quinta-feira, 10 de março de 2016

Entra em cena o Sindicato dos Jornalistas

Dois anos e meio após não ter dado sinais de vida aquando da agressão de Rui Cerqueira a um jornalista da RR no Estádio do Restelo, o Sindicato dos Jornalistas acordou ontem de um longo período de hibernação para repudiar a "inqualificável campanha de intimidação do Sporting".


A primeira observação que me ocorre é que... teria dado jeito o apoio de um bom jornalista na redação deste comunicado. Em vez de fundamentar a sua argumentação com factos totalmente objetivos - como qualquer bom jornalista faria -, o Sindicato recorre a floreados inúteis e expressões vagas como "nos últimos dias" (falamos de quê? dos últimos 2 dias? dos últimos 5? 10? 20? 100?), "contra alguns jornalistas" (quais jornalistas?) ou "infelizes e falsas acusações" (que acusações são infelizes ou falsas?), e tomando a liberdade de concluir que o objetivo do Sporting é uma "inaceitável tentativa de intimidação" (existem tentativas de intimidação que sejam aceitáveis?) sobre jornalistas de quem o presidente do Sporting 'não gosta'.

Para além disso, talvez fosse interessante que o conselho deontológico deste mesmo sindicato fosse chamado a avaliar aquilo que, diariamente, os jornalistas visados dizem ou escrevem.

Por exemplo, o que acham de "jornalistas" que usam espaços que deveriam primar pela isenção para as suas vendettas pessoais?


O que acham do facto de ter havido "jornalistas" que, em plena banca de imprensa de Alvalade, se esqueceram de se comportar de acordo com as exigências da sua profissão?


O que acham do facto de existirem "jornalistas" que fazem edições seletivas em citações que deturpam completamente o seu sentido?


O que acham da qualidade do trabalho desenvolvido pelo jornal de um dos visados, Octávio Ribeiro, uma publicação que é lixo mas que se tenta vender como jornalismo?


O que acham da existência de exemplos diários de dois pesos e duas medidas na análise e abordagem de casos idênticos, em função do clube que os protagoniza?


O que acham do facto de, há poucas semanas, ter havido um jornalista numa conferência de imprensa a induzir deliberadamente em erro o seu interlocutor, sem que nenhum dos restantes jornalistas presentes na sala o corrigisse?


Como estes, seria fácil arranjar muitos outros exemplos. Ainda ontem o Sporting anunciou que vai exigir o direito de resposta a O Jogo, sobre a notícia que deram sobre a alegada ausência de Bruno de Carvalho do balneário no final do dérbi de Sábado - que entretanto foi desmentida pelo próprio presidente e reafirmada posteriormente pelo jornal.

A infeliz realidade é que Bruno de Carvalho tem toda a razão nas acusações que fez. O Sindicato interpreta-as como tentativa de intimidação, eu interpreto-as como um alerta imprescindível que foi dado aos sportinguistas - para não serem levados ao engano por um conjunto de "jornalistas" que segue de forma descarada uma agenda que viola os mais elementares deveres que a sua profissão impõe.

A única coisa que faltou neste comunicado do Sindicato dos Jornalistas foi uma recomendação para que se boicote tudo o que tenha a ver com o Sporting. Na maior parte dos casos, seria um enorme favor que nos fariam.

P.S.: Bruno de Carvalho respondeu a este comunicado ainda ontem. LINK. Excelente resposta.

63 comentários :

  1. gostava que o Artista fizesse um post sobre a vergonhosa actuacao dos comentadores da RTP ontem durante o jogo duma equipa Portuguesa...os gritos o entusiasmo sempre que o Zenit criava perigo, a exaltacao e o furor com que gritaram golo do Zenit, o tentar branquear a falta sobre o Semedo no golo do Zenit, so mesmo no final do jogo la disseram que tinha sido um erro do arbitro....a azia, a tristeza quando Gaitan empatou e a completa depressao quando Talisca (sim esse mesmo que e' dizimado por todos) marcou o golo da vitoria....uma vergonha Srs da RTP...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas estes agora já se acham no direito de pedir posts? E que tal criares o teu blogue?

      Eliminar
    2. nao tenho tempo nem sou pago pelo clube para andar a fazer blogues

      Eliminar
    3. Serias só mais um avençado !...o venfica tem um fundo tipo rendimento de inserção social para necessitados !...pede apoio.

      Eliminar
    4. Acredito que a blogosfera benfiquista tem gente com capacidade para fazer esse levantamento.

