quinta-feira, 31 de março de 2016

Ficção aterradora

Jorge Coroado foi, provavelmente, o melhor árbitro de todos aqueles de que tenho memória (melhor até que Proença, que infelizmente tinha um desempenho nas competições nacionais que ficava muito aquém das suas prestações internacionais). Coroado cometia erros, alguns deles graves - como qualquer árbitro -, mas sempre o tive como uma pessoa imparcial. Isto, numa época em que os Guímaros e os Martins dos Santos estavam muito mais à vontade para resolver partidas - já que nessa altura eram poucos os jogos com transmissão televisiva e não existiam repetições de múltiplos ângulos que permitissem uma melhor avaliação do seu trabalho.

Coroado sempre teve uma personalidade muito vincada enquanto árbitro, que se foi apurando ainda mais após o abandono de atividade. Não aprecio o Coroado-juíz do Tribunal d'O Jogo, e o Coroado-comentador é demasiado polémico para meu gosto. A ideia que faz passar nas suas opiniões é que nenhum árbitro é suficientemente bom. Na realidade, até é capaz de ter razão, mas da forma como debita as suas sentenças fica a ideia que não é tanto o sentido de justiça do juiz a orientar a escrita, mas sim o ego do juiz.

Fiz esta introdução por causa daquilo que Coroado escreveu no jornal O Jogo na última terça-feira.

Na origem de cada texto está a pessoa que o escreve. Essa pessoa tem a sua forma de ser e tem as motivações que o levam a escrever as coisas que escreve. Não sei o que levou Coroado a escrever aquilo que escreveu na terça-feira. Não sei se está a pensar em candidatar-se ao Conselho de Arbitragem daqui a uns meses. Não sei se só agora "inventou" o enredo que montou. O que é facto é que esta "ficção" que escreveu está carregada de pormenores que, por acaso, até têm vários pontos de contacto com a realidade da arbitragem portuguesa.

Para quem não leu, aqui fica o texto:


Todos vimos como Tiago Martins e Fábio Veríssimo subiram a internacionais sem terem arbitrado um único jogo da I Liga. Todos vemos árbitros como Bruno Paixão ou João Capela a destruir, semana após semana, os jogos de futebol que dirigem, mas por artes mágicas nunca tiveram a infelicidade de serem despromovidos. Todos vemos uma nova geração de árbitros manifestamente incompetentes - ou que têm apenas a infelicidade de manifestar incompetência quase sempre a favor dos mesmos - a tomar conta do quadro de árbitros de primeira categoria. Todos vimos o que aconteceu a Marco Ferreira, um dos melhores árbitros em 2013/14, a ser despromovido em 2014/15, e todos ouvimos o que alegou o árbitro madeirense. E sabe-se lá o que estará o CA a cozinhar para as classificações finais desta época.

"Protegidos" que são promovidos ao patamar mais elevado? Elementos de grupos de fãs não legalizados que são incentivados a inscreverem-se em cursos de árbitros de futebol de onze? Seria interessante que Coroado, no seu próximo texto, começasse a dar nomes às personagens, porque esta peça de ficção tem todos os elementos para se tornar num clássico da literatura moderna.

(via Tu Vais Vencer)

158 comentários :

  1. O "polvo" esta muito bem montado!
    Vai muito para alem do sistema que o FCP montou e controlou.
    Controlam as classificacoes dos arbitros. Quem sobe, quem desce e quem chega ou nao a internacional!
    E absolutamente vergonhoso arbitros chegarem a internacional sem nunca terem arbitrado jogos da primeira liga! Mas para eles esta tudo bem isto nao passa de teorias da conspiracao.
    Espero estar muito enganado mas em breve esse anormal do Hugo Gil estara na primeira liga!
    Eis o sistema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não isso não vai acontecer, felizmente muitos sportinguistas e não só estão mais atentos assim espero

      Eliminar
  2. Bom dia,acham normal a comunicacao social,tanto jornais como Tvs,nao falarem disso?Acham normal nao falarem de haver um clube em Portugal a escolher arbitros novos por intermedio da iniciativa "Tu decides bem" quando vemos os escandalos das arbitragens dos ultimos anos,a fazer lembrar o tempo do apito dourado e da decada de 80-fcp- e decadas de 60/70-slb?
    Eles sao a maior arma contra a corrupcao,por exemplo,o CM que anda a perseguir o Socrates neste caso tem andado muito caladinho.Isto so para dar um exemplo..
    SL

    ResponderEliminar
  3. Mestre,

    Coroado já não é árbitro, logo não compreendo este medo em dizer claramente que o polvo tem um nome hoje em dia, chama-se Benfica.

    Vouchers, Marco Ferreira, Jorge Coroado, etc.
    O quê ou quem se segue?

    SL

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Jorge cruado exprime neste texto tudo aquilo que ele foi como árbitro: um anti-benfiquista primário. Ao que tudo indica, poderá ser candidato a presidente do conselho de arbitragem. Se conseguir ser coroado como tal, o seu único objectivo, como carneiro seguidista obcecado, será tudo fazer para prejudicar o Benfica, tentando impedir o tetra tal como hoje certas forças estabelecidas tentam impedir o tri.
    Quanto ao resto, nada demais. Segue a cartilha do 4ª escolha: se eu contasse o que sei, não queiram que eu fale, um dia conto tudo. Até hoje estamos à espera que ele fale do que não sabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que carapuça tão bem enfiadinha.

      Eliminar
    2. Engraçado como assumiste logo que se estava a falar do benfica. Peso na consciência?

      Eliminar
    3. Rudfolfo,

      Vou quebrar a minha regra de não responder a rivais apenas para fazer umas perguntas.

      Não estás com medo do coroado chegar a presidente do CA pois não??

      Não estás com medo de ele ter como objectivo prejudicar o slb pois não?

      E sabes bem que se ele ganhar e vos prejudicar vocês conseguirão dar a volta por cima, afinal basta jogarem à bola!!! Não é verdade??

      Pena que não tenham jogado à bola no golo do maicon em fora de jogo que vos tirou um campeonato.


      Pena que não tenham jogado à bola em Guimarães e académica que depois com o golo kelvin92 tirou.vos mais um campeonato.

      SL

      Eliminar
    4. Este anti-benfiquista primário (Coroado) é o mesmo que apitou um célebre venfique-Sporting com vitória oferecida aos lampiões por 3-0 e que depois veio reconhecer que tinha errado e sempre para o mesmo lado?
      Imagine-se qual...

      http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=16912

      E será este anti-benfiquista primário o mesmo que após escandalosa arbitragem em Chaves (2-2), veio no dia seguinte dizer que se sentia com azia por ter cometido tantos erros?
      Imagine-se contra quem...

      Será que a besta da rena sabe que este gajo é belenenses?

      Será que a besta da rena tem neurónios?

      Não me parece, é apenas e só um lampião imbecil

      Eliminar
    5. sport lisboa e carnide, semel malus, semper malus (Uma vez corrupto, para sempre corrupto)

      1 - "O primeiro título nacional do Benfica em 29/30 foi extorquido ao Barreirense"
      http://www.fcbarreirense.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2274&Itemid=111

      2 -Em 13 Temporadas, de 1961 a 1974 os lampiões estiveram 2 períodos de 4 épocas, sem qualquer penalty marcado contra.

      – 24 de Setembro de 1961 a 8 de Maio de 1965.
      – 27 Dezembro 1970 a 31 Março 1974.

      São praticamente 8 épocas sem penaltys marcados contra, em 13 temporadas! É Obra!
      Fonte: zerozero.pt - data de 22 de Março de 2016.

      É muito interessante saber que a máquina de propaganda do estado lampiânico e seus avençados consideram ter sido prejudicados nesse período de ditadura (antes do 25 de Abril)… Imaginem como seria se fossem beneficiados, tinham estado os 13 anos sem penaltys contra…

      3 - Faz + de 1 ano (21-03-2015) sem grandes penalidades contra, sem duplos amarelos e sem vermelhos directos.


      A cor do colinho é vermelho!
      Hei! Hei! Hei!
      De vermelho vive a corrupção!
      He Ho! He Ho!
      Tudo é garantido
      Após o Mota roubar!
      Tudo é garantido
      Após o Capela facilitar!

