de baliza e livres no seu meio campo era tudo lançamentos longos lá para a frente e quando se sentiam apertados era bola para a bancada. Surpresa das surpresas, acabaram por ganhar...

      Eliminar
    3. E o treinador? Tão cavalheiro no jogo com o Benfica e ontem... expulso!
      O presidente da SAD do Belenenses é um homem com fortíssima personalidade...
      SL

      Eliminar
    4. por acaso até acho que os jogos que referes foram bastantes parecidos no sentido que tanto o slb como o Sporting jogaram contra equipas que tentaram de alguma forma jogar de igual para igual... não lhes saiu bem. este nacional é uma sombra do que já foi nos anos anteriores.

      Abr,
      Pedro

      Eliminar
    5. E o treinador? Tão cavalheiro no jogo com o Benfica e ontem... expulso!
      O presidente da SAD do Belenenses é um homem com fortíssima personalidade...
      SL

      Eliminar
    6. Epa, mas se o gajo se responde a ele próprio logo no início da anormalidade... "Sem ver o jogo"... porquê ainda perder tempo com ele?!

      Eliminar
    7. So assim por alto...ordenados em atraso do belem pagos nas vesperas do jogo contra...o carnide!
      Direito de preferencia sobre varios jogadores do belem!
      Impedimentos de jogadores do belem em jogar contra o dono nao tendo sequer contracto com esse clube!
      And last but not least deve ser a unica equipa, arrisco dizer, em decadas com o fantastico racio de 0-11 em apenas 2 jogos! O autocarro e o antijogo e so para outros e o essiobe e muito forte...isto no mundo deles e tudo mentira! Mas adoro as curvas que essas colunas dao...ainda me recordo bem do que diziam de certos adversarios do Porto...

      Eliminar
    8. Nuno Esqueces-te de referir o historial entre belenenses e o carnide jogadores emprestados que ficam doentes antes de defrontar o carnide, treinadores que ficam orgulhosos de levar 5 bonbocas e podes juntar agora o pagamento de salarios em atraso, se metade do que se lê por ai for verdade, ja nem existe belenenses, existe sim, um benfica C

      Eliminar
    9. Isto tudo que enumerei passou se nos ultimos 2 anos!

      Ah e antes que me esqueca...o presidente da SAD do belem na festa do titulo do recreativo...o amor e lindo!!

      Eliminar
    10. O Belenenses jogou com um médio ofensivo a central contra o Moreirense?

      O Nacional jogou com um médio ofensivo a central?

      Pedro, o Nacional jogou ligeiramente aberto porque se apanhou a perder aos 3 minutos de jogo, senão o autocarro seria o mesmo do Rio Ave, da Académica, do Tondela, do Paços de Ferreira, etc. Ou do Boavista no próximo fim-de-semana.

      Eliminar
    11. NuninhoFDP martins,lampião demente!triste panasca aziado.JÁ SÂO 5 NA PEIDA :Só ganhas aos pequenos e com compadrio!tristes FDP lampiões!

      Eliminar
    12. O Milhafre Orlando é que os topa...

      "Não vi o jogo..."

      Eliminar
    13. Então se não viste o jogo, vai ver antes de falares.....
      O importante a retirar: Mantemo-nos no lugar que merecemos e vocês a mesma coisa.
      Bora Sporting!!!!!

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Não podem folgar dois dias seguidos!

      O pai viera zangava-se.

      O Rennie já fez algum efeito..De volta ao trabalho !

      A Rena, Como nem sequer é do carnide já aqui andava ontem de manhã

      Eliminar
  13. Algo está errado no site da fpf..

    O avassalador com 60 golos marcados não está em primeiro !!!

    ResponderEliminar
  14. Só uma nota... A lei do fora-de-jogo não diz nada sobre benefícios... A lei fala sobre duas situações: Quando se está em fora-de-jogo e quando não se está!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, nem só de leis se faz os julgamentos. a Lei é uma base e depois há linhas orientadoras, que valem o que valem. Também não há nenhuma lei que diga para serem expulsos os treinadores mal saiam da área deles. Segundo se sabe, há uma recomendação para os árbitos serem menos tolerantes. No caso do fora de jogo que te referes, é algo que é dificil de ajuizar. Há uma recomendação para que em caso de dúvida se privilegie o ataque.

      Abr,
      Pedro

      Eliminar
    2. Não sei se está escrito ou não na lei, mas no mínimo existem indicações do International Board para se agir assim. Ou seja, é como se fosse lei.

      Eliminar
  15. Percebe-se que o Sporting está cada vez mais equipa. Em minha opiniao e a equipa que melhor controla o ritmo de jogo em Portugal. Falta-lhe uma defesa mais sólida para controlar o adversário quando não consegue ter a posse e o controlo do jogo, mas parece que está a dar passos nesse caminho com a entrada do Coates. Contudo, falta-lhe a solidez do tempo.