      Eliminar
    5. Caro fm.carv, que comentário mais ridículo, ontem tive a coragem de ver o jogo e posso afirmar que o que diz não é verdade. O que se passava era que sempre que o Anderson ou o Renato tocavam na bola eles quase que deliravam, faziam lembrar as adolescentes de 15 anos a ver o Justin Bieber.
      Quanto ás "críticas" que faz ao Mestre aka Artista, mais uma vez é um comentário ridículo, este Sr. é dos mais integros e imparciais da blogosfera, aliás é o único blog que venho ver diariamente. É o único porque desisti do futebol português enquanto o vosso presidente LFV estiver a comandar e manipular tudo à sua volta. Assim vou sendo "Inácio" e vou apenas vejo a Premier League que é "drama free" e a torcer pelo meu Manchester United do qual até sou sócio (assim como do Sporting)!
      O futebol português está podre a fazer lembrar a nossa política que são sempre os mesmos anos a fio a liderar ou a fazer o lobby para quem mais lhes convém e é só "jobs for the boys", o BDC luta sózinho contra um sistema que passou do FCP para o SLB e todos acham que está tudo bem, mas enquanto assim fôr com muita pena minha e apesar de amar o Sporting não sou capaz de vêr os jogos nem tão pouco de acompanhar uma liga tão mediocre ao nível de uma Lituânia ou da Islândia.

      SL.

      Eliminar
    6. Justme, tem toda a razão, mas pelo menos ir a Alvalade e borrifar-se para o resto! ir a Alvalade é fundamental. A malta deixou-se embalar um bocado e até chegou a parecer que era possível ganhar aqui no lodo. Não é. Primeiro limpar o lodaçal... mantendo presença sistemática, pelo menos, em Alvalade. Abraço.

      Eliminar
    7. ... caso não viva perto de Lisboa a coisa, de facto, não é bem assim ... abraço na mesma!

      Eliminar
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    9. Moro a cerca de 800m do grande Alvalade XXI, mas para quê ir para a chuva / frio quando à partida já se sabe ou o Sporting ganha ou ganha o sistema como tem acontecido inúmeras vezes? Mas não tenho ido eu (até mais por motivos profissionais), tem ido a minha esposa e a minha irmã (com a minha GB) mas para mim custa-me bastante ver o futebol no estado em que está em Portugal.

      Eliminar
    10. fm.carv,

      Em resumo, és apenas um monte de merda que vem a um blogue sportinguista tentar impor as suas ideias lampiãs.

      Como tu há muita outra merda que passas dias inteiros a vir a blogues sportinguistas.

      Quem é que achas será mais avençado?
      Tu e os teus amigos ou o Mestre?

      Eliminar
  2. um episódio lamentável que é uma nódoa num sindicato que se preze de ser sindicato.

    Venham mais sindicatos contra a liberdade e o direito de indignação do Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
  3. MdC excelente apanhado já tinha visto ontem que encaminhaste para o sitio correto estes pequenos exemplos do trabalho "jornalístico" de alguns dos visados.
    A resposta de BdC foi muito assertiva e objetiva, agora é vê-los espernear mais um pouco e volto tudo a anormalidade habitual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o problema e' que o apanhado nao apanhou tudo, gostava de ver duas capas lado a lado...a capa da derrota do Benfica por 3-1 em Leverkusen e a capa do derrota do Sporting por 3-1 em Leverkusen....o problema e' que essas duas capas vao contra a narrativa...

      Eliminar
    2. Eu gostava de ver as das derrotas do Benfica com o PSG e do sporting com o skenderbeu... Só para ajudar.

      Eliminar
    3. Má fé elevada ao expoente máximo ou estupidez elevada ao mesmo.

      Eliminar
    4. Referi-me, evidentemente, às duas respostas lampiânicas de cima.

      Eliminar
    5. Sim, Sérgio, gostei bastante da resposta de BdC. Esteve muito bem.

      Eliminar
  4. Só tive pena que não apelassem aos jornalistas para se queixarem à APAV e à Sociedade Protectora dos Animais.

    Espero que vão todos para tribunal. Aí não basta só dizer que tiveram "fontes". Têm de as identificar.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Olha, o adepto do Tondela, equipa pequena, todo feliz da vida por terem passado o jogo ontem a simular, a fingir lesões para passar tempo.

      Ganharam ao SCP sem saber ler nem escrever.

      Ontem mandaram um balão à trave e a bola foi ter com o Gaitan.. e já são os mais maiores bons grandes do Mundo e arredores.

