quinta-feira, 17 de março de 2016

A fonte da impopularidade

Artigo de Joel Neto no jornal O Jogo

Desde que o Sporting contratou o proscrito Jorge Jesus - abortando o plano de carreira que o todo-poderoso Luís Filipe Vieira tinha para o treinador, e afirmando-se como uma séria ameaça à bipolarização a que Benfica e Porto davam como garantida -, qualquer sportinguista sabe que a época só pode terminar de duas formas: ou com uma enorme alegria, ou com uma enorme desilusão, em função da classificação final do clube no campeonato.

Os resultados internos rapidamente corresponderam às expetativas criadas - com a conquista da Supertaça e a obtenção da liderança do campeonato desde bem cedo -, mas para além da alegria natural de ver (finalmente) o Sporting a lutar efetivamente de igual para igual com os rivais, os sportinguistas nunca tomaram nada por adquirido. Jornada após jornada, todos sabíamos que na semana seguinte voltaria a estar tudo em jogo. Em cada semana, desejámos e acreditámos no melhor sabendo que o pior é sempre uma possibilidade. Assim tem sido até hoje e assim continuará a ser até maio, altura em que a nação sportinguista partilhará o melhor ou pior dos sentimentos que a competição desportiva pode suscitar.

O que os sportinguistas querem é ter um clube lealmente competitivo. Se a principal preocupação dos sportinguistas fosse ganhar um concurso de popularidade votado pelos adeptos de outros clubes, Bruno de Carvalho nunca seria presidente do clube. A sua eleição foi uma forma de expressão coletiva de quem estava farto de ver o clube ser considerado a Miss Simpatia do futebol português, de quem estava enjoado de ouvir benfiquistas e portistas proferirem vezes sem conta a mais hipócrita e condescente das frases: faz falta ao futebol português um Sporting forte.

Pois bem: o Sporting forte foi reaparecendo ao longo dos últimos três anos e, gradualmente, portistas e benfiquistas deixaram de nos achar tanta piada. E isso era uma inevitabilidade, independentemente do estilo de quem comanda o Sporting. Se Bruno de Carvalho fosse um menino de coro, é certinho que canalizariam o ódio para a arrogância de Jorge Jesus. Se Jorge Jesus fosse a mais humilde das criaturas, haveria sempre uma cotovelada / pseudo-cotovelada de Slimani ou um lançamento de João Pereira a pisar a linha para conjurar toda a espécie de sentimentos negativos contra o Sporting.

Daí achar que o texto de Joel Neto (colunista sportinguista que está demasiado habituado a escrever para portistas) refere, provavelmente, a mais irrelevante das consequências de um eventual fracasso. Fracasso a dobrar? Absurdo. Se o Sporting não ganhar o campeonato, a frustração será enorme e não dependerá do que os vencedores pensarão de nós. Muito menos dependerá do que os outros derrotados pensarão de nós. E para o ano cá estaremos novamente, mais fortes com a experiência e com a mesma vontade de vencer. Se, pelo contrário, o Sporting ganhar, festejará de uma forma que apenas um clube que sabe que anda de coluna direita pode fazer. E isso será algo que aqueles que nos odeiam nunca conseguirão compreender ou replicar. Se calhar, também é dessa incompreensão que vem uma boa fatia da tal impopularidade.

113 comentários :

  1. Mestre,

    Duas vezes batido o record de assistência no estádio de Alvalade esta época.
    Para Sábado ja estão garantidos 40.000 adeptos.
    A caminho dos 140.000 sócios.
    A onda Verde a continuar em maré alta mesmo depois de perder a liderança.
    Hoje o Sporting vive-se e celebra-se todos os fins-de-semana.
    Há alegria e esperança em relação ao futuro e somos finalmente encarados como verdadeiros adversários.

    É isto que eu vejo hoje, e que tinha deixado de ver há muito no nosso clube e na conversa dos nossos adversários.

    Se os adeptos das nádegas nos odeiam isso só pode ser visto como reflexo da recuperação do Sporting nesta era BdC, e é algo que vejo como resultado do trabalho estar a ser bem feito em Alvalade.

    Durante anos olharam para nós com o sentimento de condescendência.
    Hoje olham-nos com o sentimento de raiva.
    Que continuem assim.

    Quanto a um suposto adepto sportinguista, que não conheço de lado nenhum, escrever num jornal como o Jogo, vale tanto como as palavras do Farinha, Guerra, etc.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que esses 140 mil sócios não sejam como os 300 milhões dos lampiões ;)

      Eliminar
    2. Bem podes esperar sentado.. a pagar quotas, com as quotas em dia, nem 70.000.

      Mas, é como dizes. Tendem a copiar a bazófia do vizinho do lado. O tal que ainda na segunda-feira teve 51.000 no Estádio.. mas esquecem é de dizer que as bancadas estavam vazias e que metade dos que lá foram, entraram de borliuuuu !!

      Eliminar
    3. Canos Serrados,

      Preocupa-me mais se são todos pagantes ou se são apenas sócios de ocasião.

      Da minha parte, o meu contributo está feito, tendo muito recentemente adicionado 2 sócios jovens à grande família sportinguista e confirmo que vamos a caminho dos 140.000.

      SL

      Eliminar
  2. Nem mais Mestre!
    Esta é uma guerra perdida à partida. Somos culpados por ter cão ou por não ter cão.
    Ter um presidente que defende um clube e dá o peito às balas, ainda por cima dizendo muitas verdades incómodas, é uma grande maçada para o orelhas e para o papa.... era tão mais simpático ter a polida é agradável turma do croquete!
    O que não significa que o BC faça tudo bem... Antes pelo contrário... Espero que aprenda com os erros, para não os repetir.
    E que no final possa festejar o único clube que pode ganhar o campeonato sem esquemas, por mais que isso custe aos adversários, o SCP.
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PdC: 34 anos Presidente
      LFV: 13 anos Presidente
      BdC: 3 anos Presidente

      Para quem tem 1/11 e 1/4 da experiencia nao ta nada mau!!

      Os tempos dos adversarios deve levar-nos tb a reflexao..e preciso tempo para que uma ideia se estableca!

      Eliminar
    2. O problema não são as verdades incómodas, são as parvoíces crónicas. São os constantes lamentos, as constantes contradições, a filosofia do eu ou o caos. O nosso presidente tem que falar menos, tem que falar melhor e tem que falar nos locais próprios. Não pode disparar contra tudo e todos e não pode comportar-se como uma pita de 14 anos que não larga o facebook. Ser presidente, para o bem e para o mal, é representar-se uma instituição e milhões que a apoiam. O nosso clube não é dele, é nosso!!!

      Eliminar
    3. Assim..., assim..., um Presidente à maneira do Godinho. O nosso clube é nosso, mas também é dele e as "parvoíces crónicas" só o são, conforme a interpretação do leitor ou do ouvinte. O "caos" foi no tempo em que parámos no 7.º lugar. Hoje, estamos a lutar "ombro a ombro" pelo título e isso não é obra daqueles que quase levaram o Sporting ao fundo, mas muito se deve a um Presidente que usa o facebook e que se comporta "como uma pita de 14 anos". ABENÇOADA PITA DE 14 ANOS. Sócio de + 30 anos ininterruptos e quotas sempre em dia, perante a indigência e a incapacidade de criticas palavrosas e acessórias que não adiantam, nem atrasam, na defesa do Sporting Clube de Portugal, lá terei de entregar os meus votos ao "cultivador" do caos.

      Eliminar
    4. Canos Serrados,

      Respeito o teu comentário, mas não há presidentes perfeitos e vamos ter de viver com o sangue na guelra tão característico de BdC.

      Mas não poderia discordar mais da tua opinião quando referes que BdC pensa que este é o clube dele.

      BdC pode falar demais e podemos discordar sobre o momento e oportunidade, mas é por demais evidente que ele sabe perfeitamente que este clube é nosso e nunca só dele.

      Essa máxima esteve sempre presente no discurso dele nestes 3 anos.

      Eliminar
    5. O canos serrados anda um bocado desorientado, porque essa frase" ou eu ou o caos" era uma frase utilizada por quem lá andou antes. Foi por isso mesmo é que os sócios foram sempre na cantiga e em assembleias gerais depois de ouvirem esse tipo de frases, o clube foi vendo o seu património vendido ao desbarato... Em algumas das vezes para empresas de quem dirigia o clube.