      Vermelhou, o curral das galinhas
      A ideologia do folclore do Mr. Burns Avermelhou!
      Vermelhou, o Bruno Paixão!
      O fogo de artifício Da Porta 18 avermelhou...

      Eliminar
    6. Sporting até morreres, o Cruado quando apitava não queria demonstrar a sua verdadeira filiação lagartó-futebolística, por isso dizia que era do Benfica B, perdão, do Belenenses.
      Quanto à azia, só expressou verdadeiramente que a sua paixão é o scp, senão não viria tão depressa arrepender-se de ter tido uma má decisão contra o seu clube do coroação.

      Eliminar
    7. Francisco:
      O Cruado está alinhado com o vosso carneiro mor, e há quem os já tenha visto juntos, logo daí se depreende o grau de isenção que ele possa ter como presidente do CA, se chegar a ser coroado como tal.
      Saberemos dar a volta por cima certamente, ao contrário de scpXtondela, boavistaXscp, guimarãesXscp e outros que tais.
      Agora preocupação, com aquilo que o Benfica está a jogar e com uma verdadeira estrutura (ao contrário da oligarquia de outros) não tenho muita.

      Eliminar
    8. Bem! considerar que JC é sportinguista, é de rebentar a rir. Então ninguém se lembra do Chaves - Sporting e da consequente azia do Coroado.

      Eliminar
    9. Eu lembro-me de uma expulsão (vermelho directo) ao Juskowiak por "fazer óculos", nas palavras do próprio, ao fiscal de linha, na Amadora.

      Eliminar
  6. O que se esta a preparar é a descida do Jorge Sousa para a subida a internacional de mais um árbitro made in benfica lab

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa defesa do super dragão... Mas se dever será pelas execráveis arbitragens que fez especialmente no início da época com direito à má nota correspondente.

      Eliminar
    2. Claro ate porque os outtos arbitros nem tiveram mas exibicoes

      Eliminar
    3. Sim. Mas do js houve duas que foram noticiadas como a pior nota da época (ou semelhante).

      Eliminar
  7. Não percebi a parte do Constantino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem a ver com a parte politica, com o Sec. Estado dos desportos.. com o COI, com o Inatel, com a Fundação Beneficia !!

      Eliminar
    2. era um slogan publicitário dos anos '70 do séc. XX : " Brandy Constantino a fama que vem de longe..."
      Na volta, foi o O'Neil que inventou este tambem

      Eliminar
  8. É clarinho que há proteção dos jogadores do Benfica (com a escolha dos árbitros vermelhinhos e durante o próprio jogo). Não há discussão de tema aqui, na minha opinião.

    Mestre viste o penalty assinalado sobre o Gelson agora na seleção? Foi o Tiago Veríssimo que o assinalou não foi? Não é um que tem imensa dificuldade a assinalar contra o clube que sabemos? Viste a facilidade com que assinalou o penalty esta semana?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao intervalo alguém lhe disse que deixou passar um clarinho sobre o Iuri depois lembrou-se de não fazer o mesmo, para mim não é, só para não parecer mal já que o Iuri é nosso jogador

      Eliminar
  9. O coroado como bom sportinguista faz aquilo que é normal... Inventa uns filmes. Muito parecido com as BD que o mdc fazia!
    Este texto era bonito era com nomes... Mas depois ia ter de provar em tribunal! Por isso é que manda essas bocas para o ar... Um pouco como o babalu a dizer investigue-se mas eu não avisei ninguém de nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui vem novamente o lampião mais mentiroso da blogosfera.

      Jorge Coroado é do belenenses

      https://emfuteboles.wordpress.com/category/jorge-coroado/

      Passo a vida a chamar-te aldrabão lampião...

      Eliminar
    2. Aldrabão e Lampião (e Ladrão) são sinónimos...
      Jaques

      Eliminar
    3. Eu também sou do Cucujães! Acreditas?

      Eliminar
    4. Não passas é de um parvo papalvo

      Eliminar
  10. Ainda bem que agora os verdes estão a abrir a pestana..

    É assim tipo água mole em cabacinhas duras.. felizmente há cada vez mais portugueses e até boifiquistas, a abrirem os olhos, a tirarem as rumelas para essa realidade do EL - Estado Lampiónico !!!!!

    Ainda bem.

    Hoje na Correio da Manada fazem Capa, manchete com as comissões que os Empresários ganham à custa dos negócios da Indústria do futebol.. como se fosse proibido. Como se só fosse natural ganhar dinheiro nos negócios da cortiça, do petróleo, do calçado, dos têxteis..

    São uns pandegos estes Otelos do Correio da Maralha !!!

    Já dos negócios do Pó de talco da Porta 18 não falam. É segredo.

    ResponderEliminar
  11. Já agora... É assim tão difícil reconhecer que o marco Ferreira desceu devido a sua incompetência? demonstrada até no jogo da final da taça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, se o Marco Ferreira fez uma época tão má, como foi o escolhido para apitar a final da Taça de Portugal, 2a prova mais importante? É assim tão difícil reconhecerem que as nomeações do Vitor Pereira são uma palhaçada autêntica?

      Eliminar
    2. são lampiões...reconhecerem verdades não é com eles!

      Eliminar
    3. PM, infelizmente em Portugal o presidente da arbitragem (VP) não sabe as classificações dos árbitros, logo não poderia adivinhar que ele iria descer.

      É uma palhaçada sim, mas se o Mestre fizesse o favor de explicar logo isto, evitava-se um monte de interpretações erradas, absurdas e patéticas.

      De qualquer das formas, o Duarte Gomes já veio desmentir grande parte do que esse Marco Ferreira disse. Na altura já tinha sido evidente que não passou de azia por ter sido despromovido por incompetência, mas após as declarações do DG ficou bem mais claro.

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. JF, estás aprovado como comediante!!! Então o bítaro dos apitos desconhece a classificação dos apitadores...

      Eliminar
    5. Sim zanico, quem nomeia os árbitros desconhece as classificações.

      É assim em Portugal, infelizmente.

      Eliminar
    6. Vá, a primeira tem piada, insistir na piada estraga tudo...

      Eliminar
    7. Estamos em plena Era da globalização.. tudo se sabe, tudo se conhece.

      E depois aparecem aqui alguns a fazerem-se, fingirem-se de virgens, de ignorantes. Onde chega a hipocrisia. Se o Marco Ferreira era dos melhores e mais sérios árbitros e só foi excomungado por ter ousado marcar penalty em Vila do Conde contra o clube do Regime, do Sistema...

      Alguns gostam de se fazer de parvos. Como se todos comêssemos palha.. onde chega a sandice.

      Eliminar
    8. aí tenho que concordar c o multi nicks. ainda há muitos falsos ingénuos por ai...

      Eliminar
    9. Incompetência naquele jogo há cerca de 1 ano em que apitou um penalty contra o venfique e expulsou um lampião?

      Eliminar
    10. PM já te responderam!

      Zanizo podes não concordar... Mas é dos regulamentos que se ha-de fazer?

      Até morrer... Sim. Nesse (com o pênalti e expulsão a serem corretas) e noutros... Pelo menos do Benfica posso recordar lhe o jogo com o Braga em Braga... Mas há mais. O gajo era incompetente... Teve notas correspondentes... Desceu! Qual é a dúvida? Há mais incompetentes? Há! Mas conseguiram ser menos que esse.

      Eliminar
    11. Deep Blue Dragon

      Essa sua imaginação não tem limites. O Marco Ferreira foi despromovido pelas sucessivas más notas que teve. Incluindo jogos do FCP em que os erros graves que cometeu até foram benefícios ao seu clube.

      Que eu me lembre, esse jogo em vila do conde não lhe valeu nota negativa.

      Cumprimentos

      Eliminar
    12. Boas JF!

      O presidente do CA não sabe as classificações dos arbitros? Então qual é o critério que ele utiliza? É com base em quê, que as escolhas são feitas?