      Eh pá.. tenham calma. Sim, ganharam com uma vaca tremenda. mas, sabem bem como foi. A jogar como o Tondela. Vejam lá se o Tondela não vos faz igual... e depois vão 'reserbar' a quinta pata do cavalo do Marquês!!


      Eliminar
    2. Ò martins...

      https://www.youtube.com/watch?v=hTgi51mW9wk

      Eliminar
    3. Vá 1o era a treta de que só ganhava nos às equipas pequenas.
      Agora vai ser a que somos uma equipa pequena? OK. Só vamos 6pts a tua frente... Isso faz de vocês o que?
      Sabes que o Benfica não gasta mais de 70M por ano logo quem devia estar en 1o e nos quartos devia ser quem os gasta.

      Aviso desde já que não te vou responder independentemente do disparate, mentira ou treta que digas a seguir. O Amorim manda um abraço.

      Eliminar
    4. Oh Nuno, não precisas de responder, pois, eu não venho para os Blogues á procura de conversa, de diálogos.

      Aquilo que eu digo é muito simples. Ganharam ao SCP sem saber ler nem escrever. E ontem passaram o jogo a defender, a simular, a fingir lesões para passar, queimar tempo. ISSO é de equipa pequena. No fim, apareceu um balão e a bola foi logo ter ao Gaitan.. isso não é mérito. ISSO é vaca!!

      E a vaca, a sorte não dura sempre. Eliminaram o Zénite.. Sim, com muita vaca. Pode ser que o Tondela também tenha vaca no próximo jogo.

      Não era a 1ª vez que uma equipa pequena ganhava a uma equipa grande.

      E não, não precisas de responder.

      Eliminar
    5. Não era a 1ª vez que uma equipa pequena ganhava a uma equipa grande. Benfica 1 x porto 2. Equipa pequena com GR de engate a ganhar a um grande.

      Eliminar
  6. ""Uns chamam a esta minha prática calamidade, outros tentativa de intimidação. Eu tenho um nome simples: o direito e liberdade de informar e de me indignar com tudo o que eu acho impróprio e indigno"."

    Mais nada!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Já ontem aqui estivemos de acordo sobre a diferença entre jornalistas, jornaletas e jornaleiros. Entre jornalismo e jornalixo.

    Só não entendo é porque razão para justificar essa azia contra o Sindicato dos Jornalistas vai buscar um não-exemplo de uma não-noticia.

    A quem o ler aqui, até parece que o Rui Cerqueira bateu em alguém!

    Ou seja, lá estamos nós a tentar passar a mensagem de que as pessoas ligadas ao FCP é que fazem sempre bosta. Que mania, vício de quererem sempre colar o FCP a tudo de mau. Comos e no SCP, no SLV fossem todos santinhos. Porra, irra, chiça. Já cansa essa treta pá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se no SCP, no SLV fossem todos, todos santinhos.

      Porra, irra, chiça. Já cansa essa treta, pá.

      Eliminar
    2. Já que não queres tentar perceber, eu explico-te. A questão não está no facto de a, b, ou serem ou não santinhos. A questão está no facto de só se insurgirem contra O SPORTING, mais concretamente e neste caso, contra o Bruno de Carvalho quando há quem faça BEM PIOR e nem uma admoestação leve.

      Eliminar
    3. Ao que se disse na altura, o Rui Cerqueira andou a distribuir pontapés pelos jornalistas. Não sei se isso no Porto não é considerado bater... para mim, é. :)

      Eliminar
    4. O Rui Cerqueira que não faz mal a uma mosca 'andou a distribuir pontapés pelos jornalistas'?!

      :-)

      E ninguém lhe respondeu à letra, ninguém noticiou essa batalha campal?!

      :-)

      Oh MdC tenha juízo.. cresça e apareça.

      E logo num Estádio em Lisboa?!

      Ainda se fosse no Estádio do Canelas.

      Menos, Mestre!!

      Apague lá isso, pois sabe bem que não é verdade.







      Eliminar
    5. e como é que TU sabes que não é verdade?

      Eliminar
    6. J1906 não tens vergonha!?!? não estás farta de ter, aqui no blog, exemplos da omnisciência do quid? como é q fazes uma pergunta dessas??!!!???

      Eliminar
    7. mal cliquei no enviar, tive o mesmo pensamento conana..perdoa Quid!!