      Eliminar
  3. Muita retórica mas sempre a fechar os olhos a que têm um presidente que dispara para todo o lado e que como é normal ninguém excepto alguns fanáticos do seu lado o suportam.

    Mas se não é pelo comportamento do sporting como explica a diferença de simpatia pelo seu clube com atual e o período com pb como técnico... Lembro lhe que ficaram 4 anos em 2o à frente do Benfica!

    Você fala em lealmente competitivo? Quem está sempre a atacar tudo e todos é apenas o vosso presidente! O inimigo externo é um meio de união interna que já não devia estar funcionar em 2016.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou te dizer um merda, tinem imaginas o quanto eu odeio o teu Presidente, não por vos dar vitórias, mas sim por ser um Bandido!
      Quanto ao Pinto da Costa nem vou fazer comentários.
      Nenhum Sportinguista gosta do teu presidente... Tem lhe nojo!
      Do Pinto da Costa nem vale apena o comentário, já passou há muito de validade qualquer "Graca" que pode-se ter tido.
      O atacar tudo e todos é conversa de bandido, sim tu és como o teu presidente!
      Por acaso o presidente do Sporting já atacou alguém, que se tivesse sentido ofendido o tivesse processado e tenha ganho, além da APF e da Liga??
      Deixem se de merdas e não sejas Calimero!

      Eliminar
    2. Caro Nuno o Frost referiu os 13 anos que o LFV leva de presidente do Benfica, o Nuno lembra-se como foram os primeiros cinco, lembra-se da guerra sem quartel que o LFV travou contra o status-quo da altura. Não me parece que o que o BDC esteja a fazer seja tão diferente daquilo que o LFV fez...A máquina de propaganda e comunicação que hoje está montada no Benfica tem o comportamento que tem e isso não o incomoda, incomoda-o sim o comportamento do BDC.

      Eliminar
    3. Mas qual 13 anos de LFV.. se o LFV já está no SLB desde 2001 e já no tempo do Presidente-fantoche Viravinho era ele que mexia os cordelinhos !!

      Quem é que mandou deitar abaixo um Estádio de 120.000 lugares e lá construiu um Pombal de chapas de zinco que se desfazem à 1ª rabanada de vento?!

      Quem é que vendeu o Mancotorras em nome do Alverca e o comprou em nome do SLV?!





      Eliminar
    4. O Railwayman acertou na mouche. É preciso ter graves problemas de falta de memória para achar que o que Bruno de Carvalho diz é muito mais grave do que o que LFV disse quando o seu clube não manipulava os cordelinhos do poder. Realmente só há uma coisa que os benfiquistas têm mais do que a bazófia: hipocrisia.

      Eliminar
    5. BdC não ataca "tudo e todos". Defende o Sporting de quem o ataca e ataca a corrupção, os compadrios, a ilegalidade. Luta pela verdade desportiva.

      Num sistema tão corrupto, cm tantos interesses, com tantos compadrios... Não pdia deixar de fazer mossa, pisar calos e despertar ódios. Tanta gente a ver o seu tachozinho ameaçado, as suas falcatruas desvendadas ou em risco de o serem. É normal tanta "impopularidade". Mas a popularidade dentro do Sporting é altíssima, ao contrário do que gentinha d'outros clubes querem dar a entender. Mesmo com tanto veneno a ser destilado contra ele, tanta desinformação e desonestidade intelectual nos diversos debates, comentários e imprensa.

      Dói ainda mais, porque também vai apresentando serviço: estabilidade financeira, mais sócios, maiores assistências,mais auto-estima do Sporting e discussão do campeonato até ao fim. Pavilhão em construção, aposta no ciclismo, etc.

      Este Sporting ainda está em crescendo, ainda vai ficar mais forte. Alguma gentinha está muito preocupada em tentar cortar o mal pela raiz, pois sabe que muito disto foi graças à liderança de Bruno de Carvalho. Atacá-lo pode ser a melhor maneira de atacar o Sporting.

      Mas estamos numa era onde com a internet, é mais difícil enganar os sportinguistas com desinformação e conta-informação.

      E lembrem-se: o benfica tem feito campanha contra o Sporting desde que JJ saiu. Tem sido um ataque cerrado de várias fileiras, de todos os lados. Não é à toa que parece que BdC está a "disparar para todo o lado". Está a defender-se de todos os lados.

      Eliminar
    6. O presidente do sporting já atacou alguém? Desde o caldeira na 1a semana de mandato, até aos que não são carneiros na semana passada... Passando por dirigentes de outros clubes e ex dirigentes do clube, jogadores próprios e de outros clubes, treinadores, jornalistas empresários, presidentes da liga que eram do clube dele, presidentes da liga que ele elegeu etc etc... É uma lista demasiado ampla. Será que todos se meteram com ele? Será que são todos obrigados a concordar com ele?

      Railwayman concordo consigo... E diga lá qual era o sentimento geral do mundo desportivo sobre o Benfica nessa altura? Tirando alguns benfiquistas ninguém concordava com essa postura e não tinha nada a haver com lutar pelo título ou não. Agora é igual... Troque os nomes aos clubes.

      Chirola hipocrisia é a vossa de dizerem que o bdc faz o que LFV fez mas quererem que o criticam en LFV seja adorado em bdc.

      Ângelo quando se desculpa o atirar para todo o lado com defender o sporting não já discussão possível. O presidente não é o clube. Já agora... O JC atacou o sporting para vir aturar as mentiras da marioneta Inácio? O Benfica colocou um processo a um ex funcionário... Nada contra o sporting. Você diz que os ataques são devido ao sporting estar forte... Com pb lutavam pelo título, ficavam a frente do Benfica e não havia portistas que preferissem o Benfica ao sporting nem benfiquistas que preferissem o porto ao sporting. Qual é a sua explicação?

      Eliminar
    7. Nuno a Grande diferença é que o Benfica de LFV faz negócios estranhos controla a Comunicação Social e os Benfiquistas não aceitam nem admitem daí a estória dos gelados com a testa, no nosso caso acho difícil que encontre quem não tenha criticas para com o Presidente BDC, mas certamente que lhe dirão que é muito mais o que concordamos que o que criticamos, já no Benfica dificilmente se vê alguém a assumir que o Gonçalo Guedes foi extemporaneamente à Seleção ou que o Renato Sanches ainda não merece ir à Seleção.

      Eliminar
    8. Comparar o Sporting de hoje com o clube nos tempos do Paulo Bento e respectiva estrutura de croquetes só pode ser anedota. O Sporting se sonhou em conquistar algum campeonato nessa altura deveu-se apenas a um venfique fraco e a um porto com pseudo treinadores e muitos ronys ao barulho.

      Eliminar
    9. Essas acusações de fax negócios estranhos, controla a CS são aquilo que eu classifico como fantasias...
      O que são negócios estranhos? Os 15M que depois são cogitados pelo football leaks ou os empréstimos via Caála? Qual será mais "estranho"?
      O Benfica controla a CS? Deve ser por isso que perder 3-0 com o PSG é uma humilhação e o mesmo resultado com o skenderbeu passa ao lado! Entre milhentos exemplos... Em que a diferença é que se vocês vêem um elogio ao Benfica ou crítica ao sporting é logo campanha da estrutura do Benfica, se veêm um elogio ao sporting ou crítica ao Benfica é isento. Depois há os comentadores... Mas em cada programa há comentadores de cada clube... Só que para vocês os do Benfica são todos da estrutura... O Inácio, o dos tachos,o Barroso etc é que são isentos.
      Se a CS não elogiar o bicampeão, presente nos 4os a Champions, que foi a 2 finais europeias (repare que só atento a factos, mas que vocês tentam descredibilizar com: são os outros que facilitam, os adversários são fáceis etc) vai elogiar quem?
      Essa dos gelados com a testa é apenas tentar dizer que os outros é que são levados... Mas pelo estado a que o seu clube chegou vê se quem foi levado (ainda a dias soube, não sabia, que o diretor financeiro do sporting era engenheiro químico... Outra quem vota numa lista com essa constituição tem alguns moral para acusar outros de comer gelados com a testa?)... Em que indicador objectivo é que o sporting está melhor que o Benfica?
      O Guedes não merecia, aliás se for reler comentários meus aqui vai ler que o Guedes e o Semedo não são jogadores para titular do Benfica. O Renato é diferente. E de quer que lhe diga a seleção para mim é totalmente indiferente!
      Mas a questão passa pelo vosso presidente e pela atitude de confrontação com todos... Acha que são as bocas permanentes que criam o bom desempenho desportivo?