      Que é uma grande coincidência o último arbitro a apitar um penalty e a expulsar um jogador de campo do Benfica ter descido, é. Hoje em dia, em lances duvidosos o Benfica é sempre beneficiado! Todos os outros clubes umas vezes são beneficiados e outras prejudicados. Contra o Benfica, na dúvida...não passa nada!

      Se os jogadores do Benfica fossem de uma categoria superior, de qualidade mundialmente reconhecida ainda podia perceber (alguns estão a estreia na 1ª liga!). Qdo até Barcelona, Bayern, Juventus ou PSG cometem penalties ou têm jogadores expulsos! Estamos a falar de Eliseu, Jardel, Semedo, André Almeida, Lindelof...e há uma ou 2 dezenas de casos concretos.

      Eliminar
    13. Nuno, é dos regulamentos? Creio que também é dos regulamentos não mentir nos relatórios, veja-se o que ficou provado no jogo Boavista Sporting em que o presidente do Sporting foi, primeiro condenado e depois de cumprido o castigo absolvido por os factos relatados não corresponderem à verdade...

      Tudo isto para quê? Ainda que possa estar regulamentado não é impeditivo de que o se afirma, que VP tem conhecimento da classificação.

      Eliminar
    14. O PM mas aqui alguém lá sabe os critérios do vp? Liga lhe! Ele e adepto do teu clube. Devia saber ad notas? Devia! Mas se soubesse ia haver quem dissesse que nomeava para proteger determinado árbitro etc... Para quem quer fazer filmes há sempre motivo... O que não faltam é conspirações acerca de tudo, do futebol a religião.

      Se te queres acreditar nos regulamentos acredita... Se te queres acreditar nos teus filmes acredita.

      O MF marcou pênalti e foi bem marcado... Não o impede de ter tido má nota nos outros jogos e mesmo nesse. Se conheceres algum árbitro ele explica te que aquela forma de ele arbitrar é propícia a más notas... Ao deixar jogar demasiado comete imensos erros importantes.

      Eliminar
    15. Zanizo remeto o para a resposta anterior: "Devia saber as notas? Devia! Mas se soubesse ia haver quem dissesse que nomeava para proteger determinado árbitro etc... Para quem quer fazer filmes há sempre motivo... O que não faltam é conspirações acerca de tudo, do futebol a religião."

      Eliminar
    16. Quem os viu a encher a boca com a "VERDADE DESPORTIVA", o "SISTEMA", a fazer vídeos e exposições para tudo e mais algum sítio... Agora é só conspirações, coincidências e azares.

      O magnânimo benfica que agora até mobiliza jovens para carreiras arbitrais...

      Sai mais um gelado e uma cambalhota!

      Eliminar
    17. Sar colaborar na formação de árbitros para competições do INATEL e carreiras arbitrais tem zero a haver! Expliquei te um pouco mais abaixo. É até falta de respeito com a ação do INATEL de promoção do desporto.

      Eliminar
    18. É tudo legal, tudo honesto e tudo leal sempre e quando se trata do venfique.

      Os mesmos expedientes com iniciativa de outros é tudo ilegal, tudo obscuro...

      Nada como ser coerente.

      Eliminar
    19. Zanizo por isso é que era bonito com os nomes. Você acha que o Benfica cabe na definição de "os beneficiados mão corresponderam"? Se calhar a morada de entrega do recado é outra! E para não haver dúvidas qual é a melhor solução? Se sabe algo... Assume... Com NOMES.

      Eliminar
    20. Mas pensas que comemos gelados com a testa, junta-te ao guerra esse estafermo do qual já ouvi essa lenga, lenga caso não saibas os "vouchers" também eram entregues a observadores e não preciso de dizer mais nada

      Eliminar
    21. duarte gomes? epá lol, outro árbitro muito credível, assim de repente estou-me a lembrar de um lampiões-guimarães e fico por aqui

      Eliminar
    22. Então mas se toda a gente sabe as notas dos árbitros (é só perguntar ao Record, Bola e CM) porque é que o VP não deve saber?
      Se calhar não é ele o responsável pelas fugas de informação....então se for do um jogo em que o sporting ganhou, a nota até sai mais rápido do VP que da análise do observador!

      Eliminar
    23. VP nao sabe as classificacoes does arbitros? LOOOOOOOL. Essa foi forte! Ve la se te curas palerma.

      Eliminar
    24. Duarte Gomes? Aquele que marcou o pênalti do jardel empurrado pelo vento!

      OK... Vocês sabem sempre mais do que os regulamentos.

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Mais uma vez, os lampiões, peões do estado lampiânico a doerem-se com um post onde nenhum clube é mencionado... Fala-se de nomes, chamam-se alguns "bois" pelos nomes, e aparecem os lampiões, talvez sentindo-se atingidos de alguma forma, a atirar areia para o ar a ver se turvam a visão das pessoas, se distorcem a realidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... O artigo era bonito era com os nomes! Assim fica todo igual. O bonito do apito dourado foi acabar as bocas e aparecer factos... Deixou de ser fantasia e passou a ser realidade.

      Eliminar
    2. O bonito do Pífio Dourado foi ter sido feito só até Leiria. De Tomar para baixo, não havia escutas, telefones, investigação.. os gravadores estavam avariados.

      O bonito do Pífio Dourado foi colocar a esposa do falecido Contabilista do Alverca e do LFV a mandar na investigação e a gastar centenas de milhares de euros!!

      Eliminar
    3. O bonito do Pífio Dourado foi ter sido feito para tentar denegrir, menorizar as conquistas da Taça UEFA, Liga dos Campeões e Taça Intercontinental pelo FCP.

      Chegaram ao ponto de subornar e corromper testemunhas para tentar condenar o FCP!!

      Eliminar
    4. A realidade que se ouviu nas Escutas do Apito Dourado foi o Orelhas a escolher árbitros, agora não precisa de escolher porque foi ele que os criou, e se acreditas que um clube patrocinar, incentivar e promover cursos de árbitros é um acto ingénuo, ou és muito ingénuo ou parvo! Se fosse o Bufas há 10 anos a fazer protocolos com o INATEL, qual seria a reacção deste País?!?!!?

      Eliminar
    5. Escolher árbitros?
      Eu ouvi o LFV a receber uma chamada para co-optar por um árbitro... Ao que ele respondeu "pode ser" ao nome que era proposto pelo adversário. Situação admitida por todos os intervenientes como habitual em fase adiantada da taça. Aliás o marco Ferreira passou o mesmo processo na época passada na final da taça. Quem quiser fazer uma ficção acerca disto é que realmente quer fazer de outros parvos só contando meia verdade.
      Boa tentativa!

      Eliminar
    6. Não foi bem assim, foi algo do género:

      "o "xxx"? Esse gajo não me dá garantias, o "yyy" mas estás a brincar esse é todo azul, o "zzz" já disse que não!! O João? Sim pode ser o João..."

      E não é que foi mesmo o João "pode ser" Ferreira!! Se isto não é escolher...

      Eliminar
    7. Oh zanizo, temmos que ser rigoros na analise! Foi co-optar, não foi escolher! E claro só um lampião acha normal um presidente de um clube receber uma chamada para co-optar por um arbitro! Dá para ver o grau de isenção das co-optações... Diga-me lá um dirigente do Sporting apanhado nas escutas do Apito Dourado, apenas um!

      Eliminar
    8. perguntem à morgado o que ela fez às restantes escutas, parece é que lhe escapou essa e também parece que teve uma ajudinha de uma jornalista lampiona

      Eliminar
    9. Zanizo tal como ocorreu na final do ano passado conforme relatado num programa da TV do vosso clube. Escolher é dizer: quero o x. Co-optar é: o belenenses aceita x, pode ser? Não. E y? Esse pode ser. É diferente. E volto a frisar... Foi igual na época passada na vossa final com o Braga.

      Pedro metade da resposta ao zanizo serve para si. Alguns vez alguém disse que um dirigente do sporting tinha sido apanhado nas escutas? Não. Qual é a dúvida dessa questão? Diga lá um vice do Benfica que tenha depositado dinheiro na conta de um árbitro? E a explicação da denúncia caluniosa é boa (e aceitável em tribunal) mas para mim é como o gajo que quer comer a mulher do amigo e quando está a ver que vai ser apanhado diz que era só porque desconfiava dela e a ia denunciar.