      Eliminar
    8. Para os rapazinhos, rapazolas.. Se leram todos os posts, viram que apenas chamei a atenção para o facto de se falar aqui em agressão do Rui Cerqueira a um jornalista. Quando não houve nenhuma agressão, houve apenas uns encostos, chegas para lá!!

      Eliminar
  8. Mestre, a (in)coerência fica-lhes tão bem...

    ResponderEliminar
  9. Adorei a resposta do Presidente. Touché!

    Temos que ir para cima desses cães também. Neste momento os alvos a abater são a CS e o Vítor Pereira, sei que já está de saída, mas até lá ainda tem o dedo no gatilho, como se comprovou esta jornada (Mota e Ferreira? É o tudo por tudo). A cabeça do polvo só será derrotada se não ganharem o campeonato, apesar das ajudas dos seus tentáculos.

    Entretanto sábado temos mais uma final. O meu desejo é que segunda o talho do Mota não seja notícia e que venham três pontos do Estoril.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No sábado, temos que ganhar ou ganhar. São as únicas duas hipóteses possíveis. :)

      Eliminar
  10. Ainda ontem se passou uma cena caricata na TVI 24 por parte do Rui Pedro Braz...como estava a fazer Zapping só ouvi o RPB a pedir desculpa ao que me parece ao João Manuel Freitas por o ter desmentido.Sim desmentiu em direto num assunto em que pelos vistos ele não tinha certeza nenhuma !...

    Tudo na ânsia de agradar ao dono, parece que o João Manuel Freitas disse que os cartões Red Pass Total do venfica já incluiam pelo menos os jogos das meias finais da champions.
    Tal como os cães gostam de fazer o seu número para receberem o osso lá aparece o RPB a fazer o seu número de circo a dizer que não,o Benfica vai ter uma receita colossal nas meias finaiso estádio vai encher,do género tudo vai pagar para ver o jogo.

    Passados alguns minutos de propaganda lá vem o avençado RPB,peço desculpa recebi agora uma mensagem,repito recebi agora uma mensagem de um sócio do venfica,repito de um sócio do venfica,a dizer que os cartões Red Pass Total incluem os jogos dos quartos da champions.

    Um sócio do Venfica,deve ter sido o Barbas ou o Taxista...não seria o "Anjo" Gabriel?,quem seria o sócio do venfica que deu uma informação tão fiável para ele a tornar pública ?.

    Isto para dizer que vem de encontro ao post do Mestre.Profissionais isentos da comunicação social são muito poucos.Agora as avenças falam mais alto.


    ResponderEliminar
  11. "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta a chafurdar na lama, no pântano, formará um público tão vil como ela mesma". - Joseph Pulitzer.

    ResponderEliminar
  12. Isto hoje anda muito calmo,percebo pelos vistos as celebrações da conquista da Champions duraram até tarde...para aqueles que diziam que são os adeptos do Sporting que celebram antes do tempo !...parabéns pela conquista da Champions palhaços.

    De resto depois da saida do Dínamo do Kiev da champions há algumas equipas que querem que o venfica nos quartos...sabem quantas equipas ?,todas,todas !...ahahahaha.Vá-se lá saber porquê !...

    É claro que este Zenit é melhor que um Dortmund ou um Leverkusen...mas alguém tem dúvidas !...ahahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas equipas até queriam o not Gijón mas esse nem sequer entrou.

      (As vezes nem da gosto gozar com vocês... Vocês põem se tão ax jeito que até parece que fazem de propósito!)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Ganharam ao SCP sem saber ler nem escrever. E ontem na Rússia passaram o jogo a defender, a simular a fingir lesões para passar, queimar tempo.

      ISSO é de equipa pequena. No fim, apareceu um balão, o g.r. defendeu, a bola foi à trave e depois foi ter ao Gaitan.. isso não é mérito. ISSO é vaca. E a vaca, a sorte não dura sempre. Eliminaram o Zénite.. Sim, com muita vaca. Pode ser que o Tondela também tenha vaca no próximo jogo.

      Não era a 1ª vez que uma equipa pequena ganhava a uma equipa grande.

      Eliminar
    4. Sim, Nuno, desde que foi inaugurado o Pombal, o FCP já lá ganhou muitas vezes. Há portistas que até lhe chamam: o nosso Salão de Festas.

      Eliminar
    5. O benfica antes de marcar dominou completamente o Sporting. Marcou e começou a poupar energias, e poderoso Sporting conseguiu 2 miseras oportunidades de golo contra um equipa em poupança de esforço para a champios league.