      Diogo essas desculpas de dizer que os rivais são fracos fica mal e tenta retirar o mérito que o seu clube teve nessa fase. O porto tinha pseudo treinadores e foi todos os anos aos oitavos a Champions? O Benfica era fraco mas gastava todos os anos mais dinheiro que vocês? O sporting chegou a passar de grupo na Champions. E não havia a antipatia generalizada contra o sporting. Mas se para vocês o vosso clube nasceu em 2013... É com vocês.

      Eliminar
    10. Negócios estranhos, é terem dividas a um clube brasileiro inexistente... e por favor, vai pastar para outras paragens.

      Eliminar
    11. Ao ricardo tadeu "qualquer coisa" por favor respeita a lingua portuguesa, não a sujes com a tua ignorância.
      Em relação ao teu comentário não consigo arranjar adjectivos(não sei se sabes o que são adjectivos, mas pronto...), deves andar sob o efeito de psicotrópicos, ou és um atrasado mental.

      Eliminar
    12. Nuno, não retiro nada mérito. Foi um facto. O Benfica era fraco. Produzia muito pouco futebol. Por isso o endeusamento feito ao JJ. Quando o contrataram, o Sporting infelizmente desapareceu. Chegamos a ficar em 7!!! O Sporting nao nasceu em 2013. Renasceu!

      Eliminar
    13. Aceito Diogo (como é óbvio todos somos livres de ter opiniões diferentes).
      Um 7o lugar não tem a haver com os rivais ficarem mais fortes... Tem a haver com erros próprios...
      De qualquer das formas não era esse o tema. Abraço

      Eliminar
  4. O paulo Bento forever e o bettencourt é que eram..."alguns fanáticos" já são 140.000 sócios e bateram o record de assistências duas vezes na mesma época. Mas eu tenho é saudades do tempo em os drampiões até gostavam de nós. Eu não gosto igualmente do benfica e do porto mas fico muito contente se o sporting for o clube que eles mais detestam. Ridícula esta gente que vem comentar para os foruns dos outros.

    ResponderEliminar
  5. A verdade - para não fugir ao tema do Post - é que o BdC há um ano atrás ia de vela, ia sair empurrado pela porta dos fundos e depois, safou-se in extremis com a vitória do Marco Silva na Taça de Portugal e com o aproveitar do deitar ao lixo do Masca Chiclas por parte de LFV.

    Essa é a verdade nua e crua. E, este ano, se não ganhar o Campeonato, para além de ficar mal na fotografia vai ter de explicar a gaveta vazia, as dívidas acumuladas e escondidas, a falência técnica conforme ainda ontem o Otelo Lopes do CM o afirmou alto e bom som na CMTV - Canal de Tv Regional de Lixoboa.

    Não, não foram os portistas que o disseram, foi mesmo o sportinguista Otelo Lopes. E, por falar em portistas, o FCP está-se marimbando para os verdes. O seu rival é e sempre foi o SLV.. o SLV que domina a FPF, a Liga, o CD, a CA...

    "Não, eu não preciso de comprar um bom ponta de lança.. eu estou a fazer as coisas por outro lado. Vale mais ter os homens certos nos lugar-chave." LFV dizit.

    E ninguém o levou a sério, ninguém investigou. Mas a verdade é que desde 2009 que o SLV manda, domina em tudo..




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não, eu não preciso de comprar um bom ponta de lança.. eu estou a fazer as coisas por outro lado. Vale mais ter os homens certos nos lugar-chave." LFV dixit.

      E ninguém o levou a sério, ninguém investigou. Mas a verdade é que desde 2009 que o SLV manda, domina em tudo.. e a nível da APAF, dos Delegados e Observadores então nem se fala - Fontelas, Eng. Fidalgo, Ferreira Nunes, Cardeal Vitor Cerejeira Pereira, Benquerença, Duarte Gomes.. Capela, Mota, Paixão, Esteves, Ferreira, Cosme, Tavares, Almeida, são todos, todos portistas !!!

      Eliminar
    2. O Presidente do Sporting poderá um dia "ir de vela", mas tal situação nunca será através da vontade de boifiquistas ou porkistas, mas pela vontade maioritária dos sócios do Sporting. Até lá, têm de o "aturar", vocês todos e toda a estrutura corrupta do futebol português.

      Eliminar
    3. Mais uma vez não dizes nada de jeito e pensas que sabes alguma coisa sobre o Sporting, sobre BdC, sobre o que pensam os sócios e adeptos do Sporting.

      Com tantas vindas a este blogue e lendo tudo o que aqui se escreve, já era hora de perceberes que nos estamos todos a cagar para a tua opinião pois não faz sentido nenhum em 99% dos teus comentários, como é este o caso mais uma vez.

      Fazias-nos um grande favor se escrevesses menos e de forma mais assertiva, mas isso já é pedir muito...

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  7. O mais triste é termos de ler que eles são "comentadores" sportinguistas. Eles são verdes, mas da cor do dinheiro que recebem.
    Recuperar financeiramente o clube, recuperar percentagens de passes de jogadores chave, recuperar e construir património para o clube, voltar aos títulos, nada disso interessa a estes "sportinguistas".
    Para estes, o mais importante é ter a compaixão de adeptos de outros clubes, é terminar em 7º lugar, é estar fora das decisões em Dezembro. Uma tristeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rodolfo, não vejo o Joel Neto como um comentador sportinguista. É um comentador, que por acaso se sabe que é do Sporting. Não me lembro de ver em algum texto dele qualquer indício de sportinguismo.

      Eliminar
    2. Joel Neto vive nos Açores, é escritor e é do Sporting, mas não é fanático. Trabalha para o Jogo e para o DN mas sobre temas de filmes, livros, viagens, vinhos..

      Eliminar
    3. MdC nem eu! E pelos vistos também não vamos ver qualquer texto que reflicta isso mesmo.
      Blue Zíngaro, sobre os restantes temas parece-me bastante habilitado para falar. Sobre fantasias e coisas que nos fazem fantasiar...

      Eliminar
  8. "Naaaa, eu não preciso de comprar um bom ponta de lança.. naaaa, eu estou a fazer as coisas por outro lado. Vale mais ter os homens certos nos lugar-chave do que comprar um bom avançado." LFV dixit.

    Homens certos nos lugar-chave.

    Perguntem ao Diretor do CM.. como é que após o Inácio falar em cães de fila, logo apareceu a noticia das suas dívidas pessoais ao Fisco, perguntem!!

    É esse, o significado de ter os 'homens certos nos lugar-chave"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Papagaio Esgabriel até conseguiu no El Confidential (CM em Espanha) pôr PdC a falar com os mortos !!!!

      E agora até o Oligário Malquerença vem a terreiro defender os Vouchers, dizendo que nunca papou nenhum.. como se fosse legal, aceitável, permitido um clube poder oferecer Vouchers com 4 jantares a árbitros, delegados, observadores.

      A Máquina da Nationale Propaganda está bem oleada e cada vez mais perigosa neste País de Impunidade total.




      Eliminar
    2. Ai e tal os árbitros nunca paparam nenhum jantar.. Como se fosse isso o importante.

      O importante, é que é proibido por lei dar, oferecer jantares aos árbitros.. e o SLV faz ISSO com total IMPUNIDADE!!!

      Eliminar
    3. Deve ser por não precisar de um bom avançado que o Benfica tem a melhor dupla de avançados em Portugal. heheh

      Sempre a tirar mérito aos rivais, é mais fácil isso que reconhecer a má preparação da época atual do seu clube.

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. tem?! mas quê, a marcar golos ao Belém, equipa-satélite em jogos combinados?!

      Porque não marcam golos ao FCP, ao SCP?!

      Eliminar
    5. Pergunte ao Casillas.

      Eu não tenho problemas nem complexos em dar mérito aos adversários.

      Eliminar
    6. Mas o Mitroglou, que faz parte dessa dupla, tanto marcou ao Porto como ao Sporting.

      Eliminar
    7. Marcar golos ao Belém e aos outros todos.
      Sabe que o campeonato não é só contra SCP e fcorruptosporto? Vocês fazem o jogo da época contra o Benfica e depois andam 3 anos à seca.

      Eliminar
    8. Pelos vistos, para ti é normal o União da Madeira ir lanchar ao Seixal antes de ir jogar ao Pombal..

