segunda-feira, 14 de março de 2016

E esta?

Para quem pense que a incrível criatividade demonstrada por Nuno Farinha na avaliação dos casos de arbitragem do Estoril-Sporting é um caso sem exemplo, parece-me oportuno recordar um artigo de opinião escrito pelo (na altura e hoje) diretor-adjunto do Record, por ocasião da tristemente célebre final da Taça Lucílio Baptista disputada entre Sporting e Benfica no estádio do Estoril.


Nuno Farinha alinhou com o Benfica nas alegações feitas para tentar desarmar a argumentação do Sporting, defendendo que os encarnados tiveram tantas razões de queixa quanto o Sporting, e fechando o artigo com um sarcástico "E esta?".

A mim, parece-me tremendamente forçado que se equipare um lance a meio do meio-campo, junto à linha - em que também se pode argumentar que existe falta de Maxi -, e em que a bola ainda passaria por três jogadores do Sporting até entrar na baliza...


... com o duplo erro do árbitro ao assinalar um penálti inexistente com o consequente segundo amarelo a Pedro Silva.


E em relação àqueles que acham (nomeadamente alguns sportinguistas) que a postura hostil de certos jornalistas para com o Sporting é consequência do estilo agressivo de Bruno de Carvalho - e não o inverso -, deveriam reavaliar a sua posição. Não consta que Bruno de Carvalho fosse presidente do Sporting em março de 2009...

(obrigado, José!)

60 comentários :

  1. Ahahahahahahah. Nunca tinha visto esse delírio!!!

    Bola no peito, fora da área? Penalty para o Venfique! E quem deu a indicação foi o árbitro mais distante. "Eles com a azia e nós com a Taça", versão benfiquista para: "Eles com honra e dignidade, e nós somos o Venfique"

    Ah os árbitros só roubam o Sporting porque o Bruno é mau para os árbitros!
    Ah os jornalistas só se posicionam contra o Sporting (alguma vez é legítimo um jornalista posicionar-se contra o que quer que seja no exercício da sua profissão?) porque o Bruno é mau para os jornalistas!
    Pois...

    É isto desde que eu acompanho o Tugão. É assim desde sempre... Nós não intimidamos (e bem) os árbitros e os jornalistas, nós não oferecemos "cortesias" a árbitros e jornalistas.

    https://www.youtube.com/watch?v=R4qC4Hqn5YE

    ResponderEliminar
  2. Mais depressa se apanha um "jornalista imparcial" q um coxo....

    Bem dizia o LFV q mais vale comprar as pessoas certas q jogadores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah
      Experimenta comprar Di Marias, saviolas, ramires, witsel, matic, enzo, David luiz, garay, gaitan, salvio, javi, cardozo, rodrigo, Jonas, mitroglou, etc etc e vais ver que também serás campeão!!!
      Ridículo!
      Deves querer comparar com schelottos e aquilanis e marvin e paulistinhas e coates e teos

      Jornalistas não marcam golos pah

      Eliminar
    2. Comprar bons jogadores não chega (Já dizia o Pedroto), senão não precisavam de ter investido tanto dinheiro em (Vouchers) jantaradas, nem fazer tantos esforços para manter o Vitor Pereira no poder do CA...

      Eliminar
    3. O lampião esqueceu-se dos mais importantes: xistra, capela, mota, ferreira , lucilio (que me perdoem aqueles de quem me esqueci, é que são tantos) todos eles jogadores de fino recorte técnico que deram muitas vitórias ao venfique.

      Eliminar
    4. Já te disse sportinguista
      Apostem na qualidade e deixem-se de queixinhas e lamentos estéreis
      Andam a comprar refugo ao preço do ouro, subindo a tabela salarial ao nível do bi-campeao e querem milagres?
      O teu treinador é o próprio que diz: "arbitragens? Não vou por aí! Não é por isso que estamos em 2o"
      Frase que terá provocado a ira do adepto n1 do facebook!!!!!