      HAHAHAHHHHHAHAHAHAH

      O jogador que mais arrancadas fez n segunda parte foi o Andre Almeida! Pq n podia jogar contra o Zenit logo podia correr à vontade!

      HAHAHAHAHAHAHAH

      Perderam contra um equipa em poupança de esforço.

      HAHAHAHAHAHAHAHAH


      Eliminar
    6. Tadeu, fazes parte do grupo que merece que o SportingCP ganhe este campeonato!

      Eliminar
  13. Este Nuno Martins deve ser mais um merdas avençado do carnide.
    Tipo os filhos da puta de guerras e CA, que são uns tristes, e passam o dia em blogs a comentar.
    Vai trabalhar monte de merda.

    ResponderEliminar
  14. Tanta merda porque passaram aos 4ºs da Xampions, contra uma equipa de mercenários parada desde Dezembro. O Porto no ano passado também chegou lá e saiu com meia dúzia no pacote. Não é nada de especial. A Xampions vai começar agora e não é para equipas portuguesas.
    Este formato, a troco de uns milhões no bolso, só precisa de benficas e zenites para encher o calendário até os tubarões estarem prontos. Só favorece os mesmos de sempre e assegura que os outros nunca lá chegarão. Está tudo controlado. Mas eles acham que são da elite europeia...daqui a umas semanas falamos.




    ResponderEliminar
  15. Oh MdC o tema do post não tem nada a ver com o CARVÃO que para aqui anda!!
    Já agora com os milhões todos que "ganharam" mais os da porta 18 já dá para pagar qq coisita.

    http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior/contrato-de-taarabt-divulgado-salarios-e-premios-podem-chegar-a-14-milhoes-5003884.html

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já aqui foi explicado que mesmo com o taarabt o Benfica dei lucro... Vai em 1o e está nos 4os da Champions.

      Eliminar
  16. A reaccao de BDC ja vem tarde,ja devia ter processado esses "jornalistas" desde o inicio da temporada e tambem fazer queixa na ERC e em todas as entidades relevantes para o caso.Sao tantos os casos,que sirva de licao a BDC,tem que comecar a atacar o problema desde inicio em vez de desvaloriza lo.Difamacao,mentiras,insultos,teem que ser respondidos com firmeza e inteligencia.
    SL

    ResponderEliminar
  17. O Tondela , so tem mais quantos campeonatos que vocês cambada de tristes mais taçaas de portugal , e mais presenças na champions que mete mais equipas na Champions , o Tondela é so BICAMPEAO . o Tondela nem treinador tem , vao la rezar a missa ao acólito KiM Jong Bruno , baixem lhe la as calcinhas e batam palminhas , beijinhos e abracinhos

    ResponderEliminar
  18. Ou Mestre, ainda estou à espera do video com os passes errados na saida a jogar para o ataque do paços de Ferreira! Foi logo a jornada a seguir fora de casa e jogaram exatamente como o Belenenses!! Já passou tanto tempo e nada!

    Este idiota mostra meia duzia de recortes e pensa que prova alguma coisa. Sim pq noticias falsas e manipuladas sobre o Benfica, isso n existe! HAHAHAAHHAAHA Anedota.


    http://postimg.org/image/cj1pwdojb/

    Olha a culpa é do Vitor Pereira, dos vouchers, dos jornalistas, etc etc... lol


    "P.S.: Bruno de Carvalho respondeu a este comunicado ainda ontem. LINK. Excelente resposta."
    Para burros com a quarta classe, talvez seja.


    Ja encontraram os dois milhoes da transferencia do Montero? Jeito que o Homem tinha dado contra o Guimaraes e o Benfica.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...já te disse para limpares a baba Tadeu.

      Eliminar
  19. Excelente análise. Infelizmente a classe de jornalistas não percebe que é altamente prejudicada por muitos jornaleiros avençados e mentirosos que se deixam manipular pelos mr Burns desta vida.
    Faltou por exemplo referência à maneira incompetente, desleixada e mentirosa como foi dada a notícia aos prazos e montantes de pagamento a doyen no âmbito do negócio do rojo

    ResponderEliminar
  20. Não consigo perceber porque é que esta cambada de filhos da puta do carnide anda em blogs a comentar.
    Comentem nos vossos blogs merdosos, filhos dumas grandes putas.
    Carnide do caralho, clube de paneleiros e bêbados. Gostam é de arrear nas mulheres, chupar paus e beber minis em frente aos cafés.
    Cambada de merdosos.

    ResponderEliminar