      Para ti é normal o Tondela aceitar jogar a uma segunda-feira quando podia bem jogar no sábado ou no domingo..

      Para ti, e para os benfas, é tudo normal e aceitável.. até vender pó de talco na Porta 18.

      Até oferecer 4 jantares por cabeça aos delegados, aos observadores, aos árbitros....

      É tudo normal !!!

      Eliminar
    9. O que não é normal é receber árbitros em casa antes dos jogos.
      União? Já foi mais que debatido...
      Tondela? Sábado não podia... Se críticas por adiar a coerência diz que também devias criticar antecipar... Ou o Benfica seria obrigado a antecipar?
      Porta 18? A PJ disse logo que o Benfica não tinha nada a haver. Já encontraram a pistola que suicidou o mesquita Nunes?
      4 jantares? O conselho de justiça já disse que era legal... Era oferecido sem pedir nada em troca... A todos... Às claras... Não eram precisas indicações de GPS, não eram precisos códigos de fruta.

      Como tu concluis... Tudo NORMAL!

      Eliminar
    10. Nao tinha nada a haver? Claro que nao. Era so um homem da maxima confianca de lfv, director que se passeava a vontade na Luz.,, A PJ em que 12 inspectores fizeram parte da comissao de recandidatura?

      Eliminar
    11. A PJ tem 12 inspectores na lista de recandidatura do cadastrado ?,qualquer dia estamos pior que no Brasil !...

      Eliminar
    12. Por acaso seria algum desses 12 inspectores que andou a esconder de toda a comunicação social isenta e de todos nós o que se passava no estádio da Colômbia ?,arquivar o caso seria demasiada escandaleira...mas até deu para omitir no processo que o lampião era funcionário de quem ? e motorista de quem ?,do cadastrado claro.

      Eliminar
    13. Então agora tu tens responsabilidade sobre atos criminosos de amigos teus? E eu a pensar que há uma coisa chamada livre arbitrio e responsabilidade individual... afinal o lfv é responsável pelos atos de todos os benfiquistas.

      Eliminar
    14. Quando me chamam de burro vem-me isto á cabeça
      “Burros são os que confundem risco com linha, ou que julgam que coca-cola só tem quatro letras”.dixit Pinto Da Costa 2012! 3 anos antes da porta 18. Pj loool se até o Pinto da Costa ja sabia o que se passava

      Eliminar
  9. Mestre em toda a historia da humanidade quem tentou lutar contra o status-quo, contra o que é obvio, quem tem coragem para lutar pelo seu ideal sempre teve imensos inimigos, Bdc sabia ao que vinha, tenho um grande amigo meu a trabalhar como camara man na Sporting TV e uma vez perguntei lhe como era realmente o presidente e se ele realmente era assim, uma vez q ele o acompanhava muitas xs e o que ele me respondeu foi.. ele é assim pq o sporting era um clube amorfo e derrotado e que esta era a unica maneira de acordar os sportinguistas para q sentissem que o clube estava vivo, e que está e q era a unica maneira de combater a bipolarização do futebol portugues.

    ResponderEliminar
  10. Mestre, a conquista, que esperamos, do título por parte do Sporting esta época terá um gosto duplamente especial... será conseguido, por um lado, à custa da nossa postura... a mais leal, a mais correcta e a mais honesta... e por outro, será alcançada contra o mais rasteiro, o mais miserável e o mais cobarde ataque à verdade desportiva (por parte do carnide) de que alguma vez me recordo...

    E quem agradecerá muito é a Olá... do colombo!

    ResponderEliminar
  11. #off topic

    Há lá coisa mais deprimente do que ter lamparinas a infestar tudo o que seja blog afecto ao Sporting Clube de Portugal???

    ResponderEliminar
  12. Touché!

    Destaco esta parte:

    "O que os sportinguistas querem é ter um clube lealmente competitivo."

    Esta frase resume o que nós queremos para o nosso Sporting, ser leais e competitivos. Não exigimos, apesar de o desejarmos, ganhar todos os títulos em todas as modalidades. Exigimos competitividade, luta a sério por esses títulos, sempre com lealdade.

    E esta:

    "Se, pelo contrário, o Sporting ganhar, festejará de uma forma que apenas um clube que sabe que anda de coluna direita pode fazer. E isso será algo que aqueles que nos odeiam nunca conseguirão compreender ou replicar. Se calhar, também é dessa incompreensão que vem uma boa fatia da tal impopularidade."

    Destaco em especial a última frase... É o que eu sinto e o que eu transmito aos meus amigos das cores rivais. O seu maior incómodo é nós representarmos a consciência deles (os que a têm), eles verem-nos a ganhar títulos de forma impoluta - lutando inclusive contra a podridão instalada . será a maior chapada de luva branca que lhes poderemos dar.
    Essa é a base do ódio. O resto vem do facto de termos uma Direcção com os tomates no sítio e que põe sempre a defesa do Clube em 1º lugar. Metem-se connosco, levam. Fazem merda, nós apontamos o dedo e denunciamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bernardo há uma frase que não me canso de repetir aos adversários (benfiquistas e portistas) e aos inimigos (papoilas, lamparinas, lampiões, adeptos do venfique e adeptos da frutaria contumilense), quando sou abordado com afirmações cliché que o Sporting não ganha à XXX anos, é a seguinte:

      Na vida prefiro ser um pobre honesto do que um ladrão rico, no desporto prefiro ganhar pouco mas limpo do que ser campeão através de jogadas de bastidores...

      Creio que mais de 95% dos sportinguistas se guia por princípios iguais aos meus e isso deixa-me profundamente feliz por fazer parte da família sportinguista.

      Eliminar
    2. Tens imensa razão.. comungo da tua opinião. Sim, acredito QUE cerca de 95% dos adeptos do SCP são sérios e honestos.. ou seja:

      2,75 milhões de portugueses adeptos do SCP X 95% = 2,61 milhões.

      MAS também os cerca de 95% de portugueses adeptos do FCP são sérios e honestos..
      ou seja:

      2,93 milhões de portugueses adeptos do FCP X 95% = 2,78 Milhões de portugueses adeptos do FCP sérios e honestos !!!

      Homens, mulheres, crianças, idosos..

      E, para além desses 95% que são sérios e honestos, no FCP não temos Vales, Varas, Veigas, Vibis... nem Albarrans, Berardos, Carriços, Damásios, Duarte Limas, Dias Loureiros. Nem Cintras, Bigodes, Roquettes, Santanetes, Ricciardis, Salgados, Oliveiras, Mosquitos, Sobrinhos, Pereiras cristovãos, Gordinhos, Mustafás..

      É que não temos mesmo !!

      Nem no FCP temos 7 Pasquins, 7 Tvs Regionais, 7 Rádios locais a mentir, a aumentar, a caluniar, a exagerar na dose !!!

      Não temos !!!

      Mas, tens razão. Acredito que 95% dos adeptos do SCP sejam sérios e honestos.

      Eliminar
    3. Ó Quid cantas bem mas não me encantas...

      Mas confesso que gostei desses números de adeptos que apresentaste, puseste-me um sorriso na cara...

      Eliminar
    4. Nem no FCP temos 7 Pasquins, 7 Tvs Regionais, 7 Rádios locais a mentir, a aumentar, a caluniar, a exagerar na dose !!!

      Não temos.

      Mas, tens razão. Acredito que 95% dos adeptos do SCP sejam sérios e honestos. tal como 95% dos adeptos do FCP o são.

      E, com uma diferença.. nós, portistas não engolimos palha sem 1º a mastigar !!

      Eliminar
    5. Ahahahahah. As coisas que uma pessoa lê na internet... Ainda por cima completamente a despropósito. Grande Quid!

      Eliminar
    6. Ó Quid !!!
      Esses números de adeptos do Porto são fantásticos :)
      Estas a contar por adeptos do Porto todos os que vivem na Região ?
      És um fartote de boa disposição !
      Já agora todos os nomes que mencionas são meninos ao pé de Pinto da Costa, o seu Tareco o seu Boby e ainda um Macaco !

      Eliminar
    7. Pois, mas tu devias era apresentar factos, provas, números, dados concretos.

      Agora engolir palha do CM sem mastigar, é fácil.

      Olha a última mentira é que o PdC até jantou com um morto !!

      Lá está, falam sem saber, gostam de engolir palha sem mastigar (pensar) !!!

      É que por muito que vos custe, PdC não tem cadastro, registo criminal sujo.

      Já os vossos e os murmelhos, os encornados, esses não podem dizer o mesmo.