      Eliminar
  3. Esta é de fácil resposta MdC... O Farinhote já sabia em 2009 que BdC seria presidente do Sporting, e toda a gente sabe que as premonições de que isso sucederia foram as responsáveis por tudo o que de mal tem acontecido no futebol português...
    É o chamado efeito de contágio premonitório...

    ResponderEliminar
  4. MdC essa de ter sido no estádio do Estoril está muito bem metida, mas os lampiursos que aqui vem derramar a sua diarreia cerebral dificilmente ou simplesmente não atingirão....

    ResponderEliminar
  5. O problema desse Lucílio Baptista é que não foi só nesse jogo que ele inclinou o campo a favor do sr. que lhe metia pneus e jantes de graça em Alverca.. lembro o famoso jogo do Túnel, em que o SLB venceu por 1-0 com um golo em fora de jogo e que deu azo depois a que o Hulk apanhasse 22 jogos de castigo !!

    Esse tal Lucílio Baptista actualmente faz parte do CA...


    ResponderEliminar
  6. Os lampiões são uma liga de idiotas que tem gente por todo o lado, desde a politica à CS.

    Enquanto este país não correr com estes incompetentes à vassourada não vai andar para a frente.

    É inacreditável como é que um imbecil como este chega a director adjunto de um jornal em pleno século XXI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será por obra do acaso que o Farinhote ainda não evoluiu para director, mesmo tendo havido substituição no cargo, fraquinho fraquinho...

      Eliminar
  7. Farinha da Porta 18...
    Também é de partir o coco a rir com os cumentadores da Sic a afirmar :"Sem dúvida que é mão, agora a questão é intencionalidade mas que a bola bate na mão de Pedro Silva é um facto". As certezas que eles têm sobre coisas que NÃO aconteceram...
    Fez-me logo lembrar quando, durante o jogo de passado Sábado entre Estoril e Sporting, todas as sarrafadas de jogadores do Estoril sobre os do Sporting (as que o Mota marcou...) eram classificadas pelos cumentadores Sporttv como "ligeiro toque" mesmo com as imagens de pitons nas pernas à frente das trombas. As faltas feitas por jogadores do Sporting e sem necessidade de repetição eram logo todas classificadas como "faltas claras".

    O esquema está muito bem montado: O Vítor Pereira nomeia, o árbitro rouba, o jornalixo lança cortinas de fumo e reescreve a história, o observador ratifica o roubo com uma nota amiga e no fim vão todos de Voucher na mão comer e beber à conta do Venfique.

    ResponderEliminar
  8. Só uma coisa, este Farinha tem algum grau de parentesco com o outro Farinha que este nos últimos órgãos sociais dos croquettes? ´é que isto das famílias e das toupeiras tem muito que se lhe diga!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Metem um video de um penalti do Luisão que ficou por marcar, quando ainda ha pouco tempo ficaram dois por marcar IGUAIZINHOS contra o sporting, William carvalho a Jonas com devida expulsão, Jonas estava isolado, e Coates ao Gaitan!

    Outra:
    ""Também é de partir o coco a rir com os cumentadores da Sic a afirmar :"Sem dúvida que é mão, agora a questão é intencionalidade mas que a bola bate na mão de Pedro Silva é um facto""
    No video é CLARAMENTE dito que n é penalti, que foi no peito e q foi um duplo erro do arbitro!!

    Muito bom!! Voces sãos os maiores, so n ganham pq causa dos comentadores de futebol que até dizem que o sporting foi prejudicado!!

    Que perseguição!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palhacito aldrabão, larga a farinha da porta 18 e transcreve lá as certezas dos cumentadores antes de verem a repetição.

