segunda-feira, 14 de março de 2016

Na proteção do património do Sporting Clube de Portugal

Numa semana dominada pelo dérbi e pela distribuição de panfletos a apelar para o despertar dos sportinguistas, a atualidade sportinguista foi também marcada ao de leve pelo anúncio da recuperação de percentagens de direitos económicos de Rui Patrício (17,5%), Adrien Silva (30%) e Rúben Semedo (10%).


O Sporting é agora detentor de 100% do passe de Rúben Semedo, de 80% do passe de Adrien e de 82,5% do passe de Rui Patrício (os restantes 17,5% foram cedidos em 2012 a Jorge Mendes como contrapartida da renovação do guarda-redes).

O pormenor: concretizando-se a renovação, a Gestifute receberia os 17,5% do passe, mesmo que a agência de Jorge Mendes nada tivesse a ver com o assunto

Mais três recuperações de passes concretizadas, naquela que tem sido uma das imagens de marca desta direção: a restauração e valorização do património do Sporting Clube de Portugal, seja na forma de obras como a construção do pavilhão ou a renovação do multidesportivo, ou pelo esforço em garantir que os direitos económicos dos jogadores ficam na posse da SAD, de forma a que esta possa ser a principal beneficiária de eventuais vendas dos jogadores que são trabalhados e desenvolvidos diariamente.

Fonte: R&C anual de 2012/13
Hoje, o Sporting detém percentagens significativas de todos os jogadores do plantel (com exceção de Carrillo e Tobias). Mas num passado não muito distante, a realidade era bem diferente - como se pode ver na tabela ao lado.

Felizmente, passou-se de uma política em que se vendiam percentagens de passes de jogadores da formação para pagar a água e eletricidade, para outra em que os passes dos jogadores são encarados e protegidos como deve ser, ou seja, como um dos principais ativos da SAD. 

Entre outros casos, registaram-se as seguintes recuperações de passes:

Adrien Silva: 30% -» 80%
André Carrillo: 30% -» 50%
André Martins: 30% -» 95%
Carlos Mané: 60% -» 100%
Cédric Soares: 50% -» 100%
Cristian Ponde: 55% -» 75%
Diego Capel: 60% -» 95%
Diego Rubio: 25% -» 50%
Filipe Chaby: 27,5% -» 50%
Iuri Medeiros: +20%
João Mário: 35%-»75%
Marcelo Boeck: 50% -» 65%
Matheus Pereira: +20%
Ricardo Esgaio: +25%
Rúben Semedo: 90% -» 100%
Rui Patrício: 65% -» 82,5%
Tobias Figueiredo: 30% -» 50%
Wilson Eduardo: 30% -» 95%
William Carvalho: 60% -» 100%

Atualmente, excetuando o caso de Bruno Paulista (que continua a necessitar de ser esclarecido devidamente pela direção), o Sporting não abdica de ficar com a principal fatia dos direitos económicos dos seus jogadores.

Compreendo, no entanto, que esta faceta da direção liderada por Bruno de Carvalho não tenha sido devidamente referida nos tais panfletos que andaram a ser distribuídos em Lisboa. Para mencionar de forma completa todos os progressos registados na propriedade dos passes dos jogadores, não sobraria espaço para mais nada.