      Eliminar
    8. Não tem cadastro?

      O Al Capone também não tinha. Foi engavetado por uma merda sem jeito nenhum, depois de matar e mandar matar.

      O Pinto da Costa é culpado de corromper o fenómeno desportivo. Eu e muita gente o ouviu em discurso directo a fazê-lo.

      Que as escutas não tenham sido admitidas em tribunal é uma "technicality" que só agrada a burgessos, fanáticos e a ti, víbora.

      E um forte abraço por esses números de adeptos inventados.

      É uma pena que nunca se desloquem ao estádio. O FC Porto é dos 3 grandes o que menos gente leva aos estádios.

      Mas não deixes que a realidade te detenha o discurso. Diverte-nos.

      Eliminar
  13. Diz Olegário Benquerença: "Era bom que todos os clubes, os que atacam essa oferta, essa prenda, começassem por fazer um registo de interesses e dizer aquilo que oferecem também"... Ora querem ver que os clubes que atacam essa oferta também fazem ofertas? Querem ver que criticam e fazem igual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu continuas a lamber gelados com a testa ?
      Gostava de ver a tua opinião se fosse ao contrario !
      Comparar camisolas e assistência no balneário com jantares gratuitos fora de dias de jogo achas mesmo que é comparável ?
      ficava-te melhor dizer que não concordas com os vouchers apesar de não serem proibidos !
      Sempre davas um ar de sério ! Assim só cá andas para servir de palhaço !

      Eliminar
    2. Areia, muita areia para os olhos. Algures aí no meio está a resposta a ti e ao Olarápio.

      "Ai agora todos dão, e pões tudo no mesmo saco? Eheheh. Brincadeira, só pode.
      Não importa o valor, importa a atitude? Diz o JF, ou dizem os regulamentos?

      E quer, uma vez mais, comparar oferecer um lanche/lembrança relativa ao jogo com a lembrança que vocês oferecem (legítima) e ao invés de um lanche pós ou pré jogo, com a oferta de 4 jantares para cada um dos decisores do jogo e pós jogo num restaurante de luxo no Terreiro do Paço sem limite de consumo? Que ultrapassa largamente os limites estipulados, sendo que a lei determina como castigo para tal oferta a descida de divisão.

      Mesmo que o que interessasse fosse a atitude e não o valor. Não via a diferença? Ética, moral de atitude?

      Assim sendo, retiro-me desta conversa. Continuem a chafurdar à vontade na lama. Nós estamos cá para apontar o dedo, tentar alterar o status quo. Purificar esta podridão."

      Mais um quote interessante que me parece esclarecedor. Continuação de boa degustação desse magnífico e esplendoroso Cornetto ;)

      "Receber bem ou melhor é oferecer o lanche, nem que seja à base de lagosta. A visita acaba e vão-se embora com um cheque-refeição no bolso (ou na caixa), podes chamar muitas coisas mas cortesia ou receber melhor é que não.
      Também já questionei se a tua noção de cortesia, inclui meter um cheque-refeição para 4 pessoas, no bolso de um amigo que te faça uma visita."

      Eliminar
    3. Pereira eu não concordo nem deixo de concordar... Acho que se deve receber em condições... Estamos a falar de eventos altamente profissionais não de um jogo do INATEL! Depois, sendo legal, como é, pouco já a dizer... Afinal vivemos num estado de direito.

      Bernardo não é areia... Agora diz se serradura! A questão do regulamento já foi esclarecida pelo conselho de disciplina ou justiça... Que são entregues a todos os árbitros e delegados, depois do jogo, independentemente do resultado, sem ser pedido nada em troca... Tudo feito às claras, com todas as pessoas presentes. Queres o link?

      A única questão que queria salientar é... Mais uma máscara de acusações a outros que cai... Afinal há clubes que fazem acusações e fazem igual.

      Eliminar
    4. "António Tavares-Teles era pago com almoços, jantares e charutos para fazer serviços encomendados!" luis kadhafi da midas filipe do pó vieira dixit!

      Anão martins, não te enterres mais que o teu patrão já to fez por ti...

      Eliminar
    5. A questão do regulamento já foi esclarecida pelo conselho de disciplina ou justiça??

      É o mesmo que indeferiu as queixas do Sporting e deferiu as do venfique? É o mesmo que semana após semana vê o deus-sanches a fazer da cara e joelhos dos adversários bola, e assobia para o lado como se nada sucedesse?

      É o mesmo que castiga BdC e sistematicamente depois de cumpridos os castigos reconhece que foram indevidamente aplicados?

      Quando sou visita de alguém respeito quem visito, não vou para casa alheia atirar mentiras tentando que passem por verdade (como os adeptos do venfique vem para aqui fazer), quando sou visita de alguém espero ser recebido, é verdade, mas nunca espero saír da casa de ninguém com um voucher para ir jantar com a família a um restaurante de luxo (como querem fazer crer que é normal).

      Quanto ao valor a que os camaradas da FPF chegaram para os vouchers é no mínimo cómico. Um voucher que não especifica limite é em qualquer sítio do mundo ilimitado, conhecendo o preçário do local como toda a gente conhece é ridiculo o valor que atiraram como verdade insofismável quanto ao valor dos vouchers.

      Convém não esquecer, NUNCA, que os vouchers inicialmente não existiam, depois já existiam sem ser utilizados, depois já eram utilizados mas raramente, depois já foram utilizados com assinalável frequência...

      Tenham vergonha na cara!!!

      Eliminar
    6. Já foi esclarecido pelo CD? Ahahahah.
      Tudo feito às claras? Ahahahahhah.
      Já te disse que este blog não é vermelho, aqui ninguém papa gelados com a testa.

      "2- Foi feita uma investigação? Ahahahah. Que investigação? Vai ler os post do MdC e aí vês o que é uma investigação. Aquilo a que te referes como uma investigação eu chamo encomenda. Uma "investigação" que diz que os jantares têm um preço médio de 30€ para convenientemente ficar abaixo do limite quando só um bife são 30€... Mais, a oferta feita pelo Benfica não tem limite de consumo, os árbitros é que decidem. O Benfica ofereceu-lhes esse direito. O museu da cerveja fica no Terreiro do Paço, não fica em Carnide, e é preciso efectuar reserva antes. Ninguém vai lá jantar no dia do jogo, a não ser que façam muita questão e aí o Vieira arranja a coisa. O que deita por terra a conversa de todos o fazem.

      3- Depois isto vai, objectivamente, contra os regulamentos. E há consequências previstas para quem infringe os regulamentos, excepto se o infractor for o SLB.

      4- Feito às claras? Ahahahah. Não fosse o BdC ninguém sabia. No início foi negado. Posteriormente foi admitido mas os árbitros não usufruíram (como se isso interessasse para alguma coisa, aqui avalia-se a acção do SLB, não a dos árbitros). De seguida só 7% é que lá foram. Até que depois veio-se a descobrir que muitos mais se deslocaram ao Terreiro do Paço para usufruir de 4 luxuosas refeições (sim, pagar 30€ por um bife é um luxo no nosso país, um jantar que vai facilmente aos 120€ é um luxo neste país, multiplicando isso por 4 - convidam a família, amigos, amantes, quem eles quiserem - é um luxo extravagante, e pasme-se, providenciado pelo SLB a árbitros, observadores, delegados e respectivos convidados)"

      Eliminar
    7. A questão do regulamento já foi esclarecida pelo conselho de disciplina ou justiça??

      É o mesmo que indeferiu as queixas do Sporting e deferiu as do venfique? É o mesmo que semana após semana vê o deus-sanches a fazer da cara e joelhos dos adversários bola, e assobia para o lado como se nada sucedesse?

      É o mesmo que castiga BdC e sistematicamente depois de cumpridos os castigos reconhece que foram indevidamente aplicados?

      Quando sou visita de alguém respeito quem visito, não vou para casa alheia atirar mentiras tentando que passem por verdade (como os adeptos do venfique vem para aqui fazer), quando sou visita de alguém espero ser recebido, é verdade, mas nunca espero saír da casa de ninguém com um voucher para ir jantar com a família a um restaurante de luxo (como querem fazer crer que é normal).

      Quanto ao valor a que os camaradas da FPF chegaram para os vouchers é no mínimo cómico. Um voucher que não especifica limite é em qualquer sítio do mundo ilimitado, conhecendo o preçário do local como toda a gente conhece é ridiculo o valor que atiraram como verdade insofismável quanto ao valor dos vouchers.

