quarta-feira, 16 de março de 2016

As duplas de centrais

O centro da defesa do Sporting, esta época, tem sido provavelmente a posição mais instável da equipa - fruto das lesões e das mexidas no plantel na janela de transferências de janeiro. Se no início até havia alguma estabilidade - Ewerton estava lesionado, com Paulo Oliveira e Naldo a serem titulares crónicos -, com o avançar da temporada começou a haver mais mexidas. Essas mexidas deveram-se, em primeiro lugar, a uma opção de Jesus em rodar a equipa na Liga Europa e na Taça da Liga. Depois, houve a lesão de Paulo Oliveira e, finalmente, a entrada de Rúben Semedo e Sebastian Coates no plantel.

Ao todo, Jorge Jesus já utilizou 12 (!) duplas de centrais diferentes, uma das quais pode-se considerar uma intrusa, quando William foi obrigado a baixar para o lado de Ewerton contra o Bayer Leverkusen (devido à expulsão de Semedo, um minuto depois de Ewerton ter entrado para o lugar de Coates).

Segundo a imprensa, Jorge Jesus está satisfeito com a dupla formada por Coates e Rúben Semedo, sendo provável a sua utilização no próximo sábado frente ao Arouca.

Mais por uma questão de curiosidade do que para tirar conclusões sobre a prestação dos nossos centrais, fiz um apanhado das duplas de centrais utilizadas ao longo da época, com os minutos de utilização e os golos sofridos. Como é evidente, estes números por si só não significam grande coisa. Os golos sofridos podem ter outros jogadores como principais responsáveis, o nível de dificuldade dos jogos varia, as incidências das partidas colocam um fator de variabilidade não desprezável, a falta de rotinas pode ser determinante, e para não falar nos vários golos sofridos que foram validados devido a más decisões das equipas de arbitragem. Para além disso, apesar de a primeira tarefa dos centrais ser manter a sua baliza inviolada, a sua utilidade e importância pode ser avaliada em diversos parâmetros muito mais difíceis (se não impossíveis) de medir.

Aqui ficam esses números, organizados em três quadros: primeiro com o detalhe jogo a jogo, e depois com os dados agregados por dupla de central e por jogador.