      Eliminar
  12. o que eu gosto mais é do sub-título da crónica:

    "é patético querer transformar o "penalti" de Pedro Silva no maior crime da história do futebol português"

    claro que não é o maior crime do futebol português. Aliás, o próprio Farinha (que orgulho deve ser, ter um apelido tão associado à vida presente do slb e do Rei da Midas), deve saber que o maior crime é um destes (ou então todos):

    - penalti sobre Mário Jardel na luz em 2001 (no mesmo jogo onde sofre outro não assinalado e onde o penalti do 1-0 para o slb não é);
    - golo fora de jogo de Vukcevic em Vila do Conde para a Taça da Liga, quando Sporting já estava classificado para a ronda seguinte;
    - golo de Maicon contra o slb, momentos após um penalti de Cardozo não assinalado pelo futuro desdentado Proença;
    - eleição da última Direcção do Sporting Clube de Portugal;
    - contratação de JJ pelo Sporting Clube de Portugal;
    - conquista da Supertaça pelo Sporting ao slb;
    - lançamento do João Pereira
    - penalti do Tonel
    - a língua do Slimani
    - penalti de Ruiz sobre Luisão, num jogo onde Fejsa e Samaris praticaram boxe
    - amarelo a deus Renato por jogar "a rótula" de Ruiz, ficando de fora do jogo com o Tondela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touché!

      Lembro-me tão bem desse golo em fora de jogo do Vuk... Mais de 1 metro fora de jogo. Não me lembro de alguma vez ver um erro tão clamoroso a beneficiar-nos. Mas lá está, foi num jogo para a Taça do Lucílio com o SCP qualificado, numa daquelas alturas em que éramos roubados jogo após jogo. Até parece encomendado... Eheheh.

      Esse do Jardel também é verdade. Eu próprio assumi que tínhamos sido ajudados contra o SLB uma vez na vida, e que estava aí o argumento deles para validar todos os roubos por nós sofridos contra eles! Até que um dia resolvi ir ver o resumo desse jogo...

      Eliminar
    2. Falta aí o bloqueio do Esgaio, Cantinho. :)

      Eliminar
    3. o Bloqueio do esgaio e o "pecado original" do penalti sobre Cédric contra o Belenenses.

      mas o maior crime de todos é o Sporting ousar (tentar) lutar por títulos. Onde já se viu? Não há respeito?

      Eliminar
    4. Ui, o Pecado Capital... já nem me lembrava dessa.

      Eliminar
  13. http://postimg.org/image/cj1pwdojb

    Arbitros estrangeiros:

    Benfica 6º 112.349 pontos
    Sporting 37º 51.349 pontos

    Depois desta época ainda vai ser maior o fosso. Mas o cigano fez um estudo, e devia ir à frente do campeonato.

    http://postimg.org/image/s9ysd1v9x
    Sporting desde 11/01/96 a 03/12/2000 sem penaltis contra. 4 anos sem penaltis contra. QUATRO ANOS.

    Howard King dixit:
    "Nessa noite (anterior ao jogo entre o Sporting e o Dínamo Minsk) levaram-me a um clube, em Lisboa, onde se encontravam muitas raparigas das mais belas e bonitas. O fulano que me acompanhava disse: "Escolha!" Respondi que não compreendia o que aquilo significava mas ele esclareceu: "De entre todas estas raparigas, você pode levar consigo a que mais lhe agradar." E eu claro!, escolhi uma loira, alta, a mais bela mulher que vi em toda a minha vida"

    Ultimo campeonato do Sporting conquistado apos o Roquette ter-se aliado ao Pinto da Costa, 4 anos sem penalti contra, titulo no ano com 17 penaltis a favor! Limpinho, limpinho!! Eliminados na terceira ronda da taça uefa. Tudo dito! Não tem vergonha na cara e falam de campeonatos ganhos pelo benfica quando foi a duas finais europeias, sexto no raking da uefa!

    Eu n percebo é pq é que foram buscar o Jesus. Então cigano, o Tacho Inácio e o Otário Machado, esta estrutura maravilhosa, não sabia q eram os vouchers e o Vítor Pereira? "Golpe de génio", ouvi-se, "Sporting está apenas a 80%, imaginem quando estiver a 100%", ouvi-se. Não percebo, não bate certo. Então quer dizer que vocês são basicamente a maior maior anedota ao cima do planeta, tão a pagar 6 milhões a um zezinho, quando afinal bastava uns vouchers e um professor de educação física.

    Penaltis fora da area, pé em riste transformado em penalti a favor, placagens de râguebi dentro da área à la Naldo não assinaladas, Tonel, constantes agressões sem bola de Slimanis e Adriens e Williams e Marios, contra o Braga foi de rir, metade da equipa do Sporting devia ter sido expulsa, contra o Benfica em dois jogos foram só cinco penaltis não marcados, e ainda choram estes fdp!