      Convém não esquecer, NUNCA, que os vouchers inicialmente não existiam, depois já existiam sem ser utilizados, depois já eram utilizados mas raramente, depois já foram utilizados com assinalável frequência...

      Tenham vergonha na cara!!!

      Eliminar
    8. Eu até te dizia o que é que é mesmo igual, igual .... mas o Mestre cortava ... e bem.

      Eliminar
    9. Aldo por isso é que não é fácil argumentar com vocês... vocês fazem por confundir temas e argumentos fazendo passar o que é semelhante por diferente e o que é diferente por comparável. Mas vamos lá... em 1º lugar lfv fez uma acusação e assumiu-a, não fez uma acusação e depois disse que afinal só queria esclarecer com medo de ser processado por difamação! Depois essa frase que apresentas demonstra toda a diferença... lfv disse que os almoços, jantares e charutos serviam como contrapartida para fazer serviços encomendados... ora o Benfica oferece as caixas sem contrapartidas, a todos os árbitros, delegados (e não só a um tavares teles dos árbitros), independentemente do resultado e da actuação do árbitro. é a diferença entre cortesia e corrupção (já aqui coloquei a definição de corrupção, noutro post, que implica sempre haver algo em troca, sempre). Se não percebes a diferença...

      Eliminar
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    11. Zanizo, sim esse que vê as agressões do jm e do adrien e do slimani e do jp... esse mesmo.
      EU não venho dizer mentiras... digo FACTOS... agora se os FACTOS não correspondem a tua fantasia... a culpa não é minha!

      Bernardo sobre essa dos gelados com a testa temos visto nos relatórios quem os come e quem não. O FACTO de inventares expressões no meu comentário e repetires temas ao longo do teu evidencia o estado de desorientação em que estás.

      Eliminar
    12. "Aldo por isso é que não é fácil argumentar com vocês... vocês fazem por confundir temas e argumentos fazendo passar o que é semelhante por diferente e o que é diferente por comparável."

      Ahahahahahah. Lá está a velha táctica lampiónica a entrar em acção, não falha! Tão certo como um jogo do SLB arbitrado pelos Ferreiras, Mota, e Capela! Money in the bank!!!

      Eliminar
    13. "A questão do regulamento já foi esclarecida pelo conselho de disciplina ou justiça"

      "Tudo feito às claras, com todas as pessoas presentes."

      Dizias? Inventar expressões? Ao menos espera uns dias para vires com essa conversa mentirosa. Assim torna-se demasiado fácil. Alguém aqui anda muito desorientado anda. Eheheh

      Eliminar
    14. Os vouchers com 4 jantarinhos só são legais, por serem cortesia do boifica. Caso se tratasse de um mísero funcionário público alvo de cortesia de 1 almoço, apenas, já não era legal, nem cortesia, MAS SIMPLESMENTE CORRUPÇÃO. ABENÇOADA MORAL que nos leva a ter 2 pesos e 2 medidas e CONTINUAMOS SÉRIOS COMO DANTES.

      Eliminar
    15. E rebater as evidências, está quieto. Até demonstras alguma inteligência aí, só te poderias enterrar mais um pouco.

      Mas fazes mesmo lembrar o teu role model, o Guerra (falo do gordo, não do outro). Sempre que ele puxava pelo tema dos vouchers eu esfregava as mãos de contente, era galhofa pela certa e depois nunca conseguia defender-se, enterrando-se sempre mais.

      Depois põe-se a desconversar e a querer desviar o tema, o que revela a estupidez natural a cada lampião. Puxa o tema, é - naturalmente - encavado, e depois foge. Ou entra em modo cassete. É de realçar no entanto que nenhum dos rivais que encave um lampião no tema dos vouchers tem algum mérito. Difícil é falar desse tema e não encavar um lampião, as evidências estão aí, para quem não aprecia comer gelados servidos pela máquina vermelha com a testa. É só enunciá-las e explicar por a+b aos mais distraídos.

      Eliminar
    16. Bernardo vê lá que eu desvio tanto o tema que apenas estou a falar dele e não entrei em outros temas, ou a desconversar com outras decisões do cj ou cd, ou falar em investigações que ninguém falou... Sim, inventas expressões quando falas em investigações que ninguém falou. Se queres falar do tema vouchers, apenas desse tema fala... Ainda restam duvidas? Tudo limpo... tudo leal... tudo ás claras... qual é a duvida ainda?

      A martins... "fala-se em corrupção quando uma pessoa, que ocupa uma posição dominante, aceita receber uma vantagem indevida em troca da prestação de um serviço" (http://www.dgpj.mj.pt/sections/informacao-e-eventos/prevenir-e-combater-a/anexos/definicao-de-corrupcao/) se conseguires encaixar aqui a oferta generalizada de um mesmo kit a todos os árbitros sem ser pedido nada em troca nem influencia de nenhum serviço prestado! Factos e conceitos pf... não fantasias.

      Eliminar
    17. Não vale a pena. És mentiroso compulsivo. Se queres resposta às tuas últimas questões - sabemos que não queres, só queres lançar confusão e escamotear toda a trampa feita pelo teu clube - vai ler os comentários anteriores. Está lá respondido. Ou então recua até todos os posts onde esse tema foi abordado.

      Continua a chafurdar na lama à vontade, já nem preciso de te desmascarar. Está à vista de todos o que tu és.

      Eliminar
    18. Nuno factos, certo?

      Em 2011 era assim...
      https://www.youtube.com/watch?v=m4M54kIK7es

      https://www.youtube.com/watch?v=2TUXgx78vqk&ebc=ANyPxKp37o192TMOTZu2-pi0WCUNRCr5S_ooEFw34l3K_O1spYgpDMcVp7_3-wUiRkdThpeFrHBss8yJfGt18YNzWhQ1xTjkKw

      Em 2015/16 é assim:

      http://www.marcostrindade.com/todas-as-agressoes-de-jogadores-do-benfica-aos-do-sporting-liga-e-taca-2015-2016/

      Quanto aos amigos do bítaro dos apitos, no pasa nada sai a jogar!!! Quanto ao conselho de disciplina ou justiça, nada a apontar nada a esclarecer nada a condenar, siga a banda que a festa continua.

      Não sejas ridículo, mentiroso já todos perceberam que és (à boa moda lampiã), mas isso não obriga a que sejas ridículo também, tem algum decoro.

      A arte de bem receber não se coaduna com oferecer-se jantares para 4 pessoas em restaurante de luxo à la carte. Podes tu e todos os lampiões dizer mil milhões de vezes a mesma treta que a verdade é só uma NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS (o midas disse-o, e adoptou a táctica que se prova ser vencedora.

      Não há vergonha entre os lampiões...

      Isto que eu apresento são FACTOS, não invenções de uma mente fértil.

      Eliminar
    19. Nuno mas há mais, o Sporting tem inveja do Benfica por ter pavilhão isto e aquilo, foi assim que se pagou o pavilhão?

      http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/benfica_quotajudadoquot_em_65_milhotildees_conclui_pj.html

      Porque a forma como se evitou, ilegalmente, a descida de divisão todos conhecemos...

      https://www.publico.pt/economia/noticia/ferreira-leite-despachou-a-favor-do-benfica-148689

      FACTOS! Tem vergonha na cara.

      Eliminar
    20. Ó inteligência, comigo podes argumentar o que quiseres... desde que não entres na tanga, na treta, no faralho...

      O carnide tenta safar-se com todos os apitadeiros, assistentes e observadores... com uns dá... com os que não dá, há sempre uma prostituta presidente de algum clube adversário, pronta a abrir as pernas ao milhafre...

      E este ano tem sido um fartar vilanagem...

      PS - e lá porque tu desconversas em tudo, porque te faltam argumentos e foges dos factos como um cornudo da cruz, os outros estão sempre disponíveis para te desmascarar...

      Eliminar
    21. Ao Nuno Martins,
      à tua correta definição de corrupção, compatibilizar-se-á, de certo, o vosso tão falado e apregoado de um tal depósito, na conta bancária de um árbitro assistente. Na verdade, desconheço qual a influência do tal kit cortesia com 4 jantarinhos, na realidade das coisas, tais como nos ZERO PENALTIS, ZERO EXPULSÕES, ZERO AMOSTRAGEM DE DUPLOS AMARELOS. Se há correspondência ou não a corrupção ou só ao cheiro da mesma, caberia à Policia Judiciária averiguar. No entanto, há um ditado português que diz que "o amor com o amor se paga" e isso basta-me para ver, no mínimo, a imoralidade.