      Eliminar
    10. Esse está a pagar pelo que fez num processo em tribunal! apanhado a "co-optar" por árbitros, apanhado com droga no carro, continuam cá fora... A verdade é como o Coroado afirma, clamavam por verdade no futebol, quando a corrupção era azul, a corrupção agora é vermelha e no pasa nada! Hipócritas vermelhos!

      Eliminar
    11. Apanhados a co optar árbitros são todos os que chegam a final da taça... Vocês só chegaram o ano passado e o processo foi semelhante (dito na sporting TV).

      Apanhado com droga, está a ser investigado e se for caso de merecer ir para a cadeia acho bem que vá.
      A diferença de mim para ti é que para mim a justiça não tem cor... Se um vermelho merecer ir para a cadeia... Siga.

      Mas eu respondi a tua pergunta... Tu na minha divergiste. Podias responder se algum diretor do Benfica for apanhado a depositar dinheiro na conta de um árbitro?

      Eliminar
  14. Pequena nota: Tenho ideia que o Bruno Paixão já desceu de escalão 1ª vez

    ResponderEliminar
  15. E nao e q aqui a lampionagem residente enfiou a carapuca???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não meu caro.
      Aliás o artigo esclarece que os beneficiários não corresponderam... Logo não se deve referir ao Benfica!
      Os benfiquistas gostam é de honestidade... Não de mandar o barro a parede. Se sabe algo que diga em sítio próprio e com nomes. Parece o otário malvado... Vocês sabem do que eu estou a falar.

      Eliminar
    2. Nuno, acredito sinceramente que qualquer adepto de futebol, mesmo um Benfiquista, será contra a desonestidade. Acho que é o melhor elogio que vos posso fazer.
      Mas imagina que estas evidências todas passavam-se mais a norte... ui meu caro...

      Eliminar
    3. "Os benfiquistas gostam é de honestidade... "

      rindo.
      rindo.
      rindo.

      Eliminar
    4. Caro di tenho uma resposta acima que cai que nem uma luva na sua afirmação: "O artigo era bonito era com os nomes! Assim fica todo igual. O bonito do apito dourado foi acabar as bocas e aparecer factos... Deixou de ser fantasia e passou a ser realidade." ou seja... Não se trata de ser a norte ou a sul...à esquerda ou à direita... Era bonito por os nomes nos bois. Até porque a descrição de que os beneficiários não corresponderam não encaixa bem no meu clube que até só é bicampeão! Eu gosto da verdade... E a verdade tem nomes... Se se sabe deve acusar se não mandar umas bocas numa coluna de jornal.

      Eliminar
    5. tal como ele disse "...isto é ficção.."vocês é que se estão a sentir atacados... por alguma razão é...

      Eliminar
    6. J repara que nem sequer lês aquilo que as pessoas comentam. O que eu disse foi: "Era bonito por os nomes nos bois. Até porque a descrição de que os beneficiários não corresponderam não encaixa bem no meu clube que até só é bicampeão! Eu gosto da verdade... E a verdade tem nomes..." onde é que pedir que se diga o mesmo mas com nomes é sentir atacado? Se há algo mal... Que se divulgue e se prove... Mas como é óbvio tem de ter responsáveis e esses tem de ter um nome.
      Onde consegue arranjar argumentos que sustentem isso do sentir se atacados? (Apesar do anti benfiquismo da criatura ser conhecido) mas se é tão frontal.. Ponha os nomes... Senão é só mais um otário malvado chorão.

      Eliminar
    7. Soninha1906, não sei porque te ris tanto.
      Os Benfiquistas gostam de honestidade, é verdade, ao contrário de outros caloteiros e vendedores da própria banha da cobra.
      Os Benfiquistas jogam duro mas limpo, é verdade. Já viste algumas pitonadelas do Benfica como as do joão mário e joão pereira, ou já viste alguma cotovelada, potencialmente letal, como as 4 que o JIHADISTA slimani fez?

      Eliminar
    8. martinholas, não consigo perceber se és de leitura selectiva, ou só... burro! Quando o Coroado refere que não corresponderam, foi como verdadeiros árbitros... já que para aquilo para que foram formados, colinho ao carnide, "competência" não lhes falta... o problema, tal como diz Coroado, é que juntar a incompetência, com o claro favorecimento do teu venfique é que se tornou insustentável, aos olhos de qualquer ser... normal!

      Escusas de vir gastar aqui o teu latim a defender as tretas do teu clube... são corruptos, ponto!

      Eliminar
    9. É preciso denunciar este tráfico de influências, é difícil de provar afinal não passa de mais de uma mera cortesia apenas hahaha, ridículo estes lampiões, eles nem sabem o que é ter bom senso, conflito de interesses, ética etc...mas sabem o que é ser simpático e cortesia

      Eliminar
    10. Duscher se estavam tão bem protegidos e com o nível da nossa arbitragem dizer que os árbitros não corresponderam é uma desculpa que não pega. Ou seja... É só mais uma desculpa para poder inventar a estória para enganar os parvos e não ter de assumir nada do que disse. Conta uma estória, sem nomes, em que o plano até falhou por isso não há nada comprovável... Mesmo à conspiração.

      Eliminar
    11. O carnide colocou o gang da sua claque (não oficial) na formação dos apitadeiros...

      O carnide garantiu a subida supersónica desses novos "apitadeiros" no matter what...

      O carnide garantiu o colinho dos seus "apitadeiros"... fosse em jogos próprios, fosse no prejuízo dos seus adversários directo no seus jogos...

      O carnide garantiu a manutenção dos seus "apitadeiros", independentemente do colo e incompetência, em detrimento dos que não lhe eram convenientes...

      Aos olhos de todos, isto tornou-se um escândalo, naturalmente... e o vitinho pereira, percebeu que (já) todos perceberam, e tenta sair "airosamente", para se safar, e para ver se o esquema volta a passar despercebido, mudando a mosca...

      Onde é que o plano falhou?! Dizes muito bem (alguma vez haveria de ser), é uma conspiração! E das cabeludas...

      Eliminar
    12. Duche define lá... Ou os gajos chegaram lá ou o não corresponder é sobre os árbitros... Não dá para estar chegar e não chegar ao mesmo tempo (isto não é o gato do Schrodinger).

      Eliminar
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    14. Até podia considerar que estás a desconversar... mas pronto... és mesmo burro, só isso!

      Como bons profissionais; ZERO! Por incompetência, e pelo colinho que vos deram... e mesmo assim, subiram e lá continuam... e o gajo que permitiu toda esta javardice acha que bazando, mas deixando lá o "delfim", que as coisas acalmam e o esquema pode continuar...

      Acho que já levaste com tanto Cornetto nesses cornos que... deste o tilt!

      Eliminar
    15. É isso. Tu é que afirmas simultaneamente algo e o seu contrário e quem não concorda e diz ámen é que é burro?
      Com essa conversa toda ainda não conseguiste conciliar o chegaram lá com o não corresponderam... Se subiram e por lá continuam afinal corresponderam ao plano (e não é isso que o coroado diz).

      Eliminar
    16. martinholas, desculpa lá, mas não consigo ser mais básico do que já fui para que o teu tico e o teu teco percebessem... lamento!

      Tentei explicar como se estivesse a falar para a loira mais burra, para o puto mais básico... se ainda assim não atinges... temos pena!

      Eliminar
    17. Realmente... És tão básico que afirmas que algo é preto e branco e simultaneamente e não enxergas a contradição.

      Eliminar
    18. (oh sousa) martins, não sejas assim... nós não temos culpa da tua microcefalia... perdão, acefalia!

      Eliminar
  16. "Há, porém, um contra. Os beneficiários não corresponderam, revelaram lacunas (...)"

    Ou seja, toca a associar isto ao clube com mais sucesso dos últimos anos em Portugal. heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revelaram lacunas por demasiada incompetência. Fosse o Hugo Gil um bocadinho menos anormal e já estaria nas competições profissionais

      Eliminar
  17. Elogiar o Coroado, um árbitro que comprovadamente mentiu num relatório e não foi castigado, é extraordinário!!