    É como o cigano escreveu no facebook "Temos que estar sempre a falar, porque a pressão e manipulação resultam"

    Sporting Clube de Portugal, o maior clube do mundo, com mais títulos e modalidades, as modalidades com mais títulos são a "fazer a festa antes do tempo", "xuxar no dedo" e "Azia".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei porque tens tanta azia ao Sporting, a nossa equipa B nesta última jornada até deu uma ajuda ao vencer o Santa Clara que está a lugar pela manutenção com o Venfique B.

      Eliminar
    2. Não lhe retirem o colinho ... tudo é limpinho, limpinho... e assim sempre foi ... são umas virgens ofendidas ... e mais ficaram quando o colinho passou do norte para o lado sul da 2ª circular

      Eliminar
  14. É tudo FARINHA do mesmo SACO (Porta 18 em venfique).
    https://www.youtube.com/watch?v=9r4DWqaa_bc

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Recordar é viver. Fazem bem. Devias era puxa mais uns anitos atrás que nesse ano também não ganharam nada.
    Sempre a falar da arbitragem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já a escumalha não precisa de falar da arbitragem,pois não Zero Penalties,Zero Cartões Vermelhos !...

      Eliminar
    2. Recordar é viver...
      - "O primeiro título nacional do Benfica foi extorquido ao Barreirense"
      http://www.fcbarreirense.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2274&Itemid=111
      - Brutal agressão de Eusébio: «O pior chuto da carreira de Eusébio»
      http://medio-ofensivo.blogspot.pt/2013/07/brutal-agressao-de-eusebio-o-pior-chuto.html

      Eliminar
  17. Mas... A taça da cerveja... Passados tantos anos ainda é chorada?
    É óbvio que foi um erro do árbitro. Mas para quem abdica de todas as competições para se concentrar no campeonato (dizem vocês como desculpa)... Afinal a taça da cerveja era importante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando quisemos levar a competição a sério o Sistema 2.0 Mafioso do carnide não não deixou competir

      Eliminar
    2. roubados nessa final...

      roubados na outra do dolo sem intenção...

      e não tivemos o Xistra a piscar o olho ao maxi pereira.

      Eliminar
    3. Não inventes.. que o FCP não tem nada a ver com o Caneco da Cerveja. Caneco esse
      que o FCP nunca quis vencer. Apenas o FCP não gosta é que o façam de parvo. E como se viu, até hoje, ainda não houve nenhum, nenhum Delgado, Pipa, Farinha, Otelo que levasse a melhor.



      Eliminar
    4. Hahahahha
      Olha o multinicks a dizer que nunca quiseram a taça da liga!!!!!
      Ridículo
      Quiseram mas não conseguiram!!!!!!

      Eliminar
    5. Nunca, e enquanto PdC for vivo, o FCP nunca há-de ganhar esse Caneco..

      Ainda agora, o FCP perdeu com Marítimo, Famalicão e Feirense. Achas que se fosse para a Taça de Portugal, por ex., o FCP perdia esses jogos?!

      Não, pois não?!




      Eliminar
    6. Sabes com quem o SLB vai jogar as Meias Finais desse Caneco?!

      Sim, com o Braga.. e o SLB vai deixar o Braga vencer, em troca dos pontos para o Campeonato.

      Neste País é assim.. o SLB compra tudo, faz batota.

      E os seus adeptos pardais, galinhas e gaivotas gostam. Adoram !!

      Gostam de ganhar com batota.

      Ao Belém foram buscar 6 pontos em troca de lhes pagar os ordenados em atraso.

      Eliminar
    7. E a PJ, DCIAP, PGR, MP nada, nada investigam..

      Um País de faz de conta.

      Vale, Vara, Veiga, Viravinho, Vibi, Vieira...

      Vale Tudo !!!




      Eliminar
    8. O Braga jogou na quinta-feira na Turquia.. e já jogou ontem em Lisboa!!