      Eliminar
  14. Tudo dito mestre! Subscrevo integralmente o seu post!
    Vou ate mais alem...independentemente de sermos ou nao campeoes BdC continuara a ter o meu apoio.
    Finalmente ve se o SCP a crescer gradualmente, de epoca para epoca.
    Nem nos anos dos ultimos titulos se viu isso pois, foram, do meu ponto de vista, conquistas conjunturais. Nao havia um projecto...um rumo a seguir ao contrario de agora!
    O que os outros dizem ou deixam de dizer nao me interessa. Para mim vale ZERO!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu até podes ser o pai ou o irmão do BdC, ou até um esbirro, um acólito dele.. e podes defendê-lo. Podes.

      Mas não podes é negar que o BdC há um ano atrás ia de vela, ia sair empurrado pela porta dos fundos e depois, safou-se in extremis com a vitória do Marco Silva na Taça de Portugal e com o aproveitar do deitar ao lixo do Masca Chiclas por parte de LFV. Foi isso que o safou. Essa é a verdade nua e crua. E, este ano, se não ganhar o Campeonato, para além de ficar mal na fotografia vai ter de explicar a gaveta vazia, as dívidas acumuladas e escondidas, a falência técnica conforme ainda ontem o Otelo Lopes do CM o afirmou alto e bom som na CMTV - Canal de Tv Regional de Lixoboa. E não, não foram os portistas que o disseram, foi mesmo o sportinguista Otelo Lopes quem o afirmou. Lá está há muitos sportinguistas que não estão de acordo.

      Queres nomes?! assim ao calhas..

      José Couceiro, Dias Ferreira, Nicolau Santos, Abrantes Mendes, carlos Severino.. são alguns dos que não se revêm nesta forma de liderar o clube.


      Eliminar
    2. De facto sao nomes ao calhas mesmo.
      Carlos Severino, Dias Ferreira e Abrantes Mendes nao sao contra BdC.
      Nao confundas uma critica pontual com estar contra ate porque eu proprio que sou apoiante de BdC ja o critiquei!
      Evita falares do que nao sabes...sabes la tu o que pensa o universo sportinguista! Quem faz ganhar ou perder eleicoes sao os socios anonimos como eu e nao meia duzia de "notaveis" pois, somos nos a esmagadora maioria dos sportinguistas!
      E essa esmagadora maioria esta satisfeita.
      Fazias bem mesmo era em preocupares te com a tua casa pois aquilo nao anda nada famoso..

      Eliminar
    3. Dias Ferreira?????
      Você é louco ou simplesmente pessimamente informado? Dias Ferreira já afirmou publicamente que defende Bruno de Carvalho (http://www.cortinaverde.pt/dias-ferreira-apoia-bruno-de-carvalho-nos-temos-de-deixar-de-ser-os-coitadinhos/).

      Pode não concordar com tudo? Pode, e depois? Mas percebe que BdC é um excelente presidente. Quanto aos outros? Couceiro (Croquete), Abrantes Mendes (Croquete), Carlos Severino (Croquete), Nicolau Santos (Croquete).

      O Sporting está vivo. Até pode não ganhar este campeonato mas garanto-lhe que respira novamente e está a fazer o seu caminho. Esta direcção vai continuar e é a ela que devemos todo este enorme trabalho e sacrifício em prol do Sporting.
      Todos os verdadeiros Sportinguistas sabem disso. Estimo que mais de 80% estão gratos pelo trabalho de Bruno de Carvalho e não serão as vozes dos nossos inimigos que nos desmotivarão.

      Já agora... é do Porto? Boa sorte.
      E não o digo com sarcasmo. Boa sorte.

      SL.

      Eliminar
  15. "mas para além da alegria natural de ver (finalmente) o Sporting a lutar efetivamente de igual para igual com os rivais"
    Relembro Jardim há 2 anos. E mais não digo. Acho que este discurso idiota e de auto valorização de Jesus, está a tornar-se perigosamente transversal aos adeptos. Até mesmo aqueles que considero mais lúcidos, como é o caso do MdC. O SCP tem quase 110 anos de história. Não são, nem podem ser, os egocêntricos do BdC e do Jesus que nos vêm dar a grandeza que sempre tivemos. Alinhar neste discurso do eu o caos, não só já deu maus resultados como me aborrece solenemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O finalmente não significa que nunca tinha acontecido. Significa que não acontecia há muito... O MdC pode estar-se a referir à entrada do BdC, pelo menos foi assim que interpretei. Com o LJ estivemos na luta, é um facto. E não nos deixaram prosseguir a luta até ao final, é outro facto.

      Até à entrada do actual Presidente não lutávamos pelo título há mais de 5 anos, isto para nós é muito tempo. Os últimos campeonatos que ganhámos foram há 14 e 16 anos. Isto é muito tempo. E esses mesmos campeonatos, rapidamente se veio a provar terem sido fruto de meras conjunturas (o sorteio dos árbitros também faz parte dessa conjuntura), e não de um crescimento sustentado.

      O ego do JJ está no pacote, não dá para separar do treinador. E eu estou a gostar do pacote.

      Eliminar
    2. Canos Serrados, a candidatura do Sporting com Jardim terminou à 3ª jornada da 2ª volta. É um facto. Isso não reduz os méritos de Leonardo Jardim, que fez impossíveis com a pouca matéria-prima que tinha.

      Eliminar
    3. Bernardo, mete nas "conjunturas" um ou dois (pelo menos um!) campeonatos que, conjunturalmente ou não, devia(m) ter sido do SCP ... e não foram ... lembro-me de um belo joguinho no bessa ...

      Eliminar
  16. Mas alguém se preocupa com a opinião que os outros têm de nós? Sinceramente...

    Para mim é igual que os adeptos dos rivais queiram ou deixem de querer que o Sporting seja campeão. Só há um bom sinal nisso: o de que os clubes deles já não têm grandes hipóteses.

    De resto, é ignorar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quais rivais?? Rivais jogam dentro do campo. Estes indigentes que por aqui passam a tentar (ênfase) atacar o Sporting e a sua direcção não são rivais. São inimigos. Ponto.
      Rivais existem no plano desportivo. Ora aqui não há qualquer plano desportivo. Há, sim, um plano destrutivo. Têm medo do potencial que o Sporting revela. Caso contrário não estavam cá todos os dias. Simplesmente. E isto nada tem nada a ver com este ano, onde ainda podemos ser campeões. O ano passado a conversa era a mesma e estávamos bem longe do 1º lugar.

      Desejo-lhes o dobro daquilo que desejam ao Sporting e ao nosso presidente. Deve bastar para que se dissolvam no próprio ácido que tentam deseperadamente espalhar em qualquer blog do Sporting.

      De resto, na realidade, as suas opiniões são totalmente insignificantes.

      Eliminar
  17. clube a disputar o primeiro lugar até à ultima jornada... este ano há mesmo 3 candidatos ao título.

    manter as contas equilibradas recebendo verdadeiras ofertas pelos melhores jogadores no final da temporada.

    nunca pactuar com doyens e outras drogas financeiras de efeito rápido mas de ressaca bem penosa.

    o clube é dos sócios.

    alargar a base de apoio, mais sócios, mais público nas bancadas.

    alargar as equipas em competição, mais modalidades, mais camisolas do clube a competir.

    viver o Sporting além dos 90 minutos de cada jogo.

    Bruno de Carvalho será um candidato muito forte nas próximas eleições mas as eleições estão abertas a outros candidatos que coloquem o clube a crescer mais e mais depressa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que os 95% de adeptos verdes já merecem festejar, até estou de acordo. E aposto que seria inesquecível tal a fome de festejar..

      Agora "um clube que anda de coluna direita" ?!

      Por favor.. então e o BES faliu porquê?! os 150 Milhões de VMOCs são quê?!

      E a gaveta vazia, os constantes empréstimos e adiantamentos são o quê?!

      Oh Ricciardi, oh Salgado, oh Mosquito, oh Sobrinho..

      Coluna direita?!








      Eliminar
    2. Que completa falta de noção. O BES faliu devido às VMOC do Sporting?
      Não há gelado na testa que chega para um tipo como você.
      Não vou perder mais tempo.