    Não sei se o Sporting será campeão este ano, apesar de ser o maior candidato, mas se não mudar o caminho o Sporting terá uma senhora equipa na próxima época. Incrível o trabalho do BdC e do Jesus, que com cerca de 20% do investimento dos rivais está um passo a frente. Extraordinário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Abel. A defesa precisa de ser mais sólida, mas tem havido tantas mexidas nos últimos tempos, que fica complicado estabilizar.

      Eliminar
  16. Algumas notas soltas:

    1- Espero que tenham aprendido a importância de marcar cedo. E de aproveitar os cantos.

    2- Muito Sporting, pouco Nacional. A partir dos 60' podia ter acabado que ninguém ia reparar.

    3- Houve quem se questionasse para que raio tínhamos ido buscar 2 centrais no Inverno. A resposta está dada. Aquelas duas vigas, a que se junta a compleição cavalar do Marvin, foram pilares do jogo de toda a equipa

    4- Onde continuamos a pecar, e é aí que o "rival" leva vantagem, é na definição do último passe, da última tabelinha, ali à cabeça da área. Se se melhorar o acerto aí, fica muito mais difícil para os adversários.

    5- Mais um golito anulado ao Sporting. Era o 2-0. Já se perdeu a conta destas coisas que só nos acontecem a nós...

    6- O trombil de "já nos fo#$-m)s" do Manuel Machado e daquele cro-magnon do presidente do Nacional logo aos 3', vale o bilhete

    7- Vitória muito importante. Espero que em Maio possamos dizer que esta foi a jornada que virou o vento a nosso favor...

    (Mestre, só discordo quando diz que temos uma curta margem de erro. Eu acho que ainda não temos nenhuma)

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, esse ponto 6 também é importante, sem dúvida. :)

      Temos margem de erro - se empatarmos de certeza que continuamos em 1º -, o que não quer dizer que ache que a devemos usar. :)

      Eliminar
  17. Só nao percebi o porquê de ir receber os jogadores ao estadio,lembro-me de á uns anos uma equipa tambem fazer a festa depois de um jogo na madeira depois perdem o campeonato.penso que temos que estar o mais focados possivel,e nao começar a embadeirar em arco pois ainda nao fizemos nada ,boa vitoria num campo dificil ,só isso,3 pontos a mais.SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi diferente, PiRAFO. Se houve apoio no aeroporto à partida de Lisboa, se houve apoio à chegada ao Funchal (ainda antes de se saber o resultado do Benfica - Porto), não vejo mal em haver apoio no regresso a Lisboa. Se os adeptos só aparecessem depois da vitória, aí sim, parecer-me-ia mal.

      Eliminar
  18. Só nao percebi o porquê de ir receber os jogadores ao estadio,lembro-me de á uns anos uma equipa tambem fazer a festa depois de um jogo na madeira depois perdem o campeonato.penso que temos que estar o mais focados possivel,e nao começar a embadeirar em arco pois ainda nao fizemos nada ,boa vitoria num campo dificil ,só isso,3 pontos a mais.SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi depois do jogo contra o Marítimo. E fomos campeões.

      Eliminar
    2. Ontem não houve festejos nenhuns. Que seria? Nem os lamps se lembrariam de tal fanfarronice.

      Foi uma simples demonstração de apoio, contínuo. Depois de um desaire contra o Rio Ave os nossos adeptos foram dar uma força adicional à equipa à partida para a Madeira, na Madeira os nossos adeptos continuaram a dar essa força. Durante o jogo igual. De regresso a casa mais apoio houve. Quando se apoia na hora das derrotas não é legítimo apoiar também na hora da vitória?

      Ainda falta muito, e acreditem: quando celebrarmos o nosso próximo título, essa celebração não deixará margem para dúvidas. O país vem abaixo, não será só em Lisboa, será em todo o lado. Do Minho ao Algarve, passando pelas ilhas, pelos PALOPs, e com vestígios de festa por todos os continentes.

      https://www.youtube.com/watch?v=-QDR8r6Z2DI

      https://www.youtube.com/watch?v=iudwUmv5Xvc

      Não confundir festejos com apoio, repito.

      Eliminar
    3. Quem costuma reservar monumentos é a lampionagem. Depois termina tudo a arremessar garrafas de sagres e cargas policiais. Bonita a festa, pá.

      Nós, por sermos diferentes, criámos o movimento dos banners nas localidades a querer o Sporting campeão. É mais bonito.

      Eliminar
  19. Tao ou Mestre não há video dos constantes passes errados do Nacional na saida para o ataque, das monumentais ofertas ao Sporting? É q se alguma vez vi um jogo oferecido, foi este. Até o Sporting B tinha dado mais luta.

    Fico há espera do video.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me lembro de um jogo oferecido, parecido a este, em que o adversário não fazia 3 passes seguidos, perdia a bola ainda no seu meio-campo e podia ter sofrido uma goleada histórica que infelizmente não aconteceu. Ficou 0-3 e o MdC também não postou imagens. Foi na Luz, lembras-te?