    Quanto ao resto, "não sabes" se ele é candidato quando o homem anda há meses a anunciar-se nas entrelinhas e só não é efectivo candidato porque não consegue reunir os apoios necessários. Presumo que seja ironia da tua parte.
    O restante das posições públicas de Coroado resultam da sua personalidade, é verdade, especialmente da inveja. Primeiro de Vitor Pereira, o privilegiado do sistema nos tempos em que andaram a pisar a relva e com quem sempre manteve acesa rivalidade. Depois com a então anunciada nova geração, que promoveu na altura uma aproximação ao sistema mediático com presenças regulares em programas desportivos e que chegou a ser designada por alguns de "geração do gel": Olegário, Duarte Gomes, Xistra e Proença.
    Quanto a árbitros mencionados no post, de dois deles sabemos factos concretos. Um é sobrinho de Olegário Benquerença, outro (como ouvimos nas escutas do Apito Dourado) chegou a ser salvo da despromoção por acção da pessoa que mais o criticava publicamente.
    Quanto ao tonto do Hugo Gil, abandonou a actividade e o máximo que poderia ambicionar era apitar um jogo dos distritais. E não deixa de ser um tonto a quem dão exposição pública que ele certamente agradece.

    ResponderEliminar
  18. A prova que a FICÇÃO de Jorge Coroado é baseada em factos reais e será apenas mais uma ponta do novelo do qual já conhecemos as pontas dos Vouchers, as denúncias de Marco Ferreira, os comportamentos e posições de Vítor Pereira, as avaliações das arbitragens, as publicações de certas notas, as descidas e subidas de categoria inexplicáveis:

    http://www.tuvaisvencer.pt/a-ligacao-umbilical-entre-arbitros-e-benfica/

    Então a fundação benfica participa directamente na mobilização de jovens dos 17 aos 35 anos para carreiras no sector da arbitragem? A mobilização recorre aos nuggets das claques ilegais? Com cursos dados pelo colaborador do benfica António Rola?

    Porque é que o benfica através da sua fundação não mobiliza os jovens a praticar um desporto qualquer que é a sua área de actividade?

    Qual o objectivo e necessidade de estar a criar conflitos de interesses ao imiscuir-se numa área da competição, o sector da arbitragem, em que a independência, autonomia, imparcialidade e transparência são essenciais? Essenciais principalmente em quem tem a decisão de dirimir os conflitos gerados na competição, os árbitros.

    Tudo feito sob um falso manto de cortesias, altruísmo e benevolência mas esquecendo completamente conceitos basilares como conflito de interesses, autonomia, independência e imparcialidade entre entidades.

    Mais uma vez convém lembrar o Rei Sol :"Mais vale pessoas nos lugares certos que bons jogadores".

    Isto num País minimamente decente seria uma BOMBA que não deixaria nada igual. Estas pontas do novelo permitem vislumbrar um esquema global de magnitude nunca antes vista de controlo e influência em todos os sectores possíveis e imaginários da arbitragem e não só.

    Ministério Público e instituições do futebol, ALÔ?!?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Então a fundação benfica participa directamente na mobilização de jovens dos 17 aos 35 anos para carreiras no sector da arbitragem? A mobilização recorre aos nuggets das claques ilegais? Com cursos dados pelo colaborador do benfica António Rola?"

      Não. A Fundação Benfica certifca árbitros para torneios do Inatel. Vamos lá escrever outra vez em maiúsculas: INATEL

      Como é óbvio, nenhum desses árbitros pode integrar os quadros da FPF. Para isso têm que frequentar cursos das associações regionais e ser certificados por elas.

      Eliminar
    2. Árbitros para apitar o INATEL... Tão ridículos e tão obcecados que nem conseguem ler as notícias até ao fim.

      Eliminar
    3. Vamos lá ver, estamos a falar de denúncias/factos diferentes. A informação do blogue "Tu Vais Vencer" refere-se a esse recrutamento feito pela fundação benfica para formação de árbitros nas competições INATEL. O artigo/denúncia de Jorge Coroado refere um esquema de infiltração e manipulação no sector da arbitragem da FPF através das associações de futebol (Nuno Lobo...).

      Agora vamos pensar, não será muito mais fácil um árbitro já formado e certificado do INATEL, apoiado pelas "pessoas certas nos lugares certos" nas associações e FPF, integrar-se e evoluir na estrutura da arbitragem federativa?

      Qual a explicação para a fundação benfica recrutar e mobilizar jovens para carreiras arbitrais em vez de os incentivar a praticar um dos muitos desportos praticados no clube?

      É claro o conflito de interesses e a intromissão num sector que se quer independente, autónomo e imparcial em relação a QUALQUER CLUBE em qualquer competição.

      É inquestionável que, conhecendo apenas os factos públicos de ofertas de Vouchers a árbitros, delegados e observadores, a participação direta nas "escolinhas" de árbitros mobilizando sabe-se lá quem, as tropelias das classificações e notas, subidas e descidas de categorias, que o benfica tem montado um esquema global de influência e controlo sobre o sector da arbitragem que não deixa nada ao acaso. Cor-rup-ção!

      Eliminar
    4. Não sar. É exatamente a mesma facilidade. O INATEL não tem nada a haver com o FPF. Tu podes ser jogador, treinador, árbitro do INATEL e não tens direitos nem deveres nenhuns da/para com a FPf.
      E a um nível baixo da FPF até há grandes lutas devido às competições do INATEL que roubam equipas das competições das associações distritais. Se não sabes informa te.

      Eliminar
    5. Dês as cambalhotas que deres o artigo do Coroado refere um esquema de infiltração e manipulação no sector da arbitragem FEDERATIVA. Um dia depois um blogue descobre que o benfica recruta e mobiliza jovens para iniciar carreiras arbitrais no INATEL.

      Tu achas que é tudo coincidência e teorias da conspiração mas deixo-te aqui as declarações do vosso colaborador e formador de árbitros, António Rola, na cerimónia de entrega de certificados do INATEL:

      ««Parte integrante deste curso foi também o ex-árbitro, António Rola que se envolveu no projecto e deu formação a estes jovens. “Foi gratificante, porque este curso que eu dei teve uma componente fortíssima de inserção e integração de jovens que podem tornar-se futuros árbitros de futebol ao mais alto nível”, apontou, garantindo ainda que “Estão reunidas as condições para que possam crescer na arbitragem.”»»

      http://fundacao.slbenfica.pt/Media/Not%C3%ADcias/DetalheNot%C3%ADcia/tabid/1264/ArticleId/20320/language/pt-PT/Fundacoes-do-Benfica-e-do-INATEL-apoiam-formacao-de-arbitros.aspx

      Pela boca morre o peixe.

      Ainda estou à espera da justificação para o benfica ao invés mobilizar jovens para praticar um qualquer desporto estar a participar abertamente na formação de árbitros para que, segundo as palavras da estrutura benfiquista, "possam tornar-se futuros árbitros de futebol ao mais alto nível".

      Eliminar
    6. O do coroado sim. O outro não. A tua questão era se não era mais fácil um árbitro formato no INATEL subir na estrutura federativa. Se não sabes o que perguntas a culpa não é da resposta.
      Um blog descobre? As notícias não foram todas públicas? Descobre? Era segredo? Estás um bocado a alucinar!
      Vê se percebes se a formação e para arbitrar o INATEL não tem valor nenhum para a FPF. Ligação ZERO. Aquelas pessoas que receberam aquela formação só podem arbitrar jogos das competições organizadas pelo INATEL. Se quiserem seu árbitros de futebol federado só estão a perder tempo... Pois precisam de fazer uma formação total da FPF! Se durante 1 ano a arbitrar INATEL é 1 ano perdido na subida ao "alto nível". É como tu quereres tirar um curso superior numa universidade e entrares num outro curso sem equivalências noutra universidade... Se a tua inteligência não te permite discernir isso só posso dizer que tenho pena de ti.