      O SLB jogou na quarta-feira na Rússia e só vai jogar hoje à noite em casa!!

      Eles controlam tudo... é tudo a favor deles.

      E todos acham bem: pardais, galinhas, gaivotas, cucos !!!

      Eliminar
    9. Caro lampião, caso não lhe tenham ensinado quando era pequeno: corrupção continua a ser corrupção, quer seja uma semana ou 5 anos depois.

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Realmente tu apareces muito por aqui.

      Eliminar
    2. King Lion, o burro acusou o toque e... zurrou!

      Eliminar
  19. Este lance, Mestre, é só o expoente máximo do lodo em que o carnide transformou o futebol nacional... a continuar assim, o pintinho e sus muchachos, daqui a uns anos, e ao pé destes, parecerão uns meninos de coro... de Viena de Áustria!

    ResponderEliminar
  20. Eu lembro-me da vergonha da taça da cerveja. Vergonhoso.

    ResponderEliminar
  21. Do melhor C O L I N H O que se tem visto.

    Falta contra o Tondela

    http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?30049

    AHAHAHAHAHAHAHAHAH !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entao o lance a seguir ainda consegue ser mais ridiculo,o mitroglou esta 10 metros fora de jogo e o fiscal nao marca fora de jogo..SL

      Eliminar
    2. Até custa a acreditar que pode haver pessoas tao atrasadas mentais. O lindelof está a olhar para cima para a bola, ta parado no mm sitio e o jogador do tondela vai de braço aberto e empurra o lindelof.

      PENALTI!!


      AHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH


      NAda como a lagartagem para me fazer rir.

      Eliminar
    3. Tadeu pelos vistos o atrasado mental es tu.Obrigado por te apresentares :)
      ps:as melhoras..
      SL

      Eliminar
  22. Boa noite,
    Como está a ser esta SEGUNDA feira por aqui?
    ups… Só um SEGUNDO… Ligaram da SEGUNDA circular para dizer que estão em SEGUNDO lugar, e não à condição!

    A eficácia é sem dúvida a SEGUNDA coisa mais importante que se retira deste jogo. A PRIMEIRA é o BENFICA!

    Ps. O jeito que vos daria um Gaitan, ou Jonas ou Mitroglou ( o nosso SEGUNDO melhor marcador, que tem quase tantos golos como o vosso PRIMEIRO-QUE SOMOS NÓS)… Talvez não estivessem em SEGUNDO!
    P.s2: Mais uma vez se prova que as grandes equipas podem competir em várias frentes e ser bem sucedidos!
    Boa SEGUNDA quinzena de Março para todos!

    Até Maio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E obrigado a todos por seguirem a BTV.
      Até a ti nãosejasINACIO… (em breve no desemprego…), pede ao teu dono para te escrever mais posts para leres na tv. A do Julio Cesar não pegou. SEGUNDA feira tens uma SEGUNDA tentativa!
      Um abraço sem SEGUNDA intenção...

      Eliminar
    2. Deste jogo também se retira que saíram mais 4 jantaradas em restaurante de luxo, para cada arbitro, delegado e observador.

      Cortesia, claro...

      Eliminar
  23. a equipa do gil é uma palhaçada... estes marrecos do Tom dela deviam ser desclassicados, poupava-se no gasóleo.

    Equipa que precisa desesperadamente de pontos e nem sequer um ferronho sabem armar... Se fossem outras camisolas, o jogo que não se teria feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita!O braga jogou na liga europa e jogou no domingo.O benfica jogou na liga dos campeoes e jogou na 2feira.O Presidente do tondela,assumido benfiquista-quica familiar do A.Figueiredo ex-estoril-em vez de querer aproveitar o desgaste aceitou mudar o jogo para 2feira.Eles que precisam de pontos como pao para a boca..enfim com presidentes como esse nao admira que o destino seja o mesmo do tempo quando o estoril era presidido pelo Antonio Figueiredo e desceu de divisao..SL

      Eliminar
  24. Chorões, chorões, chorões... e a jogada em que aviaram o Luisão??? Não era penalti suas osgas raivosas?

    ResponderEliminar