      Eliminar
    2. Fica HÁ espera?!?!?!

      Ignorante e intelectualmente desonesto. Enfim, um lampião.

      Eliminar
    3. Olha, olha, mais um lampião a sair do estado "cumatoso"

      Eliminar
    4. Tadinho do tadeu...

      depois de ver a seguinte foto entendo-te

      https://pbs.twimg.com/media/CWN_2igWwAAaOnG.jpg

      Eliminar
    5. Tadeu... Se estás a tentar passar por um grande Sportiguista,
      É porque és um asco de um ser humano!

      Eliminar
    6. Ahhhhh,muito boa essa Férenc.Gostei...e não,eles não se lembram.SL

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Estou a citar: "Os tambores podem fazer muito barulho mas são vazios por dentro"...
      SL

      Eliminar
    2. TOda a gente sabe quual é o clubezeco é q faz barulho todas as semanas.

      Eliminar
    3. Estou a citar: "Os tambores podem fazer muito barulho mas são vazios por dentro"...
      SL

      Eliminar
    4. Continuando a citar: "Despreza, mas de modo que o desprezar te não incomode.
      A arte do desprezo nobre está nisso."
      SL

      Eliminar
    5. Sentado!? Duvido que consigas... deves ter esse rabo mais vermelho que certos babuinos...

      Rennie e gelo é o meu conselho mas nao te enganes as rennies sao para xupares e que continues xupando muitas e o gelo mete-o no cu...

      Eliminar
    6. Tadeuzinho FDP de lampião demente,gostou de tomar na peida dos corruptos??é por isso que voçê anda por aqui?procurando consolo?na P3ida,tadeuzinho,na P3ida.Triste lampião demente.Enfim lampião panasca,viu?

      Eliminar
    7. jmfigueiredo, continuando a citar: "Os tambores podem fazer muito barulho mas são vazios por dentro"...
      Muita azia para os lados de carnide e que continue sentado!!
      SL

      Eliminar
    8. Tadeu, bem sentado...
      "TOda a gente sabe quual é o clubezeco é q faz barulho todas as semanas". Pois todas as semanas à 2.ª feira existe um tal de programa chamado de Dia Seguinte e quem vai lá todas as semanas?!
      Rui Gomes da Silva (quem é?)
      Super AZIA
      SL

      Eliminar
  21. A minha opinião em relação ao "pormenor irritante" é de que faltavam 30 ou 40 segundos para o intervalo: aposto que JJ deu ordem para se conservar a bola e manter o resultado para a 2ª parte. Não me dá ideia de que João Mário e João Pereira estivessem a dormir ou desconcentrados, como já ouvi várias pessoas acusar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Sport TV disseram que o Jesus ficou irritado com os dois.

      Eliminar
  22. http://www.forumscp.com/index.php?topic=40867.0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o texto sobre as aldrabices da fundação do benfica é verdadeiro e é um aspecto que eles tentam esconder o mais que podem. O benfica não nasceu em 1904... a questão do cosme damião tem de ser vista de outro modo.

      o Sporting foi convidado para jogar em huelva e queria naturalmente fazer boa figura. Convidou por isso outros jogadores de bom nível que existiam para completar a equipa. Não é nenhuma vergonha que o tenha feito, não é nenhuma vergonha que cosme damião tenha aceite o convite para jogar no estrangeiro por uma equipa que não era a sua... o foot-ball português era insipiente nessa altura...

      Ficou o equipamento do Sporting porque não era fácil fazer-se um equipamento específico para esse jogo (em 1910 os equipamentos não se faziam em 3 dias). Os jogadores convidados também não fizeram questão de usar outro equipamento diferente (não eram só do benfica). Era um misto de jogadores do melhor foot-ball português embora com o maior grupo pertencente às nossas cores. Nada que envergonhe uns e outros.

      Temos de ver esses tempos com outros olhos, tal como os protagonistas provavelmente também viam.

      Eliminar
  23. Grande jogo da nossa equipa!
    Mas o que me preocupa mesmo MdC é o castigo do Slimani... O derby está cada vez mais proximo e o castigo nem vê-lo.

    ResponderEliminar
  24. caro Mestre, encontro-me em desacordo consigo em relação a ambos os erros de arbitragem que enunciou;
    o lance do bryan parece-me fora de jogo (tem os pés alinhados com o defesa, mas está inclinado para a frente, ao contrário do defesa adversário). aliás, devo dizer que me parece fora de jogo em todos os stills ou repetições que vi.

    Já o lance do penalti, a falta começa efectivamente fora da área, mas ainda é cometida dentro. Poderei estar equivocado, mas consta-me que é suposto a falta ser assinalada onde a falta acaba e não onde começa (ao contrário do que acontecia até há uns anos).

    ResponderEliminar