      Eliminar
    7. Ah.. Só para ficar explícito... O do coroado vale ZERO porque nem tem a frontalidade de fazer acusações... Porque se as fizesse, disse qual fosse o destino, tinha de as comprovar. Assim... É só mais um destilar de azia ao VP por ter sido melhor árbitro que ele é chegar a líder dos árbitros enquanto ele se fica por um tribunal de jornal.

      Eliminar
    8. Cambalhotas, não sou eu que o digo, é o ex árbitro e o vosso funcionário, Antonio Rola, que na cerimónia de entrega dos certificados de formação de árbitros do INATEL afirmou:

      “Foi gratificante, porque este curso que eu dei teve uma componente fortíssima de inserção e integração de jovens que podem tornar-se futuros árbitros de futebol ao mais alto nível”, apontou, garantindo ainda que “Estão reunidas as condições para que possam crescer na arbitragem.”

      A reter: "tornar-se futuros árbitros de futebol ao mais alto nível" e “Estão reunidas as condições para que possam crescer na arbitragem.”

      Bem explícito nos objectivos destas ações de formação com recrutamento e mobilização feitos pelo Benfica.

      Eliminar
    9. sar, quanto muito o Coroado denuncia uma TENTATIVA de infiltração e manipulação, pois, se ler até ao fim, ele fala de um falhanço:

      "Há, porém, um contra. Os beneficiários não corresponderam, revelaram lacunas (...)"

      Qual é o clube que nos últimos anos fracassou? De todos, o último que encaixa nesse perfil é o Benfica.

      Cumprimentos

      Eliminar
    10. JF, o ex-árbitro, vosso funcionário, formador e mobilizador de futuros árbitros, António Rola, não podia ter sido mais claro numa cerimónia de entrega dos certificados de formação de árbitros em relação aos objectivos de tal acção:

      “Foi gratificante, porque este curso que eu dei teve uma componente fortíssima de inserção e integração de jovens que podem tornar-se futuros árbitros de futebol ao mais alto nível”, apontou, garantindo ainda que “Estão reunidas as condições para que possam crescer na arbitragem.”

      Declarações que vão de encontro e confirmam a FICÇÃO descrita por Jorge Coroado e seus reais objectivos.

      Acha normal um clube desportivo andar, há pelo menos 5 anos, a mobilizar e recrutar jovens para serem árbitros? Ter funcionários seus a dar formação a árbitros? Declarar que o objectivo é que estes árbitros cheguem aos mais altos níveis da profissão?

      Por o esquema, ou os Hugos Gils, terem revelado lacunas, a tentativa de infiltração e manipulação é mais inocente? Em (pelo menos) 5 anos quantos terão seguido a carreira de árbitros nas associações e federação?

      Não seria mais importante e salutar legalizarem finalmente as claques ilegais (alô, Estado de Direito!) em vez de os andarem a mobilizar fanáticos para cursos de arbitragem?

      Toda as pontas do novelo (Vouchers, Marco Ferreira, subidas e descidas de categoria, nomeações, Jorge Coroado, formação de árbitros) começam a formar e confirmar uma imagem de total manipulação e influência do benfica no sector da arbitragem. Acha isto normal?

      Eliminar
    11. O sar desculpa lá mas não vou andar sempre a reescrever o mesmo... Qual é a parte de que o INATEL não tem nada a haver com a FPF?
      As pontas fazem um novelo na imaginação de quem quer. Não vou voltar a dissertar sobre teorias da conspiração (acho que até é nesta sequência de comentários).
      Vocês juntam factos com fantasias e fazem raciocínios indutivos sem fundamento... Enfim... Como qualquer teórico da conspiração.

      Eliminar
    12. Se eu acho normal algo fruto da vossa imaginação? heheh

      Se eu quiser também crio um "novelo", por exemplo associando esta tentativa falhada descrita pelo Coroado com o depósito de 2000€ de um dirigente do Sporting a um árbitro.

      Cumprimentos

      Eliminar
    13. Portanto os FACTOS dos Vouchers para árbitros, delegados e observadores, das declarações de Marco Ferreira, do artigo de Vítor Pereira, das ações de formação de arbitragem com mobilização e formação a cargo do benfica, do objectivo expresso das ações de formação serem formar árbitros para apitar "ao mais alto nível" é tudo "fruto da nossa imaginação"?

      heheheh, não te esforces tanto JF! Já não conseguem tapar a montanha de corrupção com a peneira.

      Repito, acha normal um clube desportivo andar, há pelo menos 5 anos, a mobilizar e recrutar jovens para serem árbitros? Ter funcionários seus a dar formação a árbitros? Declarar que o objectivo é que estes árbitros cheguem aos mais altos níveis da profissão?

      Quando legalizam as claques em vez de os mobilizarem para ações de formação na arbitragem?

      Eliminar
    14. Sar por muitas voltas que inventes os árbitros foram formados para apitar o INATEL... A única verdade é essa.

      Depois... Vouchers... Legal.
      MF... Desceu porque como incompetente teve más notas.
      Artigo de VP? Não sei o que te referes.
      Formação de árbitros? Para o INATEL.
      2000 euros? Depósito na conta do árbitro. Inegável.

      Eliminar
  19. Adenda: é mentira que Veríssimo e Martins tenham sido nomeados internacionais sem apitar na 1ª divisão. Tinham poucos jogos, é um facto, mas eram 4 e 5 jogos respectivamente.
    Deveriam ter sido outros escolhidos? Se é esse o caso, quem? Isso nunca ninguém escreve porque ninguém sabe. Pois.
    Agora a curiosidade: quem levantou a polémica? A secção de arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa. Porquê? Porque diz que um árbitro seu foi prejudicado. E quantos jogos tinha esse árbitro na 1ª divisão? Zero. E na segunda divisão? Zero. Ou seja, seguindo o critério apontado do número de jogos, seria uma ainda pior escolha?

    ResponderEliminar

  20. Top 5 de Árbitros Condenados por Excesso de Honestidade/Qualidade (e falta de-Colo-Colo-Carnide)

    1º Marco Ferreira (cometeu o duplo crime de marcar um penalti e expulsar um Luisão)

    2º Pedro Henriques (cometeu o crime de anular um golo depois de uma bola ajeitada com a mão)

    3º Jorge Coroado (cometeu o crime de expulsar um caniche argentino que lhe ofendeu a mãezinha – mas os especialistas lampiânicos em leitura labial garantiram que o caniche nem latiu)

    4º Pedro Proença (cometeu o crime de ser o melhor árbitro português do século XXI e um infiel ao Estado Lampiânico)

    5º Jorge Sousa (cometeu o duplo crime de não marcar um penalti sobre Luisão e de não operar correctamente o braço do capitão)

    ResponderEliminar
  21. É claro como a agua... e triste...

    ResponderEliminar
  22. Aí está a justificação para a não legalização das claques. A serem legalizadas seria obrigatório saber quem é quem.

    ResponderEliminar
  23. Aí está a justificação para a não legalização das claques. A serem legalizadas seria obrigatório saber quem é quem.

    ResponderEliminar
  24. Ficção Aterradora - Estado Lampiónico..

    Enquanto nos idos anos da década de '90' o FCP sim, dava fruta, chocolatinhos, café com leite, rebuçadinhos aos árbitros corruptos que pediam, exigiam para não ser prejudicado, agora, desde 2010 o SLB oferece vouchers com 4 jantares por cabeça aos árbitros, fiscais de linha, delegados, observadores. Sim, o SLB oferece sem eles pedirem para ser beneficiado.

    ESSA a diferença.

    O FCP dava aos árbitros corruptos para não ser prejudicado.. que a exigiam e o FCP dava.
    O SLB oferece a todos, sem eles a pedirem e para ser beneficiado !!!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vouchers com 4 x jantares por cabeça a todos, todos: árbitros, delegados, observadores.. para ser beneficiado.

      E alguns ainda se fazem de ingénuos, de ignorantes, de hipócritas.



      Eliminar
    2. olha o Bruxoempatafada, podes ausentar-te mas não te podes esconder, a tua escrita trai-te.