      Mestre... este blog precisará mesmo deste tipo de contraditório? Compreendo que queira manter um certo equilibrio, dando voz a adeptos de outros clubes, mas este tipo de calúnias... isto serve a quem? Alguém normal dá crédito a uma barbaridade destas?

      Desculpe o meu comentário. Tenho grande respeito pelo seu trabalho mas a realidade é que começa a ser difícil vir cá porque, por vezes, mais de metade dos comentários são de inimigos do Sporting. Não são rivais, não são adeptos de outros clubes. São apenas inimigos do Sporting. Não vêm discutir factos, vêm apenas para espalhar mentiras e ofender o nome do clube e a nossa direcção.

      Valerá a pena manter este modelo, Mestre?

      Eliminar
    3. Larga a droga, Quid! Assim nunca alcançarás a tão almejada liberdade!

      Eliminar
    4. Oh meu... é lógico, óbvio, evdidente que não foi só o SCP a levar o BES Verde á falência.

      Mas que ajudou e muito, ajudou.. pergunta ao Soares Franco, ao Bettencourt, ao Gordinho, ao Bruninho.. pergunta.

      Pergunta ao Ricciardi, ao Salgado. Pergunta!!

      Brincamos... andar de coluna direita?!

      Se ainda ontem na CMTV o sportinguista Otelo Lopes o afirmou - não fui eu - que o Sporting está em falência técnica !!

      Assim que, não me culpem a mim.. eu não sou o pai da criança.

      E parem de vos enganar a vós próprios lá com a treta dos 140.000 sósias, pois com as quotas em dia, nem 70.000 !!!

      Eliminar
    5. Ó Quid, mas quais 70.000 sócios? O Sporting tem 7 sócios, não são sete mil são sete sócios, e sei de fonte segura que 6 tem quotas em atraso e o outro está às portas da morte...

      É um regalo ler parodiantes da tua categoria!

      Eliminar
    6. Até podeis ter 170.000 sósias.. inscritos.

      A pagar quotas, com as quotas em dia nem 70.000 !!

      Eliminar
    7. Quid, lá voltamos à mesma conversa da tua mãe ....

      Eliminar
    8. Sim, porque eu pelo menos tenho mais senso, mais tino e não falo da tua..



      Eliminar
  18. Uma média de 38 mil pessoas no estádio,mais de 40 mil espectadores contra o Arouca e a APAF,quase 140 mil sócios,uma empatia grande entre o clube e os adeptos,ir a 2 pontos do venfica e tornar-se campeão,um presidente que defende o clube de tudo que é cão e gato,um clube a melhorar as suas infra-estruturas e a construir um novo pavilhão,um clube em crescimento em todas as modalidades,é portanto um clube muito perigoso para a sociedade...na verdade é um clube muito perigoso principalmente para o mundo do futebol !...

    Nós sportinguistas só podemos estar preocupados com o Bruno de Carvalho !...tem um defeito que deve melhorar,que é no campeonato da corrupção,perdão da cortesia,pois nesse campeonato não há quem bata os lampiões,ZERO Penalties,ZERO expulsões !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Vamos estabelecer uma comparação.
      Média de 45mil, 51mil numa segunda contra o Tondela, 2pontos á frente no campeonato (como vamos á frente não dá para ficar contente por ir a poucos pontos de alguém), 4os da champions (não sei porque não entra na comparação), um clube que tem pavilhão e infraestruturas (não é preciso pagar 2 euros em cada bilhete para pagar um pavilhão que há unsmeses já estava pago), campeão (não dá para crescer muito mais) em basket, volei, futsal, hoquei.

      Informação sobre o que é corrupção: http://www.dgpj.mj.pt/sections/informacao-e-eventos/prevenir-e-combater-a/anexos/definicao-de-corrupcao/

      Eliminar
    2. CAPÍTULO IV - INFRACÇÕES DISCIPLINARES

      SECÇÃO I - INFRACÇÕES ESPECÍFICAS DOS CLUBES

      SUBSECÇÃO I

      INFRACÇÕES DISCIPLINARES MUITO GRAVES

      Artigo 62.º

      Corrupção da equipa de arbitragem

      1. O clube que através da oferta de presentes, empréstimos, promessas de recompensa, ou de qualquer outra vantagem patrimonial para qualquer elemento da equipa de arbitragem ou terceiros, directa ou indirectamente, solicitar a esses agentes, expressa ou tacitamente, uma actuação parcial e atentatória do desenvolvimento regular de jogos integrados nas competições desportivas, em especial com o fim de os jogos decorrerem em condições anormais, alterar ou falsear o resultado de jogos ou ser falseado o boletim de jogos, será punido com a sanção de descida de divisão e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 500 UC e o máximo de 2000 UC.

      2. Se o ilícito for cometido na forma de tentativa, o clube será punido com a sanção de subtracção de pontos a fixar entre o mínimo de cinco e o máximo de oito pontos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 250 UC e o máximo de 1000 UC.

      3. Se a prova em que os factos forem praticados for disputada por eliminatórias, o clube, para além das sanções previstas nos números anteriores, será punido:
      a) no caso do n.º 1, com a sanção de desclassificação da prova em curso e, acessoriamente, com a sanção de exclusão dessa mesma prova por um período a fixar entre o mínimo de uma e o máximo de três épocas desportivas;
      b) no caso do n.º 2, com a sanção de desclassificação da prova em curso.
      4. Os clubes são considerados responsáveis, nos termos dos números anteriores, pelos factos cometidos, directa ou indirectamente, por qualquer dos seus dirigentes ou representantes, ainda que de facto, e funcionários, e bem assim pelos demais agentes desportivos a si vinculados.

      5. Não cabem nas previsões dos números anteriores as simples ofertas de objectos meramente simbólicos.

      - - -

      Oferecer uma camisola, um galhardete, um roupão.. são objectos simbólicos.

      Já oferecer 4 jantares por cabeça a árbitros, delegados, observadores é crime!!

      E não colhe a desculpa de que os árbitros não os paparam.. a verdade é que o SLB à custa dessas cortesias ESTÁ há 33 Jornadas sem ter penalties contra e há 30 Jornadas sem ter jogadores seus expulsos.. já os jogadores dos adversários esses em 2015 foram expulsos 1 a cada 3 jogos !!!

      E TODOS, todos nós vemos semana após semana os Jardeis, Lisandros, Samaris Fesjas, Eliseus, Emerssons darem porrada de criar bicho.

      Ou seja, prova provada de que a oferta de Vouchers resulta.

      Eliminar
    3. Quid, desta vez tenho de subscrever o teu comentário !
      Alias eu já tinha dito que se os vouchers são permitidos, o Pinto da Costa tem de ser indemnizado pelo apito dourado pois a fruta é muito mais barata que os tais vouchers e o "crime" é o mesmo !

      Eliminar
    4. M Pereira, o quid não fez um comentário, colou um texto, como de costume aliás. Não o enganes ao fazê-lo pensar que alguém acha q ele fez um comentário. Ele não merece ser enganado e nós não estamos aqui para enganar ninguém, principalmente se tiver dificuldades, como é, manifestamente, o caso.

      Eliminar
    5. É óbvio que fui ao Site da LPFP copiar e colar o extrato do Regulamento Disciplinar das Competições Profissionais.

      Até um Cona d' Égua larga como tu devia entender isso.

      Eliminar
    6. Nuno Martins, o mesmo olegario no mesmo texto diz que ele nunca recebeu e que se recebesse nao os usaria, entao mas nao usaria porque? se um jantar nao corrompe (e atenção que todos os grandes negocios se fazem á mesa) qual seria o mal? e ele tambem diz nesse mesmo texto que nenhum arbitro usou os mesmos, mas é MENTIRA, comprovou-se que varios arbitros usaram, inclusive alguns varias xs.

      Eliminar
  19. Não ganhar o campeonato não pode ser visto pelos Sportinguistas como uma "enorme desilusão". Será triste e desapontador, mas não transformemos um aleatório espectáculo desportivo numa coisa de tudo ou nada. No meio desses dois limites, há muitos estados honrosos. O que é preciso é que os nossos jogadores , e os nossos dirigentes, dêm o melhor de si, e dignifiquem o nosso grande clube.

    ResponderEliminar
  20. Que continuem assim aliados durante muitas decadas!Seria um bom sinal para o Grande SCP.
    Eles que partilham a mistica do vale tudo para ganhar,que partilham as cores nos emblemas,so lhes fica bem serem aliados como clubes pequenos que sao.
    SL

    ResponderEliminar