      Eliminar
    3. Bruxoempatafada, tu que disseste no blog NovaGeração do Benfica" que o braga não ia poupar jogos no jogo com o Benfica, qual é a tua opinião sobre isto:

      "http://www.zerozero.pt/news.php?id=172431"

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  25. Mig El

    Estou a ler atentamente os teus comentários...não me interessa se és benfiquista ou não....pelos teus argumentos estás muito bem informado do que se passa na arbitragem,como sabes tanto talvez lá mais para a frente se saberá,agora podes ter a certeza de uma coisa,depois do que escreveste cada vez mais tenho a certeza que há corrupção na arbitragem e uma grande luta nos bastidores pelo domínio deste setor tão importante para definir campeonatos.

    ResponderEliminar
  26. O Paulo Teixeira de Gaia aka, Bruxoempatafada do WWW.RELVADO.AEIOU.PT está a comentar aqui, ou seja ele comenta em blogs do BENFICA, DO Sporting, em blogs do porto que é o clube dele não comenta...não acham estranho? Cumprimentos Chibanga...espero que os joanetes ainda te sejam deliciosos.

    ResponderEliminar
  27. sport lisboa e carnide, semel malus, semper malus (Uma vez corrupto, para sempre corrupto)

    1 - "O primeiro título nacional do Benfica em 29/30 foi extorquido ao Barreirense"
    http://www.fcbarreirense.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2274&Itemid=111

    2 -Em 13 Temporadas, de 1961 a 1974 os lampiões estiveram 2 períodos de 4 épocas, sem qualquer penalty marcado contra.

    – 24 de Setembro de 1961 a 8 de Maio de 1965.
    – 27 Dezembro 1970 a 31 Março 1974.

    São praticamente 8 épocas sem penaltys marcados contra, em 13 temporadas! É Obra!
    Fonte: zerozero.pt - data de 22 de Março de 2016.

    É muito interessante saber que a máquina de propaganda do estado lampiânico e seus avençados consideram ter sido prejudicados nesse período de ditadura (antes do 25 de Abril)… Imaginem como seria se fossem beneficiados, tinham estado os 13 anos sem penaltys contra…

    3 - Faz + de 1 ano (21-03-2015) sem grandes penalidades contra, sem duplos amarelos e sem vermelhos directos.


    A cor do colinho é vermelho!
    Hei! Hei! Hei!
    De vermelho vive a corrupção!
    He Ho! He Ho!
    Tudo é garantido
    Após o Mota roubar!
    Tudo é garantido
    Após o Capela facilitar!

    Vermelhou, o curral das galinhas
    A ideologia do folclore do Mr. Burns Avermelhou!
    Vermelhou, o Bruno Paixão!
    O fogo de artifício Da Porta 18 avermelhou...

    ResponderEliminar
  28. há determinadas associações que vomitam árbitros... e isto tem de ter cobertura. Não há o esforço de trazer outras associações para a arbitragem.

    há árbitros que manifestamente são maus árbitros, com má atitude como antigamente se dizia, mau porte, não estão pra aturar isto.

    ResponderEliminar
  29. António Rola, ex-árbitro e colaborador/funcionário do benfica, na entrega dos certificados INATEL aos jovens mobilizados para carreiras arbitrais:

    Parte integrante deste curso foi também o ex-árbitro, António Rola que se envolveu no projecto e deu formação a estes jovens. “Foi gratificante, porque este curso que eu dei teve uma componente fortíssima de inserção e integração de jovens que podem tornar-se futuros árbitros de futebol ao mais alto nível”, apontou, garantindo ainda que “Estão reunidas as condições para que possam crescer na arbitragem.”

    ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SAR, atenção, crescer na arbitragem para o Rola significa arbitrar uma final do mundial do Inatel... Nada a ver com arbitragem profissional!!

      Eliminar
    2. Ahaha Final do Mundial do Inatel!! Mto bom!

      Eliminar
    3. Ahahah, zanizo! Não sejas mauzinho! Acabaste de roubar o gelado, perdão, o "argumento", ao Martins e aos restantes acólitos do clube desportivo que forma... árbitros!

      Eliminar
    4. Enfim... Se vocês percebessem minimamente a estrutura dos cursos da FPF sabiam que só dizem disparates... Mas na internet a ignorância sobre tudo é permitida.

      Eliminar
    5. Retirado de uma resposta acima:
      Vê se percebes a formação para arbitrar o INATEL não tem valor nenhum para a FPF. Ligação ZERO. Aquelas pessoas que receberam aquela formação só podem arbitrar jogos das competições organizadas pelo INATEL. Se quiserem seu árbitros de futebol federado só estão a perder tempo... Pois precisam de fazer uma formação total da FPF! Se durante 1 ano a arbitrar INATEL é 1 ano perdido na subida ao "alto nível".

      Eliminar
    6. António Rola, ex-árbitro, funcionário da estrutura do benfica e formador de futuros árbitros:

      “Foi gratificante, porque este curso que eu dei teve uma componente fortíssima de inserção e integração de jovens que podem tornar-se futuros árbitros de futebol ao mais alto nível”

      “Estão reunidas as condições para que possam crescer na arbitragem.”

      Bastante específica e explícita a definição dada pela estrutura dos objectivos da acção de formação de árbitros com recrutamento e mobilização a cargo do benfica.

      Agora desampara a loja e vai resolver as tuas dúvidas e teorias com o António Rola e restante estrutura.

      Eliminar
    7. Vê se percebes a formação para arbitrar o INATEL não tem valor nenhum para a FPF. Ligação ZERO. Aquelas pessoas que receberam aquela formação só podem arbitrar jogos das competições organizadas pelo INATEL. Se quiserem seu árbitros de futebol federado só estão a perder tempo... Pois precisam de fazer uma formação total da FPF!
      Ainda não conseguiste fazer a ligação entre arbitrar no INATEL e para a FPF. É o mal das teorias da conspiração... Fazem sempre uns saltos argumentativos não sustentados.

      Eliminar
    8. Jovem nugget, a ligação entre arbitrar no INATEL e na FPF foi feita em discurso direto pelo vosso funcionário, ex-árbitro, mobilizador e formador de futuros árbitros que espera que cheguem ao mais alto nível, António Rola:

      “Foi gratificante, porque este curso que eu dei teve uma componente fortíssima de inserção e integração de jovens que podem tornar-se futuros árbitros de futebol ao mais alto nível”

      “Estão reunidas as condições para que possam crescer na arbitragem.”

      Já agora tenho de perguntar, também és árbitro como o Hugo Gil? Ficaste-te pelo INATEL ou "cresceste" e chegaste ao e "mais alto nível" como preconizado pelo distinto formador Rola?

      Eliminar
    9. E tu a insistir... Não consegues sair disso é ver que INATEL e FPF são entidades completamente distintas e que nada numa qualifica para a outra.

      Eliminar
    10. Ehehehe, estás quase a comer com a testa o gelado do Zanizo. Portanto, quando o funcionário do benfica, mobilizador e formador de árbitros, António Rola, diz que podem "tornar-se futuros árbitros de futebol ao mais alto nível” e que “Estão reunidas as condições para que possam crescer na arbitragem.” quer dizer que podem almejar chegar a apitar a final do mundial INATEL?

      Demorou mas estás quase a esborrachar o gelado, perdão, argumento, na testa.

      Define o que é para ti o "mais alto nível da arbitragem" que António Rola expressou como o objectivo final para os jovens mobilizados nas claques ilegais?

      Eliminar
    11. Qual é a parte de que a formação para o INATEL não vale nada para a fpf que durante um dia todo ainda não percebeste? Se o plano era por árbitros na FPF estar s forma los no INATEL é só perder tempo e um mau plano... Ainda não dei com a dificuldade de perceber isso.
      Vou te explica à lá Paulo Bento... INATEL... INATEL. FPF... FPF. Nada a haver um com o outro.
      Não conheço o rola para saber o que ele define como algo nível... Sei que para atingir aquilo que eu considero alto nível (que terá semelhanças com o que tu consideras) o caminho não é esse.

      Eliminar
    12. O caminho não é esse? O António Rola, ex árbitro, funcionário do Benfica e recrutador e formador de futuros árbitros que quer que cheguem ao mais alto nível não concorda. Tem mesmo declarações públicas a dizer que o caminho é esse!

      Este esquema de mobilização e formação de árbitros do INATEL não inviabiliza, aliás só reforça, que o benfica efectivamente é capaz de fazer o que Coroado relata no seu artigo. Infiltrar e manipular o sector da arbitragem da FPF. Somado aos Vouchers, o Vítor Pereira, as declarações de Marco Ferreira, as tropelias de notas e classificações tornam extremamente provável é lógico o que Coroado denunciou.

      Eliminar
  30. e depois há árbitros credenciados, os tais internacionais que fizeram épocas horríveis e nós vamos querer saber o que lhes vai acontecer.

    ResponderEliminar
  31. 15 árbitros do quadro principal pertencem apenas a 3 associações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde 2009 que o Estado Lampiónico tomou conta do poder.. seja na FPP, na LPFP, na APAF, no Sindicato.. nos Mass Media: Rádios locais, Pasquins, Tvs Regionais de Lixoboa. É tudo deles.

      Controlam e abafam tudo.


      Eliminar
    2. Alguns mais fanáticos e hipócritas até querem mudar a História do Calabote que foi mesmo irradiado por ser corrupto. e se formos ver, ao longo dos tempos, todos os árbitros mais corruptos eram adeptos do SLB.

      Mas querem fazer-nos de parvos..

      Eliminar
  32. Bom bom é oferecer 2000€ a um árbitro!
    Isso é que é uma verdadeira cortesia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que o Paulo Pereira Cristovão tentou fazer foi uma CILADA ao árbitro auxiliar e deu-se mal, por isso foi logo imediatamente corrido do Sporting.
      Na tua agremiação o crime dá estatuto e compensa. O expoente máximo desse exemplo é o Presidente Criminoso Ladrão De Camiões Orelhas Traficante Droga/Coca Porta18 .

      Ele é o gay, o gay, gay dos matgaquilhos
      Brinca com as bolas como o caracas
      Gay, o gay, gay dos matgaquilhos
      Tem prateleiras cheias de tacas
      E dá a cara sempre que é preciso
      Assim se vê a nobreza de Ser-gay.

      https://www.youtube.com/watch?v=LCwyBpJ0Qos

      Eliminar
  33. O Jorge coroado como arbitro era uma nodoa nojenta. Como analista no onojo, é uma nodoa nojenta que tem tanta relevancia como um pano de loiça bolorento.

    Este é o mete nojo que disse que o Luisão fez penalti na area do adversário lol e depois ainda teve o displante para dizer q andava a usar muito os braços para esconder q n prestava como jogador!


    Ta tudo dito!

    Sim neste momento são os no name boys q andam a arbitrar jogos na primeira divisão.

    OS LAGARTOS SAO A COISA MAIS RIDICULA AO CIMO DO PLANETA!!!

    Este video explica como um clareza o q é na sua essencia ser fan do zmerding.

    https://www.youtube.com/watch?v=npFGW9ESmkk

    ResponderEliminar
  34. Vamos falar tambem q a maior potencia mundial só tem dinheiro para oferecer UM, apenas UM voucher de 300€!!

    Aparentemente segundo o cigano, os benfica ofereceu 1 milhao e meio de euros em vouchers!!

    looooooooooooooool


    Maos largas o cigano!


    O pavilhão já ta pago? lol Os vasquinhos tem feito o donativo?


    Ridiculo dá um discurso de uma hora para gabar-se que o pavilhao ta pago e depois passado uns meses anda em peditorio!


    SPORTING COMEDIA DE PORTUGAL!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadinho.. podes e deves atacar a gestão do Bruninho, podes. Agora não queiras é mudar de assunto e desviar as atenções do assunto do Post, tapar o sol com uma peneira rota.

      7 X 4 jantares = 28 jantares por jogo. São mais de 900 Euros por jogo. Soma-lhe mais os 7 X 60 Euros da camisola do Eu-sébio e dá mais 420 Euros. Ou seja: cada jogo fica assim por 1500 Euros no Pombal !!!

      Mesmo que muitos dos árbitros nem vão lá comer, papar os jantares.. FICA sempre bem, cai sempre bem a oferta. Até dá para depois oferecer aos sobrinhos, aos amigos, colegas !!!

      Querem enganar quem?!


      Eliminar
  35. VEnderam o Montero para poderem oferecer um voucher e para o Cigano poder meter mais uns tijolos no pavilão e poder ir lá fazer propaganda eleitoral!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja: cada jogo fica assim por 1500 Euros no Pombal !!!

      Mesmo que muitos dos árbitros nem vão lá comer, papar os jantares.. FICA sempre bem, cai sempre bem a oferta. Até dá para depois oferecer aos sobrinhos, aos amigos, colegas !!!

      Queres enganar quem?!

      A ti próprio.

      Eliminar
    2. Este está preocupado com UM Voucher de 301€ oferecido pelo Sporting aos adeptos (a azia relativa ao pavilhão é apenas e só deliciosa!), já os 4 Vouchers oferecidos pelo clube formador de futuros árbitros, benfica, a cada árbitro, cada delegado e cada observador em todos os jogos em casa da equipa A e equipa B para jantares de luxo sem limite de consumo durante pelo menos 3 épocas é perfeitamente normal!

      (⊙_⊙')

      Eliminar
    3. sar mais é evidente que isto não é cortesia, o Sporting está a tentar corromper os seus sócios e adeptos... Oferecer a árbitros, delegados e seus copinchas isso sim é cortesia...

      Eliminar
  36. Este artigo é para o porco gil não tenho dúvidas, este anda a promover novos árbitros, isto é uma gritante falta de senso e vergonha na cara, é à descarada

    ResponderEliminar
  37. Eu bem digo, Mestre, estes lãps, fazem corar (de inveja) o menino de coro que o pintinho agora, comparados com os de carnide, parece ser...

    E vai, ainda, a procissão no adro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e o que é engraçado, é que desde o tal encontro-almoço-jantar entre o Otelo Diretor do CM e o Anjo Gabriel o Papagaio pensador, andam sempre a tentar meter-se com o Pintinho.. só para desviar as atenções do Pó de Talco marca Porta 18. Ainda hoje a Capa do CM vem lá a desviar as atenções.. como se fosse proibido, ilegal ganhar, pagar comissões em negócios de futebol.

      São uns cómicos.

      Eliminar
    2. Para desviar as atenções da idade real do Renato, arranjam uma invasão de campo..
      para desviar as atenções da porta 18, fazem Capas, Manchetes com as comissões do Pintinho júnior!!

      Eliminar
    3. (s)quid, parece que andamos todos, aqui no blog, a concordar muito com o que tens escrito ultimamente... devemos ficar preocupados?!

      Eliminar
    4. Não.. eu ando há mais de 10 anos a bater no ceguinho, a lutar contra o Sistema dos Vales, Varas, Veigas, Viravinhos, Vibis, Vieiras.. vós, os verdes, só agora - parece - é que abriram os olhos, tiraram as rumelas.

      Eu não gosto do BdC.. mas isso não implica que não lhe reconheça méritos..

      Eu não ponho as mãos no fogo por PdC.. mas isso não implica que saiba que a maior parte é tudo aumentado, empolado, desvirtuado pelos tais Otelos, Gabrieis e Delgados!!!

      Eliminar
    5. Duches essa tua observação mostra bem o estado a que vocês chegaram!

      Se o meu relógio estiver mais do que 2x no dia a marcar a mesma hora que o relógio parado será que o meu relógio está certo?

      Besta azul digo te já por antecipação que a minha resposta para ti é silêncio.

      Eliminar
    6. Olha... que bela analogia... e com isso só confirmaste a minha observação!

      Obrigado!

      Eliminar
  38. eu sou do tempo em que os árbitros para chegarem à 1.ª divisão demoravam, no mínimo, + de 10 anos. Vítor Correia, árbitro internacional já falecido, demorou 14 anos e agora fazem-se árbitros internacionais boifiquistas, em 2 anos. LAMENTÁVEL!

    ResponderEliminar
  39. O PdC é um menino ao pé do Vieira. Toda a história que queria contar com o apito dourado, exagerou e retocou, e meteu-lhe um laço vermelho.

    ResponderEliminar